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Questões Sobre Psicopatologia - Psicologia - concurso

1901) Quanto às síndromes relacionadas a substâncias psicoativas, de acordo com Dalgalarrondo em “Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais” (2008), assinale a opção INCORRETA.

  • A) A 'tolerância' refere-se à diminuição do efeito de uma substância após repetidas administrações.
  • B) A 'síndrome de abstinência' é o conjunto de sinais e sintomas que ocorrem horas ou dias após o indivíduo cessar ou reduzir a ingestão da substância que vinha sendo consumida geralmente de forma pesada e contínua.
  • C) A 'dependência física' é um estado de adaptação do corpo manifestado por distúrbios físicos quando o uso da substância é interrompido.
  • D) A 'dependência comportamental ou psíquica' constitui uma compulsão ao uso da substância, buscando o indivíduo a obtenção de prazer ou a diminuição de desconforto.
  • E) O 'uso nocivo' de uma substância equivale ao de 'abuso' e refere-se a um padrão de uso que causa dano à saúde física ou mental.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) O 'uso nocivo' de uma substância equivale ao de 'abuso' e refere-se a um padrão de uso que causa dano à saúde física ou mental.

Quanto às síndromes relacionadas a substâncias psicoativas, de acordo com Dalgalarrondo em "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" (2008), assinale a opção INCORRETA.

 
 

As proposições trazidas por esta questão têm por base as contribuições de Dalgalarrondo (2008). Tendo por fundamento a literatura destacada, vamos à análise dos itens apresentados.

 
 

a)  A 'tolerância' refere-se à diminuição do efeito de uma substância após repetidas administrações.

CORRETA. Corroborando a colocação, Dalgalarrondo (2008, p.345) menciona:

A tolerância refere-se à diminuição do efeito de uma substância após repetidas administrações. O organismo passa a necessitar de quantidades cada vez maiores da substância para que se obtenha o mesmo nível inicial de seu efeito.”

 

b)  A 'síndrome de abstinência' é o conjunto de sinais e sintomas que ocorrem horas ou dias após o indivíduo cessar ou reduzir a ingestão da substância que vinha sendo consumida geralmente de forma pesada e contínua.

CORRETA. Ratificando a afirmativa, Dalgalarrondo (2008, p.345) explica:

A síndrome de abstinência é o conjunto de sinais e sintomas que ocorrem horas ou dias após o indivíduo cessar ou reduzir a ingestão da substância que vinha sendo consumida geralmente de forma pesada e contínua”

 

c)  A 'dependência física' é um estado de adaptação do corpo manifestado por distúrbios físicos quando o uso da substância é interrompido.

CORRETA. A alternativa reflete o que preconiza Dalgalarrondo (2008, p.345) :

A dependência física é um estado de adaptação do corpo manifestado por distúrbios físicos quando o uso da substância é interrompido. Um dos indicativos da dependência física é a ocorrência de tolerância e a síndrome de abstinência que surge quando o dependente fica sem usar a substância.”

 

d)  A 'dependência comportamental ou psíquica' constitui uma compulsão ao uso da substância, buscando o indivíduo a obtenção de prazer ou a diminuição de desconforto.

CORRETA. Conforme Dalgalarrondo (2008, pp. 345-346):

A dependência comportamental ou psíquica (muitas vezes chamada de habituação) constitui uma compulsão ao uso da substância, buscando o indivíduo a obtenção de prazer ou a diminuição de desconforto.”

   

e)  O 'uso nocivo' de uma substância equivale ao de 'abuso' e refere-se a um padrão de uso que causa dano à saúde física ou mental.

INCORRETA. Corrigindo: divergindo da informação trazida pela alternativa, Dalgalarrondo (2008, p.345), na realidade, diferencia “uso nocivo” de “abuso” da seguinte forma:

O conceito de uso nocivo de uma substância psicoativa é mais restrito que o de abuso. Refere-se a um padrão de uso que causa dano à saúde física (esofagite ou hepatite alcoólica, bronquite por tabagismo) ou mental (depressão associada a pesado consumo de álcool)”

 

_______________

Fonte consultada:

Dalgalarrondo, P. (2008). Psicopatologia e semiologia dos transtornos. 2. ed. Porto Alegre : Artmed.

1902) Considere as seguintes descrições clínicas:

  • A) Distimia e Ciclotimia.

  • B) Ciclotimia e Distimia.

