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Questões Sobre Psicopatologia - Psicologia - concurso

1871) Em relação à disortografia, assinale a afirmativa incorreta.

  • A) A disortografia é uma dificuldade na escrita, caracterizada pelas trocas de fonemas na prática da escrita, com omissões de letras, confusão na concordância de gênero, de número, acompanhada de erros sintáticos grosseiros e uso irregular da pontuação, parágrafos e acentuação na hora de escrever um texto.
  • B) Diferentemente da disgrafia, a disortografia é a incapacidade para transcrever corretamente a linguagem oral.
  • C) A disortografia é uma perturbação que afeta as aptidões da escrita e que se traduz por dificuldades persistentes e recorrentes na capacidade da criança em compor textos escritos. As dificuldades centram-se na organização, estruturação composição de textos escritos; a construção frásica é pobre e geralmente curta, observa se a presença de múltiplos erros ortográficos e má qualidade gráfica.
  • D) Uma criança com disortografia, apesar da dificuldade, apresenta geralmente grande vontade para escrever, desde um simples ditado, ou pequenos poemas, parlendas, textos, etc.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) Uma criança com disortografia, apesar da dificuldade, apresenta geralmente grande vontade para escrever, desde um simples ditado, ou pequenos poemas, parlendas, textos, etc.

 

Em relação à disortografia, assinale a afirmativa incorreta.

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"É importante analisar que uma criança disortográfica não é, forçosamente, disgráfica.

 

Perturbação que afeta as aptidões da escrita e que se traduz por dificuldades persistentes e recorrentes na capacidade da criança em compor textos escritos. As dificuldades centram-se na organização, estruturação composição de textos escritos; a construção frásica é pobre e geralmente curta, observa se a presença de múltiplos erros ortográficos e [por vezes] má qualidade gráfica.” (Pereira, 2009, p. 9).

 

A disortográfica é uma dificuldade na escrita, caracterizada pelas trocas de fonemas na prática da escrita, com omissões de letras, confusão na concordância de gênero, de números, acompanhados de erros sintáticos grosseiros e uso irregular da pontuação, parágrafos e acentuação na hora de escrever um texto. Diferentemente da disgrafia, a disortográfica é a incapacidade para transcrever corretamente a linguagem oral.

(...)

É necessário analisar que uma criança com disortográfica apresenta geralmente, uma falta de vontade para escrever, desde um simples ditado, ou pequenos poemas, parlendas, textos, etc., Essa falta de interesse que a criança demostra nesse período, deve ser levada em consideração pelo professor/ educador na busca de utilizar-se de materiais diversificados para atrair a atenção da criança para com a leitura, de modo há despertar na mesma, um entrosamento com a leitura, nem que esse entrosamento seja mínimo, pois é assim que começamos as conquistas é com o mínimo que obtemos. Para tanto, as estratégias e as adaptações utilizadas por psicopedagogos e professores devem buscar o desenvolvimento das habilidades de escrita, incluindo sempre atividades de soletração, consciência fonológica, ortografia, e morfológica, além de composições."

 

Fonte: "A importância de analisar as dificuldades de aprendizagem no contexto escolar-dislexia, disgrafia, disortografia, discalculia e transtorno de déficit de atenção (TDAH)" (Oliveira)

 

Com isso, encontramos a alternativa incorreta na Letra D.


a)  A disortografia é uma dificuldade na escrita, caracterizada pelas trocas de fonemas na prática da escrita, com omissões de letras, confusão na concordância de gênero, de número, acompanhada de erros sintáticos grosseiros e uso irregular da pontuação, parágrafos e acentuação na hora de escrever um texto.


b)  Diferentemente da disgrafia, a disortografia é a incapacidade para transcrever corretamente a linguagem oral.


c)  A disortografia é uma perturbação que afeta as aptidões da escrita e que se traduz por dificuldades persistentes e recorrentes na capacidade da criança em compor textos escritos. As dificuldades centram-se na organização, estruturação composição de textos escritos; a construção frásica é pobre e geralmente curta, observa se a presença de múltiplos erros ortográficos e má qualidade gráfica.


d)  Uma criança com disortografia, apesar da dificuldade, apresenta geralmente grande vontade para escrever, desde um simples ditado, ou pequenos poemas, parlendas, textos, etc.

