Questões Sobre Psicopatologia - Psicologia - concurso
1591) De acordo com o DSM – 5, sobre o Transtorno por Uso do Álcool, assinale V para o que é Verdadeiro e F para o que é Falso, e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
- A) V – V – V – V.
- B) V – V – F – F.
- C) F – V – V – F.
- D) F – F – V – V.
A alternativa correta é letra A) V – V – V – V.
Gabarito Letra A
(V) O transtorno por uso de álcool é definido por um agrupamento de sintomas comportamentais e físicos, os quais podem incluir abstinência, tolerância e fissura.
Verdadeiro! Veja:
“O transtorno por uso de álcool é definido por um agrupamento de sintomas comportamentais e físicos, os quais podem incluir abstinência, tolerância e fissura. A abstinência de álcool caracteriza-se por sintomas de abstinência que se desenvolvem aproximadamente 4 a 12 horas após a redução do consumo que se segue a uma ingestão prolongada e excessiva de álcool. Como a abstinência de álcool pode ser desagradável e intensa, os indivíduos podem continuar o consumo apesar de consequências adversas, frequentemente para evitar ou aliviar os sintomas de abstinência. Alguns desses sintomas (p. ex., problemas com o sono) podem persistir com intensidade menor durante meses e contribuir para a recaída. Assim que um padrão de uso repetitivo e intenso se desenvolve, indivíduos com transtorno por uso de álcool podem dedicar grandes períodos de tempo para obter e consumir bebidas alcoólicas.”
(V) O uso de álcool é mantido apesar da consciência de ter um problema físico ou psicológico persistente ou recorrente que tende a ser causado ou exacerbado pelo álcool.
Verdadeiro! Esse é o item 9 do critério A do transtorno.
(V) A gravidade do transtorno é especificada por três níveis: leve, moderada e grave de acordo com a quantidade de sintomas apresentados.
Verdadeiro! Veja:
“Especificar a gravidade atual:
305.00 (F10.10) Leve: Presença de 2 ou 3 sintomas.
303.90 (F10.20) Moderada: Presença de 4 ou 5 sintomas.
303.90 (F10.20) Grave: Presença de 6 ou mais sintomas. “
(V) Transtorno bipolar, esquizofrenia e transtorno da personalidade antissocial estão associados ao aumento acentuado da taxa de transtorno por uso de álcool, bem como outros transtornos depressivos e de ansiedade.
Verdadeiro! Veja:
“Transtornos bipolares, esquizofrenia e transtorno da personalidade antissocial estão associados a aumento acentuado da taxa de transtorno por uso de álcool, e vários transtornos depressivos e de ansiedade também podem estar relacionados ao transtorno por uso de álcool. Pelo menos uma parte da associação relatada entre depressão e transtorno por uso de álcool de moderado a grave pode ser atribuída a sintomas depressivos comórbidos induzidos por álcool de natureza temporária resultantes dos efeitos agudos de intoxicação ou abstinência. Intoxicação alcoólica repetida e grave também pode suprimir os mecanismos imunológicos e predispor os indivíduos a infecções e aumentar o risco de câncer.”
Assim, a sequência correta é VVVV.
Nosso gabarito é Letra A.
Referência
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2014
1592) Analise as afirmações abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, levando em consideração os conceitos DSM-5 (2014) sobre Transtorno por Uso de Cannabis.
- A) F – F – V.
- B) F – V – F.
- C) F – V – V.
- D) V – F – V.
- E) V – V – F.
A alternativa correta é letra C) F – V – V.
Gabarito Letra C
(F) A maioria das pessoas que desenvolvem um transtorno por uso de Cannabis em geral estabelece um padrão de consumo que não aumenta nem em frequência, nem em quantidade, mantendo-se estável.
Falso! Pelo contrário, o padrão de consumo geralmente aumenta em frequência e quantidade.
“Geralmente, o transtorno por uso de Cannabis desenvolve-se no decorrer de um longo período, embora a progressão possa ser mais rápida em adolescentes, sobretudo entre os que apresentam problemas globais da conduta. A maioria das pessoas que desenvolvem um transtorno por uso de Cannabis em geral estabelece um padrão de consumo que aumenta gradualmente tanto em frequência quanto em quantidade. Cannabis, em conjunto com tabaco e álcool, é tradicionalmente a primeira substância experimentada por adolescentes. Muitos veem seu uso como menos prejudicial do que o uso de álcool ou de tabaco, e essa percepção provavelmente contribui para o aumento do consumo.”
(V) Entre os fatores de risco para Transtorno por Uso de Cannabis, estão inclusos fracasso acadêmico, tabagismo, situação familiar instável ou violenta e baixo nível socioeconômico.
