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Questões Sobre Psicopatologia - Psicologia - concurso

2191) Acerca do transtorno do estresse pós-traumático, assinale a alternativa incorreta.

  • A) Pessoas com transtorno do estresse pós-traumático são mais propensas a evitar situações que percebam como potencialmente ameaçadoras.
  • B) Os sintomas do estresse pós-traumático incluem personalização, entorpecimento, amnésia dissociativa e hipervigilância.
  • C) Uma experiência traumática não tem “causalidade” biológica, pois se trata de um evento externo que afeta o indivíduo.
  • D) Tecnicamente, o transtorno do estresse pós-traumático é atribuído a indivíduos que vivenciaram sintomas de transtorno de estresse agudo por mais de um mês.
  • E) Os sintomas do transtorno do estresse pós-traumático e de transtornos relacionados a ele podem persistir por muitos anos.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Os sintomas do estresse pós-traumático incluem personalização, entorpecimento, amnésia dissociativa e hipervigilância.

 

Acerca do transtorno do estresse pós-traumático, assinale a alternativa incorreta.

 

A questão pode ser respondida com o seguinte texto:

 

"TRANSTORNO DO ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO (TEPT)

 

Transtorno de ansiedade no qual o indivíduo vivencia diversos sintomas angustiantes por mais de um mês após um evento traumático, como revivência do acontecimento traumático, esquiva de lembretes do trauma, entorpecimento da responsividade geral e excitação aumentada.

 

Os acontecimentos que podem causar transtorno de estresse agudo podem levar ao transtorno de mais longa duração conhecido como transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). Tecnicamente, se o indivíduo vivenciar sintomas de transtorno de estresse agudo por mais de um mês, é atribuído o diagnóstico de TEPT. Além disso, este envolve mudanças negativas na cognição, incluindo perda de memória para o evento, autoculpa excessiva, distanciamento dos outros e incapacidade de vivenciar emoções positivas. Alguns pacientes buscam o álcool para fugir dessa síndrome ou outras drogas.

 

De um ponto de vista psicológico, pessoas com TEPT têm um estilo de processamento de informação tendencioso que, devido ao trauma que vivenciaram, faz sua atenção inclinar-se a sinais potencialmente ameaçadores. Portanto, elas são mais propensas a se sentir sob ameaça e também a evitar situações que percebam como potencialmente ameaçadoras (Huppert, Foa, McNally, & Cahill, 2009).

 

Sintomas: Os sintomas de TEPT e transtornos relacionados, como depressão, podem persistir por muitos anos. Normalmente os indivíduos que vivencia sintomas de TEPT relatam que ele vem junto a outros sintomas como o transtornos de ansiedade (não incluindo TEPT), transtornos depressivos e transtornos por uso de substância.

 

Como resultado do trauma, os indivíduos são incapazes de diferenciar situações relativamente inofensivas (como fogos de artifício) daquelas nas quais o trauma real ocorreu (combate). Eles continuam a revivenciar o evento com excitação aumentada e esquiva do trauma.

TRANSTORNOS ASSOCIADOS:

TRANSTORNO DO ESTRESSE AGUDO

Transtorno de ansiedade que se desenvolve após um evento traumático e dura por até um mês com sintomas como despersonalização, entorpecimento, amnésia dissociativa, ansiedade intensa, hipervigilância e prejuízo do funcionamento diário."

 

Fonte: "Transtornos de Ansiedade" (Faculdade Sapiens)

 

Com isso, encontramos a alternativa incorreta na Letra B.

 

a)  Pessoas com transtorno do estresse pós-traumático são mais propensas a evitar situações que percebam como potencialmente ameaçadoras.


b)  Os sintomas do estresse pós-traumático incluem personalização, entorpecimento, amnésia dissociativa e hipervigilância.
 

c)  Uma experiência traumática não tem “causalidade” biológica, pois se trata de um evento externo que afeta o indivíduo.
 

d)  Tecnicamente, o transtorno do estresse pós-traumático é atribuído a indivíduos que vivenciaram sintomas de transtorno de estresse agudo por mais de um mês.
 

e)  Os sintomas do transtorno do estresse pós-traumático e de transtornos relacionados a ele podem persistir por muitos anos.

2192) O espectro da esquizofrenia e outros transtornos psicóticos inclui esquizofrenia, outros transtornos psicóticos e transtorno (da personalidade) esquizotípica. Esses transtornos são definidos por anormalidades em um ou mais dos cinco domínios a seguir: delírios, alucinações, pensamento (discurso) desorganizado, comportamento motor grosseiramente desorganizado ou anormal (incluindo catatonia) e sintomas negativos. A respeito dos sintomas negativos, assinale a alternativa correta:

  • A) O sintomas negativos podem se manifestar de várias formas, desde o comportamento “tolo e pueril” até a agitação imprevisível. Os problemas podem ser observados em qualquer forma de comportamento dirigido a um objetivo, levando a dificuldades na realização das atividades cotidianas.
  • B) É uma redução acentuada na reatividade ao ambiente. Varia da resistência a instruções (negativismo), passando por manutenção de postura rígida, inapropriada ou bizarra, até a falta total de respostas verbais e motoras (mutismo e estupor). Pode, ainda, incluir atividade motora sem propósito e excessiva sem causa óbvia (excitação catatônica).
  • C) Os sintomas negativos respondem por uma porção substancial da morbidade associada à esquizofrenia, embora sejam menos proeminentes em outros transtornos psicóticos. Dois sintomas negativos são especialmente proeminentes na esquizofrenia: expressão emocional diminuída e avolia.
  • D) Os sintomas negativos costumam ser inferida a partir do discurso do indivíduo. Este pode mudar de um tópico a outro (descarrilamento ou afrouxamento das associações). As respostas a perguntas podem ter uma relação oblíqua ou não ter relação alguma (tangencialidade).
  • E) É comum e inespecífico, o sintoma deve ser suficientemente grave a ponto de prejudicar de forma substancial a comunicação efetiva. A gravidade do prejuízo pode ser de difícil avaliação quando a pessoa que faz o diagnóstico vem de um contexto linguístico diferente daquele de quem está sendo examinado. Pode ocorrer desorganização menos grave do pensamento ou do discurso durante os períodos prodrômicos ou residuais da esquizofrenia.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) Os sintomas negativos respondem por uma porção substancial da morbidade associada à esquizofrenia, embora sejam menos proeminentes em outros transtornos psicóticos. Dois sintomas negativos são especialmente proeminentes na esquizofrenia: expressão emocional diminuída e avolia.