1872) O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um problema de saúde mental que apresenta as características básicas listadas nas opções a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A) ansiedade
  • B) desatenção
  • C) agitação ou hiperatividade
  • D) impulsividade

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) ansiedade

 

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um problema de saúde mental que apresenta as características básicas listadas nas opções a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), é um problema de saúde mental que tem três características básicas: a desatenção, a agitação (ou hiperatividade) e a impulsividade. Esse transtorno tem um grande impacto na vida da criança ou do adolescente e das pessoas com as quais convive. De acordo com a literatura médica, o termo transtorno de déficit de atenção surgiu em 1980, no DSM – III (Manual Diagnóstico e Estatístico dos Distúrbios Mentais, 3° edição). Nesse período, o DSM – III o nomeava como transtorno de déficit de atenção (TDA), classificando-o em dois tipos: o TDA com hiperatividade e o TDA sem hiperatividade, para identificar que ambos envolviam o déficit de atenção. No entanto, um deles enquadrava crianças com uma excessiva hiperatividade (PHELAN, 2004)."

 

Fonte:"A importância de analisar as dificuldades de aprendizagem no contexto escolar-dislexia, disgrafia, disortografia, discalculia e transtorno de déficit de atenção (TDAH)" (Oliveira)

 

Com isso, encontramos a alternativa incorreta na Letra A.


a)  ansiedade
b)  desatenção
c)  agitação ou hiperatividade
d)  impulsividade

1873) A respeito da disartria, analise as afirmativas a seguir:

  • A) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • B) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • C) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • D) se todas as afirmativas estiverem corretas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.

   

  

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Disartria 

 

A articulação e a dificuldade de fala são tendências principalmente observadas com disartria. A disartria é deficiência de fala devido a fraqueza muscular ou perda de controle muscular resultante de danos no sistema nervoso central ou periférico. Devido a traumatismo craniano na cabeça, intoxicação por álcool ou acidente vascular cerebral, pode ocorrer disartria. Esta anormalidade não se relaciona especificamente com o idioma em relação a outra forma de modalidade que é o movimento. Caracteriza-se por fala arruada, respiração intensa, ressonância afetada e fonação.

 

Diferença entre Aphasia e Dysarthria 

 

A principal diferença entre essas duas anormalidades é que a afasia é comprometimento da linguagem, enquanto a disartria é comprometedora da fala. As pessoas que sofrem de afasia podem falar, ler ou escrever, mas há déficit na compreensão das palavras."

 

Fonte: "DISTÚRBIOS DE FALA E LINGUAGEM (Afasias, Disartria, Dislexia, Disfonia)"

 

Com isso, podemos identificar as afirmativas verdadeiras e falsas.

 

  

  

 

Portanto, estão corretas as afirmativas I e II. Encontramos a resposta na Letra A.

 

Assinale


a)  se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
b)  se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
c)  se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
d)  se todas as afirmativas estiverem corretas.

1874) Nas opções a seguir, no âmbito da Psicopatologia, estão relacionadas funções psíquicas que podem ser alteradas nos transtornos psicóticos, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A) sensopercepção
  • B) juízo de realidade
  • C) orientação
  • D) alterações do self

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) orientação

Gabarito: Letra C.

 

Nas opções a seguir, no âmbito da Psicopatologia, estão relacionadas funções psíquicas que podem ser alteradas nos transtornos psicóticos, à exceção de uma. Assinale-a.

 

As bancas costumam usar como referência Dalgalarrondo para abordar as funções psíquicas afetadas nos transtornos. Veja:

"Funções mais afetadas nos transtornos psico-orgânicos
Nível de consciência
Atenção
Orientação
Memória
Inteligência
Linguagem

 

Funções mais afetadas nos transtornos afetivos, neuróticos e da personalidade

Afetividade
Vontade
Psicomotricidade
Personalidade

 

Funções mais afetadas nos transtornos psicóticos

Sensopercepção

Pensamento

Juízo de realidade

Vivência do Eu"

 

Fonte: "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" (Dalgalarrondo)

 

Com isso, nota-se que os transtornos psicóticos afetam mais as funções: Sensopercepção, Pensamento, Juízo de realidade e Vivência do Eu. A banca usou "alterações do self", que também tem relação com a psicose.

