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Questões Sobre Psicopatologia - Psicologia - concurso

2021) Em uma sessão de ludoterapia, conjunto de atividades lúdicas e terapêuticas que permeia o mundo simbólico e real da criança, possibilitando a expressão dos sentimentos, a terapeuta observou que a Pedro apresentava os seguintes comportamentos: limiar muito baixo de frustração, predomínio do principio do prazer, os personagens criados por ele eram cruéis e terroristas com grande carga de onipotência, mudanças bruscas durante a brincadeira sem relação com o contexto, movimentos e gestos bizarros e grande dificuldade de adaptação à realidade.

  • A) Histérica.
  • B) Neurótica.
  • C) Normal.
  • D) Psicótica.
  • E) Limítrofe.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) Psicótica.

   

  

Com base nessas informações, a terapeuta pode supor que Pedro pode ser uma criança?

 

A questão pode ser respondida com o seguinte texto:

 

"O brincar da criança psicótica

 

A dificuldade para brincar é o índice mais evidente das características psicóticas presentes numa criança seriamente perturbada.

 

É importante destacar que, em termos estritos, não se trataria de uma brincadeira no sentido de atividade lúdica, já que brincar implica a possibilidade de simbolizar. No psicótico, significante e significado são a mesma coisa (equação simbólica). Não obstante, devemos levar em conta que a criança pode ter partes de sua personalidade mais preservadas ou que conseguiram uma organização não psicótica, e a possibilidade de expressar seu conflito dependerá da quantidade, da qualidade e da inter-relação destas partes.

 

Esta dificuldade vai desde a inibição total ou parcial do brincar até a desorganização da conduta. É importante distinguir, num diagnóstico diferencial, situações em que se estrutura uma "pseudobrincadeira", condutas ou séries de condutas em que a criança aparenta brincar, mas onde há uma ausência total ou parcial de simbolização. Nestes casos a criança só descarrega uma fantasia.

 

Tal é o caso de Juan, que durante uma hora de jogo começa a girar no solo usando sua cabeça como eixo e repetindo em voz alta: toc, toc, toc, identificando-se com um relógio. Poderíamos pensar que o menino está brincando, mas na realidade não é assim. É uma pseudobrincadeira na qual atua, corporalmente, uma fantasia; não brinca de ser relógio, mas sim "é" relógio. Perdeu a distância e a possibilidade de simbolizar, desaparecendo o "como se" próprio das brincadeiras de crianças normais e neuróticas.

 

A estrutura psicótica evidencia-se nos diversos indicadores. Assim, a criança psicótica não pode se adequar à realidade, na medida em que ela se manipula com predomínio do processo primário, distorcendo a percepção do mundo externo e, na situação diagnóstica, a relação ou 0 vínculo com o psicólogo.

 

A capacidade simbólica fica relegada pela predominância de equações simbólicas, como vimos no exemplo descrito anteriormente. Os personagens extremamente cruéis atuados pela criança psicótica estão em correspondência com um superego primitivo de características terrorificas e sádicas, o qual, segundo Melanie Klein, é um dos fatores básicos do transtorno psicótico. Concomitantemente, encontramo-nos diante de um ego desorganizado, cujos mecanismos de defesa primitivos são a identificação projetiva maciça e o spliting.

 

Outros elementos significativos costumam ser a perseverança ou estereotipia na conduta verbal e pré-verbal, ainda que não sejam características exclusivas do brincar de quadros psicóticos, mas que se apresentem também em orgânicos ou em neuroses graves. São freqüentes as organizações originais, os neologismos, as atitudes bizarras as dificuldades de adequação à realidade, tolerância à frustração e aprendizagem.

 

Com relação ao prognóstico, é importante considerar no desenvolvimento da hora de jogo diagnóstica os elementos que impliquem uma possibilidade de conexão com o psicólogo e/ou com o objeto intermediário.

 

O brincar da criança neurótica


Observamos, em geral, a possibilidade de expressão lúdica com reconhecimento parcial da realidade, áreas livres de conflito coexistentes com escotomas que encobrem situações conflitivas. A gama e a variação dos conflitos em nivel neurótico são muito amplas; portanto, descreveremos um perfil comum que nos permita caracterizar o brincar da criança neurótica.

