Questões Sobre Psicopatologia - Psicologia - concurso
161) João, de 22 anos de idade, procurou um psicólogo de abordagem cognitivo-comportamental após insistência dos familiares, queixosos de que seus esquecimentos, desorganização, dificuldade de atenção e agitação eram excessivos. Ao psicólogo, João informou que, quando criança, cometia muitos erros e não gostava de fazer as tarefas escolares desde a época da alfabetização. Além disso, perdia seus materiais escolares, como lápis e livros, distraía-se com facilidade, tinha muita dificuldade em se manter sentado por mais de dois minutos, falava muito, não esperava sua vez quando em grupo, corria muito e se machucava com frequência nas atividades diárias. Ao descrever as queixas e comportamentos atuais, João referiu muita variação de humor com ataques de raiva, desorganização e impulsividade, desmotivação para a rotina diária e a sensação de muito cansaço mental.
- A) Certo
- B) Errado
A alternativa correta é letra A) Certo
Os sintomas e a história de João são compatíveis com o quadro de transtorno do deficit de atenção com hiperatividade.
Essa questão cita sintomas que estão de acordo com o diagnóstico de TDAH. Veja o texto do DSM-V:
"Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade
Critérios DiagnósticosA. Um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento e no desenvolvimento, conforme caracterizado por (1) e/ou (2):
1. Desatenção: Seis (ou mais) dos seguintes sintomas persistem por pelo menos seis meses em um grau que é inconsistente com o nível do desenvolvimento e têm impacto negativo diretamente nas atividades sociais e acadêmicas/profissionais:
Nota: Os sintomas não são apenas uma manifestação de comportamento opositor, desafio, hostilidade ou dificuldade para compreender tarefas ou instruções. Para adolescentes mais velhos e adultos (17 anos ou mais), pelo menos cinco sintomas são necessários.
a. Frequentemente não presta atenção em detalhes ou comete erros por descuido em tarefas escolares, no trabalho ou durante outras atividades (p. ex., negligencia ou deixar passar detalhes, o trabalho é impreciso).
b. Frequentemente tem dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas (p. ex., dificuldade de manter o foco durante aulas, conversas ou leituras prolongadas).
c. Frequentemente parece não escutar quando alguém lhe dirige a palavra diretamente (p. ex., parece estar com a cabeça longe, mesmo na ausência de qualquer distração óbvia).
d. Frequentemente não segue instruções até o fim e não consegue terminar trabalhos escolares, tarefas ou deveres no local de trabalho (p. ex., começa as tarefas, mas rapidamente perde o foco e facilmente perde o rumo).
e. Frequentemente tem dificuldade para organizar tarefas e atividades (p. ex., dificuldade em gerenciar tarefas seqüenciais; dificuldade em manter materiais e objetos pessoais em ordem; trabalho desorganizado e desleixado; mau gerenciamento do tempo; dificuldade em cumprir prazos).f. Frequentemente evita, não gosta ou reluta em se envolver em tarefas que exijam esforço mental prolongado (p. ex., trabalhos escolares ou lições de casa; para adolescentes mais velhos e adultos, preparo de relatórios, preenchimento de formulários, revisão de trabalhos longos).
g. Frequentemente perde coisas necessárias para tarefas ou atividades (p. ex., materiais escolares, lápis, livros, instrumentos, carteiras, chaves, documentos, óculos, celular).h. Com frequência é facilmente distraído por estímulos externos (para adolescentes mais velhos e adultos, pode incluir pensamentos não relacionados).
i. Com frequência é esquecido em relação a atividades cotidianas (p. ex., realizar tarefas, obrigações; para adolescentes mais velhos e adultos, retornar ligações, pagar contas, manter horários agendados).
