Questões Sobre Psicopatologia - Psicologia - concurso
1631) Leia com atenção as afirmativas a seguir sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
- A) V – V – V – F.
- B) V – F – V – F.
- C) F – V – F – V.
- D) F – F – V – F.
- E) V – V – V – F.
A alternativa correta é letra B) V – F – V – F.
Gabarito: Letra B
(V) Estudos demonstram que a identificação precoce dos sinais e dos sintomas de risco para o desenvolvimento do TEA é fundamental, pois, quanto antes o tratamento for iniciado, melhores são os resultados em termos de desenvolvimento cognitivo, linguagem e habilidades sociais.
Verdadeiro! Veja:
“Estudos demonstram que a identificação precoce dos sinais e dos sintomas de risco para o desenvolvimento do TEA é fundamental, pois, quanto antes o tratamento for iniciado, melhores são os resultados em termos de desenvolvimento cognitivo, linguagem e habilidades sociais (Dawson et al, 2010; Howlin et al., 2009; Reichow, 1012). Embora seja comum aos pais perceber alterações no desenvolvimento de seus filhos, antes dos 24 meses, muitas vezes demoram em procurar por ajuda especializada, por isso, os profissionais da atenção básica tem um papel fundamental na identificação inicial dos sinais e sintomas de risco para o TEA (Matson, Rieske & Tureck, 2011).”
(F) Apenas um percentual muito pequeno, de 10 a 20% dos casos de TEA, também apresenta Deficiência Intelectual (DI).
Falso! É comum a comorbidade do transtorno do espectro autista e da deficiência intelectual.
(V) Apresenta déficits persistentes na linguagem impactando a sua capacidade de comunicação e interação social.
Verdadeiro! O TEA é caracterizado por déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos.
(F) Os sintomas podem ser identificados apenas mais tarde, na fase da adolescência tardia, ou mesmo do adulto.
Falso! Os sintomas devem estar presentes precocemente no período do desenvolvimento.
Assim, a sequência correta é V F V F
Gabarito Letra B
Referência
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
1632) Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando cada tipo de alteração do pensamento a seu respectivo conceito (DALGALARRONDO, 2018).
- A) 1 – 4 – 2 – 3.
- B) 2 – 3 – 4 – 1.
- C) 3 – 2 – 1 – 4.
- D) 4 – 1 – 3 – 2.
A alternativa correta é letra B) 2 – 3 – 4 – 1.
Gabarito: Letra B
(2) Tipo de pensamento no qual não ocorre a distinção entre a dimensão abstrata, simbólica e a dimensão concreta, imediata, dos fatos.
Esse é o pensamento concreto:
“Pensamento concreto ou concretismo: Trata-se de um tipo de pensamento no qual não ocorre a distinção entre dimensão abstrata e simbólica e dimensão concreta e imediata dos fatos. O indivíduo não consegue entender ou utilizar metáforas, o pensamento é muito aderido ao nível sensorial da experiência. Faltam, ao pensamento concreto, aspectos do desenvolvimento do pensamento, como a ironia, o subentendido, o duplo sentido, bem como categorias abstratas de modo geral. Tanto os indivíduos com deficiência mental (principalmente) como os pacientes dementados e esquizofrênicos graves podem apresentar concretismo.”
(3) Pressupõe que a uma relação puramente subjetiva de ideias corresponda uma associação objetiva de fatos.
Esse é o pensamento mágico.
“Pensamento mágico: É o tipo de pensamento que fere frontalmente os princípios da lógica formal, bem como os indicativos e imperativos da realidade. O pensamento mágico segue os desígnios dos desejos, das fantasias e dos temores, conscientes ou inconscientes, do sujeito, adequando a realidade ao pensamento, e não o contrário. (...) O pensamento mágico pressupõe que a uma relação puramente subjetiva de idéias corresponda uma associação objetiva de fatos. As associações fortuitas, ocasionais, entre idéias seriam equivalentes a relações realmente causais entre os fenômenos (Montero, 1990). O pensamento mágico seria mais comum entre as crianças (embora nelas, de modo geral, predomine uma visão realista).”
