Questões Sobre Psicopatologia - Psicologia - concurso
1911) De acordo com Dalgalarrondo (2019), em seu livro “Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais”, a esquizofrenia é a principal forma de psicose, por sua frequência e sua importância clínica. De acordo com a CID-10, os sintomas da esquizofrenia são, EXCETO:
- A) Alucinações inconstantes de uma modalidade específica, com claro conteúdo afetivo (não catatímicas).
- B) Comportamento catatônico, com flexibilidade cerácea, negativismo, mutismo etc.
- C) Delírios persistentes culturalmente inapropriados.
- D) Eco, inserção, irradiação ou roubo do pensamento.
- E) Sintomas negativos (empobrecimento afetivo, autonegligência, diminuição da fluência verbal etc.).
A alternativa correta é letra A) Alucinações inconstantes de uma modalidade específica, com claro conteúdo afetivo (não catatímicas).
Gabarito: Letra A
De acordo com Dalgalarrondo (2019), em seu livro “Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais”, a esquizofrenia é a principal forma de psicose, por sua frequência e sua importância clínica. De acordo com a CID-10, os sintomas da esquizofrenia são, EXCETO:
Relembre os sintomas da esquizofrenia segundo diversas fontes, em Dalgalarrondo:
a) Alucinações inconstantes de uma modalidade específica, com claro conteúdo afetivo (não catatímicas).
b) Comportamento catatônico, com flexibilidade cerácea, negativismo, mutismo etc.
c) Delírios persistentes culturalmente inapropriados.
d) Eco, inserção, irradiação ou roubo do pensamento.
e) Sintomas negativos (empobrecimento afetivo, autonegligência, diminuição da fluência verbal etc.).
As alucinações na esquizofrenia são persistentes de qualquer modalidade, sem claro conteúdo afetivo (não-catatímicas)
Nosso gabarito é Letra A
Fonte: Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais – 3. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2019
1912) Os números globais de indivíduos portadores de Transtornos do Espectro Autista (TEA) vêm aumentando significativamente, motivo pelo qual os cuidadores escolares precisam conhecer esse transtorno.
- A) V – V – F.
- B) V – F – V.
- C) F – F – V.
- D) V – F – F.
- E) V – V – V.
A alternativa correta é letra B) V – F – V.
Gabarito: Letra B
Com relação ao TEA, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
(V) Como o espectro autista pode comprometer habilidades motoras, é importante que o cuidador seja informado sobre os procedimentos terapêuticos em curso.
Verdadeiro. O cuidador tem função específica com esse grupo, e deve estar a par das informações necessárias.
“De acordo com a legislação vigente o cuidador destina-se aos alunos com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) e altas habilidades/superdotação, que apresentam comprometimentos motores e sensoriais severos e necessitam de ajuda constante para locomoção, alimentação, higiene, cuidados pessoais e manuseio de recursos de acessibilidade no contexto da escola, conforme avaliação da equipe escolar. Justifica-se o acompanhamento do cuidador quando a necessidade específica do aluno não for atendida no contexto geral dos cuidados disponibilizados aos demais alunos.”
(F) Como a pesquisa sobre o diagnóstico e os medicamentos para o TEA permitem curar esse transtorno, cabe ao cuidador estar atualizado e contribuir para a involução da patologia.
Falso. Não há, até o momento, medicação capaz de curar TEA.
(V) Como a qualidade de vida de estudantes com TEA melhora com procedimentos especiais, o cuidador é importante para auxiliar as competências de comunicação do estudante.
Verdadeiro. O cuidador contribui com o desenvolvimento do aluno.
Nosso gabarito é Letra B
1913) Para desenvolver seu trabalho com eficiência e sensibilidade, um cuidador precisa conhecer as características dos principais transtornos mentais com os quais ele pode lidar em ambiente escolar.
- A) 1, 2 e 3.
- B) 1, 3 e 2.
- C) 2, 3 e 1.
- D) 2, 1 e 3.
- E) 3, 2 e 1.
A alternativa correta é letra E) 3, 2 e 1.
Gabarito: Letra E
( 3 ) Transtorno invasivo de desenvolvimento, que ocorre geralmente na infância, e afeta a capacidade cognitiva, o comportamento, a comunicação e a linguagem.
Essa é uma possível descrição do autismo.
