Questões Sobre Psicopatologia - Psicologia - concurso
2131) Acerca da psicopatologia e dos transtornos de personalidade, psicossomáticos e relacionados ao uso e ao abuso de substâncias psicoativas, assinale a alternativa correta.
- A) Os indivíduos com transtorno de sintomas somáticos geralmente apresentam sintomas somáticos múltiplos e atuais, que provocam sofrimento ou resultam em perturbação significativa da vida diária. Os sintomas do transtorno não podem estar relacionados a outra condição médica concomitante.
- B) Uma característica importante dos transtornos por uso de substâncias é a não alteração dos circuitos cerebrais, independentemente da gravidade dos transtornos.
- C) A característica essencial de um transtorno por uso de substâncias consiste na presença de um agrupamento de sintomas cognitivos, comportamentais e fisiológicos que indicam o uso contínuo da substância pelo indivíduo.
- D) Um transtorno da personalidade é um padrão persistente de experiência interna e de comportamento que se desvia, acentuadamente, das expectativas da cultura do indivíduo, é difuso e inflexível, começa na infância, é instável ao longo do tempo e leva a sofrimento ou prejuízo.
- E) O diagnóstico de transtornos da personalidade exige a avaliação dos padrões de funcionamento de longo prazo do indivíduo, e as características particulares da personalidade devem estar evidentes no começo da fase infantil. Os traços de personalidade que definem esses transtornos não diferem das características que surgem em resposta a estressores situacionais específicos.
A alternativa correta é letra C) A característica essencial de um transtorno por uso de substâncias consiste na presença de um agrupamento de sintomas cognitivos, comportamentais e fisiológicos que indicam o uso contínuo da substância pelo indivíduo.
Gabarito: Letra C
Acerca da psicopatologia e dos transtornos de personalidade, psicossomáticos e relacionados ao uso e ao abuso de substâncias psicoativas, assinale a alternativa correta.
a) Os indivíduos com transtorno de sintomas somáticos geralmente apresentam sintomas somáticos múltiplos e atuais, que provocam sofrimento ou resultam em perturbação significativa da vida diária. Os sintomas do transtorno não podem estar relacionados a outra condição médica concomitante.
Errado. Os sintomas do transtorno de sintomas somáticos podem ou não estar relacionados a outra condição médica concomitante.
“Indivíduos com transtorno de sintomas somáticos geralmente apresentam sintomas somáticos múltiplos e atuais que provocam sofrimento ou resultam em perturbação significativa da vida diária (Critério A), embora às vezes apenas um sintoma grave, mais comumente dor, esteja presente. Os sintomas podem ser específicos (p. ex., dor localizada) ou relativamente inespecíficos (p. ex., fadiga). Por vezes representam sensações ou desconfortos corporais normais que geralmente não significam doença grave. Sintomas somáticos sem uma explicação médica evidente não são suficientes para fazer esse diagnóstico. O sofrimento do indivíduo é autêntico, seja ou não explicado em termos médicos. Os sintomas podem ou não estar associados a uma outra condição médica. “
b) Uma característica importante dos transtornos por uso de substâncias é a não alteração dos circuitos cerebrais, independentemente da gravidade dos transtornos.
Errado. Uma característica importante dos transtornos por uso de substâncias é uma alteração básica nos circuitos cerebrais que pode persistir até após a desintoxicação.
c) A característica essencial de um transtorno por uso de substâncias consiste na presença de um agrupamento de sintomas cognitivos, comportamentais e fisiológicos que indicam o uso contínuo da substância pelo indivíduo.
Certo!
“A característica essencial por uso de substâncias consiste na presença de um agrupamento de sintomas cognitivos, comportamentais e fisiológicos, indicando o uso contínuo pelo individuo apesar de problemas significativos relacionados à substância. A dependência de substância psicoativa é definida pela 10ª edição da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), da Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma doença crônica, progressiva e fatal se o seu progresso não for barrado, mas quando já desenvolvido a doença, pode ser tratável.”
d) Um transtorno da personalidade é um padrão persistente de experiência interna e de comportamento que se desvia, acentuadamente, das expectativas da cultura do indivíduo, é difuso e inflexível, começa na infância, é instável ao longo do tempo e leva a sofrimento ou prejuízo.
Errado. Os transtornos de personalidade se iniciam na adolescência ou início da fase adulta e é estável ao longo do tempo.
e) O diagnóstico de transtornos da personalidade exige a avaliação dos padrões de funcionamento de longo prazo do indivíduo, e as características particulares da personalidade devem estar evidentes no começo da fase infantil. Os traços de personalidade que definem esses transtornos não diferem das características que surgem em resposta a estressores situacionais específicos.
