Questões Sobre Psicopatologia - Psicologia - concurso
1981) Os transtornos parafílicos eram chamados no passado de perversões sexuais, termo abandonado, já que, na linguagem corriqueira, a palavra perversão é rapidamente associada com maldade, ruindade, erro moral, que vincularia tais transtornos imediatamente a uma condenação moral. Em certos casos, as fronteiras entre o normal e o patológico nos transtornos parafílicos são um tanto arbitrárias, visto que nem sempre é fácil a discriminação entre o gostar e integrar determinada fantasia ou prática, em meio à atividade sexual geral, e o fixar-se de forma intensa a um padrão sexual frequente, muitas vezes exclusivo, e que traz sofrimento ou dano significativo. É importante ressaltar que se exige para o diagnóstico de transtornos parafílicos sua associação com sofrimento significativo ou com dano ou lesão para si e/ou para outros. De modo geral, para esse diagnóstico, os comportamentos devem estar presentes por período de pelo menos seis meses.
- A) Transtorno transvéstico.
- B) Transtorno frotteurista.
- C) Transtorno exibicionista.
- D) Transtorno dipsomaníaco.
A alternativa correta é letra D) Transtorno dipsomaníaco.
Marque a alternativa que NÃO condiz com um transtorno parafílico.
A questão está baseada no seguinte texto:
"Também no caso das parafilias, as fronteiras entre o normal e o patológico são um tanto arbitrárias, posto que nem sempre é fácil a discriminação entre o gostar e integrar determinada fantasia ou prática, em meio à atividade sexual geral, e o fixar-se de forma intensa a um padrão sexual exclusivo e potencialmente lesivo para si ou para os outros.
(...)
Alguns dos principais transtornos parafílicos
O transtorno exibicionista caracteriza-se pela compulsão e prazer em mostrar os genitais (quase sempre homens) a uma pessoa que não espera 0 fato (quase sempre mulher, criança, adolescente ou jovem do gênero feminino), que geralmente está desprevenida e sente essa exposição como marcante violência. Já o transtorno voyeurista é a compulsão em observar uma pessoa (frequentemente mulher) se despindo ou tendo relações sexuais, que ignora estar sendo observada.No transtorno do sadismo sexual, o prazer e a excitação encontram-se ligados ao ato de produzir, na realidade ou na fantasia, dor e/ou humilhação no parceiro ou abusar dele e subjugá-lo. Por sua vez, no transtorno do masoquismo sexual, a excitação e o prazer ocorrem ao ser o indivíduo subjugado, humilhado, torturado ou ameaçado pelo parceiro.
O transtorno pedofílico, ou pedofilia, é, entre todas as parafilias, uma das mais perturbadoras do ponto de vista do sofrimento humano implicado. Caracteriza-se por fantasias sexualmente excitantes, impulsos sexuais ou comportamentos intensos e recorrentes que envolvem atividade sexual com criança ou crianças pré-púberes (em geral, com 13 anos ou menos). Além disso, para o diagnóstico, exige-se que ou o indivíduo tenha colocado em prática tais impulsos sexuais, ou que os impulsos ou fantasias sexuais tenham causado para si sofrimento intenso ou dificuldades interpessoais significativas.
O transtorno pedofílico pode ser heterossexual, homossexual ou bissexual; o agressor e a vítima podem ser membros da mesma família, conhecidos ou pessoas estranhas entre si. O transtorno pode incluir apenas jogos sexuais com a criança (observar ou despir a criança ou despir-se na frente dela), masturbação ou relação sexual completa com penetração vaginal ou anal. No DSM-5, salienta-se que o indivíduo com 0 transtorno deve ter pelo menos 16 anos de idade e que seja pelo menos cinco anos mais velho que a criança ou crianças envolvidas.
O transtorno fetichista se caracteriza pela obtenção de prazer e excitação pelo uso particular de adornos, peças de vestuário ou objetos. Geralmente, o indivíduo com transtorno fetichista utiliza, na masturbação ou no ato sexual, objetos relacionados ao corpo, como sapatos, meias, lingerie, luvas, etc., masturbando-se ao contato de tais objetos. Para o diagnóstico desse transtorno, as fantasias, impulsos e/ou comportamentos devem causar sofrimento marcante e significativo ou prejuízo importante no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida da pessoa. Na zoofilia, um ou mais animais são utilizados para a atividade sexual, que pode incluir a masturbação, o contato oral-genital ou o coito completo.
O transtorno transvéstico é marcado pela excitação sexual recorrente e intensa que o indivíduo obtém em vestir-se como o sexo oposto. Tal comportamento apenas será considerado transtorno se causar sofrimento clinicamente significativo para o indivíduo ou prejuízo importante no funcionamento social, profissional ou em outras áreas relevantes de sua vida.
O transtorno frotteurista se caracteriza pela excitação sexual intensa e recorrente que resulta de tocar ou esfregar-se em pessoas que não consentiram tais atos. Para o diagnóstico, é necessário que 0 indivíduo tenha colocado em prática tais comportamentos ou que as fantasias e os impulsos não realizados de tocar ou esfregar-se em pessoas que não consentem tragam sofrimento importante para ele."
