Questões Sobre Psicopatologia - Psicologia - concurso
1561) Durante um semestre de atividades no serviço psicológico de uma universidade, João percebe que vários alunos relatam dificuldades e as relacionam ao Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). João compreende que o processo de ensino implica construção de um conhecimento previamente inexistente. A construção e a aquisição de um novo conhecimento implicam revisão e modificação de esquemas de conhecimento já adquiridos. Acredita que para que isto ocorra, não basta que a(o) aluna(o) se encontre frente a conteúdos para aprender. Faz-se necessário que este possa atualizar seus esquemas de conhecimento, compará-los com o que é novo, identificar semelhanças e diferenças e integrá-las em seus esquemas anteriormente incorporados. Quando todo este processo ocorre, pode-se dizer que está se produzindo uma aprendizagem efetiva. Nesse cenário, João encontra as seguintes reflexões:
- A) 1(F), 2(V), 3(F), 4(V), 5(F).
- B) 1(V), 2(V), 3(V), 4(F), 5(V).
- C) 1(F), 2(F), 3(V), 4(V), 5(F).
- D) 1(V), 2(V), 3(F), 4(F), 5(V).
- E) 1(F), 2(V), 3(V), 4(V), 5(F).
A alternativa correta é letra B) 1(V), 2(V), 3(V), 4(F), 5(V).
Gabarito Letra B
Verdadeiro! Mais ou menos metade das crianças diagnosticadas com TDAH permanecerão com os sintomas na vida adulta.
“A prevalência deste transtorno na população infantil é estimada em 4,5 a 9,0% para o subtipo desatento, 1,7 a 3,9% para o subtipo hiperativo e impulsivo, e de 1,9 a 4,8% para o subtipo combinado. A persistência deste quadro ao longo da vida adulta ocorre em torno de 50% daqueles indivíduos que preenchiam os critérios para o TDAH na sua infância. Entretanto, chama a atenção que até 90% das pessoas que apresentavam este transtorno na infância podem permanecer com sintomas isolados de desatenção sem preencher na totalidade os critérios formalmente necessários pelo DSM para este transtorno na vida adulta. O TDAH causa grande impacto na vida de seus portadores. Estes apresentam relações inter-pessoais instáveis e tumultuadas, baixo desempenho acadêmico e profissional, o que acaba por acarretar enormes prejuízos no funcionamento familiar e social. Este impacto é ainda amplificado pelas altas taxas de comorbidades com outras doenças psiquiátricas, pois sabe-se que 77% dos adultos com TDAH apresentam outro transtorno psiquiátrico concomitante.”
Verdadeiro! Apesar dos tratamentos psicoterápicos não serem considerados de primeira linha para o tratamento do TDAH, sua importância informativa é reconhecida.
“Os processos psicoterapêuticos não deixam de ser um processo pedagógico, no qual os pacientes aprendem novas alternativas para seus esquemas psicológicos anteriormente adquiridos. Geralmente, os esquemas psicológicos são aprendidos a partir das vivências ao longo da vida do paciente. Modificações nas suas cognições e comportamentos muitas vezes passam pelo aprendizado de novas cognições e novos comportamentos mais adaptativos. Para que isso ocorra, é necessário que o paciente construa com seu terapeuta as condições ideais desta mudança. (...) Os tratamentos psicoterápicos não são considerados de primeira linha para o TDAH. Entretanto, possuem importância fundamental no sentido de que podem informar ao paciente sobre sua condição, podendo, também ,melhorar seu desempenho cognitivo e comportamental nas situações e contextos onde os sintomas são mais prejudiciais.”
3. As abordagens psicoeducacionais podem ajudar o estudante a reconhecer sintomas, a lidar com prejuízos e a planejar estratégias de convívio com suas dificuldades – pode ser reconfortante ter entendimentos sobre seus problemas. Essa intervenção pode ser realizada individualmente ou em grupo. O usuário pode ser ajudado a lidar com a desatenção, a hiperatividade e a impulsividade, assim como a ter um controle melhor de efeitos colaterais de possíveis medicações. Contudo, um problema importante neste tipo de abordagem é a falta de guias técnicos que orientem a abordagem do ponto de vista pedagógico.
Verdadeiro! A afirmativa resume corretamente as vantagens e desvantagens dessas abordagens.
