Questões Sobre Psicopatologia - Psicologia - concurso
2041) A Escala Connors de Avaliação é um instrumento específico para:
- A) Autismo.
- B) Retardo mental.
- C) Transtornos de conduta.
- D) Traços de personalidade.
- E) TDAH.
A alternativa correta é letra E) TDAH.
A Escala Connors de Avaliação é um instrumento específico para:
A questão pode ser respondida com o seguinte texto:
"Escala Connors de Avaliação de TDAH para Pais e Professores Abreviada
Em sua forma original, a Escala Connors de Avaliação de TDAH para Pais e Professores Abreviada consistia em 93 itens classifica- dos em uma escala de 0 a 3 e era dividida em 25 subgrupos, incluindo problemas relacionados a inquietação, temperamento, escola, roubo, alimentação e sono. Com o passar dos anos, diversas versões desta escala foram desenvolvidas e usadas para ajudar na identificação sistemática de crianças com TDAH. Uma forma altamente abreviada desta escala, o Questionário Connors para Pais e Professores Abreviado, foi desenvolvida por Keith Connors em 1973 para uso com e pais e professores, e consiste em 10 itens que avaliam hiperatividade e desatenção."
Fonte: "Manual conciso de psiquiatria da infância e adolescência" (Sadock)
Com isso, encontramos a resposta na Letra E.
a) Autismo.
b) Retardo mental.
c) Transtornos de conduta.
d) Traços de personalidade.
e) TDAH.
2042) No exame neuropsiquiátrico da criança, ao avaliar o pensamento, é aspecto ligado ao conteúdo perceptivo:
- A) Preocupações.
- B) Alucinações.
- C) Ideias supervalorizadas.
- D) Dificuldades de aprendizagem.
- E) Delírios.
A alternativa correta é letra B) Alucinações.
No exame neuropsiquiátrico da criança, ao avaliar o pensamento, é aspecto ligado ao conteúdo perceptivo:
A questão pode ser respondida com o seguinte texto:
"TABELA 1-3 Exame Neuropsiquiátrico do Estado Mental
(...)
C. Pensamento
1. Forma (coerência e encadeamento)
2. Conteúdoa. Ideacional (preocupações, ideias supervalorizadas, delírios)
b. Perceptivo (alucinações)"
Fonte: "Manual conciso de psiquiatria da infância e adolescência" (Sadock)
Com isso, encontramos a resposta na Letra B.
a) Preocupações.
b) Alucinações.
c) Ideias supervalorizadas.
d) Dificuldades de aprendizagem.
e) Delírios.
2043) Considere a alternativa que descreve, corretamente, aspectos pertinentes à avaliação do humor, durante a entrevista:
- A) Deve-se observar a variação de expressividade emocional, a adequação de afeto ao conteúdo do pensamento.
- B) Descreve-se a capacidade de passar com suavidade de um afeto a outro e mudanças emocionais súbitas da criança.
- C) Expressão triste, falta de sorrisos adequados, choro, ansiedade, euforia e raiva são indicadores válidos do humor, assim como expressões verbais de sentimentos. Temas persistentes no jogo e na fantasia também refletem dados importantes.
- D) O examinador avalia o funcionamento intelectual e as habilidades de solução de problemas da criança. Um nível aproximado de inteligência pode ser estimado mediante os conhecimentos gerais da criança, vocabulário e compreensão.
- E) Inclui observações da coordenação e do nível de atividade da criança e de sua capacidade de prestar atenção e realizar tarefas adequadas ao desenvolvimento.
A alternativa correta é letra C) Expressão triste, falta de sorrisos adequados, choro, ansiedade, euforia e raiva são indicadores válidos do humor, assim como expressões verbais de sentimentos. Temas persistentes no jogo e na fantasia também refletem dados importantes.
Considere a alternativa que descreve, corretamente, aspectos pertinentes à avaliação do humor, durante a entrevista:
A questão está baseada no seguinte texto:
"Humor. Expressão triste, falta de sorrisos adequados, choro, ansiedade, euforia e raiva são indicadores válidos do humor, assim como expressões verbais de sentimentos. Temas persistentes no jogo e na fantasia também refletem o humor da criança.
Afeto. Deve-se observar a variação de expressividade emocional, adequação de afeto ao conteúdo do pensamento, a capacidade a de passar com suavidade de um afeto a outro e mudanças emocionais súbitas da criança.
(...)