Fonte: "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" (Dalgalarrondo)
Com isso, encontramos a alternativa incorreta na Letra D.
a) Transtorno transvéstico.
b) Transtorno frotteurista.
c) Transtorno exibicionista.
d) Transtorno dipsomaníaco.
1982) Segundo Dalgalarrondo (2019, p. 650) o construto neurose forneceu, ao longo da história da psicopatologia no século XX, uma moldura conceitual e classificatória bastante rica, que abarcava sintomas da série da ansiedade, da fobia, da obsessão, da dissociação, da conversão e da somatização. As neuroses se caracterizavam, no plano da subjetividade, por dificuldades e conflitos intrapsíquicos e interpessoais que mantinham no indivíduo um estado contínuo de sofrimento associado à frustração, angústia, rigidez emocional e sentimentos de inadequação. Seus mecanismos básicos eram o recalque (mas também projeção, deslocamento, negação, regressão, racionalização e formação reativa), que representava a luta interna, quase sempre inconsciente, entre impulsos inaceitáveis perante um julgamento rígido e automático. Também de grande importância eram as dificuldades interpessoais do sujeito neurótico, o qual era marcado pela rigidez e frustração recorrente nas relações pessoais e pela insatisfação constante com o que recebia e dava aos outros.
- A) Nos sistemas diagnósticos atuais, DSM-5 e CID-11, o conceito de neurose acabou sendo totalmente suprimido. Em seu lugar, entrou um número maior de transtornos, como os de ansiedade (TAG e transtorno de pânico), as fobias, os TOCs, os transtornos dissociativos, os transtornos conversivos, a hipocondria e a somatização, assim como os transtornos relacionados ao estresse e a traumas psíquicos. Assim, o construto neurose como princípio organizador foi abandonado e trocado por uma variedade de transtornos específicos.
- B) Nos sistemas diagnósticos atuais, DSM-5 e CID-11, o conceito de neurose segue em vigor devido à sua relação com a ação inibitória de sintomas positivos – por exemplo, o indivíduo fica pouco ativo, sem iniciativa, isolado dos outros, pois experimenta delírio ou alucinação que o ameaça e impõe retaliações caso saia de seu isolamento.
- C) Nos sistemas diagnósticos atuais, DSM-5 e CID-11, ela geralmente é diagnosticada quando sintomas positivos e negativos ocorrem em conjunto com perdas no funcionamento social, na ausência de sintomas proeminentes de humor (mania e/ou depressão), mas não são decorrentes de doenças neurológicas ou do uso de substâncias.
- D) Nos sistemas diagnósticos atuais, DSM-5 e CID-11, a neurose se caracteriza por fadiga fácil depois de esforço físico ou mental, dores musculares, dificuldade em relaxar, sensação de fraqueza e exaustão corporal, irritabilidade, dificuldade em concentrar-se, tonturas, cefaléias e insegurança.
A alternativa correta é letra A) Nos sistemas diagnósticos atuais, DSM-5 e CID-11, o conceito de neurose acabou sendo totalmente suprimido. Em seu lugar, entrou um número maior de transtornos, como os de ansiedade (TAG e transtorno de pânico), as fobias, os TOCs, os transtornos dissociativos, os transtornos conversivos, a hipocondria e a somatização, assim como os transtornos relacionados ao estresse e a traumas psíquicos. Assim, o construto neurose como princípio organizador foi abandonado e trocado por uma variedade de transtornos específicos.
Marque a alternativa CORRETA acerca do conceito de neurose nos Sistemas Diagnósticos atuais (DSM-5 e CID-11):
A questão está baseada no seguinte texto:
"O construto neurose forneceu, ao longo da história da psicopatologia no século XX, uma moldura conceitual e classificatória bastante rica, que abarcava sintomas da série da ansiedade, da fobia, da obsessão, da dissociação, da conversão e da somatização.
As neuroses se caracterizavam, no plano da subjetividade, por dificuldades e conflitos intrapsíquicos e interpessoais que mantinham no indivíduo um estado contínuo de sofrimento associado a frustração, angústia, rigidez emocional e sentimentos de inadequação, Seus mecanismos básicos eram o recalque (mas também projeção, deslocamento, negação, regressão, racionalização e formação reativa), que representava a luta interna, quase sempre inconsciente, entre impulsos inaceitáveis perante um julgamento rígido e automático. Também de grande importância eram as dificuldades interpessoais do sujeito "neurótico", o qual era marcado pela rigidez e frustração recorrente nas relações pessoais e pela insatisfação constante com o que recebia e dava aos outros.
O psicopatólogo holandês Jan Hendrik van den Berg (1914-2012), em uma vertente existencialista, concebia a neurose como uma perturbação do contato inter-humano, uma perturbação nas relações com o outro. No centro de todas as neuroses, situava-se a angústia (van den Berg, 1970, p. 237).Nessa mesma linha, para Henri Ey (1900-1977), as neuroses representavam antes uma perturbação do equilíbrio interior do sujeito neurótico do que uma mudança em seu sistema de realidade (que, nesse caso, seria a psicose). Nos neuróticos, de modo geral, dominavam as manifestações de uma angústia permanente e de mecanismos de defesa que, em última análise, fracassavam na resolução de conflitos (Ey, 1974).
