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Questões Sobre Psicopatologia - Psicologia - concurso

2081) Ao se avaliar pessoas que apresentam ideação suicida, percebe-se que o principal fator de risco de predição de o paciente vir a suicidar-se é o seguinte:

  • A) ausência de crença religiosa.
  • B) ter feito uma tentativa malsucedida prévia.
  • C) abusar de álcool ou outras drogas.
  • D) ter sintomas depressivos e ansiosos.

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A alternativa correta é letra B) ter feito uma tentativa malsucedida prévia.

 

Ao se avaliar pessoas que apresentam ideação suicida, percebe-se que o principal fator de risco de predição de o paciente vir a suicidar-se é o seguinte:

 

A questão pode ser respondida com o seguinte texto:

 

"Uma tentativa prévia de suicídio é o fator de risco mais significativo de morte por suicídio na população em geral sendo que o risco de novas tentativas é maior no período imediatamente após uma tentativa de suicídio. Um grande número pacientes busca os serviços de emergência após tentativa de suicídio, o que torna o local um espaço privilegiado para implementação de intervenções com essa população. Facilitar o acesso a acompanhamento especializado e garantir a continuidade do cuidado para essa população são componentes-chave para estratégias de prevenção do suicídio. A realização de um encaminhamento adequado após a alta torna-se imprescindível, além de ser um importante primeiro passo em direção a um tratamento efetivo em saúde mental."

 

Fonte: "Continuidade do Cuidado: levantamento dos encaminhamentos realizados aos pacientes atendidos em uma unidade de emergência hospitalar" (Zanetello)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra B.


a)  ausência de crença religiosa.
b)  ter feito uma tentativa malsucedida prévia.
c)  abusar de álcool ou outras drogas.
d)  ter sintomas depressivos e ansiosos.

2082) Leia o caso clínico a seguir.

  • A) Coma vigil.
  • B) Obnubilação.
  • C) Turvação.
  • D) Cenestopática.

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A alternativa correta é letra B) Obnubilação.

   

  

  

Neste caso, considerando a Psicologia Hospitalar, o paciente apresenta alteração da consciência clínica de que tipo?

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Temos então, incluindo o Estado Normal, de consciência oito níveis: Normal, Torpor, Turvação, Obnubilação, Coma I ou Coma Vigil, Coma II, Coma III e Coma IV que equivale ao critério de morte cerebral.

 

No estado de Torpor as principais características observadas no paciente são: A lentificação do pensamento, leve latência na capacidade de resposta (verbal ou motora), pequenas dificuldades na coordenação de motricidade fina. A pessoa não apresenta comprometimento intelectual, nem dificuldades de compreensão ou resposta, apenas está lentificada, em relação ao seu estado normal. Podemos observar esse estado em condições de vida normal quando a pessoa apresenta um grau leve de alcoolização, ou quando encontramo-nos em estado de fadiga (comumente identificamos e associamos a sintomas de stress).

 

No estado de Turvação o paciente começa a manifestar comprometimentos mais importantes. A latência observada no estado anterior é bem maior, sendo que a pessoa começa a apresentar certa dificuldade de entender os estímulos (sobretudo os que exigem ação interpretativa intelectual), há um comprometimento mais intenso da motricidade fina e a motricidade ampla começa a alterar-se também, passa a ser necessária uma quantidade maior de vezes a se estimular o paciente para obter-se respostas comportamentais. Podemos observar esse estado (p/ ex.) em pessoas com um grau mais intenso de intoxicação pelo álcool, ou quando a pessoa está sob efeito de drogas psicoativas ansiolíticas (hipnóticas ou diazepínicas).

 

No estado de Obnubilação o paciente praticamente perde a capacidade de verbalizar, suas respostas verbais são monossilábicas, tem grande dificuldade de demonstrar compreensão aos estímulos que se lhe impõe. A motricidade fina está totalmente comprometida e a ampla severamente complicada. Não é capaz de articular frases e de responder a solicitações mais sofisticadas, sobretudo as que exigem ação intelectual. Sua atenção voluntária começa a apresentar fortes sinais de dispersividade e a atenção involuntária mostra-se rebaixada. Podemos observar esse estado por ex. em situações de choque, no estado crepuscular epiléptico ou em casos graves de intoxicação pelo álcool.

 

Coma I ou Coma Vigil, muitas vezes chamado de "coma de olhos abertos", nesse estado a capacidade de interação do indivíduo com o meio está quase que absolutamente ausente, podemos observar flutuações na atenção voluntária, que ora se manifesta com o paciente acompanhando com os olhos movimentos e pessoas a sua volta, ora seu olhar é vago e aparentemente indiferente ao que passa a sua volta, a atenção involuntária está ausente. Não é capaz de verbalizar, e apenas eventualmente consegue responder perguntas simples com “sim” ou “não” manifesto através de um tênue gesto de dedos ou piscar de olhos, se houver por parte do entrevistador muita persistência. Obviamente a ausência de atividade motora é notória.

