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Questões Sobre Psicopatologia - Psicologia - concurso

1741) O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM V), da American Psychiatric Association, é uma classificação de transtornos mentais e critérios associados em que as múltiplas manifestações dos transtornos mentais são organizadas em grupos de acordo com suas características clínicas mais distintivas.

  • A) a fobia social e a distimia.

  • B) a agorafobia e o transtorno de pânico.

  • C) a claustrofobia e a ciclotimia.

  • D) o transtorno de estresse pós-traumático e a bulimia.

  • E) o transtorno borderline e a hiperatividade.

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A alternativa correta é letra B) a agorafobia e o transtorno de pânico.

Gabarito Letra B

O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM V), da American Psychiatric Association, é uma classificação de transtornos mentais e critérios associados em que as múltiplas manifestações dos transtornos mentais são organizadas em grupos de acordo com suas características clínicas mais distintivas.

 

a)  a fobia social e a distimia.

Errado. A distimia é um transtorno depressivo.

 

b)  a agorafobia e o transtorno de pânico.

Certo! Ambos são transtornos de ansiedade.

 

c)  a claustrofobia e a ciclotimia.

Errado. A ciclotimia é um transtorno relacionado ao transtorno bipolar.

 

d)  o transtorno de estresse pós-traumático e a bulimia.

Errado. O TEPT é um transtorno relacionado a trauma, e a bulimia é um transtorno alimentar.

 

e)  o transtorno borderline e a hiperatividade.

Errado. O transtorno borderline é um transtorno de personalidade, e hiperatividade é um sintoma, e não um transtorno.

 

Nosso gabarito é Letra B

1742) Jéssica está em situação de rua e na primeira vez em que experimentou crack teve uma sensação de onipotência, intensa euforia e exaltação da energia e libido. Com o uso prolongado da droga, Jéssica passou a fumar cada vez mais crack para obter esses efeitos.

  • A) overdose.

  • B) abstinência.

  • C) intoxicação.

  • D) abuso.

  • E) tolerância.

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A alternativa correta é letra E) tolerância.

   

Gabarito Letra E

Jéssica está em situação de rua e na primeira vez em que experimentou crack teve uma sensação de onipotência, intensa euforia e exaltação da energia e libido. Com o uso prolongado da droga, Jéssica passou a fumar cada vez mais crack para obter esses efeitos.

 

a)  overdose.

b)  abstinência.

c)  intoxicação.

d)  abuso.

e)  tolerância.

 

Intoxicação e overdose são sinônimos. Abstinência são sintomas gerados pela interrupção do uso de determinada substância. Abuso é o uso nocivo de determinada substância.

A Tolerância é a necessidade de tomar doses maiores de um medicamento para obter o mesmo efeito. Jéssica tinha que fumar cada vez mais crack para sentir as mesmas coisas que sentia antes devido a tolerância.

 

Nosso gabarito é Letra E

1743) Preencha a segunda coluna de acordo com a primeira e assinale a opção CORRETA.

  • A) 1, 3, 5, 2, 4, 6
  • B) 1, 4, 3, 2, 5, 6
  • C) 6, 4, 1, 3, 2, 5
  • D) 6, 3, 2, 1, 4, 5
  • E) 2, 4, 5, 6, 1, 3

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A alternativa correta é letra D) 6, 3, 2, 1, 4, 5

Gabarito Letra D

 

 

 

 

 

 

(6) são transtornos mentais com início precoce, como o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e o transtorno do tique, os quais apresentam prevalências diminuídas no início da adolescência e um novo declínio na adolescência.

 Quando o transtorno tem um declínio, falamos em remissão de um transtorno mental.

 

(3) reconhecido fundamentalmente pela existência de humor irritável/raivoso, comportamento questionador/desafiante e índole vingativa no decorrer de seis meses. Os sintomas são geralmente revelados, de forma notória, em relações com pessoas mais íntimas, e desse modo, podem se manifestar em um ambiente apenas, o qual habitualmente é a casa.

Esse é o transtorno de oposição desafiante.

“O transtorno de oposição desafiante é reconhecido fundamentalmente pela existência de humor irritável/raivoso, comportamento questionador/desafiante e índole vingativa no decorrer de seis meses. Os sintomas são geralmente revelados, de forma notória, em relações com pessoas mais íntimas, e desse modo, podem se manifestar em um ambiente apenas, no qual habitualmente é a casa (DSM-5, 2014; SADOCK, SADOCK e RUIZ, 2010).” 

 

(2) possui três dimensões: comportamental, fisiológica e cognitiva. A primeira é a mais notória, e consiste em comportamentos de fuga e esquiva, incluindo choro, voz e mãos trêmulas, em roer unhas, em chupar do polegar e até correr. Já os aspectos fisiológicos, em concordância com Knapp (2004), reproduzem a atividade do SNA (Sistema Nervoso Autônomo) e são compostos por náuseas, vômitos, palpitação, sudorese, sensação de sufocamento ou afogamento, ondas de frio ou calor, entre outros. Enquanto a terceira dimensão, a cognitiva, inclui pensamentos ansiosos, como por exemplo, preocupações sobre o que acontecerá e sobre o julgamento dos outros.

