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Questões Sobre Psicopatologia - Psicologia - concurso

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161) João, de 22 anos de idade, procurou um psicólogo de abordagem cognitivo-comportamental após insistência dos familiares, queixosos de que seus esquecimentos, desorganização, dificuldade de atenção e agitação eram excessivos. Ao psicólogo, João informou que, quando criança, cometia muitos erros e não gostava de fazer as tarefas escolares desde a época da alfabetização. Além disso, perdia seus materiais escolares, como lápis e livros, distraía-se com facilidade, tinha muita dificuldade em se manter sentado por mais de dois minutos, falava muito, não esperava sua vez quando em grupo, corria muito e se machucava com frequência nas atividades diárias. Ao descrever as queixas e comportamentos atuais, João referiu muita variação de humor com ataques de raiva, desorganização e impulsividade, desmotivação para a rotina diária e a sensação de muito cansaço mental.

  • A) Certo
  • B) Errado
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A alternativa correta é letra A) Certo

Os sintomas e a história de João são compatíveis com o quadro de transtorno do deficit de atenção com hiperatividade.

Essa questão cita sintomas que estão de acordo com o diagnóstico de TDAH. Veja o texto do DSM-V:

"Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade
Critérios Diagnósticos

A.  Um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento e no desenvolvimento, conforme caracterizado por (1) e/ou (2):

1. Desatenção: Seis (ou mais) dos seguintes sintomas persistem por pelo menos seis meses em um grau que é inconsistente com o nível do desenvolvimento e têm impacto negativo diretamente nas atividades sociais e acadêmicas/profissionais:


Nota:  Os  sintomas  não  são  apenas  uma  manifestação  de  comportamento  opositor, desafio,  hostilidade  ou  dificuldade  para  compreender  tarefas  ou  instruções.  Para adolescentes  mais  velhos  e  adultos  (17  anos  ou  mais),  pelo  menos  cinco  sintomas  são necessários.


a.   Frequentemente não presta atenção em detalhes ou comete erros por descuido em tarefas escolares, no trabalho ou durante outras atividades (p. ex., negligencia ou deixar passar detalhes, o trabalho é impreciso).


b.   Frequentemente tem dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas (p.  ex.,  dificuldade  de  manter  o  foco  durante  aulas,  conversas  ou  leituras prolongadas).


c.   Frequentemente  parece  não  escutar  quando  alguém  lhe  dirige  a  palavra  diretamente (p.  ex.,  parece  estar  com  a  cabeça  longe,  mesmo  na  ausência  de  qualquer  distração óbvia).


d.   Frequentemente  não  segue  instruções  até  o  fim  e  não  consegue  terminar  trabalhos escolares,  tarefas  ou  deveres  no  local  de  trabalho  (p.  ex.,  começa  as  tarefas,  mas rapidamente perde o foco e facilmente perde o rumo).


e.   Frequentemente tem dificuldade para organizar tarefas e atividades (p. ex., dificuldade em gerenciar tarefas seqüenciais; dificuldade em manter materiais e objetos pessoais em  ordem;  trabalho  desorganizado  e  desleixado;  mau  gerenciamento  do  tempo; dificuldade em cumprir prazos).

f.   Frequentemente  evita,  não  gosta  ou  reluta  em  se  envolver  em  tarefas  que  exijam esforço  mental  prolongado  (p.  ex.,  trabalhos  escolares  ou  lições  de  casa;  para adolescentes  mais  velhos  e  adultos,  preparo  de  relatórios,  preenchimento  de formulários, revisão de trabalhos longos).


g.   Frequentemente perde coisas necessárias para tarefas ou atividades (p. ex., materiais escolares, lápis, livros, instrumentos, carteiras, chaves, documentos, óculos, celular).

h.   Com  frequência  é  facilmente  distraído  por  estímulos  externos  (para  adolescentes mais velhos e adultos, pode incluir pensamentos não relacionados).


i.   Com  frequência  é  esquecido  em  relação  a  atividades  cotidianas  (p.  ex.,  realizar tarefas, obrigações; para adolescentes mais velhos e adultos, retornar ligações, pagar contas, manter horários agendados).


