Questões Sobre Psicopatologia - Psicologia - concurso
2001) No que se refere à Disartria, segundo Paulo Dalgalarrondo (2019, p. 435-436) é correto afirmar que, EXCETO:
- A) Disartria é a dificuldade ou incapacidade motora de articular corretamente as palavras devido à fraqueza muscular, paralisia ou coordenação falha dos músculos responsáveis pela fala (músculos do aparelho fonador). Embora a compreensão, a formulação e o significado das palavras sejam normais (não há afasia), sua articulação motora está prejudicada por alterações (paresias, paralisias ou ataxias) da musculatura da fonação (Haerer, 1992).
- B) A fala é fraca, pastosa, aparentemente “embriagada”, com seu ritmo prejudicado. A articulação é pobre, com pouca precisão na pronúncia dos fonemas, o que resulta em uma fala lenta e variável em sua intensidade. Particularmente, a articulação das consoantes labiais e dentais é muito defeituosa; além disso, a produção das vogais é distorcida, tornando, às vezes, difícil ou impossível a compreensão (nesse caso, disartrias muito intensas são designadas anartria) (Mustafa et al., 2014).
- C) É a dificuldade de utilizar a linguagem escrita, sem que haja qualquer déficit motor ou perda cognitiva global. Embora pareça ser um problema motor, é realmente um problema de linguagem. Pode ser causada por danos nas áreas cerebrais pré-frontais.
- D) A disartria é um sintoma relativamente comum em condições neurológicas e lesões neuronais decorrentes de acidentes vasculares e lesões traumáticas. A disartria hipocinética da doença de Parkinson (DP) é uma condição que surge em decorrência do curso progressivo da doença (por volta de 70% das pessoas com DP são afetadas por problemas na voz e na fala, que incluem a disartria hipocinética).
A alternativa correta é letra C) É a dificuldade de utilizar a linguagem escrita, sem que haja qualquer déficit motor ou perda cognitiva global. Embora pareça ser um problema motor, é realmente um problema de linguagem. Pode ser causada por danos nas áreas cerebrais pré-frontais.
Gabarito: Letra C
No que se refere à Disartria, segundo Paulo Dalgalarrondo (2019, p. 435-436) é correto afirmar que, EXCETO:
a) Disartria é a dificuldade ou incapacidade motora de articular corretamente as palavras devido à fraqueza muscular, paralisia ou coordenação falha dos músculos responsáveis pela fala (músculos do aparelho fonador). Embora a compreensão, a formulação e o significado das palavras sejam normais (não há afasia), sua articulação motora está prejudicada por alterações (paresias, paralisias ou ataxias) da musculatura da fonação (Haerer, 1992).
Certo! A questão traz corretamente a definição de disartria.
b) A fala é fraca, pastosa, aparentemente “embriagada”, com seu ritmo prejudicado. A articulação é pobre, com pouca precisão na pronúncia dos fonemas, o que resulta em uma fala lenta e variável em sua intensidade. Particularmente, a articulação das consoantes labiais e dentais é muito defeituosa; além disso, a produção das vogais é distorcida, tornando, às vezes, difícil ou impossível a compreensão (nesse caso, disartrias muito intensas são designadas anartria) (Mustafa et al., 2014).
Certo! Veja:
“A fala é fraca, pastosa, aparentemente “embriagada”, com seu ritmo prejudicado. A articulação é pobre, com pouca precisão na pronúncia dos fonemas, o que resulta em uma fala lenta e variável em sua intensidade. Particularmente, a articulação das consoantes labiais e dentais é muito defeituosa; além disso, a produção das vogais é distorcida, tornando, às vezes, difícil ou impossível a compreensão (nesse caso, disartrias muito intensas são designadas anartria) (Mustafa et al., 2014). Foram descritas formas flácidas, espásticas, hiper e hipocinéticas de disartria. O tipo de disartria se relaciona ao sistema motor prejudicado: a disartria atáxica é tipicamente relacionada a lesões no cerebelo (ou nas vias que chegam ou saem dele); a disartria hipocinética se relaciona a lesões nos núcleos da base e nos circuitos por eles controlados; e a disartria espástica está associada a lesões bilaterais no neurônio motor superior.”
c) É a dificuldade de utilizar a linguagem escrita, sem que haja qualquer déficit motor ou perda cognitiva global. Embora pareça ser um problema motor, é realmente um problema de linguagem. Pode ser causada por danos nas áreas cerebrais pré-frontais.