 

O espectro da esquizofrenia e outros transtornos psicóticos inclui esquizofrenia, outros transtornos psicóticos e transtorno (da personalidade) esquizotípica. Esses transtornos são definidos por anormalidades em um ou mais dos cinco domínios a seguir: delírios, alucinações, pensamento (discurso) desorganizado, comportamento motor grosseiramente desorganizado ou anormal (incluindo catatonia) e sintomas negativos. A respeito dos sintomas negativos, assinale a alternativa correta:

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Sintomas Negativos

 

Sintomas negativos respondem por uma porção substancial da morbidade associada à esquizofrenia, embora sejam menos proeminentes em outros transtornos psicóticos. Dois sintomas negativos são especialmente proeminentes na esquizofrenia: expressão emocional diminuída e avolia. Expressão emocional diminuída inclui reduções na expressão de emoções pelo rosto, no contato visual, na entonação da fala (prosódia) e nos movimentos das mãos, da cabeça da face, os quais normalmente conferem ênfase emocional ao discurso. A avolia é uma redução em atividades motivadas, autoiniciadas e com uma finalidade. A pessoa pode ficar sentada por períodos longos e mostrar pouco interesse em participar de atividades profissionais ou sociais. Outros sintomas negativos incluem alogia, anedonia e falta de sociabilidade. A alogia é manifestada por produção diminuída do discurso. A anedonia é a capacidade reduzida de ter prazer resultante de estímulos positivos, ou degradação na lembrança do prazer anteriormente vivido. A falta de sociabilidade refere-se à aparente ausência de interesse em interações sociais, podendo estar associada à avolia, embora possa ser uma manifestação de oportunidades limitadas de interações sociais."

 

Fonte: DSM-V

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra C.


a)  O sintomas negativos podem se manifestar de várias formas, desde o comportamento “tolo e pueril” até a agitação imprevisível. Os problemas podem ser observados em qualquer forma de comportamento dirigido a um objetivo, levando a dificuldades na realização das atividades cotidianas. (descrição do "Comportamento motor grosseiramente desorganizado ou anormal")


b)  É uma redução acentuada na reatividade ao ambiente. Varia da resistência a instruções (negativismo), passando por manutenção de postura rígida, inapropriada ou bizarra, até a falta total de respostas verbais e motoras (mutismo e estupor). Pode, ainda, incluir atividade motora sem propósito e excessiva sem causa óbvia (excitação catatônica). (descrição do "Comportamento Catatônico")


c)  Os sintomas negativos respondem por uma porção substancial da morbidade associada à esquizofrenia, embora sejam menos proeminentes em outros transtornos psicóticos. Dois sintomas negativos são especialmente proeminentes na esquizofrenia: expressão emocional diminuída e avolia.


d)  Os sintomas negativos costumam ser inferida a partir do discurso do indivíduo. Este pode mudar de um tópico a outro (descarrilamento ou afrouxamento das associações). As respostas a perguntas podem ter uma relação oblíqua ou não ter relação alguma (tangencialidade).  (descrição da "Desorganização do Pensamento")


e)  É comum e inespecífico, o sintoma deve ser suficientemente grave a ponto de prejudicar de forma substancial a comunicação efetiva. A gravidade do prejuízo pode ser de difícil avaliação quando a pessoa que faz o diagnóstico vem de um contexto linguístico diferente daquele de quem está sendo examinado. Pode ocorrer desorganização menos grave do pensamento ou do discurso durante os períodos prodrômicos ou residuais da esquizofrenia. (descrição da "Desorganização do Pensamento")

2193) De acordo com Dalgalarrondo (2008), a orientação da consciência é a capacidade de situar-se quanto a si mesmo e quanto ao ambiente é elemento básico da atividade mental. A avaliação da orientação é um instrumento valioso para a verificação das perturbações do nível de consciência. A capacidade de orientar-se requer, de forma consistente, a integração das capacidades de atenção, percepção e memória. A capacidade de orientar-se é classificada em:

  • A) Orientação flutuante e orientação seletiva.
  • B) Orientação objetivo e orientação subjetiva.
  • C) Orientação flutuante e orientação subjetiva.
  • D) Orientação autopsíquica e orientação seletiva.
  • E) Orientação autopsíquica e alopsíquica.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) Orientação autopsíquica e alopsíquica.

 

De acordo com Dalgalarrondo (2008), a orientação da consciência é a capacidade de situar-se quanto a si mesmo e quanto ao ambiente é elemento básico da atividade mental. A avaliação da orientação é um instrumento valioso para a verificação das perturbações do nível de consciência. A capacidade de orientar-se requer, de forma consistente, a integração das capacidades de atenção, percepção e memória. A capacidade de orientar-se é classificada em:

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"A capacidade de orientar-se é classificada em orientação autopsíquica e alopsíquica. A orientação autopsíquica é a orientação do indivíduo em relação a si mesmo. Revela se o sujeito sabe quem é: nome, idade, data de nascimento, profissão, estado civil, etc. Já a orientação alopsíquica diz respeito à capacidade de orientar-se em relação ao mundo, isto é, quanto ao espaço (orientação espacial) e quanto ao tempo (orientação temporal)."

 

Fonte: "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" (Dalgalarrondo)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra E.


a)  Orientação flutuante e orientação seletiva.
b)  Orientação objetivo e orientação subjetiva.
c)  Orientação flutuante e orientação subjetiva.
d)  Orientação autopsíquica e orientação seletiva.
e)  Orientação autopsíquica e alopsíquica.

2194) Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais- DSM 5, são características diagnósticas do Transtorno Bipolar tipo II:

  • A) Durante o período inicial de dois anos (um ano para crianças e adolescentes), os sintomas precisam ser persistentes (presentes na maioria dos dias), e qualquer intervalo sem sintomas não pode durar mais do que dois meses. O diagnóstico de transtorno bipolar tipo II é feito somente quando os critérios para episódio depressivo maior, maníaco ou hipomaníaco nunca foram satisfeitos.
  • B) Se um indivíduo com transtorno bipolar tipo II subsequente (i.e., após os primeiros dois anos em adultos e um ano em crianças e adolescentes) apresenta um episódio depressivo maior, maníaco ou hipomaníaco, o diagnóstico muda para transtorno depressivo maior, transtorno bipolar tipo I, outro transtorno bipolar e transtorno relacionado especificado ou transtorno bipolar e transtorno relacionado não especificado (subclassificado como episódio hipomaníaco sem episódio depressivo maior anterior), respectivamente, e o diagnóstico de transtorno bipolar tipo II é abandonado.
  • C) O diagnóstico do transtorno bipolar tipo II não é feito se o padrão de mudanças do humor é mais bem explicado por transtorno esquizoafetivo, esquizofrenia, transtorno esquizofreniforme, transtorno delirante, outro transtorno do espectro da esquizofrenia e outro transtorno psicótico especificado ou transtorno do espectro da esquizofrenia e outro transtorno psicótico não especificado, caso em que os sintomas de humor são considerados características associadas ao transtorno psicótico.
  • D) O transtorno bipolar tipo II caracteriza-se por um curso clínico de episódios de humor recorrentes, consistindo em um ou mais episódios depressivos maiores e pelo menos um episódio hipomaníaco. O episódio depressivo maior deve ter duração de pelo menos duas semanas, e o hipomaníaco, de, no mínimo, quatro dias, para que sejam satisfeitos os critérios diagnósticos.
  • E) O transtorno bipolar tipo II tem como característica essencial a cronicidade e a oscilação do humor, envolvendo vários períodos de sintomas hipomaníacos e períodos de sintomas depressivos distintos entre si. Os sintomas hipomaníacos têm número, gravidade, abrangência ou duração insuficientes para preencher a todos os critérios de um episódio hipomaníaco; e os sintomas depressivos têm número, gravidade, abrangência ou duração insuficientes para preencher a todos os critérios de um episódio depressivo maior.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) O transtorno bipolar tipo II caracteriza-se por um curso clínico de episódios de humor recorrentes, consistindo em um ou mais episódios depressivos maiores e pelo menos um episódio hipomaníaco. O episódio depressivo maior deve ter duração de pelo menos duas semanas, e o hipomaníaco, de, no mínimo, quatro dias, para que sejam satisfeitos os critérios diagnósticos.

 

Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais- DSM 5, são características diagnósticas do Transtorno Bipolar tipo II:


a)  Durante o período inicial de dois anos (um ano para crianças e adolescentes), os sintomas precisam ser persistentes (presentes na maioria dos dias), e qualquer intervalo sem sintomas não pode durar mais do que dois meses. O diagnóstico de transtorno bipolar tipo II é feito somente quando os critérios para episódio depressivo maior, maníaco ou hipomaníaco nunca foram satisfeitos.

 

Essas são características do Transtorno Ciclotímico.

 

O texto está presente no tópico "Características Diagnósticas" do Transtorno Ciclotímico, no DSM-V.

 

"Características Diagnósticas

 

O transtorno ciclotímico tem como característica essencial a cronicidade e a oscilação do humor, envolvendo vários períodos de sintomas hipomaníacos e períodos de sintomas depressivos distintos entre si (Critério A). Os sintomas hipomaníacos têm número, gravidade, abrangência ou duração insuficientes para preencher a todos os critérios de um episódio hipomaníaco; e os sintomas depressivos têm número, gravidade, abrangência ou duração insuficientes para preencher a todos os critérios de um episódio depressivo maior. Durante o período inicial de dois anos (um ano para e crianças e adolescentes), os sintomas precisam ser persistentes (presentes na maioria dos dias), e qualquer intervalo sem sintomas não pode durar mais do que dois meses (Critério B). O diagnóstico de transtorno ciclotímico é feito somente quando os critérios para episódio depressivo maior, maníaco ou hipomaníaco nunca foram satisfeitos (Critério C).

 

Se um indivíduo com transtorno ciclotímico subsequente (i.e., após os primeiros dois anos em adultos e um ano em crianças e adolescentes) apresenta um episódio depressivo maior, maníaco ou hipomaníaco, o diagnóstico muda para transtorno depressivo maior, transtorno bipolar tipo I, outro transtorno bipolar e transtorno relacionado especificado ou transtorno bipolar e transtorno relacionado não especificado (subclassificado como episódio hipomaníaco sem episódio depressivo maior anterior), respectivamente, e o diagnóstico de transtorno ciclotímico é abandonado.

 

O diagnóstico de transtorno ciclotímico não é feito se o padrão de mudanças do humor é mais bem explicado por transtorno esquizoafetivo, esquizofrenia, transtorno esquizofreniforme, transtorno delirante, outro transtorno do espectro da esquizofrenia e outro e transtorno psicótico especificado ou transtorno do espectro da esquizofrenia e outro transtorno psicótico não especificado (Critério D), caso em que os sintomas de humor são considerados características associadas ao transtorno psicótico. A perturbação do humor também não deve ser atribuível aos efeitos fisiológicos de uma substância (p. ex., droga de abuso, medicamento) ou a outra condição médica (p. ex., hipertireoidismo) (Critério E). Embora alguns indivíduos possam funcionar particularmente bem durante certos períodos de hipomania, ao longo do curso prolongado do transtorno deve ocorrer sofrimento ou prejuízo clinicamente significativo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo em consequência da perturbação do humor (Critério F). O prejuízo pode se desenvolver em decorrência de períodos prolongados de mudanças cíclicas do humor, frequentemente imprevisíveis (p. ex., 0 indivíduo pode ser visto como temperamental, mal-humorado, imprevisível, incoerente ou não confiável)."

 

Fonte: DSM-V

 

Assertiva Falsa.


b)  Se um indivíduo com transtorno bipolar tipo II subsequente (i.e., após os primeiros dois anos em adultos e um ano em crianças e adolescentes) apresenta um episódio depressivo maior, maníaco ou hipomaníaco, o diagnóstico muda para transtorno depressivo maior, transtorno bipolar tipo I, outro transtorno bipolar e transtorno relacionado especificado ou transtorno bipolar e transtorno relacionado não especificado (subclassificado como episódio hipomaníaco sem episódio depressivo maior anterior), respectivamente, e o diagnóstico de transtorno bipolar tipo II é abandonado.

 

Essa alternativa também cita características do Transtorno Ciclotímico.

 

Assertiva Falsa.


c)  O diagnóstico do transtorno bipolar tipo II não é feito se o padrão de mudanças do humor é mais bem explicado por transtorno esquizoafetivo, esquizofrenia, transtorno esquizofreniforme, transtorno delirante, outro transtorno do espectro da esquizofrenia e outro transtorno psicótico especificado ou transtorno do espectro da esquizofrenia e outro transtorno psicótico não especificado, caso em que os sintomas de humor são considerados características associadas ao transtorno psicótico.

 

Outra citação das características do Transtorno Ciclotímico.

