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Questões Sobre Psicopatologia - Psicologia - concurso

1731) Jovem esquizofrênico relata que sua “missão” começou quando um amigo lhe trouxe de presente uma lembrança de uma igreja da cidade de Ouro Preto. Apesar de reconhecer que se tratava de um souvenir comum, muito vendido naquela cidade histórica, o jovem diz que, no momento em que recebeu o presente, soube que ele era o “escolhido” por Deus para dar continuidade à missão de Jesus na Terra e passou a peregrinar pelas cidades próximas para arregimentar seguidores fiéis e fundar uma nova religião.

  • A) alteração da consciência do eu;

  • B) percepção delirante;

  • C) alteração da identidade do eu;

  • D) delírio persecutório;

  • E) pseudoalucinação.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) percepção delirante;

Gabarito Letra B

 

 

a)  alteração da consciência do eu;

Errado. Nas alterações da consciência do eu, o individuo pode sentir suas sensações e sentimentos menos intensos, ou sentir que não existe mais ou até que nunca existiu.

“A consciência da existência do eu pode estar diminuída: o paciente se queixa de que suas sensações corpóreas, seus sentimentos, suas recordações ou sua motivação estão menos intensos. Isso está relacionado à tristeza vital, que ocorre na depressão. A consciência da existência do eu pode estar abolida: o paciente afirma que não existe mais – ou que nunca existiu –, que não está vivo. Esse fenômeno está relacionado a um delírio de negação, encontrado na síndrome de Cotard, que ocorre na depressão e na esquizofrenia. A consciência da existência do eu pode estar aumentada, em função de uma exacerbação do sentimento vital, que se observa na síndrome maníaca.”

 

b)  percepção delirante;

Certo! A partir de uma percepção normal, o contato com o souvenir, o indivíduo desenvolveu um delírio.

“A percepção delirante é um tipo especialmente importante de delírio. O delírio surge a partir de uma percepção normal que recebe, imediatamente ao ato perceptivo, significação delirante. Trata-se de processo com duas vertentes (perceptiva e ideativa) que ocorrem de forma simultânea. Por exemplo, ao entrar na sala, o indivíduo vê um lenço amarelo sobre a mesa (uma percepção real); ao vêlo, logo entende que se trata de conspiração contra ele, que querem matá-lo (atribuição de um significado delirante à percepção normal). A percepção delirante é vivenciada como uma revelação, uma descoberta abrupta que o indivíduo faz, passando então a entender tudo o que se passa. Segundo Nobre de Melo (1979), há, no paciente delirante, uma tendência interna irreprimível a viver significações. A percepção delirante é um sintoma muito característico da esquizofrenia (sintoma de primeira ordem de Kurt Schneider).”

 

c)  alteração da identidade do eu;

Errado. Esse jovem não perdeu uma noção de continuidade de si.

“A consciência da identidade do eu é a consciência de ser o mesmo na sucessão do tempo. É o sentimento de, durante toda a vida e nas mais diversas situações, ter sido sempre idêntico a si próprio, apesar das incessantes (e naturais) mudanças de muitos aspectos da personalidade. Está relacionada a uma qualidade de continuidade. Abarca a orientação autopsíquica: saber o próprio nome, idade, profissão, estado civil, endereço etc.”

 

d)  delírio persecutório;

Errado. Esse jovem não acredita estar sendo perseguido.

“O indivíduo acredita que é vítima de um complô e está sendo perseguido por pessoas conhecidas ou desconhecidas, tais como máfias, vizinhos, polícia, pais, esposa ou marido, chefe ou colegas do trabalho (ou do ambiente estudantil). Ele pensa que querem envenená-lo, prendê-lo, matá-lo, prejudicá-lo no trabalho ou na escola, desmoralizá-lo, expô-lo ao ridículo ou mesmo enlouquecê-lo... Cabe lembrar que a perseguição é o tema mais freqüente dos delírios.”

 

e)  pseudoalucinação.

Errado. Esse jovem não descreve alucinações, e sim delírios.