Essas são características dos transtornos de ansiedade em crianças e adolescentes.

 “Tendo isso em vista, de acordo com Knapp (2004), as manifestações dos transtornos de ansiedade em crianças e adolescentes possui três dimensões: comportamental, fisiológica e cognitiva. A primeira é a mais notória, e consiste em comportamentos de fuga e esquiva, incluindo choro, voz e mãos trêmulas, roer unhas, chupar do polegar e até correr. Já os aspectos fisiológicos, ainda em concordância com Knapp (2004), reproduzem a atividade do SNA (Sistema Nervoso Autônomo) e são compostos por náuseas, vômitos, palpitação, sudorese, sensação de sufocamento ou afogamento, ondas de frio ou calor, entre outros. Enquanto a terceira dimensão, a cognitiva, inclui pensamentos ansiosos, como por exemplo, preocupações sobre o que acontecerá e sobre o julgamento dos outros. Diante do exposto, é possível reconhecer que o transtorno de ansiedade em crianças e adolescentes possui diversas consequências negativas, e dentre elas, são reveladas dificuldades em realizar trabalhos escolares ou profissionais, problemas nos relacionamentos sociais (com amigos e familiares) e incapacidade de apreciar momentos de lazer (WHITBOURNE e HALGIN, 2015).”

 

(1) caracteriza-se por sintomas como hiperatividade e impulsividade, com ou sem desatenção, ou somente por aspectos de desatenção inapropriados à idade. O diagnóstico detecta um padrão persistente de sintomas que inicia, geralmente, antes dos sete anos de idade, causando significativo prejuízo escolar, social e ocupacional.

Esse é o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade.

 “O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) tem uma prevalência maior no sexo masculino e caracteriza-se por sintomas como hiperatividade e impulsividade, com ou sem desatenção, ou somente por aspectos de desatenção inapropriados à idade. O diagnóstico detecta um padrão persistente de sintomas que inicia, geralmente, antes dos sete anos de idade, causando significativo prejuízo escolar, social e ocupacional. São manifestações desse transtorno a desatenção (falta de atenção a detalhes, dificuldade de manter atenção em atividades e de persistir nessas até o final, dificuldade de concentração e organização, falta de cuidado com seus materiais de trabalho, dificuldade em atender solicitações ou instruções), a hiperatividade (inquietação, correr ou locomover-se inapropriadamente, de forma excessiva, falar demais, dificuldade em participar de atividades sedentárias) e a impulsividade (impaciência, dificuldade para protelar respostas ou aguardar a sua vez, intromissão nos assuntos alheios, comentários inoportunos, desobediência a instruções, pegar objetos alheios, envolvimento em atividades perigosas). O TDAH pode manifestar-se com um padrão predominantemente desatento, ou hiperativo-impulsivo, ou por meio do tipo combinado, com ambos os padrões sintomáticos” 

 

(4) caracteriza-se por um padrão persistente de comportamento, no qual há importantes violações de normas sociais ou dos direitos alheios. Essas manifestações concentram-se em quatro grupos de sintomas: atos agressivos a pessoas e/ou a animais; ações que provocam danos e/ou destruição de patrimônio; defraudação ou furto e sérias violações às regras e às normas.

 Esse é o transtorno de conduta.

“O transtorno de conduta, por sua vez, em conformidade com o DSM-5 (APA, 2014), é caracterizado por constantes comportamentos, nos últimos 12 meses, que resultam em violação de direitos dos outros e normas já compreendidas pela idade. Esse padrão é manifestado em vários ambientes, com agressão a pessoas e animais, destruição de propriedade, falsidade ou furto, e/ou violações graves de regras.”

 

(5) é definida como um padrão preditivo de associações entre comportamentos em um estágio prévio do desenvolvimento e algum tipo de desfecho psicológico mais adiante. A manifestação dos sintomas pode ser semelhante em diferentes idades — continuidade homotípica. Ansiedade, depressão e transtornos de conduta são exemplos de transtornos que geralmente apresentam uma continuidade homotípica. Porém, os padrões de sintomas, inclusive as categorias diagnósticas, podem mudar ao longo do ciclo vital, refletindo os diferentes aspectos da maturação biológica, do nível cognitivo, do status social, da duração e do tipo de experiências vividas pelo indivíduo nas diferentes idades. Este curso da psicopatologia é chamado de comorbidade sequencial.

Essa é a continuidade da psicopatologia.

