Questões Sobre Psicopatologia - Psicologia - concurso
1651) Maria foi atendida em uma emergência em trabalho de parto e aparentemente alcoolizada. Ela admitiu ser usuária habitual de cachaça e não ter endereço fixo. Maria deixou o hospital antes da alta médica sem levar o bebê, que, após os procedimentos de praxe, foi disponibilizado para adoção. Os futuros adotantes do bebê precisam estar cientes dos riscos de desenvolvimento do Transtorno Neurocomportamental Associado à Exposição Pré-natal ao Álcool, que pode se manifestar, segundo o DSM-5, por:
- A) somente no item I;
- B) somente nos itens I e II;
- C) somente nos itens I e III;
- D) somente nos itens II e III;
- E) nos itens I, II e III.
A alternativa correta é letra E) nos itens I, II e III.
Gabarito: Letra E
Os futuros adotantes do bebê precisam estar cientes dos riscos de desenvolvimento do Transtorno Neurocomportamental Associado à Exposição Pré-natal ao Álcool, que pode se manifestar, segundo o DSM-5, por:
Vamos, primeiro, relembrar todas as características desse transtorno no DSM:
“A. Exposição mais do que mínima ao álcool durante a gestação, incluindo exposição anterior ao reconhecimento da gravidez.
A confirmação da exposição gestacional ao álcool pode ser obtida pelo autorrelato materno de uso da substância na gravidez, por registros médicos ou outros ou pela observação clínica.
B. Funcionamento neurocognitivo prejudicado, conforme manifestado por um ou mais dos seguintes:
1. Prejuízo no desempenho intelectual global
2. Prejuízo na função executiva
3. Prejuízo no aprendizado
4. Prejuízo na memória.
5. Prejuízo no raciocínio visuoespacial
C. AutorreguIação prejudicada, manifestada por um ou mais dos seguintes:
1. Prejuízo na regulação do humor ou comportamento (p. ex., labilidade do humor; afeto negativo ou irritabilidade; explosões comportamentais freqüentes).
2. Déficit de atenção (p. ex., dificuldade para direcionar a atenção; dificuldade em manter o esforço mental).
3. Prejuízo no controle de impulsos (p. ex., dificuldade de esperar a sua vez; dificuldade de seguir regras).
D. Prejuízo no funcionamento adaptativo, manifestado por dois ou mais dos seguintes, um dos quais deve ser (1) ou (2):
1. Déficit na comunicação (p. ex., atraso na aquisição da linguagem; dificuldade de compreensão da linguagem falada).
2. Prejuízo na comunicação e interação sociais
3. Prejuízo nas habilidades de vida diária
4. Prejuízo nas habilidades motoras
E. O início do transtorno (sintomas dos Critérios B, C e D) ocorre na infância.
F. A perturbação causa sofrimento clinicamente significativo e prejuízo no funcionamento social, acadêmico, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
G. O transtorno não é mais bem explicado pelos efeitos fisiológicos diretos associados ao uso pós- -natal de uma substância, por uma condição médica, por outro teratógeno conhecido, por uma condição genética ou por negligência ambiental.”
I. atraso na aquisição da linguagem e no desenvolvimento motor;
Certo! Esse é um exemplo de déficit na comunicação, característico do transtorno.
II. dificuldades de aprendizado na idade escolar;
Certo! Há prejuízo no aprendizado nesse transtorno.
III. prejuízos no controle dos impulsos.
Certo! O Prejuízo na regulação do humor ou comportamento é uma categoria de sintomas do transtorno Neurocomportamental Associado à Exposição Pré-natal ao Álcool.
Assim, I, II e III estão corretas
Nosso gabarito é Letra E.
Referência
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2014
1652) Sobre os Transtornos do Neurodesenvolvimento, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
- A) Apenas I, II e III estão corretas.
- B) Apenas I, II e IV estão corretas.
- C) Apenas III e IV estão corretas.
- D) Todas estão corretas.
A alternativa correta é letra D) Todas estão corretas.
Gabarito: Letra D
I. São um grupo de condições com início no período do desenvolvimento que geralmente se manifestam cedo, antes da criança ingressar na escola, sendo caracterizados por déficit que acarretam prejuízos no funcionamento pessoal, social, acadêmico ou profissional.