(...)"

 

Fonte: "E a Psicologia entrou no Hospital" (Angerami)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra B.


a)  Coma vigil.
b)  Obnubilação.
c)  Turvação.
d)  Cenestopática.

2083) Considere o relato de caso fictício a seguir.

  • A) a hipótese diagnóstica cabível para o aluno seria de Transtorno Específico da Aprendizagem, sendo que parte das queixas seriam motivadas pelo transtorno e a outra parte, consequências desse transtorno na vida escolar.
  • B) o TDAH é um transtorno popularizado no contexto escolar, mas que apesar disso recebe críticas de alguns psicólogos devido à fragilidade de seus critérios diagnósticos, que supostamente apontam para características normais do desenvolvimento infantil.
  • C) a hipótese diagnóstica cabível para o aluno seria a do Transtorno Específico da Aprendizagem, que tem os mesmos critérios diagnósticos que o TDAH, mas com foco específico na vida escolar.
  • D) os critérios diagnósticos para o TDAH requerem quatro ou mais sintomas de desatenção e quatro ou mais sintomas de hiperatividade e impulsividade.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) a hipótese diagnóstica cabível para o aluno seria de Transtorno Específico da Aprendizagem, sendo que parte das queixas seriam motivadas pelo transtorno e a outra parte, consequências desse transtorno na vida escolar.

   

  

  

O estudante não foi diagnosticado com TDAH porque

 

Para responder essa questão é preciso conhecer os critérios diagnósticos dos seguintes transtornos:

 

"Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade
Critérios Diagnósticos


A. Um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento e no desenvolvimento, conforme caracterizado por (1) e/ou (2):

 

1. Desatenção: Seis (ou mais) dos seguintes sintomas persistem por pelo menos seis meses em um grau que é inconsistente com o nível do desenvolvimento e têm impacto negativo diretamente nas atividades sociais e acadêmicas/profissionais:

 

a. Frequentemente não presta atenção em detalhes ou comete erros por descuido em tarefas escolares, no trabalho ou durante outras atividades (p. ex., negligencia ou deixa passar detalhes, o trabalho é impreciso).

 

b. Frequentemente tem dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas (p. ex., dificuldade de manter o foco durante aulas, conversas ou leituras prolongadas).

 

c. Frequentemente parece não escutar quando alguém lhe dirige a palavra diretamente (p. ex., parece estar com a cabeça longe, mesmo na ausência de qualquer distração óbvia).

 

d. Frequentemente não segue instruções até o fim e não consegue terminar trabalhos escolares, tarefas ou deveres no local de trabalho (p. ex., começa as tarefas, mas rapidamente perde o foco e facilmente perde o rumo).

 

e. Frequentemente tem dificuldade para organizar tarefas e atividades (p. ex., dificuldade em gerenciar tarefas seqüenciais; dificuldade em manter materiais e objetos pessoais em ordem; trabalho desorganizado e desleixado; mau gerenciamento do tempo; dificuldade em cumprir prazos).

 

f. Frequentemente evita, não gosta ou reluta em se envolver em tarefas que exijam esforço mental prolongado (p. ex., trabalhos escolares ou lições de casa; para adolescentes mais velhos adultos, preparo de relatórios, preenchimento de formulários, revisão de trabalhos longos).

 

g. Frequentemente perde coisas necessárias para tarefas ou atividades (p. ex., materiais escolares, lápis, livros, instrumentos, carteiras, chaves, documentos, óculos, celular).

 

h. Com frequência é facilmente distraído por estímulos externos (para adolescentes mais velhos e adultos, pode incluir pensamentos não relacionados).

 

i. Com frequência é esquecido em relação a atividades cotidianas (p. ex., realizar tarefas, obrigações; para adolescentes mais velhos e adultos, retornar ligações, pagar contas, manter horários agendados).

 

2. Hiperatividade e impulsividade: Seis (ou mais) dos seguintes sintomas persistem por pelo menos seis meses em um grau que é inconsistente com o nível do desenvolvimento e tem impacto negativo diretamente nas atividades sociais e acadêmicas/profissionais:

 

a. Frequentemente remexe ou batuca as mãos ou os pés ou se contorce na cadeira.

 

b. Frequentemente levanta da cadeira em situações em que se espera que permaneça sentado (p. ex., sai do seu lugar em sala de aula, no escritório ou em outro local de trabalho ou em outras situações que exijam que se permaneça em um mesmo lugar).

 

c. Frequentemente corre ou sobe nas coisas em situações em que isso é inapropriado.

 

d. Com frequência é incapaz de brincar ou se envolver em atividades de lazer calmamente.

