Questões Sobre Psicopatologia - Psicologia - concurso
1921) Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM – V, o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade pode ser caracterizado como desatenção e/ou hiperatividade e impulsividade.
- A) Frequentemente remexe ou batuca as mãos ou os pés ou se contorce na cadeira.
- B) Frequentemente levanta da cadeira em situações em que se espera que permaneça sentado (p. ex., sai do seu lugar em sala de aula, no escritório ou em outro local de trabalho ou em outras situações que exijam que se permaneça em um mesmo lugar).
- C) Frequentemente deixa escapar uma resposta antes que a pergunta tenha sido concluída (p. ex., termina frases dos outros, não consegue aguardar a vez de falar).
- D) Frequentemente interrompe ou se intromete (p. ex., mete-se nas conversas, jogos ou atividades; pode começar a usar as coisas de outras pessoas sem pedir ou receber permissão; para adolescentes e adultos, pode intrometer-se em ou assumir o controle sobre o que outros estão fazendo).
- E) Frequentemente perde coisas necessárias para tarefas ou atividades (p. ex., materiais escolares, lápis, livros, instrumentos, carteiras, chaves, documentos, óculos, celular).
A alternativa correta é letra E) Frequentemente perde coisas necessárias para tarefas ou atividades (p. ex., materiais escolares, lápis, livros, instrumentos, carteiras, chaves, documentos, óculos, celular).
Gabarito: Letra E
É um critério de diagnóstico no subtipo predominantemente desatento:
a) Frequentemente remexe ou batuca as mãos ou os pés ou se contorce na cadeira.
Errado. Esse é um critério do subtipo predominantemente hiperativo.
b) Frequentemente levanta da cadeira em situações em que se espera que permaneça sentado (p. ex., sai do seu lugar em sala de aula, no escritório ou em outro local de trabalho ou em outras situações que exijam que se permaneça em um mesmo lugar).
Errado. Esse também é um critério do subtipo predominantemente hiperativo.
c) Frequentemente deixa escapar uma resposta antes que a pergunta tenha sido concluída (p. ex., termina frases dos outros, não consegue aguardar a vez de falar).
Errado. Esse também é um critério do subtipo predominantemente hiperativo.
d) Frequentemente interrompe ou se intromete (p. ex., mete-se nas conversas, jogos ou atividades; pode começar a usar as coisas de outras pessoas sem pedir ou receber permissão; para adolescentes e adultos, pode intrometer-se em ou assumir o controle sobre o que outros estão fazendo).
Errado. Esse também é um critério do subtipo predominantemente hiperativo.
e) Frequentemente perde coisas necessárias para tarefas ou atividades (p. ex., materiais escolares, lápis, livros, instrumentos, carteiras, chaves, documentos, óculos, celular).
Certo!
"Desatenção: Seis (ou mais) dos seguintes sintomas persistem por pelo menos seis meses em um grau que é inconsistente com o nível do desenvolvimento e têm impacto negativo diretamente nas atividades sociais e acadêmicas/profissionais: Nota: Os sintomas não são apenas uma manifestação de comportamento opositor, desafio, hostilidade ou dificuldade para compreender tarefas ou instruções. Para adolescentes mais velhos e adultos (17 anos ou mais), pelo menos cinco sintomas são necessários.
a. Frequentemente não presta atenção em detalhes ou comete erros por descuido em tarefas escolares, no trabalho ou durante outras atividades (p. ex., negligencia ou deixa passar detalhes, o trabalho é impreciso).
b. Frequentemente tem dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas (p. ex., dificuldade de manter o foco durante aulas, conversas ou leituras prolongadas).
c. Frequentemente parece não escutar quando alguém lhe dirige a palavra diretamente (p. ex., parece estar com a cabeça longe, mesmo na ausência de qualquer distração óbvia).
d. Frequentemente não segue instruções até o fim e não consegue terminar trabalhos escolares, tarefas ou deveres no local de trabalho (p. ex., começa as tarefas, mas rapidamente perde o foco e facilmente perde o rumo).