Errado. Essas características devem estar evidentes no começo da fase adulta. Os traços de personalidade que definem esses transtornos devem também ser diferenciados das características que surgem em resposta a estressores situacionais específicos ou estados mentais mais transitórios.
Nosso gabarito é Letra C.
2132) Júlia, 8 anos, tem o sono agitado por pesadelos sobre morte, perdeu o interesse pela escola e tem reações de sobressalto a qualquer discussão, isso desde que viu seu pai atacando sua mãe com um facão.
- A) Testemunhar pessoalmente um evento traumático ocorrido com outras pessoas não satisfaz os critérios para o diagnóstico de TEPT.
- B) O diagnóstico de TEPT é reservado a adolescentes e adultos; em menores de doze anos deve-se falar de transtorno fóbico-ansioso.
- C) A ocorrência de sonhos angustiantes recorrentes com conteúdos ou sentimentos relacionados ao evento traumático é um critério para o diagnóstico do TEPT.
- D) A hipovigilância e a hipertenacidade são critérios diagnósticos que distinguem o TEPT de outros quadros de transtorno de ansiedade.
- E) Pacientes com TEPT buscam reviver as sensações dos eventos traumáticos por meio de flashbacks e de lembranças intrusivas e involuntárias.
A alternativa correta é letra C) A ocorrência de sonhos angustiantes recorrentes com conteúdos ou sentimentos relacionados ao evento traumático é um critério para o diagnóstico do TEPT.
Gabarito:Letra C
Com fundamento no DSM V, considerando os critérios para o diagnóstico do transtorno do estresse pós-traumático (TEPT), assinale a afirmativa correta.
Vamos, primeiro, relembrar todos os critérios:
“Os critérios a seguir aplicam-se a adultos, adolescentes e crianças acima de 6 anos de idade. Para crianças com menos de 6 anos, consulte os critérios correspondentes a seguir.
A. Exposição a episódio concreto ou ameaça de morte, lesão grave ou violência sexual em uma (ou mais) das seguintes formas:
1. Vivenciar diretamente o evento traumático.
2. Testemunhar pessoalmente o evento traumático ocorrido com outras pessoas.
3. Saber que o evento traumático ocorreu com familiar ou amigo próximo. Nos casos de episódio concreto ou ameaça de morte envolvendo um familiar ou amigo, é preciso que o evento tenha sido violento ou acidental.
4. Ser exposto de forma repetida ou extrema a detalhes aversivos do evento traumático (p. ex., socorristas que recolhem restos de corpos humanos; policiais repetidamente expostos a detalhes de abuso infantil).
B. Presença de um (ou mais) dos seguintes sintomas intrusivos associados ao evento traumático, começando depois de sua ocorrência:
1. Lembranças intrusivas angustiantes, recorrentes e involuntárias do evento traumático..
2. Sonhos angustiantes recorrentes nos quais o conteúdo e/ou o sentimento do sonho estão relacionados ao evento traumático.
3. Reações dissociativas (p. ex., flashbacks) nas quais o indivíduo sente ou age como se o evento traumático estivesse ocorrendo novamente. (Essas reações podem ocorrer em um continuum, com a expressão mais extrema na forma de uma perda completa de percepção do ambiente ao redor.)
.
4. Sofrimento psicológico intenso ou prolongado ante a exposição a sinais internos ou externos que simbolizem ou se assemelhem a algum aspecto do evento traumático.
5. Reações fisiológicas intensas a sinais internos ou externos que simbolizem ou se assemelhem a algum aspecto do evento traumático.
C. Evitação persistente de estímulos associados ao evento traumático, começando após a ocorrência do evento, conforme evidenciado por um ou ambos dos seguintes aspectos:
1. Evitação ou esforços para evitar recordações, pensamentos ou sentimentos angustiantes acerca de ou associados de perto ao evento traumático.
2. Evitação ou esforços para evitar lembranças externas (pessoas, lugares, conversas, atividades, objetos, situações) que despertem recordações, pensamentos ou sentimentos angustiantes acerca de ou associados de perto ao evento traumático.
D. Alterações negativas em cognições e no humor associadas ao evento traumático começando ou piorando depois da ocorrência de tal evento, conforme evidenciado por dois (ou mais) dos seguintes aspectos:
1. Incapacidade de recordar algum aspecto importante do evento traumático (geralmente devido a amnésia dissociativa, e não a outros fatores, como traumatismo craniano, álcool ou drogas).
2. Crenças ou expectativas negativas persistentes e exageradas a respeito de si mesmo, dos outros e do mundo (p. ex., “Sou mau”, “Não se deve confiar em ninguém”, “O mundo é perigoso”, “Todo o meu sistema nervoso está arruinado para sempre”).
3. Cognições distorcidas persistentes a respeito da causa ou das consequências do evento traumático que levam o indivíduo a culpar a si mesmo ou os outros.