 

A orientação é mais afetada nos transtornos psico-orgânicos. Por isso, encontramos a alternativa incorreta na Letra C. 

 

Observação: Dalgalarrondo fala sobre as funções mais afetadas. Isso não quer dizer que, em alguns casos, os transtornos psicóticos não possam afetar outras funções também. Como a banca utilizou a expressão "podem ser alteradas", isso pode gerar questionamentos.

 

Observação:


a)  sensopercepção
b)  juízo de realidade
c)  orientação
d)  alterações do self

1875) O transtorno ________________________ tem como característica básica um padrão difuso de déficits sociais e interpessoais assinalado por desconforto agudo e capacidade diminuída para relacionamentos íntimos, bem como por dissonâncias cognitivas ou perceptivas e comportamento excêntrico. Esse padrão aparece no início da vida adulta e estará manifesto em vários contextos. Complete corretamente a lacuna acima com uma das alternativas abaixo.

  • A) Bipolar .
  • B) Da personalidade esquizotípica.
  • C) Evitativa.
  • D) Da personalidade esquizofreniforme.
  • E) Histriônica.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Da personalidade esquizotípica.

 

O transtorno ________________________ tem como característica básica um padrão difuso de déficits sociais e interpessoais assinalado por desconforto agudo e capacidade diminuída para relacionamentos íntimos, bem como por dissonâncias cognitivas ou perceptivas e comportamento excêntrico. Esse padrão aparece no início da vida adulta e estará manifesto em vários contextos. Complete corretamente a lacuna acima com uma das alternativas abaixo.

 

A questão pode ser respondida com o seguinte texto:

 

"Os seguintes transtornos da personalidade estão inclusos neste capítulo:


- Transtorno da personalidade paranoide é um padrão de desconfiança e de suspeita tamanhas que as motivações dos outros são interpretadas como malévolas.


- Transtorno da personalidade esquizoide é um padrão de distanciamento das relações sociais e uma faixa restrita de expressão emocional.


- Transtorno da personalidade esquizotípica é um padrão de desconforto agudo nas relações íntimas, distorções cognitivas ou perceptivas e excentricidades do comportamento.


- Transtorno da personalidade antissocial é um padrão de desrespeito e violação dos direitos e dos outros.


- Transtorno da personalidade borderline é um padrão de instabilidade nas relações interpessoais, na autoimagem e nos afetos, com impulsividade acentuada.


- Transtorno da personalidade histriônica é um padrão de emocionalidade e busca de atenção em excesso.

 

- Transtorno da personalidade narcisista é um padrão de grandiosidade, necessidade de admiração e falta de empatia.


- Transtorno da personalidade evitativa é um padrão de inibição social, sentimentos de inadequação e hipersensibilidade a avaliação negativa.

 

- Transtorno da personalidade dependente é um padrão de comportamento submisso e apegado relacionado a uma necessidade excessiva de ser cuidado.


- Transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva é um padrão de preocupação com ordem, perfeccionismo e controle."

 

Fonte: DSM-V

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra B.


a)  Bipolar .
b)  Da personalidade esquizotípica.
c)  Evitativa.
d)  Da personalidade esquizofreniforme.
e)  Histriônica.

1876) Sobre a psicopatologia, analise as afirmativas a seguir:

  • A) Apenas I e II estão incorretas.
  • B) Apenas II está incorreta.
  • C) Apenas I, II e III estão incorretas.
  • D) Apenas III está incorreta.
  • E) Apenas IV esta incorreta.

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A alternativa correta é letra B) Apenas II está incorreta.

   

  

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Karl Jaspers (1883-1969), um dos principais autores da psicopatologia, afirma que esta é uma ciência básica, que serve de auxílio à psiquiatria, a qual é, por sua vez, um conhecimento aplicado a uma prática profissional e social concreta.