(4) Tende a apresentar raciocínio concreto; os conceitos são escassos e utilizados em sentido mais literal que abstrato ou metafórico.
Esse é o pensamento deficitário:
“Pensamento deficitário (ou oligofrênico): É um pensamento de estrutura pobre e rudimentar. O indivíduo tende ao raciocínio concreto; os conceitos são escassos e utilizados em sentido mais literal que abstrato ou metafórico. A abstração apenas ocorre com dificuldade, sem consistência ou grande alcance. Não há falta, porém, da generalização e da utilização da memória, sempre vinculadas às necessidades mais imediatas do sujeito. Há pouca flexibilidade na aplicação de regras e conceitos aprendidos. Não há distinção pormenorizada e precisa de categorias como essencial e supérfluo; necessário ou acidental; causa e efeito; o todo e as partes; o real e o imaginário; o concreto e o simbólico”
(1) Tipo de pensamento que se opõe marcadamente ao pensamento crítico e realista, o qual se submete à lógica e à realidade.
Esse é o pensamento dereístico:
“O pensamento dito dereístico, algo semelhante ao pensamento mágico, é um tipo de pensamento que se opõe marcadamente ao pensamento realista, o qual se submete à lógica e à realidade. Aqui, o pensamento só obedece à lógica e à realidade naquilo que interessa ao desejo do indivíduo, distorcendo a realidade para que esta se adapte aos seus anseios. No pensamento dereístico, o pensar volta-se muito mais ao mundo interno do sujeito, suas fantasias e seus sonhos, manifestando-se como um devaneio, no qual tudo é possível e favorável ao indivíduo”
Assim, a sequência correta é 2 – 3 – 4 – 1.
Gabarito Letra B
Referência
Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais – 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
1633) Segundo o IBGE (2010), 1,4% da população tem algum tipo de deficiência mental. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando possíveis causas de deficiência mental às suas respectivas descrições (APA, 2014).
- A) 2 – 1 – 3.
- B) 1 – 2 – 3.
- C) 3 – 1 – 2.
- D) 2 – 3 – 1.
A alternativa correta é letra D) 2 – 3 – 1.
Gabarito: Letra D
(2) Incluem transtornos que compartilham características de medo e ansiedade excessivos e perturbações comportamentais relacionados.
Esses são os transtornos de ansiedade:
“Os transtornos de ansiedade incluem transtornos que compartilham características de medo e ansiedade excessivos e perturbações comportamentais relacionados. Medo é a resposta emocional a ameaça iminente real ou percebida, enquanto ansiedade é a antecipação de ameaça futura. Obviamente, esses dois estados se sobrepõem, mas também se diferenciam, com o medo sendo com mais frequência associado a períodos de excitabilidade autonômica aumentada, necessária para luta ou fuga, pensamentos de perigo imediato e comportamentos de fuga, e a ansiedade sendo mais frequentemente associada a tensão muscular e vigilância em preparação para perigo futuro e comportamentos de cautela ou esquiva. Às vezes, o nível de medo ou ansiedade é reduzido por comportamentos constantes de esquiva. Os ataques de pânico se destacam dentro dos transtornos de ansiedade como um tipo particular de resposta ao medo. Não estão limitados aos transtornos de ansiedade e também podem ser vistos em outros transtornos mentais.”
(3) São caracterizados por perturbação e/ou descontinuidade da integração normal de consciência, memória, identidade, emoção, percepção, representação corporal, controle motor e comportamento.
Esses são os transtornos dissociativos:
“Os transtornos dissociativos são caracterizados por perturbação e/ou descontinuidade da integração normal de consciência, memória, identidade, emoção, percepção, representação corporal, controle motor e comportamento. Os sintomas dissociativos podem potencialmente perturbar todas as áreas do funcionamento psicológico. Este capítulo inclui transtorno dissociativo de identidade, amnésia dissociativa, transtorno de despersonalização/desrealização, outro transtorno dissociativo especificado e transtorno dissociativo não especificado. “
(1) A característica comum desses transtornos é a presença de humor triste, vazio ou irritável, acompanhado de alterações somáticas e cognitivas que afetam significativamente a capacidade de funcionamento do indivíduo. O que difere entre eles são os aspectos de duração, momento ou etiologia presumida.
