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Questões Sobre Psicopatologia - Psicologia - concurso

2061) Existem diferentes subtipos de quadros de estupor, relacionados a quadros nosológicos específicos ou distintos mecanismos produtores. Quantos subtipos de estupor existem?

  • A) 2 subtipos.
  • B) 3 subtipos.
  • C) 4 subtipos.
  • D) 5 subtipos.
  • E) 6 subtipos.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) 4 subtipos.

 

Existem diferentes subtipos de quadros de estupor, relacionados a quadros nosológicos específicos ou distintos mecanismos produtores. Quantos subtipos de estupor existem?

  

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"As síndromes de estupor lentificação psicomotora incluem quadros de diferentes etiologias, com retardo psicomotor em graus variáveis, sintomas catatônicos e diferentes formas de estupor (revisão em Berrios, 1981).

 

De modo geral, a síndrome do estupor caracteriza-se pela recusa absoluta ou incapacidade do indivíduo de responder, reagir ou comportar-se de acordo com as solicitações do ambiente. Comumente o indivíduo em estupor está em mutismo (não se comunica verbalmente), restringe-se à sua cama ou a uma cadeira, não interage com as pessoas por meio da mímica, do olhar ou de gestos, recusa-se a alimentar-se, apresentando-se, no mais das vezes, com hipertonia generalizada (os músculos estão tensos, resistindo à mobilização passiva). O estupor é um estado involuntário, o indivíduo não se comporta assim por 'birra' ou para obter algo. O indivíduo está como que 'congelado' psiquicamente, não podendo reagir aos diversos estímulos ambientais. O estado de estupor denota uma profunda alteração da esfera volitiva.

 

Existem quatro subtipos de estupor, relacionados a quadros nosológicos  específicos ou distintos mecanismos produtores.

 

Estupor catatônico (esquizofrênico)

 

No estupor catatônico, há, além do estado de estupor (mutismo, imobilidade, rigidez hipertônica), sintomas típicos, como flexibilidade cerácea (indivíduo permanece na posição em que é colocado), fenômenos em eco (ecolalia, ecopraxia, ecomimia), negativismo passivo ou ativo e, eventualmente, repentes abruptos de agitação e explosões agressivas (furor catatônico).

 

Estupor depressivo

 

Neste caso, tem-se um quadro de estupor secundário a um estado depressivo muito intenso. O indivíduo, além de estar em mutismo, imóvel, sem se alimentar, pode apresentar fácies triste e desanimada. Muitas vezes é difícil saber o estado afetivo do paciente durante o episódio de estupor. Apenas pela história da doença, ou retrospectivamente, após o indivíduo sair do quadro de mutismo, é que se tem acesso ao seu verdadeiro estado mental.

 

Estupor psicogênico (histérico, traumático, de choque psicológico, etc.)

 

Neste caso, observa-se um quadro de instalação geralmente agudo, com freqüência após trauma psíquico ou evento vital de importante significado para 0 indivíduo. O paciente encontra-se em mutismo e estado de choque emocional. O estupor psicogênico pode ser revertido pelo uso de benzodiazepínicos ou pela indução hipnótica (que neste caso tem também função diagnóstica). Além disso, pode assemelhar-se ao estupor catatônico ou depressivo, o 

que, às vezes, torna difícil diagnóstico diferencial.

 

Estupor orgânico

 

Decorre de um grande número de distúrbios neurológicos ou sistêmicos (metabólicos, eletrolíticos, endócrinos, neoplásicos, inflamatórios, etc.) que afetam o cérebro, de forma grave e, geralmente, difusa. No estupor orgânico, tem-se com freqüência alteração do nível de consciência, com sonolência, déficit de atenção e flutuação temporal. Verificam-se, além disso, reflexos neurológicos primitivos, indicativos de encefalopatia, como o grasping, o snout e reflexo palmomentual. Pode haver hipotonia generalizada (em vez de hipertonia, que é estado mais comum no estupor). O eletrencefalograma pode revelar lentificação global."

 

Fonte: "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" (Dalgalarrondo)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra C.


a)  2 subtipos.
b)  3 subtipos.
c)  4 subtipos.
d)  5 subtipos.
e)  6 subtipos.