Errado. Como vimos, a disartria é uma incapacidade motora.
d) A disartria é um sintoma relativamente comum em condições neurológicas e lesões neuronais decorrentes de acidentes vasculares e lesões traumáticas. A disartria hipocinética da doença de Parkinson (DP) é uma condição que surge em decorrência do curso progressivo da doença (por volta de 70% das pessoas com DP são afetadas por problemas na voz e na fala, que incluem a disartria hipocinética).
Certo! Veja:
“A disartria é um sintoma relativamente comum em condições neurológicas e lesões neuronais decorrentes de acidentes vasculares e lesões traumáticas. A disartria hipocinética da doença de Parkinson (DP) é uma condição que surge em decorrência do curso progressivo da doença (por volta de 70% das pessoas com DP são afetadas por problemas na voz e na fala, que incluem a disartria hipocinética). A disartria pura é um quadro de surgimento agudo de uma disartria, sem outros sintomas neurológicos ou neuropsicológicos, geralmente devido a insulto vascular (acidente vascular do tipo síndrome lacunar, com lesões na cápsula interna e/ou na corona radiata). Ocorrem também disartrias nas paralisias bulbares e pseudobulbares.”
Nosso gabarito é Letra C
Fonte: Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais [recurso eletrônico] / Paulo Dalgalarrondo. – 3. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2019
2002) As formas de tratamento para o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) envolvem a modalidade individual e/ou em grupo, ambas com evidências de eficácia. Entre as possibilidades, há os primeiros-socorros psicológicos. Sobre os primeiros- socorros psicológicos, assinale a afirmativa correta.
- A) Trata-se de uma intervenção breve de psicoterapia realizada nas primeiras horas após o evento.
- B) O Ministério da Saúde brasileiro desenvolveu um protocolo que se baseia em observar, escutar e aproximar.
- C) Refere-se ao acolhimento em formato grupal indicado às pessoas que vivenciaram emergências ou desastres para compartilharem relatos sobre o evento.
- D) A exposição aos detalhes de sobreviventes ou testemunhas de traumas em formato de acolhimento grupal para partilha de relatos fortalece as pessoas e propicia diminuição das reações pós-traumáticas.
- E) O acolhimento grupal logo após o evento traumático para compartilhamento de relatos não é recomendável, pois a exposição a detalhes de outros sobreviventes ou testemunhas pode agravar reações pós-traumáticas.
A resposta correta desta questão é:
A alternativa correta é letra E) O acolhimento grupal logo após o evento traumático para compartilhamento de relatos não é recomendável, pois a exposição a detalhes de outros sobreviventes ou testemunhas pode agravar reações pós-traumáticas.
Explicação:
Os primeiros-socorros psicológicos referem-se às intervenções breves e imediatas após um evento traumático, visando oferecer suporte emocional e prático às pessoas afetadas. No entanto, a exposição precoce a detalhes traumáticos em um ambiente grupal pode desencadear ou agravar sintomas de estresse pós-traumático, ao invés de promover o processamento saudável do evento. Portanto, a alternativa correta (letra E) destaca a importância de evitar o acolhimento grupal logo após o evento traumático para prevenir reações adversas.
2003) A principal característica do transtorno bipolar é a desregulação extrema do afeto ou estados de humor que oscilam entre o extremamente baixo (depressão) ao extremamente alto (mania). Sobre as características do episódio maníaco, assinale a afirmativa correta.
- A) Presença de delírios e alucinações por, pelo menos, duas semanas.
- B) Euforia, irritabilidade e cognição alteradas por, no máximo, uma semana.
- C) Superestimação dos problemas decorrentes da ativação comportamental sobre o funcionamento geral.
- D) Evidências da inexistência de prejuízo psicossocial, ainda que tenha ocorrido hospitalização e haja características psicóticas.
- E) Evidências de funcionamento psicossocial prejudicado, necessidade de hospitalização ou presença de características psicóticas.