 

Encontramos, diferentemente do que acontece com a criança psicótica, a capacidade simbólica desenvolvida, o que lhe possibilita a expressão de seus conflitos no "como se" da situação lúdica, sendo capaz de discriminar e de evidenciar um melhor interjogo entre fantasia e realidade, assim como as alterações significativas em áreas específicas. É importante, portanto, levar em conta o grau e a qualidade da comunicação com o psicólogo e com os brinquedos, manifestados através do deslocamento de seu mundo interno.

 

A dinâmica do conflito neurótico se dá entre os impulsos e sua relação com a realidade. Utiliza, então, uma série de condutas defensivas que resultam num empobrecimento egóico, cujas características dependerão das áreas afetadas. 0 quadro nosográfico é determinado, por seu lado, pela predominância de certos tipos de defesas.
Nestas crianças há, pois, uma adequação relativa à realidade, cujo grau depende dos termos do conflito; há uma tentativa de satisfazer princípio de prazer que, por seu lado, gera culpa não tolerada pelo ego, que desloca o impulso para objetos substitutivos afastados do original.

 

Este deslocamento, a serviço da repressão, provoca um círculo vicioso pelo qual não se consegue a satisfação e deve-se recorrer a novos deslocamentos que, mais uma vez, evidenciam o conflito. Deste modo, vêem-se limitadas a capacidade de aprendizagem e as possibilidades criativas que dependem de uma síntese egóica adequada.

 

Outra característica diagnóstica é o baixo limiar de tolerância à frustração ou a superadaptação em certas áreas, que são, ambas. manifestações da fraqueza egóica do neurótico que está em intima relação com as características severas de seu superego e os termos do conflito. Estas crianças dramatizam personagens mais próximos aos modelos reais, com menos carga de onipotência e maldade.

 

O brincar da criança normal

 

Devemos levar em conta que a hora de jogo diagnostico está incluída dentro do processo psicodiagnóstico total, e é muito importante detectar as diferentes respostas da criança diante de situações que vão desde a grande desestruturação dada pelas instruções da hora de jogo, até situações mais dirigidas do resto do processo. A comparação dos diferentes momentos nos permitirá estabelecer diferenças diagnósticas e prognósticas.

 

Procuramos, nos diferentes indicadores, fundamentar parâmetros aproximados de uma conduta adaptativa. É fundamental ter em mente que o conflito não é sinônimo de doença; em cada período evolutivo, a criança atravessa situações conflitivas inerentes a seu desenvolvimento. 0 equilíbrio estrutural permite à criança normal a superação destes conflitos e permite que ela saia enriquecida, isto é, situação conflitiva opera como motor e não como inibidor do desenvolvimento.

 

A confiança em suas possibilidades egóicas e um superego benévolo tornam possivel atravessar estas situações de crise que supõem a elaboração das perdas e novas aquisições próprias do crescimento. A liberdade interna oferecida pelo equilíbrio ótimo entre fantasia e realidade, suas possibilidades criativas e, portanto, reparatórias, enriquecem-na permanentemente, permitindo-lhe aprender da experiência. Quanto à personificação no brincar, os modelos atuais aproximam-se dos objetos reais representados, a criança dá livre curso à fantasia, atribuindo e assumindo diferentes papéis na situação de vínculo com o psicólogo, ampliando as possibilidades comunicativas.

 

A hora de jogo diagnóstica de uma criança pode apresentar momentos alternantes com diferentes qualidades ou características. Da normalidade à psicose, passando pela neurose, estabelece-se um continuum, dentro do qual estes matizes determinam as diferenças quantitativas e qualitativas."

 

Fonte: "O processo psicodiagnóstico e as técnicas projetivas" (Ocampo)

 

Com isso, nota-se que a questão explicitou o caso de uma criança psicótica. Encontramos a resposta na Letra D.


a)  Histérica.
b)  Neurótica.
c)  Normal.
d)  Psicótica.
e)  Limítrofe.

2022) Um estado de confusão mental pode se dar devido a variados fatores: consumo de substâncias psicoativas, doenças clínicas, episódios de estresse, predisposição genética, entre outros. A manifestação deste estado pode ser muito diversificada e causar elevado sofrimento. Modificações no humor, alterações no pensamento, dificuldade atencional e alterações de personalidade. Dentre as manifestações possíveis decorrentes dessas perturbações destaca-se a alucinação. O termo alucinação, origina-se no latim, alucinare, que significa dementado, enlouquecido, privado da razão. Diante dessas condições, analise as afirmativas seguintes e marque a alternativa correta:

  • A) Somente as afirmativas l e III estão corretas.