2062) 3. Dentre as síndromes relacionadas ao consumo de alimentos, a dimensão onde a fome e a alimentação vinculam-se à satisfação e ao prazer oral e o prazer alimentar oral tem, segundo a psicanálise, uma conotação nitidamente libidinal, é denominada dimensão:

  • A) Psicodinâmica afetiva.
  • B) Reacional.
  • C) Fisiológico-nutritiva.
  • D) Restritiva.
  • E) Socioafetiva.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) Psicodinâmica afetiva.

 

Dentre as síndromes relacionadas ao consumo de alimentos, a dimensão onde a fome e a alimentação vinculam-se à satisfação e ao prazer oral e o prazer alimentar oral tem, segundo a psicanálise, uma conotação nitidamente libidinal, é denominada dimensão:
 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"O comportamento alimentar, apesar de sua aparente banalidade na vida cotidiana, é um fenômeno humano complexo e de importância central. Segundo Bernard e Trouvé (1976), o comportamento alimentar inclui algumas dimensões complementares:

 

- Dimensão fisiológico-nutritiva. Relaciona-se a aspectos metabólicos, endócrinos e neuronais, que regulam demanda e a satisfação das necessidades nutricionais.

 

- Dimensão psicodinâmica e afetiva. Aqui, a fome e a alimentação vinculam-se à satisfação e a0 prazer oral. O prazer alimentar oral tem, segundo a psicanálise, uma conotação nitidamente libidinal.

 

- Dimensão relacional. No desenvolvimento da criança, a boca é o mediador da primeira relação interpessoal; a relação mãe-bebê. A incorporação oral pode representar simbolicamente diversas coisas: o amor, a destruição, a conservação no interior do Eu e a apropriação das qualidades do objeto amado, etc. Por exemplo, alimentar seu filho, para a mãe, é muito mais que uma tarefa fisiológica, tem valor emocional especial. Podendo exprimir afeto, aplacamento de sentimentos de culpa ou tentativa de "dar amor" que, às vezes, ela se sente incapaz de dar de outra forma."

 

Fonte: "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" (Dalgalarrondo)

 

Portanto, encontramos a resposta na Letra A.

 

a)  Psicodinâmica afetiva.
b)  Reacional.
c)  Fisiológico-nutritiva.
d)  Restritiva.
e)  Socioafetiva.

2063) O conjunto de sinais e sintomas que ocorrem horas ou dias após o indivíduo cessar ou reduzir a ingestão da substância psicoativa que vinha sendo consumida, geralmente de forma pesada e contínua, é denominado de:

  • A) Craving.
  • B) Fissura.
  • C) Dependência.
  • D) Abstinência.
  • E) Nenhuma das anteriores.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) Abstinência.

 

O conjunto de sinais e sintomas que ocorrem horas ou dias após o indivíduo cessar ou reduzir a ingestão da substância psicoativa que vinha sendo consumida, geralmente de forma pesada e contínua, é denominado de:

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Fissura (correspondente ao craving, em inglês) é o termo que se dá ao desejo intenso de usar uma substância. Essa palavra (fissura) era utilizada apenas pelos usuários de substâncias, mas atualmente foi incorporada pela terminologia técnica. Com o termo binge, descrevem-se os episódios de uso intenso e compulsivo de uma substância (Ribeiro; Andrade, 2007).

 

A tolerância refere-se à diminuição do efeito de uma substância após repetidas administrações. O organismo passa a necessitar de quantidades cada vez maiores da substância para que se obtenha o mesmo nível inicial de seu efeito. As substâncias que produzem tolerância tendem a gerar mais dependência física; entretanto, há substâncias químicas que produzem rápida tolerância (como o LSD), mas que não ocasionam dependência física significativa.

 

A síndrome de abstinência é o conjunto de sinais e sintomas que ocorrem horas ou dias após o indivíduo cessar ou reduzir a ingestão da substância que vinha sendo consumida geralmente de forma pesada e contínua (APA, 2002). Para cada substância ou grupo de substâncias, há diferentes sinais e sintomas de abstinência; no entanto, observam-se com certa freqüência os seguintes sintomas gerais de abstinência: ansiedade, inquietação, náuseas, tremor, sudorese, podendo, nos casos muito graves, ocorrer convulsões, coma e morte.

