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Questões Sobre Psicopatologia - Psicologia - concurso

1831)   Texto associado

  • A) Certo
  • B) Errado
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A alternativa correta é letra A) Certo

  

 

 

Essa afirmativa está de acordo com a descrição do DSM-V sobre intoxicação por estimulantes. Veja:

 

"Intoxicação por Estimulantes
 

Critérios Diagnósticos

 

A. Uso recente de uma substância tipo anfetamina, cocaína ou outro estimulante.

 

B. Alterações comportamentais ou psicológicas clinicamente significativas e problemáticas (p. ex., euforia ou embotamento afetivo; alterações na sociabilidade; hipervigilância; sensibilidade interpessoal; ansiedade, tensão ou raiva; comportamentos estereotipados; julgamento prejudicado) desenvolvidas durante ou logo após o uso de um estimulante.

 

C. Dois (ou mais) dos seguintes sinais ou sintomas, desenvolvidos durante ou logo após o uso de estimulantes.

 

1. Taquicardia ou bradicardia.
2. Dilatação pupilar.
3. Pressão arterial elevada ou diminuída.
4. Transpiração ou calafrios.
5. Náusea ou vômito.
6. Evidências de perda de peso.
7. Agitação ou retardo psicomotor.
8. Fraqueza muscular, depressão respiratória, dor torácica ou arritmias cardíacas.
9. Confusão, convulsões, discinesias, distonias ou coma.

 

D. Os sinais ou sintomas não são atribuíveis a outra condição médica nem são mais bem explicados por outro transtorno mental, incluindo intoxicação por outra substância."

 

Fonte: DSM-V

 

Assertiva Correta.

1832)   Texto associado

  • A) Certo
  • B) Errado
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Errado

   

 

  

Diógenes não apresentou sintomas desse tipo de abstinência. Observe:

 

"Abstinência de Opioides
 

Critérios Diagnósticos

 

A. Presença de qualquer um dos seguintes:

 

1. Cessação (ou redução) do uso pesado e prolongado de opioides (i.e., algumas semanas ou mais).

 

2. Administração de um antagonista de opioides após um período de uso de opioides.

 

B. Três (ou mais) dos seguintes sintomas, desenvolvidos no prazo de alguns minutos a alguns dias após o Critério A:

 

1. Humor disfórico.

2. Náusea ou vômito.
3. Dores musculares.
4. Lacrimejamento ou rinorreia.
5. Midríase, piloereção ou
6. Diarréia.
7. Bocejos.
8. Febre.
9. Insônia."

 

Fonte: DSM-V

 

Assertiva Falsa.

1833)   Texto associado

  • A) Certo
  • B) Errado
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) Certo

   

 

  

O caso apresentado pela questão está relacionado com o uso de substância estimulante. Para fazer esse diagnóstico é preciso descartar os transtornos mentais primários (transtorno depressivo maior, transtorno de pânico, etc.). Observe:

 

"Transtorno por Uso de Estimulantes

 

Diagnóstico Diferencial

 

Transtornos mentais primários. Transtornos induzidos por estimulantes podem se assemelhar a transtornos mentais primários (p. ex., transtorno depressivo maior) (para abordagem desse diagnóstico diferencial, consultar "Abstinência de Estimulantes"). As perturbações mentais resultantes dos efeitos de estimulantes devem ser distinguidas dos sintomas de esquizofrenia; transtornos bipolares e depressivos; transtorno de ansiedade generalizada; e transtorno de pânico."

 

Fonte: DSM-V

 

Assertiva Correta. 

1834) Ainda considerando o caso clínico hipotético 8A03 e também a psicopatologia, a avaliação psicológica, as técnicas de entrevista e o manual diagnóstico e estatístico dos transtornos mentais (DSM-5 TR), julgue o item a seguir.

  • A) Certo
  • B) Errado
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Errado

   

 

Ansiedade, depressão, fadiga, aumento do apetite e pensamentos suicidas são alguns efeitos possíveis caso Diógenes mantenha o uso prolongado da substância referida por ele.