Esse são os transtornos depressivos.
“Os transtornos depressivos incluem transtorno disruptivo da desregulação do humor, transtorno depressivo maior (incluindo episódio depressivo maior), transtorno depressivo persistente (distimia), transtorno disfórico pré-menstrual, transtorno depressivo induzido por substância/medicamento, transtorno depressivo devido a outra condição médica, outro transtorno depressivo especificado e transtorno depressivo não especificado. Diferentemente do DSM-IV, este capítulo “Transtornos Depressivos” foi separado do capítulo anterior “Transtornos Bipolares e Transtornos Relacionados”. A característica comum desses transtornos é a presença de humor triste, vazio ou irritável, acompanhado de alterações somáticas e cognitivas que afetam significativamente a capacidade de funcionamento do indivíduo. O que difere entre eles são os aspectos de duração, momento ou etiologia presumida.”
Assim, a sequência correta é 2 – 3 – 1.
Gabarito Letra D
Referência
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
1634) Em relação ao episódio depressivo na criança e ou adolescente (APA, 2014), analise as assertivas abaixo:
- A) Apenas I e II.
- B) Apenas I e III.
- C) Apenas II e IV.
- D) Apenas III e IV.
A alternativa correta é letra B) Apenas I e III.
Gabarito: Letra B
Certo! Veja:
“A. Humor deprimido na maior parte do dia, na maioria dos dias, indicado por relato subjetivo ou por observação feita por outras pessoas, pelo período mínimo de dois anos. Nota: Em crianças e adolescentes, o humor pode ser irritável, com duração mínima de um ano.”
Errado. Esses são fatores de risco, e não de risco baixo.
“Ambientais. Experiências adversas na infância, particularmente quando existem múltiplas experiências de tipos diversos, constituem um conjunto de fatores de risco potenciais para transtorno depressivo maior. Eventos estressantes na vida são bem reconhecidos como precipitantes de episódios depressivos maiores, porém a presença ou ausência de eventos adversos na vida próximos ao início dos episódios não parece oferecer um guia útil para prognóstico ou seleção do tratamento.”
Certo! Veja:
“A perda de interesse ou prazer quase sempre está presente, pelo menos em algum grau. Os indivíduos podem relatar menor interesse por passatempos, “não se importar mais” ou falta de prazer com qualquer atividade anteriormente considerada prazerosa (Critério A2). Os membros da família com frequência percebem retraimento social ou negligência de atividades prazerosas (p. ex., um indivíduo que antes era um ávido golfista deixa de jogar, uma criança que gostava de futebol encontra desculpas para não praticá-lo). Em alguns indivíduos, há redução significativa nos níveis anteriores de interesse ou desejo sexual.”
Errado. Essa concentração pobre pode ser reflexo da depressão.
“Muitos indivíduos relatam prejuízo na capacidade de pensar, concentrar-se ou tomar decisões (Critério A8). Essas pessoas podem mostrar-se facilmente distraídas ou queixar-se de dificuldades de memória. Os indivíduos com atividades acadêmicas ou profissionais com frequência são incapazes de funcionar de forma adequada. Em crianças, uma queda abrupta no rendimento escolar pode refletir uma concentração pobre. Em indivíduos idosos, as dificuldades de memória podem ser a queixa principal e ser confundidas com os sinais iniciais de uma demência (“pseudodemência”). Quando o episódio depressivo maior é tratado com sucesso, os problemas de memória frequentemente apresentam recuperação completa. Em alguns indivíduos, entretanto, em particular pessoas idosas, um episódio depressivo maior pode, às vezes, ser a apresentação inicial de uma demência irreversível.”
Assim, apenas I e III estão corretas.
Gabarito Letra B
Referência
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
1635) Associe a Coluna 1 à Coluna 2, identificando alguns dos sintomas de transtornos de aprendizagem de crianças, relacionados à dislexia, dislalia, discalculia e hiperatividade.
- A) 1 – 2 – 3 – 4.
