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Questões Sobre Psicopatologia - Psicologia - concurso

2201) Os transtornos alimentares (TA) são caracterizados como doenças marcadas por modificações no comportamento alimentar e possuem etiologia multifatorial. Os adolescentes são especialmente suscetíveis a desenvolver transtornos alimentares associados a distúrbios da imagem corporal, o que os torna um grupo vulnerável. Pelo menos uma vez por semana, Karina, 17 anos, pede uma pizza gigante, um litro de refrigerante e um sundae duplo e, após ingerir tudo sozinha, ela induz o vômito e toma laxantes.

  • A) anorexia nervosa;
  • B) transtorno de compulsão alimentar;
  • C) bulimia nervosa;
  • D) ortorexia alimentar;
  • E) vigorexia nervosa.

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A alternativa correta é letra C) bulimia nervosa;

Gabarito: Letra C

 

As definições do DSM-5 e do CID-11 apontam para um quadro de:
a)  anorexia nervosa;

Errado. A anorexia é uma condição que envolve restrição da ingestão de calorias e peso consideravelmente abaixo do esperado.


b)  transtorno de compulsão alimentar;

Errado. O transtorno de compulsão alimentar não apresenta comportamentos compensatórios inapropriados regularmente.


c)  bulimia nervosa;

Certo!


d)  ortorexia alimentar;

Errado. Ortorexia é um transtorno comportamental e alimentar que é a busca excessiva pelo alimento perfeito. 


e)  vigorexia nervosa.

Errado. A vigorexia é caracterizada pela preocupação constante em não ser suficientemente musculoso.

 

Nosso gabarito é Letra C

 

2202) Segundo o CID-11, o transtorno caracterizado por déficits persistentes na capacidade de iniciar e manter interação social recíproca e comunicação social, e por uma gama de padrões restritos, repetitivos e inflexíveis de comportamento, interesses ou atividades que são claramente atípicos ou excessivos para a idade e o contexto sociocultural do indivíduo é:

  • A) psicose esquizofrênica;
  • B) personalidade esquizotípica;
  • C) transtorno de espectro autista;
  • D) transtorno distímico;
  • E) transtorno boderline.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) transtorno de espectro autista;

Gabarito: Letra C

Segundo o CID-11, o transtorno caracterizado por déficits persistentes na capacidade de iniciar e manter interação social recíproca e comunicação social, e por uma gama de padrões restritos, repetitivos e inflexíveis de comportamento, interesses ou atividades que são claramente atípicos ou excessivos para a idade e o contexto sociocultural do indivíduo é:
a)  psicose esquizofrênica;
b)  personalidade esquizotípica;
c)  transtorno de espectro autista;
d)  transtorno distímico;
e)  transtorno boderline.

 

O transtorno que é caracterizado pelos déficits na interação e comunicação social, com padrões restritos e inflexíveis de comportamento é o transtorno do espectro autista:

“O Transtorno do Espectro Autista é caracterizado por déficits persistentes na capacidade de iniciar e manter interação social recíproca e comunicação social, e por uma gama de padrões restritos, repetitivos e inflexíveis de comportamento, interesses ou atividades que são claramente atípicos ou excessivos para a idade do indivíduo e para o contexto sociocultural. O início do transtorno ocorre durante o período de desenvolvimento, geralmente na primeira infância, mas os sintomas podem não se manifestar completamente até mais tarde, quando as demandas sociais excedem as capacidades limitadas. Os déficits são suficientemente graves para causar prejuízo nas áreas pessoais, familiares, sociais, educacionais, ocupacionais ou outras áreas importantes de funcionamento e são geralmente uma característica generalizada do funcionamento do indivíduo observável em todos os ambientes, embora possam variar de acordo com o nível social, educacional ou outro contexto. Indivíduos ao longo do espectro exibem uma gama completa de funções intelectuais e habilidades de linguagem.”

 

Nosso gabarito é Letra C.