 

Jaspers é muito claro em relação aos limites da psicopatologia: embora o objeto de estudo seja o homem na sua totalidade (“Nosso tema é o homem todo em sua enfermidade.” [Jaspers, 1913/1979), os limites da ciência psicopatológica consistem precisamente em que nunca se pode reduzir por completo o ser humano a conceitos psicopatológicos. O domínio da psicopatologia, segundo ele, estende-se a “todo fenômeno psíquico que possa apreender-se em conceitos de significação constantes e com possibilidade de comunicação”. Assim, a psicopatologia, como ciência, exige um pensamento rigorosamente conceptual, que seja sistemático e que possa ser comunicado de modo inequívoco. Na prática profissional, entretanto, participam ainda opiniões instintivas, uma intuição pessoal que nunca se pode comunicar. Dessa forma, a ciência psicopatológica é tida como uma das abordagens possíveis do homem mentalmente doente, mas não a única.

 

Em todo indivíduo, oculta-se algo que não se pode conhecer, pois a ciência requer um pensamento conceitual sistemático, pensamento que cristaliza, torna evidente, mas também aprisiona o conhecimento. Quanto mais conceitualiza, afirma Jaspers, “quanto mais reconhece e caracteriza o típico, o que se acha de acordo com os princípios, tanto mais reconhece que, em todo indivíduo, se oculta algo que não pode conhecer”. Assim a psicopatologia sempre perde, obrigatoriamente, aspectos essenciais do homem, sobretudo nas dimensões existenciais, estéticas, éticas e metafísicas."

 

Fonte: "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" (Dalgalarrondo)

 

Com isso, nota-se que apenas a afirmativa II não está de acordo com Dalgalarrondo. Veja:

 

I. Os limites da psicopatologia: embora o objeto de estudo seja o ser humano na sua totalidade ("Nosso tema é o homem todo em sua enfermidade." [Jaspers, 1913/1979)), os limites da ciência psicopatológica consistem precisamente em nunca se poder reduzir por completo o ser humano a conceitos psicopatológicos.

  

II. A psicopatologia, como ciência, exige às vezes um rigoroso pensamento conceitual, que seja sistemático e que possa ser comunicado de modo técnico, podendo levar em consideração a subjetividade em sua prática. (Jaspers, 1979, p. 10)

  

III. Na prática profissional, no trabalho clínico, além da ciência psicopatológica que o clínico deve ter, participam ainda - opiniões instintivas, uma intuição pessoal que nunca se pode comunicar.

  

IV. Em todo indivíduo oculta-se algo que não se consegue conhecer, pois a ciência requer um pensamento conceitual sistemático, o qual cristaliza e torna evidente, mas também aprisiona e limita o conhecimento. Quanto mais conceitualiza, afirma Jaspers, "[...] quanto mais reconhece e caracteriza o típico, o que se acha de acordo com os princípios, tanto mais reconhece que, em todo indivíduo, se oculta algo que não pode conhecer" (Jaspers, 1979, p. 12).

 

Encontramos a resposta na Letra B.

 

Assinale a alternativa correta.


a)  Apenas I e II estão incorretas.
b)  Apenas II está incorreta.
c)  Apenas I, II e III estão incorretas.
d)  Apenas III está incorreta.
e)  Apenas IV esta incorreta.

1877) Em 2002, a Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou a violência como um dos maiores problemas de saúde pública, definindo-a como o uso intencional da força física ou do poder, real ou por ameaça contra a própria pessoa, contra outra pessoa ou contra um grupo ou comunidade, que possa resultar ou tenha alta probabilidade de causar morte, lesão, dano psicológico, problemas de desenvolvimento ou privação de direitos.

  • A) A característica essencial do transtorno de estresse pós-traumático é o desenvolvimento de sintomas característicos após a exposição a um ou mais eventos traumáticos.
  • B) As primeiras observações realizadas sobre os seus efeitos foram registradas a partir de estudos com veteranos de guerra.
  • C) A pessoa com TEPT apresenta leves prejuízos funcionais, sociais, interpessoais, sem danos profissionalmente.
  • D) Os eventos estressores apontados como mais favoráveis para o desenvolvimento de situações traumáticas podem ser categorizados em três grandes grupos: eventos intencionais provocados pelo homem, eventos não-intencionais provocados pelo homem e eventos provocados pela natureza.
  • E) Os níveis extremos de ansiedade interferem no sono, nos níveis de energia e consequentemente na capacidade de realizar tarefas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) A pessoa com TEPT apresenta leves prejuízos funcionais, sociais, interpessoais, sem danos profissionalmente.

