Questões Sobre Psicopatologia - Psicologia - concurso
1671) Com base no DSM – 5, sobre Deficiência Intelectual (Transtorno do Desenvolvimento Intelectual, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
- A) V – V – V – F – F.
- B) V – F – V – F – V.
- C) F – V – F – V – V.
- D) F – F – V – V – F.
- E) V – V – V – V – V.
A alternativa correta é letra E) V – V – V – V – V.
Gabarito Letra E
(V) É um transtorno com início no período do desenvolvimento que inclui déficits funcionais, tanto intelectuais quanto adaptativos, nos domínios conceitual, social e prático.
Verdadeiro! Relembre os critérios diagnósticos da deficiência intelectual:
“ Deficiência intelectual (transtorno do desenvolvimento intelectual) é um transtorno com início no período do desenvolvimento que inclui déficits funcionais, tanto intelectuais quanto adaptativos, nos domínios conceitual, social e prático. Os três critérios a seguir devem ser preenchidos:
A. Déficits em funções intelectuais como raciocínio, solução de problemas, planejamento, pensamento abstrato, juízo, aprendizagem acadêmica e aprendizagem pela experiência confirmados tanto pela avaliação clínica quanto por testes de inteligência padronizados e individualizados.
B. Déficits em funções adaptativas que resultam em fracasso para atingir padrões de desenvolvimento e socioculturais em relação a independência pessoal e responsabilidade social. Sem apoio continuado, os déficits de adaptação limitam o funcionamento em uma ou mais atividades diárias, como comunicação, participação social e vida independente, e em múltiplos ambientes, como em casa, na escola, no local de trabalho e na comunidade.
C. Início dos déficits intelectuais e adaptativos durante o período do desenvolvimento.”
(V) Os vários níveis de gravidade são definidos com base no funcionamento adaptativo, e não em escores de QI, uma vez que é o funcionamento adaptativo que determina o nível de apoio necessário.
Verdadeiro! Veja o que diz o DSM:
“Os vários níveis de gravidade são definidos com base no funcionamento adaptativo, e não em escores de QI, uma vez que é o funcionamento adaptativo que determina o nível de apoio necessário. Além disso, medidas de QI são menos válidas na extremidade mais inferior da variação desse coeficiente.”
(V) Quando ocorre a perda de habilidades cognitivas previamente adquiridas, como em lesões cerebrais traumáticas, pode ser atribuído tanto diagnóstico de deficiência intelectual quanto o de um transtorno neurocognitivo.
Verdadeiro! Essa informação também está no DSM:
“Quando a deficiência intelectual está associada a uma síndrome genética, pode haver uma aparência física característica (como na síndrome de Down, p. ex.). Algumas síndromes têm um fenótipo comportamental, o que se refere a comportamentos específicos, característicos de determinado transtorno genético (p. ex., síndrome de Lesch-Nyhan). Nas formas adquiridas, o aparecimento pode ser abrupto, após doenças como meningite ou encefalite ou traumatismo encefálico durante o período do desenvolvimento. Quando a deficiência intelectual decorre de perda de habilidades cognitivas previamente adquiridas, como em lesões cerebrais traumáticas, pode ser atribuído tanto diagnóstico de deficiência intelectual quanto o de um transtorno neurocognitivo.”
(V) O diagnóstico de deficiência intelectual baseiase tanto em avaliação clínica quanto em testes padronizados das funções adaptativa e intelectual.
Verdadeiro!
“As características essenciais da deficiência intelectual (transtorno do desenvolvimento intelectual) incluem déficits em capacidades mentais genéricas (Critério A) e prejuízo na função adaptativa diária na comparação com indivíduos pareados para idade, gênero e aspectos socioculturais (Critério B). O início ocorre durante o período do desenvolvimento (Critério C). O diagnóstico de deficiência intelectual baseia-se tanto em avaliação clínica quanto em testes padronizados das funções adaptativa e intelectual.”
(V) Pessoas com diagnóstico de deficiência intelectual e com transtornos mentais comórbidos, apresentam risco de suicídio. Elas pensam em suicídio, fazem tentativas suicidas e podem morrer em decorrência delas.
Verdadeiro!