2.  Hiperatividade e impulsividade: Seis (ou mais) dos seguintes sintomas persistem por pelo menos  seis  meses  em  um  grau  que  é  inconsistente  com  o  nível  do  desenvolvimento  é tem impacto negativo diretamente nas atividades sociais e acadêmicas/profissionais:


Nota:  Os  sintomas  não  são  apenas  uma  manifestação  de  comportamento  opositor, desafio,  hostilidade  ou  dificuldade  para  compreender  tarefas  ou  instruções.  Para adolescentes  mais  velhos  e  adultos  (17  anos  ou  mais),  pelo  menos  cinco  sintomas  são necessários.


a.   Frequentemente remexe ou batuca as mãos ou os pés ou se contorce na cadeira.


b.   Frequentemente  levanta  da  cadeira  em  situações  em  que  se  espera  que  permaneça sentado  (p.  ex.,  sai  do seu  lugar  em  sala  de  aula,  no  escritório  ou  em  outro  local  de trabalho ou em outras situações que exijam que se permaneça em um mesmo lugar).


c.   Frequentemente corre ou sobe nas coisas em situações em que isso é inapropriado. (Nota: Em adolescentes ou adultos, pode se limitar a sensações de inquietude.)


d.   Com  frequência  é  incapaz  de  brincar  ou  se  envolver  em  atividades  de  lazer calmamente.

e.   Com  frequência  “não  para”,  agindo  como  se estivesse  “com  o  motor  ligado"  (p.  ex., não consegue ou se sente desconfortável em ficar parado por muito tempo, como em restaurantes,  reuniões;  outros  podem  ver  o indivíduo  como  inquieto  ou  difícil  de acompanhar).


f.   Frequentemente fala demais.

g.   Frequentemente  deixa  escapar  uma  resposta  antes  que  a  pergunta  tenha  sido concluída (p. ex., termina frases dos outros, não consegue aguardar a vez de falar).

h.   Frequentemente tem dificuldade para esperar a sua vez (p.ex., aguardar em uma fila).

i.   Frequentemente interrompe ou se intromete (p. ex., mete-se nas conversas, jogos ou atividades;  pode  começar  a  usar  as  coisas  de  outras  pessoas  sem  pedir  ou  receber permissão; para adolescentes e adultos, pode intrometer-se em ou assumir o controle sobre o que outros estão fazendo).


B.   Vários  sintomas  de  desatenção  ou  hiperatividade-impulsividade  estavam  presentes  antes dos 12 anos de idade.


C.   Vários sintomas de desatenção ou hiperatividade-impulsividade estão presentes em dois ou mais ambientes (p. ex., em casa, na escola, no trabalho; com amigos ou parentes; em outras atividades).


D.   Há evidências claras de que os sintomas interferem no funcionamento social, acadêmico ou profissional ou de que reduzem sua qualidade.


E.   Os  sintomas  não  ocorrem  exclusivamente  durante  o  curso  de  esquizofrenia  ou  outro transtorno  psicótico  e  não  são  mais  bem  explicados  por  outro  transtorno  mental  (p.  ex., transtorno  do  humor,  transtorno  de  ansiedade,  transtorno  dissociativo,  transtorno  da personalidade, intoxicação ou abstinência de substância)."

Afirmativa Correta.

162) Julgue o item seguinte relacionados a psicopatologias e seu tratamento.

  • A) Certo
  • B) Errado
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A alternativa correta é letra B) Errado

A parte da afirmativa que define claustrofobia está correta. Contudo, ficou falsa ao afirmar que a dessensibilização ao vivo é contraindicada. Essa exposição ao vivo faz parte da etapa final da dessensibilização.

Veja um pouco mais sobre isso no seguinte trecho do livro "Introdução à Psicologia" de Feldman:

"Dessensibilização sistemática.  Outro tratamento que se desenvolveu a partir do condicionamento clássico foi a dessensibilização sistemática. Na dessensibilização sistemática, a exposição gradual a um estímulo que produz ansiedade é associada ao relaxamento comportamental para extinguir a resposta de ansiedade (Choy, Fyer, & Lipsitz, 2007; Dowling, Jackson, & Thomas, 2008; Triscari et al., 2011).


Suponha, por exemplo, que você tivesse um medo extremo de voar. O simples pensamento de estar dentro de um avião já faria com que você começasse a suar e tremer, e você não conseguiria ficar suficientemente perto de um aeroporto para saber como reagiria se, na verdade, tivesse de voar para algum lugar. Usando a dessensibilização sistemática para tratar o problema, você primeiro seria treinado em técnicas de relaxamento por um terapeuta comportamental e aprenderia a relaxar seu corpo por inteiro – um estado altamente agradável, como se pode imaginar (ver a Fig. 2).