A alternativa correta é letra E) Evidências de funcionamento psicossocial prejudicado, necessidade de hospitalização ou presença de características psicóticas.
A principal característica do transtorno bipolar é a desregulação extrema do afeto ou estados de humor que oscilam entre o extremamente baixo (depressão) ao extremamente alto (mania). Sobre as características do episódio maníaco, assinale a afirmativa correta.
A questão está baseada no seguinte texto:
"A principal característica do transtorno bipolar é a desregulação extrema do afeto ou estados de humor que oscila entre o extremamente baixo (depressão) ao extremamente alto (mania). Os pacientes em um episódio maníaco têm humor eufórico e elevado ou humor irritável, ativação comportamental (p. ex., aumento da atividade dirigida a objetivos, excesso de atividades de alto risco, redução da necessidade de sono, maior loquacidade ou pressão por falar) e funcionamento cognitivo alterado (delírios de grandiosidade ou autoestima inflada, fuga de ideias e pensamentos acelerados, distratibilidade) geralmente por mais de uma semana. Para diagnosticar um episódio maníaco, deve haver evidências de que o funcionamento psicossocial da pessoa (conjugal, profissional ou social) foi prejudicado, que é necessária hospitalização ou que as características psicóticas (p. ex., delírios de grandiosidade) estejam presentes (Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais [DSM-5; American Psychiatric Association, 2013])."
Fonte: "Manual Clínico dos Transtornos Psicológicos" (Barlow)
Com isso, encontramos a resposta na Letra D.
a) Presença de delírios e alucinações por, pelo menos, duas semanas.
b) Euforia, irritabilidade e cognição alteradas por, no máximo, uma semana.
c) Superestimação dos problemas decorrentes da ativação comportamental sobre o funcionamento geral.
d) Evidências da inexistência de prejuízo psicossocial, ainda que tenha ocorrido hospitalização e haja características psicóticas.
e) Evidências de funcionamento psicossocial prejudicado, necessidade de hospitalização ou presença de características psicóticas.
2004) Frente às diversas características do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), existem duas que exigem atenção cuidadosa na avaliação para diagnóstico diferencial: as obsessões e as ruminações depressivas. As ruminações depressivas consistem em:
- A) Ideias pessimistas em relação a si e ao mundo, excessivas preocupações e inquietações e o medo excessivo de germes.
- B) Excessivas preocupações e inquietações com circunstâncias da vida real, intercaladas com pensamentos intrusivos e mágicos.
- C) Afrouxamento do curso associativo, alucinações, afeto embotado ou muito inadequado e inserção ou projeção de pensamentos.
- D) Ideias pessimistas em relação a si e ao mundo, cujo conteúdo muda com frequência e que não carecem de tentativas de suprimi-las.
- E) Preocupações com defeitos físicos imaginados, associadas a tiques motores, inquietação, convicções fortes e pessimistas em relação a si mesmo.
A alternativa correta é letra D) Ideias pessimistas em relação a si e ao mundo, cujo conteúdo muda com frequência e que não carecem de tentativas de suprimi-las.
Frente às diversas características do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), existem duas que exigem atenção cuidadosa na avaliação para diagnóstico diferencial: as obsessões e as ruminações depressivas. As ruminações depressivas consistem em:
A questão está baseada no seguinte texto:
"Por vezes, é difícil diferenciar ruminações depressivas e obsessões. A distinção está situada principalmente no conteúdo dos pensamentos e na resistência informada do paciente a esses pensamentos. Diferentemente das obsessões, as ruminações são geralmente ideias pessimistas em relação a si e ao mundo, cujo conteúdo muda com frequência. Além disso, os ruminadores depressivos tendem a não fazer repetidas tentativas de suprimir suas ruminações da maneira como as pessoas com TOC tendem a suprimir as obsessões. Quando a depressão e o TOC ocorrem ao mesmo tempo, ambos os fenômenos podem estar presentes, mas devem-se visar apenas às obsessões com os exercícios de exposição. Também se concluiu, clinicamente, que a apresentação em geral pessimista dos pacientes deprimidos pode prejudicar a esperança de melhorar com a EPR; dessa forma, essas crenças podem demandar intervenção terapêutica, mesmo que não sejam obsessivas."