  • B) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
  • C) Somente as afirmativas III e IV estão corretas.

  • D) Somente as afirmativas II e IV estão corretas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) Somente as afirmativas l e III estão corretas.

 

Um estado de confusão mental pode se dar devido a variados fatores: consumo de substâncias psicoativas, doenças clínicas, episódios de estresse, predisposição genética, entre outros. A manifestação deste estado pode ser muito diversificada e causar elevado sofrimento. Modificações no humor, alterações no pensamento, dificuldade atencional e alterações de personalidade. Dentre as manifestações possíveis decorrentes dessas perturbações destaca-se a alucinação. O termo alucinação, origina-se no latim, alucinare, que significa dementado, enlouquecido, privado da razão. Diante dessas condições, analise as afirmativas seguintes e marque a alternativa correta:

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Alguns autores chamam de alucinações verdadeiras aquelas que têm todas as características de uma imagem perceptiva real (nitidez, corporeidade, projeção no espaço exterior, constância).

(...)

Alucinose

 

A alucinação denominada alucinose é o fenômeno pelo qual o paciente percebe tal alucinação como estranha à sua pessoa. Assim, os psicopatólogos franceses Henri-Charles-Jules Claude (1869-1945) e Henri Ey (1900-1977) afirmavam que o característico das alucinoses é serem adequada e imediatamente criticadas pelo sujeito, reconhecendo seu caráter patológico (Cheniaux, 2005).

 

Na alucinose, embora o doente veja a imagem ou ouça a voz ou o ruído, falta a crença que comumente o alucinado tem em sua alucinação. O indivíduo permanece consciente de que aquilo é um fenômeno estranho, patológico, não tem nada a ver com a sua pessoa, estabelecendo distanciamento entre si e o sintoma. Diz-se que a alucinose é um fenômeno periférico ao Eu, enquanto a alucinação é central ao Eu.

(...)

Alguns pacientes apresentam sensações incomuns e claramente anormais em diferentes partes do corpo, como sentir o cérebro encolhendo ou o fígado despedaçando (síndrome de Cotard, nas depressões graves) ou perceber uma víbora dentro do abdome. Essas sensações são denominadas alucinações cenestésicas; e o fenômeno geral de experimentar sensações alteradas nas vísceras e no corpo é denominado cenestopatia.

(...)

Embora a pseudoalucinação possa ocorrer nas psicoses (esquizofrenia e psicoses afetivas) e nos transtornos psico-orgânicos, ela é mais inespecífica e tem menos peso para o diagnóstico de psicoses. Pode se manifestar também em estados afetivos intensos, na fadiga, em quadros de rebaixamento do nível de consciência e em intoxicações."

 

Fonte: "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" (Dalgalarrondo)

 

Com isso, podemos identificar as afirmativas verdadeiras e falsas.

 

  

  

  

 

Portanto, estão corretas as afirmativas I e III. Encontramos a resposta na Letra A.

 

a)  Somente as afirmativas l e III estão corretas.

b)  Somente as afirmativas II e III estão corretas. c)  Somente as afirmativas III e IV estão corretas.

d)  Somente as afirmativas II e IV estão corretas.

2023) De acordo com Dalgalarrondo (2018): “A semiologia, tomada em sentido geral é a ciência dos signos, não se restringindo obviamente à medicina, à psiquiatria ou à psicologia. (DALGALARRONDO, 2018, p. 23). Levando-se em consideração a semiologia psicopatológica, analise as afirmativas a seguir, de acordo com o referido autor.

  • A) I e II apenas

  • B) II e III apenas

  • C) I e III apenas

  • D) I apenas

  • E) I, II e III

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A alternativa correta é letra E) I, II e III

Gabarito: Letra E

 

Certo! Veja:

“Os sintomas médicos e psicopatológicos têm, como signos, uma dimensão dupla. Eles são tanto um índice (indicador) como um símbolo. O sintoma como índice sugere uma disfunção que está em outro ponto do organismo ou do aparelho psíquico; porém, aqui, a relação do sintoma com a disfunção de base é, em certo sentido, de contiguidade. A febre pode corresponder a uma infecção que induz os leucócitos a liberarem certas citocinas, que, por sua ação no hipotálamo, produzem o aumento da temperatura. Assim, o sintoma febre tem determinada relação de contiguidade com o processo infeccioso de base.”