 

A dependência a substâncias psicoativas é definida como um padrão mal-adaptativo de uso de substâncias em que há repercussões psicológicas, físicas e sociais que resultam da interação entre o ser humano e uma substância psicoativa. Além de tais repercussões, a dependência inclui a fenômenos como a tolerância, sintomas de abstinência, uso contínuo ou muito freqüente de quantidades significativas da substância (geralmente maiores que as pretendidas pelo sujeito). (...)"

 

Fonte: "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" (Dalgalarrondo)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra D.


a)  Craving.
b)  Fissura.
c)  Dependência.
d)  Abstinência.
e)  Nenhuma das anteriores.

2064) Para a psicanálise a personalidade de todos os indivíduos pode ser compreendida por meio de três estruturas mentais que são elas Neurose, Psicose e Perversão. Os mecanismos de defesa dessa estruturas são respectivamente:

  • A) Recusa, Superego e Repressão.
  • B) Repressão, Inconsciente e Denegação.
  • C) Recalque, Foraclusão e Denegação.
  • D) Id, Ego e Superego.
  • E) Paranoia, Id e Recalque.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) Recalque, Foraclusão e Denegação.

  

Para a psicanálise a personalidade de todos os indivíduos pode ser compreendida por meio de três estruturas mentais que são elas Neurose, Psicose e Perversão. Os mecanismos de defesa dessa estruturas são respectivamente:

 
 

Aluno, que tal conhecermos um pouco sobre o assunto, para então analisarmos as alternativas?! Para isso, considere a correção desta questão dividida em duas partes:

1) Conhecimento das Estruturas Psíquicas

2) Análise das alternativas

 
 

1) Conhecimento das Estruturas Psíquicas

 

Em uma antiga perspectiva da psicopatologia (de base psicanalítica) a definição de qual estrutura (Psicose, Neurose ou Perversão) iria compor a personalidade do sujeito (em termos patológicos e não no estado hígido), dependeria, principalmente, da resolução advinda a partir da passagem pelo processo do Complexo de Édipo. A fim de compreender como tal Complexo influenciaria na composição da personalidade, peço ao aluno, gentilmente, que acompanhe o raciocínio desenvolvido nas linhas sequentes.

Sem adentrar em discussões mais aprofundadas sobre afeto/hostilidade da criança em relação às figuras parentais, de forma simples, entenda aqui o Complexo de Édipo, como nada mais, que, o espaço que o sujeito vem a ocupar no sistema de relações sociais adultas. Grosso modo, seria a maneira como o indivíduo irá se localizar (ou “deslocalizar”), principalmente, após ser “apresentado ao universo simbólico da sociedade atrelado à linguagem”. Clarificando o assunto, confira o que menciona Lepine (1974, p. 24):

“O Complexo de Édipo é uma estrutura triádica que introduz a criança na ordem simbólica da linguagem objetivante, o que lhe permite dizer eu, ele ou ela, tu e a situa como criança humana num mundo de terceiros adultos.

 

Do processo atrelado ao Complexo de Édipo, os indivíduos acabam por manifestar uma ou outra estrutura, porém, o que distinguiria o estado hígido (“normal”) do estado patológico (“doença”) seria o grau de sintomas ligados a estrutura, sendo que, quanto maior o grau, maior o sofrimento do indivíduo. Dessa forma, o sofrimento proveniente de tais sintomas psíquicos, originados a partir da resolução do Complexo de Édipo, seria o que levaria à necessidade de tratamento psicológico.

Nesse sentido, o estudo dos sintomas psicológicos na antiga perspectiva da psicopatologia (de base psicanalítica) poderia ser compreendido através de três divisões básicas da estrutura psíquica: 1) Psicose, 2) Neurose e 3) Perversão. Cada uma das três estruturas possuiria seu próprio mecanismo de defesa. A seguir, acompanhe uma síntese correspondente a cada uma delas.

 

PSICOSE

 

Na Psicose, basicamente, ao rejeitar a realidade o sujeito passa a criar versões distorcidas da mesma. A psicose divide-se em três subestruturas: 1.1) paranoia (é o outro que persegue); 1.2) autismo (é o outro que “quase” não existe);  e 1.3) esquizofrenia (o outro é visto de forma distorcida, por exemplo: como um monstro). A psicose possui como mecanismo de defesa a foraclusão ou forclusão. No caso, o indivíduo “fora/inclui”, ou seja, a pessoa rejeita (exclui) a realidade, criando (incluindo) versões delirantes, fantasiosas ou alucinatórias.