e. Frequentemente tem dificuldade para organizar tarefas e atividades (p. ex., dificuldade em gerenciar tarefas sequenciais; dificuldade em manter materiais e objetos pessoais em ordem; trabalho desorganizado e desleixado; mau gerenciamento do tempo; dificuldade em cumprir prazos).
f. Frequentemente evita, não gosta ou reluta em se envolver em tarefas que exijam esforço mental prolongado (p. ex., trabalhos escolares ou lições de casa; para adolescentes mais velhos e adultos, preparo de relatórios, preenchimento de formulários, revisão de trabalhos longos).
g. Frequentemente perde coisas necessárias para tarefas ou atividades (p. ex., materiais escolares, lápis, livros, instrumentos, carteiras, chaves, documentos, óculos, celular).
h. Com frequência é facilmente distraído por estímulos externos (para adolescentes mais velhos e adultos, pode incluir pensamentos não relacionados).
i. Com frequência é esquecido em relação a atividades cotidianas (p. ex., realizar tarefas, obrigações; para adolescentes mais velhos e adultos, retornar ligações, pagar contas, manter horários agendados)."
Nosso gabarito é Letra E
Fonte: AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-5). Arlington, VA: American Psychiatric Association, 2013
1922) São elementos presentes no Transtorno Depressivo Maior, conforme os critérios diagnósticos do DSM-5:
- A) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
- B) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
- C) São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
- D) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
- E) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
A alternativa correta é letra C) São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
Gabarito: Letra C
1. Humor eufórico na maior parte do dia, quase todos os dias.
Errado. Na depressão o humor é deprimido.
2. Aumento do interesse ou prazer em todas ou quase todas as atividades na maior parte do dia.
Errado. Na depressão há diminuição do interesse ou prazer nas atividades.
3. Insônia ou hipersonia quase todos os dias.
Certo! Esse é um critério diagnóstico do transtorno depressivo maior.
“1. Humor deprimido na maior parte do dia, quase todos os dias, conforme indicado por relato subjetivo (p. ex., sente-se triste, vazio, sem esperança) ou por observação feita por outras pessoas (p. ex., parece choroso). (Nota: Em crianças e adolescentes, pode ser humor irritável.)
2. Acentuada diminuição do interesse ou prazer em todas ou quase todas as atividades na maior parte do dia, quase todos os dias (indicada por relato subjetivo ou observação feita por outras pessoas).
3. Perda ou ganho significativo de peso sem estar fazendo dieta (p. ex., uma alteração de mais de 5% do peso corporal em um mês), ou redução ou aumento do apetite quase todos os dias. (Nota: Em crianças, considerar o insucesso em obter o ganho de peso esperado.)
4. Insônia ou hipersonia quase todos os dias.
5. Agitação ou retardo psicomotor quase todos os dias (observáveis por outras pessoas, não meramente sensações subjetivas de inquietação ou de estar mais lento).
6. Fadiga ou perda de energia quase todos os dias.
7. Sentimentos de inutilidade ou culpa excessiva ou inapropriada (que podem ser delirantes) quase todos os dias (não meramente autorrecriminação ou culpa por estar doente).
8. Capacidade diminuída para pensar ou se concentrar, ou indecisão, quase todos os dias (por relato subjetivo ou observação feita por outras pessoas).
9. Pensamentos recorrentes de morte (não somente medo de morrer), ideação suicida recorrente sem um plano específico, uma tentativa de suicídio ou plano específico para cometer suicídio.”
4. Fadiga ou perda de energia quase todos os dias.
Certo! Esse também é um critério diagnóstico do transtorno depressivo maior.
Nosso gabarito é Letra C.
Fonte: AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-5). Arlington, VA: American Psychiatric Association, 2013.
1923) É considerado um Transtorno de Ansiedade, segundo os critérios diagnósticos do DSM-5.
- A) Deficiência Intelectual
- B) Mutismo Seletivo
- C) Transtorno Bipolar
- D) Transtorno Delirante
- E) Transtorno Depressivo Leve
A alternativa correta é letra B) Mutismo Seletivo
Gabarito Letra B
É considerado um Transtorno de Ansiedade, segundo os critérios diagnósticos do DSM-5.
a) Deficiência Intelectual
Errado. A deficiência intelectual é um transtorno do neurodesenvolvimento.
b) Mutismo Seletivo
Certo!
c) Transtorno Bipolar
Errado. O transtorno bipolar está no capítulo de Transtorno Bipolar e Transtornos Relacionados.
d) Transtorno Delirante
Errado. O transtorno delirante está no espectro da esquizofrenia e outros transtornos psicóticos.
e) Transtorno Depressivo Leve
Errado. O transtorno é um transtorno depressivo.
