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Questões Sobre Psicopatologia - Psicologia - concurso

2071) A característica essencial do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade/impulsividade que interfere no funcionamento ou no desenvolvimento da pessoa. Nesses casos, segundo o DSM-5, o diagnóstico exige

  • A) a constatação da baixa capacidade de compreensão.
  • B) a presença de vários sintomas antes dos 12 anos de idade.
  • C) a comprovação da constante hiperatividade motora.
  • D) a presença de impulsividade associada ao comportamento opositor.

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A alternativa correta é letra B) a presença de vários sintomas antes dos 12 anos de idade.

 

A característica essencial do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade/impulsividade que interfere no funcionamento ou no desenvolvimento da pessoa. Nesses casos, segundo o DSM-5, o diagnóstico exige

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade
Critérios Diagnósticos

 

A. Um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento e no desenvolvimento, conforme caracterizado por (1) e/ou (2):

 

1. Desatenção: Seis (ou mais) dos seguintes sintomas persistem por pelo menos seis meses em um grau que é inconsistente com o nível do desenvolvimento e têm impacto negativo diretamente nas atividades sociais e acadêmicas/profissionais:

 

Nota: Os sintomas não são apenas uma manifestação de comportamento opositor, desafio, hostilidade ou dificuldade para compreender tarefas ou instruções. Para adolescentes mais velhos e adultos (17 anos ou mais), pelo menos cinco sintomas são necessários.

 

a. Frequentemente não presta atenção em detalhes ou comete erros por descuido em tarefas escolares, no trabalho ou durante outras atividades (p. ex., negligencia ou deixa passar detalhes, o trabalho é impreciso).

 

b. Frequentemente tem dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas (p. ex., dificuldade de manter o foco durante aulas, conversas ou leituras prolongadas).

 

c. Frequentemente parece não escutar quando alguém lhe dirige a palavra diretamente (p. ex., parece estar com a cabeça longe, mesmo na ausência de qualquer distração óbvia).

 

d. Frequentemente não segue instruções até o fim e não consegue terminar trabalhos escolares, tarefas ou deveres no local de trabalho (p. ex., começa as tarefas, mas rapidamente perde o foco e facilmente perde o rumo).

 

e. Frequentemente tem dificuldade para organizar tarefas e atividades (p. ex., dificuldade em gerenciar tarefas seqüenciais; dificuldade em manter materiais e objetos pessoais em ordem; trabalho desorganizado e desleixado; mau gerenciamento do tempo; dificuldade em cumprir prazos).

 

f. Frequentemente evita, não gosta ou reluta em se envolver em tarefas que exijam esforço mental prolongado (p. ex., trabalhos escolares ou lições de casa; para adolescentes mais velhos e adultos, preparo de relatórios, preenchimento de formulários, revisão de trabalhos longos).

 

g. Frequentemente perde coisas necessárias para tarefas ou atividades (p. ex., materiais escolares, lápis, livros, instrumentos, carteiras, chaves, documentos, óculos, celular).

 

h. Com frequência é facilmente distraído por estímulos externos (para adolescentes mais velhos e adultos, pode incluir pensamentos não relacionados).

 

i. Com frequência é esquecido em relação a atividades cotidianas (p. ex., realizar tarefas, obrigações; para adolescentes mais velhos e adultos, retornar ligações, pagar contas, manter horários agendados).

 

2. Hiperatividade e impulsividade: Seis (ou mais) dos seguintes sintomas persistem por pelo
menos seis meses em um grau que é inconsistente com o nível do desenvolvimento e tem impacto negativo diretamente nas atividades sociais e acadêmicas/profissionais:

 

Nota: Os sintomas não são apenas uma manifestação de comportamento opositor, desafio, hostilidade ou dificuldade para compreender tarefas ou instruções. Para adolescentes mais velhos e adultos (17 anos ou mais), pelo menos cinco sintomas são necessários.

 

a. Frequentemente remexe ou batuca as mãos ou os pés ou se contorce na cadeira.

 

b. Frequentemente levanta da cadeira em situações em que se espera que permaneça sentado (p. ex., sai do seu lugar em sala de aula, no escritório ou em outro local de trabalho ou em outras situações que exijam que se permaneça em um mesmo lugar).

 

c. Frequentemente corre ou sobe nas coisas em situações em que isso é inapropriado. (Nota: Em adolescentes ou adultos, pode se limitar a sensações de inquietude.)

