Questões Sobre Psicopatologia - Psicologia - concurso
1611) No contexto clínico, psicólogos têm recebido com frequência pacientes com suspeita de transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH). O TDAH é um transtorno neurodesenvolvimental caracterizado pela presença de sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade em grau inconsistente com o nível de desenvolvimento, impactando no funcionamento social, acadêmico e/ ou profissional.
- A) (V); (F); (V); (F).
- B) (V); (V); (F); (F).
- C) (F); (F); (V); (V).
- D) (F); (V); (F); (V).
A alternativa correta é letra A) (V); (F); (V); (F).
Gabarito Letra A
(V) O diagnóstico do TDAH é essencialmente clínico.
Verdadeiro.
“Apesar do grande número de estudos já realizados, as causas precisas do TDAH ainda não são conhecidas. Os principais fatores implicados na etiologia do TDAH são de natureza genética, biológica e psicossocial. Não existem testes laboratoriais, achados de neuroimagem ou perfis em testes neuropsicológicos que sejam patognomônicos do TDAH. Assim, o diagnóstico do TDAH é essencialmente clínico, baseado em critérios claros e bem definidos (FONTANA et al., 2007).”
(F) Pesquisas recentes têm enfatizado cada vez mais a homogeneidade do perfil dos pacientes com TDAH, tanto na apresentação dos sintomas, quanto no perfil neuropatológico.
Falso. O perfil dos pacientes com TDAH é bem diverso. Um indivíduo com TDAH de padrão desatenção tem sintomas bem diferentes de um indivíduo com TDAH de padrão hiperatividade, por exemplo.
(V) Para diagnosticar o TDAH, de acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), os sintomas devem estar presentes em dois ou mais ambientes.
Verdadeiro.
“Alguns comportamentos mais frequentes em crianças com TDAH são, irritabilidade, baixa tolerância à frustração, prejuízo escolar e possíveis problemas cognitivos na atenção, nas funções executivas ou na memória (AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION [APA], 2014). Comportamentos de procrastinação, alternância de tarefas, labilidade motivacional, dificuldade de focalização e sustentação da atenção, dificuldade em organização e priorização de atividades, lentidão no processamento de informações, dificuldade em tolerar frustrações e manejar sentimentos, deficiência na memória operacional e prospectiva também são frequentes em crianças com o TDAH (FRIAÇA, 2010).
É importante lembrar que os sintomas devem surgir antes dos 12 anos de idade e ser apresentados em pelo menos dois ambientes em que a pessoa vive, como por exemplo casa, escola ou trabalho (AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION [APA], 2014).”
(F) Com base no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), o diagnóstico do TDAH é feito quando vários dos sintomas estiverem presentes até os oito anos de idade.
Falso. Os sintomas devem estar presentes até os doze anos de idade.
Assim, a sequência correta é V F V F
Gabarito Letra A
Referência
Effgem, Virginia, Canal, Cláudia Patrocínio Pedroza, Missawa, Daniela Dadalto Ambrozine, & Rossetti, Claudia Broetto. (2017). A visão de profissionais de saúde acerca do TDAH - processo diagnóstico e práticas de tratamento. Construção psicopedagógica, 25(26), 34-45. Recuperado em 06 de feveiro de 2021, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542017000100005&lng=pt&tlng=pt.
1612) A dificuldade de aprendizagem envolve uma série de desordens que impedem que uma pessoa aprenda no mesmo ritmo de quem não apresenta o transtorno. Mas vale ressaltar que não se trata apenas de uma dificuldade pontual, relacionada ao aprendizado de um determinado tema. Isso, aliás, é bem comum e afeta a maioria das pessoas.
- A) 3 – 2 – 1.
- B) 1 – 2 – 3.
- C) 2 – 3 – 1.
- D) 3 – 1 – 2.
- E) 2 – 1 – 3.
A alternativa correta é letra A) 3 – 2 – 1.
Gabarito: Letra A
(3) Geralmente se manifesta na infância, está relacionado a uma série de problemas, como autoestima baixa, problemas em relacionamentos e dificuldades na escola.
É o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é um transtorno que começa na infância e muitas vezes gera problemas de relacionamento e dificuldades na escola.