Verdadeiro. Vamos relembrar todos os fatores de risco:
“Temperamentais. História de transtorno da conduta na infância ou adolescência e de transtorno da personalidade antissocial é fator de risco para o desenvolvimento de vários transtornos relacionados a substâncias, incluindo transtornos relacionados a Cannabis. Outros fatores de risco incluem transtornos externalizantes ou internalizantes durante a infância ou adolescência. Jovens com pontuação elevada de desinibição comportamental mostram transtornos por uso de substância com início precoce, incluindo transtorno por uso de Cannabis, envolvimento com múltiplas substâncias e problemas precoces de conduta.
Ambientais. Fatores de risco incluem fracasso acadêmico, tabagismo, situação familiar instável ou violenta, uso de Cannabis por familiares imediatos, história familiar de transtorno por uso de substância e baixo nível socioeconômico. Como ocorre com todas as substâncias de abuso, a facilidade de acesso à substância consiste em fator de risco; Cannabis é relativamente fácil de se obter na maioria das culturas, o que aumenta o risco de desenvolver um transtorno relacionado a seu uso.
Genéticos e fisiológicos. Influências genéticas contribuem para o desenvolvimento de transtornos por uso de Cannabis. Fatores hereditários contribuem de 30 a 80% para a variância total no risco de transtorno por uso de Cannabis. Deve-se notar que as influências genéticas comuns e as influências ambientais compartilhadas entre os transtornos por uso de Cannabis e outros tipos de transtornos por uso de substâncias sugerem uma base genética comum para o uso de substâncias e problemas de conduta na adolescência.”
(V) O início precoce do uso de Cannabis (por exemplo, antes dos 15 anos de idade) é um preditor robusto para o desenvolvimento do Transtorno por Uso de Cannabis e outros tipos de transtornos por uso de substância e transtornos mentais durante o início da idade adulta.
Verdadeiro.
“O início precoce do uso de Cannabis (p. ex., antes dos 15 anos de idade) é um preditor robusto de desenvolvimento do transtorno por uso de Cannabis e outros tipos de transtornos por uso de substância e transtornos mentais durante o início da idade adulta. Um início tão precoce provavelmente está relacionado a outros problemas externalizantes concomitantes, em especial sintomas de transtorno da conduta. Contudo, o início precoce também é um indicador de problemas internalizantes e, como tal, provavelmente reflete um fator de risco geral para o desenvolvimento de transtornos de saúde mental.”
Assim, a ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é F V V.
Nosso gabarito é Letra C.
Referência
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Estatístico e Diagnóstico de Transtornos Mentais – DSM V. Disponível em: < http://www.niip.com.br/wp-content/uploads/2018/06/Manual-Diagnosico-e-Estatistico-de-Transtornos-Mentais-DSM-5-1-pdf.pdf> Acesso em 15 de agosto de 2020
1593) O suicídio é um fenômeno complexo e multifacetado, que pode afetar indivíduos de diferentes, origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero. O Ministério da Saúde lançou em 2006 a Portaria nº 1.876, de 14 de agosto de 2006, que institui Diretrizes Nacionais para Prevenção do Suicídio.
- A) Sofre e faz sofrer a sociedade, não aprende com a experiência, transtelírios
- B) Ambivalência, impulsividade, rigidez/ constrição
- C) Alucinações, constrição, impulsividade
- D) Comportamento desorganizado, ambivalência, impulsividade
- E) Sentimentos intensos de vazio, não aprende com a experiência, impulsividade
A alternativa correta é letra B) Ambivalência, impulsividade, rigidez/ constrição
Gabarito Letra B
O suicídio é um fenômeno complexo e multifacetado, que pode afetar indivíduos de diferentes, origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero. O Ministério da Saúde lançou em 2006 a Portaria nº 1.876, de 14 de agosto de 2006, que institui Diretrizes Nacionais para Prevenção do Suicídio.
Existem três características próprias do estado em que se encontra a maioria das pessoas sob risco de suicídio. Assinale a alternativas que apresenta essas características.
a) Sofre e faz sofrer a sociedade, não aprende com a experiência, transtelírios
b) Ambivalência, impulsividade, rigidez/ constrição
c) Alucinações, constrição, impulsividade
d) Comportamento desorganizado, ambivalência, impulsividade
e) Sentimentos intensos de vazio, não aprende com a experiência, impulsividade
Segundo o documento, as três características próprias do estado em que se encontra a maioria das pessoas sob risco de suicídio são a ambivalência, a impulsividade, e a rigidez/ constrição. Veja:
“Existem três características próprias do estado em que se encontra a maioria das pessoas sob risco de suicídio:
1. Ambivalência: é atitude interna característica das pessoas que pensam em ou que tentam o suicídio. Quase sempre querem ao mesmo tempo alcançar a morte, mas também viver. O predomínio do desejo de vida sobre o desejo de morte é o fator que possibilita a prevenção do suicídio. Muitas pessoas em risco de suicídio estão com problemas em suas vidas e ficam nesta luta interna entre os desejos de viver e de acabar com a dor psíquica. Se for dado apoio emocional e o desejo de viver aumentar, o risco de suicídio diminuirá.