Nosso gabarito é Letra B
1924) Analise as afirmativas abaixo a respeito do Transtorno de Estresse Pós-Traumático, de acordo com os critérios diagnósticos do DSM-5.
- A) É correta apenas a afirmativa 1.
- B) É correta apenas a afirmativa 3.
- C) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
- D) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
- E) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.
A alternativa correta é letra D) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
Gabarito: Letra D
Certo! O DSM traz que o TEPT pode ser diagnosticado a partir do primeiro ano de vida, mas os critérios até os seis anos de idade são diferentes.
“O TEPT pode ocorrer em qualquer idade a partir do primeiro ano de vida. Os sintomas geralmente se manifestam dentro dos primeiros três meses depois do trauma, embora possa haver um atraso de meses, ou até anos, antes de os critérios para o diagnóstico serem atendidos. Existem evidências abundantes para o que o DSM-IV chamou de “início tardio”, mas que agora é chamado de “expressão tardia”, com o reconhecimento de que alguns sintomas normalmente se manifestam imediatamente e de que a demora está em satisfazer plenamente os critérios”
2. Adolescentes podem ser diagnosticados.
Certo! Na adolescência também pode haver o diagnóstico de TEPT.
3. Um dos sintomas pode corresponder a lembranças intrusivas sobre o evento traumático.
Certo! Esse é um sintoma da categoria de sintomas intrusivos.
Assim, a questão está corrigida incorretamente.
Fonte: AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-5). Arlington, VA: American Psychiatric Association, 2013.
1925) O principal objetivo do DSM (Manual Diagnóstico Estatístico de Transtornos Mentais) e do CID (Classificação Internacional de Doenças) consiste em
- A) eliminar os sintomas dos pacientes através de uma série de procedimentos clínicos.
- B) qualificar o exercício da psiquiatria por meio de uma série de estudos sobre saúde mental.
- C) catalogar os medicamentos psiquiátricos, assim como os possíveis efeitos colaterais e tratamento.
- D) listar e classificar os transtornos mentais, mas não substituem o exercício da clínica.
- E) arquivar documentos relativos à luta antimanicomial, bem como legitimar a Psicologia no âmbito da saúde mental.
A alternativa correta é letra D) listar e classificar os transtornos mentais, mas não substituem o exercício da clínica.
Gabarito: Letra D
O principal objetivo do DSM (Manual Diagnóstico Estatístico de Transtornos Mentais) e do CID (Classificação Internacional de Doenças) consiste em
a) eliminar os sintomas dos pacientes através de uma série de procedimentos clínicos.
Errado. Os manuais não apresentam procedimentos clínicos.
b) qualificar o exercício da psiquiatria por meio de uma série de estudos sobre saúde mental.
Errado. Os manuais não qualificam o exercício da psiquiatria.
c) catalogar os medicamentos psiquiátricos, assim como os possíveis efeitos colaterais e tratamento.
Errado. Os manuais não trazem medicamentos.
d) listar e classificar os transtornos mentais, mas não substituem o exercício da clínica.
Certo!
“Tanto o DSM-IV quanto a CID-10 são nosográficos e têm por objetivo listar e classificar os transtornos mentais, mas não substituem o exercício da clínica. A consulta e o uso adequado do DSM-IV são de suma importância para os profissionais que atuam na área da saúde mental. A sua utilização tem resultado, nos últimos anos, em avanços científicos significativos no campo da prática clínica e do estudo epidemiológico dos transtornos mentais. Possibilitou também uma ampla comunicação, através de uma linguagem comum, entre médicos psiquiatras e psicólogos em todo o mundo.