 

Segundo o DSM-V, esses são sintomas que estão presentes na abstinência, ou seja, quando o paciente cessa o uso de estimulantes. Observe:

   

"Abstinência de Estimulantes

 

Características Diagnósticas

 

A característica essencial da abstinência de estimulantes é a presença de uma síndrome de abstinência típica que se desenvolve no prazo de algumas horas a vários dias após a interrupção (ou redução acentuada) do uso de estimulantes (geralmente de altas doses) prolongado (Critério A). A síndrome de abstinência caracteriza-se pelo desenvolvimento de humor disfórico acompanhado por duas ou mais das seguintes alterações fisiológicas: fadiga, sonhos vividos e desagradáveis, insônia ou hipersonia, aumento do apetite e retardo ou agitação psicomotora (Critério B). Bradicardia costuma estar presente e é uma medida confiável de abstinência de estimulantes.

(...)

Características Associadas que Apoiam o Diagnóstico


Sintomas agudos de abstinência ("repé") costumam ser observados após períodos de uso repetitivo de altas doses e caracterizam-se por sensações intensas e desagradáveis de lassidão e depressão e de aumento do apetite, geralmente exigindo vários dias de repouso e recuperação.


Podem ocorrer sintomas depressivos com ideação ou comportamento suicida, que costumam ser os problemas mais graves observados durante o "repé" ou outras formas de abstinência de estimulantes. A maioria dos indivíduos com transtorno por uso de estimulantes passa por uma síndrome de abstinência em algum momento, e praticamente todos com o transtorno relatam tolerância."

 

Fonte: DSM-V

  

Assertiva Correta.

 

1835) Ainda considerando o caso clínico hipotético 8A03 e também a psicopatologia, a avaliação psicológica, as técnicas de entrevista e o manual diagnóstico e estatístico dos transtornos mentais (DSM-5 TR), julgue o item a seguir.

  • A) Certo
  • B) Errado
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) Certo

   

 

  

O caso está relacionado ao uso de substância estimulante. Cocaína e crack fazem parte dessa categoria. Veja as áreas do funcionamento mental que são prejudicadas:

 

Retirado do livro "Psicodiagnóstico" (Hutz)

 

Com isso, nota-se que cocaína/crack compromete atenção, memória, aprendizagem e integração visuomotora

 

Afirmativa Correta. 

1836) A definição de disfunção e incapacidade causada pelos transtornos mentais e do comportamento, relacionados ou não com o trabalho, é difícil. Os indicadores e parâmetros propostos pela Associação Médica Americana/AMA organizam a disfunção ou deficiência causadas pelos transtornos mentais e do comportamento em quatro áreas. São elas:

  • A) Limitações laborais; exercício das funções mentais; dificuldades de concentração e foco; deterioração no ambiente familiar.
  • B) Esgotamento emocional; fadiga física; dificuldades de interação social; humor deprimido e persistente; problemas fisiológicos.
  • C) Dificuldade moderada no trabalho; exercício de funções familiares; atenção e memória; vigília e percepção diminuídos.
  • D) Limitações em atividades da vida diária; exercício de funções sociais; concentração, persistência e ritmo; deterioração ou descompensação no trabalho.
  • E) Incapacidade intelectual; encerramento de atividades da vida diária; dificuldades associadas ao trabalho; labilidade afetiva.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) Limitações em atividades da vida diária; exercício de funções sociais; concentração, persistência e ritmo; deterioração ou descompensação no trabalho.

Gabarito: Letra D.