2. Hiperatividade e impulsividade: Seis (ou mais) dos seguintes sintomas persistem por pelo menos seis meses em um grau que é inconsistente com o nível do desenvolvimento é tem impacto negativo diretamente nas atividades sociais e acadêmicas/profissionais:
Nota: Os sintomas não são apenas uma manifestação de comportamento opositor, desafio, hostilidade ou dificuldade para compreender tarefas ou instruções. Para adolescentes mais velhos e adultos (17 anos ou mais), pelo menos cinco sintomas são necessários.
a. Frequentemente remexe ou batuca as mãos ou os pés ou se contorce na cadeira.
b. Frequentemente levanta da cadeira em situações em que se espera que permaneça sentado (p. ex., sai do seu lugar em sala de aula, no escritório ou em outro local de trabalho ou em outras situações que exijam que se permaneça em um mesmo lugar).
c. Frequentemente corre ou sobe nas coisas em situações em que isso é inapropriado. (Nota: Em adolescentes ou adultos, pode se limitar a sensações de inquietude.)
d. Com frequência é incapaz de brincar ou se envolver em atividades de lazer calmamente.e. Com frequência “não para”, agindo como se estivesse “com o motor ligado" (p. ex., não consegue ou se sente desconfortável em ficar parado por muito tempo, como em restaurantes, reuniões; outros podem ver o indivíduo como inquieto ou difícil de acompanhar).
f. Frequentemente fala demais.g. Frequentemente deixa escapar uma resposta antes que a pergunta tenha sido concluída (p. ex., termina frases dos outros, não consegue aguardar a vez de falar).
h. Frequentemente tem dificuldade para esperar a sua vez (p.ex., aguardar em uma fila).
i. Frequentemente interrompe ou se intromete (p. ex., mete-se nas conversas, jogos ou atividades; pode começar a usar as coisas de outras pessoas sem pedir ou receber permissão; para adolescentes e adultos, pode intrometer-se em ou assumir o controle sobre o que outros estão fazendo).
B. Vários sintomas de desatenção ou hiperatividade-impulsividade estavam presentes antes dos 12 anos de idade.
C. Vários sintomas de desatenção ou hiperatividade-impulsividade estão presentes em dois ou mais ambientes (p. ex., em casa, na escola, no trabalho; com amigos ou parentes; em outras atividades).
D. Há evidências claras de que os sintomas interferem no funcionamento social, acadêmico ou profissional ou de que reduzem sua qualidade.
E. Os sintomas não ocorrem exclusivamente durante o curso de esquizofrenia ou outro transtorno psicótico e não são mais bem explicados por outro transtorno mental (p. ex., transtorno do humor, transtorno de ansiedade, transtorno dissociativo, transtorno da personalidade, intoxicação ou abstinência de substância)."
Afirmativa Correta.
162) Julgue o item seguinte relacionados a psicopatologias e seu tratamento.
- A) Certo
- B) Errado
A alternativa correta é letra B) Errado
A parte da afirmativa que define claustrofobia está correta. Contudo, ficou falsa ao afirmar que a dessensibilização ao vivo é contraindicada. Essa exposição ao vivo faz parte da etapa final da dessensibilização.
Veja um pouco mais sobre isso no seguinte trecho do livro "Introdução à Psicologia" de Feldman:
"Dessensibilização sistemática. Outro tratamento que se desenvolveu a partir do condicionamento clássico foi a dessensibilização sistemática. Na dessensibilização sistemática, a exposição gradual a um estímulo que produz ansiedade é associada ao relaxamento comportamental para extinguir a resposta de ansiedade (Choy, Fyer, & Lipsitz, 2007; Dowling, Jackson, & Thomas, 2008; Triscari et al., 2011).
Suponha, por exemplo, que você tivesse um medo extremo de voar. O simples pensamento de estar dentro de um avião já faria com que você começasse a suar e tremer, e você não conseguiria ficar suficientemente perto de um aeroporto para saber como reagiria se, na verdade, tivesse de voar para algum lugar. Usando a dessensibilização sistemática para tratar o problema, você primeiro seria treinado em técnicas de relaxamento por um terapeuta comportamental e aprenderia a relaxar seu corpo por inteiro – um estado altamente agradável, como se pode imaginar (ver a Fig. 2).