Certo! Veja:
“Os transtornos do neurodesenvolvimento são um grupo de condições com início no período do desenvolvimento. Os transtornos tipicamente se manifestam cedo no desenvolvimento, em geral antes de a criança ingressar na escola, sendo caracterizados por déficits no desenvolvimento que acarretam prejuízos no funcionamento pessoal, social, acadêmico ou profissional. Os déficits de desenvolvimento variam desde limitações muito específicas na aprendizagem ou no controle de funções executivas até prejuízos globais em habilidades sociais ou inteligência. É frequente a ocorrência de mais de um transtorno do neurodesenvolvimento; por exemplo, indivíduos com transtorno do espectro autista frequentemente apresentam deficiência intelectual (transtorno do desenvolvimento intelectual), e muitas crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) apresentam também um transtorno específico da aprendizagem. No caso de alguns transtornos, a apresentação clínica inclui sintomas tanto de excesso quanto de déficits e atrasos em atingir os marcos esperados. Por exemplo, o transtorno do espectro autista somente é diagnosticado quando os déficits característicos de comunicação social são acompanhados por comportamentos excessivamente repetitivos, interesses restritos e insistência nas mesmas coisas.”
II. A deficiência intelectual é um transtorno com início no período do desenvolvimento e inclui déficits funcionais, tanto intelectuais quanto adaptativos, nos domínios conceitual, social e prático. Quanto a gravidade pode ser classificada como leve, moderada, grave e profunda.
Certo! Veja:
“Deficiência intelectual (transtorno do desenvolvimento intelectual) é um transtorno com início no período do desenvolvimento que inclui déficits funcionais, tanto intelectuais quanto adaptativos, nos domínios conceitual, social e prático. Os três critérios a seguir devem ser preenchidos:
A. Déficits em funções intelectuais como raciocínio, solução de problemas, planejamento, pensamento abstrato, juízo, aprendizagem acadêmica e aprendizagem pela experiência confirmados tanto pela avaliação clínica quanto por testes de inteligência padronizados e individualizados.
B. Déficits em funções adaptativas que resultam em fracasso para atingir padrões de desenvolvimento e socioculturais em relação a independência pessoal e responsabilidade social. Sem apoio continuado, os déficits de adaptação limitam o funcionamento em uma ou mais atividades diárias, como comunicação, participação social e vida independente, e em múltiplos ambientes, como em casa, na escola, no local de trabalho e na comunidade.
Especificar a gravidade atual: 317 (F70) Leve 318.0 (F71) Moderada 318.1 (F72) Grave 318.2 (F73) Profunda”
III. Os transtornos da linguagem são altamente herdáveis, e membros da família tem maior propensão a apresentar a história de prejuízo na linguagem.
Certo! O DSM traz essa informação nos “fatores de risco e prognóstico”:
“Fatores de Risco e Prognóstico
Crianças com prejuízos na linguagem receptiva têm pior prognóstico que aquelas em que predominam prejuízos expressivos. São mais resistentes ao tratamento, e dificuldades de compreensão da leitura são frequentemente observadas.
Genéticos e fisiológicos. Os transtornos da linguagem são altamente herdáveis, e membros da família têm maior propensão a apresentar história de prejuízo na linguagem.”
IV. O TDAH não é diagnosticado se os sintomas de desatenção e hiperatividade ocorrem exclusivamente durante o curso de um transtorno psicótico.
Certo! O critério E do DSM para transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é justamente essa condição de os sintomas não ocorrerem exclusivamente durante o curso da esquizofrenia ou outro transtorno psicótico.
“E. Os sintomas não ocorrem exclusivamente durante o curso de esquizofrenia ou outro transtorno psicótico e não são mais bem explicados por outro transtorno mental (p. ex., transtorno do humor, transtorno de ansiedade, transtorno dissociativo, transtorno da personalidade, intoxicação ou abstinência de substância).”
Assim, todas estão corretas.
Nosso gabarito é Letra D.
Fonte: AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-V). Arlington, VA: American Psychiatric Association, 2013.
1653) Quanto ao Transtorno da Personalidade Borderline, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
- A) V – V – F – F.
- B) F – V – V – V.
- C) F – F – F – V.
- D) V – V – V – V.
A alternativa correta é letra B) F – V – V – V.
As proposições trazidas por esta questão têm por base as contribuições de Louzã Neto et al. (2011). Tendo por fundamento a literatura destacada, vamos à análise dos itens apresentados.