“A deficiência intelectual é uma condição heterogênea com múltiplas causas. Pode haver dificuldades associadas ao juízo social; à avaliação de riscos; ao autocontrole do comportamento, emoções ou relações interpessoais; ou à motivação na escola ou nos ambientes de trabalho. Falta de habilidades de comunicação pode predispor a comportamentos disruptivos ou agressivos. A credulidade costuma ser uma característica, envolvendo ingenuidade em situações sociais e tendência a ser facilmente conduzido pelos outros. Credulidade e falta de consciência sobre riscos podem resultar em exploração por outros e possível vitimização, fraude, envolvimento criminal não intencional, falsas confissões e risco de abuso físico e sexual. Esses aspectos associados podem ser importantes em casos criminais, incluindo audiências do tipo Atkins, envolvendo pena de morte. Pessoas com diagnóstico de deficiência intelectual, com transtornos mentais comórbidos apresentam risco de suicídio. Elas pensam em suicídio, fazem tentativas suicidas e podem morrer em decorrência delas. Assim, é essencial a investigação de pensamentos suicidas no processo de avaliação. Em decorrência da falta da consciência de riscos e perigos, taxas de lesões acidentais podem ser elevadas”
Assim, a sequência correta é VVVVV
Nosso gabarito é Letra E.
Fonte: AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-5). Arlington, VA: American Psychiatric Association, 2013
1672) Para diagnosticar o Transtorno Bipolar Tipo I, é necessário o preenchimento de alguns critérios para que possa considerar um episódio maníaco. Analise as assertivas e assinale a alternativa que se ajusta corretamente nesses critérios.
- A) Apenas I, II e III estão corretas.
- B) Apenas I, II, III e IV estão corretas.
- C) Apenas I, III e IV estão corretas.
- D) Apenas III, IV e V estão corretas.
- E) Todas estão corretas.
A alternativa correta é letra C) Apenas I, III e IV estão corretas.
Gabarito Letra C
Certo! Relembre as características diagnósticas do episódio maníaco:
“Episódio Maníaco A. Um período distinto de humor anormal e persistentemente elevado, expansivo ou irritável e aumento anormal e persistente da atividade dirigi da a objetivos ou da energia, com duração mínima de uma semana e presente na maior parte do dia, quase todos os dias (ou qualquer duração, se a hospitalização se fizer necessária).
B. Durante o período de perturbação do humor e aumento da energia ou atividade, três (ou mais) dos seguintes sintomas (quatro se o humor é apenas irritável) estão presentes em grau significativo e representam uma mudança notável do comportamento habitual:
1. Autoestima inflada ou grandiosidade.
2. Redução da necessidade de sono (p. ex., sente-se descansado com apenas três horas de sono).
3. Mais loquaz que o habitual ou pressão para continuar falando.
4. Fuga de ideias ou experiência subjetiva de que os pensamentos estão acelerados.
5. Distratibilidade (i.e., a atenção é desviada muito facilmente por estímulos externos insignificantes ou irrelevantes), conforme relatado ou observado.
6. Aumento da atividade dirigida a objetivos (seja socialmente, no trabalho ou escola, seja sexualmente) ou agitação psicomotora (i.e., atividade sem propósito não dirigida a objetivos).
7. Envolvimento excessivo em atividades com elevado potencial para consequências dolorosas (p. ex., envolvimento em surtos desenfreados de compras, indiscrições sexuais ou investimentos financeiros insensatos).
C. A perturbação do humor é suficientemente grave a ponto de causar prejuízo acentuado no funcionamento social ou profissional ou para necessitar de hospitalização a fim de prevenir dano a si mesmo ou a outras pessoas, ou existem características psicóticas.
D. O episódio não é atribuível aos efeitos fisiológicos de uma substância (p. ex., droga de abuso, medicamento, outro tratamento) ou a outra condição médica.”
Errado. Essa é uma característica do transtorno depressivo maior.
Certo! Quando a perturbação não é grave a esse ponto, tem-se um episódio hipomaníaco.
Certo!
Errado. Essa também é uma característica do transtorno depressivo maior.
Assim, apenas I, III e IV estão corretas.
Nosso gabarito é Letra C.