Nos sistemas diagnósticos atuais, DSM e CID, o conceito de neurose acabou sendo totalmente suprimido. Em seu lugar, entrou um número maior de transtornos, como os de ansiedade (TAG e transtorno de pânico), as fobias, os TOCs, os transtornos dissociativos, os transtornos conversivos, hipocondria e a somatização, assim como OS transtornos relacionados ao estresse e a traumas psíquicos. Assim, o construto neurose como "princípio organizador" foi abandonado e trocado por uma variedade de transtornos específicos.
Certamente, essa troca se relacionou a certo enfraquecimento das concepções psicanalíticas na psiquiatria contemporânea e à maior ênfase em tratamentos farmacológicos e concepções neurobiológicas relacionadas aos distintos quadros ansiosos. De modo geral, os profissionais de orientação psicanalítica continuam utilizando o construto "neurose" na prática clínica e no plano teórico.
Uma das consequências do abandono de construtos abrangentes como "neurose" é o aumento marcante dos diagnósticos de comorbidades, em particular no campo dos transtomos de ansiedade e depressivos em relação a transtoros comórbidos da personalidade. Ao se abandonar categorias amplas, que incluem, além de sintomas, modos de ser e reagir (como a personalidade do indivíduo), os sistemas atuais geram a necessidade de múltiplos diagnósticos de comorbidade, o que muitas vezes é feito de forma estabanada e confusa."Fonte: "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" (Dalgalarrondo)
Com isso, encontramos a resposta na Letra A.
a) Nos sistemas diagnósticos atuais, DSM-5 e CID-11, o conceito de neurose acabou sendo totalmente suprimido. Em seu lugar, entrou um número maior de transtornos, como os de ansiedade (TAG e transtorno de pânico), as fobias, os TOCs, os transtornos dissociativos, os transtornos conversivos, a hipocondria e a somatização, assim como os transtornos relacionados ao estresse e a traumas psíquicos. Assim, o construto neurose como princípio organizador foi abandonado e trocado por uma variedade de transtornos específicos.
b) Nos sistemas diagnósticos atuais, DSM-5 e CID-11, o conceito de neurose segue em vigor devido à sua relação com a ação inibitória de sintomas positivos – por exemplo, o indivíduo fica pouco ativo, sem iniciativa, isolado dos outros, pois experimenta delírio ou alucinação que o ameaça e impõe retaliações caso saia de seu isolamento.
c) Nos sistemas diagnósticos atuais, DSM-5 e CID-11, ela geralmente é diagnosticada quando sintomas positivos e negativos ocorrem em conjunto com perdas no funcionamento social, na ausência de sintomas proeminentes de humor (mania e/ou depressão), mas não são decorrentes de doenças neurológicas ou do uso de substâncias.
d) Nos sistemas diagnósticos atuais, DSM-5 e CID-11, a neurose se caracteriza por fadiga fácil depois de esforço físico ou mental, dores musculares, dificuldade em relaxar, sensação de fraqueza e exaustão corporal, irritabilidade, dificuldade em concentrar-se, tonturas, cefaléias e insegurança.
1983) No que concerne à Dislexia, marque a alternativa que NÃO condiz com esse Transtorno Específico da Aprendizagem:
- A) O termo dislexia é utilizado com definições mais ou menos amplas. Em sentido mais estrito, o termo dislexia designa disfunção no aprendizado da leitura, havendo dificuldades em graus variáveis em identificar a correspondência entre os símbolos da escrita e os fonemas, assim como em transformar signos escritos em signos verbais.
- B) É a repetição da última ou das últimas palavras que o entrevistador (ou alguém no ambiente) falou ou dirigiu ao paciente, uma repetição em eco da fala. É um fenômeno automático, involuntário, realizado sem planejamento ou controle.
- C) A dislexia é uma condição frequente, que ocorre em 3 a 7% das pessoas. Como outros transtornos do neurodesenvolvimento, há clara recorrência familiar (it runs in families), e estudos com amplas amostras de gêmeos demonstram que habilidades fonológicas, bem como habilidades de leitura e escrita, têm um forte componente herdável, que interage com condições de educação mais ou menos favoráveis.
- D) No Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5), o termo dislexia está incluído nos transtornos específicos da aprendizagem, que englobam transtornos na aprendizagem da leitura e da escrita e em habilidades matemáticas.
A alternativa correta é letra B) É a repetição da última ou das últimas palavras que o entrevistador (ou alguém no ambiente) falou ou dirigiu ao paciente, uma repetição em eco da fala. É um fenômeno automático, involuntário, realizado sem planejamento ou controle.