 

d. Com frequência é incapaz de brincar ou se envolver em atividades de lazer calmamente.

 

e. Com frequência "não para", agindo como se estivesse "com o motor ligado" (p. ex., não consegue ou se sente desconfortável em ficar parado por muito tempo, como em restaurantes, reuniões; outros podem ver o indivíduo como inquieto ou difícil de acompanhar).

 

f. Frequentemente fala demais.

 

g. Frequentemente deixa escapar uma resposta antes que a pergunta tenha sido concluída (p. ex., termina frases dos outros, não consegue aguardar a vez de falar).

 

h. Frequentemente tem dificuldade para esperar a sua vez (p.ex., aguardar em uma fila).

 

i. Frequentemente interrompe ou se intromete (p. ex., mete-se nas conversas, jogos ou atividades; pode começar a usar as coisas de outras pessoas sem pedir ou receber permissão; para adolescentes e adultos, pode intrometer-se em ou assumir o controle sobre o que outros estão fazendo).

 

B. Vários sintomas de desatenção ou hiperatividade-impulsividade estavam presentes antes dos 12 anos de idade.

 

C. Vários sintomas de desatenção ou hiperatividade-impulsividade estão presentes em dois ou mais ambientes (p. ex., em casa, na escola, no trabalho; com amigos ou parentes; em outras atividades).

 

D. Há evidências claras de que os sintomas interferem no funcionamento social, acadêmico ou profissional ou de que reduzem sua qualidade.

 

E. Os sintomas não ocorrem exclusivamente durante o curso de esquizofrenia ou outro transtorno psicótico e não são mais bem explicados por outro transtorno mental (p. ex., transtorno do humor, transtorno de ansiedade, transtorno dissociativo, transtorno da personalidade, intoxicação ou abstinência de substância)."

 

Fonte: DSM-V

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra B.


a)  a constatação da baixa capacidade de compreensão.


b)  a presença de vários sintomas antes dos 12 anos de idade.


c)  a comprovação da constante hiperatividade motora.


d)  a presença de impulsividade associada ao comportamento opositor.

2072) No TDAH, o subtipo hiperativo é caracterizado pela

  • A) apresentação combinada: se tanto o Critério A1 (desatenção) quanto o Critério A2 (hiperatividadeimpulsividade) são preenchidos nos últimos três meses – 314.1 (F90.2).
  • B) apresentação predominantemente desatenta: se o Critério A1 (desatenção) é preenchido, mas o Critério A2 (hiperatividade-impulsividade) ausente nos últimos três meses – 314.0 (F90.0).
  • C) apresentação predominantemente hiperativa/impulsiva: se o Critério A2 (hiperatividade-impulsividade) é preenchido e o Critério A1 (desatenção) ausente nos últimos seis meses – 314.1 (F90.1).
  • D) apresentação hiperativa/impulsiva: se o Critério A2 (hiperatividade-impulsividade) é preenchido, o Critério A1 (desatenção) ausente com diagnóstico anterior de comportamento desafiante e opositor – 314.1 (F90.1).

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A alternativa correta é letra C) apresentação predominantemente hiperativa/impulsiva: se o Critério A2 (hiperatividade-impulsividade) é preenchido e o Critério A1 (desatenção) ausente nos últimos seis meses – 314.1 (F90.1).

 

No TDAH, o subtipo hiperativo é caracterizado pela

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade

(...)

 

Determinar o subtipo:


314.1 (F90.2) Apresentação combinada: Se tanto o Critério A1 (desatenção) quanto o Critério A2 (hiperatividade-impulsividade) são preenchidos nos últimos 6 meses.


314.0 (F90.0) Apresentação predominantemente desatenta: Se o Critério A1 (desatenção) é preenchido, mas 0 Critério A2 (hiperatividade-impulsividade) não é preenchido nos últimos 6 meses.


314.1 (F90.1) Apresentação predominantemente hiperativa/impulsiva: Se o Critério A2 (hiperatividade-impulsividade) é preenchido, e o Critério A1 (desatenção) não é preenchido nos últimos 6 meses."