- B) 2 – 1 – 4 – 3.
- C) 3 – 4 – 1 – 2.
- D) 4 – 3 – 2 – 1.
A alternativa correta é letra C) 3 – 4 – 1 – 2.
Gabarito: Letra C
(3) Repetição, como um eco, da fala do interlocutor tanto nas palavras que lhes são dirigidas quanto partes de uma frase que escuta ao acaso.
A afirmativa já se entrega: a repetição como um eco é a ecolalia:
“Ecolalia É a repetição da última ou das últimas palavras que o entrevistador (ou alguém no ambiente) falou ou dirigiu ao paciente, uma repetição em eco da fala. É um fenômeno automático, involuntário, realizado sem planejamento ou controle. Ao ser questionado “Qual é seu nome?”, o paciente fala “Nome, nome, nome”; “Qual é sua idade?”, ele diz “Idade, idade, idade”. A ecolalia pode ser imediata (logo ao ouvir uma palavra ou frase) ou tardia (delayed echolalia), quando ocorre minutos, às vezes horas, depois de ouvida a palavra ou frase.”
(4) Caracteriza-se pela desatenção extrema, desorganização, comportamento impulsivo e inquietude.
Desatenção, desorganização e impulsividade são características do Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. Aqui nos itens aparece apenas como hiperatividade.
(1) Distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração, com problemas para memorizar palavras, regras ortográficas e conceitos.
Essa é uma interpretação ampla da dislexia.
“O termo dislexia é utilizado com definições mais ou menos amplas. Em sentido mais estrito, o termo “dislexia” designa disfunção no aprendizado da leitura, havendo dificuldades em graus variáveis em identificar a correspondência entre os símbolos da escrita e os fonemas, assim como em transformar signos escritos em signos verbais. No Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5), o termo “dislexia” está incluído nos transtornos específicos da aprendizagem, que englobam transtornos na aprendizagem da leitura e da escrita e em habilidades matemáticas. Cabe acentuar que o termo dislexia é mais utilizado para designar dificuldades de linguagem em que há trocas de fonemas, tanto na fala como na leitura e na escrita. Pode haver, nessa condição, dificuldades mais acentuadas na leitura, na aprendizagem da escrita ou, ainda, na capacidade de soletrar.”
(2) Consiste na má pronúncia das palavras, seja omitindo ou acrescentando fonemas, trocando um fonema por outro ou ainda os distorcendo. Costuma pronunciar algumas palavras de forma errada.
Essa é a dislalia.
“Relativamente comum em crianças, a dislalia é a alteração da fala (speech disorder) que resulta da deformação, da omissão ou da substituição de fonemas, não havendo alterações neurológicas identificáveis nos movimentos dos músculos que participam da articulação e da emissão das palavras (Haerer, 1992). Geralmente, para determinados fonemas, há alterações, omissões ou subtrações.”
Assim, a sequência correta é 3 – 4 – 1 – 2.
Nosso gabarito é Letra D
Referência
Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais – 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.
1636) Alcides, com 35 anos de idade, apresenta quadro de ataxia, disartria, hiperacusia, nistagmo e taquicardia após uso de determinada substância.
- A) cannabis.
- B) fenciclidina.
- C) cafeína.
- D) inalante.
- E) opioide.
A alternativa correta é letra B) fenciclidina.
Gabarito: Letra B
De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-V), o quadro de Alcides é característico de intoxicação por
a) cannabis.
Errado. Os sintomas de intoxicação por cannabis são conjuntivas hiperemiadas, apetite aumentado, boca seca. e taquicardia.
b) fenciclidina.
Certo! O quadro de Alcides é compatível com o diagnóstico de intoxicação por fenciclidina.
“A. Uso recente de fenciclidina (ou substância farmacologicamente semelhante).
B. Alterações comportamentais clinicamente significativas e problemáticas (p. ex., beligerância, agressividade, impulsividade, imprevisibilidade, agitação psicomotora, julgamento prejudicado) desenvolvidas durante ou logo após o uso de fenciclidina.