( ) Encontra-se traços de associabilidade e falta de engajamento em relações interpessoais, não tem amigos íntimos ou confidentes, embora não necessariamente apresente alterações cognitivas ou de percepção.
FALSO. Retificando o que traz a afirmativa, Louzã Neto et al. (2011, p. 127) destaca:
“No transtorno da personalidade esquizoide encontramos mais traços de associalidade e falta de engajamento em relações interpessoais. O indivíduo esquizoide, assim como o esquizotípico, não tem amigos íntimos ou confidentes, embora não necessariamente apresente alterações cognitivas ou de percepção.”
VERDADEIRO. Conforme Louzã Neto et al. (2011, p. 113):
“O TPB é visto com frequência como o mais grave ou o mais problemático dos TPs sob o ponto de vista clínico, provavelmente ao lado do antissocial. Os critérios diagnósticos do DSM -IV -TR fazem referência a um padrão invasivo de instabilidade nos relacionamentos interpessoais, na autoimagem e nos afetos, com acentuada impulsividade.”
VERDADEIRO. De acordo com Louzã Neto et al. (2011, p. 115):
“Indivíduos com TPB podem desenvolver sintomas psicóticos transitórios, como alucinações e ideias de referência, durante períodos de estresse. O exame cuidadoso para o controverso diagnóstico de TPB em um centro de tratamento de saúde mental e transtornos da alimentação norte-americano incluiu seis anos de acompanhamento da evolução clínica.”
( ) Existe uma correlação importante entre o transtorno e traumas infantis repetidos, incluindo abuso sexual, abuso físico, abuso emocional, negligência e violência doméstica grave.
VERDADEIRO. Conforme Louzã Neto et al. (2011, p. 115):
“Existem evidências de uma correlação importante entre o TPB e traumas infantis repetidos, incluindo abuso sexual (principalmente incestuoso), abuso físico e violência doméstica grave”
Considerando a análise das proposições apresentadas, ratifica-se queque a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é “F – V – V – V”, portanto, LETRA “B”.
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Fonte consultada:
LOUZÃ NETO, Mario Rodrigues; et al. Transtornos de personalidade [recurso eletronico]. Porto Alegre: Artmed, 2011.
1654) Sobre os Transtornos da Ansiedade, relacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
- A) A – B – C – D.
- B) D – C – A – B.
- C) B – C – D – A.
- D) C – D – A – B.
A alternativa correta é letra B) D – C – A – B.
Considerando os transtornos mencionados, acompanhe a seguir a análise das proposições apresentadas:
( D ) Situação em que o paciente foi exposto como vítima ou testemunha, a ameaça real de morte ou de ferimentos graves que desencadeou medo intenso, sensação de desamparo ou horror.
CORRETA. Segundo Figueira & Mendlowicz (2003, p.1) no artigo “Diagnosis of the posttraumatic stress disorder”, para que uma pessoa seja diagnosticada com TEPT, é necessário que ela tenha sido exposta a um evento traumático satisfazendo dois critérios:
“A pessoa vivenciou, testemunhou ou foi confrontada com um ou mais eventos que envolveram ameaça de morte ou de grave ferimento físico, ou ameaça a sua integridade física ou a de outros; 2. A pessoa reagiu com intenso medo, impotência ou horror”
( C ) Temor em ser avaliado de forma negativa por outras pessoas que estariam observando o indivíduo que, por isso, sentiria medo de ter desempenho inadequado nessas situações.
CORRETA. Sobre a “Fobia social”, segundo Louzã Neto & Cols. (2011, p. 181):
“A característica central da fobia social é o temor de ser avaliado de forma negativa por outras pessoas que estariam observando o indivíduo, que, por isso, sentiria medo de ter desempenho inadequado nessas situações. Algum grau de insegurança em situações de exposição social não deve ser considerado patológico. O diagnóstico de fobia social deve ser reservado para os casos nos quais tal medo se torna excepcionalmente intenso ou incapacitante, a ponto de prejudicar a vida do paciente.”
( A ) Sintomas ansiosos persistentes que afetam uma ampla variedade de comportamentos nas mais diversas situações cotidianas.