  • C) Transtorno misto ansioso e depressivo e Distimia.

  • D) Ciclotimia e Alexitimia.

  • E) Distimia e Esquizofrenia.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Ciclotimia e Distimia.

   

  

Observe os transtornos, segundo o CID-10:

 

F34.0 Ciclotimia

 

Instabilidade persistente do humor que comporta numerosos períodos de depressão ou de leve elação nenhum deles suficientemente grave ou prolongado para responder aos critérios de um transtorno afetivo bipolar (F31.-) ou de um transtorno depressivo recorrente (F33.-). O transtorno se encontra freqüentemente em familiares de pacientes que apresentam um transtorno afetivo bipolar. Algumas pessoas ciclotímicas apresentarão elas próprias ulteriormente um transtorno afetivo bipolar.

 

F34.1 Distimia


Rebaixamento crônico do humor, persistindo ao menos por vários anos, mas cuja é gravidade não é suficiente ou na qual os episódios individuais são muito curtos para responder aos critérios de transtorno depressivo recorrente grave, moderado ou leve (F33.-).

 

F41.2 Transtorno misto ansioso e depressivo


Esta categoria deve ser utilizada quando o sujeito apresenta ao mesmo tempo sintomas ansiosos e sintomas depressivos, sem predominância nítida de uns ou de outros, e sem que a intensidade de uns ou de outros seja suficiente para justificar um diagnóstico isolado. Quando os sintomas ansiosos e depressivos estão presentes simultaneamente com uma intensidade suficiente para justificar diagnósticos isolados, os dois diagnósticos devem ser anotados e não se faz um diagnóstico de transtorno misto ansioso e depressivo. Depressão ansiosa (leve ou não-persistente).

 

F20 Esquizofrenia

 

Os transtornos esquizofrênicos se caracterizam em geral por distorções fundamentais e características do pensamento e da percepção, e por e afetos inapropriados ou embotados. Usualmente mantém-se clara a consciência e a capacidade intelectual, embora certos déficits cognitivos possam evoluir no curso do tempo. Os fenômenos psicopatológicos mais importantes incluem o eco do pensamento, a imposição ou o roubo do pensamento, a divulgação do pensamento, a percepção delirante, idéias delirantes de controle, de influência ou de passividade, vozes alucinatórias que comentam ou discutem com o paciente na terceira pessoa, transtornos do pensamento e sintomas negativos. (...)

 

Fonte: CID-10

 

Com isso, podemos classificar corretamente as descrições clínicas abaixo.

 

I- Instabilidade persistente do humor que comporta numerosos períodos de depressão ou de leve elação, nenhum deles suficientemente grave ou prolongado para responder aos critérios de um transtorno afetivo bipolar ou de um transtorno depressivo recorrente. (Ciclotimia)

 

II- Rebaixamento crônico do humor, persistindo ao menos por vários anos, mas cuja gravidade não é suficiente ou na qual os episódios individuais são muito curtos para responder aos critérios de transtorno depressivo recorrente grave, moderado ou leve. (Distimia)

 

Portanto, a descrição I é sobre a Ciclotimia e a descrição II é sobre a Distimia. Encontramos a resposta na Letra B.

 

Assinale a opção que apresenta correta e respectivamente as hipóteses diagnósticas das descrições clínicas acima, com base na Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10 (1993).


a)  Distimia e Ciclotimia.

b)  Ciclotimia e Distimia.

c)  Transtorno misto ansioso e depressivo e Distimia.

d)  Ciclotimia e Alexitimia.

e)  Distimia e Esquizofrenia.

1903) A timidez ou o sentimento de retração em situações sociais podem acometer inúmeras pessoas e de modo geral representam um aspecto da personalidade; porém, se ao longo da vida, trazerem prejuízos significativos em áreas importantes do funcionamento, um diagnóstico específico tende a ser considerado. A fobia social ou o transtorno de ansiedade social, por exemplo, trazem características incapacitantes em suas diversas formas de apresentação e estão atribuídas a situações específicas. Assinale a afirmativa que configura a situação específica do transtorno mencionado.

  • A) A relação familiar.
  • B) A interação social.
  • C) O trauma na infância.
  • D) O relacionamento amoroso.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) A interação social.