A entrevista é o instrumento mais poderoso do psicólogo. A padronização da técnica não significa que ela seja destinada a uma aplicação mecânica. São imprescindíveis conhecimento e experiência clínica para fazer o melhor uso dela. Esta técnica amplia a capacidade diagnóstica do profissional, principalmente no que se refere ao diagnóstico diferencial.”
e) arquivar documentos relativos à luta antimanicomial, bem como legitimar a Psicologia no âmbito da saúde mental.
Errado. Os manuais não se relacionam com a luta antimanicomial diretamente.
Nosso gabarito é Letra D
Fonte: Souza, Isabel Cristina Weiss de, & Cândido, Carolina Ferreira Guarnieri. (2009). Diagnóstico psicológico e terapia cognitiva: considerações atuais. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 5(2), 82-93.
1926) Segundo os Critérios Diagnósticos do DSM 5, é(são) transtorno(s) de ansiedade:
- A) É correta apenas a afirmativa 1.
- B) É correta apenas a afirmativa 2.
- C) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
- D) São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
- E) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
A alternativa correta é letra A) É correta apenas a afirmativa 1.
Gabarito: Letra A
1. Fobia Específica.
Certo! São transtornos de ansiedade a fobia específica, a ansiedade de separação, o mutismo seletivo, a ansiedade social, o transtorno de pânico, a agorafobia e o transtorno de ansiedade generalizada.
2. Transtorno Bipolar.
Errado. O transtorno bipolar está em sua categoria específica.
3. Transtorno Depressivo Maior.
Errado. O transtorno depressivo maior está na categoria de transtornos depressivos.
4. Transtorno Disruptivo da Desregulação do Humor.
Errado. O transtorno Disruptivo da Desregulação do Humor está na categoria de transtornos depressivos.
Nosso gabarito é Letra A.
1927) De acordo com os Critérios Diagnósticos do DSM 5, é(são) transtorno(s) de sono-vigília:
- A) É correta apenas a afirmativa 1.
- B) É correta apenas a afirmativa 2.
- C) É correta apenas a afirmativa 3.
- D) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
- E) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.
A alternativa correta é letra E) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.
Gabarito: Letra E
Relembre um pouco sobre os transtornos do sono-vigília:
“A classificação dos transtornos do sono-vigília do DSM-5 destina-se ao uso de clínicos de saúde mental e de clínicos gerais (médicos que cuidam de pacientes adultos, geriátricos e pediátricos). Os transtornos do sono-vigília abrangem 10 transtornos ou grupos de transtornos: transtorno de insônia, transtorno de hipersonolência, narcolepsia, transtornos do sono relacionados à respiração, transtorno do sono-vigília do ritmo circadiano, transtornos de despertar do sono não REM (rapid eye movement – movimentos rápidos dos olhos), transtorno do pesadelo, transtorno comportamental do sono REM, síndrome das pernas inquietas e transtorno do sono induzido por substância/ medicamento. Geralmente, os indivíduos com esses tipos de transtorno apresentam-se com queixas de insatisfação envolvendo a qualidade, o tempo e a quantidade de sono. O sofrimento e o prejuízo resultantes durante o dia são características centrais compartilhadas por todos esses transtornos.”
1. Narcolepsia.
2. Transtorno de insônia.
3. Transtorno de Hipersonolência.
Todas as afirmativas trazem transtornos dessa categoria.
Nosso gabarito é Letra E.
Fonte: AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-5). Arlington, VA: American Psychiatric Association, 2013.
1928) A Síndrome de Abstinência relacionada ao consumo de substâncias, de acordo com EDWARD & GROSS (apud ZANELATTO & LARANJEIRA, 2018), corresponde à(ao):
- A) Perda da sensibilidade dos efeitos do álcool.
- B) Conjunto de sinais e sintomas psíquicos e físicos que ocorrem após a diminuição ou interrupção no consumo.
- C) Tendência a ingerir mais bebidas alcóolicas seguindo um padrão.
- D) Grau de dependência. Quanto maior o grau, menor o efeito da ausência da substância no organismo.
- E) Consumo de álcool pela pessoa, acompanhada de outras pessoas ou não, na mesma quantidade todos os dias.
A alternativa correta é letra B) Conjunto de sinais e sintomas psíquicos e físicos que ocorrem após a diminuição ou interrupção no consumo.