Fonte: AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-5). Arlington, VA: American Psychiatric Association, 2013
1673) José, 62 anos, esfaqueou até a morte sua esposa Lucia, 59 anos. A defesa de José alegou que ele é esquizofrênico, estava sem medicação e cometeu o crime durante um surto, mas que agora já estava medicado e estável.
- A) é inimputável porque é idoso.
- B) é imputável porque a esquizofrenia é doença mental.
- C) será absolvido porque era interditado.
- D) poderá cumprir medida de segurança em hospital de custódia.
- E) será condenado a uma medida alternativa junto ao CREAS.
A alternativa correta é letra D) poderá cumprir medida de segurança em hospital de custódia.
Gabarito Letra D
Sobre a situação descrita aqui é correto afirmar que José
a) é inimputável porque é idoso.
Errado. A idade não é condição inimputabilidade.
b) é imputável porque a esquizofrenia é doença mental.
Errado. A esquizofrenia é, de fato, uma doença mental, que pode tornar o indivíduo inimputável, e não imputável.
c) será absolvido porque era interditado.
Errado. O fato de ser interditado não leva a absolvição. José ainda terá que cumprir medidas de segurança.
d) poderá cumprir medida de segurança em hospital de custódia.
Certo! Nesses casos, o indivíduo pode ser internado em hospital de custódia ou cumprir medida de segurança em tratamento ambulatorial.
e) será condenado a uma medida alternativa junto ao CREAS.
Errado. Esse indivíduo precisa de tratamento, não só de uma medida alternativa.
Nosso gabarito é Letra D
1674) Bianca, 18 anos, foi vítima de abuso sexual intrafamiliar durante parte de sua infância e adolescência e desenvolveu um quadro de Transtorno de Estresse Pós-Traumático.
- A) recordações intrusivas e comportamento evitativo.
- B) delírios visuais e auditivos e embotamento afetivo.
- C) ideação suicida e hipovigilância aumentada.
- D) dificuldade de concentração e humor maníaco.
- E) conduta obsessiva e pensamentos compulsivos.
A alternativa correta é letra A) recordações intrusivas e comportamento evitativo.
Gabarito Letra A
Vamos, primeiro, relembrar os critérios diagnósticos do TEPT:
“A. Exposição a episódio concreto ou ameaça de morte, lesão grave ou violência sexual em uma (ou mais) das seguintes formas:
1. Vivenciar diretamente o evento traumático.
2. Testemunhar pessoalmente o evento traumático ocorrido com outras pessoas.
3. Saber que o evento traumático ocorreu com familiar ou amigo próximo. Nos casos de episódio concreto ou ameaça de morte envolvendo um familiar ou amigo, é preciso que o evento tenha sido violento ou acidental.
4. Ser exposto de forma repetida ou extrema a detalhes aversivos do evento traumático (p. ex., socorristas que recolhem restos de corpos humanos; policiais repetidamente expostos a detalhes de abuso infantil).
Nota: O Critério A4 não se aplica à exposição por meio de mídia eletrônica, televisão, filmes ou fotografias, a menos que tal exposição esteja relacionada ao trabalho.
B. Presença de um (ou mais) dos seguintes sintomas intrusivos associados ao evento traumático, começando depois de sua ocorrência: 1. Lembranças intrusivas angustiantes, recorrentes e involuntárias do evento traumático.
Nota: Em crianças acima de 6 anos de idade, pode ocorrer brincadeira repetitiva na qual temas ou aspectos do evento traumático são expressos.
2. Sonhos angustiantes recorrentes nos quais o conteúdo e/ou o sentimento do sonho estão relacionados ao evento traumático. Nota: Em crianças, pode haver pesadelos sem conteúdo identificável.
3. Reações dissociativas (p. ex., flashbacks) nas quais o indivíduo sente ou age como se o evento traumático estivesse ocorrendo novamente. (Essas reações podem ocorrer em um continuum, com a expressão mais extrema na forma de uma perda completa de percepção do ambiente ao redor.)
Nota: Em crianças, a reencenação específica do trauma pode ocorrer na brincadeira.
4. Sofrimento psicológico intenso ou prolongado ante a exposição a sinais internos ou externos que simbolizem ou se assemelhem a algum aspecto do evento traumático.