Comportamento motor. A avaliação do comportamento motor no exame do estado mental inclui observações da coordenação e do nível de atividade da criança e de sua capacidade de prestar atenção e realizar tarefas adequadas ao desenvolvimento. Além disso, envolve movimentos involuntários, tremores, hiperatividade motora e quaisquer assimetrias focais incomuns de movimento muscular.
Cognição. O examinador avalia o funcionamento intelectual e as habilidades de solução de problemas da criança. Um nível aproximado de inteligência pode ser estimado mediante os conhecimentos gerais da criança, vocabulário e compreensão. Para uma avaliação específica das capacidades cognitivas, o examinador pode utilizar um teste padronizado."
Fonte: "Manual conciso de psiquiatria da infância e adolescência" (Sadock)
Com isso, encontramos a resposta na Letra C.
a) Deve-se observar a variação de expressividade emocional, a adequação de afeto ao conteúdo do pensamento. (Afeto)
b) Descreve-se a capacidade de passar com suavidade de um afeto a outro e mudanças emocionais súbitas da criança. (Afeto)
c) Expressão triste, falta de sorrisos adequados, choro, ansiedade, euforia e raiva são indicadores válidos do humor, assim como expressões verbais de sentimentos. Temas persistentes no jogo e na fantasia também refletem dados importantes.
d) O examinador avalia o funcionamento intelectual e as habilidades de solução de problemas da criança. Um nível aproximado de inteligência pode ser estimado mediante os conhecimentos gerais da criança, vocabulário e compreensão. (Cognição)
e) Inclui observações da coordenação e do nível de atividade da criança e de sua capacidade de prestar atenção e realizar tarefas adequadas ao desenvolvimento. (Comportamento motor)
2044) Das características evolutivas de pessoas com retardo mental, considere a alternativa que descreve grau moderado de comprometimento em idade pré-escolar:
- A) Retardo significativo.
- B) Capacidade mínima para funcionar em áreas sensório-motoras; precisa de cuidado de enfermagem e atenção constante.
- C) Desenvolvimento motor pobre; fala mínima; em geral, incapaz de beneficiar-se de treinamento em autoajuda.
- D) Pode falar ou aprender a comunicar-se; consciência social pobre; desenvolvimento motor razoável; beneficia-se com treinamento em autoajuda.
- E) Pode desenvolver habilidades sociais e de comunicação; retardo mínimo em áreas sensório-motoras; com frequência não se distingue das crianças normais até mais tarde.
A alternativa correta é letra D) Pode falar ou aprender a comunicar-se; consciência social pobre; desenvolvimento motor razoável; beneficia-se com treinamento em autoajuda.
Das características evolutivas de pessoas com retardo mental, considere a alternativa que descreve grau moderado de comprometimento em idade pré-escolar:
A questão está baseada no seguinte texto:
"Grau de Retardo Mental - Idade pré-escolar (0-5 anos) Amadurecimento e desenvolvimento
Profundo - Retardo significativo; capacidade mínima para funcionar em áreas sensório-motoras; precisa de cuidado de enfermagem; auxílio e supervisão constantes
Grave - Desenvolvimento motor pobre; fala mínima; em geral, incapaz de beneficiar-se de treinamento em autoajuda; pouca ou nenhuma habilidade de comunicação
Moderado - Pode falar ou aprender a comunicar-se; consciência social pobre; desenvolvimento motor razoável; beneficia-se com treinamento em autoajuda; pode ser manejado com supervisão moderada
Leve - Pode desenvolver habilidades sociais e de comunicação; retardo mínimo em áreas sensório-motoras; com frequência não se distingue das crianças normais até mais tarde"
Fonte: "Manual conciso de psiquiatria da infância e adolescência" (Sadock)
Com isso, encontramos a resposta na Letra D.
a) Retardo significativo. (grau profundo)
b) Capacidade mínima para funcionar em áreas sensório-motoras; precisa de cuidado de enfermagem e atenção constante. (grau profundo)
c) Desenvolvimento motor pobre; fala mínima; em geral, incapaz de beneficiar-se de treinamento em autoajuda. (grau grave)
d) Pode falar ou aprender a comunicar-se; consciência social pobre; desenvolvimento motor razoável; beneficia-se com treinamento em autoajuda.
e) Pode desenvolver habilidades sociais e de comunicação; retardo mínimo em áreas sensório-motoras; com frequência não se distingue das crianças normais até mais tarde. (grau leve)
2045) Das manifestações do transtorno do desenvolvimento da coordenação, são observadas na idade pré-escolar as seguintes, exceto:
- A) Atraso em alcançar marcos motores como sentar, engatinhar e caminhar.