   

  

Sobre o transtorno de estresse pós-traumático, assinale a afirmativa incorreta.


a)  A característica essencial do transtorno de estresse pós-traumático é o desenvolvimento de sintomas característicos após a exposição a um ou mais eventos traumáticos.

 

Essa alternativa está de acordo com o seguinte texto:

 

"A característica essencial do transtorno de estresse pós-traumático é o desenvolvimento de sintomas característicos após a exposição a um ou mais eventos traumáticos. As reações emocionais ao evento traumático (p. ex., medo, desespero, horror) não fazem mais parte do Critério A. A apresentação clínica do TEPT varia. Em alguns indivíduos, sintomas de revivência do medo, emocionais e comportamentais podem predominar. Em outros, estados de humor anedônicos ou disfóricos e cognições negativas podem ser mais perturbadores. Em alguns outros, a excitação e sintomas reativos externalizantes são proeminentes, enquanto em outros, sintomas dissociativos predominam. Por fim, algumas pessoas exibem combinações desses padrões de sintomas."

 

Fonte: DSM-V

 

Assertiva Correta.


b)  As primeiras observações realizadas sobre os seus efeitos foram registradas a partir de estudos com veteranos de guerra.
 

Essa afirmativa também está de acordo com a literatura. Veja:

 

"O transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), caracterizado basicamente como um conjunto de sintomas envolvendo altos níveis de ansiedade e momentos em que o indivíduo tem a impressão de estar revivendo o evento traumático experienciado, é um transtorno bastante prevalente, atingindo cerca de 6,8% da população geral (Kessler e colaboradores, 2005a). As primeiras observações realizadas sobre os seus efeitos foram registradas a partir de estudos com veteranos de guerra (Schestatsky, Shansis, Ceitlin, Abreu & Hauck, 2003; Sher, 2004). Posteriormente, os critérios diagnósticos que caracterizavam o TEPT foram modificados ao longo das diferentes edições do Manual diagnóstico e estatístico dos transtornos mentais (DSM; American Psychiatric Association [APA], 1980; 1987; 1994; 2002) numa tentativa de melhor compreender as peculiaridades do transtorno bem como de diferenciá-lo de outros transtornos possíveis, como, por exemplo, o transtorno de estresse agudo (TEA)."

 

Fonte: "Transtorno de estresse pós-traumático: evolução dos critérios diagnósticos e prevalência" (Sbardelloto et al.)

 

Assertiva Correta.

 

c)  A pessoa com TEPT apresenta leves prejuízos funcionais, sociais, interpessoais, sem danos profissionalmente.
 

Essa afirmativa não está de acordo com o seguinte critério diagnóstico de TEPT:

 

"G. A perturbação causa sofrimento clinicamente significativo e prejuízo social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo."

 

Fonte: DSM-V

 

Assertiva Falsa.

 

d)  Os eventos estressores apontados como mais favoráveis para o desenvolvimento de situações traumáticas podem ser categorizados em três grandes grupos: eventos intencionais provocados pelo homem, eventos não-intencionais provocados pelo homem e eventos provocados pela natureza.
 

Assertiva de acordo com o texto abaixo:

 

"Os eventos estressores apontados como mais favoráveis para o desenvolvimento de situações traumáticas podem ser categorizados em três grandes grupos: eventos intencionais provocados pelo homem, eventos não-intencionais provocados pelo homem e eventos provocados pela natureza (Schiraldi, 1999). No primeiro grupo, entre os eventos intencionais provocados pelo homem, podemos citar: guerra civil, incesto, estupro, sedução, tortura física ou emocional, assalto, crime violento sofrido pela própria pessoa ou por pessoas afetivamente significativas, terrorismo, participação em atrocidades violentas, alcoolismo e uso de drogas, suicídio, mutilação por acidente ou provocada por outro indivíduo. No segundo grupo, com relação aos eventos não intencionais provocados pelo homem, encontram-se incêndios, explosões, queda de pontes e viadutos, acidentes automobilísticos, aéreos e aquáticos e perda de parte do corpo em ambiente de trabalho. No terceiro grupo, entre os desastres naturais, incluem-se tornado, avalanche, erupção vulcânica, ataques de animais, terremoto, furacão, enchentes e epidemias (Schiraldi, 1999)."