OBS: a inclusão do autismo na estrutura psicose atualmente é contestada por diversas correntes epistemológicas, principalmente, após as reformulações advindas sobre o assunto a partir do DSM-V.

 

NEUROSE

 

Na Neurose, basicamente, a pessoa retém ou ignora para si mesma o problema. A neurose divide-se em três subestruturas: 2.1) histeria (reclamações extenuantes, caracterizando angústia permanente); 2.2) neurose obsessiva (também há reclamações, mas nesse caso existem tentativas de organização do ambiente a fim de fugir do problema, havendo angústia de mudança) e; 3.2) fobia (nesse caso, a angústia se relaciona a uma situação específica, provocando tensão contínua). O mecanismo de defesa da neurose é o recalque ou repressão, ou seja, o neurótico ao procurar reter ou manter ignorado o problema, acaba mantendo o conteúdo problemático reprimido ou recalcado.

 

PERVERSÃO

 

Na Perversão, a estrutura não é dividida, apesar disso inclui manifestações como sadismo, masoquismo e fetichismo, etc. A pessoa busca o prazer de forma contínua, praticamente de maneira desenfreada. A perversão possui como mecanismo de defesa a denegação (a pessoa nega que suas perversões sejam anômalas ou causem sofrimento).

 

OBSERVAÇÕES: conforme site especializado*¹:

 
  • Na infância, os quadros clínicos por excelência seriam, do lado da psicose (ausência do terceiro), o autismo e a esquizofrenia, e do lado da neurose (presença do terceiro), a fobia.
 
  • As demais psicoses (paranoia /mania-depressão) e as demais neuroses (histeria de conversão, neurose obsessiva) bem como os quadros perversos (sado-masoquismo, fetichismo, travestismo, voyeurismo-exibicionismo), registrar-se-iam na fase adulta. Mas a divisão infância/fase adulta não é totalmente estanque, visto que na última também podem estar presentes as síndromes características da infância (esquizofrenia, autismo, fobia).
 
 

2) Análise das alternativas

 
  • Apenas a LETRA “C” (Recalque, Foraclusão e Denegação) corresponde ao que requisita o enunciado e é mencionado pelo tópico explicativo supracitado;

   

  • Prosseguindo a análise, destaca-se que embora as demais alternativas até citem algumas das defesas pertinentes, estas não são compatíveis ao que solicita a questão na íntegra, seja pela supressão, acréscimo ou permuta das categorias elencadas.

   

  • Concluindo, ratifica-se, portanto, que a alternativa “C” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.

   

_______________

Fonte consultada:

*¹BOLETIM CLÍNICO - NÚMERO 7 - OUTUBRO/1999. Disponível em https://bit.ly/3sCKfCE

LEPINE, Claude (1974). O Inconsciente na Antropologia de Levi-Strauss. São Paulo: Editora Ática.

Oliveira, A.  (2015). Psicose, Neurose e Perversão. Disponível em https://abre.ai/co1E . Acesso em 18 de set de 2018.

2065) A principal forma de psicose, por sua frequência e sua importância clínica, é certamente a:

  • A) Depressão.
  • B) Esquizofrenia.
  • C) Transtorno de Ansiedade Generalizada.
  • D) Fobia Social.
  • E) Transtorno Obsessivo Compulsivo.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Esquizofrenia.

 

A principal forma de psicose, por sua frequência e sua importância clínica, é certamente a:

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"ESQUIZOFRENIA

 

A principal forma de psicose, por sua freqüência e sua importância clínica, é certamente a esquizofrenia (Tsuang; Stone; Faraone. 2000). Considera-se que alguns alguns sintomas são muito significativos para o diagnóstico da esquizofrenia (Tandon; Greden, 1987), particularmente aqueles que Kurt Schneider (1887-1967) denominou 'sintomas de primeira ordem'."

 

Fonte: "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" (Dalgalarrondo)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra B.

 

As outras alternativas não apresentam outros transtornos psicóticos citados por Dalgalarrondo como Transtorno Delirante (Paranóia), Esquizofrenia Tardia (Parafrenia), Psicoses Breves, Reativas ou Psicogênicas.


a)  Depressão.
b)  Esquizofrenia.
c)  Transtorno de Ansiedade Generalizada.
d)  Fobia Social.
e)  Transtorno Obsessivo Compulsivo.