CORRETA. Considerando o Transtorno de ansiedade generalizada, conformeLouzã Neto & Cols. (2011, p. 180):
“O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é caracterizado por sintomas ansiosos persistentes que afetam uma ampla variedade de comportamentos nas mais diversas situações cotidianas. Essas manifestações podem variar ao longo da vida e incluem sintomas de tensão motora com tremores, incapacidade para relaxar, fadiga e cefaleia; sintomas de hiperatividade autonômica, como palpitações, sudorese, tontura, ondas de frio ou calor, falta de ar e urgência miccional; e sintomas de hipervigilância, como insônia, irritabilidade e dificuldade de concentração.”
( B ) Tem como característica o medo de estar em lugares de onde possa ser difícil ou embaraçoso sair ou onde não seja possível obter ajuda no caso de ocorrer um ataque de pânico.
CORRETA. Em relação a Agorafobia, Louzã Neto & Cols. (2011, p. 181) destacam:
“A agorafobia é definida como o medo de estar em locais de onde possa ser difícil ou embaraçoso sair ou onde não seja possível obter ajuda no caso de ocorrer um ataque de pânico.”
Considerando a análise das proposições apresentadas, ratifica-se queque a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é “D – C – A – B”, portanto, LETRA “B”.
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Fonte consultada:
Transtornos da personalidade [recurso eletrônico] / Mario Rodrigues Louzã Neto ... [et al.]. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2011.
FIGUEIRA, I., MENDLOWICZ, M. Diagnóstico do transtorno de estresse pós-traumático, Revista Brasileira de Psiquiatria, 2003.
1655) De acordo com Paulo Dalgalarrondo (2019), a semiologia psicopatológica é o estudo dos sinais e sintomas dos transtornos mentais. A psicopatologia se interessa por sinais comportamentais objetivos e verificáveis pela observação direta do paciente.
- A) sintoma.
- B) nosologia.
- C) propedêutica.
- D) semiogênese.
A alternativa correta é letra A) sintoma.
As vivências subjetivas relatadas pelos indivíduos, suas queixas e narrativas, ou seja, aquilo que o sujeito experimenta e, de alguma forma, comunica a alguém, é chamado corretamente de
a) sintoma.
CORRETA. Sobre o assunto, Dalgalarrongo (2008) destaca:
“...os sintomas, isto é, as vivências subjetivas relatadas pelos pacientes, suas queixas e narrativas, aquilo que o sujeito experimenta e, de alguma forma, comunica a alguém”
b) nosologia.
INCORRETA. De acordo com Dalgalarrongo (2008):
“Denominam-se entidades nosológicas, doenças ou transtornos específicos os fenômenos mórbidos nos quais podemse identificar (ou pelo menos presumir com certa consistência) certos fatores causais (etiologia), um curso relativamente homogêneo, estados terminais típicos, mecanismos psicológicos e psicopatológicos característicos, antecedentes genéticofamiliares algo específicos e respostas a tratamentos mais ou menos previsíveis”
c) propedêutica.
INCORRETA. Segundo Dalgalarrongo (2008):
“Propedêutica, de modo geral, é termo empregado em várias áreas do saber para designar o ensino prévio, os conhecimentos preliminares necessários ao início de uma ciência ou filosofia.”
d) semiogênese.
INCORRETA. Conforme Dalgalarrongo (2008):
“A semiogênese, por sua vez, é o campo de investigação da origem, dos mecanismos, do significado e do valor diagnóstico e clínico dos sinais e sintomas.”
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Fonte consultada:
Dalgalarrondo, P. (2008). Psicopatologia e semiologia dos transtornos. 2. ed. Porto Alegre : Artmed.
1656) A perda abrupta da consciência pode ser causada por vários fatores e condições médicas e/ou psicopatológicas, entre eles os emocionais, neurofuncionais ou orgânicos de diversas naturezas. Podem também ser reversíveis ou irreversíveis.
- A) delirium.
- B) síncope.
- C) desmaio.
- D) lipotimia.
A alternativa correta é letra D) lipotimia.
De acordo com Dalgalarrondo (2019), a perda parcial e rápida da consciência, geralmente com visão borrada, palidez da face, suor frio, vertigens e perda parcial e momentânea do tônus muscular dos membros, com ou sem queda do corpo ao chão, é chamada de
a) delirium.
INCORRETA. De acordo com Dalgalarrongo (2019):
“O delirium diz respeito, portanto, aos vários quadros com rebaixamento leve a moderado do nível de consciência, acompanhados de desorientação temporoespacial, dificuldade de concentração, perplexidade, ansiedade em graus variáveis, agitação ou lentificação psicomotora, discurso ilógico e confuso e ilusões e/ou alucinações, quase sempre visuais. Trata-se de um quadro que oscila muito ao longo do dia.”
b) síncope.