Fonte: "Manual Clínico dos Transtornos Psicológicos" (Barlow)
Com isso, encontramos a resposta na Letra D.
a) Ideias pessimistas em relação a si e ao mundo, excessivas preocupações e inquietações e o medo excessivo de germes.
b) Excessivas preocupações e inquietações com circunstâncias da vida real, intercaladas com pensamentos intrusivos e mágicos.
c) Afrouxamento do curso associativo, alucinações, afeto embotado ou muito inadequado e inserção ou projeção de pensamentos.
d) Ideias pessimistas em relação a si e ao mundo, cujo conteúdo muda com frequência e que não carecem de tentativas de suprimi-las.
e) Preocupações com defeitos físicos imaginados, associadas a tiques motores, inquietação, convicções fortes e pessimistas em relação a si mesmo.
2005) Texto associado
- A) Disfunção de origem neurológica, o TDAH, se não tratado por via medicamentosa, impede que o estudante aprenda de modo significativo.
- B) O diagnóstico do TDAH é feito quando a pessoa, independentemente da faixa etária e do contexto, apresenta, de modo reiterado, dificuldade em prestar atenção a detalhes e tarefas, dificuldade de esperar sua vez e distração constante com estímulos externos.
- C) Crianças de 4 anos de idade que se mostram incapazes de se sentar pelo tempo mínimo de 40 minutos para atividades com seus pares têm indicativos de distúrbio da atenção.
- D) A atenção humana, função complexa em que influem fatores biológicos, culturais e sociais, tem sido afetada pelo estilo de vida contemporâneo – veloz e com alta disponibilidade de informações –, o que pode acentuar diagnósticos de TDAH.
- E) O docente deve aguardar os laudos dos profissionais responsáveis pelo diagnóstico antes de elaborar estratégias pedagógicas para estudantes com suspeita de TDAH.
A alternativa correta é letra D) A atenção humana, função complexa em que influem fatores biológicos, culturais e sociais, tem sido afetada pelo estilo de vida contemporâneo – veloz e com alta disponibilidade de informações –, o que pode acentuar diagnósticos de TDAH.
Gabarito: Letra D
Acerca do TDAH, assinale a alternativa correta.
a) Disfunção de origem neurológica, o TDAH, se não tratado por via medicamentosa, impede que o estudante aprenda de modo significativo.
Errado. Muitas vezes, principalmente antigamente, o indivíduo não era sequer diagnosticado, e desenvolvia sozinho estratégias e ferramentas para aprender. Apesar da dificuldade maior, muitas pessoas conseguiram. Hoje, um indivíduo diagnosticado pode optar por não ter intervenção farmacológica e se adaptar através de outras formas de tratamento.
b) O diagnóstico do TDAH é feito quando a pessoa, independentemente da faixa etária e do contexto, apresenta, de modo reiterado, dificuldade em prestar atenção a detalhes e tarefas, dificuldade de esperar sua vez e distração constante com estímulos externos.
Errado. Os sintomas do TDAH devem ter surgido na infância, mesmo que o diagnóstico só venha em outro momento da vida.
c) Crianças de 4 anos de idade que se mostram incapazes de se sentar pelo tempo mínimo de 40 minutos para atividades com seus pares têm indicativos de distúrbio da atenção.
Errado. Uma criança de 4 anos de idade provavelmente terá dificuldade de permanecer sentada por 40 minutos, essa é uma característica esperada, e não um sintoma.
d) A atenção humana, função complexa em que influem fatores biológicos, culturais e sociais, tem sido afetada pelo estilo de vida contemporâneo – veloz e com alta disponibilidade de informações –, o que pode acentuar diagnósticos de TDAH.
Certo!
e) O docente deve aguardar os laudos dos profissionais responsáveis pelo diagnóstico antes de elaborar estratégias pedagógicas para estudantes com suspeita de TDAH.
Errado. O professor deve procurar estratégias pedagógicas que ofereçam o melhor aprendizado ao aluno independente de um laudo oficial ou de um diagnóstico.
Nosso gabarito é Letra D
2006) No tocante aos processos psicopatológicos, assinale a alternativa correta.