 

e. Com frequência "não para", agindo como se estivesse "com 0 motor ligado" (p. ex., não consegue ou se sente desconfortável em ficar parado por muito tempo, como em restaurantes, reuniões; outros podem ver o indivíduo como inquieto ou difícil de acompanhar).

 

f. Frequentemente fala demais.

 

g. Frequentemente deixa escapar uma resposta antes que a pergunta tenha sido concluída (p. ex., termina frases dos outros, não consegue aguardar a vez de falar).

 

h. Frequentemente tem dificuldade para esperar a sua vez (p.ex., aguardar em uma fila).

 

i. Frequentemente interrompe ou se intromete (p. ex., mete-se nas conversas, jogos ou atividades; pode começar a usar as coisas de outras pessoas sem pedir ou receber permissão; para adolescentes e adultos, pode intrometer-se em ou assumir o controle sobre o que outros estão fazendo).

 

B. Vários sintomas de desatenção ou hiperatividade-impulsividade estavam presentes antes dos 12 anos de idade.

 

C. Vários sintomas de desatenção ou hiperatividade-impulsividade estão presentes em dois ou mais ambientes (p. ex., em casa, na escola, no trabalho; com amigos ou parentes; em outras atividades).

 

D. Há evidências claras de que os sintomas interferem no funcionamento social, acadêmico ou profissional ou de que reduzem sua qualidade.

 

E. Os sintomas não ocorrem exclusivamente durante o curso de esquizofrenia ou outro transtorno psicótico e não são mais bem explicados por outro transtorno mental (p. ex., transtorno do humor, transtorno de ansiedade, transtorno dissociativo, transtorno da personalidade, intoxicação ou abstinência de substância)."

 

"Transtorno Específico da Aprendizagem
Critérios Diagnósticos

 

A. Dificuldades na aprendizagem e no uso de habilidades acadêmicas, conforme indicado pela presença de ao menos um dos sintomas a seguir que tenha persistido por pelo menos 6 meses, apesar da provisão de intervenções dirigidas a essas dificuldades:

 

1. Leitura de palavras de forma imprecisa ou lenta e com esforço (p. ex., lê palavras isoladas em voz alta, de forma incorreta ou lenta e hesitante, frequentemente adivinha palavras, tem dificuldade de soletrá-las).

 

2. Dificuldade para compreender o sentido do que é lido (p. ex., pode ler o texto com precisão, mas não compreende a seqüência, as relações, as inferências ou os sentidos mais profundos do que é lido).

 

3. Dificuldades para ortografar (ou escrever ortograficamente) (p. ex., pode adicionar, omitir ou substituir vogais e consoantes).

 

4. Dificuldades com a expressão escrita (p. ex., comete múltiplos erros de gramática ou pontuação nas frases; emprega organização inadequada de parágrafos; expressão escrita das ideias sem clareza).

 

5. Dificuldades para dominar o senso numérico, fatos numéricos ou cálculo (p. ex., entende números, sua magnitude e relações de forma insatisfatória; conta com os dedos para adicionar números de um dígito em vez de lembrar o fato aritmético, como fazem os colegas; perde-se no meio de cálculos aritméticos e pode trocar as operações).

 

6. Dificuldades no raciocínio (p. ex., tem grave dificuldade em aplicar conceitos, fatos ou operações matemáticas para solucionar problemas quantitativos).

 

B. As habilidades acadêmicas afetadas estão substancial quantitativamente abaixo do esperado para a idade cronológica do indivíduo, causando interferência significativa no desempenho acadêmico ou profissional ou nas atividades cotidianas, confirmada por meio de medidas de desempenho padronizadas administradas individualmente e por avaliação clínica abrangente. Para indivíduos com 17 anos ou mais, história documentada das dificuldades de aprendizagem com prejuízo pode ser substituída por uma avaliação padronizada.

 

C. As dificuldades de aprendizagem iniciam-se durante os anos escolares, mas podem não se manifestar completamente até que as exigências pelas habilidades acadêmicas afetadas excedam as capacidades limitadas do indivíduo (p. ex., em testes cronometrados, em leitura ou escrita de textos complexos longos e com prazo curto, em alta sobrecarga de exigências acadêmicas).

 

D. As dificuldades de aprendizagem não podem ser explicadas por deficiências intelectuais, acuidade visual ou auditiva não corrigida, outros transtornos mentais ou neurológicos, adversidade psicossocial, falta de proficiência na língua de instrução acadêmica ou instrução educacional inadequada."