Gabarito: Letra B

A timidez ou o sentimento de retração em situações sociais podem acometer inúmeras pessoas e de modo geral representam um aspecto da personalidade; porém, se ao longo da vida, trazerem prejuízos significativos em áreas importantes do funcionamento, um diagnóstico específico tende a ser considerado. A fobia social ou o transtorno de ansiedade social, por exemplo, trazem características incapacitantes em suas diversas formas de apresentação e estão atribuídas a situações específicas. Assinale a afirmativa que configura a situação específica do transtorno mencionado.

 

A fobia social não se restringe a um contexto, como a relação familiar ou os relacionamentos amorosos. Ela se refere a interações sociais, em geral.


a)  A relação familiar.
b)  A interação social.
c)  O trauma na infância.
d)  O relacionamento amoroso.

 

Nosso gabarito é Letra B

1904) Muitas vezes, o delineamento entre as fronteiras da anormalidade se torna problemático porque ultrapassa os fatores norteadores que aproximam determinados comportamentos de um grande número de pessoas com diagnósticos exagerados e condutas invasivas. É notório que fatores sociais tendem a influenciar o processo de saúde, tanto individual quanto coletivo e isso implica no modo como serão posicionados em suas vidas na sociedade. Embora seja difícil para um profissional fazer uma definição, é importante que estabeleça critérios de avaliação específica, conduta ética e regulamentada, além de um olhar amplo e singular para cada indivíduo antes de definir um processo de anormalidade. Assinale qual dos critérios a seguir pode ser considerado um identificador de determinado processo de anormalidade.

  • A) Comportamento de ingerir bebida alcoólica em excesso após término conturbado de um namoro.
  • B) Comportamento com disfunção no processamento psicológico, biológico ou no desenvolvimento.
  • C) Comportamento de lavar as mãos de forma rígida e criteriosa após longo período no ambiente hospitalar.
  • D) Comportamento introspectivo mediante dificuldade de adaptação escolar com sintomas ansiosos e temerosos.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Comportamento com disfunção no processamento psicológico, biológico ou no desenvolvimento.

Gabarito: Letra B

Muitas vezes, o delineamento entre as fronteiras da anormalidade se torna problemático porque ultrapassa os fatores norteadores que aproximam determinados comportamentos de um grande número de pessoas com diagnósticos exagerados e condutas invasivas. É notório que fatores sociais tendem a influenciar o processo de saúde, tanto individual quanto coletivo e isso implica no modo como serão posicionados em suas vidas na sociedade. Embora seja difícil para um profissional fazer uma definição, é importante que estabeleça critérios de avaliação específica, conduta ética e regulamentada, além de um olhar amplo e singular para cada indivíduo antes de definir um processo de anormalidade. Assinale qual dos critérios a seguir pode ser considerado um identificador de determinado processo de anormalidade.
a)  Comportamento de ingerir bebida alcoólica em excesso após término conturbado de um namoro.

Errado. Esse comportamento pode ser socialmente aceito, e consequentemente não anormal.


b)  Comportamento com disfunção no processamento psicológico, biológico ou no desenvolvimento.

Certo!


c)  Comportamento de lavar as mãos de forma rígida e criteriosa após longo período no ambiente hospitalar.

Errado. Esse comportamento é justificável.


d)  Comportamento introspectivo mediante dificuldade de adaptação escolar com sintomas ansiosos e temerosos.

Errado. Esse comportamento introspectivo pode ser considerado normal diante desse contexto.

 

Nosso gabarito é Letra B

1905) O tratamento do Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) significa, mais do que controlar sintomas, viabilizar um desenvolvimento adequado e funcional. Sobre o tratamento do TDAH, assinale a afirmativa correta.

  • A) O bom andamento do tratamento independe da realização ou não da psicoeducação.
  • B) Os sintomas cardinais do TDAH jamais podem ser abordados pelo tratamento psicoterápico.
  • C) As evidências apontam que o tratamento do TDAH é multimodal, isto é, simultaneamente por diversas abordagens.
  • D) As evidências científicas apontam, para todas as idades, a superioridade do tratamento farmacológico em relação às demais abordagens.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Os sintomas cardinais do TDAH jamais podem ser abordados pelo tratamento psicoterápico.

Gabarito: Letra B

O tratamento do Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) significa, mais do que controlar sintomas, viabilizar um desenvolvimento adequado e funcional. Sobre o tratamento do TDAH, assinale a afirmativa correta.
a)  O bom andamento do tratamento independe da realização ou não da psicoeducação.