4. Estado emocional negativo persistente (p. ex., medo, pavor, raiva, culpa ou vergonha).
5. Interesse ou participação bastante diminuída em atividades significativas.
6. Sentimentos de distanciamento e alienação em relação aos outros.
7. Incapacidade persistente de sentir emoções positivas (p. ex., incapacidade de vivenciar sentimentos de felicidade, satisfação ou amor).
E. Alterações marcantes na excitação e na reatividade associadas ao evento traumático, começando ou piorando após o evento, conforme evidenciado por dois (ou mais) dos seguintes aspectos:
1. Comportamento irritadiço e surtos de raiva (com pouca ou nenhuma provocação) geralmente expressos sob a forma de agressão verbal ou física em relação a pessoas e objetos.
2. Comportamento imprudente ou autodestrutivo.
3. Hipervigilância.
4. Resposta de sobressalto exagerada.
5. Problemas de concentração. 6. Perturbação do sono (p. ex., dificuldade para iniciar ou manter o sono, ou sono agitado).
F. A perturbação (Critérios B, C, D e E) dura mais de um mês.
G. A perturbação causa sofrimento clinicamente significativo e prejuízo social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
H. A perturbação não se deve aos efeitos fisiológicos de uma substância (p. ex., medicamento, álcool) ou a outra condição médica.
a) Testemunhar pessoalmente um evento traumático ocorrido com outras pessoas não satisfaz os critérios para o diagnóstico de TEPT.
Errado. Testemunhar eventos traumáticos satisfaz, sim, o critério do TEPT.
b) O diagnóstico de TEPT é reservado a adolescentes e adultos; em menores de doze anos deve-se falar de transtorno fóbico-ansioso.
Errado. A partir de 6 anos, os critérios já são os mesmos para crianças, adolescentes e adultos.
c) A ocorrência de sonhos angustiantes recorrentes com conteúdos ou sentimentos relacionados ao evento traumático é um critério para o diagnóstico do TEPT.
Certo!
d) A hipovigilância e a hipertenacidade são critérios diagnósticos que distinguem o TEPT de outros quadros de transtorno de ansiedade.
Errado. No TEPT há hipervigilância.
e) Pacientes com TEPT buscam reviver as sensações dos eventos traumáticos por meio de flashbacks e de lembranças intrusivas e involuntárias.
Errado. Essa revivescência acontece de forma involuntária nos pacientes com TEPT.
Nosso gabarito é Letra C
Fonte: American Psychiatric Association (APA). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014
2133) O autismo vem despertando cada vez mais interesse na comunidade científica em razão do aumento de sua incidência nas últimas décadas. Alguns autores cogitam uma “epidemia” de autismo, enquanto outros justificam o aumento do número de casos como consequência da ampliação dos critérios diagnósticos e da disseminação da informação a seu respeito no mundo.
- A) a incorporação da noção de autismo enquanto espectro
- B) a redução do diagnóstico de TDAH como contraponto à ampliação do autismo.
- C) a inclusão no item relacionado às “esquizofrenias de tipo Infantil”.
- D) a adoção das terminologias “autismo infantil” e “autismo atípico”.
- E) a confirmação por meio de testes e exames dos sinais de autismo antes dos dois anos de idade.
A alternativa correta é letra A) a incorporação da noção de autismo enquanto espectro
Gabarito: Letra A
Atualmente, a principal mudança diagnóstica sobre o autismo realizada com a publicação da quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) foi
a) a incorporação da noção de autismo enquanto espectro
Certo!
“Fusão de transtorno autista, transtorno de Asperger e transtorno global do desenvolvimento no transtorno do espectro autista. Os sintomas desses transtornos representam um continuum único de prejuízos com intensidades que vão de leve a grave nos domínios de comunicação social e de comportamentos restritivos e repetitivos em vez de constituir transtornos distintos. Essa mudança foi implementada para melhorar a sensibilidade e a especificidade dos critérios para o diagnóstico de transtorno do espectro autista e para identificar alvos mais focados de tratamento para os prejuízos específicos observados”
b) a redução do diagnóstico de TDAH como contraponto à ampliação do autismo.
Errado. Tanto o TDAH quanto o autismo tem seus espaços reservados, não havendo essa contraposição de um contra o outro.
c) a inclusão no item relacionado às “esquizofrenias de tipo Infantil”.
Errado. O transtorno do espectro autista esta no transtornos do neurodesenvolvimento.
d) a adoção das terminologias “autismo infantil” e “autismo atípico”.
Errado. Não há essa adoção.
e) a confirmação por meio de testes e exames dos sinais de autismo antes dos dois anos de idade.
Errado. O DSM não traz testes e exames para confirmação de autismo.