C. No prazo de 1 hora, dois (ou mais) dos seguintes sinais ou sintomas: Nota: Quando a droga for fumada, cheirada ou usada na forma intravenosa, o início pode ser bem mais rápido.
1. Nistagmo vertical ou horizontal.
2. Hipertensão ou taquicardia.
3. Torpor ou resposta diminuída à dor.
4. Ataxia.
5. Disartria.
6. Rigidez muscular.
7. Convulsões ou coma.
8. Hiperacusia.”
c) cafeína.
Errado. A intoxicação por cafeína envolve nervosismo, excitação, insônia, rubor facial, diurese, perturbação gastrintestinal, abalos musculares, fluxo errático do pensamento e do discurso, taquicardia ou arritmia cardíaca, períodos de energia inesgotável, e agitação psicomotora.
d) inalante.
Errado. Aqui, os sintomas são:
1. Tontura. 2. Nistagmo. 3. Incoordenação. 4. Fala arrastada. 5. Instabilidade de marcha. 6. Letargia. 7. Reflexos deprimidos. 8. Retardo psicomotor. 9. Tremor. 10. Fraqueza muscular generalizada. 11. Visão borrada ou diplopia. 12. Estupor ou coma. 13. Euforia.
e) opioide.
Errado. Para esse diagnóstico, é preciso haver miose ou midríase e torpor ou coma, fala arrastada, e prejuízo na atenção ou na memória.
Nosso gabarito é Letra B
Referência
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
1637) Com base no DSM – 5, sobre o Transtorno do Jogo pela Internet e suas características, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
- A) V – F – V – V.
- B) V – V – V – V.
- C) F – V – F – V.
- D) V – F – V – F.
A alternativa correta é letra B) V – V – V – V.
Gabarito: Letra B
(V) É um padrão de jogo excessivo e prolongado que resulta em um grupo de sintomas cognitivos e comportamentais, incluindo a progressiva perda de controle sobre o jogo, tolerância e abstinência, análogos aos sintomas dos transtornos por uso de substâncias.
Verdadeiro! Afirmativa traz redação idêntica a do manual:
“O transtorno do jogo pela internet é um padrão de jogo pela internet excessivo e prolongado que resulta em um grupo de sintomas cognitivos e comportamentais, incluindo a progressiva perda de controle sobre o jogo, tolerância e sintomas de abstinência, análogos aos sintomas dos transtornos por uso de substâncias.”
(V) Uso excessivo continuado de jogos apesar do indivíduo ter conhecimento dos problemas psicossociais gerados.
Verdadeiro! Esse é um sintoma característico do transtorno:
Uso persistente e recorrente da internet para envolver-se em jogos, frequentemente com outros jogadores, levando a prejuízo clinicamente significativo ou sofrimento conforme indicado por cinco (ou mais) dos seguintes sintomas em um período de 12 meses:
1. Preocupação com jogos pela internet. (O indivíduo pensa na partida anterior do jogo ou antecipa a próxima partida; o jogo pela internet torna-se a atividade dominante na vida diária.) Nota: Este transtorno é distinto dos jogos de azar pela internet, que estão inclusos no transtorno de jogo.
2. Sintomas de abstinência quando os jogos pela internet são retirados. (Esses sintomas são tipicamente descritos como irritabilidade, ansiedade ou tristeza, mas não há sinais físicos de abstinência farmacológica.)
3. Tolerância – a necessidade de passar quantidades crescentes de tempo envolvido nos jogos pela internet.
4. Tentativas fracassadas de controlar a participação nos jogos pela internet.
5. Perda de interesse por passatempos e divertimentos anteriores em consequência dos, e com a exceção dos, jogos pela internet.
6. Uso excessivo continuado de jogos pela internet apesar do conhecimento dos problemas psicossociais.
7. Enganou membros da família, terapeutas ou outros em relação à quantidade do jogo pela internet.
8. Uso de jogos pela internet para evitar ou aliviar um humor negativo (p. ex., sentimentos de desamparo, culpa, ansiedade).
9. Colocou em risco ou perdeu um relacionamento, emprego ou oportunidade educacional ou de carreira significativa devido à participação em jogos pela internet.”