- A) As alterações patológicas da consciência podem ser classificadas como quantitativa, como o rebaixamento do nível de consciência; e qualitativas, como a dissociação da consciência.
- B) Hipoprosexia, aprosexia e hiperprosexia são exemplos de anormalidades do comportamento sexual.
- C) As alterações da orientação, de acordo com a alteração de base que a condiciona, ocorrem, em primeiro lugar, em relação a si mesmo. Só após o agravamento do transtorno, o indivíduo se desorienta quanto às pessoas, e, finalmente, quanto ao tempo.
- D) Delírios são alterações qualitativas da sensopercepção. Alucinações são alterações de juízo.
- E) Pacientes com hipobulia/abulia apresentam aumento da atividade volitiva.
A alternativa correta é letra A) As alterações patológicas da consciência podem ser classificadas como quantitativa, como o rebaixamento do nível de consciência; e qualitativas, como a dissociação da consciência.
Gabarito: Letra A
No tocante aos processos psicopatológicos, assinale a alternativa correta.
a) As alterações patológicas da consciência podem ser classificadas como quantitativa, como o rebaixamento do nível de consciência; e qualitativas, como a dissociação da consciência.
Certo!
b) Hipoprosexia, aprosexia e hiperprosexia são exemplos de anormalidades do comportamento sexual.
Errado. Essas são alterações da atenção.
c) As alterações da orientação, de acordo com a alteração de base que a condiciona, ocorrem, em primeiro lugar, em relação a si mesmo. Só após o agravamento do transtorno, o indivíduo se desorienta quanto às pessoas, e, finalmente, quanto ao tempo.
Errado. Pelo contrário, a pessoa se desorienta primeiramente em relação ao tempo, depois ao espaço e por ultimo a si mesmo.
d) Delírios são alterações qualitativas da sensopercepção. Alucinações são alterações de juízo.
Errado. Ao contrário, alucinações são alterações qualitativas da sensopercepção e delírios são alterações de juízo.
e) Pacientes com hipobulia/abulia apresentam aumento da atividade volitiva.
Errado. Ao contrário, esses pacientes apresentam diminuição.
Nosso gabarito é Letra A
2007) O padrão de consumo de álcool ou outras drogas, no qual o indivíduo apresenta forte desejo ou compulsão pelo consumo, com dificuldade de controlar o uso quando iniciado, existe evidência de tolerância, abandono de atividades e de interesses em favor do uso da substância, e persistência do uso a despeito de consequências nocivas, impossibilitando o indivíduo de cumprir com suas obrigações cotidianas, é conhecido, de acordo com a literatura específica da área como:
- A) síndrome de dependência
- B) uso nocivo
- C) síndrome de abstinência
- D) uso abusivo
A alternativa correta é letra A) síndrome de dependência
A questão pode ser respondida com o seguinte texto:
".0 Intoxicação agudaEstado conseqüente ao uso de uma substância psicoativa e compreendendo perturbações da consciência, das faculdades cognitivas, da percepção, do afeto ou do comportamento, ou de outras funções e respostas psicofisiológicas. As perturbações estão na relação direta dos efeitos farmacológicos agudos da substância consumida, e desaparecem com o tempo, com cura completa, salvo nos casos onde surgiram lesões orgânicas ou outras complicações. Entre as complicações, podem-se citar: traumatismo, aspiração de vômito, delirium, coma, convulsões e outras complicações médicas. A natureza destas complicações depende da categoria farmacológica da substância consumida assim como de seu modo de administração.
.1 Uso nocivo para a saúde
Modo de consumo de uma substância psicoativa que é prejudicial à saúde. As complicações podem ser físicas (por exemplo, hepatite conseqüente a injeções de droga pela própria pessoa) ou psíquicas (por exemplo, episódios depressivos secundários a grande consumo de álcool). Abuso de uma substância psicoativa
.2 Síndrome de dependência
Conjunto de fenômenos comportamentais, cognitivos e fisiológicos que se desenvolvem após repetido consumo de uma substância psicoativa, tipicamente associado ao desejo poderoso de tomar a droga, à dificuldade de controlar o consumo, à utilização persistente apesar das suas conseqüências nefastas, a uma maior prioridade dada ao uso da droga em detrimento de outras atividades e obrigações, a um aumento da tolerância pela droga e por vezes, a um estado de abstinência física.