O passo seguinte envolve a construção de uma hierarquia de medos – uma lista em ordem crescente de gravidade daquilo que você associa com seus medos. Por exemplo, sua hierarquia poderia ser assim:


 1. Ver um avião voando acima de você.
 2. Ir a um aeroporto.
 3. Comprar uma passagem.
 4. Entrar no avião.
 5. Ver o avião fechar a porta.
 6. Ver o avião taxiando na pista.
 7. Decolar.
 8. Estar no ar.


Depois de desenvolver essa hierarquia e aprender as técnicas de relaxamento, você vai aprender a associar os dois grupos de respostas. Para isso, seu terapeuta pede que você se coloque em uma posição relaxada e, então, imagine-se na primeira situação identificada em sua hierarquia. Depois de considerar esse primeiro passo enquanto permanece relaxado, você avança para a situação seguinte. Você segue avançando na hierarquia em estágios graduais até que consiga se imaginar estando no ar sem sentir ansiedade. Por fim, o terapeuta pede uma visita a um aeroporto e depois pegue um voo."

"Introdução à Psicologia" (Feldman)

Assertiva Falsa.

163) O transtorno da personalidade borderline, ou limítrofe, é caracterizado por uma ampla gama de sintomas que podem ou não se manifestar igualmente em outras psicopatologias. A compatibilidade com critérios diagnósticos de transtorno borderline e as características do paciente acometido por esse transtorno incluem

  • A) Certo
  • B) Errado
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A alternativa correta é letra A) Certo

O transtorno da personalidade borderline, ou limítrofe, é caracterizado por uma ampla gama de sintomas que podem ou não se manifestar igualmente em outras psicopatologias. A compatibilidade com critérios diagnósticos de transtorno borderline e as características do paciente acometido por esse transtorno incluem envolvimento em brigas, raiva constante e ataques de mal humor.

Essa afirmativa está de acordo com os critérios diagnósticos do Transtorno da Personalidade Borderline, segundo o DSM-V:

"Transtorno da Personalidade Borderline
Critérios Diagnósticos

Um padrão difuso de instabilidade das relações interpessoais, da autoimagem e dos afetos e de impulsividade acentuada que surge no início da vida adulta e está presente em vários contextos, conforme indicado por cinco (ou mais) dos seguintes:


1.   Esforços  desesperados  para  evitar  abandono  real  ou  imaginado.

2. Um  padrão  de  relacionamentos  interpessoais  instáveis  e  intensos  caracterizado  pela alternância entre extremos de idealização e desvalorização.

3. Perturbação  da  identidade:  instabilidade  acentuada  e  persistente  da  autoimagem  ou  da
percepção de si mesmo.

4. Impulsividade em pelo menos duas áreas potencialmente autodestrutivas (p. ex., gastos, sexo,  abuso  de  substância,  direção  irresponsável,  compulsão  alimentar). 

5. Recorrência  de  comportamento,  gestos  ou  ameaças  suicidas  ou  de  comportamento auto-mutilante.

6. Instabilidade  afetiva  devida  a  uma  acentuada  reatividade  de  humor  (p.  ex.,  disforia episódica,  irritabilidade ou  ansiedade intensa  com  duração  geralmente de  poucas horas e apenas raramente de mais de alguns dias).

7. Sentimentos crônicos de vazio.

8. Raiva intensa e inapropriada ou dificuldade em controlá-la (p. ex., mostras freqüentes de irritação, raiva constante, brigas físicas recorrentes).


9. Ideação paranoide transitória associada a estresse ou sintomas dissociativos intensos."

DSM-V

Afirmativa Correta.

164) Ao iniciar um processo terapêutico, o relato de uma paciente de 26 anos descreve um padrão invasivo de instabilidade de seus relacionamentos e de sua autoimagem. Relata situações em que age com muita impulsividade, chegando a dirigir de maneira imprudente e abusar do álcool para diminuir um “vazio interior constante” e para que seu parceiro “não vá embora ao vê-la assim”. Diz acreditar que seus parceiros são “maravilhosos” no princípio do relacionamento, mas logo “descobre que todas as pessoas importantes para ela a abandonam”. Passou por quatro atendimentos psiquiátricos nos últimos dois anos, em comportamentos de automutilação e ameaças suicidas em acessos de raiva, época coincidente com os períodos de términos afetivos. De acordo com o DSM-IV, este caso identifica-se mais precisamente com o diagnóstico de Transtorno da Personalidade do tipo:

  • A) Paranoide.
  • B) Antissocial.
  • C) Dependente.
  • D) Boderline.
  • E) Narcisista.