“O autismo é um transtorno do desenvolvimento infantil que afeta principalmente a comunicação e a interação social. Geralmente, os sintomas podem ser percebidos bem cedo, nos primeiros anos de vida da criança. A criança com TEA pode apresentar atrasos no desenvolvimento da linguagem, mas isso varia de caso a caso”
( 2 ) Transtorno caracterizado por tristeza, perda de interesse, apresentando sentimento de culpa, baixa autoestima, cansaço e falta de concentração.
Essas são características da depressão.
“A depressão é uma doença psiquiátrica que afeta o emocional da pessoa, que passa a apresentar tristeza profunda, falta de apetite, desânimo, pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si.”
( 1 ) Transtorno definido por distorções na percepção, no pensamento, no comportamento e na linguagem, que podem se apresentar na forma de alucinações e delírios.
Essa é uma definição para esquizofrenia.
“A esquizofrenia é caracterizada por psicose, alucinações, delírios, fala e comportamento desorganizados, afeto aplainado, deficits cognitivos e disfunção ocupacional e social.”
Nosso gabarito é Letra E.
1914) Síndrome de Down e Síndrome Alcoólica Fetal são patologias que demandam acompanhamento de um cuidador.
- A) Atraso no desenvolvimento intelectual.
- B) Falha no processo digestivo.
- C) Deficiência na atividade respiratória.
- D) Dificuldade na absorção de medicamentos.
- E) Fragilidade no sistema circulatório.
A alternativa correta é letra A) Atraso no desenvolvimento intelectual.
Gabarito: Letra A
Assinale a opção que indica corretamente a característica cognitiva determinante comum às duas síndromes.
a) Atraso no desenvolvimento intelectual.
b) Falha no processo digestivo.
c) Deficiência na atividade respiratória.
d) Dificuldade na absorção de medicamentos.
e) Fragilidade no sistema circulatório.
A única afirmativa que traz uma característica cognitiva é a Letra A. Tanto a Síndrome de Down quanto a Síndrome Alcoolica Fetal causam atrasos no desenvolvimento intelectual, cada uma com suas especificidades.
“Em contraste com pessoas com síndrome de Down, que apresentam déficit em praticamente todos os aspectos das funções intelectuais, os pacientes com SAF frequentemente exibiam uma facilidade verbal considerável (por exemplo, referência 7). Os déficits mais consistentes de maior gravidade eram em aritmética2,6 e capacidade de atenção”
Nosso gabarito é Letra A
1915) Uma cuidadora ocupa-se da higiene bucal de Leo, um estudante com deficiência que reage exageradamente a estímulos sensoriais. Para que Leo adquira e mantenha o hábito da higiene bucal, ela utiliza uma abordagem lúdica, com a técnica “dizer-mostrar-fazer”, em que a escovação é simulada com o uso de fantoches para, gradativamente, ganhar a sua confiança e, então, realizar o procedimento. A higienização é realizada com uma escova de cabo longo, pois assim a mão da cuidadora se mantém mais distante do rosto de Leo, diminuindo o desconforto do contato. Além disso, como ele tem dificuldade de abrir e manter aberta a boca para a escovação, a cuidadora adota a contagem de tempo, dividindo a boca em 4 quadrantes e realizando a contagem em um quadrante por vez. Na parede do banheiro, a cuidadora afixou cartões de imagens para estabelecer a rotina da escovação.
- A) afonia.
- B) síndrome de Tourette.
- C) baixa visão ou cegueira.
- D) deficiência auditiva severa.
- E) transtorno de espectro autista.
A alternativa correta é letra E) transtorno de espectro autista.
Gabarito: Letra E
Com base no relato, assinale a opção que relaciona corretamente os procedimentos descritos às necessidades de Leo, um estudante com
A técnica utilizada é bastante apropriada para o manejo de pacientes com transtorno do espectro autista:
“O objetivo do manejo de pacientes com transtorno do espectro autista é aumentar a independência, melhorar o desenvolvimento da comunicação e fornecer assistência aos cuidadores. As abordagens psicológicas usadas nesse paciente são semelhantes às da Odontopediatria, como: dizer-mostrar-fazer, reforço positivo, distração, dessensibilização, modelação e controle de voz (AMARAL; MARACRIDA; VIDEIRA; PARIZI et al., 2012; GANDHI; KLEIN, 2014; NELSON; CHIM; SHELLER; MCKINNEY et al., 2017). Essas técnicas não farmacológicas são realizadas da seguinte maneira: Dizer-mostrar-fazer: O cirurgião dentista explica para o paciente o passo a passo do procedimento, faz uma demonstração e, em seguida, realiza (CAMERON; WIDMER, 2012).
a) afonia.
b) síndrome de Tourette.
c) baixa visão ou cegueira.
d) deficiência auditiva severa.
e) transtorno de espectro autista.