- B) Problemas de equilíbrio: quedas, hematomas frequentes e andar vacilante.
- C) Dificuldade em encaixar peças de quebra-cabeças, usar tesouras, construir com blocos, desenhar ou tracejar.
- D) Derrubar objetos.
- E) Esbarrar nas coisas e destrutividade.
A alternativa correta é letra C) Dificuldade em encaixar peças de quebra-cabeças, usar tesouras, construir com blocos, desenhar ou tracejar.
Das manifestações do transtorno do desenvolvimento da coordenação, são observadas na idade pré-escolar as seguintes, exceto:
A questão está baseada no seguinte texto:
"TABELA 4-2 Manifestações do transtorno do desenvolvimento da coordenação
Manifestações motoras amplas
Pré-escola
- Atraso em alcançar marcos motores como sentar, engatinhar e caminhar
- Problemas de equilíbrio: quedas, hematomas frequentes e andar vacilante
- Marcha anormal
- Derrubar objetos, esbarrar nas coisas e destrutividade
Ensino fundamental
- Dificuldade em andar de bicicleta, saltar, pular, correr e virar estrelinha
- Marcha desajeitada ou anormal
- Crianças mais velhas
- Baixo desempenho em esportes, lançar, apanhar, chutar e bater na bolaManifestações motoras finas
Pré-escola
- Dificuldade em aprender a se vestir (atar, fechar zíperes, abotoar)
- Dificuldade em aprender a comer (usar talheres)Ensino fundamental
- Dificuldade em encaixar peças de quebra-cabeças, usar tesouras, construir com blocos, desenhar ou tracejarCrianças mais velhas
- Dificuldade nos cuidados pessoais (aplicar maquiagem, usar secador de cabelos e fazer as unhas)
- Caligrafia confusa ou ilegível
- Dificuldade em usar ferramentas manuais, costurar e tocar piano"Fonte: "Manual conciso de psiquiatria da infância e adolescência" (Sadock)
Com isso, a única alternativa que não apresenta uma das manifestações do transtorno do desenvolvimento da coordenação na idade pré-escolar é a Letra C.
a) Atraso em alcançar marcos motores como sentar, engatinhar e caminhar.
b) Problemas de equilíbrio: quedas, hematomas frequentes e andar vacilante.
c) Dificuldade em encaixar peças de quebra-cabeças, usar tesouras, construir com blocos, desenhar ou tracejar. (ensino fundamental)
d) Derrubar objetos.
e) Esbarrar nas coisas e destrutividade.
2046) Sobre o TEA é temos que:
- A) I e II, apenas.
- B) III, apenas.
- C) I e III, apenas.
- D) II e III, apenas.
- E) I, II e III.
A alternativa correta é letra B) III, apenas.
A questão está baseada na seguinte tabela:
Fonte: "Manual conciso de psiquiatria da infância e adolescência" (Sadock)
Com isso, nota-se que apenas a afirmativa III está correta.
I - Anormalidades da linguagem, como ecolalia e frases estereotipadas fora do contexto, são pouco comuns.
II - Padrões de testes de QI são superiores em escores verbais do que em pacientes disfásicos.
III - O jogo imaginativo é ausente ou rudimentar.
Portanto, encontramos a resposta na Letra B.
É correto o que se afirma em:
a) I e II, apenas.
b) III, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
2047) Analise os itens, abaixo, sobre o Transtorno Desintegrativo da Infância:
- A) I e II, apenas.
- B) III, apenas.
- C) I e III, apenas.
- D) II e III, apenas.
- E) I, II e III.
A alternativa correta é letra E) I, II e III.
A questão está baseada no seguinte texto:
"TRANSTORNO DESINTEGRATIVO DA INFÂNCIA
O transtorno desintegrativo da infância é caracterizado por regressão acentuada em diversas áreas do funcionamento após pelo menos dois anos de desenvolvimento aparentemente normal. O transtorno, também chamado de síndrome de Heller e psicose de- sintegrativa, foi descrito em 1908 como uma deterioração, no de- correr de vários meses, das funções intelectual, social e linguística que ocorre em crianças entre 3 e 4 anos de idade com funções anteriormente normais. Após a deterioração, estas ficam bastante parecidas com crianças com transtorno autista.
(...)
O curso do transtorno desintegrativo da infância é variável, alcançando um platô na maioria dos casos, um curso deteriorante progressivo em casos raros e alguns casos ocasionais apresentam alguma melhora, a ponto de haver recuperação da capacidade de falar frases. A maioria dos pacientes fica, pelo menos, com retar- do mental moderado."