 

Certo! Essa informação também está no trecho apresentado na afirmativa anterior.

 

Certo! Veja:

 “Além de tal dimensão de indicador, os sintomas psicopatológicos, ao serem nomeados pelo paciente, por seu meio cultural ou pelo médico, passam a ser “símbolos linguísticos” no interior de uma linguagem. No momento em que recebe um nome, o sintoma adquire o status de símbolo, de signo linguístico arbitrário, que só pode ser compreendido dentro de um sistema simbólico dado, em determinado universo cultural. Dessa forma, a angústia manifesta-se (e realiza-se) ao mesmo tempo como mãos geladas, tremores e aperto na garganta (que indicam, p. ex., uma disfunção no sistema nervoso autônomo), e, ao ser tal estado designado como nervosismo, neurose, ansiedade ou gastura, passa a receber certo significado simbólico e cultural (por isso, convencional e arbitrário), que só pode ser adequadamente compreendido e interpretado tendo-se como referência um universo cultural específico, um sistema de símbolos determinado.”

 

Nosso gabarito é Letra E

Fonte: Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais [recurso eletrônico] / Paulo Dalgalarrondo. – 3. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2019

2024) Em psicopatologia, a dislalia é uma alteração clínica da:

  • A) Linguagem.
  • B) Atenção.
  • C) Memória.
  • D) Orientação.
  • E) Inteligência.

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A alternativa correta é letra A) Linguagem.

Gabarito: Letra A

Em psicopatologia, a dislalia é uma alteração clínica da:
a)  Linguagem.
b)  Atenção.
c)  Memória.
d)  Orientação.
e)  Inteligência.

 

A dislalia é uma alteração da linguagem:

“Dislalia

É a alteração da linguagem falada que resulta da deformação, da omissão ou da substituição dos fonemas, não havendo alterações identificáveis nos movimentos dos músculos que participam da articulação e da emissão das palavras. As dislalias orgânicas resultam de defeitos da língua, dos lábios, da abóbada palatina ou de qualquer outro componente do aparelho fonador. Nas dislalias funcionais, não se observam alterações orgânicas do aparelho fonador, sendo a sua origem geralmente psicogênica, por conflitos interpessoais ou por imitação.”

 

Nosso gabarito é Letra A

Fonte: Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais [recurso eletrônico] / Paulo Dalgalarrondo. – 3. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2019

2025) Qual a alternativa INCORRETA quanto aos fatores de risco e prognóstico do Transtorno de Estresse Pós-traumático, segundo o DSM-5?

  • A) Problemas emocionais na infância até os 6 anos de idade.
  • B) Transtornos mentais prévios.
  • C) Status socioeconômico mais baixo.
  • D) Grau de instrução muito elevado.
  • E) Gênero feminino.

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A alternativa correta é letra D) Grau de instrução muito elevado.

Gabarito: Letra D

Qual a alternativa INCORRETA quanto aos fatores de risco e prognóstico do Transtorno de Estresse Pós-traumático, segundo o DSM-5?

 

Vamos, primeiro, relembrar todos os fatores de risco pré-traumáticos do TEPT:

“Fatores pré-traumáticos

Temperamentais. Incluem problemas emocionais na infância até os 6 anos de idade (p. ex., exposição traumática pregressa, problemas de ansiedade ou externalizações) e transtornos mentais prévios (p. ex., transtorno de pânico, transtorno depressivo, TEPT ou transtorno obsessivo- -compulsivo [TOC]).

Ambientais. Incluem status socioeconômico mais baixo; grau de instrução inferior; exposição anterior a trauma (especialmente durante a infância); adversidades na infância (p. ex., privação econômica, disfunção familiar, separação ou morte dos pais); características culturais (p. ex., estratégias de enfrentamento pessimistas ou de autoacusação); inteligência inferior; status de minoria racial/ étnica; e história psiquiátrica familiar. O apoio social antes da exposição ao evento é protetor.