“A continuidade da psicopatologia é definida como um padrão preditivo de associações entre comportamentos em um estágio prévio do desenvolvimento e algum tipo de desfecho psicológico mais adiante (Rutter, 1984). Quando existe continuidade no curso da psicopatologia, a manifestação dos sintomas pode ser semelhante em diferentes idades — continuidade homotípica. Ansiedade, depressão e transtornos de conduta são exemplos de transtornos, que geralmente apresentam uma continuidade homotípica (Ruskin & Schwab-Stone, 2003). Porém, os padrões de sintomas, inclusive as categorias diagnósticas, podem mudar ao longo do ciclo vital (Angold et al., 1999), refletindo os diferentes aspectos da maturação biológica, do nível cognitivo, do status social, da duração e do tipo de experiências vividas pelo indivíduo nas diferentes idades (Rutter, 1988). Este curso da psicopatologia é chamado de “continuidade heterotípica ou comorbidade segiiencial”. Na continuidade heterotípica de um transtorno, a criança e o adolescente podem apresentar diferentes transtornos ao longo dos anos, ou o mesmo transtorno pode se manifestar de diferentes maneiras ao longo do tempo (Costello et al., 2003) como, por exemplo, o transtorno de conduta precedendo o uso de substância (Ruskin & Schwab-Stone, 2003; Kim-Cohen et al., 2003).”

 

Assim, a sequência correta é 6, 3, 2, 1, 4, 5

Gabarito Letra D

1744) Leia as proposições e marque a opção CORRETA.

  • A) Somente as proposições I, II e III estão corretas.
  • B) Somente as proposições I, II e IV estão corretas.
  • C) Somente as proposições II, III e IV estão corretas.
  • D) Somente as proposições I, III e IV estão corretas.
  • E) Todas as proposições estão corretas.

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A alternativa correta é letra C) Somente as proposições II, III e IV estão corretas.

Gabarito Letra C

Leia as proposições e marque a opção CORRETA.

 

I. Anorexia nervosa é um dos principais transtornos alimentares, cuja maior característica é a perda de peso de uma forma intensa a custo de dietas extremamente rígidas, chegando-se a ficar com fome por horas, em uma busca sem limites pela magreza excessiva. No grego, o nome anorexia quer dizer an (ausência) norexis (apetite), o que pode significar aversão à comida e ao alimento, enjoo ou inapetência. A ausência da prática de indução ao vômito é a principal característica que a diferencia da bulimia nervosa.

 Errado. A anorexia nervosa pode ser do tipo purgativo, que também envolve indução ao vômito. A diferença principal entre anorexia e bulimia é que aqueles indivíduos com bulimia nervosa mantêm um peso corporal igual ou acima da faixa mínima normal.

 

 Certo! Esses são dados corretos sobre os TA.

 

Certo!

 “Com a promoção de um ideal corporal de magreza pela cultura ocidental, observa-se um número expressivo de pessoas insatisfeitas com a forma e o peso de seu corpo. Desde a última década é crescente o número de pesquisas na área da saúde, principalmente devido ao aumento da incidência de transtornos alimentares (TAs) (Gonçalves & Martínez, 2014).

Na maioria dos casos, o perfil dos pacientes com TAs são adolescentes do sexo feminino, caucasianas, e alto nível socioeconômico-cultural. Entretanto, no cenário contemporâneo, o diagnóstico também é dado para menores do sexo masculino, raça negra, pré-adolescentes, em pacientes com nível sócio econômico-cultural baixo, com idades entre 12 e 25 anos (Ludewig, Rech, Halpern, Zanol, & Frata, 2017). Os TAs mais comuns são a Anorexia Nervosa (AN) e Bulimia Nervosa (BN). Ambas possuem causas multifatoriais, relacionadas com um somatório de fatores biológicos, psíquicos, sociais, familiares e ambientais (Hercowitz, 2015).

A incidência dos TAs tem aumentado nas últimas décadas, sendo mais observados nos países ocidentais. Estudo com 10.123 adolescentes entre 13 e 18 anos mostrou prevalência de 0,3% de AN e 0,9% de BN na amostra (Swanson, Crow, Le Grange, Swendsen, & Merikangas, 2011). É um transtorno predominantemente feminino, com uma proporção em adolescentes de 3 mulheres para cada homem (3:1). No Brasil a prevalência é de 1,1% a 4,2% da população (Hercowitz, 2015). O aumento de casos registrados, suas consequências para a saúde física e mental e o alto índice de suicídios entre seus portadores têm chamado a atenção dos profissionais de saúde, que procuram entender sua etiologia e aperfeiçoar seu tratamento.

 

Certo! Esses são dados corretos sobre a bulimia.

 

Assim, apenas II, III e IV estão corretas

Gabarito Letra C

 

Fonte: Mazzaia, Maria Cristina e Santos, Romayne Mirelle CruzFatores de risco para transtornos alimentares em graduandos de enfermagem. Acta Paulista de Enfermagem [online]. 2018, v. 31, n. 5 [Acessado 5 Setembro 2022] , pp. 456-462

1745) As neuroses são transtornos caracterizados por conflitos intrapsíquicos que inibem e perturbam as condutas sociais. Considerando as principais síndromes neuróticas e somatoformes, analise as assertivas e assinale alternativa que aponta as corretas.