5. Reações fisiológicas intensas a sinais internos ou externos que simbolizem ou se assemelhem a algum aspecto do evento traumático.
C. Evitação persistente de estímulos associados ao evento traumático, começando após a ocorrência do evento, conforme evidenciado por um ou ambos dos seguintes aspectos:
1. Evitação ou esforços para evitar recordações, pensamentos ou sentimentos angustiantes acerca de ou associados de perto ao evento traumático.
2. Evitação ou esforços para evitar lembranças externas (pessoas, lugares, conversas, atividades, objetos, situações) que despertem recordações, pensamentos ou sentimentos angustiantes acerca de ou associados de perto ao evento traumático.
D. Alterações negativas em cognições e no humor associadas ao evento traumático começando ou piorando depois da ocorrência de tal evento, conforme evidenciado por dois (ou mais) dos seguintes aspectos:
1. Incapacidade de recordar algum aspecto importante do evento traumático (geralmente devido a amnésia dissociativa, e não a outros fatores, como traumatismo craniano, álcool ou drogas).
2. Crenças ou expectativas negativas persistentes e exageradas a respeito de si mesmo, dos outros e do mundo (p. ex., “Sou mau”, “Não se deve confiar em ninguém”, “O mundo é perigoso”, “Todo o meu sistema nervoso está arruinado para sempre”)
3. Cognições distorcidas persistentes a respeito da causa ou das consequências do evento traumático que levam o indivíduo a culpar a si mesmo ou os outros.
4. Estado emocional negativo persistente (p. ex., medo, pavor, raiva, culpa ou vergonha).
5. Interesse ou participação bastante diminuída em atividades significativas.
6. Sentimentos de distanciamento e alienação em relação aos outros.
7. Incapacidade persistente de sentir emoções positivas (p. ex., incapacidade de vivenciar sentimentos de felicidade, satisfação ou amor).
E. Alterações marcantes na excitação e na reatividade associadas ao evento traumático, começando ou piorando após o evento, conforme evidenciado por dois (ou mais) dos seguintes aspectos:
1. Comportamento irritadiço e surtos de raiva (com pouca ou nenhuma provocação) geralmente expressos sob a forma de agressão verbal ou física em relação a pessoas e objetos.
2. Comportamento imprudente ou autodestrutivo.
3. Hipervigilância.
4. Resposta de sobressalto exagerada.
5. Problemas de concentração.
6. Perturbação do sono (p. ex., dificuldade para iniciar ou manter o sono, ou sono agitado).
F. A perturbação (Critérios B, C, D e E) dura mais de um mês.
G. A perturbação causa sofrimento clinicamente significativo e prejuízo social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
H. A perturbação não se deve aos efeitos fisiológicos de uma substância (p. ex., medicamento, álcool) ou a outra condição médica.”
Este transtorno tem como sintomas mais característicos
a) recordações intrusivas e comportamento evitativo.
Certo!
b) delírios visuais e auditivos e embotamento afetivo.
Errado. O TEPT não causa delírios.
c) ideação suicida e hipovigilância aumentada.
Errado. No TEPT há hipervigilância.
d) dificuldade de concentração e humor maníaco.
Errado. Não há mania no TEPT.
e) conduta obsessiva e pensamentos compulsivos.
Errado. Isso são critérios de TOC.
Nosso gabarito é Letra A.
Fonte: AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-5). Arlington, VA: American Psychiatric Association, 2013
1675) D. Eunice, 85 anos, mora sozinha desde o falecimento de seu marido há cinco anos. Ela se dedica aos afazeres domésticos e ao bordado, embora não tenha mais a visão acurada e a habilidade manual de antes. D. Eunice usa um aparelho para minimizar a perda auditiva e uma bengala quando vai à rua.
- A) senilidade.
- B) senescência.
- C) Mal de Parkinson.
- D) esclerose múltipla.
- E) melancolia.
A alternativa correta é letra B) senescência.
Gabarito Letra B
O caso de D. Eunice é um exemplo típico de
a) senilidade.
b) senescência.
c) Mal de Parkinson.
d) esclerose múltipla.
e) melancolia.