2. Impulsividade: o suicídio pode ser também um ato impulsivo. Como qualquer outro impulso, o impulso de cometer suicídio pode ser transitório e durar alguns minutos ou horas. Normalmente, é desencadeado por eventos negativos do dia-a-dia. Acalmando tal crise e ganhando tempo, o profissional da saúde pode ajudar a diminuir o risco suicida.
3. Rigidez/constrição: o estado cognitivo de quem apresenta comportamento suicida é, geralmente, de constrição. A consciência da pessoa passa a funcionar de forma dicotômica: tudo ou nada. Os pensamentos, os sentimentos e as ações estão constritos, quer dizer, constantemente pensam sobre suicídio como única solução e não são capazes de perceber outras maneiras de sair do problema. Pensam de forma rígida e drástica: “O único caminho é a morte”; “Não há mais nada o que fazer”; “A única coisa que poderia fazer era me matar”. Análoga a esta condição é a “visão em túnel”, que representa o estreitamento das opções disponíveis de muitos indivíduos em vias de se matar.”
Nosso gabarito é Letra B.
Fonte: Ministério da Saúde. Prevenção do Suicídio Manual dirigido a profissionais das equipes de saúde mental. Disponível em: https://www.cvv.org.br/wp-content/uploads/2017/05/manual_prevencao_suicidio_profissionais_saude.pdf
1594) “N.J.S., paciente do sexo feminino, 70 anos, casada, com curso superior completo, é encaminhada para avaliação neuropsicológica pelo clínico geral. Após consulta com o médico, que não formulou nenhum diagnóstico, este pediu uma avaliação neuropsicológica da paciente. N.J.S. apresenta queixa de esquecimento (não lembra onde guardou as coisas), falta de energia e desmotivação, bem como alterações no sono. O filho comparece com a mãe na anamnese, e relata que esta está mais irritada e perdeu o interesse em atividades nas quais costumava ter prazer em realizar.
- A) Declínio cognitivo leve e transtorno de personalidade
- B) Afasia e demência leve
- C) Depressão e deficiência intelectual
- D) Transtorno de personalidade e demência
- E) Demência e depressão
A alternativa correta é letra E) Demência e depressão
Gabarito Letra E
“N.J.S., paciente do sexo feminino, 70 anos, casada, com curso superior completo, é encaminhada para avaliação neuropsicológica pelo clínico geral. Após consulta com o médico, que não formulou nenhum diagnóstico, este pediu uma avaliação neuropsicológica da paciente. N.J.S. apresenta queixa de esquecimento (não lembra onde guardou as coisas), falta de energia e desmotivação, bem como alterações no sono. O filho comparece com a mãe na anamnese, e relata que esta está mais irritada e perdeu o interesse em atividades nas quais costumava ter prazer em realizar.
O neuropsicólogo, a partir da entrevista inicial e da queixa apresentada, levanta uma hipótese de um diagnóstico diferencial entre dois quadros clínicos.
Assinale a alternativa que os apresenta.
a) Declínio cognitivo leve e transtorno de personalidade
Errado. Transtornos de personalidade não surgem na velhice, e sim no início da idade adulta.
b) Afasia e demência leve
Errado. Afasia é um distúrbio da linguagem que a paciente não apresenta.
c) Depressão e deficiência intelectual
Errado. A paciente não apresenta deficiência intelectual.
d) Transtorno de personalidade e demência
Errado. Como dito anteriormente, transtornos de personalidade não surgem na velhice.
e) Demência e depressão
Certo! Ambos esses transtornos podem causar os sintomas apresentados pela paciente, e o diagnóstico diferencial é difícil de ser feito.
Muitas vezes é difícil diferenciar demência de depressão, pois muitos sintomas depressivos, como, por exemplo, perda de peso, alteração de sono e fraqueza, superpõem-se aos da demência.
Nosso gabarito é Letra E
Referência
BOTEGA, N. J. Prática psiquiátrica no hospital geral: interconsulta e emergência. Porto Alegre : Artmed, 2012.