 

Fonte: "Transtorno de estresse pós-traumático: evolução dos critérios diagnósticos e prevalência" (Sbardelloto et al.)

 

Assertiva Correta.

 

e)  Os níveis extremos de ansiedade interferem no sono, nos níveis de energia e consequentemente na capacidade de realizar tarefas.

 

Essa afirmativa está de acordo com o seguinte trecho do DSM-V:

 

"O prejuízo funcional nos domínios social, interpessoal ou profissional tem sido demonstrado entre sobreviventes de acidentes, assalto e estupro que desenvolvem transtorno de estresse agudo. Os níveis extremos de ansiedade que podem estar associados ao transtorno podem interferir no sono, nos níveis de energia e na capacidade de realizar tarefas. A evitação no transtorno de estresse agudo pode resultar em afastamento generalizado de muitas situações percebidas como potencialmente ameaçadoras, o que pode levar ao não comparecimento a consultas médicas, à evitação de dirigir para compromissos importantes e ao absenteísmo no trabalho."

 

Fonte: DSM-V

 

Contudo, é um texto que fala sobre o Transtorno de Estresse Agudo. É possível, portanto, fazer recurso.

 

Assertiva Correta.

 

Com isso, encontramos a alternativa incorreta na Letra C.

1878) Sobre a psicopatologia, são características que a compõem, exceto

  • A) Uma das principais características da psicopatologia, como campo de conhecimento, é a multiplicidade de abordagens e referenciais teóricos que tem incorporado nos últimos 200 anos. T ai multiplicidade é vista por alguns como "força" científica, como prova de sua maturidade. Os psicopatólogos são criticados por essa diversidade de "explicações" e teorias, por seu aspecto híbrido em termos epistemológicos (lonesco, 1994).
  • B) A psicopatologia é, por natureza e destino histórico, um campo de conhecimento que requer debate constante e aprofundado, no qual não há e não pode haver uma teoria ou perspectiva amplamente hegemônica. Aqui, o conflito de Ideias não é uma debilidade, mas uma necessidade. Não se avança em psicopatologia negando e anulando diferenças conceituais e teóricas; evolui-se, sim, pelo esforço de esclarecimento e aprofundamento de tais diferenças, em discussão aberta, desmistificante e honesta.
  • C) Campbell (1986) define a psicopatologia como o ramo da ciência que trata da natureza essencial da doença ou transtorno mental - suas causas, as mudanças estruturais e funcionais associadas a ela e suas formas de manifestação. Entretanto, nem todo estudo psicopatológlco segue a rigor os ditames de uma "ciência dura", "ciência sensu strictu". A psicopatologia, em acepção mais ampla, pode ser definida como o conjunto de conhecimentos referentes ao adoecimento mental do ser humano. É um conhecimento que se esforça por ser sistemático, elucidativo e desmistificante.
  • D) Como conhecimento que visa ser científico, a psicopatologia não inclui critérios de valor, nem aceita dogmas ou verdades a priori. Ao se estudar e praticar a psicopatologia, não se julga moralmente aquilo que se estuda; busca-se apenas observar, identificar e compreender os diversos elementos do transtorno mental.
  • E) Apesar de se beneficiar das tradições neurológicas, psicológicas e filosóficas, a psicopatologia não se confunde com a neurologia das chamadas funções corticais superiores (não se resume, portanto, a uma ciência natural dos fenômenos relacionados às zonas associativas do cérebro lesado), nem com a hipotética psicologia das funções mentais desviadas. Assim, podemos defini-la como uma ciência autônoma, e não um prolongamento da neurologia, da neuropsicologia ou da psicologia (seja ela experimental, seja ela psicométrica ou social). Ela é ricamente nutrida por essas tradições, mas não se confunde com elas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) Uma das principais características da psicopatologia, como campo de conhecimento, é a multiplicidade de abordagens e referenciais teóricos que tem incorporado nos últimos 200 anos. T ai multiplicidade é vista por alguns como "força" científica, como prova de sua maturidade. Os psicopatólogos são criticados por essa diversidade de "explicações" e teorias, por seu aspecto híbrido em termos epistemológicos (lonesco, 1994).