D. Eunice não tem nenhuma doença específica, só apresenta algumas perdas de características do avanço da idade, configurando u exemplo típico de senescência.
“Com o dramático prolongamento do ciclo de vida, os cientistas estão cada vez mais concentrando a atenção sobre o que acontece com o corpo humano com a passagem do tempo. Na idade adulta inicial, as perdas físicas costumam ser tão pequenas e tão graduais, que são quase imperceptíveis. Com a idade, as diferenças individuais aumentam. Um homem de 80 anos é capaz de ouvir todas as palavras de uma conversa sussurrada; outro não é capaz de ouvir a campainha. Uma mulher de 70 anos corre maratonas; outra não consegue dar a volta na quadra. O início da senescência, período marcado por evidentes declínios no funcionamento corporal, às vezes, associados ao envelhecimento, varia muito. Por quê? E no que diz respeito a isso, por que as pessoas envelhecem? A maioria das teorias sobre o envelhecimento biológico enquadram-se em duas categorias: teorias de programação genética e teorias de taxa variável”,
Nosso gabarito é Letra B
Fonte: PAPALIA, Diane E.; FELDMAN, Ruth Duskin (Colab.). Desenvolvimento Humano. 12ª ed. Porto Alegre: AMGH Editora, 2013. .
1676) As síndromes demenciais têm em comum a perda de múltiplas habilidades cognitivas e funcionais, mas apresentam etiologias diversas.
- A) Doença de Alzheimer.
- B) Coreia de Huntington.
- C) Doença de Parkinson.
- D) Doença de Binswanger.
A alternativa correta é letra D) Doença de Binswanger.
Gabarito Letra D
As opções a seguir apresentam demências que ocorrem por causas degenerativas cerebrais, à exceção de uma. Assinale-a.
a) Doença de Alzheimer.
b) Coreia de Huntington.
c) Doença de Parkinson.
d) Doença de Binswanger.
A doença de Binswanger é um exemplo de demência vascular, ou seja, ocorre por infartos, e não por causas degenerativas.
“Supõe-se que a causa principal de demência vascular, anteriormente denominada demência multi-infarto, sejam múltiplas áreas de doença vascular cerebral que resultam em um padrão de sintomas de demência. A demência vascular é observada com maior frequência em homens, em especial aqueles com hipertensão ou outros fatores de risco cardiovascular preexistentes. O transtorno afeta sobretudo vasos cerebrais pequenos e médios, os quais sofrem infarto e produzem múltiplas lesões parenquimais espalhadas por amplas áreas do cérebro As causas dos infartos podem incluir a oclusão de vasos por placas arterioscleróticas ou tromboembolias de origens distantes (p. ex., valvas cardíacas). Um exame do paciente pode revelar ruídos carotídeos, anormalidades fundoscópicas ou câmaras cardíacas aumentadas
Doença de Binswanger. A doença de Binswanger, também conhecida como encefalopatia arteriosclerótica subcortical, se caracteriza pela presença de diversos pequenos infartos da matéria branca que poupam as regiões corticais (Fig. 21.3-6). Embora essa doença tenha sido anteriormente considerada uma condição rara, o advento de técnicas de geração de imagens mais sofisticadas e potentes, como a RM, revelou que a condição é mais comum do que se acreditava.”
Nosso gabarito é Letra D.
1677) Um paciente atendido na emergência de um hospital com queixa de taquicardia é encaminhado ao serviço de psicoterapia, depois de exames que descartaram comprometimento físico.
- A) Transtorno de estresse pós-traumático.
- B) Transtorno distímico.
- C) Transtorno de ansiedade generalizada.
- D) Transtorno obsessivo-compulsivo.
A alternativa correta é letra C) Transtorno de ansiedade generalizada.
Gabarito Letra D
Ao longo das sessões, relata retraimento social desde a infância, referindo lembranças de isolamento em várias situações sociais. Quando se sentia observado por uma ou mais pessoas, era progressivamente acometido por tique motor caracterizado pela contração da musculatura da face e, por isso, procurava esconder parte do rosto com as mãos, se esquivando ou encerrando contato social para sair do local. O mal-estar aumentava subitamente frente à ideia de ser observado e de crítica alheia, levando a sudorese e vertigem.