 

Fonte: DSM-V

 

Com isso, nota-se que os sintomas apresentados pela questão estão mais relacionados ao Transtorno Específico da Aprendizagem. Encontramos a resposta na Letra A.


a)  a hipótese diagnóstica cabível para o aluno seria de Transtorno Específico da Aprendizagem, sendo que parte das queixas seriam motivadas pelo transtorno e a outra parte, consequências desse transtorno na vida escolar.


b)  o TDAH é um transtorno popularizado no contexto escolar, mas que apesar disso recebe críticas de alguns psicólogos devido à fragilidade de seus critérios diagnósticos, que supostamente apontam para características normais do desenvolvimento infantil.


c)  a hipótese diagnóstica cabível para o aluno seria a do Transtorno Específico da Aprendizagem, que tem os mesmos critérios diagnósticos que o TDAH, mas com foco específico na vida escolar.


d)  os critérios diagnósticos para o TDAH requerem quatro ou mais sintomas de desatenção e quatro ou mais sintomas de hiperatividade e impulsividade.

2084) Leia o texto a seguir.

  • A) há momentos de ingestão pontual e intenso de álcool, levando a comprometimento ou sofrimento clinicamente significativos.
  • B) há um padrão problemático de uso de álcool, levando a comprometimentos ou sofrimento clinicamente significativos.
  • C) há uma ingestão recente de álcool, causando alterações comportamentais ou psicológicas clinicamente significativas.
  • D) há um padrão crônico de uso de álcool, sem comprometimentos ou sofrimento clinicamente significativos.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) há um padrão problemático de uso de álcool, levando a comprometimentos ou sofrimento clinicamente significativos.

   

  

   

Em um cenário em que o álcool é tão consumido, é importante saber que o Transtorno por Uso de Álcool se dá quando
 

Observe os critérios diagnósticos para o Transtornos por Uso de Álcool:

 

"Transtorno por Uso de Alcool
Critérios Diagnósticos

 

A. Um padrão problemático de uso de álcool, levando a comprometimento ou sofrimento clinicamente significativos, manifestado por pelo menos dois dos seguintes critérios, ocorrendo durante um período de 12 meses:

 

1. Álcool é frequentemente consumido em maiores quantidades ou por um período mais longo do que o pretendido.

 

2. Existe um desejo persistente ou esforços malsucedidos no sentido de reduzir ou controlar o uso de álcool.

 

3. Muito tempo é gasto em atividades necessárias para a obtenção de álcool, na utilização de álcool ou na recuperação de seus efeitos.

 

4. Fissura ou um forte desejo ou necessidade de usar álcool.

 

5. Uso recorrente de álcool, resultando no fracasso em desempenhar papéis importantes no trabalho, na escola ou em casa.

 

6. Uso continuado de álcool, apesar de problemas sociais ou interpessoais persistentes ou recorrentes causados ou exacerbados por seus efeitos.

 

7. Importantes atividades sociais, profissionais ou recreacionais são abandonadas ou reduzidas em virtude do uso de álcool.

 

8. Uso recorrente de álcool em situações nas quais isso representa perigo para a integridade física.

 

9. O uso de álcool é mantido apesar da consciência de ter um problema físico ou psicológico persistente ou recorrente que tende a ser causado ou exacerbado pelo álcool.

 

10. Tolerância, definida por qualquer um dos seguintes aspectos:

 

a. Necessidade de quantidades progressivamente maiores de álcool para alcançar a intoxicação ou o efeito desejado.

 

b. Efeito acentuadamente menor com o uso continuado da mesma quantidade de álcool.

 

11. Abstinência, manifestada por qualquer um dos seguintes aspectos:

 

a. Síndrome de abstinência característica de álcool (consultar os Critérios A e B do conjunto de critérios para abstinência de álcool, p. 499-500).

 

b. Álcool (ou uma substância estreitamente relacionada, como benzodiazepínicos) é consumido para aliviar ou evitar os sintomas de abstinência."

 

Fonte: DSM-V

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra B.

 

a)  há momentos de ingestão pontual e intenso de álcool, levando a comprometimento ou sofrimento clinicamente significativos.


b)  há um padrão problemático de uso de álcool, levando a comprometimentos ou sofrimento clinicamente significativos.
 

c)  há uma ingestão recente de álcool, causando alterações comportamentais ou psicológicas clinicamente significativas.
 

d)  há um padrão crônico de uso de álcool, sem comprometimentos ou sofrimento clinicamente significativos.

2085) Paulo Dalgalarrondo, no livro Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais, afirma que não existem sinais ou sintomas psicopatológicos totalmente específicos de determinado transtorno mental, e que o diagnóstico psicopatológico é apenas possível com a observação do curso da doença, na maioria dos casos.

  • A) o diagnóstico psicopatológico é algo inexistente nas primeiras consultas psiquiátricas, vindo a ser apresentado ao paciente ao longo das sessões de acompanhamento.
  • B) a comunicação da hipótese diagnóstica levantada na primeira consulta é proibida de ser comunicada ao paciente até que essa se confirme ao longo das sessões de acompanhamento.
  • C) o diagnóstico psicopatológico deve ser realizado na primeira consulta psiquiátrica e mantido ao longo das sessões de acompanhamento.
  • D) a hipótese diagnóstica levantada na primeira consulta psiquiátrica será ou não confirmada, a partir do que for observado nas sessões de acompanhamento.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) a hipótese diagnóstica levantada na primeira consulta psiquiátrica será ou não confirmada, a partir do que for observado nas sessões de acompanhamento.