“O TDAH começa na infância. A exigência de que vários sintomas estejam presentes antes dos 12 anos de idade exprime a importância de uma apresentação clínica substancial durante a infância. Ao mesmo tempo, uma idade de início mais precoce não é especificada devido a dificuldades para se estabelecer retrospectivamente um início na infância. As lembranças dos adultos sobre sintomas na infância tendem a não ser confiáveis, sendo benéfico obter informações complementares. (...) O TDAH está associado a desempenho escolar e sucesso acadêmico reduzidos, rejeição social e, nos adultos, a piores desempenho, sucesso e assiduidade no campo profissional e a maior probabilidade de desemprego, além de altos níveis de conflito interpessoal. Crianças com TDAH apresentam uma probabilidade significativamente maior do que seus pares para desenvolver transtorno da conduta na adolescência e transtorno da personalidade antissocial na idade adulta, aumentando, assim, a probabilidade de transtornos por uso de substâncias e prisão. O risco subsequente para transtornos por uso posterior de substâncias é alto, especialmente quando se desenvolve transtorno da conduta ou transtorno da personalidade antissocial. Indivíduos com TDAH são mais propensos a sofrer lesões do que seus colegas. Acidentes e violações de trânsito são mais frequentes em condutores com o transtorno. Pode haver probabilidade aumentada de obesidade entre indivíduos com TDAH.”
(2) Distúrbio é caracterizado pela dificuldade na fluência da escrita em diversos aspectos. Ele, geralmente, está relacionado com problemas psicomotores.
A dificuldade na escrita é a disgrafia. Dis vem de desvio, e grafia de escrita.
(1) Um transtorno de aprendizado de origem neurobiológica e que tem como principal característica a dificuldade para ler e escrever. Os alunos que apresentam esse distúrbio não reconhecem de maneira precisa e fluente as palavras, o que interfere na sua habilidade de decodificar e soletrar, também.
A afirmativa se refere a dislexia.
“Trata-se de um transtorno de aprendizado de origem neurobiológica e que tem como principal característica a dificuldade para ler e escrever. Os alunos que apresentam esse distúrbio não reconhecem de maneira precisa e fluente as palavras, o que interfere na sua habilidade de decodificar e soletrar, também.
Entre os principais sintomas da dislexia estão:
- atraso na habilidade de leitura ou comprometimento da fala;
- problemas cognitivos, como dificuldade de memorização de regras ortográficas;
- dispersão e falta de atenção.”
Assim, a sequência correta é 3-2-1.
Gabarito Letra A
Referência
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
Sintomas de dificuldade de aprendizagem. Disponível em: http://psicopedagogiajundiai.com.br/features/sintomas-de-dificuldade-de-aprendizagem/
1613) Discalculia refere-se à falta de habilidade para a execução de operações matemáticas, mesmo as mais simples. A pessoa afetada por essa desordem tem dificuldade para organizar, classificar e compreender os números.
- A) Operacional.
- B) Gráfica.
- C) Numeral
- D) Léxica.
- E) Verbal.
A alternativa correta é letra C) Numeral
Gabarito: Letra C
São tipos de discalculia, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Operacional.
b) Gráfica.
c) Numeral
d) Léxica.
e) Verbal.
Vamos relembrar os tipos de discalculia:
“Com base nos sintomas, é possível detectar diferentes formas de manifestação do transtorno, são elas:
- Verbal: nomear as quantidades matemáticas, os números, os termos, os símbolos e as relações.
- Practognóstica: tornar práticos conceitos matemáticos teóricos, por exemplo, trabalhar equações.
- Léxica: na leitura de símbolos matemáticos. As discalculias léxica e gráfica parecem estar relacionadas à dislexia.
- Gráfica: na escrita de símbolos matemáticos.
- Ideognóstica: fazer operações mentais e na compreensão de conceitos matemáticos.
- Discalculia operacional: na execução de operações e cálculos numéricos”
A afirmativa que não corresponde a um tipo de discalculia é a letra C, numeral.