 

A definição de disfunção e incapacidade causada pelos transtornos mentais e do comportamento, relacionados ou não com o trabalho, é difícil. Os indicadores e parâmetros propostos pela Associação Médica Americana/AMA organizam a disfunção ou deficiência causadas pelos transtornos mentais e do comportamento em quatro áreas. São elas:

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"A definição de disfunção e incapacidade causada pelos transtornos mentais e do comportamento, relacionados ou não com o trabalho é difícil. Os indicadores e parâmetros propostos pela Associação Médica Americana (AMA) organizam a disfunção ou deficiência causadas pelos transtornos mentais e do comportamento em quatro áreas:  

 
  • limitações em atividades da vida diária, que incluem atividades como auto-cuidado, higiene pessoal, comunicação, deambulação, viagens, repouso e sono, atividades sexuais e exercício de atividades sociais e recreacionais. O que é avaliado não é simplesmente o número de atividades que estão restritas ou prejudicadas, mas o conjunto de restrições ou limitações, e que, eventualmente, afetam o indivíduo como um todo;
  • exercício de funções sociais: refere-se à capacidade do indivíduo de interagir apropriadamente e comunicar-se eficientemente com outras pessoas. Inclui a capacidade de conviver com outros, tais como membros de sua família, amigos, vizinhos, atendentes e balconistas no comércio, zeladores de prédios, motoristas de taxi ou ônibus, colegas de trabalho, supervisores ou supervisionados, sem alterações, agressões, ou sem o isolamento do indivíduo em relação ao mundo que o cerca;
  • concentração, persistência e ritmo, também denominados “capacidade de completar ou levar a cabo tarefas”. Estes indicadores ou parâmetros referem-se à capacidade de manter a atenção focalizada o tempo suficiente para permitir a realização cabal, em tempo adequado, de tarefas comumente encontradas no lar, na escola, ou nos locais de trabalho. Estas capacidades ou habilidades podem ser avaliadas por qualquer pessoa, principalmente se for familiarizada com o desempenho “anterior”, “basal” ou “histórico” do indivíduo, mas eventualmente a opinião de profissionais psicólogos ou psiquiatras, com bases mais objetivas, poderá ajudar a avaliação;  e
  • deterioração ou descompensação no trabalho: refere-se a falhas repetidas na adaptação a circunstâncias estressantes. Frente a situações ou circunstâncias mais estressantes ou de demanda mais elevada, os indivíduos saem, desaparecem, ou manifestam exacerbações dos sinais e sintomas de seu transtorno mental ou comportamental. Em outras palavras, descompensam, e têm dificuldade de manter as atividades da vida diária, ou o exercício de funções sociais, ou a capacidade de completar ou levar a cabo tarefas. Aqui, situações de estresse, comuns em ambientes de trabalho, podem incluir o atendimento de clientes, a tomada de decisões, a programação de tarefas, a interação com supervisores e colegas, etc."

Fonte: "Doenças Relacionadas com o Trabalho: Diagnóstico e Condutas - Manual de Procedimentos para os Serviços de Saúde Ministério da Saúde"

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra D.

 

Nas outras alternativas a banca citou termos aleatórios para confundir o candidato.


a)  Limitações laborais; exercício das funções mentais; dificuldades de concentração e foco; deterioração no ambiente familiar.
 

b)  Esgotamento emocional; fadiga física; dificuldades de interação social; humor deprimido e persistente; problemas fisiológicos.
 

c)  Dificuldade moderada no trabalho; exercício de funções familiares; atenção e memória; vigília e percepção diminuídos.
 

d)  Limitações em atividades da vida diária; exercício de funções sociais; concentração, persistência e ritmo; deterioração ou descompensação no trabalho.


e)  Incapacidade intelectual; encerramento de atividades da vida diária; dificuldades associadas ao trabalho; labilidade afetiva.

1837) É conceituado como a alteração da personalidade e do comportamento que aparece como um transtorno concomitante ou residual de uma doença, lesão ou disfunção cerebral. Caracteriza-se por uma alteração significativa dos padrões habituais de comportamento pré-mórbido, particularmente no que se refere à expressão das emoções, necessidades e impulsos. As funções cognitivas podem estar comprometidas de modo particular ou mesmo exclusivo nas áreas de planejamento e antecipação das prováveis consequências pessoais e sociais, como na chamada síndrome do lobo frontal, que pode ocorrer não apenas associada à lesão no lobo frontal, mas também a lesões de outras áreas cerebrais circunscritas. A definição refere-se a qual transtorno?