“A pseudo-alucinação é um fenômeno que, embora se pareça com a alucinação, dela se afasta por não apresentar os aspectos vivos e corpóreos de uma imagem perceptiva real. Apresenta mais as características de uma imagem representativa. Assim, na pseudo-alucinação, a voz (ou imagem visual) percebida é pouco nítida, de contornos imprecisos, sem vida e corporeidade. A vivência é projetada no espaço interno, são “vozes que vêm de dentro da cabeça, do interior do corpo”. O paciente relata que “parece uma voz (ou imagem)...” ou que “...é como se fosse uma voz (ou imagem), mas não é bem uma voz”.”

 

Nosso gabarito é Letra B

 

Fonte: Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais  – 3. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2019

   

1732) A maioria dos medicamentos usados para o tratamento da demência de Alzheimer são indicados sobretudo nos estágios iniciais da doença.

  • A) rivastigmina;

  • B) tacrina;

  • C) galantamina;

  • D) donezepil;

  • E) memantina.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) memantina.

Gabarito Letra E

 

a)  rivastigmina;

b)  tacrina;

c)  galantamina;

d)  donezepil;

e)  memantina.

 

A Rivastigmina, a Galantamina e a Donepezila são medicações utilizadas para tratamento do Alzheimer, mas em estágios mais avançados há a necessidade de uma outra classe de medicações, os inibidores de glutamato, representados pela memantina.

“Representado pela memantina, que é um antagonista não competitivo de moderada afinidade dos receptores NMDA, oferecendo neuroproteção em relação à excitotoxicidade do glutamato, além de permitir a neurotransmissão e os mecanismos de neuroplasticidade dos neurônios funcionais. O uso de memantina mostrou eficácia em pacientes com DA moderada a grave. (ENGELHARDT,E. et al 2005). Focando o presente estudo nos estágios mais avançados da doença, abordaremos a efetividade da memantina na DA. Este fármaco é indicado na DA moderadamente grave à grave, e em outras demências, caracterizadas por distúrbios leves a moderadamente graves da função cerebral, com os seguintes sintomas predominantes: distúrbios da concentração e memória, perda de interesse e distúrbios de conduta, fadiga, autonomia reduzida, distúrbios das funções motoras necessárias para efetuar atividades diárias e humor deprimido (síndrome demencial), condições que requerem aumento do cuidado e da vigilância. É indicada também no tratamento da espasticidade cerebral e espinhal, como por exemplo, resultante de disfunção cerebral em crianças, traumatismos cranianos, esclerose múltipla, paraplegia, acidentes vasculares encefálicos, Doença de Parkinson e síndromes Parkinsonianas. “

Nosso gabarito é Letra E

 

Fonte: A Relevância Terapêutica Da Memantina Na Doença De Alzheimer (Da) E As Implicações Da Doença Para O Cuidador Do Paciente. Disponível em: https://oswaldocruz.br/revista_academica/content/pdf/Edicao_06_Camila_gazzo.pdf

   

1733) Para Jaspers, considerado o principal fundador da psicopatologia, existem dois métodos que o psiquiatra deve utilizar para abordar os fenômenos psicopatológicos. Com um deles, abordamos a realidade clínica da mesma forma que os físicos estudam a matéria e, assim, calculamos o tamanho dos ventrículos cerebrais ou medimos a concentração de neurotransmissores na urina, por exemplo. Com o outro método, ao contrário, temos acesso a fenômenos mais subjetivos, que resistem a tentativas de quantificação, como sentimentos, emoções e o significado que as experiências têm para os sujeitos.