Gabarito Letra C
Fonte: Discalculia: Sintomas, causas e tratamento – Tudo que você precisa saber. Disponível em: https://blog.psicologiaviva.com.br/discalculia/#:~:text=As%20discalculias%20l%C3%A9xica%20e%20gr%C3%A1fica,de%20opera%C3%A7%C3%B5es%20e%20c%C3%A1lculos%20num%C3%A9ricos
1614) A Psicopatologia está ligada a diversas vertentes, porém é foco de muitos estudos nas disciplinas de psicologia, psiquiatria e corpo teórico psicanalítico. Na Psicologia faz parte da Psicologia Clínica, Psicologia Geral e Psicologia ligada às neurociências entre outros. A palavra Psicopatologia é composta por três palavras gregas com seus respectivos significados:
- A) I, II e IV.
- B) II, III e IV.
- C) III, IV e V.
- D) I, III e V.
- E) II, IV e V.
A alternativa correta é letra A) I, II e IV.
Gabarito: Letra A
A questão basicamente pergunta a etimologia da palavra psicopatologia, que podemos ver a seguir:
“A palavra "Psico-pato-logia" é composta de três palavras gregas: "psychê", que produziu "psique", "psiquismo", "psíquico", "alma"; "pathos", que resultou em "paixão", "excesso", "passagem", "passividade", "sofrimento", "assujeitamento", "patológico" e "logos", que resultou em "lógica", "discurso", "narrativa", "conhecimento". Psico-patologia seria, então, um discurso, um saber, (logos) sobre a paixão, (pathos) da mente, da alma (psiquê). Ou seja, um discurso representativo a respeito do pathos psíquico; um discurso sobre o sofrimento psíquico 1 ; sobre o padecer psíquico. A psychê é alada; mas a direção que ela toma lhe é dada pelo pathos, pelas paixões”
Ou seja, psicopatologia é formada por psique, logos e páthos, como afirmam os itens I, II e IV.
Nosso gabarito é Letra A
Referência
Ceccarelli, Paulo. (2005). O sofrimento psíquico na perspectiva da psicopatologia fundamental. Psicologia em Estudo, 10(3), 471-477. https://doi.org/10.1590/S1413-73722005000300015
1615) Preencha os conceitos com o número correto.
- A) 1, 4, 3, 2
- B) 1, 3, 2, 4
- C) 4, 3, 2, 1
- D) 4, 3, 1, 2
A alternativa correta é letra A) 1, 4, 3, 2
Observe o texto do DSM-V sobre os transtornos abordados pela questão:
- Transtorno Borderline:
"Transtorno da Personalidade Borderline
Critérios Diagnósticos
Um padrão difuso de instabilidade das relações interpessoais, da autoimagem e dos afetos e de impulsividade acentuada que surge no início da vida adulta e está presente em vários contextos, conforme indicado por cinco (ou mais) dos seguintes:1. Esforços desesperados para evitar abandono real ou imaginado.
2. Um padrão de relacionamentos interpessoais instáveis e intensos caracterizado pela alternância entre extremos de idealização e desvalorização.
3. Perturbação da identidade: instabilidade acentuada e persistente da autoimagem ou da percepção de si mesmo.
4. Impulsividade em pelo menos duas áreas potencialmente autodestrutivas (p. ex., gastos, sexo, abuso de substância, direção irresponsável, compulsão alimentar).
5. Recorrência de comportamento, gestos ou ameaças suicidas ou de comportamento auto-mutilante.
6. Instabilidade afetiva devida a uma acentuada reatividade de humor (p. ex., disforia episódica, irritabilidade ou ansiedade intensa com duração geralmente de poucas horas e apenas raramente de mais de alguns dias).
7. Sentimentos crônicos de vazio.
8. Raiva intensa e inapropriada ou dificuldade em controlá-la (p. ex., mostras freqüentes de irritação, raiva constante, brigas físicas recorrentes).
9. Ideação paranoide transitória associada a estresse ou sintomas dissociativos intensos."
- Transtorno de Estresse Pós-Traumático
"Transtorno de Estresse Pós-traumático
Critérios Diagnósticos 309.81 (F43.10)
A. Exposição a episódio concreto ou ameaça de morte, lesão grave ou violência sexual em uma (ou mais) das seguintes formas:
1. Vivenciar diretamente o evento traumático.
2. Testemunhar pessoalmente o evento traumático ocorrido com outras pessoas.
3. Saber que o evento traumático ocorreu com familiar ou amigo próximo. Nos casos de episódio concreto ou ameaça de morte envolvendo um familiar ou amigo, é preciso que o evento tenha sido violento ou acidental.