  • A) Transtorno cognitivo leve.
  • B) Transtorno mental orgânico.
  • C) Transtorno de Personalidade Borderline.
  • D) Transtorno orgânico de personalidade.
  • E) Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) Transtorno orgânico de personalidade.

Gabarito: Letra D.

 

É conceituado como a alteração da personalidade e do comportamento que aparece como um transtorno concomitante ou residual de uma doença, lesão ou disfunção cerebral. Caracteriza-se por uma alteração significativa dos padrões habituais de comportamento pré-mórbido, particularmente no que se refere à expressão das emoções, necessidades e impulsos. As funções cognitivas podem estar comprometidas de modo particular ou mesmo exclusivo nas áreas de planejamento e antecipação das prováveis consequências pessoais e sociais, como na chamada síndrome do lobo frontal, que pode ocorrer não apenas associada à lesão no lobo frontal, mas também a lesões de outras áreas cerebrais circunscritas. A definição refere-se a qual transtorno?
 

a)  Transtorno cognitivo leve.

 

Falso. Veja mais sobre esse transtorno:

 

"Transtorno cognitivo leve caracteriza-se por alterações da memória, da orientação, e da capacidade de aprendizado, bem como por reduzida capacidade de concentração em tarefas além de períodos curtos. O paciente se queixa de intensa sensação de fadiga mental ao executar tarefas mentais e, um aprendizado novo é percebido subjetivamente como difícil, ainda que objetivamente consiga realizá-lo bem. Estes sintomas podem manifestar-se precedendo, ou sucedendo quadros variados de infecções (inclusive por HIV) ou de distúrbios físicos, tanto cerebrais quanto sistêmicos, sem  que haja evidências diretas de comprometimento cerebral."

 

Fonte: "Transtornos Mentais e do Comportamento Relacionados com o Trabalho"

 


b)  Transtorno mental orgânico.

 

Falso. Essa alternativa também não está de acordo com os sintomas apresentados pela questão. Veja:

 

"Transtorno Mental Orgânico: Este termo compreende uma série de transtornos mentais agrupados por terem em comum uma doença cerebral de etiologia demonstrável, uma lesão cerebral ou outro dano que leva a uma disfunção que pode ser primária, como nas doenças, lesões ou danos que afetam direta e seletivamente o cérebro ou secundária, como nas doenças sistêmicas nas quais o cérebro é um dos múltiplos órgãos envolvidos.  

Fazem parte deste grupo a demência na doença de Alzheimer, a demência vascular, a síndrome amnésica orgânica (não induzida por álcool ou psicotrópicos) e vários outros transtornos orgânicos (alucinose, estado catatônico, delirante, do humor, da ansiedade) a síndrome pós-encefalite e pós-traumática, incluindo, também, a psicose orgânica e a psicose sintomática."

 

Fonte: "Transtornos Mentais e do Comportamento Relacionados com o Trabalho"

 


c)  Transtorno de Personalidade Borderline.

 

Falso. Veja os critérios diagnósticos para esse transtorno:

 

"Transtorno da Personalidade Borderline


Critérios Diagnósticos

 

Um padrão difuso de instabilidade das relações interpessoais, da autoimagem e dos afetos e de impulsividade acentuada que surge no início da vida adulta e está presente em vários contextos, conforme indicado por cinco (ou mais) dos seguintes:

 

1. Esforços desesperados para evitar abandono real ou imaginado. (Nota: Não incluir comportamento suicida ou de automutilação coberto pelo Critério 5.)

 

2. Um padrão de relacionamentos interpessoais instáveis e intensos caracterizado pela alternância entre extremos de idealização e desvalorização.

 

3. Perturbação da identidade: instabilidade acentuada e persistente da autoimagem ou da percepção de si mesmo.

 

4. Impulsividade em pelo menos duas áreas potencialmente autodestrutivas (p. ex., gastos, sexo, abuso de substância, direção irresponsável, compulsão alimentar). (Nota: Não incluir comportamento suicida ou de automutilação coberto pelo Critério 5.)