No que concerne à Dislexia, marque a alternativa que NÃO condiz com esse Transtorno Específico da Aprendizagem:
A questão está baseada no seguinte texto:
"O termo dislexia é utilizado com definições mais ou menos amplas. Em sentido mais estrito, o termo "dislexia" designa disfunção no aprendizado da leitura, havendo dificuldades em graus variáveis em identificar a correspondência entre os símbolos da escrita e os fonemas, assim como em transformar signos escritos em signos verbais. No Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5), 0 termo 'dislexia' está incluído nos transtornos específicos da aprendizagem, que englobam transtornos na aprendizagem da leitura e da escrita e em habilidades matemáticas.
Cabe acentuar que 0 termo dislexia é mais utilizado para designar dificuldades de linguagem em que há trocas de fonemas, tanto na fala como na leitura e na escrita. Pode haver, nessa condição, dificuldades mais acentuadas na leitura, na aprendizagem da escrita ou, ainda, na capacidade de soletrar.
A dislexia é uma condição frequente, que ocorre em 3 a 7% das pessoas. Como outros transtornos do neurodesenvolvimento, há clara recorrência familiar (it runs in families), e estudos com amplas amostras de gêmeos demonstram que habilidades fonológicas, bem como habilidades de leitura e escrita, têm um forte componente herdável, que interage com condições de educação mais ou menos favoráveis. Entretanto, os mecanismos genéticos parecem ser extremamente complexos e dependem de muitos genes de efeito reduzido e somatório (Snowling; Melby-Lerväg, 2016)."
Fonte: "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" (Dalgalarrondo, 3a edição)
Com isso, nota-se que a única alternativa que não está relacionada com a Dislexia é a Letra B.
a) O termo dislexia é utilizado com definições mais ou menos amplas. Em sentido mais estrito, o termo dislexia designa disfunção no aprendizado da leitura, havendo dificuldades em graus variáveis em identificar a correspondência entre os símbolos da escrita e os fonemas, assim como em transformar signos escritos em signos verbais.
b) É a repetição da última ou das últimas palavras que o entrevistador (ou alguém no ambiente) falou ou dirigiu ao paciente, uma repetição em eco da fala. É um fenômeno automático, involuntário, realizado sem planejamento ou controle. (Ecolalia)
c) A dislexia é uma condição frequente, que ocorre em 3 a 7% das pessoas. Como outros transtornos do neurodesenvolvimento, há clara recorrência familiar (it runs in families), e estudos com amplas amostras de gêmeos demonstram que habilidades fonológicas, bem como habilidades de leitura e escrita, têm um forte componente herdável, que interage com condições de educação mais ou menos favoráveis.
d) No Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5), o termo dislexia está incluído nos transtornos específicos da aprendizagem, que englobam transtornos na aprendizagem da leitura e da escrita e em habilidades matemáticas.
1984) Marque a alternativa CORRETA.
- A) a) O fator patogenético (patogênese); b) O fator patoplástico (patoplastia); e, c) O fator psicoplástico (psicoplastia).
- B) a) Humor depressivo característico com prostração profunda, desespero, hiporreatividade geral; b) lentificação psicomotora, demora em responder às perguntas (aumento da latência entre perguntas e respostas) ou agitação psicomotora; e, c) ideias ou sentimentos de culpa excessivos e/ou inadequados;
- C) a) Domínio conceitual, que inclui linguagem receptiva e expressiva, leitura e escrita, conceito de dinheiro, conceitos abstratos, raciocínio lógico; b) domínio social, que implica as relações interpessoais, ações como assumir responsabilidades e seguir regras, autoestima e vulnerabilidade de ser usado ou enganado; e, c) domínio prático, que inclui as atividades da vida diária.
- D) a) Padrão: esquisitos e/ou desconfiados; b) padrão: instáveis e/ou manipuladores e/ou centro das atenções; e, c) padrão: ansiosos e/ou controlados-controladores.
A alternativa correta é letra D) a) Padrão: esquisitos e/ou desconfiados; b) padrão: instáveis e/ou manipuladores e/ou centro das atenções; e, c) padrão: ansiosos e/ou controlados-controladores.
Gabarito: Letra D
Segundo o DSM-5, os TPs podem ser agrupados em três grandes subgrupos com semelhanças descritivas (ou seja, esse agrupamento tem valor apenas descritivo e didático):
A questão está baseada no seguinte texto:
"Segundo o DSM-5, os TPs podem ser agrupados em três grandes subgrupos com semelhanças descritivas (ou seja, esse agrupamento tem valor apenas descritivo e didático):
A. padrão: esquisitos e/ou desconfiados; B. padrão: instáveis e/ou manipuladores e/ou centro das atenções; e C. padrão: ansiosos e/ou controlados-controladores."
Fonte: "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" (Dalgalarrondo, 3a edição)
Com isso, vamos analisar as alternativas abaixo.
a) a) O fator patogenético (patogênese); b) O fator patoplástico (patoplastia); e, c) O fator psicoplástico (psicoplastia).