   

Paulo Dalgalarrondo, no livro Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais, afirma que não existem sinais ou sintomas psicopatológicos totalmente específicos de determinado transtorno mental, e que o diagnóstico psicopatológico é apenas possível com a observação do curso da doença, na maioria dos casos.

  

A relação do diagnóstico psicopatológico com o tempo nos mostra que

 

A questão pode ser respondida com o seguinte texto:

 

"3. De modo geral, não existem sinais ou sintomas psicopatológicos totalmente específicos de determinado transtorno mental. (...)

 

4. O diagnóstico psicopatológico é, em inúmeros casos, apenas possível com a observação do curso da doença. Dessa forma, o padrão o evolutivo de determinado quadro clínico obriga o psicopatólogo a repensar e refazer continuamente o seu diagnóstico. Uma das funções do diagnóstico em medicina é prever e prognosticar a evolução e o desfecho da doença (o diagnóstico deve indicar o prognóstico). Porém, às vezes, isso se inverte no contexto da psiquiatria. Não é incomum que o prognóstico, a evolução do caso, obrigue o clínico a reformular o seu diagnóstico inicial."

 

Fonte: "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" (Dalgalarrondo)

 

Com isso, encontramos a alternativa correta na Letra D.


a)  o diagnóstico psicopatológico é algo inexistente nas primeiras consultas psiquiátricas, vindo a ser apresentado ao paciente ao longo das sessões de acompanhamento.


b)  a comunicação da hipótese diagnóstica levantada na primeira consulta é proibida de ser comunicada ao paciente até que essa se confirme ao longo das sessões de acompanhamento.


c)  o diagnóstico psicopatológico deve ser realizado na primeira consulta psiquiátrica e mantido ao longo das sessões de acompanhamento.


d)  a hipótese diagnóstica levantada na primeira consulta psiquiátrica será ou não confirmada, a partir do que for observado nas sessões de acompanhamento.

2086) Segundo a obra Psicopatologia e Semiologia dos transtornos mentais de Paulo Dalgalarrondo, a linguagem, particularmente na sua forma verbal, é uma atividade especificamente humana. Sendo o principal instrumento de comunicação dos seres humanos e fundamental na elaboração e na expressão do pensamento. Alterações na linguagem sempre foram de grande interesse para a psicopatologia, em relação a AFASIA é CORRETO afirmar:

  • A) é a perda, por lesão orgânica, da linguagem escrita, sem que haja qualquer déficit motor ou perda cognitiva global.

  • B) é a perda, de origem neurológica, da capacidade previamente adquirida para a leitura. Pode ocorrer forma pura e isolada. É uma disfunção leve de leitura, encontrada principalmente em crianças que apresentam dificuldades diversas no aprendizado da linguagem escrita.

  • C) é a incapacidade de articular corretamente as palavras devido a alterações neuronais referentes ao aparelho fonador, alterações estas que produzem paresias, paralisias ou ataxias da musculatura da fonação. A fala é pastosa, aparentemente “embriagada”; a articulação das consoantes labiais e dentais é muito defeituosa, tornando, às vezes, difícil a compreensão.
  • D) é a perda da linguagem, falada e escrita, por incapacidade de compreender e utilizar os símbolos verbais. É sempre a perda de habilidade linguística que foi previamente adquirida no desenvolvimento cognitivo do indivíduo. É um distúrbio orgânico da linguagem, na ausência de incapacidade motora (do órgão fonador) para produzi-la.

  • E) são formas mais discretas de déficit de linguagem, nas quais o indivíduo deforma determinadas palavras, ocorrendo muitas vezes no início das síndromes demenciais.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) é a perda da linguagem, falada e escrita, por incapacidade de compreender e utilizar os símbolos verbais. É sempre a perda de habilidade linguística que foi previamente adquirida no desenvolvimento cognitivo do indivíduo. É um distúrbio orgânico da linguagem, na ausência de incapacidade motora (do órgão fonador) para produzi-la.

     

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Afasia

 

É perda da linguagem, falada e escrita, por incapacidade de compreender e utilizar os símbolos verbais (revisões em Engelhardt; Laks; Rozenthal, 1996; Madalozzo; Tognola, 2006). A afasia é sempre a perda de habilidade lingüística que foi previamente adquirida no desenvolvimento cognitivo do indivíduo; tal perda se deve, em regra, a lesão neuronal do SNC. Assim, a afasia é, por definição, um distúrbio orgânico da linguagem, na ausência de incapacidade motora (do órgão fonador) para produzi-la. Também importante para o diagnóstico de afasia é que não haja perda global e grave da cognição como um todo."