 

5. Recorrência de comportamento, gestos ou ameaças suicidas ou de comportamento auto-mutilante.

 

6. Instabilidade afetiva devida a uma acentuada reatividade de humor (p. ex., disforia episódica, irritabilidade ou ansiedade intensa com duração geralmente de poucas horas e apenas raramente de mais de alguns dias).

 

7. Sentimentos crônicos de vazio.

 

8. Raiva intensa e inapropriada ou dificuldade em controlá-la (p. ex., mostras freqüentes de irritação, raiva constante, brigas físicas recorrentes).

 

9. Ideação paranoide transitória associada a estresse ou sintomas dissociativos intensos."

 

Fonte: DSM-V

 


d)  Transtorno orgânico de personalidade.

 

Correto. Essa é a alternativa que está de acordo com o que foi apresentado pela questão. Observe:

 

"Transtorno orgânico de personalidade é conceituado como a alteração da personalidade e decomportamento que aparece como um transtorno residual ou concomitante de uma doença, lesão ou disfunção cerebral. Caracteriza-se por uma alteração significativa dos padrões habituais de comportamento pré-mórbido, particularmente no que se refere à expressão das emoções, necessidades e impulsos. As funções cognitivas podem estar comprometidas de modo particular ou mesmo exclusivo nas áreas de planejamento e antecipação das prováveis conseqüências pessoais e sociais como na chamada “síndrome do lobo frontal”, que pode ocorrer não apenas associada à lesão no lobo frontal, mas também em lesões de outras áreas cerebrais circunscritas."

 

Fonte: "Transtornos Mentais e do Comportamento Relacionados com o Trabalho"

 


e)  Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.

 

Falso. Observe mais sobre o TDAH:

 

"Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade


Critérios Diagnósticos


A. Um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento e no desenvolvimento, conforme caracterizado por (1) e/ou (2):

 

1. Desatenção: Seis (ou mais) dos seguintes sintomas persistem por pelo menos seis meses em um grau que é inconsistente com o nível do desenvolvimento e têm impacto negativo diretamente nas atividades sociais e acadêmicas/profissionais:

 

a. Frequentemente não presta atenção em detalhes ou comete erros por descuido em tarefas escolares, no trabalho ou durante outras atividades (p. ex., negligencia ou deixa passar detalhes, o trabalho é impreciso).

 

b. Frequentemente tem dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas (p. ex., dificuldade de manter O foco durante aulas, conversas ou leituras prolongadas).

 

c. Frequentemente parece não escutar quando alguém lhe dirige a palavra diretamente (p. ex., parece estar com a cabeça longe, mesmo na ausência de qualquer distração óbvia).

 

d. Frequentemente não segue instruções até 0 fim e não consegue terminar trabalhos escolares, tarefas ou deveres no local de trabalho (p. ex., começa as tarefas, mas rapidamente perde 0 foco e facilmente perde o rumo).

 

e. Frequentemente tem dificuldade para organizar tarefas e atividades (p. ex., dificuldade em gerenciar tarefas seqüenciais; dificuldade em manter materiais e objetos pessoais em ordem; trabalho desorganizado e desleixado; mau gerenciamento do tempo; dificuldade em cumprir prazos).

 

f. Frequentemente evita, não gosta ou reluta em se envolver em tarefas que exijam esforço mental prolongado (p. ex., trabalhos escolares ou lições de casa; para adolescentes mais velhos e adultos, preparo de relatórios, preenchimento de formulários, revisão de trabalhos longos).

 

g. Frequentemente perde coisas necessárias para tarefas ou atividades (p. ex., materiais escolares, lápis, livros, instrumentos, carteiras, chaves, documentos, óculos, celular).

 

h. Com frequência é facilmente distraído por estímulos externos (para adolescentes mais velhos e adultos, pode incluir pensamentos não relacionados).

 

i. Com frequência é esquecido em relação a atividades cotidianas (p. ex., realizar tarefas, obrigações; para adolescentes mais velhos e adultos, retornar ligações, pagar contas, manter horários agendados).
 