(V) Atitude como enganar membros da família, terapeuta ou outros em relação à quantidade dos jogos faz parte do critério diagnóstico.
Verdadeiro! Vimos essa informação no item 7 dos critérios diagnósticos.
(V) Indivíduos com o transtorno, continuam a se envolver em atividades de jogo apesar de colocar em risco ou perder um relacionamento, emprego, oportunidade educacional ou de carreira significativa.
Verdadeiro!
“Como ocorre com os transtornos relacionados a substâncias, indivíduos com transtorno do jogo pela internet continuam a se sentar diante de um computador e a se envolver em atividades de jogo apesar da negligência a outras atividades. Eles geralmente dedicam 8 a 10 horas ou mais por dia a essa atividade e ao menos 30 horas por semana. Caso sejam impedidos de usar um computador e retornar ao jogo, eles se tornam agitados e revoltados. Frequentemente permanecem longos períodos sem se alimentar ou dormir. Obrigações normais, como escola ou trabalho, ou obrigações familiares são negligenciadas”
Assim, a sequência correta é V V V V
Nosso gabarito é Letra B.
Referência
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
1638) Sobre a Ansiedade, complete as lacunas e assinale a alternativa na sequência correta.
- A) taquicardia / sudorese / manifestações psíquicas
- B) inquietação interna / tensão muscular / sintomas físicos
- C) irritabilidade / insônia / manifestações psíquicas
- D) insegurança / tonturas / sintomas físicos
A alternativa correta é letra C) irritabilidade / insônia / manifestações psíquicas
Gabarito: Letra C
A ansiedade é definida como um estado de humor desconfortável, sendo que a __________________ e a __________________ são vistas como __________________, entre outros sintomas.
a) taquicardia / sudorese / manifestações psíquicas
Errado. Taquicardia e sudorese são sintomas físicos.
b) inquietação interna / tensão muscular / sintomas físicos
Errado. Inquietação interna é uma manifestação psíquica.
c) irritabilidade / insônia / manifestações psíquicas
Certo! Outras manifestações psíquicas são: insegurança, desconforto mental, dificuldade para se concentrar.
d) insegurança / tonturas / sintomas físicos
Errado. Como vimos, insegurança é uma manifestação psíquica.
Nosso gabarito é Letra C
1639) Os transtornos mentais relacionados à gestação e parto podem ser classificados em:
- A) Apenas o item I está correto.
- B) Apenas os itens I e II estão corretos.
- C) Apenas os itens I e III estão corretos.
- D) Apenas os itens II e III estão corretos.
- E) Todos os itens estão corretos.
A alternativa correta é letra A) Apenas o item I está correto.
GABARITO DA BANCA : LETRA A
GABARITO PROPOSTO: PASSÍVEL DE ANULAÇÃO
Vamos a análise dos itens com base no “Protocolo Municipal de Atenção ao Pré-Natal e Puerpério: Nascer Colombo” (2012).
CORRETA. Conforme o protocolo supracitado “o baby blues é a alteração emocional mais freqüente, acometendo de 50 a 70% das puérperas. É definido como estado depressivo mais brando, transitório, que aparece em geral no terceiro dia do pós-parto e tem duração aproximada de duas semanas. Caracteriza-se por fragilidade, hiperemotividade, alterações de humor, falta de confiança em si própria, sentimentos de incapacidade. A equipe deve fornecer apoio à mulher e monitorar a evolução do quadro.
INCORRETA (?). Segundo o Protocolo “Nascer Colombo” (2012, p. 44):
“Depressão pós-parto: menos freqüente, manifestando-se em 10 a 15% das puérperas. Os sintomas associados incluem perturbação do apetite, do sono, decréscimo de energia, sentimentode desvalia ou culpa excessiva, pensamentos recorrentes de morte e ideação suicida, sentimento de inadequação e rejeição ao bebê, humor deprimido, redução da autoconfiança e auto-estima, pessimismo, ansiedade e choro fácil, necessitando de abordagem multiprofissional e interconsulta com psiquiatra e/ou psicólogo;”
INCORRETA (?). Conforme o Protocolo “Nascer Colombo” (2012, p. 44):
“Psicose puerperal: manifestação mais rara, ocorre entre 1,1 e 4 puérperas para cada 1.000 nascimentos. O início é abrupto e os sintomas surgem até 2 ou 3 semanas pós-parto, ou seja, quando a puérpera já se encontra fora da maternidade. Os sintomas incluem quadro alucinatório delirante, grave e agudo; delírios que envolvem seus filhos; estado confusional e comportamento desorganizado. Há risco para a própria mulher e para o bebê, e é necessário que se proceda o encaminhamento para especialista em saúde mental.”