1595) Leia o caso abaixo extraído de Camargo, Bolognani, e Zuccolo (2014)
- A) Avaliação neuropsicológica diagnóstico diferencial
- B) Avaliação de personalidade, comportamentos e sintomas contemplados pela reabilitação
- C) Reavaliação neuropsicológica para novo protocolo de reabilitação, com foco na memória e controle inibitório
- D) Retomar a avaliação neuropsicológica anterior do paciente e compor uma bateria de atividades para recuperar os déficits
- E) Treinamento de habilidades sociais, já que os demais déficits foram trabalhados e os sintomas atuais são novos
A alternativa correta é letra A) Avaliação neuropsicológica diagnóstico diferencial
Gabarito Letra A
“Por exemplo, tomemos o caso de um jovem de 17 anos encaminhado pela escola devido a mudanças no comportamento há três meses. Ele sofrera TCE há seis anos, ficando em coma portrês meses, recobrando a consciência com déficits graves. Esteve em reabilitação continua, mas jamais recobrou movimentação independente (em parte devido a ataxia grave), nem a memória para novas informações. Porém, seu comportamento social e afetivo continuou apropriado, mantendo as características previas ao acidente de ser bem-humorado,
piadista, um “ator”. Ele ficou estável até dois meses antes do referimento, quando os professores notaram que, quando não falavam diretamente com ele, gesticulava, tinha solilóquios, ria sem motivo, tinha reações agressivas e sarcásticas, e masturbava-se em público”. (CAMARGO, BOLOGNANI, ZUCCOLO, 2014, p. 84)
Para este caso, assinale a alternativa que exemplifica uma possibilidade adequada de atuação do neuropsicólogo.
a) Avaliação neuropsicológica diagnóstico diferencial
b) Avaliação de personalidade, comportamentos e sintomas contemplados pela reabilitação
c) Reavaliação neuropsicológica para novo protocolo de reabilitação, com foco na memória e controle inibitório
d) Retomar a avaliação neuropsicológica anterior do paciente e compor uma bateria de atividades para recuperar os déficits
e) Treinamento de habilidades sociais, já que os demais déficits foram trabalhados e os sintomas atuais são novos
Nesse caso, é necessário que o neuropsicólogo realize uma avaliação neuropsicológica e estabeleça o diagnóstico diferencial:
“Pela própria natureza das patologias e do impacto que elas podem causar, as condições nas quais ocorreram prejuízos ou modificações cognitivas, afetivas e sociais, devido a eventos que atingiram primária ou secundariamente o SNC, são as que demandam avaliação neuropsicológica (ANP) com mais frequência. Nessa categoria estão incluídos traumatismos craniencefálicos (TCEs), tumores cerebrais (Tus), epilepsias, acidentes vasculares cerebrais (AVCs), demências, distúrbios tóxicos, doenças endócrinas ou distúrbios metabólicos, deficiências vitamínicas e outros. (...)
Em TCEs, há os casos em que as sequelas não são aparentes, mas o indivíduo não consegue mais retomar a escola, o trabalho ou a vida social no nível prévio. Em vários desses casos, os exames neurorradiológicos podem não mostrar anormalidades significativas, presentes, entretanto, nas avaliações neuropsicológicas (Ponsford, 1995).
Outra indicação em TCE ocorre quando as sequelas são visíveis, mas há necessidade de que sejam estabelecidas mudanças na vida da pessoa (acadêmicas ou ocupacionais), tendo em vista que ela não poderá mais se desincumbir no nível prévio, seja no período imediato após o evento ou em longo prazo. A avaliação neuropsicológica também é indicada quando há deterioração mental ou comportamental após um período de estabilidade, ou quando há mudanças no comportamento e aparecimento de quadro psicótico. (...)
Nesse caso, o diagnóstico diferencial entre demência, psicose ou outros se impunha, além de se fazer necessária uma orientação para a família e para a escola quanto aos passos seguintes a serem tomados, bem como o fornecimento de um plano para o tratamento. O exame mostrou comprometimento grave do nível de alerta e da atenção como déficits primários, comprometendo o comportamento e as funções remanescentes, sendo levantada hipótese de possível hidrocefalia, tendo em vista os indícios de alterações na neurodinâmica corticossubcortical.”
Nosso gabarito é Letra A.
Referência
Camargo, Candida Helena Pires de; Bolognani, Silvia Adriana Prado; Zuccolo, Pedro Fonseca. O exame neuropsicológico e os diferentes contextos de aplicação. In: Fuentes, Daniel; Malloy-Diniz, Leandro Fernandes; Camargo, Candida Helena Pires; Cosenza, Ramon M. (orgs). Neuropsicologia - Teoria e Prática [2ed.]. PORTO ALEGRE: ARTMED, 2014. p.77-92.
1596) Uma das mais frequentes aplicações da avaliação neuropsicológica ocorre em casos de crianças com suspeitas de transtornos de neurodesenvolvimento.
- A) Apenas a afirmativa III está correta
- B) Apenas as afirmativas I e II estão corretas
- C) Apenas as afirmativas I e III estão corretas
- D) Apenas as afirmativas II e III estão corretas
- E) Apenas a afirmativa II está correta
A alternativa correta é letra D) Apenas as afirmativas II e III estão corretas
Gabarito Letra D
Uma das mais frequentes aplicações da avaliação neuropsicológica ocorre em casos de crianças com suspeitas de transtornos de neurodesenvolvimento.