Nosso gabarito é Letra E.
1916) Entre os transtornos de desenvolvimento, de causa genética, que trazem prejuízos às interações sociais da criança, com perda das capacidades linguísticas e movimentos repetitivos das mãos, encontra-se
- A) a síndrome de Rett.
- B) o transtorno de hiperatividade.
- C) a síndrome de Asperger.
- D) o transtorno de oposição desafiante.
- E) a síndrome alcóolica fetal.
A alternativa correta é letra A) a síndrome de Rett.
Gabarito: Letra A
O transtorno descrito é a Síndrome de Rett:
“A síndrome de Rett é uma mutação de um gene que é necessário para o desenvolvimento cerebral. Ela ocorre quase exclusivamente nas meninas, e prejudica as interações sociais, causa perda das capacidades linguísticas e movimentos repetitivos das mãos. Não há cura, mas medicamentos, fisioterapia, psicoterapia e suporte nutricional ajudam a controlar os sintomas, evitar complicações e melhorar a qualidade de vida.”
O Asperger também é um transtorno do desenvolvimento, mas não altera os movimentos das mãos.
a) a síndrome de Rett.
b) o transtorno de hiperatividade.
c) a síndrome de Asperger.
d) o transtorno de oposição desafiante.
e) a síndrome alcóolica fetal.
Nosso gabarito é Letra A.
1917) São comportamentos característicos de educandos com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), exceto
- A) dislexia e disgrafia.
- B) acessos de agressividade.
- C) aversão ao contato com outros.
- D) mudanças de humor sem causa aparente.
- E) dificuldade em iniciar e manter conversação.
A alternativa correta é letra A) dislexia e disgrafia.
Gabarito: Letra A
São comportamentos característicos de educandos com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), exceto
Sobre os transtornos Globais do Desenvolvimento, relembre:
“O Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) é considerado como um conjunto de distúrbios que influenciam as interações sociais. Primeiramente, uma pessoa com TGD pode ser diagnosticada como alguém que tenha autismo, pois os distúrbios do TGD são os mesmos apresentados pelo TEA, Transtorno do Espectro Autista.
Além disso, considera-se outros transtornos como as psicoses infantis, a Síndrome de Rett, a Síndrome de Asperger e a Síndrome de Kanner.
Com relação à interação social, crianças com TGD apresentam dificuldades em iniciar e manter uma conversa. Algumas evitam o contato visual e demonstram aversão ao toque do outro, mantendo-se isoladas. Podem estabelecer contato por meio de comportamentos não-verbais e, ao brincar, preferem ater-se a objetos no lugar de movimentar-se junto das demais crianças. Ações repetitivas são bastante comuns.
Os Transtornos Globais do Desenvolvimento também causam variações na atenção, na concentração e, eventualmente, na coordenação motora. Mudanças de humor sem causa aparente e acessos de agressividade são comuns em alguns casos. As crianças apresentam seus interesses de maneira diferenciada e podem fixar sua atenção em uma só atividade, como observar determinados objetos, por exemplo.
Crianças com transtornos de desenvolvimento apresentam diferenças e merecem atenção com relação às áreas de interação social, comunicação e comportamento. Na escola, mesmo com tempos diferentes de aprendizagem, esses alunos devem ser incluídos em classes com os pares da mesma faixa etária.
Estabelecer rotinas em grupo e ajudar o aluno a incorporar regras de convívio social são atitudes de extrema importância para garantir o desenvolvimento na escola. Boa parte dessas crianças precisa de ajuda na aprendizagem da autorregulação”
a) dislexia e disgrafia.
b) acessos de agressividade.
c) aversão ao contato com outros.
d) mudanças de humor sem causa aparente.
e) dificuldade em iniciar e manter conversação.
A única afirmativa que não aparece como uma característica desse transtorno é a Letra A.
1918) Avalie as afirmativas a seguir, acerca de deficiências intelectuais.
- A) I, apenas.
- B) II, apenas.
- C) I e II, apenas.
- D) II e III, apenas.
- E) I, II e III.