O passo seguinte envolve a construção de uma hierarquia de medos – uma lista em ordem crescente de gravidade daquilo que você associa com seus medos. Por exemplo, sua hierarquia poderia ser assim:
1. Ver um avião voando acima de você.
2. Ir a um aeroporto.
3. Comprar uma passagem.
4. Entrar no avião.
5. Ver o avião fechar a porta.
6. Ver o avião taxiando na pista.
7. Decolar.
8. Estar no ar.
Depois de desenvolver essa hierarquia e aprender as técnicas de relaxamento, você vai aprender a associar os dois grupos de respostas. Para isso, seu terapeuta pede que você se coloque em uma posição relaxada e, então, imagine-se na primeira situação identificada em sua hierarquia. Depois de considerar esse primeiro passo enquanto permanece relaxado, você avança para a situação seguinte. Você segue avançando na hierarquia em estágios graduais até que consiga se imaginar estando no ar sem sentir ansiedade. Por fim, o terapeuta pede uma visita a um aeroporto e depois pegue um voo.""Introdução à Psicologia" (Feldman)
Assertiva Falsa.
163) O transtorno da personalidade borderline, ou limítrofe, é caracterizado por uma ampla gama de sintomas que podem ou não se manifestar igualmente em outras psicopatologias. A compatibilidade com critérios diagnósticos de transtorno borderline e as características do paciente acometido por esse transtorno incluem
- A) Certo
- B) Errado
A alternativa correta é letra A) Certo
O transtorno da personalidade borderline, ou limítrofe, é caracterizado por uma ampla gama de sintomas que podem ou não se manifestar igualmente em outras psicopatologias. A compatibilidade com critérios diagnósticos de transtorno borderline e as características do paciente acometido por esse transtorno incluem envolvimento em brigas, raiva constante e ataques de mal humor.
Essa afirmativa está de acordo com os critérios diagnósticos do Transtorno da Personalidade Borderline, segundo o DSM-V:
"Transtorno da Personalidade Borderline
Critérios DiagnósticosUm padrão difuso de instabilidade das relações interpessoais, da autoimagem e dos afetos e de impulsividade acentuada que surge no início da vida adulta e está presente em vários contextos, conforme indicado por cinco (ou mais) dos seguintes:
1. Esforços desesperados para evitar abandono real ou imaginado.2. Um padrão de relacionamentos interpessoais instáveis e intensos caracterizado pela alternância entre extremos de idealização e desvalorização.
3. Perturbação da identidade: instabilidade acentuada e persistente da autoimagem ou da
percepção de si mesmo.4. Impulsividade em pelo menos duas áreas potencialmente autodestrutivas (p. ex., gastos, sexo, abuso de substância, direção irresponsável, compulsão alimentar).
5. Recorrência de comportamento, gestos ou ameaças suicidas ou de comportamento auto-mutilante.
6. Instabilidade afetiva devida a uma acentuada reatividade de humor (p. ex., disforia episódica, irritabilidade ou ansiedade intensa com duração geralmente de poucas horas e apenas raramente de mais de alguns dias).
7. Sentimentos crônicos de vazio.
8. Raiva intensa e inapropriada ou dificuldade em controlá-la (p. ex., mostras freqüentes de irritação, raiva constante, brigas físicas recorrentes).
9. Ideação paranoide transitória associada a estresse ou sintomas dissociativos intensos."DSM-V
Afirmativa Correta.
164) Ao iniciar um processo terapêutico, o relato de uma paciente de 26 anos descreve um padrão invasivo de instabilidade de seus relacionamentos e de sua autoimagem. Relata situações em que age com muita impulsividade, chegando a dirigir de maneira imprudente e abusar do álcool para diminuir um “vazio interior constante” e para que seu parceiro “não vá embora ao vê-la assim”. Diz acreditar que seus parceiros são “maravilhosos” no princípio do relacionamento, mas logo “descobre que todas as pessoas importantes para ela a abandonam”. Passou por quatro atendimentos psiquiátricos nos últimos dois anos, em comportamentos de automutilação e ameaças suicidas em acessos de raiva, época coincidente com os períodos de términos afetivos. De acordo com o DSM-IV, este caso identifica-se mais precisamente com o diagnóstico de Transtorno da Personalidade do tipo:
- A) Paranoide.
- B) Antissocial.
- C) Dependente.
- D) Boderline.
- E) Narcisista.
A alternativa correta é letra D) Borderline.