2. Hiperatividade e impulsividade: Seis (ou mais) dos seguintes sintomas persistem por pelo menos seis meses em um grau que inconsistente com o nível do desenvolvimento tem impacto negativo diretamente nas atividades sociais e acadêmicas/profissionais:

 

a. Frequentemente remexe ou batuca as mãos ou os pés ou se contorce na cadeira.

 

b. Frequentemente levanta da cadeira em situações em que se espera que permaneça sentado (p. ex., sai do seu lugar em sala de aula, no escritório ou em outro local de trabalho ou em outras situações que exijam que se permaneça em um mesmo lugar).

 

c. Frequentemente corre ou sobe nas coisas em situações em que isso é inapropriado. (Nota: Em adolescentes ou adultos, pode se limitar a sensações de inquietude.)

 

d. Com frequência é incapaz de brincar ou se envolver em atividades de lazer calmamente.

 

e. Com frequência "não para", agindo como se estivesse "com o motor ligado" (p. ex., não consegue ou se sente desconfortável em ficar parado por muito tempo, como em restaurantes, reuniões; outros podem ver o indivíduo como inquieto ou difícil de acompanhar).

 

f. Frequentemente fala demais.

 

g. Frequentemente deixa escapar uma resposta antes que a pergunta tenha sido concluída (p. ex., termina frases dos outros, não consegue aguardar a vez de falar).

 

h. Frequentemente tem dificuldade para esperar a sua vez (p.ex., aguardar em uma fila).

 

i. Frequentemente interrompe ou se intromete (p. ex., mete-se nas conversas, jogos ou atividades; pode começar a usar as coisas de outras pessoas sem pedir ou receber permissão; para adolescentes e adultos, pode intrometer-se em ou assumir o controle sobre o que outros estão fazendo).

(...)"

 

Fonte: DSM-V

 

Portanto, a alternativa correta é a Letra D.

1838) Considerando o caso clínico 44A2-I e as etapas do desenvolvimento, assinale a opção correta.

  • A) Na idade considerada, Amanda já deveria reconhecer e apontar as partes do corpo, assim como ter habilidade fonológica.
  • B) Com dezoito meses, seria esperado que Amanda fosse capaz de compreender sentenças combinadas e imitar sons.
  • C) Há instrumentos validados para investigação e avaliação de possíveis transtornos no caso de Amanda.
  • D) É esperado, na sua idade atual, que Amanda possa pegar objetos solicitados, sentar e escutar histórias simples.

  • E) A ausência de marcha e o padrão de sono comprometido são critérios para afirmar que Amanda apresenta atrasos no desenvolvimento.

FAZER COMENTÁRIO

A resposta correta desta questão é:

A alternativa correta é letra C) Há instrumentos validados para investigação e avaliação de possíveis transtornos no caso de Amanda.

Explicação:

Neste caso, a assertiva correta é aquela que aborda a possibilidade de existirem instrumentos validados para a investigação e avaliação de possíveis transtornos no caso específico de Amanda. Isso sugere que, diante das características apresentadas por ela no caso clínico, é possível realizar uma avaliação precisa utilizando ferramentas padronizadas e confiáveis, o que é fundamental para o diagnóstico e intervenção adequados em psicopatologia infantil.

1839) Levando em consideração o caso clínico 44A2-I, as contribuições da psicologia do desenvolvimento, a psicopatologia da criança e o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-5 TR), assinale a opção correta.

  • A) Ambiente familiar organizado e afetivo contribuirão positivamente para o desenvolvimento intelectual de Amanda.
  • B) Uma vez que a habilidade motora grossa aumenta de modo importante no segundo ano de vida, espera-se que Amanda logo substitua a preensão ulnar pela preensão de pinça.
  • C) Amanda apresenta inibição em seu comportamento.
  • D) Amanda apresenta critérios diagnósticos para mutismo seletivo.

  • E) Diante das dificuldades apresentadas por Amanda, é possível pensar em risco para transtorno da fala.