  • A) investigação psiquiátrica e investigação psicológica;

  • B) objetividade e subjetividade;

  • C) objetividade e intersubjetividade;

  • D) explicação e compreensão;

  • E) correlação causal e associação livre.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) explicação e compreensão;

   

 

  

A fim de compreender o assunto que traz a questão, confira o que menciona Paulon (2008), atentando-se para os grifos em azul:

 

“...para Karl Theodor Jaspers, as vias de acesso ao fato psicopatológico são a compreensão e a explicação: a primeira é um método subjetivo; a segunda, um procedimento objetivo. A compreensão consiste num esforço de penetração e de intuição do fenômeno mórbido com seu significado, tal como o considera o enfermo. A explanação é uma ação intelectual que completa a compreensão, por sua interpretação e ao estabelecer laços de causalidade entre os diferentes dados proporcionados pela observação. Jaspers centraliza a sua atenção no estudo do fenômeno psíquico fundamental: a vivência. Para alcançar a vivência, é necessário fazer uma descrição minuciosa das experiências subjetivas do enfermo e classificá-las, depois do examinador ter interpretado os fenômenos observados.”

 

Do recorte supracitado para a análise das alternativas é possível sintetizar o seguinte:

 
  • Para Jaspers as vias de acesso ao fato psicopatológico são a compreensão e a explicação;
 
  • Compreensão – método interno e subjetivo
 
  • Explicação - método externo e objetivo
 
  • Ambos os métodos são complementares.
  

Análise das alternativas

 

a)  investigação psiquiátrica e investigação psicológica;

INCORRETA. Os métodos recomendados por Jaspers para abordar os fenômenos psicopatológicos podem ser sintetizados em subjetivo e objetivo, porém, não em termos psiquiátricos e psicológicos, portanto, informação FALSA.

 

b)  objetividade e subjetividade;

INCORRETA. Embora os termos elencados indiquem a natureza de aplicação dos métodos orientados por Jaspers eles não definem as nomenclaturas pelas quais são cientificamente reconhecidas, portanto, informação FALSA.

 

c)  objetividade e intersubjetividade;

INCORRETA. Vide correção da LETRA “B”.

   

d)  explicação e compreensão;

CORRETA. Os termos elencados identificam os métodos recomendados por Jaspers para abordar os fenômenos psicopatológicos, portanto, informação VERDADEIRA.

   

e)  correlação causal e associação livre.

INCORRETA. O termo “correlação causal” designa uma aplicação pertinente, principalmente, a métodos estatísticos, enquanto a “associação livre” diz respeito a um instrumento de uso da psicanálise freudiana.

 

_______________

Fonte consultada:

Paulon, W. (2008). A psicopatologia hoje, ontem e amanhã. Disponível em https://bit.ly/3PCEy1h

1734) Empresário de 40 anos procurou tratamento psiquiátrico após o término de um relacionamento amoroso. Ele relata ter sido abandonado por diversas namoradas ao longo da vida, por causa de suas explosões repentinas de raiva. Essas explosões aconteciam com muita frequência e eram desencadeadas por motivos banais. Em várias ocasiões, o paciente ficava tão incontrolavelmente furioso que jogava coisas pelo chão, quebrava objetos e fazia escândalos em público, o que deixava extremamente envergonhado poucas horas depois. Episódios semelhantes também ocorriam às vezes no seu trabalho. Entre os episódios, ele era uma pessoa calma, gentil, amorosa e tinha muitos amigos.

  • A) da personalidade histriônica;

  • B) bipolar;

  • C) da personalidade borderline;

  • D) explosivo intermitente;

  • E) da personalidade antissocial.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) explosivo intermitente;

Gabarito Letra D

 

 

a)  da personalidade histriônica;

Errado. O transtorno de personalidade histriônica é caracterizado por emocionalidade excessiva e busca por atenção, padrões que não aparecem no relato.

 

b)  bipolar;

Errado. O transtorno bipolar exige que o paciente tenha sintomas suficientes para caracterizar um episódio de mania. Apesar da irritabilidade ser um sintoma, é apenas um, não sendo possível fechar diagnóstico.

 

c)  da personalidade borderline;

Errado. A questão tenta te induzir a achar que essa é a resposta correta, quando menciona o “abandono” de um interesse amoroso, mas perceba que é uma pegadinha: o relato não fala que o indivíduo está tentando evitar a todo custo esse abandono, é apenas o relato de um fato: ele foi abandonado. Além disso, um transtorno de personalidade é constante e não episódico.