 

Sobre a psicopatologia, são características que a compõem, exceto

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Campbell (1986) define a psicopatologia como o ramo da ciência que trata da natureza essencial da doença mental – suas causas, as mudanças estruturais e funcionais associadas a ela e suas formas de manifestação. Entretanto, nem todo estudo psicopatológico segue a rigor os ditames de uma ciência sensu strictu. A psicopatologia, em acepção mais ampla, pode ser definida como o conjunto de conhecimentos referentes ao adoecimento mental do ser humano. É um conhecimento que se esforça por ser  sistemático, elucidativo e  desmistificante. Como conhecimento que visa ser científico, não inclui critérios de valor, nem aceita dogmas ou verdades a priori. O psicopatólogo não julga moralmente o seu objeto, busca apenas observar, identificar e compreender os diversos elementos da doença mental.

 

(...)

 

A psicopatologia tem boa parte de suas raízes na tradição médica (na obra dos grandes clínicos e alienistas do passado), que propiciou, nos últimos dois séculos, a observação prolongada e cuidadosa de um considerável contingente de doentes mentais. Em outra vertente, a psicopatologia nutre-se de uma tradição humanística (filosofia, literatura, artes, psicanálise) que sempre viu na “alienação mental”, no pathos do sofrimento mental extremo, uma possibilidade excepcionalmente rica de reconhecimento de dimensões humanas que, sem o fenômeno “doença mental”, permaneceriam desconhecidas. Apesar de se beneficiar das tradições neurológicas, psicológicas e filosóficas, a psicopatologia não se confunde com a neurologia das chamadas funções corticais superiores (não se resume, portanto, a uma ciência natural dos fenômenos relacionados às zonas associativas do cérebro lesado), nem à hipotética psicologia das funções mentais desviadas. A psicopatologia é, pois, uma ciência autônoma, e não um prolongamento da neurologia ou da psicologia.
 

 

(...)

 

Umas das principais características da psicopatologia, como campo de conhecimento, é a multiplicidade de abordagens e referenciais teóricos que tem incorporado nos últimos 200 anos. Tal multiplicidade é vista por alguns como "debilidade" científica, como prova de sua imaturidade. Os psicopatólogos são criticados por essa diversidade de "explicações" e teorias, por seu aspecto híbrido em termos epistemológicos.

 

Dizem alguns que, quando se conhece realmente algo, se tem apenas uma teoria que explica cabalmente os fatos; quando não se conhece a realidade que se estuda, são construídas centenas de teorias conflitantes. Discordo de tal visão; querer uma única “explicação”, uma única concepção teórica, que resolva todos os problemas e dúvidas de uma área tão complexa e multifacetada como a psicopatologia é impor uma solução simplista e artificial, que deformaria o fenômeno psicopatológico. A psicopatologia é, por natureza e destino histórico, um campo de conhecimento que requer debate constante e aprofundado. Aqui o conflito de idéias não é uma debilidade, mas uma necessidade. Não se avança em psicopatologia negando e anulando diferenças conceituais e teóricas; evolui-se, sim, pelo esforço de esclarecimento e aprofundamento de tais diferenças, em discussão aberta, desmistificante e honesta."