Gabarito: Letra B
A Síndrome de Abstinência relacionada ao consumo de substâncias, de acordo com EDWARD & GROSS (apud ZANELATTO & LARANJEIRA, 2018), corresponde à(ao):
a) Perda da sensibilidade dos efeitos do álcool.
Errado. Essa é a tolerância.
b) Conjunto de sinais e sintomas psíquicos e físicos que ocorrem após a diminuição ou interrupção no consumo.
Certo!
“Síndrome de abstinência – Sinais e sintomas psíquicos e físicos que ocorrem após a diminuição ou interrupção do consumo da substância. Quanto maior o grau de dependência, mais exuberante será o efeito da ausência da substância no organismo.”
c) Tendência a ingerir mais bebidas alcóolicas seguindo um padrão.
Errado. Essa é o Estreitamento do repertório do beber.
d) Grau de dependência. Quanto maior o grau, menor o efeito da ausência da substância no organismo.
Errado. Como vimos, o efeito da ausência da substância aumenta quanto mairo for o grau de dependência.
e) Consumo de álcool pela pessoa, acompanhada de outras pessoas ou não, na mesma quantidade todos os dias.
Errado. Essa também é o Estreitamento do repertório do beber.
“Estreitamento do repertório do beber – Tendência a ingerir bebidas alcoólicas seguindo um padrão. A pessoa bebe a mesma quantidade, estando acompanhada ou não, nos dias úteis ou nos fins de semana. Os dias de abstinência ou de consumo baixo tornam-se cada vez mais raros. Influências sociais e psicológicas ficam cada vez menos importantes (p. ex., bebia apenas para comemorar; hoje, bebe quando está feliz, triste, sozinho ou na presença de outras pessoas, de dia ou de noite e em qualquer dia da semana)”
Nosso gabarito é Letra B.
Fonte: O tratamento da dependência química e as terapias cognitivo- comportamentais [recurso eletrônico] : um guia para terapeutas / Organizado res, Neide A. Zanelatto, Ronaldo Laranjeira. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2013
1929) Analise as afirmativas abaixo sobre a criança com dificuldades de aprendizagem .
- A) É correta apenas a afirmativa 1.
- B) É correta apenas a afirmativa 2.
- C) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
- D) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
- E) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3
A alternativa correta é letra C) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
Gabarito: Letra C
1. Este termo “dificuldades de aprendizagem” pode referir-se a crianças que não tenham uma problemática orgânica.
Certo! Quando há problemáticas orgânicas temos um transtorno de aprendizagem.
“Dificuldade de aprendizagem, é um termo genérico para descrever a defasagem de aprendizado na aquisição de uma ou mais competências, mas sem uma causa evidente. Em compensação os transtornos de aprendizagem referem-se a problemas relacionados a deficiências sensoriais e intelectuais que dificultam o processo de aprendizagem (GIROTTO; GIROTTO; OLIVEIRA, 2015).”
2. Os indivíduos com estas dificuldades nunca apresentam problemas em outra área da vida.
Errado. Uma dificuldade em uma área não garante que nenhuma outra será apresentada. Pelo contrário, as dificuldades de aprendizagem podem surgir acompanhadas de outros obstáculos durante a vida.
3. As dificuldades podem comprometer o vínculo da criança com o conhecimento.
Certo! É fundamental que os profissionais da educação que lidam com essas crianças tenham preparo adequado para evitar que isso aconteça.
Nosso gabarito é Letra C.
1930) Considerando os estudo em Psicopatologia, analise as informações abaixo:
- A) III, IV e V, estão corretas.
- B) I e III, estão corretas.
- C) II, IV e V, estão corretas.
- D) II e IV, estão corretas.
- E) I, III e IV, estão corretas.
A alternativa correta é letra A) III, IV e V, estão corretas.
Gabarito: Letra A
Errado. A afirmativa descreve as ilusões. As alucinações não são baseadas em um objeto real.
Errado. A hipomnésia se refere a diminuição das memórias evocáveis.
Certo! A definição de agnosia está correta.
Certo! A definição de deslalia está correta.
Certo! A definição de distimia está correta.
Nosso gabarito é Letra A.