O relato da paciente sugere características consistentes com o Transtorno da Personalidade Borderline (TPB), de acordo com o DSM-IV. O TPB é caracterizado por instabilidade nos relacionamentos interpessoais, autoimagem e afetos, além de impulsividade marcante. Os comportamentos de impulsividade, como dirigir imprudentemente e abusar do álcool, juntamente com uma sensação de vazio interior, são comuns nesse transtorno.
Além disso, a paciente relata um padrão de idealização inicial de seus parceiros, seguido de desilusão e percepção de abandono, o que é característico do TPB. Os episódios de automutilação e ameaças suicidas em resposta a períodos de términos afetivos também são sintomas frequentes nesse transtorno.
Portanto, o quadro descrito está mais alinhado com os critérios diagnósticos do Transtorno da Personalidade Borderline.
165) O transtorno cuja característica é o envolvimento de um indivíduo em um delírio de outra pessoa que já tem um Transtorno Psicótico com delírios proeminentes (às vezes chamada de “indutor” ou “caso primário”), e com quem o indivíduo passa a compartilhar as crenças delirantes do caso primário, total ou parcialmente, apenas quando em contato ou sob influência, é chamado de transtorno:
- A) delirante compartilhado.
- B) delirante simbiótico.
- C) psicótico simbiotizante.
- D) psicótico compartilhado.
- E) delirante simbiotizante episódico.
A alternativa correta é letra D) psicótico compartilhado.
Esse transtorno é conhecido como transtorno psicótico compartilhado, no qual um indivíduo desenvolve delírios similares aos de outra pessoa que já possui um transtorno psicótico com delírios proeminentes. A pessoa afetada pelo transtorno psicótico compartilhado passa a compartilhar as crenças delirantes do caso primário, total ou parcialmente, apenas quando está em contato ou sob influência desse caso primário.
166) Assinale a opção que corresponde a uma perturbação do comportamento motor, segundo Kaplan e Sadock, no livro “Compêndio de Psiquiatria: Ciências do Comportamento e Psiquiatria Clínica”.
- A) Bloqueio.
- B) Negativismo.
- C) Sinestesia.
- D) Perseveração.
- E) Monomania.
A alternativa correta é letra B) Negativismo.
Segundo Kaplan e Sadock, o negativismo é uma perturbação do comportamento motor caracterizada pela oposição sistemática e resistência aos comandos verbais ou tentativas de controle externo. Esse comportamento pode incluir resistência passiva ou ativa, como recusar-se a fazer algo solicitado ou agir de forma contrária ao que foi solicitado.
167) As alucinações indicam uma perturbação psicótica somente quando associadas ao comprometimento do teste de realidade. Assinale a opção que corresponde a uma alucinação caracterizada por falsa percepção, na qual os objetos são vistos em tamanho reduzido, segundo Kaplan e Sadock, no livro “Compêndio de Psiquiatria: Ciências do Comportamento e Psiquiatria Clínica”.
- A) Hipnagógica.
- B) Visual.
- C) Hipnopômpica.
- D) Liliputiana.
- E) Sinestesia.
A alternativa correta é letra D) Liliputiana.
Alucinações podem indicar uma perturbação psicótica quando estão associadas ao comprometimento do teste de realidade, ou seja, quando a pessoa não consegue distinguir entre o que é real e o que é fruto de sua imaginação. De acordo com Kaplan e Sadock, no livro "Compêndio de Psiquiatria: Ciências do Comportamento e Psiquiatria Clínica", uma alucinação caracterizada por falsa percepção na qual os objetos são vistos em tamanho reduzido é denominada de alucinação liliputiana.
168) “Insistência não razoável por parte do indivíduo para que os outros se submetam exatamente à sua maneira de fazer as coisas ou relutância não razoável em permitir que os outros façam as coisas; há sentimentos de dúvida e cautela excessivos; rigidez e teimosia; preocupação indevida com produtividade, até a exclusão de prazer e de relações interpessoais”. Assinale a opção que corresponde ao transtorno de personalidade referente à descrição clínica acima, de acordo com a classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento do CID-10.
- A) Esquizoide.
- B) Dependente.
- C) Histriônica.
- D) Anancástica.