Errado. A psicoeducação é muito importante no tratamento do TDAH.


b)  Os sintomas cardinais do TDAH jamais podem ser abordados pelo tratamento psicoterápico.

Errado. Os sintomas cardinais do TDAH, como a desatenção a inquietude e o déficit no controle inibitório, podem, sim, ser abordados pelo tratamento psicoterápico.


c)  As evidências apontam que o tratamento do TDAH é multimodal, isto é, simultaneamente por diversas abordagens.

Certo! O melhor tratamento para o TDAH é o multimodal.


d)  As evidências científicas apontam, para todas as idades, a superioridade do tratamento farmacológico em relação às demais abordagens.

Errado. As evidências apontam a superioridade de um tratamento multimodal em relação a tratamentos isolados.

 

Nossa resposta é Letra C, e não Letra B, como diz o gabarito.

1906) No contexto das dificuldades e transtornos relativos à aprendizagem é importante considerar que é difícil ensinar, mas não há incapacidade para aprender. Tendo isso em vista, dentre as afirmativas, quais os fatores a serem considerados antes do diagnóstico de transtorno da aprendizagem?

  • A) Rastreio de fatores ambientais; familiares; escolares; e, estado de saúde.
  • B) Encaminhamento imediato para avaliação com familiograma e psicopedagógica.
  • C) Rastreio de fatores ambientais e encaminhamento para avaliação fonoaudiológica.
  • D) Encaminhamento imediato para rastreio psicossocial e avaliação neuropsicológica.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) Rastreio de fatores ambientais; familiares; escolares; e, estado de saúde.

Gabarito: Letra A

No contexto das dificuldades e transtornos relativos à aprendizagem é importante considerar que é difícil ensinar, mas não há incapacidade para aprender. Tendo isso em vista, dentre as afirmativas, quais os fatores a serem considerados antes do diagnóstico de transtorno da aprendizagem?
a)  Rastreio de fatores ambientais; familiares; escolares; e, estado de saúde.

Certo! É fundamental que seja feito essa investigação ampla dos fatores envolvidos no processo de aprendizagem.


b)  Encaminhamento imediato para avaliação com familiograma e psicopedagógica.

Errado. Nem sempre será necessário encaminhar o aluno para avaliação externa.


c)  Rastreio de fatores ambientais e encaminhamento para avaliação fonoaudiológica.

Errado. Encaminhar para outro profissional é uma conduta adequada quando algum sinal de alerta é percebido, e não como primeira atitude.


d)  Encaminhamento imediato para rastreio psicossocial e avaliação neuropsicológica.

Errado. Mesmo erro das afirmativas anteriores. É preciso considerar outros fatores antes de encaminhar para acompanhamento externo, uma vez que esse encaminhamento pode ser caro e não tão acessível.

 

Nosso gabarito é Letra A

1907) No Transtorno do Espectro Autista (TEA), conforme o DSM-5, os níveis de menor comprometimento correspondem aos indivíduos que apresentam:

  • A) Respostas típicas nas situações sociais.
  • B) Insucesso nos relacionamentos, embora com marcado interesse por estes relacionamentos.
  • C) Algum deficit social que ocasiona prejuízos e, devido à falta de suporte local, dificuldade de finalizar relações sociais.
  • D) Rituais e condutas repetitivas que interferem significativamente no funcionamento em diferentes contextos, resistindo às tentativas de interrupção dos mesmos.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) Rituais e condutas repetitivas que interferem significativamente no funcionamento em diferentes contextos, resistindo às tentativas de interrupção dos mesmos.

 

No Transtorno do Espectro Autista (TEA), conforme o DSM-5, os níveis de menor comprometimento correspondem aos indivíduos que apresentam:

 

A questão pode ser respondida com o seguinte texto:

 

"O TEA apresenta em sua origem a palavra autismo derivada do grego “autos”, que significa “voltar para si mesmo”. Isto é, os indivíduos que têm autismo passam por um estágio em que se fecham em si mesmos, perdendo o interesse pelo mundo exterior e por tudo o que a ele é inerente, já a palavra “espectro” é usada devido existir três níveis deste transtorno, sendo o severo, moderado e leve. (MORAIS, 2012)

 

Apresentam-se como características os respectivos níveis:

 

Nível 3
Requer suporte: intenso

 

Comunicação Social: Graves déficits em comunicação verbal e não verbal ocasionando graves prejuízos no funcionamento social; interações sociais muito limitadas e mínima resposta social ao contato com outras pessoas

 

Comportamentos repetitivos e interesses restritos: Preocupações, rituais imutáveis e comportamentos repetitivos que interferem muito com o funcionamento em todas as esferas. Intenso desconforto quando rituais ou rotinas são interrompidas, com grande dificuldade no redirecionamento dos interesses ou de se dirigir para outros rapidamente.