Falso. Nessa alternativa a banca citou uma parte aleatória do texto de Dalgalarrondo que não tem relação com os Transtornos de Personalidade. Veja:
"Desde o século XIX, os clínicos têm percebido que nem todos os aspectos da manifestação de uma doença derivam diretamente do processo patológico de base (em geral relacionados à predisposição constitucional e a fatores predisponentes). Nessa linha, o psicopatólogo alemão Karl Birnbaum (1878-1950) (1980) propôs que se discriminem três fatores envolvidos na manifestação das doenças mentais:
1. O fator patogenético (patogênese) propriamente dito está mais relacionado à manifestação dos sintomas diretamente produzidos pelo transtorno mental de base; assim, há o humor triste, o desânimo e a inapetência relacionados à depressão, ou as alucinações auditivas e a percepção delirante relacionadas à esquizofrenia.
2. O fator patoplástico (patoplastia) inclui as manifestações relacionadas à personalidade pré- mórbida do doente, à história de vida específica do sujeito que adoece e aos padrões de comporta- mento relacionados à cultura de origem do paciente, que lhe eram particulares desde antes de adoecer. São fatores externos e prévios ao processo patológico de base, mas, nem por isso, menos importantes, pois intervêm de forma marcante na constituição dos sintomas e na exteriorização do quadro clínico.
3. O fator psicoplástico (psicoplastia) relaciona-se aos eventos e às reações do indivíduo e do meio psicossocial posteriores ao adoecer. São as reações aos conflitos familiares, à desmoralização, às perdas sociais e ocupacionais associadas aos episódios e ao curso da doença. Essas reações do meio, o padrão de interação do indivíduo adoentado e seu meio socio-familiar contribuem para determinar o quadro clínico resultante.
Fonte: "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" (Dalgalarrondo, 3a edição)
b) a) Humor depressivo característico com prostração profunda, desespero, hiporreatividade geral; b) lentificação psicomotora, demora em responder às perguntas (aumento da latência entre perguntas e respostas) ou agitação psicomotora; e, c) ideias ou sentimentos de culpa excessivos e/ou inadequados;
Falso. Outra alternativa em que a banca cita um texto aleatório do livro de Dalgalarrondo.
c) a) Domínio conceitual, que inclui linguagem receptiva e expressiva, leitura e escrita, conceito de dinheiro, conceitos abstratos, raciocínio lógico; b) domínio social, que implica as relações interpessoais, ações como assumir responsabilidades e seguir regras, autoestima e vulnerabilidade de ser usado ou enganado; e, c) domínio prático, que inclui as atividades da vida diária.
Falso. Outro texto que não tem relação com o Transtorno de Personalidade.
d) a) Padrão: esquisitos e/ou desconfiados; b) padrão: instáveis e/ou manipuladores e/ou centro das atenções; e, c) padrão: ansiosos e/ou controlados-controladores.
Correto. Essa é a alternativa que está de acordo com o Transtorno de Personalidade, conforme vimos.
Portanto, a alternativa correta é a Letra D.
1985) […] Consiste em transtorno de ansiedade que sucede um evento psicológico extremamente traumático, o qual ultrapassa a experiência humana usual. Pode se caracterizar, entre outras alterações, por hipermnésia retrógrada em relação ao trauma, que se expressa através de pensamentos ou imagens intrusivas, ou sonhos recorrentes. Episódios de flashbacks dissociativos (ecmnésias) também podem estar presentes.
- A) Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TEPT).
- B) Transtorno da Personalidade Borderline (TPB).
- C) Transtorno Afetivo Bipolar (TAB).
- D) Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).
A alternativa correta é letra A) Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TEPT).
[...] Consiste em transtorno de ansiedade que sucede um evento psicológico extremamente traumático, o qual ultrapassa a experiência humana usual. Pode se caracterizar, entre outras alterações, por hipermnésia retrógrada em relação ao trauma, que se expressa através de pensamentos ou imagens intrusivas, ou sonhos recorrentes. Episódios de flashbacks dissociativos (ecmnésias) também podem estar presentes.
Com base na definição dada, marque a alternativa CORRETA a respeito do transtorno mental a que corresponde tal definição.
A questão está baseada no seguinte texto:
"Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). O TEPT consiste num transtorno de ansiedade que sucede um evento psicológico extremamente traumático, o qual ultrapassa a experiência humana usual. Pode se caracterizar, entre outras alterações, por uma hipermnésia retrógrada em relação ao trauma, que se expressa através de pensamentos ou imagens intrusivas, ou sonhos recorrentes. Episódios de flashbacks dissociativos (ecmnésias) também podem estar presentes. Contrariamente, algumas vezes se observa uma amnésia em relação a aspectos importantes do evento traumático."
Fonte: "Manual de Psicopatologia" (Cheniaux)
Com isso, encontramos a resposta na Letra A.
a) Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TEPT).
b) Transtorno da Personalidade Borderline (TPB).
c) Transtorno Afetivo Bipolar (TAB).
d) Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).
1986) Marque a alternativa CORRETA.
- A) Disortografia.
- B) Dislexia.
- C) Disgrafia.
- D) Disartria.
A alternativa correta é letra B) Dislexia.
A qual disfunção do aprendizado o texto se refere?