  • A) Apenas I e II.

  • B) Apenas II e IV.

  • C) Apenas I e III.

  • D) Apenas I, II e III.

  • E) Apenas I, II e IV.

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A alternativa correta é letra E) Apenas I, II e IV.

Gabarito Letra E

As neuroses são transtornos caracterizados por conflitos intrapsíquicos que inibem e perturbam as condutas sociais. Considerando as principais síndromes neuróticas e somatoformes, analise as assertivas e assinale alternativa que aponta as corretas.

 

I. As síndromes fóbicas caracterizam-se por medos intensos e irracionais, por situações, objetos ou animais que objetivamente não oferecem ao indivíduo perigo real e proporcional à intensidade de tal medo.

Certo! As principais síndromes fóbicas são a fobia social, a agorafobia e as fobias específicas.

 

II. Os quadros obsessivo-compulsivos caracterizam-se por ideias, fantasias e imagens obsessivas e por atos, rituais ou comportamentos compulsivos. Esses quadros são vividos como uma pressão sobre o indivíduo, como algo que o obriga e o submete.

Certo!

Os quadros obsessivo-compulsivos caracterizam-se por idéias, fantasias e imagens obsessivas e por atos, rituais ou comportamentos compulsivos. Esses quadros são vividos como uma pressão sobre o indivíduo, como algo que o obriga e submete. Na prática clínica, nem sempre é fácil demarcar com precisão o limite entre a obsessão e a fobia (p. ex., obsessão por limpeza, fobia de sujeira ou contaminação), ou entre a idéia delirante e a obsessão (com pouca crítica e insight). Da mesma forma, em alguns casos é difícil diferenciar entre o ato compulsivo (vivenciado como obrigatório e desprazeiroso) e o ato impulsivo. As síndromes obsessivo-compulsivas dividem-se em dois subtipos básicos: aquelas nas quais predominam as idéias obsessivas e aquelas nas quais predominam os atos e os comportamentos compulsivos (Miguel, 1996). Muito freqüentemente, entretanto, se observam formas mistas.” 

 

Errado. O que a afirmativa descreve é a somatização.

 “Nos quadros hipocondríacos, predominam os temores e as preocupações intensas com a idéia de ter uma doença grave. Essas idéias surgem geralmente a partir de sensações corporais ou sinais físicos insignificantes. O indivíduo procura constantemente os médicos e os serviços de saúde para ter garantias de que não tem doença grave. Entretanto, embora haja uma preocupação enorme com a possibilidade de sofrer de tais doenças, essas preocupações não possuem caráter delirante, podendo o indivíduo fazer uma crítica, em algum momento, quanto ao caráter absurdo de suas preocupações.”

 

IV. As síndromes histéricas caracterizam-se por apresentar manifestações clínicas tanto referentes ao corpo como à mente e ao comportamento. O comportamento do indivíduo com histeria é caracteristicamente dramático, infantil, sedutor e, eventualmente, manipulativo.

Certo!

“As síndromes histéricas caracterizam-se por apresentar manifestações clínicas tanto referentes ao corpo como à mente e ao comportamento. No corpo, predominam as alterações das funções sensoriais e motoras e, na mente, aquelas relacionadas à consciência vígil, à memória e às percepções (Micale, 1995). O comportamento do indivíduo com histeria é caracteristicamente dramático, teatral (o paciente quer constante mente ser o centro das atenções), infantil, sedutor e, eventualmente, manipulativo. Segundo Van Den Berg (1970), o paciente histérico apresenta uma peculiaridade: necessita de contato e tem incapacidade de mantê-lo e aprofundá-lo. Do ponto de vista existencial, tais indivíduos vivem em um contexto de inautenticidade no contato interpessoal; suas relações soam falsas, eles parecem que precisam representar constantemente no seu relacionamento com as pessoas.”

 

Assim, apenas I, II e IV estão corretas.

Gabarito Letra E

Fonte: Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais  – 3. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2019.

1746) Sobre os Transtornos Neuróticos, analise os itens:

  • A) I, II e III.
  • B) I, II e IV.
  • C) III, IV e V.
  • D) I, IV e V.

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A alternativa correta é letra D) I, IV e V.

Gabarito Letra D


Certo. Essas também são as funções mais afetadas nos transtornos afetivos e da personalidade.

 

Errado. São conflitos intrapsíquicos e interpessoais, não sensoriais.