Face à descrição apresentada, assinale a opção que identifica corretamente o transtorno em questão.
a) Transtorno de estresse pós-traumático.
Errado. Para diagnóstico de TEPT é necessário Exposição a episódio concreto ou ameaça de morte, lesão grave ou violência sexual, que não está presente no relato.
b) Transtorno distímico.
Errado. Transtorno distímico é um transtorno de humor, caracterizado por 1. Apetite diminuído ou alimentação em excesso. 2. Insônia ou hipersonia. 3. Baixa energia ou fadiga. 4. Baixa autoestima. 5. Concentração pobre ou dificuldade em tomar decisões. 6. Sentimentos de desesperança. Não é o quadro desse paciente.
c) Transtorno de ansiedade generalizada.
Certo! Os sintomas apresentados são sintomas ansiosos.
d) Transtorno obsessivo-compulsivo.
Errado. O paciente não apresenta pensamentos obsessivos nem atos compulsivos.
Nosso gabarito é Letra C.
Fonte: AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-5). Arlington, VA: American Psychiatric Association, 2013
1678) Junto com os sistemas de classificação, como DSM-IV e CID 10, a noção de síndrome é útil na abordagem dos quadros mentais.
- A) F – V – F.
- B) F – V – V.
- C) V – F – F.
- D) V – V – F.
A alternativa correta é letra A) F – V – F.
Gabarito Letra A
(F) Aponta para o caráter instável dos sintomas em função de sua etiologia variada.
Falso. A etiologia ser variada não faz com que os sintomas sejam instáveis. As síndromes são agrupamentos estáveis de sintoma.
(V) Indica haver um estado psicopatológico multicausal, em função dos sinais e sintomas apresentados.
Verdadeiro.
“As síndromes são conjuntos de sinais e sintomas que se agrupam de forma recorrente e são observadas na prática clínica diária. São agrupamentos estáveis de sintomas, conjuntos sígnicos (Saurí, 2001), que podem ser produzidos por várias causas (Berrios, 1996). Identificar síndromes é o primeiro passo no sentido de ordenar a observação psicopatológica dos sinais e dos sintomas dos pacientes. O diagnóstico sindrômico é um ato clínico modesto, mas estrategicamente importante no raciocínio clínico. Trata-se de uma indicação preciosa para o diagnóstico (Van Den Berg, 1970). Assim, o raciocínio clínico vai evoluindo gradativamente ao longo das primeiras avaliações para o conhecimento mais aprofundado sobre o paciente e o seu sofrimento mental.”
(F) É o último passo que encerra a observação psicopatológica, permitindo fechar o diagnóstico.
Falso. A perspectiva sindrômica, como o nome indica, é uma perspectiva de análise, e não uma técnica ou ferramenta.
Assim, a sequência correta é F V F
Nosso gabarito é Letra A
Fonte: Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais – 3. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2019.
1679) INSTRUÇÃO: Leia e analise o excerto abaixo.
- A) Síndrome de Ganser.
- B) Síndrome de Kanner.
- C) Síndrome psicomímica.
- D) Síndrome de Estocolmo.
- E) Síndrome de Giles de la Tourette.
A alternativa correta é letra D) Síndrome de Estocolmo.
Gabarito Letra B
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.741.htm. Acesso em: 15 out. 2021.
Marque a alternativa que identifica o distúrbio descrito no excerto.
a) Síndrome de Ganser.
Errado. Síndrome de Ganser é um transtorno dissociativo voluntário, ou seja, o indivíduo age deliberadamente como se tivesse um transtorno, mas não tem.
b) Síndrome de Kanner.
Errado. Síndrome de Kanner é sinônimo de autismo clássico. Importante ressaltar que essas distinções não são mais feitas, tudo se engloba no transtorno do espectro autista.
c) Síndrome psicomímica.
Errado. Esse não é o nome de um transtorno.
d) Síndrome de Estocolmo.
Certo!