Nosso gabarito é Letra A
Fonte: American Psychiatric Association (APA). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014
2134) O DSM é amplamente utilizado na prática clínica atual, embora tenha sido idealizado para a utilização em pesquisa principalmente a partir da sua 3ª edição. Atualmente, encontra-se na 5ª edição revisada, fazendo-se, junto à CID-11, uma das importantes referências inclusive para diagnóstico de transtornos da personalidade. Os transtornos de personalidade são de difícil diagnóstico porque
- A) esses distúrbios têm critérios diagnósticos muito rígidos.
- B) é complexo detectar o distúrbio no comportamento de uma pessoa.
- C) muitos transtornos de personalidade compartilham características semelhantes.
- D) os indivíduos que os possuem não procuram tratamento por não terem consciência do transtorno.
- E) os indivíduos que os possuem, embora estejam conscientes de que têm um problema, evitam procurar tratamento.
A alternativa correta é letra C) muitos transtornos de personalidade compartilham características semelhantes.
Gabarito: Letra C
O DSM é amplamente utilizado na prática clínica atual, embora tenha sido idealizado para a utilização em pesquisa principalmente a partir da sua 3ª edição. Atualmente, encontra-se na 5ª edição revisada, fazendo-se, junto à CID-11, uma das importantes referências inclusive para diagnóstico de transtornos da personalidade. Os transtornos de personalidade são de difícil diagnóstico porque
a) esses distúrbios têm critérios diagnósticos muito rígidos.
Errado. Os critérios diagnósticos de transtornos de personalidade não são rígidos.
b) é complexo detectar o distúrbio no comportamento de uma pessoa.
Errado. Pode ser complexo entender o distúrbio no comportamento como um transtorno, uma vez que faz parte da personalidade da pessoa, mas geralmente esse é um distúrbio bem notório.
c) muitos transtornos de personalidade compartilham características semelhantes.
Certo!
d) os indivíduos que os possuem não procuram tratamento por não terem consciência do transtorno.
Errado. Com exceção da personalidade antissocial e da personalidade narcisista, um transtorno de personalidade pode gerar muito sofrimento para o indivíduo, o que o leva a procurar, sim, tratamento. Esses pacientes podem não ter consciência do transtorno, mas tem consciência do próprio sofrimento.
e) os indivíduos que os possuem, embora estejam conscientes de que têm um problema, evitam procurar tratamento.
Errado. Nem sempre.
Vamos ver também a justificativa da banca para o gabarito:
“Os critérios diagnósticos para transtornos de personalidade do DSM-5 foram refletidos em um modelo híbrido que incluía a avaliação de deficiências no funcionamento da personalidade (como um indivíduo normalmente se sente e também percebe aos outros) mais as cinco grandes áreas de traços patológicos de personalidade. No DSM-5, na Seção III, é disposto um conjunto de critérios para um estudo mais aprofundado desses transtornos. Esse conjunto possibilita avaliar a personalidade e diagnosticar um transtorno com base nas dificuldades particulares de um indivíduo no funcionamento da personalidade e nos padrões específicos desses traços patológicos, uma vez que todos os transtornos de personalidade compartilham como critérios gerais para diagnóstico: “• Prejuízo na personalidade moderado ou maior refletido no funcionamento pessoal e interpessoal • Um ou mais traços de personalidade patológicos • Esses prejuízos são relativamente inflexíveis, generalizados através de uma variedade de situações, estáveis ao longo do tempo, e podem ser rastreados até a adolescência ou início da idade adulta. • Outro transtorno psicológico não explica melhor esses prejuízos, nem eles são atribuíveis aos efeitos fisiológicos de uma substância ou de outra condição médica. • Os prejuízos não são mais bem entendidos como normais para o nível de desenvolvimento ou o contexto social e cultural de um indivíduo” (Withbourne, 2015, p. 354). Além disso, de Acordo com a Associação de Psiquiatria Americana (APA), a editora do DSM-5 e da revisão do mesmo, para o diagnóstico específico de um tipo de transtorno, é preciso definir, conforme traço de especificação (Traço Especificado (TP-TS)), o padrão específico de deficiências e características. Com a seção III, modelo híbrido dimensional-categórico e seus componentes, se busca abordar questões existentes aliadas à abordagem categórica dos transtornos de personalidade. “A APA espera que a inclusão da metodologia na Seção III do DSM-5 encoraje esse modelo no diagnóstico e atendimento de pacientes, bem como contribua para uma maior compreensão das causas e tratamentos dos transtornos de personalidade”. Logo, é o que pode ser feito quando um Transtorno da Personalidade é considerado presente, mas os critérios para um transtorno de personalidade específico não são totalmente preenchidos. Para este diagnóstico, que é clínico, é observada a gravidade do prejuízo no funcionamento da personalidade e a problemático traço(s) de personalidade. Face ao exposto, apenas a alternativa C (muitos transtornos de personalidade compartilham características semelhantes) explica o comando da questão (Os transtornos de personalidade são de difícil diagnóstico porque) acerca do diagnóstico de transtorno de personalidade.”