2066) As                         se caracterizam por dificuldades e conflitos intrapsíquicos e interpessoais que mantêm o sofrimento, a frustração, a angústia, o empobrecimento e a inadequação tanto do Eu como das relações interpessoais. Assinale a alternativa correta:

  • A) Depressão.
  • B) Paranoia.
  • C) Neuroses.
  • D) Psicoses.
  • E) Perversão.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) Neuroses.

  

As   ___________   se caracterizam por dificuldades e conflitos intrapsíquicos e interpessoais que mantêm o sofrimento, a frustração, a angústia, o empobrecimento e a inadequação tanto do Eu como das relações interpessoais. Assinale a alternativa correta:

 
 

Aluno, que tal conhecermos um pouco sobre o assunto, para então analisarmos as alternativas?! Para isso, considere a correção desta questão dividida em duas partes:

1) Conhecimento das Estruturas Psíquicas

2) Análise das alternativas

 
 

1) Conhecimento das Estruturas Psíquicas

 

Primeiramente, para a análise específica das alternativas trazidas pela questão, peço ao aluno que não deixe de acompanhar o recorte textual a seguir, importado da publicação de Dalgalarrondo (2008, p.320), atentando-se especialmente para os grifos em azul:

 

“As neuroses se caracterizam por dificuldades e conflitos intrapsíquicos e interpessoais que mantêm o sofrimento, a frustração, a angústia, o empobrecimento e a inadequação tanto do Eu como das relações interpessoais.”

 

Em segundo lugar, complementando o assunto trazido pela banca, destaca-se que em uma perspectiva antiga da psicopatologia (de concepção psicanalítica), o estudo dos sintomas psicológicos poderia ser compreendido através de três divisões básicas da estrutura psíquica: 1) Psicose, 2) Neurose e 3) Perversão. Cada uma das três estruturas possuiria seu próprio mecanismo de defesa. A seguir, acompanhe uma síntese correspondente a cada uma delas.

 

PSICOSE

 

Na Psicose, basicamente, ao rejeitar a realidade o sujeito passa a criar versões distorcidas da mesma. A psicose divide-se em três subestruturas: 1.1) paranoia (é o outro que persegue); 1.2) autismo (é o outro que “quase” não existe);  e 1.3) esquizofrenia (o outro é visto de forma distorcida, por exemplo: como um monstro). A psicose possui como mecanismo de defesa a foraclusão ou forclusão. No caso, o indivíduo “fora/inclui”, ou seja, a pessoa rejeita (exclui) a realidade, criando (incluindo) versões delirantes, fantasiosas ou alucinatórias.

OBS: a inclusão do autismo na estrutura psicose atualmente é contestada por diversas correntes epistemológicas, principalmente, após as reformulações advindas sobre o assunto a partir do DSM-V.

 

NEUROSE

 

Na Neurose, basicamente, a pessoa retém ou ignora para si mesma o problema. A neurose divide-se em três subestruturas: 2.1) histeria (reclamações extenuantes, caracterizando angústia permanente); 2.2) neurose obsessiva (também há reclamações, mas nesse caso existem tentativas de organização do ambiente a fim de fugir do problema, havendo angústia de mudança) e; 3.2) fobia (nesse caso, a angústia se relaciona a uma situação específica, provocando tensão contínua). O mecanismo de defesa da neurose é o recalque ou repressão, ou seja, o neurótico ao procurar reter ou manter ignorado o problema, acaba mantendo o conteúdo problemático reprimido ou recalcado.

 

PERVERSÃO

 

Na Perversão, a estrutura não é dividida, apesar disso inclui manifestações como sadismo, masoquismo e fetichismo, etc. A pessoa busca o prazer de forma contínua, praticamente de maneira desenfreada. A perversão possui como mecanismo de defesa a denegação (a pessoa nega que suas perversões sejam anômalas ou causem sofrimento).

   


 

Análise das alternativas

 

a)  Depressão.

INCORRETA. Para consulta do gabarito da questão, vide LETRA “B”.

   

b)  Paranoia.

INCORRETA. Vide tópico explicativo supracitado.

   

c)  Neuroses.

