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Questões Sobre Psicopatologia - Psicologia - concurso

1711) Considerando o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas – Esquizofrenia, do Ministério da Saúde, analise:

  • A) Clorpromazina
  • B) Risperidona
  • C) Carbamazepina
  • D) Clozapina
  • E) Zuclopentixol

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A alternativa correta é letra D) Clozapina

Gabarito Letra D
 

 

Todos os antipsicóticos, com exceção de __________, podem ser utilizados no tratamento, sem ordem de preferência, dos pacientes com diagnóstico de esquizofrenia que preencham os critérios de inclusão. Marque a alternativa CORRETA para completar a seguinte afirmação acima:

Vamos ver como o trecho aparece no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas:

Todos os antipsicóticos, com exceção de clozapina, podem ser utilizados no tratamento, sem ordem de preferência, dos pacientes com diagnóstico de esquizofrenia que preencham os critérios de inclusão. Os tratamentos devem ser feitos com um medicamento de cada vez (monoterapia), de acordo com o perfil de segurança e a tolerabilidade do paciente. Em caso de falha terapêutica (definida como o uso de qualquer desses fármacos por pelo menos 6 semanas, nas doses adequadas, sem melhora de pelo menos 30% na escala de Avaliação Psiquiátrica Breve (British Psychiatric Rating Scale - BPRS) (142-144), uma segunda tentativa com algum outro antipsicótico deverá ser feita.”


a)  Clorpromazina
b)  Risperidona
c)  Carbamazepina
d)  Clozapina
e)  Zuclopentixol

Nosso gabarito é Letra D

 

Fonte: PORTARIA Nº 364, DE 9 DE ABRIL DE 2013. Aprova o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas – Esquizofrenia. Disponível em: http://conitec.gov.br/images/Protocolos/pcdt-esquizofrenia-livro-2013.pdf

1712) Poucos medicamentos demonstram eficácia e tolerabilidade aceitáveis para os sintomas depressivos do Transtorno afetivo bipolar. Apenas ___________, __________, e _________ são considerados monoterapias de primeira linha.

  • A) Ziprasidona, asenapina e paliperidona
  • B) Olanzapina, carbonato de lítio, ácido valproico
  • C) Risperidona, olanzapina, ácido valproico
  • D) Carbamazepina, ácido valproico, quetiapina
  • E) Carbonato de lítio, lamotrigina, quetiapina

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A alternativa correta é letra E) Carbonato de lítio, lamotrigina, quetiapina

Gabarito Letra E

 A questão foi retirada da Portaria Nº 315, De 30 De Março De 2016, que Aprova o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Transtorno Afetivo Bipolar do tipo I, veja:

 

“Poucos medicamentos demonstram eficácia e tolerabilidade aceitáveis para os sintomas depressivos do TAB. Apenas o carbonato de lítio, a lamotrigina e a quetiapina são considerados monoterapias de primeira linha (42). Por ser amplamente utilizado na prática clínica e difundido como padrão-ouro para o tratamento do TAB em todas as suas fases (43), o carbonato de lítio é indicado como nível 1 também no tratamento do episódio depressivo bipolar (44,45). O segundo medicamento com melhor nível de evidência é a quetiapina (46,47).”

Marque a alternativa que complete corretamente a frase acima:
a)  Ziprasidona, asenapina e paliperidona
b)  Olanzapina, carbonato de lítio, ácido valproico
c)  Risperidona, olanzapina, ácido valproico
d)  Carbamazepina, ácido valproico, quetiapina
e)  Carbonato de lítio, lamotrigina, quetiapina

 

Apenas a afirmativa E está de acordo com a portaria.

 

Fonte: Portaria Nº 315, De 30 De Março De 2016, que Aprova o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Transtorno Afetivo Bipolar do tipo I. Disponível em: http://conitec.gov.br/images/Protocolos/PCDT_TranstornoAfetivoBipolar_TipoI.pdf

 

1713) Augusto, 21 anos, foi trazido ao Pronto-Socorro pelos pais, apresentando insônia há 5 dias, e alimentando-se somente com o pão que comprava na padaria, pois referia que “estavam querendo envenenar sua comida”. Os pais o ouviram falando sozinho, apresentando risos sem motivo. Questionado, Augusto refere que ouvia várias pessoas lhe dizerem que seu pai iria morrer. O rapaz havia sido demitido do emprego há cerca de 2 meses e sua noiva, com quem iria se casar, terminou o relacionamento pouco tempo depois. Somado a isso, estava tendo dificuldades em manter a faculdade. Aos poucos, ele foi se isolando, parando de fazer a barba, tomar banho e se alimentar.