 

Fonte: "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" (Dalgalarrondo)

 

Com isso, encontramos a alternativa correta na Letra D.

 

a)  é a perda, por lesão orgânica, da linguagem escrita, sem que haja qualquer déficit motor ou perda cognitiva global. (Agrafia)

 

b)  é a perda, de origem neurológica, da capacidade previamente adquirida para a leitura. Pode ocorrer forma pura e isolada. É uma disfunção leve de leitura, encontrada principalmente em crianças que apresentam dificuldades diversas no aprendizado da linguagem escrita. (Alexia)

 

c)  é a incapacidade de articular corretamente as palavras devido a alterações neuronais referentes ao aparelho fonador, alterações estas que produzem paresias, paralisias ou ataxias da musculatura da fonação. A fala é pastosa, aparentemente “embriagada”; a articulação das consoantes labiais e dentais é muito defeituosa, tornando, às vezes, difícil a compreensão. (Disartria)  

d)  é a perda da linguagem, falada e escrita, por incapacidade de compreender e utilizar os símbolos verbais. É sempre a perda de habilidade linguística que foi previamente adquirida no desenvolvimento cognitivo do indivíduo. É um distúrbio orgânico da linguagem, na ausência de incapacidade motora (do órgão fonador) para produzi-la.

 

e)  são formas mais discretas de déficit de linguagem, nas quais o indivíduo deforma determinadas palavras, ocorrendo muitas vezes no início das síndromes demenciais. (Parafasia)

2087) As Psicoses são transtornos mentais graves que afetam a capacidade do indivíduo no contato com a realidade. Sobre a Psicose podemos considerar:

  • A) a esquizofrenia é considerada um tipo de psicose, onde o indivíduo apresenta alteração na relação com o mundo, além de apresentar sintomas como: delírios, alucinação, eco do pensamento, roubo e difusão do pensamento.

  • B) o distanciamento afetivo não é uma característica das psicoses.

  • C) é incomum o registro de casos de pacientes com quadros psicóticos, de surgimento agudo, com remissão rápida (dias ou semanas) que não causam sequelas no psiquismo do doente ou deterioração da personalidade surgindo após traumas psíquicos mais ou menos intensos.

  • D) os indivíduos psicóticos tipicamente se envergonham de seus problemas e procuram ocultar seus sintomas.

  • E) é incomum quadros de psicoses induzidos por substâncias.

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A alternativa correta é letra A) a esquizofrenia é considerada um tipo de psicose, onde o indivíduo apresenta alteração na relação com o mundo, além de apresentar sintomas como: delírios, alucinação, eco do pensamento, roubo e difusão do pensamento.

     

A questão pode ser respondida com o seguinte texto:

 

"ESQUIZOFRENIA

 

A principal forma de psicose, por sua freqüência e sua importância clínica, é certamente a esquizofrenia (Tsuang; Stone; Faraone, 2000). Considera-se que alguns sintomas são muito significativos para o diagnóstico da esquizofrenia (Tandon; Greden, 1987), particularmente aqueles que Kurt Schneider (1887-1967) denominou "sintomas de primeira ordem".

 

Sintomas de primeira ordem de Kurt Schneider

 

1. Percepção delirante. Uma percepção absolutamente normal recebe uma significação delirante, que ocorre de modo simultâneo ao ato perceptivo, em geral de forma abrupta, como uma espécie de "revelação".

 

2. Alucinações auditivas características. São as vozes que comentam e/ou comandam a ação do paciente.

 

3. Eco do pensamento ou sonorização do pensamento (Gedankenlautwerden). O paciente escuta seus pensamentos ao pensá-los.

 

4. Difusão do pensamento. Neste caso, o doente tem a sensação de que seus pensamentos são ouvidos ou percebidos claramente pelos outros, no momento em que os pensa.

 

5. Roubo do pensamento. Experiência na qual o indivíduo tem a sensação de que seu pensamento é inexplicavelmente extraído de sua mente, como se fosse roubado.

 

6. Vivências de influência na esfera corporal ou ideativa. Aqui, dois tipos de vivências de influência são mais significativos: (...)

 

(...)

 

Síndrome negativa ou deficitária (sintomas negativos)

 

Os sintomas negativos das psicoses esquizofrênicas caracterizam-se pela perda de certas funções psíquicas (na esfera da vontade, do pensamento, da linguagem, etc.) e pelo empobrecimento global da vida afetiva, cognitiva e social do indivíduo. Os principais sintomas ditos negativos ou deficitários nas síndromes esquizofrênicas são:

 

1. Distanciamento afetivo, em graus variáveis até o completo embotamento afetivo; perda da capacidade de sintonizar afetivamente com as pessoas, de demonstrar ressonância afetiva no contato interpessoal.