CORRETA. A alternativa identifica a nomenclatura requisitada pelo enunciado, sendo também corroborada por literatura supracitada, portanto, opção CERTA.

 

d)  Psicoses.

INCORRETA. Vide tópico explicativo supracitado.

 

e)  Perversão.

INCORRETA. Vide tópico explicativo supracitado.

   

_______________

Fonte consultada:

DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais. Porto Alegre: Artmed, 2008. 

OLIVEIRA, A.  (2015). Psicose, Neurose e Perversão. Disponível em https://abre.ai/co1E . Acesso em 18 de set de 2018.

2067) A psicopatologia pode ser definida como:

  • A) Própria definição do que é saúde e doença mental.
  • B) O ramo da ciência que trata da natureza essencial da doença mental suas causas, as mudanças estruturais e funcionais associadas a ela e suas formas de manifestação (Campbell,1986).
  • C) O fenômeno da percepção que é baseado pela busca constante da simetria pois é o ponto que compõe uma figura.
  • D) O sistema que reconhece o mundo nas várias modalidades sensoriais (auditiva, visual, tátil, olfativa, etc.) e integra tais informações ambientais em um todo coerente.
  • E) É um ramo da ciência médica especializada em cuidar de doenças psicossomáticas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) O ramo da ciência que trata da natureza essencial da doença mental suas causas, as mudanças estruturais e funcionais associadas a ela e suas formas de manifestação (Campbell,1986).

 

A psicopatologia pode ser definida como:

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Campbell (1986) define a psicopatologia como o ramo da ciência que trata da natureza essencial da doença mental - suas causas, as mudanças estruturais e funcionais associadas a ela e suas formas de manifestação. Entretanto, nem todo estudo psicopatológico segue a rigor os ditames de uma ciência sensu strictu. A psicopatologia, em acepção mais ampla, pode ser definida como o conjunto de conhecimentos referentes ao adoecimento mental do ser humano. É um conhecimento que se esforça por ser sistemático, elucidativo e desmistificante. Como conhecimento que visa ser científico, não inclui critérios de valor, nem aceita dogmas ou verdades a priori."

 

Fonte: "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" (Dalgalarrondo)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra B.


a)  Própria definição do que é saúde e doença mental. (conceito de normalidade)
 

b)  O ramo da ciência que trata da natureza essencial da doença mental suas causas, as mudanças estruturais e funcionais associadas a ela e suas formas de manifestação (Campbell,1986).


c)  O fenômeno da percepção que é baseado pela busca constante da simetria pois é o ponto que compõe uma figura. (frase não citada por Dalgalarrondo)
 

d)  O sistema que reconhece o mundo nas várias modalidades sensoriais (auditiva, visual, tátil, olfativa, etc.) e integra tais informações ambientais em um todo coerente. (conceito de sistema de recepção, elaboração e conservação de informações) 


e)  É um ramo da ciência médica especializada em cuidar de doenças psicossomáticas. (frase não citada por Dalgalarrondo)

2068) O transtorno do desenvolvimento intelectual (DSM-5)

  • A) é um transtorno afetivo.
  • B) é um transtorno motor.
  • C) possui quatro níveis de gravidade: muito leve, leve, moderada e grave.
  • D) inclui déficits funcionais, sendo intelectuais e adaptativos, nos domínios conceitual, social e prático.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) inclui déficits funcionais, sendo intelectuais e adaptativos, nos domínios conceitual, social e prático.

 

O transtorno do desenvolvimento intelectual (DSM-5)

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Deficiência Intelectual (Transtorno do Desenvolvimento Intelectual)

 

Critérios Diagnósticos

 

Deficiência intelectual (transtorno do desenvolvimento intelectual) é um transtorno com início no período do desenvolvimento que inclui déficits funcionais, tanto intelectuais quanto adaptativos, nos domínios conceitual, social e prático. Os três critérios a seguir devem ser preenchidos:

 

A. Déficits em funções intelectuais como raciocínio, solução de problemas, planejamento, pensamento abstrato, juízo, aprendizagem acadêmica e aprendizagem pela experiência confirmados tanto pela avaliação clínica quanto por testes de inteligência padronizados e individualizados.