  • A) confusão mental e hipersensibilidade auditiva.
  • B) anedonia e fuga de ideias.
  • C) pensamentos disfuncionais e alterações de processamento auditivo.
  • D) perturbação do afeto e arborização do pensamento.
  • E) delírios e alucinações.

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A alternativa correta é letra E) delírios e alucinações.

   

  

Os sintomas de acreditar que sua comida estava sendo envenenada e ouvir várias pessoas falando com ele, sem que estas estivessem presentes, são chamados, respectivamente, de

 

Esses sintomas são chamados de delírio e alucinação, respectivamente. Veja mais no texto abaixo:

 

"Segundo Karl Jaspers (1883-1969) (1979), as idéias delirantes, ou delírio, são juízos patologicamente falsos. Dessa forma, o delírio é um erro do ajuizar que tem origem na doença mental. Sua base é mórbida, pois é motivado por fatores patológicos. Idéias delirantes típicas são observadas na prática clínica, por exemplo: "Tenho certeza de que meus pais (ou os vizinhos) querem me envenenar"; "As pessoas que trabalham em minha empresa fizeram um plano para acabar comigo, primeiro me desmoralizando, para depois me prender e torturar"; ou "Eu sou a nova divindade que tem poderes para acabar com o sofrimento no mundo na hora que quiser"; ou, ainda, "Implantaram um chip em meu cérebro que comanda meus pensamentos".

 

(...)

 

Define-se alucinação como a percepção de um objeto, sem que este esteja presente, sem o estímulo sensorial respectivo. Há, aqui, certa dificuldade conceitual. Se a percepção é um fenômeno sensorial que obrigatoriamente inclui um objeto estimulante (as formas de uma bola, o ruído de uma voz, o odor de uma substância química) e um sujeito receptor, como pode-se falar em percepção sem objeto? Entretanto, a clínica registra indivíduos que percebem perfeitamente uma voz ou uma imagem, com todas as características de uma percepção normal, corriqueira, sem a presença real do objeto. Eis um desafio conceitual que a patologia mental coloca à psicologia do normal (Ey, 1973).

 

Alucinação é a percepção clara e definida de um objeto (voz, ruído, imagem) sem a presença do objeto estimulante real."

 

Fonte: "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" (Dalgalarrondo)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra E.


a)  confusão mental e hipersensibilidade auditiva.
b)  anedonia e fuga de ideias.
c)  pensamentos disfuncionais e alterações de processamento auditivo.
d)  perturbação do afeto e arborização do pensamento.
e)  delírios e alucinações.

1714) Segundo os critérios diagnósticos do DSM-5, a Deficiência Intelectual é um transtorno:

  • A) intelectuais • adaptativos
  • B) intelectivos • particulares
  • C) individuais • particulares
  • D) individuais • coletivos
  • E) coletivos • categorizados

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A alternativa correta é letra A) intelectuais • adaptativos

Gabarito Letra A

 


Com início no período do desenvolvimento que inclui déficits funcionais, tanto                           quanto                            , respectivamente, nos domínios conceitual, social e prático.


Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
a)  intelectuais • adaptativos
b)  intelectivos • particulares
c)  individuais • particulares
d)  individuais • coletivos
e)  coletivos • categorizados

 

Relembre os critérios diagnósticos da deficiência intelectual:

 

“Deficiência intelectual (transtorno do desenvolvimento intelectual) é um transtorno com início no período do desenvolvimento que inclui déficits funcionais, tanto intelectuais quanto adaptativos, nos domínios conceituai, social e prático. Os três critérios a seguir devem ser preenchidos:

A. Déficits em funções intelectuais como raciocínio, solução de problemas, planejamento, pensamento abstrato, juízo, aprendizagem acadêmica e aprendizagem pela experiência confirmados tanto pela avaliação clínica quanto por testes de inteligência padronizados e individualizados.

B. Déficits em funções adaptativas que resultam em fracasso para atingir padrões de desenvolvimento e socioculturais em relação a independência pessoal e responsabilidade social. Sem apoio continuado, os déficits de adaptação limitam o funcionamento em uma ou mais atividades diárias, como çomunicação, participação social e vida independente, e em múltiplos ambientes, como em casa, na escola, no local de trabalho e na comunidade.