“Nessa mesma linha, para Henri Ey (1974), as neuroses são transtornos caracterizados por conflitos intrapsíquicos que inibem e perturbam as condutas sociais. As neuroses produzem antes uma perturbação do equilíbrio interior do sujeito neurótico que uma mudança em seu sistema de realidade. Nos neuróticos, de modo geral, sobressaem-se as manifestações de uma angústia permanente e de mecanismos de defesa que, em última análise, fracassam na resolução de conflitos. São dificuldades e conflitos intrapsíquicos e interpessoais que mantêm o sofrimento, a frustração, a angústia, o empobrecimento e a inadequação tanto do Eu como das relações interpessoais. As principais síndromes neuróticas e somatoformes podem ser descritas e classificadas da seguinte forma: síndromes fóbicas, obsessivo-compulsivas, histéricas, hipocondríacas e neurastênicas (atualmente, em parte, compreendidas na síndrome da fadiga crônica).”

 

Errado. Nas síndromes obsessivas, o indivíduo reconhece o caráter irracional e absurdo dos pensamentos.

 “As síndromes obsessivas caracterizam-se por idéias, pensamentos, fantasias ou imagens persistentes, que surgem de forma recorrente na consciência; são vivenciadas com angústia e como algo que “invade” a consciência. O indivíduo reconhece o caráter irracional e absurdo desses pensamentos, tentando, às vezes, neutralizá-los com outros pensamentos ou com atos e rituais específicos. Nas síndromes compulsivas, predominam os comportamentos e rituais repetitivos, como lavar as mãos inúmeras vezes, tomar muitos banhos, verificar se as portas estão trancadas por dezenas de vezes, etc., assim como por atos mentais como repetir palavras mentalmente em silêncio, fazer determinadas contas, rezar, etc., em geral em resposta a uma idéia obsessiva (“Devo estar com AIDS ou sífilis; então tenho que me lavar constantemente.”). Os comportamentos e os atos compulsivos também podem surgir como forma de cumprir regras mágicas que precisam ser rigidamente seguidas. Outras razões para os atos e os rituais compulsivos são pensamentos mágicos que vinculam a realização do ato compulsivo com o afastamento de algum evento temível ou indesejado (“Se eu der 15 voltas no quarteirão antes de entrar em casa, ninguém da família morrerá proximamente”).”

 

Certo! 

 “As síndromes histéricas caracterizam-se por apresentar manifestações clínicas tanto referentes ao corpo como à mente e ao comportamento. No corpo, predominam as alterações das funções sensoriais e motoras e, na mente, aquelas relacionadas à consciência vígil, à memória e às percepções (Micale, 1995). O comportamento do indivíduo com histeria é caracteristicamente dramático, teatral (o paciente quer constantemente ser o centro das atenções), infantil, sedutor e, eventualmente, manipulativo. Segundo Van Den Berg (1970), o paciente histérico apresenta uma peculiaridade: necessita de contato e tem incapacidade de mantê-lo e aprofundá-lo. Do ponto de vista existencial, tais indivíduos vivem em um contexto de inautenticidade no contato interpessoal; suas relações soam falsas, eles parecem que precisam representar constantemente no seu relacionamento com as pessoas”

 

Certo! 

“Denomina-se alexitimia a dificuldade de identificar sentimentos e diferenciá-los de sensações corporais, assim como a dificuldade de fa lar sobre as próprias emoções e a tendência a ter um estilo de pensamento orientado para o externo. A alexitimia parece ser mais freqüente em alguns grupos sociais e culturais e possivelmente se associa a certos traços de personalidade, como introversão, isolamento e piores relações interpessoais. Embora tenha sido postulado anteriormente, nos dias atuais considera-se polêmico se há relação entre a alexitimia e a maior ocorrência de somatizações (revisão sobre alexitimia em Páez; Casullo, 2000)”

 

Assim, apenas I, IV e V estão corretas.

Gabarito Letra D

Fonte: Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais  – 3. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2019.

1747) Sobre o Transtorno Psicótico, registre V, para verdadeiro, ou F, para falso:

  • A) V, V, V, F, F.
  • B) V, V, F, V, V.
  • C) V, F, V, F, F.
  • D) V, F, V, F, F.

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A alternativa correta é letra D) V, F, V, F, F.

Gabarito Letra D

Sobre o Transtorno Psicótico, registre V, para verdadeiro, ou F, para falso:

 

( V )A paranoia caracteriza-se, portanto, por um delírio geralmente organizado e sistematizado, às vezes com temática complexa, que permanece como que "encistado", "cristalizado", em um domínio da personalidade do doente.

Verdadeiro. Veja:

“A paranóia caracteriza-se, portanto, por um delírio geralmente organizado e sistematizado, às vezes com temática complexa, que permanece como que “encistado”, “cristalizado”, em um domínio da personalidade do doente, sem comprometer todo o resto. Ocorre em sujeitos com mais idade (geralmente após os 40 anos), e geralmente tem curso crônico e estável. O termo moderno transtorno delirante corresponde ao que Kraepelin denominava paranóia (que curiosamente, no linguajar popular, é usado como sinônimo de idéias de perseguição).” 