“2 Abordagens Psicoeducacionais
Este tipo de abordagem geralmente visa a ajudar o paciente a reconhecer os sintomas de sua doença, interpretar os danos causados pela mesma e planejar estratégias de convívio com a doença. Nesta etapa, os pacientes sentem-se reconfortados por terem, pela primeira vez, uma explicação para seus problemas. O paciente também pode se beneficiar tendo acesso a materiais impressos contendo informações detalhadas sobre a doença, assim como hoje em dia pela internet. Existem no mercado livros para o público leigo que oferecem uma boa gama de informações, assim como muitos sites sobre o tema. (...) Um problema importante neste tipo de abordagem é a falta de guias técnicos que orientem a abordagem do ponto de vista pedagógico. Existem na literatura referências a técnicas psicoeducacionais que simplesmente apresentam aulas expositivas a respeito de conhecimentos técnicos da doença. São raros os trabalhos que pormenorizam as técnicas pedagógicas empregadas, o tipo de aula, a duração, a freqüência, a avaliação da efetividade e a comparação com medidas controle.(...) O tratamento psicoeducacional pode ser realizado individualmente ou em grupo. No tratamento individual, o paciente pode ser ajudado a lidar com a desatenção, a hiperatividade e a impulsividade, assim como a ter um controle melhor dos efeitos colaterais das medicações que está utilizando. O atendimento em grupo facilita o paciente a descobrir que ele faz parte de um grupo de indivíduos com problemas específicos e que, com estes, compartilha suas dificuldades, sintomas e problemas familiares.”
Falso. Como já vimos, o TDAH em adultos pode causar uma série de prejuízos, e exige tratamento específico.
Verdadeiro! Esses são os parâmetros propostos pelo modelo de estrutura e planejamento didático.
“A partir do Modelo de Estrutura e Planejamento Didático proposto por Antoni Zabala20, os autores do presente trabalho formulam uma proposta de estrutura pedagógica para grupos psicoeducacionais em TDAH. Pretende-se, em um futuro próximo, a utilização desta técnica no Ambulatório de adultos com TDAH do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Quando da sua implementação, os resultados serão objeto de publicação. A proposta inicial é de que sejam utilizados os seguintes parâmetros para organizar as aulas/sessões:
1. Seqüência das atividades;
2. Papel dos professores/terapeutas e dos alunos/pacientes;
3. Organização social do grupo/aula;
4. Utilização dos espaços e do tempo das sessões;
5. Organização dos conteúdos;
6. Materiais didáticos;
7. Avaliação.”
Assim, a sequência correta é 1(V), 2(V), 3(V), 4(F), 5(V).
Gabarito Letra B
Fonte: Grevet, Eugenio Horácio, Abreu, Paulo Belmonte de e Shansis, FlávioProposta de uma abordagem psicoeducacional em grupos para pacientes adultos com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul [online]. 2003, v. 25, n. 3 [Acessado 26 Janeiro 2022] , pp. 446-452
1562) “ De repente comecei a sentir aquilo tudo…o coração parecia que ia sair pela boca, batendo como um louco…a sensação de falta de ar me fazia pensar que ia ficar asfixiada em segundos…a visão estava escura, o suor caia em cachoeiras, as pernas tremiam e pareciam de gelatina…tudo isso me sugeria que ia cair, desmaiar e morrer de um ataque cardíaco fulminante, se não asfixiada antes…Meu Deus, eu mão quero morrer…!!! era o TERROR!!! Saí correndo com um único pensamento: preciso chegar ao hospital…será que consigo? Ai, meu Deus do céu…me ajude! O que está acontecendo?”
- A) um ataque de pânico.
- B) psicoterror diurno.
- C) uma crise de hipocondria.
- D) indivíduos nosomaníacos.
- E) polimania aguda.
A alternativa correta é letra A) um ataque de pânico.
Gabarito Letra A
a) um ataque de pânico.
Certo! As palpitações, falta de ar, tremores, medo de morrer, são todos sintomas do pânico.