C. Início dos déficits intelectuais e adaptativos durante o período do desenvolvimento.”

 

Os déficits do transtorno em questão são intelectuais e adaptativos.

Nosso gabarito é Letra A

 

Fonte: AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-5). Arlington, VA: American Psychiatric Association, 2013

1715) Na Deficiência Intelectual Grave, observa-se, segundo os critérios diagnósticos do DSM-5:

  • A) É correta apenas a afirmativa 4.
  • B) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • C) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • D) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
  • E) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

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A alternativa correta é letra D) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.

Gabarito Letra D

 


1. Alcance limitado das habilidades conceituais.

Certo! Essa é a característica da deficiência intelectual grave no domínio conceitual.

Alcance limitado de habilidades conceituais. Geralmente, o indivíduo tem pouca compreensão da linguagem escrita ou de conceitos que envolvam números, quantidade, tempo e dinheiro. Os cuidadores proporcionam grande apoio para a solução de problemas ao longo da vida.”


2. Autonomia em relação aos cuidadores, sempre.
Errado. Na deficiência intelectual grave o apoio dos cuidadores é fundamental.

 

3. Fala limitada em termos de vocabulário.

Certo! Essa é uma característica do domínio social da deficiência intelectual grave.

A linguagem falada é bastante limitada em termos de vocabulário e gramática. A fala pode ser composta de palavras ou expressões isoladas, com possível suplementação por meios alternativos. A fala e a comunicação têm foco no aqui e agora dos eventos diários. A linguagem é usada para comunicação social mais do que para . explicações. Os indivíduos entendem discursos e comunicação gestual simples. As relações com familiares e pessoas conhecidas constituem fonte de prazer e ajuda”


4. Possibilidade de compreender discurso e linguagem gestual simples.

Certo! Essa também é uma característica do domínio social da deficiência intelectual grave.

 

Assim, 1, 3 e 4 estão corretas

Nosso gabarito é Letra D

 

Fonte: AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-5). Arlington, VA: American Psychiatric Association, 2013

1716) O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é considerado um dos diagnósticos psiquiátricos mais comuns, de acordo com Silva, Lyszkowski, Rohde e Grevet (apud Cordioli e Grevet, 2019).

  • A) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • B) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • C) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
  • D) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • E) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

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A alternativa correta é letra B) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

Gabarito Letra B

 

O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é considerado um dos diagnósticos psiquiátricos mais comuns, de acordo com Silva, Lyszkowski, Rohde e Grevet (apud Cordioli e Grevet, 2019).


Analise as afirmativas abaixo sobre esse Transtorno.


1. O tratamento envolve uma abordagem farmacológica e psicoterápica.

Certo! Os fármacos utilizados no TDAH são os psicoestimulantes.

O tratamento da criança é fundamentado no uso combinado de psicoestimulantes e psicoterapia. Outros medicamentos podem ser utilizados em casos de falta de resposta aos estimulantes, contraindicação ou comorbidade. A terapia comportamental tem maior nível de evidência para o manejo do TDAH. Ela inclui reforço positivo, retirada de recompensas ou privilégios quando a criança apresenta comportamentos indesejados ou problemáticos e a estratégia “economia de token” (chas). Não se sabe se a TCC é ecaz para o tratamento do TDAH, pois os poucos estudos mostraram resultados discrepantes. É possível que o componente comportamental seja responsável pela melhora. A terapia psicodinâmica pode ser útil para tratar comorbidades, relação conituosa com os pais e questões de autoestima, embora não tenha sido avaliada sistematicamente.”
 

2. Caracteriza-se pela desatenção, hiperatividade e impulsividade.

Certo! Essas são as características do TDAH.

O TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado, segundo o DSM-5, por um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento ou no desenvolvimento da criança, como aprender a ler ou fazer amigos. As crianças com TDAH mostram-se agitadas, movendo-se sem parar pelo ambiente, manuseando vários objetos como se estivessem “ligadas” por um motor. Mexem pés e mãos, não param quietas na cadeira, falam muito e constantemente pedem para sair de sala ou da mesa de jantar.”


3. Um dos passos iniciais do tratamento consiste em oferecer informações à família e ao paciente sobre o Transtorno.

Certo! A psicoeducação é fundamental no TDAH.

Como abordagem inicial, deve ser feita psicoeducação das crianças, pais, familiares e professores. O terapeuta, além de fornecer orientações sobre o TDAH, suas manifestações e opções de tratamento, esclarece dúvidas e desfaz “rótulos” e, sobretudo, dá orientações de como lidar com a criança − o que ajuda a controlar a desatenção e a hiperatividade e o que prejudica.”