Nosso gabarito é Letra C.
2135) Lori fica com raiva e hostil quando seu namorado escolhe passar uma noite com seus amigos. Ela o vê como “ruim” e tenta manipulá-lo para fazê-lo ficar em casa. Ocasionalmente, quando isso ocorre, ele ameaça romper o relacionamento, mas Lori faz quase qualquer coisa para mantê-lo. Ela ameaçou ocasionalmente cometer suicídio. Podemos inferir que o padrão de comportamento de Lori é predominantemente característico do transtorno de personalidade:
- A) Antissocial.
- B) Borderline.
- C) Esquizoide.
- D) Paranoico.
- E) Passivo-agressivo.
A alternativa correta é letra B) Borderline.
Gabarito: Letra B.
Lori fica com raiva e hostil quando seu namorado escolhe passar uma noite com seus amigos. Ela o vê como “ruim” e tenta manipulá-lo para fazê-lo ficar em casa. Ocasionalmente, quando isso ocorre, ele ameaça romper o relacionamento, mas Lori faz quase qualquer coisa para mantê-lo. Ela ameaçou ocasionalmente cometer suicídio. Podemos inferir que o padrão de comportamento de Lori é predominantemente característico do transtorno de personalidade:
a) Antissocial.
b) Borderline.
c) Esquizoide.
d) Paranoico.
e) Passivo-agressivo.
Lori claramente tem um padrão de instabilidade dos relacionamentos, com atitudes desesperadas para evitar o abandono, o que são características da personalidade borderline. A raiva e a ameaça de cometer suicídio também fazem parte dos critérios diagnósticos desse transtorno.
“Um padrão difuso de instabilidade das relações interpessoais, da autoimagem e dos afetos e de impulsividade acentuada que surge no início da vida adulta e está presente em vários contextos, conforme indicado por cinco (ou mais) dos seguintes:
1. Esforços desesperados para evitar abandono real ou imaginado. (Nota: Não incluir comportamento suicida ou de automutilação coberto pelo Critério 5.)
2. Um padrão de relacionamentos interpessoais instáveis e intensos caracterizado pela alternância entre extremos de idealização e desvalorização. 3. Perturbação da identidade: instabilidade acentuada e persistente da autoimagem ou da percepção de si mesmo.
4. Impulsividade em pelo menos duas áreas potencialmente autodestrutivas (p. ex., gastos, sexo, abuso de substância, direção irresponsável, compulsão alimentar). (Nota: Não incluir comportamento suicida ou de automutilação coberto pelo Critério 5.)
5. Recorrência de comportamento, gestos ou ameaças suicidas ou de comportamento automutilante.
6. Instabilidade afetiva devida a uma acentuada reatividade de humor (p. ex., disforia episódica, irritabilidade ou ansiedade intensa com duração geralmente de poucas horas e apenas raramente de mais de alguns dias).
7. Sentimentos crônicos de vazio.
8. Raiva intensa e inapropriada ou dificuldade em controlá-la (p. ex., mostras frequentes de irritação, raiva constante, brigas físicas recorrentes).
9. Ideação paranoide transitória associada a estresse ou sintomas dissociativos intensos.”
Vamos ver também a justificativa da banca para o gabarito:
“O caso apresentado na questão “Lori fica com raiva e hostil quando seu namorado escolhe passar uma noite com seus amigos. Ela o vê como “ruim” e tenta manipulá-lo para fazê-lo ficar em casa. Ocasionalmente, quando isso ocorre, ele ameaça romper o relacionamento, mas Lori faz quase qualquer coisa para mantê-lo. Ela ameaçou ocasionalmente cometer suicídio. Podemos inferir que o padrão de comportamento de Lori é predominantemente característico do transtorno de personalidade” ilustra o padrão invasivo de controle do impulso pobre e instabilidade no humor, nos relacionamentos interpessoais e no senso de identidade, que é a essência do Transtorno da personalidade Borderline. Logo a alternativa correta é letra B (Borderline).”
Nosso gabarito é Letra B.
Fonte: American Psychiatric Association (APA). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
2136) Uma mulher, ao dar entrada em uma emergência hospitalar, quando perguntada sobre o que a motivou a tentar se matar, respondeu: “Nos últimos dias, eu realmente não tenho tido certeza sobre mim mesma. Eu não tinha certeza se estava viva. Foi um teste”. A intenção dessa mulher seria melhor descrita como:
- A) Mania.
- B) Histeria.
- C) Divisão.
- D) Parassuicida.
- E) Dicotomização.
A alternativa correta é letra D) Parassuicida.