A alternativa correta é letra E) I, II e III.
Gabarito: Letra E
I. Podem ser causadas por variados fatores socioambientais e genéticos.
Certo! A deficiência intelectual pode ser causada por uma condição genética, problemas na gravidez e no parto, doenças e fatores ambientais.
“Um dos desafios no diagnóstico da Deficiência Intelectual é estabelecer claramente a origem ou identificar a causa da Deficiência. Em cerca de 40% dos casos, não é possível determinar exatamente qual a causa. No entanto, sabe-se que existem fatores de risco que podem levar à Deficiência e estes fatores são multifatoriais, compostos de quatro categorias: biomédicos, sociais, comportamentais e educacionais.
Os fatores podem ser descritos de acordo com o momento de ocorrência, como: pré-natais (durante a gestação), perinatal (no momento do parto) e pós-natais (após o nascimento).”
II. Resultam na combinação de comprometimentos cognitivos, comportamentais e sociais.
Certo! A Deficiência Intelectual caracteriza-se por importantes limitações, tanto no funcionamento intelectual quanto no comportamento adaptativo, expresso nas habilidades conceituais, sociais e práticas e tem início antes dos 18 anos de idade.
III. Caracterizam-se por déficits em capacidades mentais genéricas, como raciocínio, planejamento, solução de problemas e aprendizagem por experiência.
Certo! A deficiência intelectual (transtorno do desenvolvimento intelectual) caracteriza-se por déficits em capacidades mentais genéricas, como raciocínio, solução de problemas, planejamento, pensamento abstrato, juízo, aprendizagem acadêmica e aprendizagem pela experiência
Nosso gabarito é Letra E
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1919) O Transtorno de Tourette se trata de um Transtornos do Neurodesenvolvimento associado a Transtornos de Tique. Tiques são caracterizados como movimento motor ou vocalização repentino, rápido, recorrente e não ritmado.
- A) A apresentação de tiques vocais é suficiente para a caracterização do Transtorno de Tourette.
- B) A frequência dos tiques deve manter-se a mesma ao longo dos anos, necessariamente, para que se atenda aos critérios de diagnóstico.
- C) O diagnóstico de Transtorno de Tourette é possível mesmo que outras condições médicas possam ser atribuídas aos tiques.
- D) Múltiplos tiques motores e um ou mais tiques vocais estiveram presentes em algum momento durante o quadro, embora não necessariamente ao mesmo tempo.
- E) O início dos tiques pode acontecer tanto na infância como na vida adulta, pois o período do início dos sintomas não é relevante no processo de diagnóstico.
A alternativa correta é letra D) Múltiplos tiques motores e um ou mais tiques vocais estiveram presentes em algum momento durante o quadro, embora não necessariamente ao mesmo tempo.
Gabarito: Letra D
De acordo com o DSM-V, é um critério de diagnóstico do Transtorno de Tourette:
Vamos relembrar os critérios diagnósticos do Tourette:
“Transtorno de Tourette 307.23 (F95.2)
A. Múltiplos tiques motores e um ou mais tiques vocais estiveram presentes em algum momento durante o quadro, embora não necessariamente ao mesmo tempo.
B. Os tiques podem aumentar e diminuir em frequência, mas persistiram por mais de um ano desde o início do primeiro tique.
C. O início ocorre antes dos 18 anos de idade.
D. A perturbação não é atribuível aos efeitos fisiológicos de uma substância (p. ex., cocaína) ou a outra condição médica (p. ex., doença de Huntington, encefalite pós-viral).”
a) A apresentação de tiques vocais é suficiente para a caracterização do Transtorno de Tourette.
Errado. É necessário apresentação de tiques motores e vocais para caracterizar o transtorno.
b) A frequência dos tiques deve manter-se a mesma ao longo dos anos, necessariamente, para que se atenda aos critérios de diagnóstico.
Errado. Os tiques podem aumentar e diminuir em frequência.
c) O diagnóstico de Transtorno de Tourette é possível mesmo que outras condições médicas possam ser atribuídas aos tiques.
Errado. Se outras condições médicas puderem ser atribuídas o diagnóstico não é possível.
d) Múltiplos tiques motores e um ou mais tiques vocais estiveram presentes em algum momento durante o quadro, embora não necessariamente ao mesmo tempo.
Certo!
e) O início dos tiques pode acontecer tanto na infância como na vida adulta, pois o período do início dos sintomas não é relevante no processo de diagnóstico.