“A. Ataques de pânico recorrentes e inesperados. Um ataque de pânico é um surto abrupto de medo intenso ou desconforto intenso que alcança um pico em minutos e durante o qual ocorrem quatro (ou mais) dos seguintes sintomas:
1. Palpitações, coração acelerado, taquicardia.
2. Sudorese.
3. Tremores ou abalos.
4. Sensações de falta de ar ou sufocamento.
5. Sensações de asfixia.
6. Dor ou desconforto torácico.
7. Náusea ou desconforto abdominal.
8. Sensação de tontura, instabilidade, vertigem ou desmaio.
9. Calafrios ou ondas de calor.
10. Parestesias (anestesia ou sensações de formigamento).
11. Desrealização (sensações de irrealidade) ou despersonalização (sensação de estar distanciado de si mesmo).
12. Medo de perder o controle ou “enlouquecer”.
13. Medo de morrer.”
b) psicoterror diurno.
Errado. Esse não é um transtorno.
c) uma crise de hipocondria.
Errado. A hipocondria é a ansiedade e medo relativos a saúde, mas não causa essa taquicardia e falta de ar.
d) indivíduos nosomaníacos.
Errado. Nosomania e hipocondria são sinônimos.
e) polimania aguda.
Errado. Esse também não é um transtorno.
Nosso gabarito é Letra A.
Fonte: AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-5). Arlington, VA: American Psychiatric Association, 2013
1563) “É o retorno dos sintomas logo após haver ocorrido uma melhora parcial do quadro clínico ou quando o estado assintomático é ainda recente”.
- A) Remissão
- B) Recorrência
- C) Recuperação
- D) Recidiva
- E) Surto
A alternativa correta é letra D) Recidiva
Gabarito Letra D
(Fonte: DALGALARRONDO,
P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Porto Alegre: Artmed, 2008, p. 298)
Considerando os estudos psicopatológicos sobre os cursos dos transtornos mentais, a frase acima diz respeito ao episódio de:
a) Remissão
Errado. Relembre a remissão:
“Remissão (remission). É o retorno ao estado normal tão logo acaba o episódio agudo. Fala-se em remissão espontânea quando o paciente se recupera sem o auxílio de intervenção terapêutica.”
b) Recorrência
Errado. Relembre a recorrência:
“Recorrência (recurrence). É o surgimento de um novo episódio, tendo o indivíduo estado assintomático por um bom período (pelo menos por cerca de um ano). Pode-se dizer que a recorrência é um novo episódio da doença.”
c) Recuperação
Errado. Relembre a recuperação:
Recuperação (recovery). É o retorno e a manutenção do estado normal, já tendo passado um bom período de tempo (geralmente se considera um ano) sem que o paciente apresente recaída do quadro
d) Recidiva
Certo! O que a questão descreve é a recidiva.
“Recaída ou recidiva (relapse). É o retorno dos sintomas logo após haver ocorrido uma melhora parcial do quadro clínico ou quando o estado assintomático é ainda recente (não tendo passado um ano do episódio agudo)”
e) Surto
Errado.
Nosso gabarito é Letra D
Fonte: Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais – 3. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2019.
1564) Leia o caso que segue
- A) O texto refere-se a um possível caso de transtorno do Espectro Autista.
- B) Possivelmente, refere-se a um caso de deficiência intelectual.
- C) Certamente, refere-se a um caso de transtorno especifico da aprendizagem.
- D) Certamente, trata-se de um caso de atraso global da desenvolvimento.
A alternativa correta é letra B) Possivelmente, refere-se a um caso de deficiência intelectual.
Gabarito: Letra B
Com relação ao caso apresentado e considerando o DSM V marque a alternativa correta:
a) O texto refere-se a um possível caso de transtorno do Espectro Autista.
Errado. Outro transtorno explica melhor o caso.
b) Possivelmente, refere-se a um caso de deficiência intelectual.
Certo! JF apresenta vários sintomas compatíveis com a deficiência intelectual.
“A deficiência intelectual (transtorno do desenvolvimento intelectual) caracteriza-se por déficits em capacidades mentais genéricas, como raciocínio, solução de problemas, planejamento, pensamento abstrato, juízo, aprendizagem acadêmica e aprendizagem pela experiência. Os déficits resultam em prejuízos no funcionamento adaptativo, de modo que o indivíduo não consegue atingir padrões de independência pessoal e responsabilidade social em um ou mais aspectos da vida diária, incluindo comunicação, participação social, funcionamento acadêmico ou profissional e independência pessoal em casa ou na comunidade. O atraso global do desenvolvimento, como o nome implica, é diagnosticado quando um indivíduo não atinge os marcos do desenvolvimento esperados em várias áreas do funcionamento intelectual. Esse diagnóstico é utilizado para indivíduos que estão incapacitados de participar de avaliações sistemáticas do funcionamento intelectual, incluindo crianças jovens demais para participar de testes padronizados. A deficiência intelectual pode ser consequência de uma lesão adquirida no período do desenvolvimento, decorrente, por exemplo, de traumatismo craniano grave, situação na qual um transtorno neurocognitivo também pode ser diagnosticado.”
c) Certamente, refere-se a um caso de transtorno especifico da aprendizagem.