INCORRETA. Segundo Dalgalarrongo (2019):
“A síncope designa um colapso bem súbito, com perda abrupta e completa da consciência, perda total do tônus muscular, com queda completa ao chão. O mecanismo básico é a instalação rápida de irrigação cerebral insuficiente por causas diversas. A síncope pode ou não ser reversível, dependendo dos fatores causais envolvidos.”
c) desmaio.
INCORRETA. Conforme Dalgalarrongo (2019):
“O termo “desmaio” é uma designação não médica, da linguagem comum, que geralmente significa uma perda abrupta da consciência. Corresponde de forma genérica aos termos médicos “síncope” ou “lipotimia”.”
d) lipotimia.
CORRETA. Sobre o assunto, Dalgalarrongo (2019) destaca:
“A lipotimia se caracteriza por perda parcial e rápida da consciência (dura apenas segundos), geralmente com visão borrada, palidez da face, suor frio, vertigens e perda parcial e momentânea do tônus muscular dos membros, com ou sem queda do corpo ao chão. A pessoa tem a sensação desagradável de que vai desmaiar. A lipotimia é rápida e completamente reversível. Às vezes, utilizase o termo “lipotimia” para descrever a fase inicial da síncope.”
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Fonte consultada:
Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais [recurso eletrônico] / Paulo Dalgalarrondo. – 3. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2019.
1657) Considerando-se os transtornos mentais que acometem frequentemente os idosos, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir.
- A) (V); (V); (V); (F).
- B) (V); (F); (F); (V).
- C) (F); (V); (F); (F).
- D) (F); (F); (V); (V).
A alternativa correta é letra A) (V); (V); (V); (F).
Gabarito Letra A
(V) No transtorno cognitivo leve (TCL) (declínio cognitivo leve), comum em idosos, verificam-se alterações da atenção relacionadas à maior demora em realizar as tarefas do dia a dia. Devido ao déficit de atenção, o indivíduo passa a cometer mais erros em suas tarefas rotineiras e a ter dificuldades na atenção dividida.
Verdadeiro. A afirmativa traz corretamente o transtorno cognitivo leve, veja:
“No transtorno cognitivo leve (TCL) (declínio cognitivo leve), comum em idosos, verificam-se alterações da atenção relacionadas a maior demora em realizar as tarefas do dia a dia. Devido ao déficit de atenção, o indivíduo passa a cometer mais erros em suas tarefas rotineiras e a ter dificuldades na atenção dividida (p. ex., dificuldade para ouvir o noticiário no rádio e preparar a refeição) (American Psychiatric Association, 2014). De modo geral, o déficit atencional no TCL vem associado a déficits em funções executivas: muitas vezes, a família relata que o paciente se apresenta com algumas novas dificuldades na vida diária (como dificuldade em preparar as refeições, assinar cheques ou documentos), se distrai com facilidade, etc., e os familiares se preocupam com a capacidade de autocuidado do indivíduo (Langa; Levine, 2014)”
(V) Na demência de Alzheimer, o paciente, de forma geral, tem dificuldades marcantes em testes que avaliam o efeito stroop (habilidade de inibir inferências cognitivas em estímulos conjuntos) e em testes que avaliam a atenção alternada.
Verdadeiro. Essa é uma dificuldade dos pacientes com Alzheimer.
“Na demência de Alzheimer (DA), assim como na demência vascular (DV), os pacientes têm dificuldades em tarefas que requerem concentração e foco, assim como em atividades de controle executivo. A atenção seletiva e a atenção dividida já estão comprometidas em formas leves de DA e DV, implicando perturbação do controle executivo. O paciente geralmente tem dificuldades marcantes em testes que avaliam o efeito stroop (habilidade de inibir inferências cognitivas em estímulos conjuntos; ver adiante nos testes de atenção) e em testes que avaliam a atenção alternada (Kolanowski et al., 2012).”
(V) Na demência de Alzheimer, os pacientes têm dificuldades em tarefas que requerem concentração e foco, assim como em atividades de controle executivo. A atenção seletiva e a atenção dividida já estão comprometidas em formas leves de demência de Alzheimer, implicando perturbação do controle executivo.
Verdadeiro. Essa informação também está no trecho apresentado na afirmativa anterior.