4. Ser exposto de forma repetida ou extrema a detalhes aversivos do evento traumático (p. ex., socorristas que recolhem restos de corpos humanos; policiais repetidamente expostos a detalhes de abuso infantil).B. Presença de um (ou mais) dos seguintes sintomas intrusivos associados ao evento traumático, começando depois de sua ocorrência:
1. Lembranças intrusivas angustiantes, recorrentes e involuntárias do evento traumático.
2. Sonhos angustiantes recorrentes nos quais o conteúdo e/ou o sentimento do sonho estão relacionados ao evento traumático. Nota: Em crianças, pode haver pesadelos sem conteúdo identificável.
3. Reações dissociativas (p. ex., flashbacks) nas quais o indivíduo sente ou age como se o evento traumático estivesse ocorrendo novamente. (Essas reações podem ocorrer em um continuum, com a expressão mais extrema na forma de uma perda completa de percepção do ambiente ao redor.)
4. Sofrimento psicológico intenso ou prolongado ante a exposição a sinais internos ou externos que simbolizem ou se assemelhem a algum aspecto do evento traumático.5. Reações fisiológicas intensas a sinais internos ou externos que simbolizem ou se assemelhem a algum aspecto do evento traumático.
C. Evitação persistente de estímulos associados ao evento traumático, começando após a ocorrência do evento, conforme evidenciado por um ou ambos dos seguintes aspectos:
1. Evitação ou esforços para evitar recordações, pensamentos ou sentimentos angustiantes acerca de ou associados de perto ao evento traumático.2. Evitação ou esforços para evitar lembranças externas (pessoas, lugares, conversas, atividades, objetos, situações) que despertem recordações, pensamentos ou sentimentos angustiantes acerca de ou associados de perto ao evento traumático.
D. Alterações negativas em cognições e no humor associadas ao evento traumático começando ou piorando depois da ocorrência de tal evento, conforme evidenciado por dois (ou mais) dos seguintes aspectos:
1. Incapacidade de recordar algum aspecto importante do evento traumático (geralmente devido a amnésia dissociativa, e não a outros fatores, como traumatismo craniano, álcool ou drogas).
2. Crenças ou expectativas negativas persistentes e exageradas a respeito de si mesmo, dos outros e do mundo (p. ex., “Sou mau”, “Não se deve confiar em ninguém”, “O mundo é perigoso”, “Todo o meu sistema nervoso está arruinado para sempre”).3. Cognições distorcidas persistentes a respeito da causa ou das conseqüências do evento traumático que levam o indivíduo a culpar a si mesmo ou os outros.
4. Estado emocional negativo persistente (p. ex., medo, pavor, raiva, culpa ou vergonha).
5. Interesse ou participação bastante diminuída em atividades significativas.
6. Sentimentos de distanciamento e alienação em relação aos outros.
7. Incapacidade persistente de sentir emoções positivas (p. ex., incapacidade de vivenciar sentimentos de felicidade, satisfação ou amor).
E. Alterações marcantes na excitação e na reatividade associadas ao evento traumático, começando ou piorando após o evento, conforme evidenciado por dois (ou mais) dos seguintes aspectos:
1. Comportamento irritadiço e surtos de raiva (com pouca ou nenhuma provocação) geralmente expressos sob a forma de agressão verbal ou física em relação a pessoas e objetos.
2. Comportamento imprudente ou autodestrutivo.
3. Hipervigilância.
4. Resposta de sobressalto exagerada.
5. Problemas de concentração.
6. Perturbação do sono (p. ex., dificuldade para iniciar ou manter o sono, ou sono agitado).F. A perturbação (Critérios B, C, D e E) dura mais de um mês.
G. A perturbação causa sofrimento clinicamente significativo e prejuízo social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
H. A perturbação não se deve aos efeitos fisiológicos de uma substância (p. ex., medicamento, álcool) ou a outra condição médica.