A síndrome de dependência pode dizer respeito a uma substância psicoativa específica (por exemplo, o fumo, o álcool ou o diazepam), a uma categoria de substâncias psicoativas (por exemplo, substâncias opiáceas) ou a um conjunto mais vasto de substâncias farmacologicamente diferentes.
.3 Síndrome [estado] de abstinência
Conjunto de sintomas que se agrupam de diversas maneiras e cuja gravidade é variável, ocorrem quando de uma abstinência absoluta ou relativa de uma substância psicoativa consumida de modo prolongado. O início e a evolução da síndrome de abstinência são limitadas no tempo e dependem da categoria e da dose da substância consumida imediatamente antes da parada ou da redução do consumo. A síndrome de abstinência pode se complicar pela ocorrência de convulsões."
Fonte: CID-10
Com isso, encontramos a resposta na Letra A.
a) síndrome de dependência
b) uso nocivo
c) síndrome de abstinência
d) uso abusivo
2008) Assinale a alternativa que apresenta um quadro psiquiátrico conhecido como transtorno neurocognitivo.
- A) Transtorno de personalidade borderline
- B) Delirium
- C) Transtorno afetivo bipolar
- D) Esquizofrenia
A alternativa correta é letra B) Delirium
Observe quais são os transtornos neurocognitivos:
"Os transtornos neurocognitivos (TNCs) (referidos no DSM-IV como "Demência, Delirium, Transtorno Amnéstico e Outros Transtornos Cognitivos") são delirium, seguido por síndromes de TNC maior, TNC leve e seus subtipos etiológicos. Os subtipos maiores ou leves de TNC incluem TNC devido à doença de Alzheimer; TNC vascular; TNC com corpos de Lewy; TNC devido à doença de Parkinson; TNC frontotemporal; TNC devido a lesão cerebral traumática; TNC devido a infecção por HIV; TNC induzido por substância/medicamento; TNC devido à doença de Huntington; TNC devido à doença do príon; TNC devido a outra condição médica; TNC devido a múltiplas etiologias; e TNC não especificado. A categoria TNC abrange o grupo de transtornos em que 0 déficit clínico primário está na função cognitiva, sendo transtornos ad- quiridos em vez de transtornos do desenvolvimento. Apesar de os déficits cognitivos estarem presentes em muitos transtornos mentais, se não em todos (p. ex., esquizofrenia, transtornos bipolares), apenas aqueles transtornos cujas características centrais são cognitivas é que fazem parte da categoria TNC. Os TNCs são aqueles em que a cognição prejudicada não estava presente ao nascimento ou muito no início da vida, representando, assim, um declínio a partir de um nível de funcionamento alcançado anteriormente."
Fonte: DSM-V
Com isso, encontramos a resposta na Letra B.
a) Transtorno de personalidade borderline
b) Delirium
c) Transtorno afetivo bipolar
d) Esquizofrenia
2009) Características da fase do desenvolvimento humano conhecida como adolescência, como constantes flutuações de humor, tendência grupal, questionamento e contestação de valores éticos, morais, familiares e religiosos, além da elaboração dos lutos pelo corpo e identidade infantil, tem sido considerado pelos principais autores da área como:
- A) Síndrome normal da adolescência
- B) Transtorno afetivo bipolar
- C) Transtorno de oposição
- D) Síndrome ciclotímica
A alternativa correta é letra A) Síndrome normal da adolescência
A questão pode ser respondida com o seguinte texto:
"Síndrome da adolescência normal
Busca de si mesmo e da identidade - As transformações físicas determinam a reformulação da representação mental que sujeito faz de si mesmo, ou seja, do seu esquema corporal. A maneira como o adolescente vê a si e aos outros, assim como a maneira como os outros agora percebem o adolescente, modificam-se, determinando alterações nas atitudes e na qualidade das relações sociais. O adolescente busca modelos de identificação fora do âmbito familiar, que, em uma sociedade urbana e moderna, são inúmeros. A necessidade de experimentação é inerente a esse processo de busca da formação da identidade adulta.