 

Fonte: DSM-V

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra C.


a)  apresentação combinada: se tanto o Critério A1 (desatenção) quanto o Critério A2 (hiperatividadeimpulsividade) são preenchidos nos últimos três meses – 314.1 (F90.2).


b)  apresentação predominantemente desatenta: se o Critério A1 (desatenção) é preenchido, mas o Critério A2 (hiperatividade-impulsividade) ausente nos últimos três meses – 314.0 (F90.0).


c)  apresentação predominantemente hiperativa/impulsiva: se o Critério A2 (hiperatividade-impulsividade) é preenchido e o Critério A1 (desatenção) ausente nos últimos seis meses – 314.1 (F90.1).


d)  apresentação hiperativa/impulsiva: se o Critério A2 (hiperatividade-impulsividade) é preenchido, o Critério A1 (desatenção) ausente com diagnóstico anterior de comportamento desafiante e opositor – 314.1 (F90.1).

2073) As pessoas diagnosticadas com TDAH, em razão das consequências funcionais que esse transtorno provoca, são mais susceptíveis

  • A) aos acidentes e às violações de trânsito.
  • B) aos baixos níveis de escolaridade em virtude da baixa renda familiar.
  • C) à resistência ao uso de substâncias químicas.
  • D) aos transtornos da bipolaridade.

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A alternativa correta é letra A) aos acidentes e às violações de trânsito.

 

As pessoas diagnosticadas com TDAH, em razão das consequências funcionais que esse transtorno provoca, são mais susceptíveis
 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Conseqüências Funcionais do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade

 

O TDAH está associado a desempenho escolar e sucesso acadêmico reduzidos, rejeição social e, nos adultos, a piores desempenho, sucesso e assiduidade no campo profissional e a maior probabilidade de desemprego, além de altos níveis de conflito interpessoal. Crianças com TDAH apresentam uma probabilidade significativamente maior do que seus pares para desenvolver transtorno da conduta na adolescência e transtorno da personalidade antissocial na idade adulta, aumentando, assim, a probabilidade de transtornos por uso de substâncias e prisão. O risco subsequente para transtornos por uso posterior de substâncias alto, especialmente quando se desenvolve transtorno da conduta ou transtorno da personalidade antissocial. Indivíduos com TDAH são mais propensos a sofrer lesões do que seus colegas. Acidentes e violações de trânsito são mais freqüentes em condutores com o transtorno. Pode haver probabilidade aumentada de obesidade entre indivíduos com TDAH.

 

Autodeterminação variável ou inadequada a tarefas que exijam esforço prolongado frequentemente é interpretada pelos outros como preguiça, irresponsabilidade ou falta de cooperação. As relações familiares podem se caracterizar por discórdia e interações negativas. As relações com os pares costumam ser conturbadas devido a rejeição por parte daqueles, negligência ou provocações em relação ao indivíduo com TDAH.

 

Em média, pessoas com o transtorno alcançam escolaridade menor, menos sucesso profissional e escores intelectuais reduzidos na comparação com seus pares, embora exista grande variabilidade. Em sua forma grave, transtorno é marcadamente prejudicial, afetando a adaptação social, familiar e escolar/profissional.

 

Déficits acadêmicos, problemas escolares e negligência pelos colegas tendem a estar principalmente associados a sintomas elevados de desatenção, ao passo que rejeição por colegas e, em menor grau, lesões acidentais são mais proeminentes com sintomas acentuados de hiperatividade ou impulsividade."

 

Fonte: DSM-V

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra A.

 

a)  aos acidentes e às violações de trânsito.


b)  aos baixos níveis de escolaridade em virtude da baixa renda familiar.


c)  à resistência ao uso de substâncias químicas.


d)  aos transtornos da bipolaridade.

2074) Segundo o DSM-5, a característica essencial do Transtorno de Estresse Pós-traumático é o desenvolvimento de sintomas característicos após a exposição a um ou mais eventos traumáticos. No caso de crianças com seis anos ou menos, o DSM-5 descreve vários sintomas, dentre os quais,

  • A) a busca de estímulos que tragam a lembrança do evento traumático.
  • B) a sociabilidade progressiva.
  • C) a personificação e a realização.
  • D) a frequência de estados emocionais negativos, como culpa, tristeza e vergonha.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) a frequência de estados emocionais negativos, como culpa, tristeza e vergonha.