Sobre este tipo de avaliação, analise as afirmativas a seguir.
I. Para este tipo de população, atualmente há uma bateria confiável de testes padronizados, que permite estabelecer uma relação direta entre os resultados e o diagnóstico neuropsiquiátrico.
Errado. Não há apenas um transtorno do neurodesenvolvimento mas vários. Não há uma bateria de testes que seja capaz de diagnosticar todos os transtornos que compõem essa categoria.
II. A avaliação neuropsicológica permite estabelecer o perfil cognitivo dos pacientes, o que pode ser útil no diagnóstico diferencial entre transtornos que possuem perfil comportamental com semelhanças.
Certo! Um dos objetivos da avaliação neuropsicológica é estabelecer o perfil cognitivo do avaliando, e coletar informações para realizar o diagnóstico diferencial.
III. E importante distinguir, durante o processo de avaliação, déficits primários, principais, e os possíveis efeitos secundários, como queixa escolar, por exemplo.
Certo! As queixas escolares são consequências dos déficits causados pelo transtorno, e é importante que seja diferenciado o que é um efeito direto do transtorno e o que é uma consequência do transtorno.
Assim, apenas II e III estão corretas.
Gabarito Letra D.
1597) Uma das principais características da Psicopatologia, como campo de conhecimento, é a multiplicidade de abordagens e referenciais teóricos apresentados. Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
- A) V – V – V – F.
- B) F – V – V – F.
- C) V – F – F – V.
- D) V – V – V – V.
A alternativa correta é letra D) V – V – V – V.
Gabarito: Letra D
(V) Na perspectiva cognitivista as cognições são essenciais ao funcionamento mental, tanto normal quanto patológico.
Verdadeiro. Veja:
“a perspectiva cognitivista centra atenção sobre as representações cognitivas conscientes de cada indivíduo. As representações conscientes seriam vistas como essenciais ao funcionamento mental, normal e patológico. Os sintomas resultam de comportamentos e representações cognitivas disfuncionais, aprendidas e reforçadas pela experiência sociofamiliar”
(V) Na visão psicanalítica, os sintomas e síndromes mentais são considerados formas de expressão e conflitos, predominantemente inconscientes, de desejos que não podem ser realizados, de temores que o indivíduo não pode ter acesso.
Verdadeiro. Veja:
“na visão psicanalítica, o homem é visto como ser “determinado”, dominado, por forças, desejos e conflitos inconscientes. A psicanálise dá grande importância aos afetos, que, segundo ela, dominam o psiquismo; o homem racional, autocontrolado, senhor de si e de seus desejos, é, para ela, uma enorme ilusão. Na visão psicanalítica, os sintomas e síndromes mentais são considerados formas de expressão de conflitos, predominantemente inconscientes, de desejos que não podem ser realizados, de temores aos quais o indivíduo não tem acesso. O sintoma é encarado, nesse caso, como uma “formação de compromisso”, um certo arranjo entre o desejo inconsciente, as normas e as permissões culturais e as possibilidades reais de satisfação desse desejo. A resultante desse emaranhado de forças, dessa “trama conflitiva” inconsciente, é o que se identifica como sintoma psicopatológico.”
(V) A psicopatologia biológica enfatiza os aspectos cerebrais, neuroquímicos e neurofisiológicos das doenças e dos sintomas mentais. A base do transtorno mental consiste em alterações de mecanismos neurais e de determinadas áreas e circuitos cerebrais.
Verdadeiro. Veja:
“A psicopatologia biológica enfatiza os aspectos cerebrais, neuroquímicos ou neurofisiológicos das doenças e dos sintomas mentais. A base de todo transtorno mental são alterações de mecanismos neurais e de determinadas áreas e circuitos cerebrais. Nesse sentido, o aforismo do psiquiatra alemão Griesinger (1845) resume bem essa perspectiva: “doenças mentais são (de fato) doenças cerebrais”.”
(V) A perspectiva sociocultural visa estudar os transtornos mentais como comportamentos desviantes: a discriminação, a pobreza, a migração, o estresse ocupacional, a desmoralização sócio familiar, entre outros.
Verdadeiro. Veja:
“Em contraposição, a perspectiva sociocultural visa estudar os transtornos mentais como comportamentos desviantes que surgem a partir de certos fatores socioculturais, como discriminação, pobreza, migração, estresse ocupacional, desmoralização sociofamiliar, etc. Os sintomas e os transtornos devem ser estudados, segundo essa visão, no seu contexto eminentemente sociocultural, simbólico e histórico. É nesse contexto de normas, valores e símbolos culturalmente construídos que os sintomas recebem seu significado, e, portanto, poderiam ser precisamente estudados e tratados. Mais que isso, a cultura, em tal perspectiva, é elemento fundamental na própria determinação do que é normal ou patológico, na constituição dos transtornos e nos repertórios terapêuticos disponíveis em cada sociedade.”