Errado. O início deve ocorrer antes dos 18 anos.
Nosso gabarito é Letra D
Fonte: AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-5). Arlington, VA: American Psychiatric Association, 2013
1920) A respeito do Transtorno do Espectro Autista, de acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM – V), é correto afirmar que:
- A) O Transtorno de Asperger é indicado no DSM-V como uma subcategoria do Transtorno do Espectro Autista, caracterizado por critérios diagnósticos específicos.
- B) Um dos critérios de diagnóstico é a presença de déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos atualmente ou por história prévia.
- C) Pessoas com Transtorno do Espectro Autista sempre exigem apoio muito substancial, já que em todos os casos há extrema dificuldade em lidar com a mudança ou outros comportamentos restritos/repetitivos, que interferem acentuadamente no funcionamento em todas as esferas.
- D) Os sintomas do Transtorno do Espectro Autista podem iniciar na vida adulta; por essa razão há o frequente diagnóstico desse transtorno nessa faixa etária.
- E) A ocorrência de padrões repetitivos e restritos de comportamento, interesses e atividades é suficiente para o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista.
A alternativa correta é letra B) Um dos critérios de diagnóstico é a presença de déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos atualmente ou por história prévia.
Gabarito: Letra B
A respeito do Transtorno do Espectro Autista, de acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM - V), é correto afirmar que:
a) O Transtorno de Asperger é indicado no DSM-V como uma subcategoria do Transtorno do Espectro Autista, caracterizado por critérios diagnósticos específicos.
Errado. O DSM-V inclui o transtorno de Asperger como transtorno do espectro autista, sem subcategoria.
“Fusão de transtorno autista, transtorno de Asperger e transtorno global do desenvolvimento no transtorno do espectro autista. Os sintomas desses transtornos representam um continuum único de prejuízos com intensidades que vão de leve a grave nos domínios de comunicação social e de comportamentos restritivos e repetitivos em vez de constituir transtornos distintos. Essa mudança foi implementada para melhorar a sensibilidade e a especificidade dos critérios para o diagnóstico de transtorno do espectro autista e para identificar alvos mais focados de tratamento para os prejuízos específicos observados”
b) Um dos critérios de diagnóstico é a presença de déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos atualmente ou por história prévia.
Certo! Esse é um dos critérios definidores do TEA.
“Déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos, conforme manifestado pelo que segue, atualmente ou por história prévia (os exemplos são apenas ilustrativos, e não exaustivos; ver o texto):
1. Déficits na reciprocidade socioemocional, variando, por exemplo, de abordagem social anormal e dificuldade para estabelecer uma conversa normal a compartilhamento reduzido de interesses, emoções ou afeto, a dificuldade para iniciar ou responder a interações sociais.
2. Déficits nos comportamentos comunicativos não verbais usados para interação social, variando, por exemplo, de comunicação verbal e não verbal pouco integrada a anormalidade no contato visual e linguagem corporal ou déficits na compreensão e uso gestos, a ausência total de expressões faciais e comunicação não verbal.
3. Déficits para desenvolver, manter e compreender relacionamentos, variando, por exemplo, de dificuldade em ajustar o comportamento para se adequar a contextos sociais diversos a dificuldade em compartilhar brincadeiras imaginativas ou em fazer amigos, a ausência de interesse por pares.”
c) Pessoas com Transtorno do Espectro Autista sempre exigem apoio muito substancial, já que em todos os casos há extrema dificuldade em lidar com a mudança ou outros comportamentos restritos/repetitivos, que interferem acentuadamente no funcionamento em todas as esferas.
Errado. O espectro autista tem esse nome justamente por ser um espectro: de casos mais leves, que não apresentam tantas dificuldades, até casos extremos.
d) Os sintomas do Transtorno do Espectro Autista podem iniciar na vida adulta; por essa razão há o frequente diagnóstico desse transtorno nessa faixa etária.
Errado. Os sintomas devem estar presentes desde o período de desenvolvimento da criança.
e) A ocorrência de padrões repetitivos e restritos de comportamento, interesses e atividades é suficiente para o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista.
Errado. Os padrões repetitivos de comportamento devem estar combinados com os déficits na comunicação social.
Nosso gabarito é Letra B
Fonte: AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-5). Arlington, VA: American Psychiatric Association, 2013