Constantes flutuações de humor; Manifestações contraditórias da conduta; Vivência temporal singular - Na busca de sua identidade adulta, o adolescente assume identidades transitórias, circunstanciais, influenciadas geralmente por novos modelos de identificação com colegas de escola ou do grupo a que pertence: técnicos esportivos, artistas, ídolos, lideranças grupais, professores, profissional de saúde, entre outros; distanciando-se dos modelos e padrões familiares. São comuns, nesse processo, ntradições nas atitudes e condutas, assim *Como flutuações frequentes de humor. Insegurança, ansiedade e até mesmo agressividade, quando presentes nessa fase, podem ser uma expressão da dificuldade de lidar com essa plêiade de transformações. O tempo é gerido pelo agora, e a isso soma-se a dificuldade de conviver com as frustrações da espera. Os adolescentes, não raramente, passam para a ação de forma intempestiva, impulsiva e inconsequente, constituindo-se no agir sem pensar (acting out)
Desenvolvimento do pensamento abstrato; necessidade de intelectualizar e fantasiar; Atitude social reivindicatória; Crises religiosas - O desenvolvimento do pensamento abstrato permite imaginar experiências sem nunca as ter vivido, e a capacidade de fantasiar faz do adolescer uma fase de muita criatividade. O desenvolvimento intelectual da permite uma visão crítica da realidade, particularmente do seu microcosmo (família escola), que passa ser questionado sobre seus valores e normas, e leva a preocupações relacionadas a princípios religiosos, éticos, filosóficos e sociais. A capacidade de introjeção permite o desenvolvimento da intimidade e o entendimento de conceitos como privacidade e confidencialidade.
Separação progressiva dos pais - Os pais, heróis no universo infantil, passam a ser avaliados de forma crítica e questionados acerca de seus valores e atitudes. Conflitos entre pais e filhos adolescentes estão presentes mesmo nas famílias em que as relações são normalmente harmoniosas, constituindo-se um aspecto do desenvolvimento sadio. O processo de separação é caracterizado por sentimento de ambivalência, em que ambas as partes, pais e filhos, desejam, mas temem, o crescimento e a entrada no mundo adulto
Tendência grupal - O grupo de pares exerce um papel de apoio fundamental nesse afastamento do átomo familiar, tão necessário para o desenvolvimento do adulto saudável. No grupo, todos estão no mesmo momento existencial, vivenciando os mesmos questionamentos, e o adolescente transfere para turma a dependência que antes
tinha da família. › pertencimento a um grupo minimiza a solidão e a insegurança resultante do luto dos pais
(heróis) da infância. O grupo fortalece a autoestima e é um universo de identificação no processo de busca de identidade
Evolução da sexualidade - A expressão da sexualidade é marcante nessa fase da vida, e o desenvolvimento genital amplia a necessidade da experimentação para campo sexual. O caráter de crise exacerba-se diante da discrepância frequente entre maturidade física e a psicossocial."
Fonte: "Desenvolvimento psicossocial do adolescente" (Leal e Queiroz)
Com isso, encontramos a resposta na Letra A.
a) Síndrome normal da adolescência
b) Transtorno afetivo bipolar
c) Transtorno de oposição
d) Síndrome ciclotímica
2010) Os transtornos do neurodesenvolvimento são um grupo de condições que se manifestam desde a primeira infância, sendo caracterizados por déficits no desenvolvimento que acarretam prejuízos no funcionamento pessoal, social, acadêmico ou profissional (DSM-V, 2014). São exemplos do grupo de Transtornos do Neurodesenvolvimento
- A) autismo, transtorno do movimento estereotipado, deficiência intelectual.
- B) deficiência intelectual, transtorno do pesadelo, TDA-H.
- C) transtorno específico da aprendizagem, enurese, TDA-H.
- D) tricotilomania, autismo, transtornos de ansiedade.
A alternativa correta é letra A) autismo, transtorno do movimento estereotipado, deficiência intelectual.