“Alguns fenômenos psicológicos são de especial importância para a psicologia jurídica. Dentre eles, destaca-se a Síndrome de Estocolmo. Esta síndrome tem seu nome vinculado à cidade de Estocolmo, onde, em 1973, ladrões mantiveram como reféns, por vários dias, os funcionários de um banco. O fato despertou a atenção da imprensa e, no momento em que os reféns foram libertados, um fotógrafo surpreendeu-se ao flagrar uma das vítimas se beijando com um dos assaltantes. Esse estranho acontecimento psicológico entre vítima e algoz foi inteligentemente captado e batizado pelo criminólogo e psicólogo Nils Bejerot como Síndrome de Estocolmo. Condições para a Síndrome de Estocolmo A Síndrome de Estocolmo acontece quando se reúnem as seguintes condições: a) evento traumático (assalto, sequestro, roubo, abuso sexual, violência, acidente, catástrofe) com ameaça física ou psicológica; b) crença de que o desfecho irá acontecer; c) a vítima, no contexto de terror, percebe um mínimo gesto de atenção (carinho, amabilidade, gentileza) por parte do agressor; d) sentimento de impotência para escapar. Quando uma pessoa passa por uma situação extremamente crítica em que a sua existência fica completamente à mercê de outra, que detém o poder de vida ou de morte sobre ela, pode-se estabelecer um tipo de relação dependente em que a vítima adere psicologicamente ao agressor. Nesses casos, pode-se estabelecer uma espécie de amor ou paixão que decorre de um processo inconsciente de preservação cujo mecanismo mais evidente se expressa pela idealização e pela identificação, notadamente pela identificação projetiva, através da qual características pessoais do abusador são introjetadas pela vítima e, simultaneamente, características da vítima são projetadas no agressor, com o fim de manter o controle do outro, defender-se dele e proteger-se de um mal grave e inesperado que ele pode causar.”
e) Síndrome de Giles de la Tourette.
Errado. Tourette é um transtorno de tique.
Nosso gabarito é Letra B
Fonte: Trindade, Jorge Manual de Psicologia Jurídica para operadores do Direito / Jorge Trindade. 6. ed. rev. atual, e ampi. - Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2012.
1680) A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os serviços e recursos próprios desse atendimento e orienta os alunos e seus professores quanto a sua utilização nas turmas comuns do ensino regular.
- A) Dislexia.
- B) Disgrafia.
- C) Superdotação.
- D) Discalculia.
- E) Transtorno Deficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
A alternativa correta é letra E) Transtorno Deficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
Gabarito Letra E
a) Dislexia. b) Disgrafia. c) Superdotação. d) Discalculia. e) Transtorno Deficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
A dificuldade de concentração não é característica dos transtornos específicos de aprendizagem, como a dislexia, disgrafia e discalculia, nem da superdotação. Só faz parte do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
“As barreiras que afetam o processo de aprendizagem escolar podem partir de diversas origens: cultural, socioeconômica, familiar, cognitiva, emocional, etc. A dificuldade de aprendizagem, diferente dos distúrbios, não se refere a dificuldades específicas, e sim na defasagem genérica e abrangente referente a aquisição e /ou automatização de uma ou mais competências. É apenas um sintoma de que existe um déficit de aprendizagem.
A mudança da casa, problemas familiares, bullying e outros fatores podem influenciar muito no desenvolvimento escolar do aluno e criar os mais diversos problemas de aprendizagem. Alguns problemas mais graves podem surgir a partir disso, como a dificuldade de concentração, que pode dar origem ao Transtorno Deficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
O TDAH é um transtorno de característica neurobiológica, onde sua manifestação ocorre por propensão genética, e ele acompanha a pessoa por toda sua vida, podendo ser controlado. Quem o possui, costuma apresentar atitudes impulsivas, hiperativas, descontrole emocional e falta de atenção. Quando não tratado, o paciente terá uma grande dificuldade de se relacionar e alcançar os objetivos de sua vida, pois não consegue se concentrar, manter o foco e esquecem facilmente de suas tarefas e obrigações, além de terem acessos de raiva e agressividade.
Nosso gabarito é Letra E
Fonte: Entenda a diferença entre dificuldade de aprendizagem e transtorno de aprendizagem. Disponível em: https://www.telavita.com.br/blog/diferenca-dificuldade-e-transtorno-de-aprendizagem/