Genéticos e fisiológicos. Incluem gênero feminino e idade mais jovem no momento da exposição ao trauma (para adultos). Alguns genótipos podem ser ou protetores, ou promotores do risco de desenvolver TEPT depois da exposição a eventos traumáticos.”


a)  Problemas emocionais na infância até os 6 anos de idade.
b)  Transtornos mentais prévios.
c)  Status socioeconômico mais baixo.
d)  Grau de instrução muito elevado.
e)  Gênero feminino.

 

O grau de instrução inferior que aumenta o risco.

Nosso gabarito é Letra D

Fonte: American Psychiatric Association (APA). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014

2026) Qual a alternativa INCORRETA quanto aos fatores pós-traumáticos do Transtorno de Estresse Pós-traumático, segundo o DSM-5?

  • A) Avaliações negativas.
  • B) Desenvolvimento de transtorno bipolar.
  • C) Estratégias de enfrentamento inapropriadas.
  • D) Desenvolvimento de transtorno de estresse agudo.
  • E) Perdas financeiras.

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A alternativa correta é letra B) Desenvolvimento de transtorno bipolar.

Gabarito: Letra B

Qual a alternativa INCORRETA quanto aos fatores pós-traumáticos do Transtorno de Estresse Pós-traumático, segundo o DSM-5?

 

Vamos, primeiro, relembrar todos os fatores de risco pós-traumáticos do TEPT:

“Fatores pós-traumáticos

Temperamentais. Incluem avaliações negativas, estratégias de enfrentamento inapropriadas e desenvolvimento de transtorno de estresse agudo.

Ambientais. Incluem exposição subsequente a lembranças desagradáveis repetidas, eventos de vida adversos subsequentes e perdas financeiras ou outras perdas relacionadas ao trauma. O apoio social (incluindo estabilidade familiar para crianças) é um fator protetor que modera a evolução depois do trauma.”


a)  Avaliações negativas.
b)  Desenvolvimento de transtorno bipolar.
c)  Estratégias de enfrentamento inapropriadas.
d)  Desenvolvimento de transtorno de estresse agudo.
e)  Perdas financeiras.

 

O DSM não considera o desenvolvimento do transtorno bipolar como um fator.

Nosso gabarito é Letra B

Fonte: American Psychiatric Association (APA). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014

2027) Segundo o DSM-5, um padrão de grandiosidade, necessidade de admiração e falta de empatia se refere ao transtorno de personalidade:

  • A) Paranoide.
  • B) Antissocial.
  • C) Histriônica.
  • D) Evitativa.
  • E) Narcisista.

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A alternativa correta é letra E) Narcisista.

Gabarito: Letra E

Segundo o DSM-5, um padrão de grandiosidade, necessidade de admiração e falta de empatia se refere ao transtorno de personalidade:
a)  Paranoide.

Errado. Essa personalidade é caracterizada por um padrão de desconfiança e de suspeita tamanhas que as motivações dos outros são interpretadas como malévolas.


b)  Antissocial.

Errado. Essa personalidade é caracterizada por um padrão de desrespeito e violação dos direitos dos outros.


c)  Histriônica.

Errado. Essa personalidade é caracterizada por um padrão de emocionalidade e busca de atenção em excesso.


d)  Evitativa.

Errado. Essa personalidade é caracterizada por um padrão de inibição social, sentimentos de inadequação e hipersensibilidade a avaliação negativa


e)  Narcisista.

Certo!

 

Nosso gabarito é Letra E

Fonte: American Psychiatric Association (APA). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014

2028) Em psicopatologia, a fabulação é uma alteração clínica da:

  • A) Linguagem.
  • B) Atenção.
  • C) Memória.
  • D) Orientação.
  • E) Inteligência.

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A alternativa correta é letra C) Memória.