Errado. O transtorno específico de aprendizagem não é suficiente para explicar o caso de JF.
d) Certamente, trata-se de um caso de atraso global da desenvolvimento.
Errado. O atraso global do desenvolvimento é diagnosticado até os cinco anos.
Nosso gabarito é Letra B
Fonte: American Psychiatric Association (APA). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014
1565) Associe a 2ª coluna de acordo com a 1ª, relacionando os conceitos das dificuldades de aprendizagem às suas respectivas definições.
- A) V, IV, III, I, II.
- B) II, IV, III, I, V.
- C) II, IV, V, I, III.
- D) II, I, III, IV, V.
A alternativa correta é letra B) II, IV, III, I, V.
Gabarito: Letra B
(II) é a dificuldade que aparece na leitura, impedindo o aluno de ser fluente.
O transtorno específico de aprendizagem com prejuízo na leitura pode ser chamado de dislexia.
( IV ) é a dificuldade para identificar números e realizar operações matemáticas.
O transtorno específico de aprendizagem com prejuízo na matemática pode ser chamado de discalculia.
( III ) é quando o aluno faz trocas e inversões de letras, tendo dificuldade na escrita.
A dificuldade na escrita é a disgrafia.
( I ) é a dificuldade na emissão da fala, apresenta pronúncia inadequada das palavras.
A deformação, omissão ou substituição restrita a determinadas consoantes é chamada de dislalia.
( V ) é quando o aluno apresenta aglutinação ou separação indevida das palavras e falta de percepção da acentuação.
A disortografia é caracterizada pela dificuldade de fixação da regras ortográficas, apresentando frequentemente substituição, omissão, inversão de grafemas, alteração na segmentação de palavras, persistência do apoio da oralidade na escrita e dificuldade na produção de textos.
Nosso gabarito é Letra B.
1566) Assinale a questão que melhor se adequa à resposta seguinte:
- A) O que é déficit de atenção?
- B) O que é transtorno mental?
- C) O que é desequilíbrio emocional?
- D) O que é dificuldade de aprendizagem?
A alternativa correta é letra A) O que é déficit de atenção?
Gabarito: Letra A
A questão está mal formulada. Déficit de atenção e hiperatividade não são sinônimos, mas fazem parte do mesmo transtorno, que é um problema de ordem neurológica que traz consigo esses sinais, o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade.
a) O que é déficit de atenção?
b) O que é transtorno mental? c) O que é desequilíbrio emocional?
d) O que é dificuldade de aprendizagem?
Assim, a pergunta correta seria o que é o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade?
A resposta que mais se aproxima disso é a Letra A.
1567) a síndrome da dependência de álcool, quando o quadro está completamente desenvolvido, o paciente tipicamente tem múltiplos sintomas de abstinência.
- A) sede; náusea; sudorese; e perturbação do humor.
- B) tremor; ereção pilórica; sudorese; e perturbação do humor.
- C) tremor; náusea; sudorese; e dilatação pupilar.
- D) tremor; náusea; sudorese; e perturbação do humor.
- E) amnésia; náusea; sudorese; e perturbação do humor.
A alternativa correta é letra D) tremor; náusea; sudorese; e perturbação do humor.
Na síndrome da dependência de álcool, quando o quadro está completamente desenvolvido, o paciente tipicamente apresenta múltiplos sintomas de abstinência. Os quatro principais sintomas são:
- tremor;
- náusea;
- sudorese; e
- perturbação do humor.
Esses sintomas são comuns em casos de abstinência de álcool e caracterizam uma série de reações físicas e psicológicas que ocorrem quando um indivíduo dependente de álcool para de consumi-lo abruptamente.