 

d)  explosivo intermitente;

Certo! Esses ataques de raiva do paciente podem ser explicados por um transtorno explosivo intermitente.

“A. Explosões comportamentais recorrentes representando uma falha em controlar impulsos agressivos, conforme manifestado por um dos seguintes aspectos:

1. Agressão verbal (p. ex., acessos de raiva, injúrias, discussões ou agressões verbais) ou agressão física dirigida a propriedade, animais ou outros indivíduos, ocorrendo em uma média de duas vezes por semana, durante um período de três meses. A agressão física não resulta em danos ou destruição de propriedade nem em lesões físicas em animais ou em outros indivíduos.

2. Três explosões comportamentais envolvendo danos ou destruição de propriedade e/ou agressão física envolvendo lesões físicas contra animais ou outros indivíduos ocorrendo dentro de um período de 12 meses.

B. A magnitude da agressividade expressa durante as explosões recorrentes é grosseiramente desproporcional em relação à provocação ou a quaisquer estressores psicossociais precipitantes.

C. As explosões de agressividade recorrentes não são premeditadas (i.e., são impulsivas e/ou decorrentes de raiva) e não têm por finalidade atingir algum objetivo tangível (p. ex., dinheiro, poder, intimidação).

D. As explosões de agressividade recorrentes causam sofrimento acentuado ao indivíduo ou prejuízo no funcionamento profissional ou interpessoal ou estão associadas a conseqüências financeiras ou legais.”

 

e)  da personalidade antissocial.

Errado. O transtorno de antissocial é caracterizado por um padrão de desrespeito e violação dos direitos dos outros, que o paciente não apresenta.

 

Nosso gabarito é Letra D

 

Fonte: AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-5). Arlington, VA: American Psychiatric Association, 2013

1735) Alexandra, 3 anos, foi levada por sua mãe, Rebeca, para o hospital, pois teria apresentado sonolência excessiva, dor abdominal e sangramentos nasais. Após cuidadosa avaliação e acompanhamento da criança, verificou-se que a mãe da menina estaria injetando medicamentos na filha, que foram a razão do surgimento dos sintomas de Alexandra.

  • A) depressão;

  • B) psicose puerperal;

  • C) síndrome de Münchausen por procuração;

  • D) esquizofrenia;

  • E) síndrome de Münchausen.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) síndrome de Münchausen por procuração;

Gabarito Letra C

 

 

a)  depressão;

Errado. Nem Alexandra nem Rebeca apresentam, no relato, sintomas de depressão, a saber, humor deprimido e/ou perda quase completa do interesse ou prazer em atividades.

 

b)  psicose puerperal;

Errado. Alem de Rebeca não estar mais no puerpério, ela não tem sintomas compatíveis com um quadro de psicose.

 

c)  síndrome de Münchausen por procuração;

Certo! No transtorno factício imposto a outros (outro nome para a síndrome de Münchausen por procuração) um dos genitores simula ou gera sintomas na criança.

“A síndrome de Munchausen por procuração é um tipo de abuso infantil, em que um dos pais, geralmente a mãe, simula sinais e sintomas na criança, com a intenção de chamar atenção pra si. Como consequência, a vítima é submetida a repetidas internações e exposição a exames e tratamentos potencialmente perigosos e desnecessários, gerando sequelas psicológicas e físicas, podendo levar a morte.”

 

d)  esquizofrenia;

Errado. Também não há sintomas de esquizofrenia, nem de Rebeca nem de Alexandra.

 

e)  síndrome de Münchausen.

Errado. Na síndrome de Münchausen a pessoa gera ou simula os sintomas em si mesma.

 

Nosso gabarito é Letra C

 

Fonte: Síndrome de Munchausen por Procuração: quando a mãe adoece o filho. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/artigos/ccs/sindrome_munchausen_procuracao.pdf

1736) Leia a descrição abaixo.