 

Segundo o DSM-5, a característica essencial do Transtorno de Estresse Pós-traumático é o desenvolvimento de sintomas característicos após a exposição a um ou mais eventos traumáticos. No caso de crianças com seis anos ou menos, o DSM-5 descreve vários sintomas, dentre os quais,

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Transtorno de estresse pós-traumático em crianças de 6 anos ou menos
 

A. Em crianças de 6 anos ou menos, exposição a episódio concreto ou ameaça de morte, lesão grave ou violência sexual em uma (ou mais) das seguintes formas:


1. Vivenciar diretamente o evento traumático.


2. Testemunhar pessoalmente o evento ocorrido com outras pessoas, especialmente cuidadores primários.
Nota: O testemunho não inclui eventos vistos apenas em mídia eletrônica, televisão, filmes ou fotografias.


3. Saber que 0 evento traumático ocorreu com pai/mãe ou cuidador.


B. Presença de um (ou mais) dos seguintes sintomas intrusivos associados ao evento traumático, começando depois de sua ocorrência:


1. Lembranças intrusivas angustiantes, recorrentes e involuntárias do evento traumático.
Nota: Lembranças espontâneas e intrusivas podem não parecer necessariamente angustiantes e podem ser expressas como reencenação em brincadeiras.

 

2. Sonhos angustiantes recorrentes nos quais 0 conteúdo e/ou a emoção do sonho estão relacionados ao evento traumático.

 

Nota: Pode não ser possível determinar que o conteúdo assustador está relacionado ao evento traumático.

 

3. Reações dissociativas (p. ex., flashbacks) nas quais a criança sente ou age como se o evento traumático estivesse acontecendo novamente. (Essas reações podem ocorrer em um continuum, com a expressão mais extrema manifestada como uma perda completa da percepção do ambiente ao redor.) Essa reencenação específica do trauma pode ocorrer na brincadeira.

 

4. Sofrimento psicológico intenso ou prolongado ante a exposição a sinais internos ou externos que simbolizem ou se assemelhem a algum aspecto do evento traumático.


5. Reações fisiológicas intensas a lembranças do evento traumático.

 

C. Um (ou mais) dos seguintes sintomas, representando evitação persistente de estímulos associados ao evento traumático ou alterações negativas em cognições e no humor associadas ao evento traumático, deve estar presente, começando depois do evento ou piorando após sua ocorrência.

 

Evitação persistente de estímulos

 

1. Evitação ou esforços para evitar atividades, lugares ou lembranças físicas que despertem recordações do evento traumático.

 

2. Evitação ou esforços para evitar pessoas, conversas ou situações interpessoais que despertem recordações do evento traumático.


Alterações negativas em cognições


3. Frequência substancialmente maior de estados emocionais negativos (p. ex., medo, culpa, tristeza, vergonha, confusão).
4. Interesse ou participação bastante diminuídos em atividades significativas, incluindo redução do brincar.
5. Comportamento socialmente retraído.
6. Redução persistente na expressão de emoções positivas.

 

D. Alterações na excitação e na reatividade associadas ao evento traumático, começando ou piorando depois de sua ocorrência, conforme evidenciado por dois (ou mais) dos seguintes aspectos:

 

1. Comportamento irritadiço ou surtos de raiva (com pouca ou nenhuma provocação) geralmente manifestados como agressão verbal ou física em relação a pessoas ou objetos (incluindo acessos de raiva extremos).
2. Hipervigilância.
3. Respostas de sobressalto exageradas.
4. Problemas de concentração.
5. Perturbação do sono (p. ex., dificuldade em iniciar ou manter o sono, ou sono agitado).

 

E. A perturbação dura mais de um mês.

 

F. A perturbação causa sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo nas relações com pais, irmãos, amigos ou outros cuidadores ou no comportamento na escola.

 

G. A perturbação não se deve aos efeitos fisiológicos de uma substância (p. ex., medicamento ou álcool) ou a outra condição médica."

 

Fonte: DSM-V

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra D.


a)  a busca de estímulos que tragam a lembrança do evento traumático.
b)  a sociabilidade progressiva.
c)  a personificação e a realização.
d)  a frequência de estados emocionais negativos, como culpa, tristeza e vergonha.

2075) O transtorno específico da aprendizagem é um transtorno do neurodesenvolvimento com origem biológica que é a base das anormalidades no nível cognitivo às quais são associadas com as manifestações comportamentais. Segundo o DSM-5, sua origem biológica deriva da interação dos fatores

  • A) neurológicos e psicológicos, decorrentes de traumas vividos precocemente.
  • B) genéticos, epigenéticos e ambientais.
  • C) psiquiátricos e sociais.
  • D) congênitos e endócrinos.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) genéticos, epigenéticos e ambientais.