FAZER COMENTÁRIO

A resposta correta desta questão é:

A alternativa correta é letra A) Ambiente familiar organizado e afetivo contribuirão positivamente para o desenvolvimento intelectual de Amanda.

Explicação:

De acordo com as contribuições da psicologia do desenvolvimento e da psicopatologia da criança, um ambiente familiar organizado e afetivo tende a influenciar de forma positiva o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. No caso de Amanda, um ambiente familiar com essas características pode contribuir para seu desenvolvimento intelectual, promovendo sua adaptação e seu bem-estar psicológico.

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1840) Josias, com trinta anos de idade, está em acompanhamento psicológico e psiquiátrico desde criança. Desde pequeno, ele apresenta dificuldades em ajustar-se às normas sociais, em acatar regras e limites. Impulsivo, irritável e agressivo, ele apresentou irresponsabilidade reiterada em dois ou mais contextos. Josias parece nunca se importar com nada. Ele é indiferente a situações que costumam impactar a grande maioria das pessoas. A família se diz “cansada de lutar com ele”. “Todo dia é uma confusão. E isso não é de agora. Já perdi as contas de quantas vezes foi pego pela polícia” (sic).

  • A) personalidade histriônica.
  • B) personalidade evitativa.
  • C) personalidade esquizotípica.
  • D) personalidade narcisista.

  • E) personalidade antissocial.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) personalidade antissocial.

   

  

  

a) personalidade histriônica.

 

Falso. O caso de Josias não preenche os critérios diagnósticos para esse transtorno. Veja:

 

"Transtorno da Personalidade Histriônica

Critérios Diagnósticos

 

Um padrão difuso de emocionalidade e busca de atenção em excesso que surge no início da vida adulta e está presente em vários contextos, conforme indicado por cinco (ou mais) dos seguintes:

1. Desconforto em situações em que não é o centro das atenções.

2. A interação com os outros é frequentemente caracterizada por comportamento sexualmente sedutor inadequado ou provocativo.

3. Exibe mudanças rápidas e expressão superficial das emoções.

4. Usa reiteradamente a aparência física para atrair a atenção para si.

5. Tem um estilo de discurso que é excessivamente impressionista e carente de detalhes.

6. Mostra autodramatização, teatralidade e expressão exagerada das emoções.

7. É sugestionável (i.e., facilmente influenciado pelos outros ou pelas circunstâncias). 

 

8. Considera as relações pessoais mais íntimas do que na realidade são."

 

Fonte: DSM-V

 

b) personalidade evitativa.

 

Falso. Outro transtorno que não está adequado ao caso de Josias.

 

"Transtorno da Personalidade Evitativa  

Critérios Diagnósticos 

 

Um padrão difuso de inibição social, sentimentos de inadequação e hipersensibilidade a avaliação negativa que surge no início da vida adulta e está presente em vários contextos, conforme indicado por quatro (ou mais) dos seguintes:

 

1. Evita atividades profissionais que envolvam contato interpessoal significativo por medo de crítica, desaprovação ou rejeição.

 

2. Não se dispõe a envolver-se com pessoas, a menos que tenha certeza de que será recebido de forma positiva.

 

3. Mostra-se reservado em relacionamentos íntimos devido a medo de passar vergonha ou de ser ridicularizado.

 

4. Preocupa-se com críticas ou rejeição em situações sociais.

 

5. Inibe-se em situações interpessoais novas em razão de sentimentos de inadequação.

 

6. Vê a si mesmo como socialmente incapaz, sem atrativos pessoais ou inferior aos outros.

 

7. Reluta de forma incomum em assumir riscos pessoais ou se envolver em quaisquer novas atividades, pois estas podem ser constrangedoras."

 

Fonte: DSM-V

 

c) personalidade esquizotípica.

 

Falso. Outro transtorno que não está adequado ao caso.