 

2. Retração social: o paciente vai se isolando progressivamente do convívio social.

 

3. Empobrecimento da linguagem e do pensamento (alogia).

 

4. Diminuição da fluência verbal.

 

5. Diminuição da vontade (avolição) e hipopragmatismo, ou seja, dificuldade ou incapacidade de realizar ações, tarefas, trabalhos, minimamente organizados, que exijam o mínimo de iniciativa, organização e monitorização comportamental e persistência.

 

6. Negligência quanto a si mesmo, que se revela pelo descuido consigo mesmo, pela falta de higiene, por desinteresse em relação à própria aparência, própria saúde e vestimentas, etc.

 

7. Lentificação e empobrecimento psicomotor com restrição do repertório da esfera gestual e motora.

 

(...)

 

A psiquiatria clínica registra alguns casos de pacientes com quadros psicóticos, esquizofreniformes ou não, de surgimento agudo, com remissão rápida (dias ou semanas) que não causam "seqüelas" no psiquismo do doente ou deterioração da personalidade. Um porcentagem desses casos (menos de 50%) surge após traumas psíquicos mais ou menos intensos, como um assalto, perder-se em uma floresta, um acidente de trânsito ou de trabalho, morte de parentes ou amigos queridos, etc.

 

(...)

As psicoses induzidas por substâncias duram dias ou, no máximo, semanas. Ocorrem geralmente após períodos de uso intenso. Podem se manifestar como quadros paranóides, quadros maniatimorfos, esquizofrenimorfos ou polimorfos. São normalmente causadas por cocaína (pó inalado ou injetado ou o crack fumado), anfetamínicos, alucinógenos e, mais raramente, maconha."

 

Fonte: "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" (Dalgalarrondo)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra A.

 

a)  a esquizofrenia é considerada um tipo de psicose, onde o indivíduo apresenta alteração na relação com o mundo, além de apresentar sintomas como: delírios, alucinação, eco do pensamento, roubo e difusão do pensamento.

 

b)  o distanciamento afetivo não é uma característica das psicoses.

 

c)  é incomum o registro de casos de pacientes com quadros psicóticos, de surgimento agudo, com remissão rápida (dias ou semanas) que não causam sequelas no psiquismo do doente ou deterioração da personalidade surgindo após traumas psíquicos mais ou menos intensos.

 

d)  os indivíduos psicóticos tipicamente se envergonham de seus problemas e procuram ocultar seus sintomas.

 

e)  é incomum quadros de psicoses induzidos por substâncias.

2088) Considerando os estudos em Psicopatologia, as síndromes psicóticas, se caracterizam por alterações:

  • A) na afetividade, humor, ideias e vontade.

  • B) na cognitividade, realidade e comportamento.

  • C) sensopercepção, juízo, negativismo geral e psicomotricidade.
  • D) vontade, psicomotricidade, realidade e self.
  • E) na afetividade, vontade, no humor e sensopercepção.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) sensopercepção, juízo, negativismo geral e psicomotricidade.

(passível de recurso)

     

A questão pode ser respondida com o seguinte texto:

 

"Funções mais afetadas nos transtornos psico-orgânicos

 

Nível de consciência Atenção* Orientação Memória Inteligência Linguagem**

 

Funções mais afetadas nos transtornos afetivos, neuróticos e da personalidade

 

Afetividade Vontade Psicomotricidade Personalidade

 

Funções mais afetadas nos transtornos psicóticos

 

Sensopercepção Pensamento Juízo de realidade Vivência do Eu

 

*Também nos quadros afetivos (mania, principalmente).

**Também nas psicoses."

 

Fonte: "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" (Dalgalarrondo)

 

Nota-se, portanto, que a alternativa que mais se aproxima o texto de Dalgalarrondo é a Letra C.

 

No entanto, o autor não cita psicomotricidade como característica das psicoses.

 

Há, portanto, possibilidade de recurso.

 

a)  na afetividade, humor, ideias e vontade.

b)  na cognitividade, realidade e comportamento.

c)  sensopercepção, juízo, negativismo geral e psicomotricidade. d)  vontade, psicomotricidade, realidade e self. e)  na afetividade, vontade, no humor e sensopercepção.

2089) De acordo com o DSM-V, são considerados critérios de diagnóstico da Fobia Específica:

  • A) temer agir de forma a demonstrar sintomas de ansiedade que serão avaliados negativamente.

  • B) a situação ou objeto são suportados com intenso medo ou ansiedade.

  • C) inquietação ou sensação de estar com os nervos à flor da pele.

  • D) perturbação do sono (dificuldade em conciliar ou manter o sono, ou sono insatisfatório e inquieto).