Fonte: "Manual conciso de psiquiatria da infância e adolescência" (Sadock)
Com isso, nota-se que todas as afirmativas abaixo estão corretas.
I - é caracterizado por regressão acentuada em diversas áreas do funcionamento após pelo menos dois anos de desenvolvimento aparentemente normal.
II - ocorre em crianças entre 3 e 4 anos de idade com funções anteriormente normais. Após a deterioração, estas ficam bastante parecidas com crianças com transtorno autista.
III - o curso do transtorno desintegrativo da infância é variável, alcançando um platô na maioria dos casos, um curso deteriorante progressivo em casos raros e alguns casos ocasionais apresentam alguma melhora, a ponto de haver recuperação da capacidade de falar frases.
Portanto, encontramos a resposta na Letra E.
É correto o que se afirma em:
a) I e II, apenas.
b) III, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
2048) Dos medicamentos não estimulantes para TDAH, é exemplo de agonista alpha-adrenérgico:
- A) Bupriona.
- B) Guanfacina.
- C) Atomoxetina HCL.
- D) Venlafaxina.
- E) Carbonato de Lítio.
A alternativa correta é letra B) Guanfacina.
Dos medicamentos não estimulantes para TDAH, é exemplo de agonista alpha-adrenérgico:
A questão pode ser respondida com o seguinte texto:
"TABELA 7-3 Medicamentos não estimulantes para TDAH
Atomoxetina HCL
- StratteraPreparações de bupropiona
- Wellbutrin
- Wellbutrin SR
Venlafaxina
- Effexor- Effexor XR
Agonistas α-adrenérgicos
- Clonidina (Catapres)
- Guanfacina (Tenex)"
Fonte: "Manual conciso de psiquiatria da infância e adolescência" (Sadock)
Com isso, encontramos a resposta na Letra B.
a) Bupriona.
b) Guanfacina.
c) Atomoxetina HCL.
d) Venlafaxina.
e) Carbonato de Lítio.
2049) A situação em que o indivíduo, apesar do órgão fonador preservado, não consegue falar ou fala com dificuldades, de forma monótona, pois seus pronunciamentos são curtos, com latência aumentada nas respostas e sem contorno melódico, é denominada:
- A) Alexia.
- B) Agrafia de expressão.
- C) Afasia de expressão.
- D) Afasia de compreensão.
- E) Alexitimia.
A alternativa correta é letra C) Afasia de expressão.
A situação em que o indivíduo, apesar do órgão fonador preservado, não consegue falar ou fala com dificuldades, de forma monótona, pois seus pronunciamentos são curtos, com latência aumentada nas respostas e sem contorno melódico, é denominada:
A questão está baseada no seguinte texto:
"Os principais tipos de afasia são:
1. Afasia de expressão ou de Broca. Trata-se da afasia não-fluente, na qual o indivíduo, apesar do órgão fonador preservado, não consegue falar ou fala com dificuldades, de forma monótona, pois seus pronunciamentos são curtos, com latência aumentada nas respostas e sem contorno melódico. Assim, o paciente tem grande dificuldade (ou impossibilidade) de produzir a linguagem, de expressá-la de modo fluente. Entretanto, a compreensão da linguagem está relativamente preservada. A afasia de Broca ocorre por lesões (na maior parte das vezes, vasculares) dos giros frontais póstero-inferiores esquerdos (área de Broca). Acompanha-se geralmente de hemiparesia direita, mais acentuada no braço. Nas formas mais leves, observa-se o agramatismo (o indivíduo fala sem observar as preposições, os tempos verbais, etc., produzindo enunciados como: "Eu querer isso"; "Gostar água"; etc.).
2. Afasia de compreensão ou de Wernicke. Consiste na afasia fluente, em que o indivíduo continua podendo falar, mas a sua fala é muito defeituosa, às vezes incompreensível. O paciente não consegue compreender a linguagem (falada e escrita) e tem dificuldades para a repetição. Fala sem hesitação, mas produz muitos erros na escolha de palavras para expressar uma idéia. Geralmente não há hemiparesias associadas. Ocorre por lesões das áreas temporais esquerdas póstero-superiores (área de Wernicke).
3. Afasia global. Geralmente é uma afasia grave, não-fluente, acompanhada por hemiparesia direita, mais acentuada no braço. Deve-se a lesões amplas da região perisilviana esquerda.
(...)