 

O transtorno específico da aprendizagem é um transtorno do neurodesenvolvimento com origem biológica que é a base das anormalidades no nível cognitivo às quais são associadas com as manifestações comportamentais. Segundo o DSM-5, sua origem biológica deriva da interação dos fatores

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Características Diagnosticas


O transtorno específico da aprendizagem é um transtorno do neurodesenvolvimento com uma origem biológica que é a base das anormalidades no nível cognitivo as quais são associadas com as manifestações comportamentais. A origem biológica inclui uma interação de fatores genéticos, epigenéticos e ambientais que influenciam a capacidade do cérebro para perceber ou processar informações verbais ou não verbais com eficiência e exatidão."

 

Fonte: DSM-V

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra B.


a)  neurológicos e psicológicos, decorrentes de traumas vividos precocemente.
b)  genéticos, epigenéticos e ambientais.
c)  psiquiátricos e sociais.
d)  congênitos e endócrinos.

2076) A melhor definição de dislexia é:

  • A) transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a capacidade intelectual do cérebro.
  • B) transtorno específico da atenção.
  • C) transtorno específico da aprendizagem, com prejuízo da leitura, da escrita e do raciocínio matemático.
  • D) déficit intelectual que prejudica a capacidade de escrever corretamente.

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A alternativa correta é letra C) transtorno específico da aprendizagem, com prejuízo da leitura, da escrita e do raciocínio matemático.

 

A melhor definição de dislexia é:

 

A questão pode ser respondida com o seguinte texto:

 

"Transtorno Específico da Aprendizagem

(...)

 

D. As dificuldades de aprendizagem não podem ser explicadas por deficiências intelectuais, acuidade visual ou auditiva não corrigida, outros transtornos mentais ou neurológicos, adversidade psicossocial, falta de proficiência na língua de instrução acadêmica ou instrução educacional inadequada.

(...)

Nota: Dislexia é um termo alternativo usado em referência a um padrão de dificuldades de aprendizagem caracterizado por problemas no reconhecimento preciso ou fluente de palavras, problemas de decodificação e dificuldades de ortografia. Se o termo dislexia for usado para especificar esse padrão particular de dificuldades, é importante também especificar quaisquer dificuldades adicionais que estejam presentes, tais como dificuldades na compreensão da leitura ou no raciocínio matemático.

(...)

O transtorno específico da aprendizagem combina os diagnósticos do DSM-IV de transtorno da leitura, transtorno da matemática, transtorno da expressão escrita e transtorno da aprendizagem  em outra especificação. Os déficits de aprendizagem nas áreas de leitura, expressão escrita e matemática estão codificados como especificadores separados. É feito o reconhecimento, ao longo do texto, de que tipos específicos de déficits da leitura são descritos internacionalmente de várias formas como dislexia e tipos específicos de déficits em matemática como discalculia."

 

Fonte: DSM-V

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra C.

 

Observação: é possível abrir recurso contra a questão, pois entra em contradição com outras definições. Por exemplo, o prejuízo do raciocínio matemático pode ser definido como discalculia.


a)  transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a capacidade intelectual do cérebro.


b)  transtorno específico da atenção.


c)  transtorno específico da aprendizagem, com prejuízo da leitura, da escrita e do raciocínio matemático.


d)  déficit intelectual que prejudica a capacidade de escrever corretamente.

2077) O transtorno de conduta tem, como característica, um padrão de comportamento repetitivo e persistente, no qual são violados os direitos básicos de outras pessoas ou normas ou regras sociais relevantes. Tal característica faz com que um adolescente com transtorno de conduta seja um possível usuário de alguns serviços e programas do SUAS, específicos para sua faixa etária na esfera municipal, tais como

  • A) o Sistema Prisional e a Justiça Restaurativa.
  • B) o Benefício de Prestação Continuada e a Casa do Albergado.
  • C) o Manicômio Judiciário e a Medida de Segurança.
  • D) o CREAS e a Liberdade Assistida.

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A alternativa correta é letra D) o CREAS e a Liberdade Assistida.