4. Esse Transtorno não é observado em adultos, somente em crianças e adolescentes.

Errado. Adultos também podem apresentar TDAH.

   

Assim, 1, e e 3  estão corretas.

Nosso gabarito é Letra B

 

Fonte: Psicoterapias : abordagens atuais [recurso eletrônico] / Aristides Volpato Cordioli (organizador) – 4. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed..

1717) Segundo D. Marcelli (1998), uma criança disgráfica é uma criança cuja qualidade da escrita é deficiente.

  • A) É correta apenas a afirmativa 2.
  • B) É correta apenas a afirmativa 3.
  • C) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • D) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • E) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

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A alternativa correta é letra D) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.

Gabarito Letra D

Analise as afirmativas abaixo a respeito da disgrafia.


1. Está sempre relacionada a um déficit neurológico.

Errado. Nem sempre há um déficit neurológico associado.


2. Pode estar associada a desordens espaço-temporais.

Certo! Essa é uma das possíveis causas da disgrafia.

Deficiência na organização temporoespacial: Quando falamos em organização temporoespacial nos referimos à orientação e à estrutura do espaço e do tempo: é o conhecimento e o domínio de direita/esquerda, frente/atrás/lado, alto/ baixo, antes/depois/durante, ontem/hoje/ amanhã, etc., que a criança deve ter desenvolvido para construir seu sistema de escrita. Criança com problemas de orientação e estruturação espacial, normalmente, apresenta dificuldades ao escrever, invertendo letras, combinações silábicas, sob o ponto de vista de localização, o que denota uma insuficiência da análise perceptiva dos diferentes elementos do grafismo. Ela não consegue, também, escrever obedecendo ao sentido correto de execução das letras, nem orientar-se no plano da folha, apresentando má utilização do papel e/ou escrevendo fora da linha. É natural, ainda, que encontre dificuldade na leitura e na compreensão de sentido de um texto, como decorrência da desorganização temporoespacial.”


3. Perturbações da leitura e da linguagem podem estar presentes.

Certo! É comum que a disgrafia esteja associada a outros problemas, como a dislexia.

 

Assim, apenas 2 e 3 estão corretas.

Gabarito Letra D

1718) De acordo com Zanelatto (apud Zanelatto e Laranjeira, 2018), o Transtorno por Uso de Substâncias (TUS) é considerado um fenômeno de difícil manejo.

  • A) É correta apenas a afirmativa 2.
  • B) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • C) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • D) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • E) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

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A alternativa correta é letra C) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.

Gabarito Letra C


Analise as afirmativas abaixo sobre o TUS e seu tratamento.


1. No tratamento, cada paciente deve ser observado em sua individualidade, segundo os autores.

Certo! Esse cuidado individualizado é fundamental no tratamento do TUS.

“Cada paciente deve ser visto em sua individualidade, e o clínico que atua nessa área não deve desviar-se de seu objetivo principal: auxiliar o indivíduo, buscando modificar os comportamentos que facilitam a manutenção da dependência. Para isso, deve utilizar ferramentas terapêuticas que apresentam resultados baseados em evidências.”


2. O clínico que atua nessa área não considera a instauração da esperança de melhora do quadro como um dos objetivos.

Errado. A esperança é um fator que contribui com o tratamento.

“Finalmente, o último princípio é o desenvolvimento da autoeficácia: o profissional reconhece que a esperança, a fé e as expectativas interferem na recuperação de um cliente. Autoeficácia é a crença da própria pessoa em sua habilidade de enfrentar uma tarefa ou um desafio específico, sendo considerada um elemento-chave no processo de motivação para a mudança e um fator preditivo do sucesso no tratamento”


3. As Terapias Cognitivo-Comportamentais apresentam-se como abordagens eficazes de tratamento de TUS.

Certo! Veja:

As terapias cognitivo-comportamentais (TCCs) têm sido referenciadas como abordagens eficazes no tratamento de diversos transtornos psiquiátricos – incluindo o transtorno por uso de substâncias –, e a aplicação desse conjunto de técnicas no contexto do tratamento tem se mostrado eficaz tanto para o alcance como para a manutenção da abstinência em usuários de álcool, tabaco ou substâncias ilícitas. Este livro se debruça sobre essas abordagens terapêuticas, focando três grupos de correntes teóricas: as terapias de reestruturação cognitiva, as de resolução de problemas e as de treinamento de habilidades”

 

Assim, apenas 1 e 3 estão corretas.