1568) Um paciente relata medo e ansiedade constantes há mais de um mês em situações corriqueiras da vida. Apresentando semblante bastante triste, relata que tem uma visão constante de estar sendo avaliado negativamente pelas pessoas ao seu redor, que se sente embaraçado e que tem medo de ser humilhado, ou rejeitado, ou ofender os outros. Ele apresenta ataques inesperados de medo e ansiedade recorrentes quando se encontra em festas ou quando apresenta trabalhos na faculdade.
- A) transtorno de estresse pós-traumático.
- B) transtorno de adaptação.
- C) transtorno depressivo maior.
- D) transtorno de pânico.
- E) transtorno de ansiedade social.
A alternativa correta é letra E) transtorno de ansiedade social.
Gabarito Letra E
Um paciente relata medo e ansiedade constantes há mais de um mês em situações corriqueiras da vida. Apresentando semblante bastante triste, relata que tem uma visão constante de estar sendo avaliado negativamente pelas pessoas ao seu redor, que se sente embaraçado e que tem medo de ser humilhado, ou rejeitado, ou ofender os outros. Ele apresenta ataques inesperados de medo e ansiedade recorrentes quando se encontra em festas ou quando apresenta trabalhos na faculdade.
Nesse caso, o paciente apresenta sintomas característicos do
a) transtorno de estresse pós-traumático.
Errado. O critério mais importante para um transtorno de estresse pós-traumático é a exposição a um evento traumático, que não está presente aqui.
b) transtorno de adaptação.
Errado. O transtorno de adaptação é uma reação a um estressor. Na descrição do caso, não é possível identificar um estressor.
c) transtorno depressivo maior.
Errado. Já na primeira frase, é possível perceber que se trata de um transtorno de ansiedade, que são os transtornos que tem como característica central o medo e a ansiedade. O transtorno depressivo tem como sintomas principais o humor deprimido e a diminuição do interesse e prazer em atividades. Apesar do semblante triste, o sintoma central aqui não é o humor, e sim a ansiedade e medo.
d) transtorno de pânico.
Errado. O transtorno de pânico é caracterizado por ataques de pânico recorrentes. Um ataque de pânico é um surto abrupto de medo ou desconforto intensos, com sintomas como sudorese, taquicardia, sensação de asfixia, ondas de calor ou calafrios, medo de morrer, perder o controle ou “enlouquecer”, entre outros. O paciente em questão não apresenta sinais de pânico.
e) transtorno de ansiedade social.
Certo! É na ansiedade, ou fobia, social que o indivíduo sente medo e ansiedade em situações sociais. Veja:
“Transtorno de Ansiedade Social (Fobia Social)
A. Medo ou ansiedade acentuados acerca de uma ou mais situações sociais em que o indivíduo é exposto a possível avaliação por outras pessoas. Exemplos incluem interações sociais (p. ex., manter uma conversa, encontrar pessoas que não são familiares), ser observado (p. ex., comendo ou bebendo) e situações de desempenho diante de outros (p. ex., proferir palestras).
B. O indivíduo teme agir de forma a demonstrar sintomas de ansiedade que serão avaliados negativamente (i.e., será humilhante ou constrangedor; provocará a rejeição ou ofenderá a outros).
C. As situações sociais quase sempre provocam medo ou ansiedade
D. As situações sociais são evitadas ou suportadas com intenso medo ou ansiedade.
E. O medo ou ansiedade é desproporcional à ameaça real apresentada pela situação social e o contexto sociocultural”
Nosso gabarito é Letra E.
Referência
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Estatístico e Diagnóstico de Transtornos Mentais – DSM V. Disponível em: < http://www.niip.com.br/wp-content/uploads/2018/06/Manual-Diagnosico-e-Estatistico-de-Transtornos-Mentais-DSM-5-1-pdf.pdf> Acesso em 07 de fevereiro de 2020
1569) O psicodiagnóstico pode depender de vários instrumentos utilizados para levantamento de dados e averiguação da situação do paciente.
- A) O diagnóstico do traço ou dos sintomas depressivos ocorre a partir de dados que variam quanto a aspectos de cronicidade, estabilidade e frequência com que certas características são apresentadas.
- B) Os transtornos de negligência social têm como características clínicas mais proeminentes sintomas anedônicos e disfóricos, externalizações de raiva e agressividade ou sintomas dissociativos.