- Fobia Social
"Transtorno de Ansiedade Social (Fobia Social)
Critérios Diagnósticos
A. Medo ou ansiedade acentuados acerca de uma ou mais situações sociais em que o indivíduo é exposto a possível avaliação por outras pessoas. Exemplos incluem interações sociais (p. ex., manter uma conversa, encontrar pessoas que não são familiares), ser observado (p. ex., comendo ou bebendo) e situações de desempenho diante de outros (p. ex., proferir palestras).
B. O indivíduo teme agir de forma a demonstrar sintomas de ansiedade que serão avaliados negativamente (i.e., será humilhante ou constrangedor; provocará a rejeição ou ofenderá a outros).
C. As situações sociais quase sempre provocam medo ou ansiedade.
D. As situações sociais são evitadas ou suportadas com intenso medo ou ansiedade.
E. O medo ou ansiedade é desproporcional à ameaça real apresentada pela situação social e o contexto sociocultural. 1 ’ F. O medo, ansiedade ou esquiva é persistente, geralmente durando mais de seis meses.
G. O medo, ansiedade ou esquiva causa sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
H. O medo, ansiedade ou esquiva não é conseqüência dos efeitos fisiológicos de uma substância (p. ex., droga de abuso, medicamento) ou de outra condição médica.
I. O medo, ansiedade ou esquiva não é mais bem explicado pelos sintomas de outro transtorno mental, como transtorno de pânico, transtorno dismórfico corporal ou transtorno do espectro autista.
J. Se outra condição médica (p. ex., doença de Parkinson, obesidade, desfiguração por queima-duras ou ferimentos) está presente, o medo, ansiedade ou esquiva é claramente não relacionado ou é excessivo."
- Transtorno de Ansiedade de Separação
"Transtorno de Ansiedade de Separação
Critérios Diagnósticos
A. Medo ou ansiedade impróprios e excessivos em relação ao estágio de desenvolvimento, envolvendo a separação daqueles com quem o indivíduo tem apego, evidenciados por três (ou mais) dos seguintes aspectos:
1. Sofrimento excessivo e recorrente ante a ocorrência ou previsão de afastamento de casa ou de figuras importantes de apego.
2. Preocupação persistente e excessiva acerca da possível perda ou de perigos envolvendo figuras importantes de apego, tais como doença, ferimentos, desastres ou morte.
3. Preocupação persistente e excessiva acerca de que um evento indesejado leve à separação de uma figura importante de apego (p. ex., perder-se, ser sequestrado, sofrer um acidente, ficar doente).
4. Relutância persistente ou recusa a sair, afastar-se de casa, ir para a escola, o trabalho ou a qualquer outro lugar, em virtude do medo da separação.
5. Temor persistente e excessivo ou relutância em ficar sozinho ou sem as figuras importantes de apego em casa ou em outros contextos.
6. Relutância ou recusa persistente em dormir longe de casa ou dormir sem estar próximo a uma figura importante de apego.
7. Pesadelos repetidos envolvendo o tema da separação.
8. Repetidas queixas de sintomas somáticos (p. ex., cefaleias, dores abdominais, náusea ou vômitos) quando a separação de figuras importantes de apego ocorre ou é prevista.
B. O medo, a ansiedade ou a esquiva é persistente, durando pelo menos quatro semanas em crianças e adolescentes e geralmente seis meses ou mais em adultos.
C. A perturbação causa sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, acadêmico, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
D. A perturbação não é mais bem explicada por outro transtorno mental, como a recusa em sair de casa devido à resistência excessiva à mudança no transtorno do espectro autista; delírios ou alucinações envolvendo a separação em transtornos psicóticos; recusa em sair sem um acompanhante confiável na agorafobia; preocupações com doença ou outros danos afetando pessoas significativas no transtorno de ansiedade generalizada; ou preocupações envolvendo ter uma doença no transtorno de ansiedade de doença.
Com base nisso, podemos relacionar as colunas da seguinte forma:
(1) Transtorno Borderline
(2) Transtorno de estresse pós-traumático
(3) Fobia social
( 1 ) Esforços desesperados para evitar abandono real ou imaginado; Perturbação da identidade: instabilidade acentuada e persistente da autoimagem ou da percepção de si mesmo.