A questão está baseada no texto abaixo:
"Dislexia
O termo dislexia é utilizado com definições mais ou menos amplas. Em sentido mais estrito, o termo "dislexia" designa disfunção no aprendizado da leitura, havendo dificuldades em graus variáveis em identificar a correspondência entre os símbolos da escrita e os fonemas, assim como em transformar signos escritos em signos verbais. No Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5), 0 termo 'dislexia' está incluído nos transtornos específicos da aprendizagem, que englobam transtornos na aprendizagem da leitura e da escrita e em habilidades matemáticas.
Cabe acentuar que 0 termo dislexia é mais utilizado para designar dificuldades de linguagem em que há trocas de fonemas, tanto na fala como na leitura e na escrita. Pode haver, nessa condição, dificuldades mais acentuadas na leitura, na aprendizagem da escrita ou, ainda, na capacidade de soletrar.
A dislexia é uma condição frequente, que ocorre em 3 a 7% das pessoas. Como outros transtornos do neurodesenvolvimento, há clara recorrência familiar (it runs in families), e estudos com amplas amostras de gêmeos demonstram que habilidades fonológicas, bem como habilidades de leitura e escrita, têm um forte componente herdável, que interage com condições de educação mais ou menos favoráveis. Entretanto, os mecanismos genéticos parecem ser extremamente complexos e dependem de muitos genes de efeito reduzido e somatório (Snowling; Melby-Lerväg, 2016).
(...)
Disartria
É a dificuldade ou incapacidade motora de articular corretamente as palavras devido a fraqueza muscular, paralisia ou coordenação falha dos músculos responsáveis pela fala (músculos do aparelho fonador). Embora a compreensão, a formulação e o significado das palavras sejam normais (não há afasia), sua articulação motora está prejudicada por alterações (paresias, paralisias ou ataxias) da musculatura da fonação (Haerer, 1992)."
Fonte: "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" (Dalgalarrondo, 3a edição)
Com isso, encontramos a resposta na Letra B.
Observação: Dalgalarrondo não descreve a disortografia e nem a disgrafia.
a) Disortografia.
b) Dislexia.
c) Disgrafia.
d) Disartria.
1987) Os transtornos alimentares clínicos como a anorexia nervosa, a bulimia nervosa e a compulsão alimentar são causas de morbidade física e psicossocial considerável entre meninas adolescentes e mulheres adultas jovens, sendo muito menos comum entre homens. Geralmente, têm início na adolescência e podem desenvolver um curso crônico. Seu efeito é difuso, porque prejudicam o funcionamento psicológico, físico e social. Uma vez estabelecidos, são difíceis de tratar e impõe um fardo significativo aos serviços de saúde A estrutura do DSM-5 para classificar e diagnosticar transtornos alimentares reconhece três transtornos específicos: anorexia nervosa, bulimia nervosa e transtorno de compulsão alimentar. Além disso, existem duas categorias residuais chamadas outro transtorno alimentar especificado e transtorno alimentar não especificado, respectivamente (American Psychiatric Association, 2013).
- A) A superestimação da forma e do peso, ou seja, julgar a si próprio, em grande parte ou, até mesmo, exclusivamente, em termos de forma e peso.
- B) Isso se expressa muitas vezes como um forte desejo de ser magro combinado com um medo intenso de ganhar peso e ficar gordo.
- C) A manutenção ativa de um peso corporal indevido (p. ex., menos de 85% do esperado ou um índice de massa corporal le 17,5).
- D) Comportamento de controle de peso extremo, como restrições alimentares rígidas, vômitos autoinduzidos recorrentes ou uso frequente e indevido de laxantes.
A alternativa correta é letra D) Comportamento de controle de peso extremo, como restrições alimentares rígidas, vômitos autoinduzidos recorrentes ou uso frequente e indevido de laxantes.
Em essência, três características precisam estar presentes para formar um diagnóstico de Anorexia Nervosa:
Marque a alternativa que NÃO condiz com uma das três características.
A questão está baseada no seguinte texto:
"A estrutura do DSM-5 para classificar e diagnosticar transtornos alimentares reconhece três transtornos es- pecíficos: anorexia nervosa, bulimia nervosa e trans- torno de compulsão alimentar. Além disso, existem duas categorias residuais chamadas outro transtorno alimentar especificado e transtorno alimentar não especificado, respectivamente (American Psychiatric Association, 2013).
Em essência, três características precisam estar presentes para formar um diagnóstico de anorexia nervosa:
1. A superestimação da forma e do peso, ou seja, julgar a si próprio, em grande parte ou, até mesmo, exclusivamente, em termos de forma e peso.
2. Isso se expressa muitas vezes como um forte desejo de ser magro combinado com um medo intenso de ganhar peso e ficar gordo.
3. A manutenção ativa de um peso corporal indevido (p. ex., menos de 85% do esperado ou um índice de massa corporal ≤ 17,5).
(...)
Três características também devem estar presentes para se fazer um diagnóstico de bulimia nervosa:
1. Superestimação de forma e peso, como na anorexia nervosa.
2. Compulsão alimentar recorrente. Um episódio de compulsão é ingerir uma quantidade objetivamente grande de comida e ter uma sensação de perda de controle no momento.
3. Comportamento de controle de peso extremo, como restrições alimentares rígidas, vômitos autoinduzidos recorrentes ou uso frequente e indevido de laxantes."