 

Nível 2
Requer suporte: grande


Comunicação Social: Graves déficits em comunicação social verbal e não verbal que aparecem sempre, mesmo com suportes, em locais limitados. Observam-se respostas reduzidas ou anormais ao contato social com outras pessoas.

 

Comportamentos repetitivos e interesses restritos: Preocupações ou interesses fixos frequentes, óbvios a um observador casual, e que interferem em vários contextos. Desconforto e frustração visíveis quando rotinas são interrompidas, o que dificulta o redirecionamento dos interesses restritos.

 

Nível 1

Requer suporte: Sem suporte local

 

Comunicação Social: o déficit social ocasiona prejuízos. Dificuldades em iniciar relações sociais e claros exemplos de respostas atípicas e sem sucesso no relacionamento social. Observa-se interesse diminuído pelas relações sociais.

 

Comportamentos repetitivos e interesses restritos: Rituais e comportamentos repetitivos interferem, significativamente, no funcionamento em vários contextos. Resiste às tentativas de interrupção dos rituais e ao redirecionamento de seus interesses fixos."

 

Fonte: "Clínica Cognitivo e Comportamental com crianças com Transtorno do Espectro Autista." (Pontel e Maia)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra D.


a)  Respostas típicas nas situações sociais.
 

b)  Insucesso nos relacionamentos, embora com marcado interesse por estes relacionamentos.


c)  Algum deficit social que ocasiona prejuízos e, devido à falta de suporte local, dificuldade de finalizar relações sociais.
 

d)  Rituais e condutas repetitivas que interferem significativamente no funcionamento em diferentes contextos, resistindo às tentativas de interrupção dos mesmos.

1908) Em relação ao estudo das psicopatologias da infância e da adolescência, marque V paras as afirmativas verdadeiras e F paras as falsas.

  • A) V, V, F, F.
  • B) V, F, V, F.
  • C) F, F, V, V.
  • D) F, V, F, V.

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A alternativa correta é letra A) V, V, F, F.

Gabarito: Letra A

 

(V) Embora o tratamento da depressão na pré-escola seja um campo ainda pouco explorado, contempla intervenções parentais e psicoterapêuticas.

 Verdadeiro! Ainda há pouco material sobre o tema, mas essas são as intervenções utilizadas atualmente.

 

(V) A medicação para tratamento da depressão na pré-escola não é recomendada como primeira linha de tratamento e deve ser considerada somente em casos graves e de resistência ao tratamento.

  Verdadeiro! Em tão pouca idade, outros tratamentos, como as intervenções parentais e psicoterapêuticas mencionadas na afirmativa anterior, devem ser tentadas primeiramente.

 

(F) Mesmo a prevalência de transtornos ansiosos sendo baixa na população pré-escolar, os dados sobre os tratamentos psicofarmacológicos são consistentes e considerados como primeira linha frente aos psicoterápicos.

Falso. Ainda não temos dados consistentes sobre os tratamentos psicofarmacológicos em crianças, e essa não deve ser a primeira opção de tratamento.

 

( F) Na adolescência, por volta dos 13-14 anos, a depressão se assemelha ao quadro visto em adultos, sendo que as meninas costumam negar que estão tristes mesmo estando irritadas e de mau humor; enquanto os meninos se preocupam mais com autoestima e autoimagem negativa.

 Falso. A afirmativa troca as tendências das meninas e meninos.

 

Nosso gabarito é Letra A

1909) A partir dos anos 2000, a Academia Americana de Psiquiatria da Infância e Adolescência (AACAP) faz a recomendação de diretrizes para tratamentos de pré-escolares com transtornos psiquiátricos. Em 2007, as recomendações atualizadas se referiram aos fármacos, às avaliações e aos diagnósticos. Assinale a afirmativa que apresenta uma dessas recomendações.