 

Assertiva Falsa.


d)  O transtorno bipolar tipo II caracteriza-se por um curso clínico de episódios de humor recorrentes, consistindo em um ou mais episódios depressivos maiores e pelo menos um episódio hipomaníaco. O episódio depressivo maior deve ter duração de pelo menos duas semanas, e o hipomaníaco, de, no mínimo, quatro dias, para que sejam satisfeitos os critérios diagnósticos.

 

Essa alternativa está de acordo com o seguinte texto:

 

"Características Diagnósticas

 

O transtorno bipolar tipo II caracteriza-se por um curso clínico de episódios de humor recorrentes, consistindo em um ou mais episódios depressivos maiores (Critérios A-C em "Episódio Depressivo Maior") e pelo menos um episódio hipomaníaco (Critérios A-F em "Episódio Hipomaníaco"). O episódio depressivo maior deve ter duração de pelo menos duas semanas, e o hipomaníaco, de, no mínimo, quatro dias, para que sejam satisfeitos os critérios diagnósticos. Durante o(s) episódio(s) de humor, a quantidade necessária de sintomas deve estar presente na maior parte do dia, quase todos os dias, além de os sintomas representarem uma mudança notável do comportamento e do funcionamento habituais. A presença de um episódio maníaco durante o curso da doença exclui o diagnóstico de transtorno bipolar tipo II (Critério B em "Transtorno Bipolar tipo II"). Episódios de transtorno depressivo induzido por substância/medicamento ou de transtorno bipolar e transtorno relacionado induzido por substância/medicamento (devido aos efeitos fisiológicos de um fármaco, outros tratamentos somáticos para depressão, drogas de abuso ou exposição a toxina) ou transtorno depressivo e transtorno relacionado devido a outra condição médica ou transtorno bipolar e transtorno relacionado devido a outra condição médica não contam para o diagnóstico de transtorno bipolar tipo II, a menos que persistam além dos efeitos fisiológicos do tratamento ou da substância e atendam aos critérios de duração para um episódio. (...)"

 

Fonte: DSM-V

 

Assertiva Correta.


e)  O transtorno bipolar tipo II tem como característica essencial a cronicidade e a oscilação do humor, envolvendo vários períodos de sintomas hipomaníacos e períodos de sintomas depressivos distintos entre si. Os sintomas hipomaníacos têm número, gravidade, abrangência ou duração insuficientes para preencher a todos os critérios de um episódio hipomaníaco; e os sintomas depressivos têm número, gravidade, abrangência ou duração insuficientes para preencher a todos os critérios de um episódio depressivo maior.

 

Mais uma afirmativa que expõe um trecho das Características Diagnósticas do Transtorno Ciclotímico.

 

Assertiva Falsa.

 

Portanto, a alternativa correta é a Letra D.

2195) O diagnóstico de transtorno de fala pode ser dirigido à criança que apresente dificuldade para falar, desde que

  • A) se recuse a falar especificamente na escola, o que a levará a prejuízos acadêmicos.
  • B) apresente dificuldades persistentes para produção da fala que interferirão na inteligibilidade da fala ou impedirão a comunicação verbal de mensagens.
  • C) o fracasso para falar se deva a um desconhecimento ou um desconforto com o idioma exigido pela situação social.
  • D) as dificuldades sejam atribuídas a condições congênitas ou adquiridas, como paralisia cerebral, fenda palatina ou outras condições médicas ou neurológicas.
  • E) apresente um padrão temporal da fala inapropriado para a idade, como prolongamentos sonoros das consoantes e das vogais e palavras interrompidas.

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A alternativa correta é letra B) apresente dificuldades persistentes para produção da fala que interferirão na inteligibilidade da fala ou impedirão a comunicação verbal de mensagens.

 

O diagnóstico de transtorno de fala pode ser dirigido à criança que apresente dificuldade para falar, desde que

 

Observe os critérios diagnósticos para o Transtorno da Fala, segundo o DSM-V:

 

"Transtorno da Fala

 

Critérios Diagnósticos 

 

A. Dificuldade persistente para produção da fala que interfere na inteligibilidade da fala ou impede a comunicação verbal de mensagens.

 

B. A perturbação causa limitações na comunicação eficaz, que interferem na participação social, no sucesso acadêmico ou no desempenho profissional, individualmente ou em qualquer combinação.

 

C. O início dos sintomas ocorre precocemente no período do desenvolvimento.

 

D. As dificuldades não são atribuíveis a condições congênitas ou adquiridas, como paralisia cerebral, fenda palatina, surdez ou perda auditiva, lesão cerebral traumática ou outras condições médicas ou neurológicas."

 

Fonte: "DSM-V"

 

Com isso, a única alternativa que apresenta o principal critério diagnóstico é a Letra B.


a)  se recuse a falar especificamente na escola, o que a levará a prejuízos acadêmicos.
 

b)  apresente dificuldades persistentes para produção da fala que interferirão na inteligibilidade da fala ou impedirão a comunicação verbal de mensagens.
 

c)  o fracasso para falar se deva a um desconhecimento ou um desconforto com o idioma exigido pela situação social.
 

d)  as dificuldades sejam atribuídas a condições congênitas ou adquiridas, como paralisia cerebral, fenda palatina ou outras condições médicas ou neurológicas.


e)  apresente um padrão temporal da fala inapropriado para a idade, como prolongamentos sonoros das consoantes e das vogais e palavras interrompidas.

2196) De acordo com o DSM-V, para diagnóstico do Transtorno de Estresse Pós-Traumático, é necessário

  • A) que a pessoa tenha vivenciado ou sido exposta de forma repetida a situações de abuso, podendo ocorrer lembranças intrusivas ou sonhos angustiantes.
  • B) identificar perturbação da memória, da percepção e ruptura da identidade caracterizada pela presença de dois ou mais estados de personalidade distintos.
  • C) que se observe um padrão de comportamento que é difuso e inflexível, apresentando distanciamento das relações sociais por excesso de desconfiança.
  • D) que se verifique a existência de uma aproximação persistente aos estímulos associados ao evento traumático, começando logo após a ocorrência do evento.
  • E) que a duração dos sintomas se restrinja ao período de 3 dias a 1 mês depois da exposição ao evento traumático.