 

O transtorno de conduta tem, como característica, um padrão de comportamento repetitivo e persistente, no qual são violados os direitos básicos de outras pessoas ou normas ou regras sociais relevantes. Tal característica faz com que um adolescente com transtorno de conduta seja um possível usuário de alguns serviços e programas do SUAS, específicos para sua faixa etária na esfera municipal, tais como

 

Essa questão pode ser respondida com o seguinte texto:

 

"A Liberdade Assistida (LA), enfoque deste relato de experiência, constitui-se por ser medida socioeducativa aplicável aos adolescentes autores de atos infracionais, cumprida em meio aberto, isto é, sem que o jovem tenha privação de sua liberdade. Configurando-se em medida judicialmente imposta e de cumprimento obrigatório, a LA visa promover ações de caráter educativo de modo que o adolescente não rescinda na realização do ato infracional (Brito, 2007; Martins, 2000).  

 

Na realidade brasileira, o cumprimento das medidas deve estar para além da punição, apresentando caráter mediador e contribuindo para que os adolescentes em conflito com a lei se reorganizem perante a sociedade. A LA objetiva, especialmente, promover socialmente os jovens e suas famílias, orientando-os e inserindo-os, quando necessário, em programas de auxílio e assistência social, bem como empregando meios para profissionalizar o adolescente e inseri-lo no mercado de trabalho (Brasil, 1990).  

 

Atendendo a princípios norteadores apontados pelo ECA, pelo Sinase e pelo Suas, inúmeros municípios desenvolvem atividades com jovens em LA através dos órgãos de assistência social, como no caso do CREAS. Essa instituição configura-se como unidade pública e estatal, que oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos humanos, como no caso de violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas e, em especial, o cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, com o princípio de proporcionar ambiente de acolhida e escuta especializada (Brasil, 2011)."

 

Fonte: "Psicologia e adolescentes em conflito com a lei: reflexões a partir do estágio" (Rossato e Souza)

 

Com isso, encontramos a alternativa correta na Letra D.

 

Observação: o sistema prisional, justiça restaurativa, manicômio judiciário, casa do albergado e medida de segurança não estão associados especificamente ao SUAS. O Benefício de Prestação continuada faz parte do SUAS, mas não está relacionado com o que foi solicitado pela questão.


a)  o Sistema Prisional e a Justiça Restaurativa.
b)  o Benefício de Prestação Continuada e a Casa do Albergado.
c)  o Manicômio Judiciário e a Medida de Segurança.
d)  o CREAS e a Liberdade Assistida.

2078) De acordo com o DSM-5, a característica essencial do transtorno por uso de substâncias consiste em:

  • A) agrupamento de sintomas cognitivos, comportamentais e fisiológicos, indicando o uso contínuo de substâncias.
  • B) tolerância definida pela capacidade do indivíduo de abster-se do uso da substância.
  • C) recaída ligada à dificuldade moral do indivíduo.
  • D) sintomas de abstinência relacionados ao tipo de personalidade individual.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) agrupamento de sintomas cognitivos, comportamentais e fisiológicos, indicando o uso contínuo de substâncias.

 

De acordo com o DSM-5, a característica essencial do transtorno por uso de substâncias consiste em:

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Transtornos por Uso de Substâncias
Características

 

A característica essencial de um transtorno por uso de substâncias consiste na presença de um agrupamento de sintomas cognitivos, comportamentais e fisiológicos indicando o uso contínuo pelo indivíduo apesar de problemas significativos relacionados à substância. Como se observa na Tabela 1, o diagnóstico de um transtorno por uso de substância pode se aplicar a todas as 10 classes inclusas neste capítulo, com exceção da cafeína. Para determinadas classes, alguns sintomas são menos salientes e, em uns poucos casos, nem todos os sintomas se manifestam (p. ex., não se especificam sintomas de abstinência para transtorno por uso de fenciclidina, transtorno por uso de outros alucinógenos nem transtorno por uso de inalantes)."

 

Fonte: DSM-V

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra A.


a)  agrupamento de sintomas cognitivos, comportamentais e fisiológicos, indicando o uso contínuo de substâncias.
b)  tolerância definida pela capacidade do indivíduo de abster-se do uso da substância.
c)  recaída ligada à dificuldade moral do indivíduo.
d)  sintomas de abstinência relacionados ao tipo de personalidade individual.