 

(V)Nas psicoses reativas predominam sintomas floridos, como ideias delirantes ou deliroides (em geral paranoides), alucinações visuais e/ou auditivas, intensa perplexidade, confusão mental, ansiedade acentuada e medos difusos.

Verdadeiro. A afirmativa é retirada na íntegra de Dalgalarrondo.

 “Nas psicoses reativas predominam sintomas floridos, como idéias delirantes ou deliróides (em geral paranóides), alucinações visuais e/ou auditivas, intensa perplexidade, confusão mental, ansiedade acentuada e medos difusos.”

“A psiquiatria clínica registra alguns casos de pacientes com quadros psicóticos, esquizofreniformes ou não, de surgimento agudo, com remissão rápida (dias ou semanas) que não causam “seqüelas” no psiquismo do doente ou deterioração da personalidade. Um porcentagem desses casos (menos de 50%) surge após traumas psíquicos mais ou menos intensos, como um assalto, perder-se em uma floresta, um acidente de trânsito ou de trabalho, morte de parentes ou amigos queridos, etc. Nesses casos, clinicamente predominam sintomas floridos, como idéias delirantes ou deliróides (em geral paranóides), alucinações visuais e/ou auditivas, intensa perplexidade, confusão mental, ansiedade acentuada e medos difusos. Pode confundir-se com transtorno de estresse pós-traumático ou com quadros graves de histeria (alguns denominam a ocorrência de sintomas psicóticos na histeria de “psicose histérica”).”

 

(V)As parafrenias são formas de psicose esquizofreniforme, de aparecimento tardio, em que surgem delírios, em geral acompanhados de alucinações, mas nas quais, semelhantemente à paranoia, há relativa preservação da personalidade do doente.

Verdadeiro. Veja:

 “As parafrenias são formas de psicose esquizofreniforme, de aparecimento tardio, em que surgem delírios, em geral acompanhados de alucinações, mas nas quais, semelhantemente à paranóia, há relativa preservação da personalidade do doente. Alguns autores consideram a parafrenia uma forma tardia de esquizofrenia, surgindo comumente após os 45 ou 50 anos de idade (Howard; Almeida; Levy, 1994).”

 

(F)Os principais sintomas negativos das síndromes esquizofrênicas são: alucinações, ilusões ou pseudoalucinações auditivas (mais frequentes), visuais ou de outro tipo, ideias delirantes, de conteúdo paranoide, autoreferente, de influência ou de outra natureza, comportamento bizarro, atos impulsivos, agitação psicomotora, ideias bizarras, não necessariamente delirantes, e produções linguísticas novas como neologismos e parafasias.

Falso. Esses são sintomas positivos, que produzem coisas.

 

(F)As funções psíquicas mais afetadas nos transtornos psicóticos são: sensopercepção, juízo de realidade, vivência do Eu e nível de consciência.

Falso. As funções psíquicas mais afetadas são Sensopercepção, Pensamento, Juízo de realidade e Vivência do Eu. Consciência não está aqui.

 

Assim, julgo que a sequência correta deveria ser V V V F F, fazendo a resposta ser Letra A, e não Letra D, como diz o gabarito.

Fonte: Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais  – 3. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2019.

1748) O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V) alterou consideravelmente o conceito de deficiência intelectual (DI). Considerando a colaboração da neuropsicologia para a compreensão do conceito de inteligência e sua avaliação, julgue os itens a seguir.

  • A) Apenas o item I está certo.
  • B) Apenas o item II está certo.
  • C) Apenas o item III está certo.
  • D) Nenhum item está certo.
  • E) Todos os itens estão certos.

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A alternativa correta é letra E) Todos os itens estão certos.

Gabarito Letra E

Certo! As causas da DI são múltiplas.

 “A deficiência intelectual é uma condição heterogênea com múltiplas causas. Etiologias pré-natais incluem síndromes genéticas (p. ex., variações na sequência ou variações no número de cópias envolvendo um ou mais genes; problemas cromossômicos), erros inatos do metabolismo, malformações encefálicas, doença materna (inclusive doença placentária) e influências ambientais (p. ex., álcool, outras drogas, toxinas, teratógenos). Causas perinatais incluem uma gama de eventos no trabalho de parto e no nascimento que levam a encefalopatia neonatal. Causas pós-natais incluem lesão isquêmica hipóxica, lesão cerebral traumática, infecções, doenças desmielinizantes, doenças convulsivas (p. ex., espasmos infantis), privação social grave e crônica, síndromes metabólicas tóxicas e intoxicações (p. ex., chumbo, mercúrio).”

 

Certo! Essas são as exigências para o diagnóstico de DI.