- C) O transtorno depressivo maior caracteriza-se pela presença de humor deprimido na maior parte dos dias, independentemente do acometimento funcional do paciente.
- D) Um transtorno neurocognitivo é um padrão persistente de experiência interna e de comportamento que se desvia acentuadamente das expectativas da cultura do indivíduo.
- E) A ansiedade está associada a períodos de excitabilidade autonômica aumentada, necessária para luta ou fuga, pensamentos de perigo imediato e comportamentos de fuga.
A alternativa correta é letra A) O diagnóstico do traço ou dos sintomas depressivos ocorre a partir de dados que variam quanto a aspectos de cronicidade, estabilidade e frequência com que certas características são apresentadas.
Gabarito Letra A
Acerca do diagnóstico de transtornos, assinale a opção correta.
a) O diagnóstico do traço ou dos sintomas depressivos ocorre a partir de dados que variam quanto a aspectos de cronicidade, estabilidade e frequência com que certas características são apresentadas.
Certo. Para avaliar os sintomas depressivos, é necessário observar características como o humor deprimido, a diminuição do interesse, insônia ou hipersonia, entre outros, e por quanto tempo esses sintomas se mantém, qual a frequência que aparecem, há quanto tempo apareceram pela primeira vez, etc.
b) Os transtornos de negligência social têm como características clínicas mais proeminentes sintomas anedônicos e disfóricos, externalizações de raiva e agressividade ou sintomas dissociativos.
Errado. Os transtornos relacionados a negligência social são os transtornos de apego reativo e o transtorno de interação social desinibida, sendo um marcado por sintomas depressivos e o outro por comportamento desinibido.
“A negligência social – ou seja, a ausência de cuidados adequados durante a infância – é uma exigência diagnóstica tanto do transtorno de apego reativo quanto do transtorno de interação social desinibida. Embora esses dois transtornos compartilhem uma mesma etiologia, o primeiro é manifestado como um transtorno internalizante com sintomas depressivos e comportamento retraído, enquanto o último é marcado por desinibição e comportamento externalizante.”
c) O transtorno depressivo maior caracteriza-se pela presença de humor deprimido na maior parte dos dias, independentemente do acometimento funcional do paciente.
Errado. Um dos critérios diagnósticos para o transtorno depressivo maior é que os sintomas devem causar sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo funcional.
d) Um transtorno neurocognitivo é um padrão persistente de experiência interna e de comportamento que se desvia acentuadamente das expectativas da cultura do indivíduo.
Errado. Essa é a descrição de um transtorno de personalidade. Um transtorno neurocognitivo apresenta evidências de declínio cognitivo a partir de nível anterior de desempenho em um ou mais domínios cognitivos.
e) A ansiedade está associada a períodos de excitabilidade autonômica aumentada, necessária para luta ou fuga, pensamentos de perigo imediato e comportamentos de fuga.
Errado. Essa descrição se refere ao medo. A ansiedade está relacionada com perigos futuros. Veja:
“Os transtornos de ansiedade incluem transtornos que compartilham características de medo e ansiedade excessivos e perturbações comportamentais relacionados. Medo é a resposta emocional a ameaça iminente real ou percebida, enquanto ansiedade é a antecipação de ameaça futura. Obviamente, esses dois estados se sobrepõem, mas também se diferenciam, com o medo sendo com mais frequência associado a períodos de excitabilidade autonômica aumentada, necessária para luta ou fuga, pensamentos de perigo imediato e comportamentos de fuga, e a ansiedade sendo mais frequentemente associada a tensão muscular e vigilância em preparação para perigo futuro e comportamentos de cautela ou esquiva.”
Nosso gabarito é Letra A.
Referência
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Estatístico e Diagnóstico de Transtornos Mentais – DSM V. Disponível em: < http://www.niip.com.br/wp-content/uploads/2018/06/Manual-Diagnosico-e-Estatistico-de-Transtornos-Mentais-DSM-5-1-pdf.pdf> Acesso em 10 de fevereiro de 2020
1570) Determinado paciente apresenta um padrão persistente e inflexível que abrange uma faixa ampla de situações pessoais e sociais. Ele relata dificuldades de adaptação social que lhe causam prejuízo funcional ou sofrimento subjetivo significativo. Diz que guarda rancores persistentemente, desconfia das pessoas e não se dispõe a perdoar insultos, injúrias ou menosprezo dos quais pensa ter sido alvo. Ele costuma recusar-se a responder perguntas pessoais, afirmando que tais informações “não são da conta de ninguém”. Também sente, com frequência, que seu caráter ou sua reputação foram atacados e, de alguma forma, desrespeitados. Relata, ainda, difícil convivência e apresenta frequentes problemas em relacionamentos íntimos. Ele diz ter reações raivosas com rápidos contra-ataques quando se sente insultado.