Gabarito: Letra C

Em psicopatologia, a fabulação é uma alteração clínica da:

 

A fabulação é uma alteração da memória, relembre-a:

“A fabulação (ou confabulação) seria um tipo especial de paramnésia. Fabulação é um termo em geral utilizado para designar as alucinações de memória que ocorrem em quadros amnésticos de origem orgânica como no transtorno amnéstico, na demência e no delirium. Foi um termo criado por Kraepelin, mas a alteração já havia sido descrita por Korsakoff na síndrome que recebeu o seu nome [ver adiante]. Um exemplo de fabulação seria o de um velhinho, internado há vários anos em um asilo, que conta que foi visitado pelo filho na véspera, quando na verdade este não aparece por lá há meses. Bonhoeffer acreditava que a fabulação consistia num preenchimento de lacunas de memória: o paciente, ao ser indagado sobre o que havia feito na véspera, por exemplo, perceberia a própria dificuldade cognitiva e responderia com as primeiras ideias que lhe viessem à mente, tentando assim evitar uma situação embaraçosa para si mesmo. Uma outra explicação para as fabulações é que elas estejam pelo menos em parte relacionadas a um deslocamento temporal de eventos reais: o que o paciente relata realmente aconteceu, só que num passado mais remoto”


a)  Linguagem.
b)  Atenção.
c)  Memória.
d)  Orientação.
e)  Inteligência.

 

Nosso gabarito é Letra C

 

Fonte: Cheniaux Junior, Elie, 1965 Manual de psicopatologia / Elie Cheniaux. - 5. ed. - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015

2029) Sobre as alterações das funções psíquicas elementares é correto afirmar que:

  • A) As alterações da atenção ocorrem somente em distúrbios neuropsicológicos.

  • B) O Sopor é um estado de marcante turvação da consciência, no qual o paciente pode ser despertado apenas por estímulo enérgico, sobretudo de natureza dolorosa. Embora ainda possa apresentar reações de defesa, ele é incapaz de qualquer ação espontânea.

  • C) A alucinose é um fenômeno que, embora se pareça com a alucinação, dela se afasta por não apresentar os aspectos vivos e corpóreos de uma imagem perceptiva real.

  • D) As alterações quantitativas da memória envolvem sobretudo a deformação do processo de evocação de conteúdos mnêmicos previamente fixados.
  • E) No pensamento concreto ocorre a distinção entre dimensão abstrata e simbólica e dimensão concreta e imediata dos fatos.

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A alternativa correta é letra B) O Sopor é um estado de marcante turvação da consciência, no qual o paciente pode ser despertado apenas por estímulo enérgico, sobretudo de natureza dolorosa. Embora ainda possa apresentar reações de defesa, ele é incapaz de qualquer ação espontânea.

Gabarito: Letra B

Sobre as alterações das funções psíquicas elementares é correto afirmar que:

a)  As alterações da atenção ocorrem somente em distúrbios neuropsicológicos.

Errado. As alterações da atenção podem ocorrer tanto em distúrbios neurológicos e neuropsicológicos como em transtornos mentais.

 

b)  O Sopor é um estado de marcante turvação da consciência, no qual o paciente pode ser despertado apenas por estímulo enérgico, sobretudo de natureza dolorosa. Embora ainda possa apresentar reações de defesa, ele é incapaz de qualquer ação espontânea.

Certo!

“Sopor. É um estado de marcante turvação da consciência, no qual o paciente pode ser despertado apenas por estímulo enérgico, sobretudo de natureza dolorosa. Aqui, o paciente sempre se mostra evidentemente sonolento. Embora ainda possa apresentar reações de defesa, ele é incapaz de qualquer ação espontânea. A psicomotricidade encontra-se mais inibida do que nos estados de obnubilação. O traçado eletrencefalográfico acha-se globalmente lentificado, podendo surgir as ondas mais lentas, do tipo delta e teta”

 

c)  A alucinose é um fenômeno que, embora se pareça com a alucinação, dela se afasta por não apresentar os aspectos vivos e corpóreos de uma imagem perceptiva real.

Errado. A diferença entre a alucinose e a alucinação é a consciência do indivíduo que aquilo não é real.

“A alucinação denominada alucinose é o fenômeno pelo qual o paciente percebe tal alucinação como estranha à sua pessoa. Assim, os psicopatólogos franceses HenriCharles-Jules Claude (1869-1945) e Henri Ey (1900-1977) afirmavam que o característico das alucinoses é serem adequada e imediatamente criticadas pelo sujeito, reconhecendo seu caráter patológico (Cheniaux, 2005). Na alucinose, embora o doente veja a imagem ou ouça a voz ou o ruído, falta a crença que comumente o alucinado tem em sua alucinação. O indivíduo permanece consciente de que aquilo é um fenômeno estranho, patológico, não tem nada a ver com a sua pessoa, estabelecendo distanciamento entre si e o sintoma. Diz-se que a alucinose é um fenômeno periférico ao Eu, enquanto a alucinação é central ao Eu”

 

d)  As alterações quantitativas da memória envolvem sobretudo a deformação do processo de evocação de conteúdos mnêmicos previamente fixados.