( 4 ) Caracterizado(a) por ansiedade excessiva em relação ao afastamento dos pais ou seus substitutos, não adequada ao nível de desenvolvimento, que persiste por, no mínimo, quatro semanas, causando sofrimento intenso e prejuízos significativos em diferentes áreas da vida da criança ou adolescente.
( 3 ) A pessoa acometida dessa psicopatologia está sempre muito preocupada com o julgamento de terceiros em relação a seu desempenho em diferentes áreas e necessita exageradamente que lhe renove a confiança, que a tranquilize. Apresenta dificuldade para relaxar, queixas somáticas sem causa aparente e sinais de hiperatividade autonômica (ex. palidez, sudorese, taquipnéia, tensão muscular e vigilância aumentada).
( 2 ) Em consequência à exposição a um acontecimento que ameace a integridade ou a vida, nas pessoas com essa psicopatologia são observadas alterações importantes no seu comportamento, como inibição excessiva ou desinibição, agitação e reatividade emocional aumentada, hipervigilância, além de pensamentos obsessivos com conteúdo relacionado à vivência traumática (em vigília e em pesadelos durante o sono).
Portanto, a sequência ficou 1, 4, 3, 2. Encontramos a resposta na Letra A.
Também é observado comportamento de evitar estímulos associados ao evento traumático.
a) 1, 4, 3, 2
b) 1, 3, 2, 4
c) 4, 3, 2, 1
d) 4, 3, 1, 2
1616) Sobre os aspectos clínicos do Transtorno do Espectro Autista, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
- A) Apenas I, II e III estão corretas.
- B) Apenas II, III e IV estão corretas.
- C) Apenas I e IV estão corretas.
- D) Todas estão corretas.
A alternativa correta é letra D) Todas estão corretas.
Gabarito Letra D
Certo! Os critérios principais para o diagnóstico do TEA são os Déficits persistentes na comunicação social e na interação social e os Padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades.
Certo! No nível 1 de gravidade, o indivíduo exige apoio para suas atividades, no nível 2, esse apoio exigido é substancial, enquanto no nível 3 o apoio é muito substancial.
Certo! Considerando que o diagnóstico de TEA é clínico, esses são instrumentos fundamentais.
“O Critério D exige que as características devam ocasionar prejuízo clinicamente significativo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo no presente. O Critério E especifica que os déficits de comunicação social, ainda que algumas vezes acompanhados por deficiência intelectual (transtorno do desenvolvimento intelectual), não estão alinhados com o nível de desenvolvimento individual e que os prejuízos excedem as dificuldades esperadas com base no nível do desenvolvimento. Instrumentos padronizados de diagnóstico do comportamento, com boas propriedades psicométricas, incluindo entrevistas com cuidadores, questionários e medidas de observação clínica, estão disponíveis e podem aumentar a confiabilidade do diagnóstico ao longo do tempo e entre clínicos.”
Certo!
“Adolescentes e adultos com transtorno do espectro autista são propensos a ansiedade e depressão. Alguns indivíduos desenvolvem comportamento motor semelhante à catatonia (lentificação e “congelamento” em meio a ação), embora isso tipicamente não costume alcançar a magnitude de um episódio catatônico. É possível, porém, que indivíduos com transtorno do espectro autista apresentem deterioração acentuada em sintomas motores e um episódio catatônico completo com sintomas como mutismo, posturas atípicas, trejeitos faciais e flexibilidade cérea. O período de risco de catatonia comórbida parece ser maior nos anos de adolescência.”
Assim, todos os itens estão corretos.
Gabarito Letra D
Referência
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
1617) Sobre os Transtornos de Ansiedade, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
- A) Apenas I, II e III estão corretas.
- B) Apenas I, III e IV estão corretas.
- C) Apenas II e IV estão corretas.
- D) Todas estão corretas.
A alternativa correta é letra D) Todas estão corretas.
Gabarito: Letra D
Certo! Na fobia social, por exemplo, o medo é situações sociais, enquanto na agorafobia o medo é de usar transporte público; estar em espaços abertos; estar em lugares fechados; ficar em uma fila ou estar no meio de uma multidão; ou estar fora de casa sozinho em outras situações.