Agrafia
É a perda, por lesão orgânica, da linguagem escrita, sem que haja qualquer déficit motor ou perda cognitiva global. Ocorre em forma pura (agrafia pura, por lesão da segunda circunvolução frontal) e em forma associada às afasias.
Alexia
É a perda, de origem neurológica, da capacidade previamente adquirida para a leitura. Dá-se associada às afasias e às agrafias. Pode ocorrer forma pura e isolada. A dislexia é uma disfunção leve de leitura, encontrada principalmente em crianças que apresentam dificuldades diversas no aprendizado da linguagem escrita.
(...)
Denomina-se alexitimia a dificuldade de identificar sentimentos e diferenciá-los de sensações corporais, assim como a dificuldade de falar sobre as próprias emoções."
Fonte: "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" (Dalgalarrondo)
Com isso, encontramos a resposta na Letra C.
a) Alexia.
b) Agrafia de expressão.
c) Afasia de expressão.
d) Afasia de compreensão.
e) Alexitimia.
2050) A principal forma de psicose, por sua frequência e sua importância clínica, é certamente a esquizofrenia. Considera-se que alguns sintomas são muito significativos para o diagnóstico da esquizofrenia, particularmente aqueles que Kurt Schneider (1887-1967) denomina:
- A) Sintomas de primeira ordem.
- B) Sintomas de segunda ordem.
- C) Sintomas de terceira ordem.
- D) Sintomas de quarta ordem.
- E) Sintomas de quinta ordem.
A alternativa correta é letra A) Sintomas de primeira ordem.
A principal forma de psicose, por sua frequência e sua importância clínica, é certamente a esquizofrenia. Considera-se que alguns sintomas são muito significativos para o diagnóstico da esquizofrenia, particularmente aqueles que Kurt Schneider (1887-1967) denomina:
A questão está baseada no seguinte texto:
"ESQUIZOFRENIA
A principal forma de psicose, por sua freqüência e sua importância clínica, é certamente a esquizofrenia (Tsuang; Stone; Faraone, 2000). Considera-se que alguns sintomas são muito significativos para o diagnóstico da esquizofrenia (Tandon; Greden, 1987), particularmente aqueles que Kurt Schneider (1887-1967) denominou "sintomas de primeira ordem".
Sintomas de primeira ordem de Kurt Schneider
1. Percepção delirante. Uma percepção absolutamente normal recebe uma significação delirante, que ocorre de modo simultâneo ao ato perceptivo, em geral de forma abrupta, como uma espécie de "revelação".
2. Alucinações auditivas características. São as vozes que comentam e/ou comandam a ação do paciente.
3. Eco do pensamento ou sonorização do pensamento (Gedankenlautwerden). O paciente escuta seus pensamentos ao pensá-los.
4. Difusão do pensamento. Neste caso, 0 doente tem a sensação de que seus pensamentos são ouvidos ou percebidos claramente pelos outros, no momento em que os pensa.
5. Roubo do pensamento. Experiência na qual o indivíduo tem a sensação de que seu pensamento é inexplicavelmente extraído de sua mente, como se fosse roubado.
6. Vivências de influência na esfera corporal ou ideativa. Aqui, dois tipos de vivências de influência são mais significativos:
- Vivências de influência corporal. São experiências nas quais o paciente sente que uma força ou um ser externo age sobre seu corpo, sobre seus órgãos, emitindo raios, influenciando as funções corporais, etc.
- Vivências de influência sobre o pensamento. Referem-se à experiência de que algo influencia seus pensamentos, o paciente recebe pensamentos impostos de fora, pensamentos feitos, postos em seu cérebro, etc. Também as vivências corporais ou ideativas têm a qualidade de serem experimentadas como feitas, como impostas de fora.(...)
Os sintomas de segunda ordem de Schneider são menos importantes para o diagnóstico de esquizofrenia. Apenas em certos contextos (nos quais outros aspectos do quadro clínico e o todo da história clínica indicam esquizofrenia) eles devem ser considerados contributivos para tal diagnóstico. São eles: perplexidade, alterações da sensopercepção (excluindo aqueles de primeira ordem), vivências de influência no campo dos sentimentos, impulsos ou vontade, vivência de empobrecimento afetivo, intuição delirante e alterações do ânimo de colorido depressivo ou maniatiforme."
Fonte: "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" (Dalgalarrondo)
Com isso, encontramos a resposta na Letra A.
a) Sintomas de primeira ordem.
b) Sintomas de segunda ordem.
c) Sintomas de terceira ordem.
d) Sintomas de quarta ordem.
e) Sintomas de quinta ordem.