(F) Nas demências, as alterações de atenção costumam estar presentes desde as fases iniciais. Clinicamente, elas se revelam pelas marcantes perturbações do paciente em ambientes com múltiplos estímulos e nas limitações que apresenta ao lidar com eventos e estímulos concomitantes. Os déficits atencionais nas demências não se relacionam com as funções executivas, a memória e a aprendizagem.
Falso. Os déficits atencionais nas demências se relacionam sim com as funções executivas, a memória e a aprendizagem.
“Nas demências, as alterações de atenção costumam estar presentes desde as fases iniciais. Clinicamente, elas se revelam pelas marcantes perturbações do paciente em ambientes com múltiplos estímulos e nas limitações que apresenta no lidar com eventos e estímulos concomitantes. Os déficits atencionais nas demências também se entrelaçam com as funções executivas, a memória e a aprendizagem (American Psychiatric Association, 2014).”
Assim, a sequência correta é V V V F
Gabarito Letra A.
Fonte: Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais – 3. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2019.
1658) Desde os primórdios da semiologia psicopatológica, no século XIX, sabe-se que a atenção quase sempre está alterada nos transtornos mentais graves. As alterações mais frequentes da atenção são encontradas nas seguintes condições: transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), transtornos de humor (depressão e mania), transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e esquizofrenia.
- A) (V); (V); (F); (F).
- B) (V); (F); (V); (F).
- C) (F); (V); (V); (V).
- D) (F); (F); (F); (V).
A alternativa correta é letra C) (F); (V); (V); (V).
Gabarito Letra C
(F) Estão implicadas no TDAH alterações na atenção alternada e na atenção sustentada, enquanto não há alterações significativas na memória de trabalho.
Falso. A memória de trabalho fica prejudicada, sim, nesse transtorno.
“Por fim, cabe mencionar que estão também implicadas no TDAH a memória de trabalho, a mudança de tarefas e contexto (set shifting, atenção alternada) e a capacidade de manter-se na tarefa (atenção sustentada), ou seja, muitas das funções executivas frontais (Matthews; Nigg; Fair, 2014).”
(V) Há perturbação da inibição de respostas no TDAH, com déficits nas respostas inibitórias que, por sua vez, envolvem disfunção nas funções executivas frontais.
Verdadeiro!
“Há também perturbação da inibição de respostas no TDAH, com déficits nas respostas inibitórias, que, por sua vez, envolve disfunção nas funções executivas frontais. As respostas de inibição implicam inibir ou suprimir respostas inapropriadas em determinado contexto, em favor de respostas alternativas mais apropriadas. Tal autocontrole, fundamental para a regulação emocional, é exercido pelos circuitos frontoestriatais e frontossubtalâmicos. A inibição de respostas, assim como a seleção de respostas, são fatores-chave para o comportamento dirigido a objetivos, sendo os déficits em tais funções fundamentais no TDAH.”
(V) Os processos atencionais prejudicados, a inibição falha e a impulsividade são aspectos importantes dessa condição. A dificuldade é maior quando se faz necessário um estado de vigilância para detectar informação infrequente, sobretudo quando tal informação não é motivacionalmente saliente para o sujeito.
Verdadeiro!
“Os processos atencionais prejudicados, inibição falha e impulsividade são aspectos importantes dessa condição. A dificuldade é maior quando se faz necessário um estado de vigilância para detectar informação infrequente, sobretudo quando tal informação não é motivacionalmente saliente para o sujeito. Pessoas com TDAH têm, portanto, prejuízo relacionado à filtragem de estímulos irrelevantes à tarefa (embora seja questionável se a filtragem atencional é ou não o principal problema desses pacientes) (Cohen; Salloway; Zawacki, 2006; Matthews; Nigg ; Fair, 2014).”
(V) No TDAH, transtorno bastante importante na infância e na adolescência, mas também significativamente presente em adultos, há dificuldade marcante de direcionar e manter a atenção a estímulos internos e externos, pois o paciente tem a capacidade prejudicada em organizar e completar tarefas, assim como graves dificuldades em controlar seus comportamentos e impulsos.
Verdadeiro! Essa dificuldade de direcionar e manter a atenção é uma característica central do TDAH.
“No TDAH, transtorno bastante importante na infância e na adolescência, mas também significativamente presente em adultos, há dificuldade marcante de direcionar e manter a atenção a estímulos internos e externos, pois o paciente tem a capacidade prejudicada em organizar e completar tarefas, assim como graves dificuldades em controlar seus comportamentos e impulsos.”