Gabarito Letra C

 

Fonte: O tratamento da dependência química e as terapias cognitivo- comportamentais [recurso eletrônico] : um guia para terapeutas / Organizado res, Neide A. Zanelatto, Ronaldo Laranjeira. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2013.

1719) Paciente chega à emergência psiquiátrica com história de ter tomado vários medicamentos para tentar o suicídio. Ele apresentava tremores, boca seca, taquicardia, hipertensão, febre, euforia, agitação, paranoia, alucinações e irritabilidade.

  • A) opioides;

  • B) anfetaminas;

  • C) antidepressivos tricíclicos;

  • D) barbitúricos;

  • E) benzodiazepínicos.

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A alternativa correta é letra B) anfetaminas;

Gabarito Letra B

 

 

a)  opioides;

b)  anfetaminas;

c)  antidepressivos tricíclicos;

d)  barbitúricos;

e)  benzodiazepínicos.

 

Os sintomas descritos são condizentes com os efeitos de substâncias estimulantes:

“Esta categoria inclui uma variedade de substâncias usadas para diminuir o apetite, combater a fadiga e o cansaço, e geralmente fazem o indivíduo sentir-se “alto”. De uso legal ou ilegal, fazem parte de um grande consumo por usuários de drogas.

São estimulantes de anfetaminas, cafeína, nicotina, efedrina, atropina, etc.

EFEITOS DO ABUSO – excitação, anorexia, insônia, inquietação, confusão mental, agressividade, boca seca, dilatação de pupilas, alucinações, convulsões, visão embaraçada, liberação das inibições, paranóia, descontrole verbal e fadiga.

 

A anfetamina é um exemplo de droga estimulante. Os opioides, barbitúricos e benzodiazepínicos são drogas depressoras, e a intoxicação através dessas substâncias causa  sonolência, apatia, língua enrolada, embriaguês sem hálito, depressão, confusão, desorientação, falta de coordenação, tremores, irritabilidade, agressividade, variação de humor, falta de memória, vertigens, atenção e reflexos diminuidos, náuseas e vômitos.

Já os efeitos da intoxicação por antidepressivos tricíclicos podem incluir hipertemia, visão turva, pupilas dilatadas, sonolência, confusão, convulsões, taquicardia e parada cardíaca.

 

Nosso gabarito é Letra B

 

Fonte: Intoxicação por drogas. Disponível em: https://cenpre.furg.br/drogas?id=75

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1720) Homem de 30 anos procura tratamento com um psiquiatra queixando-se de problemas em seu trabalho. Ele diz que fica muito nervoso ao fazer apresentações diante dos colegas em conferências e que fica sempre sozinho em eventos sociais. Diz também que tem a impressão de que certas palavras nos documentos redigidos em trocas de e-mails entre os colegas se referem a ele e que percebe os sentimentos bons e ruins das outras pessoas em relação a ele através de “raios cósmicos” que perpassam seu corpo.

  • A) borderline;

  • B) dependente;

  • C) esquizotípica;

  • D) histriônica;

  • E) esquizoide.

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A alternativa correta é letra C) esquizotípica;

Gabarito Letra C

 

 

a)  borderline;

Errado. O transtorno de personalidade borderline é caracterizado por um padrão de instabilidade nas relações interpessoais, na autoimagem e nos afetos, com impulsividade acentuada não condizente com o quadro apresentado pelo homem.

 

b)  dependente;

Errado. O transtorno de personalidade dependente é caracterizado por um padrão de comportamento submisso e apegado relacionado a uma necessidade excessiva de ser cuidado, que não aparece no relato.

 

c)  esquizotípica;

Certo!  Na personalidade esquizotípica temos um padrão de desconforto agudo nas relações íntimas (fica nervoso nas apresentações, fica sempre sozinho nos eventos), distorções cognitivas ou perceptivas (a percepção dos raios cósmicos) e excentricidades do comportamento.

 

d)  histriônica;

Errado. O transtorno de personalidade histriônica é caracterizado por um padrão de emocionalidade e busca de atenção em excesso.

 

e)  esquizoide.

Errado. O transtorno de personalidade esquizóide é caracterizado por um padrão de distanciamento das relações sociais e uma faixa restrita de expressão emocional. Nessa personalidade, não há alterações da percepção, que este homem apresenta.

 

Nosso gabarito é Letra C

 

Fonte: AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-5). Arlington, VA: American Psychiatric Association, 2013

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