2) Análise das alternativas
A parti da análise das proposições apresentadas, acompanhe os seguintes destaques:
- A banca apresentou como GABARITO a LETRA “A” onde se afirma que “Apenas o item I está correto”, no entanto, com base no comparativo das assertivas com o documento supracitado, compreende-se que as únicas incompatibilidades entre ITENS e LITERATURA foram as NOMENCLATURAS apresentadas; no caso “Depressão puerperal” X “Depressão pós-parto”, bem como “Psicose pós-parto” X “Psicose puerperal”
- Complementando o assunto, há autores que compreendem os termos “pós-parto” e “puerperal” como sinônimos, como por exemplo, Bordignon & Cols. (2011), confira:
“A fase do puerpério é conhecida como uma fase de profundas alterações no âmbito social, psicológico e físico da mulher. Sendo assim, esta fica mais vulnerável a transtornos psiquiátricos como a depressão pós-parto. A depressão pós-parto, também conhecida como depressão puerperal”
- Concluindo a análise, reitera-se que a banca manteve o GABARITO na alternativa “A”, entretanto, compreende-se, que a questão, talvez, poderia ser passível de ANULAÇÃO.
_______________
Fonte consultada:
BRASIL. (2012). Protocolo Municipal de Atenção ao Pré-Natal e Puerpério: Nascer Colombo. Disponível em https://bit.ly/3ApI1co
BORDIGNON, J. S. ; DALLASTA, L. ; FERREIRA, E. M. ; WEILLER, T.H . Depressão Puerperal: Definição, Sintomas e a importância do enfermeiro no Diagnóstico Precoce. Revista On line Contexto e Saúde da UNIJUI , v. 10, p. 875-880, 2011.
1640) Com base na obra de Paulo Dalgalarrondo, Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais, considerando as características dos atos e rituais compulsivos, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
- A) Apenas I, II e III estão corretas.
- B) Apenas I, II e IV estão corretas.
- C) Apenas III e IV estão corretas.
- D) Todas estão corretas.
A alternativa correta é letra A) Apenas I, II e III estão corretas.
Gabarito: Letra A
Os atos e os rituais compulsivos apresentam as seguintes características:
- Há a vivência frequente de desconforto subjetivo por parte do indivíduo que realiza o ato compulsivo.
- São egodistônicos, isto é, experienciados como indesejáveis, contrários aos valores morais e anseios do paciente.
- Há a tentativa de resistir (ou pelo menos adiar) à realização do ato compulsivo; há luta entre a compulsão e a vontade do indivíduo (no ato impulsivo não há essa luta).
- Há a sensação de alívio ao realizar o ato compulsivo, alívio que logo é substituído pelo retorno do desconforto subjetivo e pela urgência em realizálo novamente.
- Os atos ocorrem frequentemente associados a ideias obsessivas muito desagradáveis, representando, muitas vezes, tentativas de neutralizar tais pensamentos. O indivíduo tem um pensamento obsessivo desagradável, como a ideia de que é impuro ou está contaminado; sente, então, a necessidade de lavar-se compulsivamente, e isso alivia de forma transitória os pensamentos de ser contaminado. Logo após o alívio, os pensamentos obsessivos retornam à consciência do paciente, e ele se sente novamente forçado a realizar o ato compulsivo neutralizador.
Certo!
Certo!
Certo!
Errado. Essa é uma característica dos atos impulsivos.
Assim, I, II e III estão corretos
Nosso gabarito é Letra A
Referência
Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais – 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.