- E) Paranoide.
A alternativa correta é letra D) Anancástica.
O transtorno de personalidade descrito na questão é caracterizado por uma insistência não razoável para que os outros se submetam exatamente à maneira do indivíduo fazer as coisas, uma relutância não razoável em permitir que os outros as façam, sentimentos excessivos de dúvida e cautela, rigidez, teimosia, e preocupação indevida com produtividade, em detrimento do prazer e das relações interpessoais.
Esses sintomas são consistentes com os critérios diagnósticos do Transtorno de Personalidade Anancástica (ou Obsessivo-Compulsivo) de acordo com a Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento do CID-10.
169) Coloque F (falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo, em relação à definição de sinais e sintomas típicos de doenças psiquiátricas, assinalando, a seguir, a opção correta, de acordo com Kaplan e Sadock, no livro “Compêndio de Psiquiatria: Ciências do Comportamento e Psiquiatria Clínica”.
- A) (V) (V) (F) (F) (V)
- B) (F) (F) (V) (V) (F)
- C) (V) (V) (V) (F) (F)
- D) (F) (F) (V) (V) (V)
- E) (V) (V) (F) (V) (F)
A alternativa correta é letra A) (V) (V) (F) (F) (V)
Agora vamos analisar cada afirmativa:
- (V) As parapraxias são consideradas parte do pensamento normal. As parapraxias, também conhecidas como atos falhos, são erros ou lapsos na fala, na escrita ou na ação que podem revelar impulsos inconscientes ou conflitos psicológicos, sendo consideradas parte do espectro do pensamento normal.
- (V) Afasia motora também é conhecida como afasia não-fluente ou expressiva de Broca. A afasia motora, caracterizada pela dificuldade em produzir fala fluente devido a danos na área de Broca do cérebro, é de fato chamada de afasia não-fluente ou expressiva de Broca.
- (F) Incoerência é o fluxo de pensamento, ou seja, as ideias mudam de um tema para outro de modo completamente desconexo. Na verdade, a incoerência refere-se à falta de conexão lógica entre as ideias expressas, não necessariamente à mudança de temas de forma desconexa.
- (F) Deréismo é a incapacidade para manter associações de pensamento dirigidas ao objetivo. Na verdade, a deréisme, também conhecida como tangencialidade, é a tendência a desviar-se do tópico principal durante a conversa, introduzindo informações irrelevantes ou sem relação direta com o assunto em questão.
- (V) Afasia sensorial também é conhecida como afasia fluente ou receptiva de Wernicke. A afasia sensorial, caracterizada por dificuldades na compreensão da linguagem e na produção de uma fala coerente, é chamada de afasia fluente ou receptiva de Wernicke.
Portanto, a alternativa correta (letra A) corresponde às afirmativas verdadeiras e falsas de acordo com a definição de sinais e sintomas típicos de doenças psiquiátricas apresentadas por Kaplan e Sadock.
170) Assinale a alternativa que apresenta os dois principais transtornos do Humor, segundo Kaplan:.
- A) Transtorno depressivo maior e o transtorno bipolar I.
- B) Transtorno distímico e o transtorno bipolar I.
- C) Transtorno distímico e o transtorno ciclotímico.
- D) Transtorno depressivo menor e o Transtorno bipolar I.
- E) Transtorno ciclotímico e o Transtorno depressivo maior.
A alternativa correta é letra A) Transtorno depressivo maior e o transtorno bipolar I.
Gabarito: Letra A
Assinale a alternativa que apresenta os dois principais transtornos do Humor, segundo Kaplan:.
a) Transtorno depressivo maior e o transtorno bipolar I.
b) Transtorno distímico e o transtorno bipolar I.
c) Transtorno distímico e o transtorno ciclotímico.
d) Transtorno depressivo menor e o Transtorno bipolar I.
e) Transtorno ciclotímico e o Transtorno depressivo maior.
Os transtornos principais e mais graves do humor são o transtorno depressivo maior e o transtorno bipolar. Não existe um transtorno depressivo menor, e o transtorno distímico e o transtorno ciclotímico são versões menos intensas dos transtornos depressivo e bipolar.
Nosso gabarito é Letra A.