“Os transtornos de ansiedade diferem entre si nos tipos de objetos ou situações que induzem medo, ansiedade ou comportamento de esquiva e na ideação cognitiva associada. Assim, embora os transtornos de ansiedade tendam a ser altamente comórbidos entre si, podem ser diferenciados pelo exame detalhado dos tipos de situações que são temidos ou evitados e pelo conteúdo dos pensamentos ou crenças associados.”
Certo! Essa informação está no trecho apresentado na afirmativa anterior. É importante estar atento aos diagnósticos diferenciais dos transtornos de ansiedade.
Certo! Medo e ansiedade são reações normais e esperadas. Elas se tornam patológicas quando estão em excesso, seja de intensidade ou tempo.
“Os transtornos de ansiedade se diferenciam do medo ou da ansiedade adaptativos por serem excessivos ou persistirem além de períodos apropriados ao nível de desenvolvimento. Eles diferem do medo ou da ansiedade provisórios, com frequência induzidos por estresse, por serem persistentes (p. ex., em geral durando seis meses ou mais), embora o critério para a duração seja tido como um guia geral, com a possibilidade de algum grau de flexibilidade, sendo às vezes de duração mais curta em crianças (como no transtorno de ansiedade de separação e no mutismo seletivo). Como os indivíduos com transtornos de ansiedade em geral superestimam o perigo nas situações que temem ou evitam, a determinação primária do quanto o medo ou a ansiedade são excessivos ou fora de proporção é feita pelo clínico, levando em conta fatores contextuais culturais. Muitos dos transtornos de ansiedade se desenvolvem na infância e tendem a persistir se não forem tratados. A maioria ocorre com mais frequência em indivíduos do sexo feminino do que no masculino (proporção de aproximadamente 2:1). Cada transtorno de ansiedade é diagnosticado somente quando os sintomas não são consequência dos efeitos fisiológicos do uso de uma substância/medicamento ou de outra condição médica ou não são mais bem explicados por outro transtorno mental.”
Certo! A grande maioria dos transtornos descritos pelo DSM fazem essa exigência em seus critérios diagnósticos.
Assim, todas as afirmativas estão corretas.
Gabarito Letra D
Referência
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
1618) Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre o distúrbio do pânico e de ansiedade.
- A) F, F, V, F, F, V.
- B) V, F, F, V, V, F.
- C) V, V, F, V, V, V.
- D) F, V, V, F, F, F.
A alternativa correta é letra C) V, V, F, V, V, V.
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre o distúrbio do pânico e de ansiedade.
Essa afirmativa está de acordo com o texto do CID-10:
"F41.1 Ansiedade generalizada
Ansiedade generalizada e persistente que não ocorre exclusivamente nem mesmo de modo preferencial numa situação determinada (a ansiedade é “flutuante”). Os sintomas essenciais são variáveis, mas compreendem nervosismo persistente, tremores, tensão muscular, transpiração, sensação de vazio na cabeça, palpitações, tonturas e desconforto epigástrico. Medos de que o paciente ou um de seus próximos irá brevemente ficar doente ou sofrer um acidente são freqüentemente expressos. "
Assertiva Correta.
Essa questão utiliza o termo "distúrbio", porém o CID-10 e o DSM-V usam o termo "transtorno".
O transtorno de pânico é um transtorno de ansiedade. Portanto, tem relação com ataques de ansiedade. Veja o CID-10:
"F41.0 Transtorno de pânico [ansiedade paroxística episódica]
A característica essencial deste transtorno são os ataques recorrentes de uma ansiedade grave (ataques de pânico), que não ocorrem exclusivamente numa situação ou em circunstâncias determinadas mas de fato são imprevisíveis. Como em outros transtornos ansiosos, os sintomas essenciais comportam a ocorrência brutal de palpitação e dores torácicas, sensações de asfixia, tonturas e sentimentos de irrealidade (despersonalização ou desrrealização). Existe, além disso, freqüentemente um medo secundário de morrer, de perder o autocontrole ou de ficar louco. Não se deve fazer um diagnóstico principal de transtorno de pânico quando o sujeito apresenta um transtorno depressivo no momento da ocorrência de um ataque de pânico, uma vez que os ataques de pânico são provavelmente secundários à depressão neste caso."
Assertiva Correta.