Assim, a sequência correta é V, V, V, e V
Nosso gabarito é Letra D.
Referência
Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais – 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
1598) Sobre o Transtorno do Espectro Autista, seu desenvolvimento e curso, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
- A) Apenas I, II e III estão corretas.
- B) Apenas I e III estão corretas.
- C) Apenas II, III e IV estão corretas.
- D) Todas estão corretas.
A alternativa correta é letra A) Apenas I, II e III estão corretas.
Gabarito Letra A
Sobre o Transtorno do Espectro Autista, seu desenvolvimento e curso, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. As características comportamentais tornam-se inicialmente evidentes na primeira infância, com alguns casos apresentando falta de interesse em interações sociais no primeiro ano de vida.
Certo! Veja no DSM:
“As características comportamentais do transtorno do espectro autista tornam-se inicialmente evidentes na primeira infância, com alguns casos apresentando falta de interesse em interações sociais no primeiro ano de vida. Algumas crianças com transtorno do espectro autista apresentam platôs ou regressão no desenvolvimento, com uma deterioração gradual ou relativamente rápida em comportamentos sociais ou uso da linguagem, frequentemente durante os dois primeiros anos de vida. Tais perdas são raras em outros transtornos, podendo ser um sinal de alerta útil para o transtorno do espectro autista. Muito mais incomuns e merecedoras de investigação médica ampla são perdas de habilidades além da comunicação social (p. ex., perda do autocuidado, do controle de esfincteres, de habilidades motoras) ou as que ocorrem após o segundo aniversário (ver também síndrome de Rett, na seção “Diagnóstico Diferencial” para esse transtorno).”
II. Algumas crianças podem apresentar regressão no desenvolvimento, com uma deterioração gradual ou relativamente rápida em comportamentos sociais ou o uso da linguagem.
Certo! Essa informação também está no trecho do DSM apresentado na alternativa anterior.
III. Os primeiros sintomas frequentemente envolvem atraso no desenvolvimento da linguagem, em geral acompanhado por ausência de interesse social ou interações sociais incomuns, padrões estranhos de brincadeiras e padrões incomuns de comunicação.
Certo! Veja no DSM:
“Os primeiros sintomas do transtorno do espectro autista frequentemente envolvem atraso no desenvolvimento da linguagem, em geral acompanhado por ausência de interesse social ou interações sociais incomuns (p. ex., puxar as pessoas pela mão sem nenhuma tentativa de olhar para elas) padrões estranhos de brincadeiras (p. ex., carregar brinquedos, mas nunca brincar com eles), e padrões incomuns de comunicação (p. ex., conhecer o alfabeto, mas não responder ao próprio nome). Um diagnóstico de surdez é geralmente considerado, mas costuma ser descartado. Durante o segundo ano, comportamentos estranhos e repetitivos e ausência de brincadeiras típicas tornam-se mais evidentes. Uma vez que muitas crianças pequenas com desenvolvimento normal têm fortes preferências e gostam de repetição (p. ex., ingerir os mesmos alimentos, assistir muitas vezes ao mesmo filme), em pré-escolares pode ser difícil distinguir padrões restritos e repetitivos de comportamentos diagnósticos do transtorno do espectro autista. A distinção clínica baseia-se no tipo, na frequência e na intensidade do comportamento (p. ex., uma criança que diariamente alinha os objetos durante horas e sofre bastante quando algum deles é movimentado). “
IV. O transtorno se apresenta com caráter degenerativo, contudo a aprendizagem e a compensação acompanhem ao longo da vida, no entanto, os acometidos pelo Espectro, vão continuar ingênuos e vulneráveis permanentemente.
Errado. O TEA não tem caráter degenerativo.
“O transtorno do espectro autista não é um transtorno degenerativo, sendo comum que aprendizagem e compensação continuem ao longo da vida. Os sintomas são frequentemente mais acentuados na primeira infância e nos primeiros anos da vida escolar, com ganhos no desenvolvimento sendo frequentes no fim da infância pelo menos em certas áreas (p. ex., aumento no interesse por interações sociais). Uma pequena proporção de indivíduos apresenta deterioração comportamental na adolescência, enquanto a maioria dos outros melhora. Apenas uma minoria de indivíduos com transtorno do espectro autista vive e trabalha de forma independente na fase adulta; aqueles que o fazem tendem a ter linguagem e capacidades intelectuais superiores, conseguindo encontrar um nicho que combine com seus interesses e habilidades especiais. Em geral, indivíduos com níveis de prejuízo menores podem ser mais capazes de funcionar com independência. Mesmo esses indivíduos, no entanto, podem continuar socialmente ingênuos e vulneráveis, com dificuldades para organizar as demandas práticas sem ajuda, mais propensos a ansiedade e depressão. Muitos adultos informam usar estratégias compensatórias e mecanismos de enfrentamento para mascarar suas dificuldades em público, mas sofrem com o estresse e os esforços para manter uma fachada socialmente aceitável. Quase nada se sabe sobre a fase da velhice no transtorno do espectro autista.”