- A) esquizotípica.
- B) esquizoide.
- C) paranoide.
- D) borderline.
- E) evitativa.
A alternativa correta é letra C) paranoide.
Gabarito Letra C
Determinado paciente apresenta um padrão persistente e inflexível que abrange uma faixa ampla de situações pessoais e sociais. Ele relata dificuldades de adaptação social que lhe causam prejuízo funcional ou sofrimento subjetivo significativo. Diz que guarda rancores persistentemente, desconfia das pessoas e não se dispõe a perdoar insultos, injúrias ou menosprezo dos quais pensa ter sido alvo. Ele costuma recusar-se a responder perguntas pessoais, afirmando que tais informações “não são da conta de ninguém”. Também sente, com frequência, que seu caráter ou sua reputação foram atacados e, de alguma forma, desrespeitados. Relata, ainda, difícil convivência e apresenta frequentes problemas em relacionamentos íntimos. Ele diz ter reações raivosas com rápidos contra-ataques quando se sente insultado.
A questão deixa muito claro que a questão central deste indivíduo é um padrão de desconfiança e suspeita dos outros, característico do transtorno de personalidade paranoide. Vamos, porém, relembrar as características centrais de cada um dos transtornos de personalidade apresentados nas alternativas, bem como os critérios diagnósticos para este transtorno em questão:
a) esquizotípica.
Errado. Esse transtorno é marcado por desconforto agudo e capacidade reduzida para relacionamentos íntimos, além de distorções cognitivas ou perceptivas e comportamento excêntrico.
b) esquizoide.
Errado. Aqui, o padrão é de distanciamento das relações sociais e uma faixa restrita de expressão de emoções em contextos interpessoais.
c) paranoide.
Certo! Veja os critérios diagnósticos:
1. Suspeita, sem embasamento suficiente, de estar sendo explorado, maltratado ou enganado por outros.
2. Preocupa-se com dúvidas injustificadas acerca da lealdade ou da confiabilidade de amigos e sócios.
3. Reluta em confiar nos outros devido a medo infundado de que as informações serão usadas maldosamente contra si.
(Ele costuma recusar-se a responder perguntas pessoais, afirmando que tais informações “não são da conta de ninguém”.)
4. Percebe significados ocultos humilhantes ou ameaçadores em comentários ou eventos benignos.
(não se dispõe a perdoar insultos, injúrias ou menosprezo dos quais pensa ter sido alvo.)
5. Guarda rancores de forma persistente (i.e., não perdoa insultos, injúrias ou desprezo).
(Diz que guarda rancores persistentemente)
6. Percebe ataques a seu caráter ou reputação que não são percebidos pelos outros e reage com raiva ou contra-ataca rapidamente.
(Também sente, com frequência, que seu caráter ou sua reputação foram atacados e, de alguma forma, desrespeitados. Ele diz ter reações raivosas com rápidos contra-ataques quando se sente insultado.)
7. Tem suspeitas recorrentes e injustificadas acerca da fidelidade do cônjuge ou parceiro sexual.
(Pode estar relacionado com: Relata, ainda, difícil convivência e apresenta frequentes problemas em relacionamentos íntimos.)
d) borderline.
Errado. Aqui as características principais são instabilidade das relações interpessoais, da autoimagem e dos afetos e impulsividade acentuada.
e) evitativa.
Errado. O padrão da personalidade evitativa é de inibição social, sentimentos de inadequação e hipersensibilidade a avaliação negativa.
Nosso gabarito é Letra C.
Referência
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Estatístico e Diagnóstico de Transtornos Mentais – DSM V. Disponível em: < http://www.niip.com.br/wp-content/uploads/2018/06/Manual-Diagnosico-e-Estatistico-de-Transtornos-Mentais-DSM-5-1-pdf.pdf> Acesso em 07 de fevereiro de 2020