Errado. Essas são alterações qualitativas, as alterações quantitativas são as hipermnésias e as amnésias. e)  No pensamento concreto ocorre a distinção entre dimensão abstrata e simbólica e dimensão concreta e imediata dos fatos.

Errado. O pensamento concreto não consegue fazer essa distinção.

 

Nosso gabarito é Letra B

Fonte: Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais [recurso eletrônico] / Paulo Dalgalarrondo. – 3. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2019

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2030) Sobre os diversos transtornos psiquiátricos é correto afirmar que:

  • A) As parafrenias são formas de psicose esquizofreniforme, de aparecimento tardio, em que surgem delírios, em geral acompanhados de alucinações, mas nas quais, semelhantemente à paranóia, há relativa preservação da personalidade do doente.
  • B) Nos transtornos psicóticos, uma das principais funções elementares afetadas é a orientação.
  • C) A alexitimia é um estado involuntário, o indivíduo não se comporta assim por "birra" ou para obter algo. O indivíduo está como que "congelado" psiquicamente, não podendo reagir aos diversos estímulos ambientais.
  • D) Os sintomas desorganizados das psicoses esquizofrênicas caracterizam-se pela perda de certas funções psíquicas (na esfera da vontade, do pensamento, da linguagem, etc.) e pelo empobrecimento global da vida afetiva, cognitiva e social do indivíduo.
  • E) Denomina-se histeria dissociativa a dificuldade de identificar sentimentos e diferenciá-los de sensações corporais, assim como a dificuldade de falar sobre as próprias emoções.

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A alternativa correta é letra A) As parafrenias são formas de psicose esquizofreniforme, de aparecimento tardio, em que surgem delírios, em geral acompanhados de alucinações, mas nas quais, semelhantemente à paranóia, há relativa preservação da personalidade do doente.

Gabarito: Letra A

Sobre os diversos transtornos psiquiátricos é correto afirmar que:
a)  As parafrenias são formas de psicose esquizofreniforme, de aparecimento tardio, em que surgem delírios, em geral acompanhados de alucinações, mas nas quais, semelhantemente à paranóia, há relativa preservação da personalidade do doente.

Certo!

“As parafrenias são formas de psicose esquizofreniforme, de aparecimento tardio, em que surgem delírios, em geral acompanhados de alucinações, mas nas quais, semelhantemente à paranóia, há relativa preservação da personalidade do doente. Alguns autores consideram a parafrenia uma forma tardia de esquizofrenia, surgindo comumente após os 45 ou 50 anos de idade (Howard; Almeida; Levy, 1994).”


b)  Nos transtornos psicóticos, uma das principais funções elementares afetadas é a orientação.

Errado. As funções mais afetadas nos transtornos psicóticos são Sensopercepção, Pensamento, Juízo de realidade e Vivência do Eu.


c)  A alexitimia é um estado involuntário, o indivíduo não se comporta assim por "birra" ou para obter algo. O indivíduo está como que "congelado" psiquicamente, não podendo reagir aos diversos estímulos ambientais.

Errado. A alexitimia é a dificuldade de identificar sentimentos e diferenciá-los de sensações corporais.


d)  Os sintomas desorganizados das psicoses esquizofrênicas caracterizam-se pela perda de certas funções psíquicas (na esfera da vontade, do pensamento, da linguagem, etc.) e pelo empobrecimento global da vida afetiva, cognitiva e social do indivíduo.

Errado. Esses são os sintomas negativos.


e)  Denomina-se histeria dissociativa a dificuldade de identificar sentimentos e diferenciá-los de sensações corporais, assim como a dificuldade de falar sobre as próprias emoções.

Errado. Como vimos, essa é a definição de alexitimia.

 

Nosso gabarito é Letra A

Fonte: Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais [recurso eletrônico] / Paulo Dalgalarrondo. – 3. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2019

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