A sequência correta é, então, F V V V
Gabarito Letra C.
Fonte: Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais – 3. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2019.
1659) Os primeiros casos de crianças com autismo revelavam uma significativa quando não total redução das respostas ao ambiente. Notaram-se graus, às vezes acentuados, de ausência de interesse por seres humanos e, de forma muito importante, evitação do contato ocular com outras pessoas. Também foi percebido que tais crianças preferiam brincar sozinhas a brincar acompanhadas. Com o tempo, passaram a ser percebidas as marcantes dificuldades das crianças com autismo tanto em expressar comportamento não verbal como em entender os sinais não verbais emitidos pelas pessoas que buscavam interagir com elas.
- A) (V); (F); (F); (V).
- B) (V); (V); (F); (F).
- C) (F); (F); (V); (V).
- D) (F); (V); (V); (F).
A alternativa correta é letra D) (F); (V); (V); (F).
Gabarito Letra D
(F) Crianças com autismo raramente possuem déficits no reconhecimento facial e da expressão emocional em faces.
Falso. Muitos estudos indicam que essas dificuldades são características do autismo.
“Muitas pesquisas indicam que indivíduos com autismo têm déficits no reconhecimento facial e da expressão emocional em faces, os quais não correspondem a um simples atraso no desenvolvimento, mas tendem a ser persistentes (sobretudo naqueles que não recebem tratamento especializado e adequado). Em casos de maior gravidade, a compreensão de expressões faciais, vocais e corporais pode estar gravemente reduzida. Ao que parece, o reconhecimento de emoções mais complexas, como orgulho ou constrangimento, é bem mais difícil que o de emoções simples, como alegria e tristeza (McGee; Morrier, 2003).”
(V) Pessoas com autismo apresentam com frequência comportamentos repetitivos (estereotipias motoras) como balanceio do tronco, andar na ponta dos pés, balançar as mãos como bater asas (flapping), emissão de ruídos e estalos com a boca ou as mãos.
Verdadeiro. Esses comportamentos estereotipados são característicos do autismo.
“Pode-se notar também ausência de postura antecipatória ao contato (estender os braços para o abraço) e, às vezes, resistência ao toque ou abraço. Pessoas com autismo apresentam com frequência comportamentos repetitivos (estereotipias motoras), como balanceio do tronco, andar na ponta dos pés, balançar as mãos como bater asas (flapping), emissão de ruídos e estalos com a boca ou mãos”
(V) Indivíduos com autismo tendem a apresentar contato ocular ausente ou inconsistente. Esse é um dos déficits de comportamento não verbal mais frequente nesse transtorno. Os sorrisos socialmente dirigidos podem não existir ou ser apenas frustros e descompassados.
Verdadeiro. Veja:
“Indivíduos com autismo tendem a apresentar dificuldades importantes em CNV que regulam a interação social, tanto em exprimir como em compreender a CNV dos outros. Assim, apresentam um contato ocular ausente ou inconsistente. Esse é um dos déficits de CNV mais frequentes nesse transtorno. Os sorrisos socialmente dirigidos podem não existir ou ser apenas frustros e descompassados. Observa-se, na interação com os pares, que as crianças com autismo, quando caminham em ambiente com várias outras, parecem “atravessar” o grupo, como se as demais crianças não estivessem aí.”
(F) Crianças com autismo geralmente iniciam interações com seus pares por meio do mostrar, pegar ou trazer coisas para que os outros vejam ou, ainda, apontar para objetos de interesse e se certificar de que o outro também se interessa por isso (expressão da chamada atenção conjunta).
Falso. As crianças com autismo geralmente não iniciam esse tipo de interação.
“Também se nota que pessoas com autismo podem não expressar esforço e/ou habilidade em compartilhar a alegria por algo de bom que eventualmente acontece. Têm dificuldades em expressar seus interesses e conquistas para os outros. Crianças com autismo geralmente não iniciam interações com seus pares por meio do mostrar, pegar ou trazer coisas para que os outros vejam ou, ainda, apontar para objetos de interesse e se certificar de que o outro também se interessa por isso (expressão da chamada atenção conjunta). Enfim, tais crianças parecem não ter o interesse e as habilidades para responder efetivamente às aproximações sociais feitas pelos outros.”