  • A) Evitar as reavaliações e as mudanças de plano, uma vez já estabelecido o diagnóstico correto, com vistas a favorecer a adesão às recomendações, inclusive, por parte dos pais.
  • B) Evitar sobrecarregar os pré-escolares com a intervenção psicoterapêutica, visto que a intervenção medicamentosa é a proposta de tratamento de primeira linha para este público.
  • C) O tratamento precisa contemplar os pré-escolares considerando os sintomas de prejuízo significativo mesmo antes do desenvolvimento de um plano de assistência que contemple níveis de evidência científica.
  • D) Plano de descontinuação para o tratamento bem-sucedido com reavaliação do diagnóstico, já que sua validade, neste período, ainda é limitada; bem como a necessidade de medicação, considerando os efeitos do curso do desenvolvimento.

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A alternativa correta é letra D) Plano de descontinuação para o tratamento bem-sucedido com reavaliação do diagnóstico, já que sua validade, neste período, ainda é limitada; bem como a necessidade de medicação, considerando os efeitos do curso do desenvolvimento.

Gabarito: Letra D

A partir dos anos 2000, a Academia Americana de Psiquiatria da Infância e Adolescência (AACAP) faz a recomendação de diretrizes para tratamentos de pré-escolares com transtornos psiquiátricos. Em 2007, as recomendações atualizadas se referiram aos fármacos, às avaliações e aos diagnósticos. Assinale a afirmativa que apresenta uma dessas recomendações.
a)  Evitar as reavaliações e as mudanças de plano, uma vez já estabelecido o diagnóstico correto, com vistas a favorecer a adesão às recomendações, inclusive, por parte dos pais.

Errado. Quando avaliada a necessidade, é fundamental que haja mudanças no curso do tratamento.


b)  Evitar sobrecarregar os pré-escolares com a intervenção psicoterapêutica, visto que a intervenção medicamentosa é a proposta de tratamento de primeira linha para este público.

Errado. A psicoterapia aliada ao tratamento farmacológico tem a melhor eficácia para a maior parte dos transtornos psiquiátricos.


c)  O tratamento precisa contemplar os pré-escolares considerando os sintomas de prejuízo significativo mesmo antes do desenvolvimento de um plano de assistência que contemple níveis de evidência científica.

Errado. O tratamento deve ser iniciado embasado em evidências científicas.


d)  Plano de descontinuação para o tratamento bem-sucedido com reavaliação do diagnóstico, já que sua validade, neste período, ainda é limitada; bem como a necessidade de medicação, considerando os efeitos do curso do desenvolvimento.

Certo!

 

Nosso gabarito é Letra D

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1910) No livro “Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais”, Dalgalarrondo (2019) apresenta alguns tipos de personalidades segundo a CID-10 e o DSM- IV. Correlacione a primeira coluna – os transtornos de personalidade – com a segunda coluna – suas características, numerando os parênteses:

  • A) 1, 3, 5, 4, 2.
  • B) 2, 3, 1, 5, 4.
  • C) 4, 2, 5, 3, 1.
  • D) 4, 1, 3, 2, 5.
  • E) 5, 4, 2, 1, 3.

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A alternativa correta é letra C) 4, 2, 5, 3, 1.

Gabarito: Letra C

 

   

( 4  ) Dramatiza, é muito teatral; sugestionável e superficial; necessita de atenção, manipulador; infantil e pueril; erotiza situações não comumente erotizáveis.

Essa é descrição da personalidade histriônica.

 

( 2   ) Relações pessoais muito instáveis; atos autolesivos repetitivos; humor muito instável; impulsivo e explosivo; graves problemas de identidade; sentimentos intensos de vazio e aborrecimento crônico.

Essa é descrição da personalidade borderline.

 

(  5  ) Ideias e crenças estranhas e de autorreferencia; desconforto nas relações interpessoais; pensamento muito vago e excessivamente metafórico; aparência física excêntrica.

 Essa é descrição da personalidade esquizotípica.

 

( 3  ) Rígido, metódico, minucioso; não tolera variações ou improvisações, perfeccionista e escrupuloso; muito convencional, segue rigorosamente as regras; controlador (dos outros e de si) e indeciso.

Essa é descrição da personalidade anancástica.

 

(  1  ) Frio (indiferente); distante, sem relações íntimas; esquisito (estranho); vive no seu próprio mundo; solitário (isola-se); não se emociona (imperturbável).

Essa é descrição da personalidade esquizóide.

 

Nosso gabarito é Letra C

 

Fonte: Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais  – 3. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2019.

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