Fonte: "Manual clínico dos transtornos psicológicos" (Barlow)
Portanto, a única alternativa que não está relacionada com a Anorexia Nervosa é a Letra D.
a) A superestimação da forma e do peso, ou seja, julgar a si próprio, em grande parte ou, até mesmo, exclusivamente, em termos de forma e peso.
b) Isso se expressa muitas vezes como um forte desejo de ser magro combinado com um medo intenso de ganhar peso e ficar gordo.
c) A manutenção ativa de um peso corporal indevido (p. ex., menos de 85% do esperado ou um índice de massa corporal le 17,5).
d) Comportamento de controle de peso extremo, como restrições alimentares rígidas, vômitos autoinduzidos recorrentes ou uso frequente e indevido de laxantes. (Bulimia Nervosa)
1988) Segundo Whitbourne e Halgin (2015, p. 72), as perspectivas teóricas, as orientações ao entendimento das causas de comportamento humano e o tratamento da anormalidade subjacentes orientam a pesquisa e o trabalho clínico em psicopatologia. Os psicólogos que trabalham com base na perspectiva psicodinâmica:
- A) Acreditam que anormalidades no funcionamento do corpo sejam responsáveis pelos sintomas de transtornos psicológicos. Em particular, consideram que podemos traçar as causas de sintomas psicológicos primariamente a distúrbios no sistema nervoso ou em outros sistemas que o influenciem.
- B) Focalizam a forma como os pensamentos das pessoas influenciam suas emoções.
- C) Acreditam que o indivíduo adquire comportamento mal-adaptativo por meio de aprendizagem.
- D) Enfatizam os determinantes inconscientes do comportamento. De todas as abordagens psicológicas, a psicodinâmica dá maior ênfase ao papel dos processos abaixo da superfície da consciência como influências sobre a anormalidade.
- E) Propõem que a anormalidade ocorre quando o indivíduo tem traços de personalidade mal-adaptativos.
A alternativa correta é letra D) Enfatizam os determinantes inconscientes do comportamento. De todas as abordagens psicológicas, a psicodinâmica dá maior ênfase ao papel dos processos abaixo da superfície da consciência como influências sobre a anormalidade.
Gabarito: Letra D
Segundo Whitbourne e Halgin (2015, p. 72), as perspectivas teóricas, as orientações ao entendimento das causas de comportamento humano e o tratamento da anormalidade subjacentes orientam a pesquisa e o trabalho clínico em psicopatologia. Os psicólogos que trabalham com base na perspectiva psicodinâmica:
Sobre a perspectiva psicodinâmica, relembre:
“A perspectiva psicodinâmica enfatiza os determinantes inconscientes do comportamento. De todas as abordagens psicológicas, a psicodinâmica dá maior ênfase ao papel dos processos abaixo da superfície da consciência como influências sobre a anormalidade.”
a) Acreditam que anormalidades no funcionamento do corpo sejam responsáveis pelos sintomas de transtornos psicológicos. Em particular, consideram que podemos traçar as causas de sintomas psicológicos primariamente a distúrbios no sistema nervoso ou em outros sistemas que o influenciem.
Errado. Essa é a perspectiva biológica.
b) Focalizam a forma como os pensamentos das pessoas influenciam suas emoções.
Errado. Essa é a perspectiva cognitiva.
c) Acreditam que o indivíduo adquire comportamento mal-adaptativo por meio de aprendizagem.
Errado. Essa é a perspectiva comportamental.
d) Enfatizam os determinantes inconscientes do comportamento. De todas as abordagens psicológicas, a psicodinâmica dá maior ênfase ao papel dos processos abaixo da superfície da consciência como influências sobre a anormalidade.
Certo!
e) Propõem que a anormalidade ocorre quando o indivíduo tem traços de personalidade mal-adaptativos.
Errado. Essa é a perspectiva da teoria do traço.
Nosso gabarito é Letra D
Fonte: Whitbourne, Susan Krauss. Psicopatologia : perspectivas clínicas dos transtornos psicológicos [recurso eletrônico] / Susan Krauss Whitbourne, Richard P. Halgin ; tradução: Maria Cristina G. Monteiro ; revisão técnica: Francisco B. Assumpção Jr., Evelyn Kuczynski. – 7. ed. – Porto Alegre : AMGH, 2015.
1989) São diversos os atos impulsivos e compulsivos de natureza sexual. Segundo Dalgalarrondo (2019, p. 335), eles foram classicamente descritos como perversões sexuais, preferindo-se hoje os termos parafilia e atos impulsivos e compulsões sexuais, pois a designação “perversão” tem conotação moral, fortemente negativa e depreciativa na linguagem comum. Fazem parte dos transtornos parafílicos, que podem incluir atos impulsivos e/ou compulsivos elencados no Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5, 2014), EXCETO:
- A) Transtorno pedofílico.
- B) Transtorno voyeurista.
- C) Transtorno alexitímico.
- D) Transtorno transvéstico.
- E) Transtorno exibicionista.
ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA
Questão anulada
São diversos os atos impulsivos e compulsivos de natureza sexual. Segundo Dalgalarrondo (2019, p. 335), eles foram classicamente descritos como perversões sexuais, preferindo-se hoje os termos parafilia e atos impulsivos e compulsões sexuais, pois a designação “perversão” tem conotação moral, fortemente negativa e depreciativa na linguagem comum. Fazem parte dos transtornos parafílicos, que podem incluir atos impulsivos e/ou compulsivos elencados no Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5, 2014), EXCETO:
a) Transtorno pedofílico.
b) Transtorno voyeurista.
c) Transtorno alexitímico.
d) Transtorno transvéstico.
e) Transtorno exibicionista.
Nem transtorno alexitímico nem transtorno transvéstico fazem parte dos transtornos parafílicos:
“Atos e compulsões relacionados ao desejo e ao comportamento sexuais São diversos os atos impulsivos e compulsivos de natureza sexual. Eles foram classicamente descritos como perversões sexuais, preferindo-se hoje os termos parafilia e atos impulsivos e compulsões sexuais, pois a designação “perversão” tem conotação moral, fortemente negativa e depreciativa na linguagem comum. As principais parafilias que podem incluir atos impulsivos e/ou compulsivos de natureza sexual são descritas a seguir.
A pedofilia é o desejo e a atividade sexuais voltados a crianças ou púberes, com consequências potenciais muito graves para tais crianças. A gerontofilia é o desejo sexual por pessoas consideravelmente mais velhas que o indivíduo. Ela se encaixa na chamada cronoinversão do desejo sexual.
O exibicionismo, também com consequências potencialmente graves, é o impulso de mostrar os órgãos genitais, geralmente contra a vontade da pessoa a quem o ato se direciona, a crianças ou adolescentes (mas não apenas). O ato de exibir-se já é suficiente para o indivíduo obter prazer. Ele em geral não busca contato sexual direto com a pessoa para a qual se exibe; o prazer que sente está relacionado ao pavor causado no outro.
O voyeurismo é o impulso de obter prazer observando uma pessoa que está tendo relação sexual, ou que simplesmente está nua ou se despindo. O fetichismo é o impulso e o desejo sexuais concentrados em (ou exclusivamente relacionados a) partes da vestimenta ou do corpo da pessoa desejada.
O sadismo e o masoquismo envolvem obter excitação e prazer sexuais causando dor e humilhação/dominação no parceiro ou padecendo de dor e sendo dominado e humilhado pelo parceiro.
A zoofilia (ou bestialismo) é o desejo sexual dirigido a animais; a necrofilia (ou vampirismo), a cadáveres; e a coprofilia é a busca do prazer com o uso de excrementos no ato sexual.
Há compulsões pela utilização repetida de clisteres e pela introdução de objetos no ânus ou na vagina, como lâmpadas, potes de vidro, garrafas. A compulsão pela masturbação é vivenciada como intensa necessidade de realizar atividade masturbatória repetitiva, até mesmo praticada com desprazer.
A ninfomania é o desejo sexual quantitativamente muito aumentado na mulher, e a satiríase, em nível muito aumentado no homem. Esses aumentos patológicos do desejo sexual ocorrem com certa frequência em indivíduos em fase maníaca do transtorno bipolar.”
Por isso, a questão foi anulada.
Fonte: Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais [recurso eletrônico] / Paulo Dalgalarrondo. – 3. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2019
1990) Segundo o Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5, 2014), esse transtorno de ansiedade é caracterizado por ausência da fala em um ou mais contextos ou cenários. Os indivíduos com esse transtorno podem fracassar em falar devido ao medo de avaliação negativa, mas não têm medo de avaliação negativa em outras situações sociais em que não seja exigido falar (p. ex., um jogo não verbal). Essas características estão relacionadas a qual transtorno de ansiedade?
- A) Ao mutismo seletivo.
- B) Ao transtorno delirante.
- C) À esquizofrenia catatônica.
- D) Ao transtorno de conduta.
- E) Ao transtorno do espectro autista.
A alternativa correta é letra A) Ao mutismo seletivo.
Gabarito: Letra A
Segundo o Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5, 2014), esse transtorno de ansiedade é caracterizado por ausência da fala em um ou mais contextos ou cenários. Os indivíduos com esse transtorno podem fracassar em falar devido ao medo de avaliação negativa, mas não têm medo de avaliação negativa em outras situações sociais em que não seja exigido falar (p. ex., um jogo não verbal). Essas características estão relacionadas a qual transtorno de ansiedade?
a) Ao mutismo seletivo.
Certo! O mutismo seletivo é um transtorno de ansiedade relacionado com as características apresentadas.
b) Ao transtorno delirante.
Errado. Esse é um transtorno relacionado a esquizofrenia.
c) À esquizofrenia catatônica.
Errado. Esse é um transtorno relacionado a esquizofrenia.
d) Ao transtorno de conduta.
Errado. Esse é um transtorno do capítulo dos Transtornos Disruptivos, do Controle de Impulsos e da Conduta.
e) Ao transtorno do espectro autista.
Errado. Esse é um transtorno do neurodesenvolvimento.
Nosso gabarito é Letra A