“As características essenciais da deficiência intelectual (transtorno do desenvolvimento intelectual) incluem déficits em capacidades mentais genéricas (Critério A) e prejuízo na função adaptativa diária na comparação com indivíduos pareados para idade, gênero e aspectos socioculturais (Critério B). O início ocorre durante o período do desenvolvimento (Critério C). O diagnóstico de deficiência intelectual baseia-se tanto em avaliação clínica quanto em testes padronizados das funções adaptativa e intelectual.”

 

Certo! O foco deixou de ser exclusivamente no QI, e passou a ser mais na adaptação do indivíduo.

“Déficits no funcionamento adaptativo (Critério B) referem-se a quão bem uma pessoa alcança os padrões de sua comunidade em termos de independência pessoal e responsabilidade social em comparação a outros com idade e antecedentes socioculturais similares. O funcionamento adaptativo envolve raciocínio adaptativo em três domínios: conceitual, social e prático. O domínio conceitual (acadêmico) envolve competência em termos de memória, linguagem, leitura, escrita, raciocínio matemático, aquisição de conhecimentos práticos, solução de problemas e julgamento em situações novas, entre outros. O domínio social envolve percepção de pensamentos, sentimentos e experiências dos outros; empatia; habilidades de comunicação interpessoal; habilidades de amizade; julgamento social; entre outros. O domínio prático envolve aprendizagem e autogestão em todos os cenários de vida, inclusive cuidados pessoais, responsabilidades profissionais, controle do dinheiro, recreação, autocontrole comportamental e organização de tarefas escolares e profissionais, entre outros. Capacidade intelectual, educação, motivação, socialização, aspectos de personalidade, oportunidade vocacional, experiência cultural e condições médicas gerais e transtornos mentais coexistentes influenciam o funcionamento adaptativo. O funcionamento adaptativo é investigado mediante uso tanto da avaliação clínica quanto de medidas individualizadas, culturalmente adequadas e psicometricamente adequadas. Medidas padronizadas são empregadas com informantes (p. ex., pais ou outro membro da família; professor; conselheiro; provedor de cuidados) e com o indivíduo, na medida do possível. Outras fontes de informação incluem avaliações educacionais, desenvolvimentais, médicas e de saúde mental. Escores de medidas padronizadas e fontes de entrevista devem ser interpretados com uso de julgamento clínico. Quando a realização de um teste padronizado é difícil ou impossível por uma variedade de fatores (p. ex., prejuízo sensorial, comportamento problemático grave), o indivíduo pode ser diagnosticado com uma deficiência intelectual não especificada. O funcionamento adaptativo pode ser de difícil investigação em um cenário controlado (p. ex., prisões, centros de detenção); se possível, informações corroborativas que reflitam o funcionamento fora desses locais devem ser obtidas. O critério B é preenchido quando pelo menos um domínio do funcionamento adaptativo – conceitual, social ou prático – está suficientemente prejudicado a ponto de ser necessário apoio contínuo para que a pessoa tenha desempenho adequado em um ou mais de um local, tais como escola, local de trabalho, casa ou comunidade. Para que sejam atendidos os critérios diagnósticos de deficiência intelectual, os déficits no funcionamento adaptativo devem estar diretamente relacionados aos prejuízos intelectuais descritos no Critério A. O Critério C, início durante o período do desenvolvimento, refere-se ao reconhecimento da presença de déficits intelectuais e adaptativos durante a infância ou adolescência.”

 

Nosso gabarito é Letra E

Fonte: AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-5). Arlington, VA: American Psychiatric Association, 2013

1749) A dislexia do desenvolvimento caracteriza-se como um atraso na aprendizagem da leitura (Capellini & Germano, 2016). Sobre tal transtorno, julgue os itens a seguir.

  • A) Apenas os itens I e II estão certos.
  • B) Apenas os itens II e III estão certos.
  • C) Apenas os itens I e III estão certos.
  • D) Apenas o item III está certo.
  • E) Apenas o item I está certo.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) Apenas os itens I e II estão certos.

Gabarito Letra A

Certo! Relembre essa teoria:

 “Entre as teorias, uma das mais tradicionais e atuais é a teoria do déficit fonológico. Nela, a dislexia é relacionada às alterações de consciência fonológica, ou seja, o escolar tem dificuldades para perceber e manipular segmentos sonoros (sílabas e fonemas) das palavras (Castles & Coltheart, 2004; Goswami & Bryant, 1989). Para esses pesquisadores, o problema central da dislexia estaria no processamento fonológico. A hipótese sugerida é a de que um déficit de consciência fonológica prejudica a capacidade de converter os sons da fala em letras, impedindo a realização da leitura fluente (Vellutino et al., 2004).”