 

"Transtorno da Personalidade Esquizotípica

 

Critérios Diagnósticos

 

A. Um padrão difuso de déficits sociais e interpessoais marcado por desconforto agudo e capacidade reduzida para relacionamentos íntimos, além de distorções cognitivas ou perceptivas e comportamento excêntrico, que surge no início da vida adulta e está presente em vários contextos, conforme indicado por cinco (ou mais) dos seguintes:

 

1. Ideias de referência (excluindo delírios de referência).

 

2. Crenças estranhas ou pensamento mágico que influenciam o comportamento e são inconsistentes com as normas subculturais (p. ex., superstições, crença em clarividência, telepatia ou "sexto sentido"; em crianças e adolescentes, fantasias ou preocupações bizarras).

 

3. Experiências perceptivas incomuns, incluindo ilusões corporais.

 

4. Pensamento e discurso estranhos (p. ex., vago, circunstancial, metafórico, excessivamente elaborado ou estereotipado).

 

5. Desconfiança ou ideação paranoide.

 

6. Afeto inadequado ou constrito.

 

7. Comportamento ou aparência estranha, excêntrica ou peculiar.

 

8. Ausência de amigos próximos ou confidentes que não sejam parentes de primeiro grau.

 

9. Ansiedade social excessiva que não diminui com o convívio e que tende a estar associada mais a temores paranoides do que a julgamentos negativos sobre si mesmo."

 

Fonte: DSM-V

 

d) personalidade narcisista.

 

Falso. Também não é esse o transtorno.

 

"Transtorno da Personalidade Narcisista

Critérios Diagnósticos

Um padrão difuso de grandiosidade (em fantasia ou comportamento), necessidade de admiração e falta de empatia que surge no início da vida adulta e está presente em vários contextos, conforme indicado por cinco (ou mais) dos seguintes:

1. Tem uma sensação grandiosa da própria importância (p. ex., exagera conquistas e talentos, espera ser reconhecido como superior sem que tenha as conquistas correspondentes.

2. É preocupado com fantasias de sucesso ilimitado, poder, brilho, beleza ou amor ideal.

 

3. Acredita ser "especial" e único e que pode ser somente compreendido por, ou associado a, outras pessoas (ou instituições) especiais ou com condição elevada.

 

4. Demanda admiração excessiva.

 

5. Apresenta um sentimento de possuir direitos (i.e., expectativas irracionais de tratamento especialmente favorável ou que estejam automaticamente de acordo com próprias expectativas).

 

6. É explorador em relações interpessoais (i.e., tira vantagem de outros para atingir os próprios fins).

 

7. Carece de empatia: reluta em reconhecer ou identificar-se com os sentimentos e as necessidades dos outros.

 

8.  É frequentemente invejoso em relação aos outros ou acredita que os outros o invejam."

 

Fonte: DSM-V

  

e) personalidade antissocial.

 

Correto. Esse é o transtorno que está mais adequado ao caso trazido. Veja:

 

"Transtorno da Personalidade Antissocial

Critérios Diagnósticos

 

A. Um padrão difuso de desconsideração e violação dos direitos das outras pessoas que ocorre desde os 15 anos de idade, conforme indicado por três (ou mais) dos seguintes:

 

1. Fracasso em ajustar-se às normas sociais relativas a comportamentos legais, conforme indicado pela repetição de atos que constituem motivos de detenção.

 

2. Tendência à falsidade, conforme indicado por mentiras repetidas, uso de nomes falsos ou de trapaça para ganho ou prazer pessoal.

 

3. Impulsividade ou fracasso em fazer planos para o futuro.

 

4. Irritabilidade e agressividade, conforme indicado por repetidas lutas corporais ou agressões físicas.

 

5. Descaso pela segurança de si ou de outros.

 

6. Irresponsabilidade reiterada, conforme indicado por falha repetida em manter uma conduta consistente no trabalho ou honrar obrigações financeiras.

 

7. Ausência de remorso, conforme indicado pela indiferença ou racionalização em relação a ter ferido, maltratado ou roubado outras pessoas."

 

Fonte: DSM-V

 

Portanto, a alternativa correta é a Letra E.

 
1 182 183 184 185 186 257