Gabarito: Letra D
Uma mulher, ao dar entrada em uma emergência hospitalar, quando perguntada sobre o que a motivou a tentar se matar, respondeu: “Nos últimos dias, eu realmente não tenho tido certeza sobre mim mesma. Eu não tinha certeza se estava viva. Foi um teste”. A intenção dessa mulher seria melhor descrita como:
a) Mania.
b) Histeria.
c) Divisão.
d) Parassuicida.
e) Dicotomização.
Essa paciente, através de sua fala, demonstra que não queria de fato morrer, e sim ter certeza de que estava viva. Esse comportamento demonstra uma intenção parassuicida:
“Comportamento parassuicida. Parassuicídio é um termo criado para descrever pacientes que causam danos a si mesmos por meio de automutilação (p. ex., cortes na pele), mas que normalmente não desejam morrer. Estudos mostram que cerca de 4% de todos os pacientes em hospitais psiquiátricos cortam a si mesmos; a proporção de mulheres para homens é de quase 3:1. Estima-se que a incidência de lesões autoinfligidas em pacientes psiquiátricos seja de mais de 50 vezes a observada na população em geral. Psiquiatras indicam que adeptos da prática o fazem ao longo de vários anos. Automutilação é encontrada em cerca de 30% de todos os indivíduos que abusam de substâncias por via oral e em 10% de todos os usuários de substâncias por via intravenosa internados em unidades de tratamento para usuários de substâncias. Esses pacientes normalmente estão na faixa dos 20 anos e podem ser solteiros ou casados. A maioria se corta delicadamente, e não de forma grosseira, em geral em segredo, com uma lâmina de barbear, faca, vidro ou espelho quebrado. Os punhos, os braços, as coxas e as pernas são os locais cortados com maior frequência; o rosto, os seios e o abdome, mais raramente. A maioria das pessoas que se corta afirma não sentir dor e dá motivos para esse comportamento como raiva contra si mesmo ou outros, alívio de tensão e desejo de morrer. Em sua maioria, são classificadas como tendo transtornos da personalidade e são significativamente mais introvertidas, neuróticas e hostis do que os controles. Abuso de álcool e de outras substâncias é comum, e a maioria já tentou cometer suicídio. A automutilação é encarada como autodestruição localizada, como uma forma errada de lidar com impulsos agressivos causados pelo desejo inconsciente de punir a si mesmo ou um objeto introjetado”
Vamos ver também a justificativa da banca para o gabarito:
“O parassuicídio é definido como o ato não fatal, na sequência de um comportamento invulgar, protagonizado por um indivíduo, sem a intervenção de outrem, que provoca autolesão ou ingestão de uma substância em sobredosagem para além do prescrito ou de ser reconhecida como terapêutica, e que visa mudanças desejadas pelo indivíduo, quer através desse ato quer através das suas consequências físicas. Portanto, caracteriza-se por condutas autodestrutivas sem intenção de morrer e que não conduzem à morte, embora indiquem significativo sofrimento psicológico. O caso apresentado na questão “Uma mulher, ao dar entrada em uma emergência hospitalar, quando perguntada sobre o que a motivou a tentar se matar, respondeu: “Nos últimos dias, eu realmente não tenho tido certeza sobre mim mesma. Eu não tinha certeza se estava viva. Foi um teste”.” Indica conflito existencial (não tenho tipo certeza sobre mim mesma), afeto aversivo por si mesma, baixa autoestima e sugere conduta autodestrutiva sem intenção de morrer como uma conferência de vida pela afirmação “eu não tinha certeza se estava viva”; ou seja, para extrair sentimentos de realidade da dor física frente a estados psicológicos como a culpa, a tristeza, o pessimismo e a ansiedade e, por isso, tende a se tornar uma estratégia de regulação emocional.”
Nosso gabarito é Letra D.
2137) Entre os tratamentos baseados em evidências científicas para o Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TEPT), destacam-se os tratamentos cognitivo-comportamentais. Sobre esses tratamentos para o TEPT, assinale a afirmativa correta.
- A) As técnicas de respiração auxiliam o paciente no manejo dos sintomas negativos na cognição e no humor.
- B) As técnicas de exposição ao vivo e imaginária têm como objetivo único evitar as lembranças intrusivas da experiência traumática.
- C) A exposição imaginária não permite a ativação da memória do medo, auxiliando, assim, o processamento da experiência traumática.
- D) A evitação é um dos fatores mantenedores do transtorno, que não permite que o paciente reavalie e processe adequadamente a experiência traumática.
- E) As abordagens psicossociais são as mais eficazes junto às técnicas cognitivo-comportamentais por apresentarem resposta satisfatória em diferentes culturas.