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ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA

GABARITO PRELIMINAR: LETRA A

GABARITO DEFINITIVO: ANULADA (não forneceram justificativa)

 

De acordo com o DSM-V, para diagnóstico do Transtorno de Estresse Pós-Traumático, é necessário

 

Veja os critérios diagnósticos para o TEPT:

 

"Transtorno de estresse pós-traumático
 

Critérios Diagnósticos


A. Exposição a episódio concreto ou ameaça de morte, lesão grave ou violência sexual em uma (ou mais) das seguintes formas:

 

1. Vivenciar diretamente o evento traumático.

 

2. Testemunhar pessoalmente o evento traumático ocorrido com outras pessoas.

 

3. Saber que o evento traumático ocorreu com familiar ou amigo próximo. Nos casos de episódio concreto ou ameaça de morte envolvendo um familiar ou amigo, é preciso que o evento tenha sido violento ou acidental.

 

4. Ser exposto de forma repetida ou extrema a detalhes aversivos do evento traumático (p. ex., socorristas que recolhem restos de corpos humanos; policiais repetidamente expostos a detalhes de abuso infantil).

 

B. Presença de um (ou mais) dos seguintes sintomas intrusivos associados ao evento traumático, começando depois de sua ocorrência:

 

1. Lembranças intrusivas angustiantes, recorrentes e involuntárias do evento traumático.
 

2. Sonhos angustiantes recorrentes nos quais o conteúdo e/ou o sentimento do sonho estão relacionados ao evento traumático.

 

3. Reações dissociativas (p. ex., flashbacks) nas quais o indivíduo sente ou age como se o evento traumático estivesse ocorrendo novamente. (Essas reações podem ocorrer em um continuum, com a expressão mais extrema na forma de uma perda completa de percepção do ambiente ao redor.)

 

4. Sofrimento psicológico intenso ou prolongado ante a exposição a sinais internos ou externos que simbolizem ou se assemelhem a algum aspecto do evento traumático.

 

5. Reações fisiológicas intensas a sinais internos ou externos que simbolizem ou se assemelhem a algum aspecto do evento traumático.

 

C. Evitação persistente de estímulos associados ao evento traumático, começando após a ocorrência do evento, conforme evidenciado por um ou ambos dos seguintes aspectos:

 

1. Evitação ou esforços para evitar recordações, pensamentos ou sentimentos angustiantes acerca de ou associados de perto ao evento traumático.

 

2. Evitação ou esforços para evitar lembranças externas (pessoas, lugares, conversas, atividades, objetos, situações) que despertem recordações, pensamentos ou sentimentos angustiantes acerca de ou associados de perto ao evento traumático.

 

D. Alterações negativas em cognições e no humor associadas ao evento traumático começando ou piorando depois da ocorrência de tal evento, conforme evidenciado por dois (ou mais) dos seguintes aspectos:

 

1. Incapacidade de recordar algum aspecto importante do evento traumático (geralmente devido a amnésia dissociativa, e não a outros fatores, como traumatismo craniano, álcool ou drogas).

 

2. Crenças ou expectativas negativas persistentes e exageradas a respeito de si mesmo, dos outros e do mundo (p. ex., "Sou mau", "Não se deve confiar em ninguém", "O mundo é perigoso", "Todo o meu sistema nervoso está arruinado para sempre").

 

3. Cognições distorcidas persistentes a respeito da causa ou das conseqüências do evento traumático que levam o indivíduo a culpar a si mesmo ou os outros.


4. Estado emocional negativo persistente (p. ex., medo, pavor, raiva, culpa ou vergonha).


5. Interesse ou participação bastante diminuída em atividades significativas.


6. Sentimentos de distanciamento e alienação em relação aos outros.

 

7. Incapacidade persistente de sentir emoções positivas (p. ex., incapacidade de vivenciar sentimentos de felicidade, satisfação ou amor).

 

E. Alterações marcantes na excitação e na reatividade associadas ao evento traumático, começando ou piorando após o evento, conforme evidenciado por dois (ou mais) dos seguintes aspectos:

 

1. Comportamento irritadiço e surtos de raiva (com pouca ou nenhuma provocação) geralmente expressos sob a forma de agressão verbal ou física em relação a pessoas e objetos.
2. Comportamento imprudente ou autodestrutivo.
3. Hipervigilância.
4. Resposta de sobressalto exagerada.
5. Problemas de concentração.
6. Perturbação do sono (p. ex., dificuldade para iniciar ou manter o sono, ou sono agitado).

 

F. A perturbação (Critérios B, C, D e E) dura mais de um mês.

 

G. A perturbação causa sofrimento clinicamente significativo e prejuízo social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.

 

H. A perturbação não se deve aos efeitos fisiológicos de uma substância (p. ex., medicamento, álcool) ou a outra condição médica."

 

Fonte: "DSM-V"

 

Portanto, encontramos a resposta na Letra A.


a)  que a pessoa tenha vivenciado ou sido exposta de forma repetida a situações de abuso, podendo ocorrer lembranças intrusivas ou sonhos angustiantes.


b)  identificar perturbação da memória, da percepção e ruptura da identidade caracterizada pela presença de dois ou mais estados de personalidade distintos.


c)  que se observe um padrão de comportamento que é difuso e inflexível, apresentando distanciamento das relações sociais por excesso de desconfiança.


d)  que se verifique a existência de uma aproximação persistente aos estímulos associados ao evento traumático, começando logo após a ocorrência do evento.


e)  que a duração dos sintomas se restrinja ao período de 3 dias a 1 mês depois da exposição ao evento traumático. (critério do Transtorno de Estresse Agudo)

2197) Em uma discussão decorrente de uma “fechada de trânsito”, em que ocorra perseguição e agressão verbal, pode-se identificar que a pessoa agressora sofre do transtorno explosivo intermitente se

  • A) considerarmos que o trânsito nas grandes cidades é um fator desencadeante, então uma reação atípica é suficiente para caracterizar o transtorno.
  • B) ela agir por impulso e apresentar agressões verbais que ocorram em uma média de duas vezes por semana, durante um período de três meses.
  • C) a reação desproporcional ocorreu devido ao uso de uma medicação específica.
  • D) a pessoa já saiu de casa estressada e estava predeterminada a reagir a qualquer provocação não havendo arrependimento posterior.
  • E) for um padrão de comportamento repetitivo e persistente no qual a pessoa já tinha a intenção costumeira de violar direitos básicos dos outros.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) ela agir por impulso e apresentar agressões verbais que ocorram em uma média de duas vezes por semana, durante um período de três meses.