2079) A melhor definição de delirium é:

  • A) uma alteração do juízo de realidade e indefinição de realidade interna e externa.
  • B) uma síndrome cerebral de origem orgânica, com diminuição da consciência e funções cognitivas, descontrole emocional e desregulação psicomotora.
  • C) uma síndrome de despersonalização, desrealização e alucinações auditivas.
  • D) uma alteração dos sentidos gustativos, olfativos, auditivos e visuais.

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A alternativa correta é letra B) uma síndrome cerebral de origem orgânica, com diminuição da consciência e funções cognitivas, descontrole emocional e desregulação psicomotora.

 

A melhor definição de delirium é:

 

A questão pode ser respondida com o seguinte texto:

 

"O delirium é uma síndrome de início agudo e curso flutuante, com diminuição da consciência, desatenção e alterações na cognição, associados a uma causa fisiopatológica. Em relação ao quadro clínico, alguns especialistas propõe as seguintes manifestações:

 

1) déficits cognitivos (distorções perceptuais, comprometimento da memória, compreensão e pensamento abstratos, disfunção executiva e desorientação);

 

2) déficits de atenção (distúrbios da consciência e habilidade reduzida para focar, sustentar e mudar a atenção);

 

3) interrupção do ciclo circadiano (fragmentação do ciclo sono-vigília);

 

4) descontrole emocional (perplexidade, medo, ansiedade, irritabilidade e/ou raiva) e;

 

5) desregulação psicomotora (responsável pelas variadas apresentações fenotípicas)."

 

Fonte: "Acute Brain Failure: Pathophysiology, Diagnosis, Management, and Sequelae of Delirium" (Maldonado)  Apud: "O que é o delirium" (Santos)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra B.


a)  uma alteração do juízo de realidade e indefinição de realidade interna e externa.


b)  uma síndrome cerebral de origem orgânica, com diminuição da consciência e funções cognitivas, descontrole emocional e desregulação psicomotora.


c)  uma síndrome de despersonalização, desrealização e alucinações auditivas.


d)  uma alteração dos sentidos gustativos, olfativos, auditivos e visuais.

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2080) Segundo o DSM-5, uma das consequências funcionais de uma modalidade de transtorno do neurodesenvolvimento é o risco aumentado de suicídio, principalmente quando em comorbidade com transtorno de humor, de conduta ou de uso de substâncias. Trata-se de

  • A) atraso global do desenvolvimento.
  • B) transtorno de défcit de atenção/hiperatividade.
  • C) transtorno do espectro autista.
  • D) transtorno afetivo bipolar.

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A alternativa correta é letra B) transtorno de défcit de atenção/hiperatividade.

 

Segundo o DSM-5, uma das consequências funcionais de uma modalidade de transtorno do neurodesenvolvimento é o risco aumentado de suicídio, principalmente quando em comorbidade com transtorno de humor, de conduta ou de uso de substâncias. Trata-se de
 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Características Associadas que Apoiam o Diagnóstico

 

Atrasos leves no desenvolvimento lingüístico, motor ou social não são específicos do TDAH, embora costumem ser comórbidos. As características associadas podem incluir baixa tolerância a frustração, irritabilidade ou labilidade do humor. Mesmo na ausência de um transtorno específico da aprendizagem, o desempenho acadêmico ou profissional costuma estar prejudicado. Comportamento desatento está associado a vários processos cognitivos subjacentes, e indivíduos com TDAH podem exibir problemas cognitivos em testes de atenção, função executiva ou memória, embora esses testes não sejam suficientemente sensíveis ou específicos para servir como índices diagnósticos. No início 0 da vida adulta, o TDAH está associado a risco aumentado de tentativa de suicídio, principalmente quando em comorbidade com transtornos do humor, da conduta ou por uso de substância.

 

Não há marcador biológico que seja diagnóstico de TDAH. Como grupo, na comparação com pares, crianças com TDAH apresentam eletrencefalogramas com aumento de ondas lentas, volume encefálico total reduzido na ressonância magnética e, possivelmente, atraso na maturação cortical no sentido póstero-anterior, embora esses achados não sejam diagnósticos. Nos raros casos em que há uma causa genética conhecida (p. ex., síndrome do X-frágil, síndrome da deleção 22q11), a apresentação do TDAH ainda deve ser diagnosticada."

 

Fonte: DSM-V

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra B.

 

a)  atraso global do desenvolvimento.
b)  transtorno de défcit de atenção/hiperatividade.
c)  transtorno do espectro autista.
d)  transtorno afetivo bipolar.

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