A alternativa correta é letra D) A evitação é um dos fatores mantenedores do transtorno, que não permite que o paciente reavalie e processe adequadamente a experiência traumática.
Gabarito: Letra D.
Entre os tratamentos baseados em evidências científicas para o Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TEPT), destacam-se os tratamentos cognitivo-comportamentais. Sobre esses tratamentos para o TEPT, assinale a afirmativa correta.
a) As técnicas de respiração auxiliam o paciente no manejo dos sintomas negativos na cognição e no humor.
Errado. As técnicas de respiração auxiliam nos sintomas fisiológicos da ansiedade.
b) As técnicas de exposição ao vivo e imaginária têm como objetivo único evitar as lembranças intrusivas da experiência traumática.
Errado. As técnicas de exposição, como o nome indica, expõem o paciente a experiência, e seu objetivo não é evitar lembranças, e sim aprender a lidar com elas.
c) A exposição imaginária não permite a ativação da memória do medo, auxiliando, assim, o processamento da experiência traumática.
Errado. A exposição imaginária permite sim a ativação da memória do medo.
d) A evitação é um dos fatores mantenedores do transtorno, que não permite que o paciente reavalie e processe adequadamente a experiência traumática.
Certo! Por isso as técnicas de exposição são importantes.
e) As abordagens psicossociais são as mais eficazes junto às técnicas cognitivo-comportamentais por apresentarem resposta satisfatória em diferentes culturas.
Errado. A abordagem cognitivo-comportamental é que tem mais evidências científicas de eficácia nesses casos.
Vamos ver também a justificativa da banca para o gabarito:
“Os tratamentos cognitivo-comportamentais, referência em tratamentos baseados em evidências científicas, indicam a exposição ao vivo, por meio do enfrentamento de estímulos ansiogênicos, ajuda a reduzir a evitação e permite que ocorra o processo de habituação da ansiedade. De acordo com Barlow (2016, capítulo 2), a técnica de exposição imaginária permite que, por meio da ativação deliberada da memória traumática, ocorra o seu processamento adequado, facilitando o manejo de sintomas negativos na cognição e no humor. Já o uso habitual de técnicas de respiração pode ser útil para o controle dos sintomas fisiológicos da ansiedade, visto que equilibram os níveis de oxigênio e gás carbônico. Face ao exposto, apenas a alternativa D (a evitação é um dos fatores mantenedores do transtorno, pois não permite que o paciente reavalie e processe adequadamente a experiência traumática) é a alternativa correta.”
Nosso gabarito é Letra D.
2138) O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) apresenta vários aspectos importantes para serem considerados no prognóstico, inclusive os referentes à piora. Trata-se de um fator de piora do prognóstico no TAG:
- A) Início tardio.
- B) Assertividade.
- C) Boas habilidades sociais.
- D) Transtorno de Ansiedade Social do tipo Circunscrita.
- E) Transtorno de Ansiedade Social do tipo Generalizada.
A alternativa correta é letra E) Transtorno de Ansiedade Social do tipo Generalizada.
Gabarito: Letra E
O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) apresenta vários aspectos importantes para serem considerados no prognóstico, inclusive os referentes à piora. Trata-se de um fator de piora do prognóstico no TAG:
a) Início tardio.
b) Assertividade.
c) Boas habilidades sociais.
d) Transtorno de Ansiedade Social do tipo Circunscrita.
e) Transtorno de Ansiedade Social do tipo Generalizada.
Inicio tardio, assertividade, boas habilidades sociais e o tipo circunscrito são fatores de melhora do prognóstico. Por sua vez, quando o tipo do transtorno de ansiedade social é generalizado, temos uma piora do prognóstico.
Vamos ver também a justificativa da banca para o gabarito:
“De acordo com Barlow (2016, cap. 3), quando a ansiedade social é generalizada (múltiplos focos de ansiedade social) temos um prognóstico pior do que quando a ansiedade social é circunscrita (a apenas um foco de ansiedade social). Habilidades Sociais podem ser treinadas durante o tratamento, no entanto, quando a pessoa já apresenta um bom repertório de habilidades sociais temos um melhor prognóstico. O início tardio também está relacionado a um prognóstico melhor do que quando o início é precoce.”
Nosso gabarito é Letra E.
2139) Sobre o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
- A) V, F, F, V, V.
- B) F, V, F, V, F.
- C) F, F, V, V, V.
- D) V, V, F, F, F.
- E) F, F, V, F, V.
A alternativa correta é letra C) F, F, V, V, V.
Gabarito: Letra C
(F) Em relação à exposição a traumas, o Brasil não apresenta diferenças em relação a outros países.
Falso. Cada país tem suas especificidades em relação a exposição a traumas. Os padrões de violência e criminalidade de cada localização são fatores que influenciam.
(F) Os protocolos internacionais de tratamento para TEPT são bem adaptados ao contexto brasileiro.