 

Em uma discussão decorrente de uma “fechada de trânsito”, em que ocorra perseguição e agressão verbal, pode-se identificar que a pessoa agressora sofre do transtorno explosivo intermitente se

 

Observe os critérios diagnósticos para o Transtorno Explosivo Intermitente, segundo o DSM-V:

 

"Transtorno Explosivo Intermitente

 

Critérios Diagnósticos 

 

A. Explosões comportamentais recorrentes representando uma falha em controlar impulsos agressivos, conforme manifestado por um dos seguintes aspectos:

 

1. Agressão verbal (p. ex., acessos de raiva, injúrias, discussões ou agressões verbais) ou agressão física dirigida propriedade, animais ou outros indivíduos, ocorrendo em uma média de duas vezes por semana, durante um período de três meses. A agressão física não resulta em danos ou destruição de propriedade nem em lesões físicas em animais ou em outros indivíduos.

 

2. Três explosões comportamentais envolvendo danos ou destruição de propriedade e/ou agressão física envolvendo lesões físicas contra animais ou outros indivíduos ocorrendo dentro de um período de 12 meses.

 

B. A magnitude da agressividade expressa durante as explosões recorrentes é grosseiramente desproporcional em relação à provocação ou a quaisquer estressores psicossociais precipitantes.

 

C. As explosões de agressividade recorrentes não são premeditadas (i.e., são impulsivas e/ou decorrentes de raiva) e não têm por finalidade atingir algum objetivo tangível (p. ex., dinheiro, poder, intimidação).

 

D. As explosões de agressividade recorrentes causam sofrimento acentuado ao indivíduo ou prejuízo no funcionamento profissional ou interpessoal ou estão associadas a conseqüências financeiras ou legais.

 

E. A idade cronológica é de pelo menos 6 anos (ou nível de desenvolvimento equivalente).

 

F. As explosões de agressividade recorrentes não são mais bem explicadas por outro transtorno mental (p. ex., transtorno depressivo maior, transtorno bipolar, transtorno disruptivo da desregulação do humor, um transtorno psicótico, transtorno da personalidade antissocial, transtorno da personalidade borderline) e não são atribuíveis a outra condição médica (p. ex., traumatismo craniano, doença de Alzheimer) ou aos efeitos fisiológicos de uma substância (p. ex., droga de abuso, medicamento). No caso de crianças com idade entre 6 e 18 anos, o comportamento agressivo que ocorre como parte do transtorno de adaptação não deve ser considerado para esse diagnóstico."

 

Fonte: "DSM-V"

 

Com isso, a única alternativa que está de acordo com os critérios é a Letra B.


a)  considerarmos que o trânsito nas grandes cidades é um fator desencadeante, então uma reação atípica é suficiente para caracterizar o transtorno.


b)  ela agir por impulso e apresentar agressões verbais que ocorram em uma média de duas vezes por semana, durante um período de três meses.


c)  a reação desproporcional ocorreu devido ao uso de uma medicação específica.


d)  a pessoa já saiu de casa estressada e estava predeterminada a reagir a qualquer provocação não havendo arrependimento posterior.


e)  for um padrão de comportamento repetitivo e persistente no qual a pessoa já tinha a intenção costumeira de violar direitos básicos dos outros.

2198) Uma criança com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) apresentará

  • A) vários sintomas de desatenção ou hiperatividade-impulsividade presentes em um ambiente específico.
  • B) dificuldades escolares decorrentes especificamente dos comportamentos de impulsividade.
  • C) comportamento desafiante com dificuldade de obedecer regras e índole vingativa nos últimos três meses.
  • D) respostas mais lentas e diversificadas em tarefas de funções executivas.
  • E) dificuldades cognitivas, pois o TDAH está classificado como um transtorno neurocognitivo.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) respostas mais lentas e diversificadas em tarefas de funções executivas.

 

Uma criança com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) apresentará

 

A questão pode ser respondida com os textos abaixo:

 

"Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade


Critérios Diagnósticos

 

A. Um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento e no desenvolvimento, conforme caracterizado por (1) e/ou (2):

 

1. Desatenção: Seis (ou mais) dos seguintes sintomas persistem por pelo menos seis meses em um grau que é inconsistente com o nível do desenvolvimento e têm impacto negativo diretamente nas atividades sociais e acadêmicas/profissionais:


Nota: Os sintomas não são apenas uma manifestação de comportamento opositor, desafio, hostilidade ou dificuldade para compreender tarefas ou instruções. Para adolescentes mais velhos e adultos (17 anos ou mais), pelo menos cinco sintomas são necessários.

 

a. Frequentemente não presta atenção em detalhes ou comete erros por descuido em tarefas escolares, no trabalho ou durante outras atividades (p. ex., negligencia ou deixa passar detalhes, o trabalho é impreciso).

 

b. Frequentemente tem dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas (p. ex., dificuldade de manter o foco durante aulas, conversas ou leituras prolongadas).

 

C. Frequentemente parece não escutar quando alguém lhe dirige a palavra diretamente (p. ex., parece estar com a cabeça longe, mesmo na ausência de qualquer distração óbvia).

 

d. Frequentemente não segue instruções até o fim e não consegue terminar trabalhos escolares, tarefas ou deveres no local de trabalho (p. ex., começa as tarefas, mas rapidamente perde o foco e facilmente perde o rumo).

 

e. Frequentemente tem dificuldade para organizar tarefas e atividades (p. ex., dificuldade em gerenciar tarefas seqüenciais; dificuldade em manter materiais e objetos pessoais em ordem; trabalho desorganizado e desleixado; mau gerenciamento do tempo; dificuldade em cumprir prazos).

 

f. Frequentemente evita, não gosta ou reluta em se envolver em tarefas que exijam esforço mental prolongado (p. ex., trabalhos escolares ou lições de casa; para adolescentes mais velhos e adultos, preparo de relatórios, preenchimento de formulários, revisão de trabalhos longos).

 

g. Frequentemente perde coisas necessárias para tarefas ou atividades (p. ex., materiais escolares, lápis, livros, instrumentos, carteiras, chaves, documentos, óculos, celular).

 

h. Com frequência é facilmente distraído por estímulos externos (para adolescentes mais velhos e adultos, pode incluir pensamentos não relacionados).

 

i. Com frequência é esquecido em relação a atividades cotidianas (p. ex., realizar tarefas, obrigações; para adolescentes mais velhos e adultos, retornar ligações, pagar contas, manter horários agendados).

 

2. Hiperatividade e impulsividade: Seis (ou mais) dos seguintes sintomas persistem por pelo menos seis meses em um grau que é inconsistente com o nível do desenvolvimento é tem impacto negativo diretamente nas atividades sociais acadêmicas/profissionais:

 

Nota: Os sintomas não são apenas uma manifestação de comportamento opositor, desafio, hostilidade ou dificuldade para compreender tarefas ou instruções. Para adolescentes mais velhos e adultos (17 anos ou mais), pelo menos cinco sintomas são necessários.