Gabarito: Letra A
Os transtornos do neurodesenvolvimento são um grupo de condições que se manifestam desde a primeira infância, sendo caracterizados por déficits no desenvolvimento que acarretam prejuízos no funcionamento pessoal, social, acadêmico ou profissional (DSM-V, 2014). São exemplos do grupo de Transtornos do Neurodesenvolvimento
a) autismo, transtorno do movimento estereotipado, deficiência intelectual.
Certo! Todos esses transtornos estão no capítulo de transtornos do neurodesenvolvimento no DSM.
“A deficiência intelectual (transtorno do desenvolvimento intelectual) caracteriza-se por déficits em capacidades mentais genéricas, como raciocínio, solução de problemas, planejamento, pensamento abstrato, juízo, aprendizagem acadêmica e aprendizagem pela experiência. Os déficits resultam em prejuízos no funcionamento adaptativo, de modo que o indivíduo não consegue atingir padrões de independência pessoal e responsabilidade social em um ou mais aspectos da vida diária, incluindo comunicação, participação social, funcionamento acadêmico ou profissional e independência pessoal em casa ou na comunidade. O atraso global do desenvolvimento, como o nome implica, é diagnosticado quando um indivíduo não atinge os marcos do desenvolvimento esperados em várias áreas do funcionamento intelectual. Esse diagnóstico é utilizado para indivíduos que estão incapacitados de participar de avaliações sistemáticas do funcionamento intelectual, incluindo crianças jovens demais para participar de testes padronizados. A deficiência intelectual pode ser consequência de uma lesão adquirida no período do desenvolvimento, decorrente, por exemplo, de traumatismo craniano grave, situação na qual um transtorno neurocognitivo também pode ser diagnosticado
O transtorno do espectro autista caracteriza-se por déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos, incluindo déficits na reciprocidade social, em comportamentos não verbais de comunicação usados para interação social e em habilidades para desenvolver, manter e compreender relacionamentos. Além dos déficits na comunicação social, o diagnóstico do transtorno do espectro autista requer a presença de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Considerando que os sintomas mudam com o desenvolvimento, podendo ser mascarados por mecanismos compensatórios, os critérios diagnósticos podem ser preenchidos com base em informações retrospectivas, embora a apresentação atual deva causar prejuízo significativo
Os transtornos motores do neurodesenvolvimento incluem o transtorno do desenvolvimento da coordenação, o transtorno do movimento estereotipado e os transtornos de tique. O transtorno do desenvolvimento da coordenação caracteriza-se por déficits na aquisição e na execução de habilidades motoras coordenadas, manifestando-se por falta de jeito e lentidão ou imprecisão no desempenho de habilidades motoras, causando interferência nas atividades da vida diária. O transtorno do movimento estereotipado é diagnosticado quando um indivíduo apresenta comportamentos motores repetitivos, aparentemente direcionados e sem propósito, como agitar as mãos, balançar o corpo, bater a cabeça, morder-se ou machucar-se. Os movimentos interferem em atividades sociais, acadêmicas ou outras. Se os comportamentos causam autolesão, isso deve ser especificado como parte da descrição diagnóstica. Os transtornos de tique caracterizam-se pela presença de tiques motores ou vocais, que são movimentos ou vocalizações repentinos, rápidos, recorrentes, não ritmados e estereotipados. Duração, etiologia presumida e apresentação clínica definem o transtorno de tique específico a ser diagnosticado: transtorno de Tourette, transtorno de tique motor ou vocal persistente (crônico), transtorno de tique transitório, outro transtorno de tique especificado e transtorno de tique não especificado. O transtorno de Tourette é diagnosticado quando o indivíduo apresenta múltiplos tiques motores e vocais, presentes por pelo menos um ano e com um curso sintomático de remissões e recorrências.”
b) deficiência intelectual, transtorno do pesadelo, TDA-H.
Errado. Transtorno do pesadelo é um transtorno do ciclo sono-vigília.
c) transtorno específico da aprendizagem, enurese, TDA-H.
Errado. Enurese é um transtorno da eliminação.
d) tricotilomania, autismo, transtornos de ansiedade.
Errado. Tricotilomania é um transtorno da categoria Transtorno Obsessivo-compulsivo e Transtornos Relacionados.
Nosso gabarito é Letra A
Fonte: American Psychiatric Association (APA). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.