Falso. Cada país, justamente por ter especificidades na exposição a traumas, deve desenvolver ou adaptar os protocolos para a sua realidade.
(V) O TEPT é marcado pela presença de sintomas dimensionados em revivência, evitação, excitabilidade e cognições, bem como humor negativo.
Verdadeiro! Esses são os sintomas característicos do TEPT.
(V) Apesar da alta exposição a eventos traumáticos e prevalência de TEPT, observa-se subnotificação de casos em centros de saúde mental.
Verdadeiro. Muitas vezes as vítimas não procuram ajuda em relação a saúde mental.
(V) É importante que o tratamento para TEPT contemple o apoio social, visto que estudos o apontam como um componente importante na reabilitação de indivíduos com esse transtorno.
Verdadeiro. O apoio social é fundamental no tratamento do TEPT.
Nosso gabarito é Letra C
2140) O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) pode ser compreendido por diferentes abordagens teóricas e de tratamento. Entre tais abordagens, há o Modelo Dugas, que sinaliza que os portadores do TAG apresentam crenças positivas sobre a preocupação. Na perspectiva deste modelo, as crenças positivas sobre a preocupação se referem a:
- A) Evitar pensar sobre o problema impede a ansiedade, favorecendo, assim, o desenvolvimento do comportamento de procrastinação.
- B) Convicções negativas sobre a preocupação relacionadas a ideias de que ela é importante e que não se preocupar é estar vulnerável.
- C) Engajamento em tentativas de eliminar a incerteza através da busca por mais informações, prejudicando o processo de resolução de problemas.
- D) Um padrão de esquivas cognitivas automatizadas que são caracterizadas por um processamento cognitivo focado em conteúdo verbal e não em imagens mentais.
- E) Acreditar que se preocupar é importante e que diminuir a preocupação significaria estar mais vulnerável, dificultando, dessa forma, o processo de tolerância à ansiedade.
A alternativa correta é letra E) Acreditar que se preocupar é importante e que diminuir a preocupação significaria estar mais vulnerável, dificultando, dessa forma, o processo de tolerância à ansiedade.
Gabarito: Letra E
O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) pode ser compreendido por diferentes abordagens teóricas e de tratamento. Entre tais abordagens, há o Modelo Dugas, que sinaliza que os portadores do TAG apresentam crenças positivas sobre a preocupação. Na perspectiva deste modelo, as crenças positivas sobre a preocupação se referem a:
a) Evitar pensar sobre o problema impede a ansiedade, favorecendo, assim, o desenvolvimento do comportamento de procrastinação.
Errado. As pessoas que tem crenças positivas sobre a preocupação não evitam pensar sobre o problema.
b) Convicções negativas sobre a preocupação relacionadas a ideias de que ela é importante e que não se preocupar é estar vulnerável.
Errado. A questão quer saber sobre as convicções positivas da preocupação.
c) Engajamento em tentativas de eliminar a incerteza através da busca por mais informações, prejudicando o processo de resolução de problemas.
Errado. A busca por informações favorece a resolução de problemas.
d) Um padrão de esquivas cognitivas automatizadas que são caracterizadas por um processamento cognitivo focado em conteúdo verbal e não em imagens mentais.
Errado. A crença positiva na preocupação não tem um padrão de esquiva cognitiva.
e) Acreditar que se preocupar é importante e que diminuir a preocupação significaria estar mais vulnerável, dificultando, dessa forma, o processo de tolerância à ansiedade.
Certo!
Vamos ver como a banca justifica o gabarito:
“Dugas propõe um modelo de compreensão do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) centrado em quatro elementos: a intolerância à incerteza, as crenças positivas sobre preocupação, a orientação negativa aos problemas e a evitação negativa. As crenças positivas sobre a preocupação se referem a ideias de que a preocupação é importante e que não se preocupar é estar vulnerável. Com isso, o modelo é baseado na seguinte sequência: uma situação (algo que ocorre ao nosso redor) ativa o nosso sistema cognitivo, estimulando um “e se”, pensamentos com os quais os portadores do TAG mais tendem a se engajar e rejeitar as tentativas de diminuir a atenção a essas cognições ou reestruturá-las. Ou seja, o pensar sobre as possibilidades diversas do evento é movido por crenças positivas sobre a preocupação; crê-se que é importante estar preocupado. Porém, a preocupação demasiada produz ansiedade, a qual resulta na esquiva cognitiva e na orientação negativa para o problema. O pano de fundo de todo esse cenário é a intolerância à incerteza. Logo, a única alternativa que responde à questão é a letra E (acreditar que preocupar-se é importante e que diminuir a preocupação significaria estar mais vulnerável, dificultando o processo de tolerância à ansiedade).”
Nosso gabarito é Letra E.