 

Fonte: "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" (Dalgalarrondo)

 

Com isso, encontramos a alternativa incorreta na Letra A.


a)  Uma das principais características da psicopatologia, como campo de conhecimento, é a multiplicidade de abordagens e referenciais teóricos que tem incorporado nos últimos 200 anos. T ai multiplicidade é vista por alguns como "força" científica, como prova de sua maturidade. Os psicopatólogos são criticados por essa diversidade de "explicações" e teorias, por seu aspecto híbrido em termos epistemológicos (lonesco, 1994).


b)  A psicopatologia é, por natureza e destino histórico, um campo de conhecimento que requer debate constante e aprofundado, no qual não há e não pode haver uma teoria ou perspectiva amplamente hegemônica. Aqui, o conflito de Ideias não é uma debilidade, mas uma necessidade. Não se avança em psicopatologia negando e anulando diferenças conceituais e teóricas; evolui-se, sim, pelo esforço de esclarecimento e aprofundamento de tais diferenças, em discussão aberta, desmistificante e honesta.


c)  Campbell (1986) define a psicopatologia como o ramo da ciência que trata da natureza essencial da doença ou transtorno mental - suas causas, as mudanças estruturais e funcionais associadas a ela e suas formas de manifestação. Entretanto, nem todo estudo psicopatológlco segue a rigor os ditames de uma "ciência dura", "ciência sensu strictu". A psicopatologia, em acepção mais ampla, pode ser definida como o conjunto de conhecimentos referentes ao adoecimento mental do ser humano. É um conhecimento que se esforça por ser sistemático, elucidativo e desmistificante.


d)  Como conhecimento que visa ser científico, a psicopatologia não inclui critérios de valor, nem aceita dogmas ou verdades a priori. Ao se estudar e praticar a psicopatologia, não se julga moralmente aquilo que se estuda; busca-se apenas observar, identificar e compreender os diversos elementos do transtorno mental.


e)  Apesar de se beneficiar das tradições neurológicas, psicológicas e filosóficas, a psicopatologia não se confunde com a neurologia das chamadas funções corticais superiores (não se resume, portanto, a uma ciência natural dos fenômenos relacionados às zonas associativas do cérebro lesado), nem com a hipotética psicologia das funções mentais desviadas. Assim, podemos defini-la como uma ciência autônoma, e não um prolongamento da neurologia, da neuropsicologia ou da psicologia (seja ela experimental, seja ela psicométrica ou social). Ela é ricamente nutrida por essas tradições, mas não se confunde com elas.

1879)   Texto associado

  • A) Certo
  • B) Errado
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A alternativa correta é letra A) Certo

Gabarito: Item Certo

 

 

 

Certo! A proposta mais atual da psicologia escolar não considera mais apenas características individuais, e sim busca entender todas as variáveis envolvidas, tanto da família, quanto da escola, quanto do próprio aluno.

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1880)   Texto associado

  • A) Certo
  • B) Errado
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A alternativa correta é letra A) Certo

Gabarito: Item Certo

 

 

Certo! Josué tem um transtorno de aprendizagem específico de leitura, a chamada dislexia, que está associada aos déficits apresentados pela questão.

“Deuschle e Cechella (2009. p. 1): ressaltou sobre a dislexia genética como um conjunto de características gerais para diferenciar a dislexia (auditiva e visual) de outras dificuldades de leitura, problemas de leitura e escrita, persistentes, até mesmo na idade adulta, ele ainda acrescenta que os prováveis problemas de leitura e escrita em outros membros da família, o que levaria a hipótese que o distúrbio é hereditário; realização de trocas auditivas, visuais, omissões e nversões; dificuldades concomitantemente na interpretação de símbolos musicais e sinais estenográficos. A leitura ao exigir tanto a memória visual quanto a auditiva abarca a competência de reter os subsídios e as crianças com problemas de memória visual poderão proporcionar dificuldades em rememorar os sons ou juntar os sons, para dar origem às palavras. Teixeira e Zedu Alliprandini (2013) descreveram que crianças com distúrbios de aprendizagem não conseguem lembrar-se das sequencias das letras ou sons dentro das palavras e, por isso, leem ou escrevem errado. Outra questão relacionada às dificuldades que essas crianças encontram diz respeito à noção temporal, tem dificuldades de reconhecerem a hora, o período temporal: manhã, tarde ou fim de tarde. Essas frustrações resultantes da desorientação temporal podem incomodar mui, ou seja, possuem desorientação temporal. Outra dificuldade que encontram diz respeito a identificação das partes do corpo.”

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