  • A) Exame psíquico.
  • B) Exame do estado mental atual.
  • C) Anamnese.
  • D) Entrevista estruturada.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) Anamnese.

Gabarito Letra C

 

Essa etapa é denominada:
a)  Exame psíquico.

Errado. O exame psíquico avalia funções mentais como memória, linguagem, inteligência, orientação, etc.

“Exame psíquico, que é o exame do estado mental atual, realizado com cuidado e minúcia pelo entrevistador desde o início da entrevista até a fase final, quando são feitas outras perguntas.”


b)  Exame do estado mental atual.

Errado. Exame psíquico é sinônimo de exame do estado mental atual.


c)  Anamnese.

Certo! A anamnese é a entrevista que é feita nesse momento inicial.

“Entrevista inicial, na qual se faz a anamnese, ou seja, são colhidos todos os dados necessários para um diagnóstico pluridimensional do paciente, o que inclui os dados sociodemográficos, a queixa ou o problema principal e a história dessa queixa, os antecedentes mórbidos somáticos e psíquicos pessoais, contendo os hábitos e o uso de substâncias químicas, os antecedentes mórbidos familiares, a história de vida do paciente, englobando as várias etapas do desenvolvimento somático, neurológico, psicológico e psicossocial e, finalmente, a avaliação das interações familiares e sociais do paciente.”


d)  Entrevista estruturada.

Errado. Entrevista estruturada é um tipo de entrevista, que pode ser feita também com outros objetivos.

 

Nosso gabarito é Letra C

 

Fonte: Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais  – 3. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2019.

1737) Indique a opção que completa corretamente as lacunas da assertiva a seguir.

  • A) Psicologia / sintomas / sinais.
  • B) Sintomatologia / transtornos mentais / síndromes.
  • C) Semiotécnica / síndromes psicopatológicas/transtornos mentais.
  • D) Semiologia psicopatológica / sinais / sintomas.

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A alternativa correta é letra D) Semiologia psicopatológica / sinais / sintomas.

Gabarito Letra D

A _________________ é o estudo dos sinais e sintomas dos transtornos mentais. Os(As) ___________ são comportamentos objetivos, verificáveis pela observação direta do paciente, e os(as) _____________ são as vivências subjetivas relatadas pelos indivíduos, suas queixas e narrativas, aquilo que o sujeito experimenta e, de alguma forma, comunica a alguém.

 


a)  Psicologia / sintomas / sinais.
b)  Sintomatologia / transtornos mentais / síndromes.
c)  Semiotécnica / síndromes psicopatológicas/transtornos mentais.
d)  Semiologia psicopatológica / sinais / sintomas.

 

A semiologia psicopatológica é o estudo dos sinais e sintomas dos transtornos mentais. A psicologia é mais abrangente que apenas transtornos.

Os sinais são comportamentos observáveis, e os sintomas são vivências subjetivas.

“A semiologia, tomada em um sentido geral, é a ciência dos signos, não se restringindo, obviamente, à medicina, à psiquiatria ou à psicologia. É campo de grande importância para o estudo da linguagem (semiótica linguística), da música (semiologia musical), das artes em geral e de todos os campos de conhecimento e de atividades humanas que incluam a interação e a comunicação entre dois interlocutores por meio de sistemas de signos. Já a semiologia psicopatológica, por sua vez, é o estudo dos sinais e sintomas dos transtornos mentais. Os signos de maior interesse para a psicopatologia são os sinais comportamentais objetivos, verificáveis pela observação direta do paciente, e os sintomas, isto é, as vivências subjetivas relatadas pelos indivíduos, suas queixas e narrativas, aquilo que o sujeito experimenta e, de alguma forma, comunica a alguém. Sá Junior (1988) apresenta uma definição de sintoma e sinal um pouco diferente. Ele discrimina os sintomas objetivos (observados pelo examinador) dos sintomas subjetivos (percebidos apenas pelo paciente). Os sinais, por sua vez, são definidos como dados elementares das doenças que são provocados (ativamente evocados) pelo examinador (sinal de Romberg, sinal de Babinski, etc.).”