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A alternativa correta é letra D) Borderline.

O relato da paciente sugere características consistentes com o Transtorno da Personalidade Borderline (TPB), de acordo com o DSM-IV. O TPB é caracterizado por instabilidade nos relacionamentos interpessoais, autoimagem e afetos, além de impulsividade marcante. Os comportamentos de impulsividade, como dirigir imprudentemente e abusar do álcool, juntamente com uma sensação de vazio interior, são comuns nesse transtorno.

Além disso, a paciente relata um padrão de idealização inicial de seus parceiros, seguido de desilusão e percepção de abandono, o que é característico do TPB. Os episódios de automutilação e ameaças suicidas em resposta a períodos de términos afetivos também são sintomas frequentes nesse transtorno.

Portanto, o quadro descrito está mais alinhado com os critérios diagnósticos do Transtorno da Personalidade Borderline.

165) O transtorno cuja característica é o envolvimento de um indivíduo em um delírio de outra pessoa que já tem um Transtorno Psicótico com delírios proeminentes (às vezes chamada de “indutor” ou “caso primário”), e com quem o indivíduo passa a compartilhar as crenças delirantes do caso primário, total ou parcialmente, apenas quando em contato ou sob influência, é chamado de transtorno:

  • A) delirante compartilhado.
  • B) delirante simbiótico.
  • C) psicótico simbiotizante.
  • D) psicótico compartilhado.
  • E) delirante simbiotizante episódico.

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A alternativa correta é letra D) psicótico compartilhado.

Esse transtorno é conhecido como transtorno psicótico compartilhado, no qual um indivíduo desenvolve delírios similares aos de outra pessoa que já possui um transtorno psicótico com delírios proeminentes. A pessoa afetada pelo transtorno psicótico compartilhado passa a compartilhar as crenças delirantes do caso primário, total ou parcialmente, apenas quando está em contato ou sob influência desse caso primário.

166) Assinale a opção que corresponde a uma perturbação do comportamento motor, segundo Kaplan e Sadock, no livro “Compêndio de Psiquiatria: Ciências do Comportamento e Psiquiatria Clínica”.

  • A) Bloqueio.
  • B) Negativismo.
  • C) Sinestesia.
  • D) Perseveração.
  • E) Monomania.

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A alternativa correta é letra B) Negativismo.

Segundo Kaplan e Sadock, o negativismo é uma perturbação do comportamento motor caracterizada pela oposição sistemática e resistência aos comandos verbais ou tentativas de controle externo. Esse comportamento pode incluir resistência passiva ou ativa, como recusar-se a fazer algo solicitado ou agir de forma contrária ao que foi solicitado.

167) As alucinações indicam uma perturbação psicótica somente quando associadas ao comprometimento do teste de realidade. Assinale a opção que corresponde a uma alucinação caracterizada por falsa percepção, na qual os objetos são vistos em tamanho reduzido, segundo Kaplan e Sadock, no livro “Compêndio de Psiquiatria: Ciências do Comportamento e Psiquiatria Clínica”.

  • A) Hipnagógica.
  • B) Visual.
  • C) Hipnopômpica.
  • D) Liliputiana.
  • E) Sinestesia.

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A alternativa correta é letra D) Liliputiana.

Alucinações podem indicar uma perturbação psicótica quando estão associadas ao comprometimento do teste de realidade, ou seja, quando a pessoa não consegue distinguir entre o que é real e o que é fruto de sua imaginação. De acordo com Kaplan e Sadock, no livro "Compêndio de Psiquiatria: Ciências do Comportamento e Psiquiatria Clínica", uma alucinação caracterizada por falsa percepção na qual os objetos são vistos em tamanho reduzido é denominada de alucinação liliputiana.

168) “Insistência não razoável por parte do indivíduo para que os outros se submetam exatamente à sua maneira de fazer as coisas ou relutância não razoável em permitir que os outros façam as coisas; há sentimentos de dúvida e cautela excessivos; rigidez e teimosia; preocupação indevida com produtividade, até a exclusão de prazer e de relações interpessoais”. Assinale a opção que corresponde ao transtorno de personalidade referente à descrição clínica acima, de acordo com a classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento do CID-10.