  • E) medo ou ansiedade acentuados acerca de um objeto ou situação, com duração mínima de seis meses.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) medo ou ansiedade acentuados acerca de um objeto ou situação, com duração mínima de seis meses.

     

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Fobia Específica Critérios Diagnósticos

 

A. Medo ou ansiedade acentuados acerca de um objeto ou situação (p. ex., voar, alturas, animais, tomar uma injeção, ver sangue).

 

Nota: Em crianças, o medo ou ansiedade pode ser expresso por choro, ataques de raiva, imobilidade ou comportamento de agarrar-se.

 

B. O objeto ou situação fóbica quase invariavelmente provoca uma resposta imediata de medo ou ansiedade.

 

C. O objeto ou situação fóbica é ativamente evitado ou suportado com intensa ansiedade ou sofrimento.

 

D. O medo ou ansiedade é desproporcional em relação ao perigo real imposto pelo objeto ou situação específica e ao contexto sociocultural.

 

E. O medo, ansiedade ou esquiva é persistente, geralmente com duração mínima de seis meses.

 

F. O medo, ansiedade ou esquiva causa sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.

 

G. A perturbação não é mais bem explicada pelos sintomas de outro transtorno mental, incluindo medo, ansiedade e esquiva de situações associadas a sintomas do tipo pânico ou outros sintomas incapacitantes (como na agorafobia); objetos ou situações relacionados a obsessões (como no transtorno obsessivo-compulsivo); evocação de eventos traumáticos (como no transtorno de estresse pós-traumático); separação de casa ou de figuras de apego (como no transtorno de ansiedade de separação); ou situações sociais (como no transtorno de ansiedade social)."

 

Fonte: DSM-V

 

Portanto, a alternativa correta é a Letra E.

 

Contudo, há possiblidade de recurso, pois a Letra B atende um dos critérios diagnósticos.

 

a)  temer agir de forma a demonstrar sintomas de ansiedade que serão avaliados negativamente. (Transtorno de Ansiedade Social - Fobia Social)

 

b)  a situação ou objeto são suportados com intenso medo ou ansiedade. (atende o Critério C)

 

c)  inquietação ou sensação de estar com os nervos à flor da pele. (Transtorno de Ansiedade Generalizada)

 

d)  perturbação do sono (dificuldade em conciliar ou manter o sono, ou sono insatisfatório e inquieto). (Transtorno de Ansiedade Generalizada)

 

e)  medo ou ansiedade acentuados acerca de um objeto ou situação, com duração mínima de seis meses.

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2090) De acordo com DSM-V, os transtornos do neurodesenvolvimento se referem a um grupo de condições com início no período de desenvolvimento, se manifestando, geralmente, nas crianças antes mesmo da fase escolar. Sobre esses transtornos, assinale a alternativa correta.

  • A) O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade é definido por níveis prejudiciais de desatenção, desorganização e/ou hiperatividade-impulsividade.
  • B) O Transtorno do Espectro Autista é caracterizado por déficits de maior ou menor grau em capacidades mentais e nas funções executivas do indivíduo.
  • C) O Transtorno Opositivo Desafiador é caracterizado por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, e por uma gama estreita de interesses e atividades que são únicas para o indivíduo e realizadas de forma repetitiva.
  • D) O Transtorno do Desenvolvimento Intelectual caracteriza-se por um padrão global de desobediência, comportamento hostil e desafio.
  • E) O Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação está relacionado as dificuldades persistentes na fala e no desenvolvimento da linguagem de crianças.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade é definido por níveis prejudiciais de desatenção, desorganização e/ou hiperatividade-impulsividade.

 

A questão está baseada nas características principais de alguns transtornos do DSM-V. Vejamos as alternativas abaixo.


a)  O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade é definido por níveis prejudiciais de desatenção, desorganização e/ou hiperatividade-impulsividade.

 

Correto. Essa afirmativa cita adequadamente as características do TDAH.

 


b)  O Transtorno do Espectro Autista é caracterizado por déficits de maior ou menor grau em capacidades mentais e nas funções executivas do indivíduo.

 

Incorreto. Na verdade, essas são características do Transtorno do Desenvolvimento Intelectual.

 


c)  O Transtorno Opositivo Desafiador é caracterizado por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, e por uma gama estreita de interesses e atividades que são únicas para o indivíduo e realizadas de forma repetitiva.

 

Incorreto. Essas são características do Transtorno do Espectro Autista.

 


d)  O Transtorno do Desenvolvimento Intelectual caracteriza-se por um padrão global de desobediência, comportamento hostil e desafio.

 

Incorreto. Essas são características do Transtorno Opositor Desafiador.

 


e)  O Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação está relacionado as dificuldades persistentes na fala e no desenvolvimento da linguagem de crianças.

 

Incorreto. Essas são características do Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem.

  

Portanto, a alternativa correta é a Letra A.

  
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