 

a. Frequentemente remexe ou batuca as mãos ou os pés ou se contorce na cadeira.

 

b. Frequentemente levanta da cadeira em situações em que se espera que permaneça sentado (p. ex., sai do seu lugar em sala de aula, no escritório ou em outro local de trabalho ou em outras situações que exijam que se permaneça em um mesmo lugar).

 

c. Frequentemente corre ou sobe nas coisas em situações em que isso é inapropriado.
(Nota: Em adolescentes ou adultos, pode se limitar a sensações de inquietude.)

 

d. Com frequência incapaz de brincar ou se envolver em atividades de lazer calmamente.

 

e. Com frequência "não para", agindo como se estivesse "com o motor ligado" (p. ex., não consegue ou se sente desconfortável em ficar parado por muito tempo, como em restaurantes, reuniões; outros podem ver o indivíduo como inquieto ou difícil de acompanhar).

 

f. Frequentemente fala demais.

 

g. Frequentemente deixa escapar uma resposta antes que a pergunta tenha sido concluída (p. ex., termina frases dos outros, não consegue aguardar a vez de falar).

 

h. Frequentemente tem dificuldade para esperar a sua vez (p.ex., aguardar em uma fila).

 

j. Frequentemente interrompe ou se intromete (p. ex., mete-se nas conversas, jogos ou atividades; pode começar a usar as coisas de outras pessoas sem pedir ou receber permissão; para adolescentes e adultos, pode intrometer-se em ou assumir o controle sobre o que outros estão fazendo).

 

B. Vários sintomas de desatenção ou hiperatividade-impulsividade estavam presentes antes dos 12 anos de idade.

 

C. Vários sintomas de desatenção ou hiperatividade-impulsividade estão presentes em dois ou mais ambientes (p. ex., em casa, na escola, no trabalho; com amigos ou parentes; em outras atividades).

 

D. Há evidências claras de que os sintomas interferem no funcionamento social, acadêmico ou profissional ou de que reduzem sua qualidade.

 

E. Os sintomas não ocorrem exclusivamente durante o curso de esquizofrenia ou outro transtorno psicótico e não são mais bem explicados por outro transtorno mental (p. ex., transtorno do humor, transtorno de ansiedade, transtorno dissociativo, transtorno da personalidade, intoxicação ou abstinência de substância).

(...)

Características Associadas que Apoiam o Diagnóstico

 

Atrasos leves no desenvolvimento lingüístico, motor ou social não são específicos do TDAH,
embora costumem ser comórbidos. As características associadas podem incluir baixa tolerância :
frustração, irritabilidade ou labilidade do humor. Mesmo na ausência de um transtorno específico
da aprendizagem, o desempenho acadêmico ou profissional costuma estar prejudicado. Comportamento desatento está associado a vários processos cognitivos subjacentes, e indivíduos com TDAH podem exibir problemas cognitivos em testes de atenção, função executiva ou memória, embora esses testes não sejam suficientemente sensíveis ou específicos para servir como índices diagnósticos. No início da vida adulta, 0 TDAH está associado a risco aumentado de tentativa de suicídio, principalmente quando em comorbidade com transtornos do humor, da conduta ou por uso de substância."

 

Fonte: DSM-V

 

e

 

"Funções executivas é um termo abrangente e tem sido utilizado para explicar ações de planejamento, inibição de respostas, desenvolvimento e uso de estratégias, flexibilidade de ações, manutenção comportamental e resistência à interferência (ANTSHEL; BARKLEY, 2014; PIEK et al., 2004). Há evidências de que o déficit nas funções executivas seja um aspecto definidor do TDAH, e que retrata a manifestação dos seus sintomas de desatenção e hiperatividade/impulsividade (ANTSHEL; BARKLEY, 2014). Os processos cognitivos são imprescindíveis para o processa- mento de informação, havendo uma interação constante do indivíduo com o ambiente, refletindo diretamente no processo de aprendizagem (SHIMIZU; MIRANDA, 2012)."

 

Fonte: "Comportamento motor e neuropsicologia" (Lage)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra D.


a)  vários sintomas de desatenção ou hiperatividade-impulsividade presentes em um ambiente específico.
b)  dificuldades escolares decorrentes especificamente dos comportamentos de impulsividade.
c)  comportamento desafiante com dificuldade de obedecer regras e índole vingativa nos últimos três meses.
d)  respostas mais lentas e diversificadas em tarefas de funções executivas.
e)  dificuldades cognitivas, pois o TDAH está classificado como um transtorno neurocognitivo. (TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento)

2199) O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é complexo em suas características e critérios diagnósticos. Nesses casos, o psicólogo

  • A) avaliará as questões relacionadas à fala e à linguagem, pois não é uma ocorrência comum nesses pacientes.
  • B) identificará se ocorrem explosões de raiva quando a rotina do paciente é alterada, pois nesses casos trata-se de transtorno disruptivo da desregulação do humor.
  • C) indicará o ensino de novas habilidades para promover maior adaptação às relações sociais por meio do uso da metodologia ABA (análise do comportamento aplicada) que segue os princípios da terapia cognitiva.
  • D) obterá informações junto à família e à escola para verificação do grau de dependência e gravidade, entre dois únicos níveis existentes, o de exigência de apoio ou de apoio substancial.
  • E) observará se há dificuldades persistentes na comunicação e na interação social em diferentes contextos e padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades, que prejudiquem o seu convívio social.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) observará se há dificuldades persistentes na comunicação e na interação social em diferentes contextos e padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades, que prejudiquem o seu convívio social.

 

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é complexo em suas características e critérios diagnósticos. Nesses casos, o psicólogo

 

A questão pode ser respondida com o seguinte texto:

 

"Transtorno do Espectro Autista

 

Critérios Diagnósticos


A. Déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos, conforme manifestado pelo que segue, atualmente ou por história prévia (os exemplos são apenas ilustrativos, e não exaustivos; ver o texto):

 

1. Déficits na reciprocidade socioemocional, variando, por exemplo, de abordagem social anormal e dificuldade para estabelecer uma conversa normal a compartilhamento reduzido de interesses, emoções ou afeto, a dificuldade para iniciar ou responder a interações sociais.

 

2. Déficits nos comportamentos comunicativos não verbais usados para interação social, variando, por exemplo, de comunicação verbal e não verbal pouco integrada a anormalidade no contato visual e linguagem corporal ou déficits na compreensão e uso gestos, a ausência total de expressões faciais e comunicação não verbal.