  • A) Esquizoide.
  • B) Dependente.
  • C) Histriônica.
  • D) Anancástica.
  • E) Paranoide.

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A alternativa correta é letra D) Anancástica.

O transtorno de personalidade descrito na questão é caracterizado por uma insistência não razoável para que os outros se submetam exatamente à maneira do indivíduo fazer as coisas, uma relutância não razoável em permitir que os outros as façam, sentimentos excessivos de dúvida e cautela, rigidez, teimosia, e preocupação indevida com produtividade, em detrimento do prazer e das relações interpessoais.

Esses sintomas são consistentes com os critérios diagnósticos do Transtorno de Personalidade Anancástica (ou Obsessivo-Compulsivo) de acordo com a Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento do CID-10.

169) Coloque F (falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo, em relação à definição de sinais e sintomas típicos de doenças psiquiátricas, assinalando, a seguir, a opção correta, de acordo com Kaplan e Sadock, no livro “Compêndio de Psiquiatria: Ciências do Comportamento e Psiquiatria Clínica”.

  • A) (V) (V) (F) (F) (V)
  • B) (F) (F) (V) (V) (F)
  • C) (V) (V) (V) (F) (F)
  • D) (F) (F) (V) (V) (V)
  • E) (V) (V) (F) (V) (F)

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A alternativa correta é letra A) (V) (V) (F) (F) (V)

Agora vamos analisar cada afirmativa:

  1. (V) As parapraxias são consideradas parte do pensamento normal. As parapraxias, também conhecidas como atos falhos, são erros ou lapsos na fala, na escrita ou na ação que podem revelar impulsos inconscientes ou conflitos psicológicos, sendo consideradas parte do espectro do pensamento normal.
  2. (V) Afasia motora também é conhecida como afasia não-fluente ou expressiva de Broca. A afasia motora, caracterizada pela dificuldade em produzir fala fluente devido a danos na área de Broca do cérebro, é de fato chamada de afasia não-fluente ou expressiva de Broca.
  3. (F) Incoerência é o fluxo de pensamento, ou seja, as ideias mudam de um tema para outro de modo completamente desconexo. Na verdade, a incoerência refere-se à falta de conexão lógica entre as ideias expressas, não necessariamente à mudança de temas de forma desconexa.
  4. (F) Deréismo é a incapacidade para manter associações de pensamento dirigidas ao objetivo. Na verdade, a deréisme, também conhecida como tangencialidade, é a tendência a desviar-se do tópico principal durante a conversa, introduzindo informações irrelevantes ou sem relação direta com o assunto em questão.
  5. (V) Afasia sensorial também é conhecida como afasia fluente ou receptiva de Wernicke. A afasia sensorial, caracterizada por dificuldades na compreensão da linguagem e na produção de uma fala coerente, é chamada de afasia fluente ou receptiva de Wernicke.

Portanto, a alternativa correta (letra A) corresponde às afirmativas verdadeiras e falsas de acordo com a definição de sinais e sintomas típicos de doenças psiquiátricas apresentadas por Kaplan e Sadock.

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170) Assinale a alternativa que apresenta os dois principais transtornos do Humor, segundo Kaplan:.

  • A) Transtorno depressivo maior e o transtorno bipolar I.
  • B) Transtorno distímico e o transtorno bipolar I.
  • C) Transtorno distímico e o transtorno ciclotímico.
  • D) Transtorno depressivo menor e o Transtorno bipolar I.
  • E) Transtorno ciclotímico e o Transtorno depressivo maior.

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A alternativa correta é letra A) Transtorno depressivo maior e o transtorno bipolar I.

Gabarito: Letra A

Assinale a alternativa que apresenta os dois principais transtornos do Humor, segundo Kaplan:.
a)  Transtorno depressivo maior e o transtorno bipolar I.
b)  Transtorno distímico e o transtorno bipolar I.
c)  Transtorno distímico e o transtorno ciclotímico.
d)  Transtorno depressivo menor e o Transtorno bipolar I.
e)  Transtorno ciclotímico e o Transtorno depressivo maior.

 

Os transtornos principais e mais graves do humor são o transtorno depressivo maior e o transtorno bipolar. Não existe um transtorno depressivo menor, e o transtorno distímico e o transtorno ciclotímico são versões menos intensas dos transtornos depressivo e bipolar.

 

Nosso gabarito é Letra A.

1 15 16 17 18 19 257