Assim, apenas I, II e III estão corretas.
Gabarito Letra A.
Referência
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2014
1599) Sobre os Transtornos da Personalidade, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
- A) Apenas I, II e III estão corretas.
- B) Apenas I, II e IV estão corretas.
- C) Apenas III e IV estão corretas.
- D) Todas estão corretas.
A alternativa correta é letra B) Apenas I, II e IV estão corretas.
Sobre os Transtornos da Personalidade, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. Um padrão global de distanciamento das relações sociais e uma faixa restrita de expressão emocional em contextos interpessoais, que se manifesta no início da idade adulta e está presente em determinados contextos é um critério diagnóstico para o transtorno de personalidade esquizoide.
Essa afirmativa está de acordo com os critérios do DSM-V:
"Transtorno da Personalidade Esquizoide
A. Um padrão difuso de distanciamento das relações sociais e uma faixa restrita de expressão de emoções em contextos interpessoais que surgem no início da vida adulta e estão presentes em vários contextos, conforme indicado por quatro (ou mais) dos seguintes:
1. Não deseja nem desfruta de relações íntimas, inclusive ser parte de uma família.
2. Quase sempre opta por atividades solitárias.
3. Manifesta pouco ou nenhum interesse em ter experiências sexuais com outra pessoa.
4. Tem prazer em poucas atividades, por vezes em nenhuma.
5. Não tem amigos próximos ou confidentes que não sejam os familiares de primeiro grau.
6. Mostra-se indiferente ao elogio ou à crítica de outros.
7. Demonstra frieza emocional, distanciamento ou embotamento afetivo.
B. Não ocorre exclusivamente durante o curso de esquizofrenia, transtorno bipolar ou depressivo com sintomas psicóticos, outro transtorno psicótico ou transtorno do espectro autista e não é atribuível aos efeitos psicológicos de outra condição médica.
Nota: Se os critérios são atendidos antes do surgimento de esquizofrenia, acrescentar 'pré-mórbido', isto é, 'transtorno da personalidade esquizoide (pré-mórbido)'."
Assertiva Correta.
II. O início da esquizofrenia ocorre no fim da adolescência ou no início da idade adulta e é frequentemente precedido por mudanças do comportamento habitual, piora no desempenho acadêmico e social, perda de interesse e isolamento.
Essa afirmativa está de acordo com o artigo "Esquizofrenia:uma revisão" de Silva:
"Os primeiros sinais e sintomas da doença aparecem mais comumente durante a adolescência ou início da idade adulta. Apesar de poder surgir de forma abrupta, o quadro mais freqüente se inicia de maneira insidiosa. Sintomas prodrômicos pouco específicos, incluindo perda de energia, iniciativa e interesses, humor depressivo, isolamento, comportamento inadequado, negligência com a aparência pessoal e higiene, podem surgir e permanecer por algumas semanas ou até meses antes do aparecimento de sintomas mais característicos da doença. Familiares e amigos em geral percebem mudanças no comportamento do paciente, nas suas atividades pessoais, contato social e desempenho no trabalho e/ou escola (Vallada Filho & Busatto Fillho, 1996). Os aspectos mais característicos da esquizofrenia são alucinações e delírios, transtornos de pensamento e fala, perturbação das emoções e do afeto, déficits cognitivos e avolição."
Assertiva Correta.
III. Na amnésia associativa há a perda da memória, geralmente de acontecimentos importantes, recentes, não devida a transtorno mental orgânico e extensa demais para ser explicada como esquecimento normal ou fadiga.
Na verdade, o nome correto é "Amnésia Dissociativa".
Contudo, essa afirmativa se baseou no texto do DSM-IV (desatualizado):
"Amnésia Dissociativa, caracterizada por uma incapacidade de recordar informações pessoais importantes, em geral de natureza traumática ou estressante, demasiadamente extensa para ser explicada pelo esquecimento normal."
Assertiva Falsa.
IV. A principal característica do transtorno conversivo é a presença de sintomas ou déficits que afetam a função motora ou sensorial voluntária, sugerindo uma condição neurológica ou outra condição médica geral, associadas a um conflito psicológico.