 

B. Déficits em funções adaptativas que resultam em fracasso para atingir padrões de desenvolvimento e socioculturais em relação a independência pessoal e responsabilidade social. Sem apoio continuado, os déficits de adaptação limitam o funcionamento em uma ou mais atividades diárias, como çomunicação, participação social e vida independente, e em múltiplos ambientes, como em casa, na escola, no local de trabalho e na comunidade.

 

C. Início dos déficits intelectuais e adaptativos durante o período do desenvolvimento.

 

Especificar a gravidade atual (ver Tabela 1):


317 (F70) Leve
318.0   (F71) Moderada
318.1   (F72) Grave
318.2   (F73) Profunda"

 

Fonte: "DSM-V"

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra D.


a)  é um transtorno afetivo.


b)  é um transtorno motor.


c)  possui quatro níveis de gravidade: muito leve, leve, moderada e grave.


d)  inclui déficits funcionais, sendo intelectuais e adaptativos, nos domínios conceitual, social e prático.

2069) Sobre os tipos de transtornos do neurodesenvolvimento, segundo o DSM-5, sabe-se que:

  • A) o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e o transtorno do espectro autista dispensam diagnóstico diferenciado.
  • B) o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade apresenta três subtipos.
  • C) o transtorno do desenvolvimento intelectual tem critérios muito específicos e o diagnóstico pode ser feito observando dificuldades de linguagem e escrita.
  • D) o transtorno do desenvolvimento intelectual sempre está em comorbidade com o transtorno do espectro autista.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade apresenta três subtipos.

 

Sobre os tipos de transtornos do neurodesenvolvimento, segundo o DSM-5, sabe-se que:


a)  o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e o transtorno do espectro autista dispensam diagnóstico diferenciado.
 

O DSM-V cita o Transtorno do Espectro Autista para o diagnóstico diferencial. Veja:

 

"Diagnóstico Diferencial

(...)

Transtorno do espectro autista. Indivíduos com TDAH e aqueles com transtorno do espectro autista exibem desatenção, disfunção social e comportamento de difícil manejo. A disfunção social e a rejeição pelos pares encontradas em pessoas com TDAH devem ser diferenciadas da falta de envolvimento social, do isolamento e da indiferença a pistas de comunicação faciais e de tonalidade encontrados em indivíduos com transtorno do espectro autista. Crianças com transtorno do espectro autista podem ter ataques de raiva devido a incapacidade de tolerar mudanças no curso dos eventos esperado por elas. Em contraste, crianças com TDAH podem se comportar mal ou ter um ataque de raiva durante alguma transição importante devido a impulsividade ou autocontrole insatisfatório."

 

Fonte: "DSM-V"

 

Assertiva Falsa.

 

b)  o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade apresenta três subtipos.

 

Essa é a alternativa que está de acordo com o DSM-V. Observe:

 

"Determinar o subtipo:

 

314.1 (F90.2) Apresentação combinada: Se tanto o Critério A1 (desatenção) quanto
Critério A2 (hiperatividade-impulsividade) são preenchidos nos últimos 6 meses.

 

314.0 (F90.0) Apresentação predominantemente desatenta: Se o Critério A1 (desatenção) preenchido, mas o Critério A2 (hiperatividade-impulsividade) não é preenchido nos últimos 6 meses.

 

314.1 (F90.1) Apresentação predominantemente hiperativa/impulsiva: Se o Critério A2 (hiperatividade-impulsividade) é preenchido, e o Critério A1 (desatenção) não é preenchido nos últimos 6 meses."

 

Fonte: DSM-V

 

Assertiva Correta.


c)  o transtorno do desenvolvimento intelectual tem critérios muito específicos e o diagnóstico pode ser feito observando dificuldades de linguagem e escrita.

 

Veja os critérios necessários para diagnosticar esse transtorno:

 

"Deficiência Intelectual (Transtorno do Desenvolvimento Intelectual)

 

Critérios Diagnósticos

 

Deficiência intelectual (transtorno do desenvolvimento intelectual) é um transtorno com início no período do desenvolvimento que inclui déficits funcionais, tanto intelectuais quanto adaptativos, nos domínios conceitual, social e prático. Os três critérios a seguir devem ser preenchidos:

 

A. Déficits em funções intelectuais como raciocínio, solução de problemas, planejamento, pensamento abstrato, juízo, aprendizagem acadêmica e aprendizagem pela experiência confirmados tanto pela avaliação clínica quanto por testes de inteligência padronizados e individualizados.