Como vimos acima, o transtorno de pânico é imprevisível.
Assertiva Falsa.
Segundo o DSM-V:
"As características essenciais do transtorno de ansiedade generalizada são ansiedade e preocupação excessivas (expectativa apreensiva) acerca de diversos eventos ou atividades. A intensidade, duração ou frequência da ansiedade e preocupação é desproporcional à probabilidade real ou ao impacto do evento antecipado. O indivíduo tem dificuldade de controlar a preocupação e de evitar que pensamentos preocupantes interfiram na atenção às tarefas em questão."
Assertiva Correta.
A tensão e fadiga crônica tem relação com o Burnout e pode culminar em depressão.
Assertiva Correta.
A ansiedade tem relação com sintomas somáticos.
Assertiva Correta.
Portanto, a sequência ficou V V F V V V. Encontramos a resposta na Letra C.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é
a) F, F, V, F, F, V.
b) V, F, F, V, V, F.
c) V, V, F, V, V, V.
d) F, V, V, F, F, F.
1619) “Conjunto de processos psicológicos que torna o ser humano capaz de selecionar, filtrar e organizar as informações em unidades controláveis e significativas.”
- A) Atenção.
- B) Memória.
- C) Orientação.
- D) Maturidade.
- E) Personalidade.
A alternativa correta é letra A) Atenção.
Analise o excerto acima e marque a alternativa que identifica o conceito descrito.
A questão está baseada no texto do livro "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" de Dalgalarrondo. Veja:
"A atenção se refere ao conjunto de processos psicológicos que torna o ser humano capaz de selecionar, filtrar e organizar as informações em unidades controláveis e significativas. Os termos "consciência" e "atenção" estão estreitamente relacionados. A determinação do nível de consciência é essencial para a avaliação da atenção (Cohen; Salloway; Zawacki, 2006)."
(...)
"A memória é a capacidade de registrar, manter e evocar as experiências e os fatos já ocorridos."
(...)
"A capacidade de orientar-se é classificada em orientação autopsíquica e alopsíquica. A orientação autopsíquica é a orientação do indivíduo em relação a si mesmo. Revela se o sujeito sabe quem é: nome, idade, data de nascimento, profissão, estado civil, etc. Já a orientação alopsíquica diz respeito à capacidade de orientar-se em relação ao mundo, isto é, quanto ao espaço (orientação espacial) e quanto ao tempo (orientação temporal)."
(...)
"Bastos (1997b) apresenta uma definição de personalidade bastante elucidativa. Para ele, a personalidade é o conjunto integrado de traços psíquicos, consistindo no total das características individuais, em sua relação com o meio, incluindo todos os fatores físicos, biológicos, psíquicos e socioculturais de sua formação, conjugando tendências inatas e experiências adquiridas no curso de sua existência."
"Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" (Dalgalarrondo)
Com base nisso, encontramos a resposta na Letra A.
a) Atenção.
b) Memória.
c) Orientação.
d) Maturidade.
e) Personalidade.
1620) “Estado afetivo intenso, de curta duração, originado geralmente como a reação do indivíduo a certas excitações internas ou externas, conscientes ou inconscientes.”
- A) Emoção.
- B) Sentimento.
- C) Temor.
- D) Receio.
- E) Empáfia.
A alternativa correta é letra A) Emoção.
Essa questão está baseada nos seguintes trechos do livro "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" (Dalgalarrondo):
"A emoção é um estado afetivo intenso, de curta duração, originado geralmente como a reação do indivíduo a certas excitações internas ou externas, conscientes ou inconscientes."
(...)
"Os sentimentos estão comumente associados a conteúdos intelectuais, valores, representações e, em geral, não
implicam concomitantes somáticos."
(...)
"Sentimentos associados ao perigo: temor, receio, desamparo, abandono, rejeição, etc.
Sentimentos de tipo narcísico: vaidade, orgulho, arrogância, onipotência, superioridade, empáfia, prepotência, etc."
"Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" (Dalgalarrondo)
Com base nisso, encontramos a resposta na Letra A.
Analise o excerto e marque a alternativa que ele define.
a) Emoção.
b) Sentimento.
c) Temor.
d) Receio.
e) Empáfia.