 

3. Déficits para desenvolver, manter e compreender relacionamentos, variando, por exemplo, de dificuldade em ajustar o comportamento para se adequar a contextos sociais diversos a dificuldade em compartilhar brincadeiras imaginativas ou em fazer amigos, a ausência de interesse por pares.

 

Especificar a gravidade atual: A gravidade baseia-se em prejuízos na comunicação social e em padrões de comportamento restritos e repetitivos (ver Tabela 2).

 

B. Padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades, conforme manifestado por pelo menos dois dos seguintes, atualmente ou por história prévia (os exemplos são apenas ilustrativos, e não exaustivos; vér o texto):

 

1. Movimentos motores, uso de objetos ou fala estereotipados ou repetitivos (p. ex., estereotipias motoras simples, alinhar brinquedos ou girar objetos, ecolalia, frases idiossincráticas).

 

2. Insistência nas mesmas coisas, adesão inflexível a rotinas ou padrões ritualizados de comportamento verbal ou não verbal (p. ex., sofrimento extremo em relação a pequenas mudanças, dificuldades com transições, padrões rígidos de pensamento, rituais de saudação, necessidade de fazer mesmo caminho ou ingerir os mesmos alimentos diariamente).

 

3. Interesses fixos e altamente restritos que são anormais em intensidade ou foco (p. ex., forte apego a ou preocupação com objetos incomuns, interesses excessivamente circunscritos ou perseverativos).

 

4. Hiper ou hiporreatividade a estímulos sensoriais ou interesse incomum por aspectos sensoriais do ambiente (p. ex., indiferença aparente a dor/temperatura, reação contrária a sons ou texturas específicas, cheirar ou tocar objetos de forma excessiva, fascinação visual por luzes ou movimento).

 

Especificar a gravidade atual: A gravidade baseia-se em prejuízos na comunicação social e em padrões restritos ou repetitivos de comportamento (ver Tabela 2).

 

C. Os sintomas devem estar presentes precocemente no período do desenvolvimento (mas podem não se tornar plenamente manifestos até que as demandas sociais excedam as capacidades limitadas ou podem ser mascarados por estratégias aprendidas mais tarde na vida).

 

D. Os sintomas causam prejuízo clinicamente significativo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo no presente.

 

E. Essas perturbações não são mais bem explicadas por deficiência intelectual (transtorno do desenvolvimento intelectual) ou por atraso global do desenvolvimento. Deficiência intelectual ou transtorno do espectro autista costumam ser comórbidos; para fazer o diagnóstico da comorbidade de transtorno do espectro autista e deficiência intelectual, a comunicação social deve estar abaixo do esperado para o nível geral do desenvolvimento."


Fonte: DSM-V

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra E.

 

a)  avaliará as questões relacionadas à fala e à linguagem, pois não é uma ocorrência comum nesses pacientes.


b)  identificará se ocorrem explosões de raiva quando a rotina do paciente é alterada, pois nesses casos trata-se de transtorno disruptivo da desregulação do humor.


c)  indicará o ensino de novas habilidades para promover maior adaptação às relações sociais por meio do uso da metodologia ABA (análise do comportamento aplicada) que segue os princípios da terapia cognitiva.


d)  obterá informações junto à família e à escola para verificação do grau de dependência e gravidade, entre dois únicos níveis existentes, o de exigência de apoio ou de apoio substancial. (são três níveis de gravidade: "Exigindo apoio muito substancial", "Exigindo apoio substancial', "Exigindo apoio")

 


e)  observará se há dificuldades persistentes na comunicação e na interação social em diferentes contextos e padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades, que prejudiquem o seu convívio social.

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2200) Joana, 38 anos, não tem filhos, está passando por uma crise conjugal. Há seis meses apresenta crises de choro, sente-se frequentemente triste e sem energia, com baixa libido e sem interesse em suas atividades diárias, e com dificuldade em dormir. Não tem se alimentado bem, já teve vontade de desistir de tudo e acredita que nunca mais será a mesma.

  • A) Depressivo Maior.
  • B) Bipolar.
  • C) Disfórico Pré-menstrual.
  • D) Depressivo induzido por substância.
  • E) Depressivo Persistente.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) Depressivo Maior.

   

  

De acordo com DSM-V, Joana pode ser diagnosticada com o Transtorno

 

A questão cita sintomas típicos de humor depressivo.

 

É possível responder observando o critério A dos transtornos abaixo:

 

"Transtorno Depressivo Maior


Critérios Diagnósticos


A. Cinco (ou mais) dos seguintes sintomas estiveram presentes durante o mesmo período de duas semanas e representam uma mudança em relação ao funcionamento anterior; pelo menos um dos sintomas é (1) humor deprimido ou (2) perda de interesse ou prazer.

(...)

 

Transtorno Disfórico Pré-menstrual

 

Critérios Diagnósticos 

 

A. Na maioria dos ciclos menstruais, pelo menos cinco sintomas devem estar presentes na semana final antes do início da menstruação, começar a melhorar poucos dias depois do início da menstruação e tornar-se mínimos ou ausentes na semana pós-menstrual.

(...)

 

Transtorno Bipolar Tipo I


Critérios Diagnósticos


Para diagnosticar transtorno bipolar tipo I, é necessário o preenchimento dos critérios a seguir para um episódio maníaco. O episódio maníaco pode ter sido antecedido ou seguido por episódios hipomaníacos ou depressivos maiores.

 

Episódio Maníaco


A. Um período distinto de humor anormal e persistentemente elevado, expansivo ou irritável e aumento anormal e persistente da atividade dirigida a objetivos ou da energia, com duração mínima de uma semana e presente na maior parte do dia, quase todos os dias (ou qualquer duração, se a hospitalização se fizer necessária).

(...)

 

Transtorno Depressivo Persistente (Distimia)


Critérios Diagnósticos

 

Este transtorno representa uma consolidação do transtorno depressivo maior crônico e do transtorno distímico definidos no DSM-IV.

 

A. Humor deprimido na maior parte do dia, na maioria dos dias, indicado por relato subjetivo ou por observação feita por outras pessoas, pelo período mínimo de dois anos.

 

Fonte: DSM-V

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra A.


a)  Depressivo Maior.


b)  Bipolar. (os sintomas citados não são de mania ou hipomania)


c)  Disfórico Pré-menstrual. (não houve relato de período menstrual)


d)  Depressivo induzido por substância. (não houve relato de uso de substâncias)


e)  Depressivo Persistente. (não atinge o período mínimo)

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