A sequência correta é, então, F V V F
Gabarito Letra D.
Fonte: Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais – 3. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2019.
1660) A depressão, de acordo com os dados da OMS, é um transtorno mental comum ao mundo todo, estima-se que mais de 300 milhões de pessoas sofram com ele.
- A) É fundamental que indivíduo com episódios depressivos, sejam eles caracterizados como leves, moderados ou graves, continue a desempenhar sua ocupação, bem como, suas atividades sociais, de trabalho ou domésticas
- B) O diagnóstico da depressão é clínico, feito pelo médico após coleta completa da história do paciente e avaliação do estado mental, a partir de exames laboratoriais específicos
- C) Dentre os subtipos de depressão, destaca-se a depressão sazonal, caracterizada pelo início dos sintomas no outono e inverno, e pela remissão na primavera, sendo incomum no verão
- D) Diferentes estudos com famílias, gêmeos e adotados indicaram a inexistência de um componente genético para a depressão, apontando diretamente as causas para os eventos vitais vivenciados pelo indivíduo ao longo da vida
A alternativa correta é letra C) Dentre os subtipos de depressão, destaca-se a depressão sazonal, caracterizada pelo início dos sintomas no outono e inverno, e pela remissão na primavera, sendo incomum no verão
Considerando esta patologia, assinale a alternativa correta.
a) É fundamental que indivíduo com episódios depressivos, sejam eles caracterizados como leves, moderados ou graves, continue a desempenhar sua ocupação, bem como, suas atividades sociais, de trabalho ou domésticas
Essa afirmativa não está de acordo com o seguinte texto:
"Um episódio depressivo pode ser categorizado como leve, moderado ou grave, a depender da intensidade dos sintomas. Um indivíduo com um episódio depressivo leve terá alguma dificuldade em continuar um trabalho simples e atividades sociais, mas sem grande prejuízo ao funcionamento global. Durante um episódio depressivo grave, é improvável que a pessoa afetada possa continuar com atividades sociais, de trabalho ou domésticas."
OPAS/OMS
Assertiva Falsa.
b) O diagnóstico da depressão é clínico, feito pelo médico após coleta completa da história do paciente e avaliação do estado mental, a partir de exames laboratoriais específicos
Essa afirmativa também está incorreta. Veja:
"O diagnóstico da depressão é clínico, feito pelo médico após coleta completa da história do paciente e realização de um exame do estado mental. Não existe exames laboratoriais específicos para diagnosticar depressão."
"Saúde de A a Z" (Ministério da Saúde)
Assertiva Falsa.
c) Dentre os subtipos de depressão, destaca-se a depressão sazonal, caracterizada pelo início dos sintomas no outono e inverno, e pela remissão na primavera, sendo incomum no verão
Essa é a alternativa correta. Observe:
"4. Depressão sazonal: Caracteriza-se pelo início no outono/inverno e pela remissão na primavera, sendo incomum no verão. A prevalência é maior entre jovens que vivem em maiores latitudes. Os sintomas mais comuns são: apatia, diminuição da atividade, isolamento social, diminuição da libido, sonolência, aumento do apetite, “fissura” por carbohidratos e ganho de peso. Para diagnóstico esses episódios devem se repetir por dois anos consecutivamente, sem quaisquer episódios não sazonais durante esse período;"
"Saúde de A a Z" (Ministério da Saúde)
Assertiva Correta.
d) Diferentes estudos com famílias, gêmeos e adotados indicaram a inexistência de um componente genético para a depressão, apontando diretamente as causas para os eventos vitais vivenciados pelo indivíduo ao longo da vida
Essa alternativa distorce o seguinte texto:
"Causas da depressão?
1. Genética: estudos com famílias, gêmeos e adotados indicam a existência de um componente genético. Estima-se que esse componente represente 40% da suscetibilidade para desenvolver depressão;
2. Bioquímica cerebral: há evidencias de deficiência de substancias cerebrais, chamadas neurotransmissores. São eles Noradrenalina, Serotonina e Dopamina que estão envolvidos na regulação da atividade motora, do apetite, do sono e do humor;
3. Eventos vitais: eventos estressantes podem desencadear episódios depressivos naqueles que tem uma predisposição genética a desenvolver a doença."
"Saúde de A a Z" (Ministério da Saúde)
Assertiva Falsa.
Portanto, a alternativa correta é a Letra C.