 

B. Déficits em funções adaptativas que resultam em fracasso para atingir padrões de desenvolvimento e socioculturais em relação a independência pessoal e responsabilidade social. Sem apoio continuado, os déficits de adaptação limitam o funcionamento em uma ou mais atividades diárias, como çomunicação, participação social e vida independente, e em múltiplos ambientes, como em casa, na escola, no local de trabalho e na comunidade.

 

C. Início dos déficits intelectuais e adaptativos durante o período do desenvolvimento."

 

Fonte: "DSM-V"

 

Assertiva Falsa.​​​​​​​


d)  o transtorno do desenvolvimento intelectual sempre está em comorbidade com o transtorno do espectro autista.

 

O Transtorno do Espectro Autista é um possível transtorno comórbido, não é sempre.

 

"Os transtornos mentais e do neurodesenvolvimento comórbidos mais comuns são transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, transtornos depressivo e bipolar, transtornos de ansiedade, transtorno do espectro autista, transtorno do movimento estereotipado (com ou sem comportamento autolesivo), transtornos do controle de impulsos e transtorno neurocognitivo maior. Um transtorno depressivo maior pode ocorrer nos diferentes níveis de gravidade da deficiência intelectual. Comportamento autolesivo requer imediata atenção diagnostica, podendo gerar diagnóstico separado de transtorno do movimento estereotipado."

 

Fonte: "DSM-V"

 

Assertiva Falsa.​​​​​​​

 

Portanto, encontramos a resposta na Letra B.

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2070) Segundo o DSM-5, o transtorno do espectro autista apresenta prejuízos persistentes na comunicação social recíproca e interação social e, ainda, padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Os sintomas estão presentes desde a infância e limitam ou prejudicam o funcionamento diário. Neste contexto, o termo “espectro” refere-se:

  • A) ao fato de que as manifestações do transtorno variam muito, dependendo da gravidade da condição autista, do nível de desenvolvimento e da idade cronológica.
  • B) à observação de que a criança com autismo vive seu mundo particular como numa imagem de espelho, sem enxergar o outro.
  • C) ao fato de existirem diferentes tipos de autismos, sendo que alguns tipos são genéticos.
  • D) à observação de que o autista vive como um fantasma, como se não fosse pessoa real.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) ao fato de que as manifestações do transtorno variam muito, dependendo da gravidade da condição autista, do nível de desenvolvimento e da idade cronológica.

 

Segundo o DSM-5, o transtorno do espectro autista apresenta prejuízos persistentes na comunicação social recíproca e interação social e, ainda, padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Os sintomas estão presentes desde a infância e limitam ou prejudicam o funcionamento diário. Neste contexto, o termo “espectro” refere-se:

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"As características essenciais do transtorno do espectro autista são prejuízo persistente na co- municação social recíproca e na interação social (Critério A) e padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades (Critério B). Esses sintomas estão presentes desde o início da infância e limitam ou prejudicam o funcionamento diário (Critérios C e D). O estágio em em que o prejuízo funcional fica evidente irá variar de acordo com características do indivíduo e seu ambiente. Características diagnósticas nucleares estão evidentes no período do desenvolvimento, mas intervenções, compensações e apoio atual podem mascarar as dificuldades, pelo menos em alguns contextos. Manifestações do transtorno também variam muito dependendo da gravidade da condição autista, do nível de desenvolvimento e da idade cronológica; daí o uso do termo espectro. O transtorno do espectro autista engloba transtornos antes chamados de autismo infantil precoce, autismo infantil, autismo de Kanner, autismo de alto funcionamento, autismo atípico, transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação, transtorno desintegrativo da infância e transtorno de Asperger."

 

Fonte: "DSM-V"

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra A.


a)  ao fato de que as manifestações do transtorno variam muito, dependendo da gravidade da condição autista, do nível de desenvolvimento e da idade cronológica.


b)  à observação de que a criança com autismo vive seu mundo particular como numa imagem de espelho, sem enxergar o outro.


c)  ao fato de existirem diferentes tipos de autismos, sendo que alguns tipos são genéticos.


d)  à observação de que o autista vive como um fantasma, como se não fosse pessoa real.

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