Outra afirmativa que está baseada no texto do DSM-IV (desatualizado):
"O Transtorno Conversivo envolve sintomas ou déficits inexplicáveis que afetam a função motora ou sensorial voluntária, sugerindo uma condição neurológica ou outra condição médica geral. Presume-se uma associação de fatores psicológicos com os sintomas e déficits."
Assertiva Correta.
Estão corretas as afirmativas I, II e IV. Encontramos a resposta na Letra B.
Observação: Como algumas alternativas basearam o seu texto no DSM-IV, essa é uma questão é passível de recurso.
a) Apenas I, II e III estão corretas.
b) Apenas I, II e IV estão corretas.
c) Apenas III e IV estão corretas.
d) Todas estão corretas.
1600) De acordo com o DSM – V sobre os transtornos do neurodesenvolvimento, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
- A) Apenas I, II e III estão corretas.
- B) Apenas I, III e IV estão corretas.
- C) Apenas II e IV estão corretas.
- D) Todas estão corretas.
A alternativa correta é letra D) Todas estão corretas.
De acordo com o DSM – V sobre os transtornos do neurodesenvolvimento, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. Os transtornos do neurodesenvolvimento representam um grupo de condições com início no período do desenvolvimento. Sua manifestação acontece cedo no desenvolvimento, em geral antes de a criança ingressar na escola, sendo caracterizados por déficits no desenvolvimento que acarretam prejuízos no funcionamento pessoal, social, acadêmico ou profissional.
Essa afirmativa está de acordo com o seguinte texto do DSM-V:
"Os transtornos do neurodesenvolvimento são um grupo de condições com início no período do desenvolvimento. Os transtornos tipicamente se manifestam cedo no desenvolvimento, em geral antes de a criança ingressar na escola, sendo caracterizados por déficits no desenvolvimento que acarretam prejuízos no funcionamento pessoal, social, acadêmico ou profissional. Os déficits de desenvolvimento variam desde limitações muito específicas na aprendizagem ou no controle de funções executivas até prejuízos globais em habilidades sociais ou inteligência."
Assertiva Correta.
II. No transtorno de deficiência intelectual os especificadores quanto aos níveis de gravidade são definidos com base no funcionamento adaptativo, e não em escores de QI, uma vez que é o funcionamento adaptativo que determina o nível de apoio necessário.
Essa afirmativa está de acordo com os especificadores do Transtorno de Deficiência Intelectual no DSM-V:
"Especificadores
Os vários níveis de gravidade são definidos com base no funcionamento adaptativo, e não em escores de QI, uma vez que é o funcionamento adaptativo que determina o nível de apoio necessário. Além disso, medidas de QI são menos válidas na extremidade mais inferior da variação desse coeficiente."
Assertiva Correta.
III. Dentro dos critérios diagnóstico do transtorno do espectro autista, é considerado que os sintomas devem estar presentes precocemente no período do desenvolvimento, mas, podem não se tornar plenamente manifestos até que as demandas sociais excedam as capacidades limitadas ou podem ser mascarados por estratégias aprendidas mais tarde na vida.
Essa afirmativa está de acordo com o Critério Diagnóstico C do Transtorno do Espectro Autista, no DSM-V:
C. Os sintomas devem estar presentes precocemente no período do desenvolvimento (mas podem não se tornar plenamente manifestos até que as demandas sociais excedam as capacidades limitadas ou podem ser mascarados por estratégias aprendidas mais tarde na vida).
Assertiva Correta.
IV. Sobe as consequências funcionais do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade considera-se em média que pessoas com o transtorno alcançam escolaridade menor, menos sucesso profissional e escores intelectuais reduzidos na comparação com seus pares, embora exista grande variabilidade. Em sua forma grave, o transtorno é marcadamente prejudicial, afetando a adaptação social, familiar e escolar/profissional.
Essa afirmativa está de acordo com o seguinte texto do DSM-V:
"Autodeterminação variável ou inadequada a tarefas que exijam esforço prolongado frequentemente é interpretada pelos outros como preguiça, irresponsabilidade ou falta de cooperação. As relações familiares podem se caracterizar por discórdia e interações negativas. As relações com os pares costumam ser conturbadas devido a rejeição por parte daqueles, negligência ou provocações em relação ao indivíduo com TDAH. Em média, pessoas com o transtorno alcançam escolaridade menor, menos sucesso profissional e escores intelectuais reduzidos na comparação com seus pares, embora exista grande variabilidade. Em sua forma grave, o transtorno é marcadamente prejudicial, afetando a adaptação social, familiar e escolar/profissional."
Assertiva Correta.
Portanto, todas as afirmativas estão corretas. Encontramos a resposta na Letra D.
a) Apenas I, II e III estão corretas.
b) Apenas I, III e IV estão corretas.
c) Apenas II e IV estão corretas.
d) Todas estão corretas.