 

Nosso gabarito é Letra D

 

Fonte: Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais  – 3. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2019.

1738) Indique a opção que completa corretamente a lacuna da assertiva a seguir.

  • A) Traumatismo / Síndrome do Pânico.
  • B) Trauma secundário / Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT).
  • C) Trauma primário / Depressão.
  • D) Trauma laboral / Transtorno de Personalidade Borderline.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Trauma secundário / Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT).

Gabarito Letra B

 

Esse conceito aplica-se à prática dos psicoterapeutas que ouvem as histórias densas de traumas, compartilhadas pelos pacientes, que acabam transformando permanentemente, tanto a visão de si quanto de seu mundo presumido. Também conhecido como ________________, foi um termo proposto para designar o que sentiam os profissionais que trabalhavam em emergências e eram repetidamente expostos a vítimas de trauma. Esses profissionais começavam a experienciar sintomas de __________________________como pesadelos e pensamentos intrusivos.

 

“Desse modo, em 1988 Figley publicou uma pesquisa na tentativa de compreender os efeitos do trabalho com pessoas sobreviventes de situações traumáticas. Em 1995, o termo fadiga por compaixão foi proposto por Figley para descrever o custo associado ao cuidar de outros em sofrimento. Esse conceito aplica-se à prática dos psicoterapeutas que ouvem as histórias densas de traumas compartilhadas pelos pacientes, que acabam transformando permanentemente tanto a visão de si quanto de seu mundo presumido. Também conhecido como trauma secundário, foi um termo proposto para designar o que sentiam os profissionais que trabalhavam em emergências e eram repetidamente expostos a vítimas de trauma. Esses profissionais começavam a experienciar sintomas de Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), como pesadelos e pensamentos intrusivos.”

 

Os psicoterapeutas nesse contexto sofrem trauma secundário, que leva a sintomas de transtorno de estresse pós traumático.

Nosso gabarito é Letra B

Fonte: A intervenção psicológica em emergências [recurso eletrônico] : fundamentos para a prática / organização Maria Helena Pereira Franco. – São Paulo : Summus, 2015.

1739) Há consenso quanto à importância de se avaliar o luto daqueles atingidos por um desastre, devido aos muitos fatores de risco presentes nessa experiência. O luto desencadeado por desastres tem consequências específicas, por sua natureza. Dentre elas, destaca-se a dificuldade de localizar e identificar corpos, para que os rituais culturais sejam realizados e permitam uma finalização, não do processo do luto, mas da ambiguidade da perda.

  • A) patológico.
  • B) complicado.
  • C) simples.
  • D) diferencial.

     
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) complicado.

Gabarito Letra B

 

O luto resultante da convergência entre o período de tempo e a intensidade de um sintoma específico ou genérico de luto, com o grau de dificuldades de vivenciar aspectos sociais (relacionais) e ocupacionais é chamado de luto
a)  patológico.
b)  complicado.
c)  simples.
d)  diferencial.

 

Essa é uma definição da literatura de luto complicado:

“Discutimos o conceito de luto complicado, com base na definição de Stroebe et al. (2008), que o consideram resultante da convergência entre o período de tempo e a intensidade de um sintoma específico ou genérico de luto com o grau de dificuldades de vivenciar aspectos sociais (relacionais) e ocupacionais. Diversas definições de luto complicado estão presentes na literatura, e o conceito esteve no centro de muitas discussões, tanto acadêmicas como clínicas (Fleming, 2012; Rynaerson, 2012; Stroebe, Schut e Van den Bout, 2013b; Rando et al., 2012; Rando, 2013; Boelen e Prigerson, 2013) para a atualização do manual para diagnóstico de doenças mentais, em sua 5 a versão (DSM-5, 2013). A vertente que valoriza o tempo decorrido entre a perda da pessoa amada e a retomada das atividades rotineiras, com uma qualidade semelhante à anterior, choca-se com aquela que pressupõe a necessidade de um quase radical abandono dos padrões conhecidos, visando à reconstrução ampla. Há, no entanto, consenso quanto à importância de se avaliar o luto daqueles atingidos por um desastre, devido aos muitos fatores de risco presentes nessa experiência (Parkes, 2008; Parkes e Prigerson, 2010; Rynearson, Schut e Stroebe, 2013; Kristensen e Franco, 2011). O luto desencadeado por desastres tem consequências específicas, por sua natureza (Parkes, 2008). Dentre elas, cabe destacar a dificuldade de localizar e identificar corpos, para que os rituais culturais sejam realizados e permitam uma finalização não do processo do luto, mas da ambiguidade da perda (Boss, 2006). Kristensen e Franco (2011) apresentaram situações de desastres nas quais o luto decorrente teve contornos bem definidos e apontaram a necessidade de suporte psicossocial aos afetados, não apenas nos momentos iniciais. Visitar o local do desastre (em condições de segurança), receber informações corretas, participar de celebrações são ações terapêuticas que se incluem entre as que se aproximam das tradicionais, lembrando sempre que se constrói um novo setting a cada desastre”

 

A questão fica problemática no sentido que traz um conceito específico, e que luto patológico e luto complicado muitas vezes são utilizados como sinônimos.

 

Fonte: A intervenção psicológica em emergências [recurso eletrônico] : fundamentos para a prática / organização Maria Helena Pereira Franco. – São Paulo : Summus, 2015.

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1740) Simões (2019), a respeito das psicopatologias e o comportamento no trânsito, afirma que: “A violação dos direitos de outras pessoas que se apresentam, também, como violência e agressividade, é um requisito para o diagnóstico de um distúrbio de conduta. Como as manifestações dos transtornos de conduta e do comportamento antissocial incluem o fracasso em obedecer às regras sociais, apesar das capacidades mentais e sociais relativamente intactas, muitos viram os transtornos como principalmente socialmente determinados.” (SIMÕES, 2019, p. 49). Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta, levando em consideração Simões (2019):

  • A) III apenas

  • B) I e II apenas

  • C) I apenas

  • D) I, II e III

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) I, II e III

Gabarito Letra D

 Certo! Isso aparece na introdução do DSM:

Os limites entre normalidade e patologia variam em diferentes culturas com relação a tipos específicos de comportamentos. Os limiares de tolerância para sintomas ou comportamentos específicos são diferentes conforme a cultura, o contexto social e a família. Portanto, o nível em que uma experiência se torna problemática ou patológica será diferente. O discernimento de que um determinado comportamento é anormal e exige atenção clínica depende de normas culturais que são internalizadas pelo indivíduo e aplicadas por outros a seu redor, incluindo familiares e clínicos.”

 

Certo! Ainda no DSM:

 “Um transtorno mental é uma síndrome caracterizada por perturbação clinicamente significativa na cognição, na regulação emocional ou no comportamento de um indivíduo que reflete uma disfunção nos processos psicológicos, biológicos ou de desenvolvimento subjacentes ao funcionamento mental. Transtornos mentais estão frequentemente associados a sofrimento ou incapacidade significativos que afetam atividades sociais, profissionais ou outras atividades importantes. Uma resposta esperada ou aprovada culturalmente a um estressor ou perda comum, como a morte de um ente querido, não constitui transtorno mental. Desvios sociais de comportamento (p. ex., de natureza política, religiosa ou sexual) e conflitos que são basicamente referentes ao indivíduo e à sociedade não são transtornos mentais a menos que o desvio ou conflito seja o resultado de uma disfunção no indivíduo, conforme descrito.”

 

 Certo! Considerando que a doença mental também é parte da cultura, é fundamental que haja alguma forma de controle em seu estudo, para que o preconceito não tenha grande influência.

Nosso gabarito é Letra D

 

Fonte: AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-5). Arlington, VA: American Psychiatric Association, 2013

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