 

Certo! Relembre também essa:

 “Em paralelo, desenvolveu-se outra tentativa de explicação, em que não é o distúrbio de natureza fonológica o cerne da dislexia, mas sim um distúrbio mais básico, de processamento de informação sequencial ao longo do tempo (Tallal, 1984). Originalmente proposta para distúrbios do desenvolvimento da linguagem em geral, a ideia é a de que a criança precisa obter informações a partir de unidades em sequência temporal, e uma dificuldade nessa capacidade mais básica de processamento temporal dificultaria o posterior desenvolvimento da leitura. Note-se que a proposta supõe que o problema fundamental não é linguístico. Os distúrbios de leitura surgiriam porque o processamento temporal está envolvido na tarefa de compreender a fala, para depois representá-la graficamente. Na primeira revisão sistemática sobre o assunto (Farmer & Klein, 1995 p. 472), os autores concluíram: “… uma vez que, em muitos dos estudos, foram encontrados disléxicos com prejuízos em tarefas envolvendo estímulos não linguísticos, a hipótese de que os problemas dos disléxicos são baseados puramente em déficits fonêmicos, ou linguísticos, não parece adequada”.”

 

Errado. A proposta mais atual é que a dislexia não é causada por um único déficit.

 

Nosso gabarito é Letra A

Fonte: Neuropsicologia do desenvolvimento : infância e adolescência [recurso eletrônico] / Organizadores, Jerusa Fumagalli de Salles, Vitor Geraldi Haase, Leandro F. Malloy-Diniz. – Porto Alegre :Artmed, 2016

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1750) Com relação à neuropsicologia do transtorno depressivo maior, julgue os itens a seguir.

  • A) Apenas o item I está certo.
  • B) Apenas o item II está certo.
  • C) Apenas o item III está certo.
  • D) Todos os itens estão certos.
  • E) Nenhum item está certo.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) Todos os itens estão certos.

Gabarito Letra D

 

Certo! No transtorno depressivo maior geralmente há comprometimento da atenção, da memória, da aprendizagem, entre outras funções.

 

Certo! O sistema límbico e as áreas pré-frontais são as principais áreas cerebrais envolvidas na depressão.

 

Certo! Sobre essa relação, relembre:

“De acordo com Tirapu-Ustárroz et al. (81) os termos “funcionamento executivo” ou “controle executivo” se referem aos mecanismos que estão relacionados aos processos cognitivos orientados para a resolução de situações e tarefas complexas. Operacionalmente as FE envolvem todas as etapas do comportamento dirigido a um objetivo:

(a) determinar o objetivo (determinação), decidir o início ou não desta proposta;

(b) capacidade de planejamento das ações e etapas de todo o processo (como atingí-los);

(c) programação das ações;

(d) realização e monitoramento dos passos definidos no planejamento e realização de ajustes, comparando com a proposta inicial (monitoramento pré-funcional);

(e) uso e alternância de estratégias cognitivas para o melhor desempenho;

(f) controle de interferência de estímulos distratores e irrelevantes;

(g) flexibilidade para correção dos erros; (h) avaliar o resultado final em relação ao objetivo (monitoramento pósfuncional) (82). Há diferentes modelos teóricos que visam explicar como tais funções são organizadas e os componentes cognitivos envolvidos. Uma das divisões frequentemente relatadas é realizada por Lezak (79). De acordo com a autora as FE podem ser classificadas em quatro componentes fundamentais:

(a) Volição: processo complexo que permite gerar comportamentos intencionais e requer motivação (inclui a iniciativa para iniciar uma ação) e a autoconsciência (integração da consciência do próprio estado físico, psicológico e de seu relacionamento com o ambiente externo);

(b) Planejamento: tradução de uma intenção (anteriormente organizada) na identificação e organização das etapas que são necessárias para se atingir um determinado objetivo. O planejamento envolve uma série de habilidades: capacidade conceitual e abstração, pensamento antecipatório capacidade de organizar os passos em sequências hierárquicas, capacidade de gerar alternativas de comportamentos, tomada de decisão (realizar escolhas), controle de impulsos (de respostas impulsivas), capacidade de sustentar a atenção e memória de trabalho;

(c) Ação Propositiva: tradução de uma intenção ou planejamento em uma atividade produtiva - auto regulação. Requer habilidades de iniciar, manter, alterar e interromper uma sequência de comportamentos, flexibilidade para mudança de set perceptivo, cognitivo e comportamental, ou seja, mudar o curso de um pensamento ou ação de acordo com as demandas da situação e do contexto;

(d) Desempenho Efetivo: habilidade do indivíduo automonitorar, auto corrigir, e regular a intensidade, ritmo e outros aspectos qualitativos do comportamento. Tirapu-Ustárroz et al. (81) destacaram os seguintes componentes: memória de trabalho, orientação e adequação dos recursos atencionais, inibição de respostas inapropriadas, monitoramento da conduta em relação aos estados emocionais e motivacionais. Os autores ainda referem que, de maneira concreta, as FE estão agrupadas em torno de processos e subprocessos interdependentes: capacidades envolvidas na formulação de metas, planejamento dos processos, estratégias para se atingir os objetivos e atitudes para realização das atividades de maneira eficaz.”

 

Todas estão corretas.

Nosso gabarito é Letra D

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