2203) Segundo o DSM-5, conforme suas características diagnósticas, um                   é diagnosticado quando a produção da fala não ocorre como esperado, de acordo com a idade e o estágio de desenvolvimento da criança, e quando as deficiências                   consequências de prejuízo físico, estrutural, neurológico ou auditivo. Entre crianças com desenvolvimento típico, aos                   anos de idade, a fala geral deve ser inteligível. Aos 2 anos, somente 50% pode ser passível de compreensão.

  • A) quadro de gagueira – são – três
  • B) transtorno de dispraxia verbal – são – quatro
  • C) transtorno da fala – não são – quatro
  • D) surdismo – não são – cinco
  • E) transtorno fonológico – não são – três

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) transtorno da fala – não são – quatro

   

Segundo o DSM-5, conforme suas características diagnósticas, um                   é diagnosticado quando a produção da fala não ocorre como esperado, de acordo com a idade e o estágio de desenvolvimento da criança, e quando as deficiências                   consequências de prejuízo físico, estrutural, neurológico ou auditivo. Entre crianças com desenvolvimento típico, aos                   anos de idade, a fala geral deve ser inteligível. Aos 2 anos, somente 50% pode ser passível de compreensão.

  

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Transtorno da Fala

 

Critérios Diagnósticos 315.39 (F80.0)

 

A. Dificuldade persistente para produção da fala que interfere na inteligibilidade da fala ou impede a comunicação verbal de mensagens.

 

B. A perturbação causa limitações na comunicação eficaz, que interferem na participação social, no sucesso acadêmico ou no desempenho profissional, individualmente ou em qualquer combinação.

 

C. O início dos sintomas ocorre precocemente no período do desenvolvimento.

 

D. As dificuldades não são atribuíveis a condições congênitas ou adquiridas, como paralisia cerebral, fenda palatina, surdez ou perda auditiva, lesão cerebral traumática ou outras condições médicas ou neurológicas.

 

Características Diagnosticas

 

A produção da fala descreve articulação clara de fonemas (i.e., sons individuais), que, combinados, formam as palavras faladas. Essa produção exige tanto conhecimento fonológico dos sons da fala quanto a capacidade de coordenar os movimentos dos articuladores (i.e., mandíbula, língua e lábios) com a respiração e a vocalização para a fala. Crianças com dificuldades para produzir a fala podem apresentar dificuldade no reconhecimento fonológico dos sons da fala ou na capacidade de coordenar os movimentos para falar, nos mais variados graus. O transtorno da fala é, desse modo, heterogêneo em seus mecanismos subjacentes, incluindo transtorno fonológico e transtorno da articulação. Um transtorno da fala é diagnosticado quando a produção da fala não ocorre como esperado, de acordo com a idade e o estágio de desenvolvimento da criança, e quando as deficiências não são conseqüências de prejuízo físico, estrutural, neurológico ou auditivo. Entre crianças com desenvolvimento típico, aos 4 anos de idade a fala geral deve ser inteligível; aos 2 anos, somente 50% pode ser passível de compreensão."

 

Fonte: DSM-V

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra C.


a)  quadro de gagueira – são – três
b)  transtorno de dispraxia verbal – são – quatro
c)  transtorno da fala – não são – quatro
d)  surdismo – não são – cinco
e)  transtorno fonológico – não são – três

2204) Segundo o DSM-5, o transtorno da comunicação social caracteriza-se por uma dificuldade primária com a:

  • A) Articulação.
  • B) Consciência fonológica.
  • C) Coordenação motora.
  • D) Fluência.
  • E) Pragmática.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) Pragmática.

 

Segundo o DSM-5, o transtorno da comunicação social caracteriza-se por uma dificuldade primária com a:

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Características Diagnósticas

 

O transtorno da comunicação social (pragmática) caracteriza-se por uma dificuldade primária com
pragmática
, ou o uso social da linguagem e da comunicação, conforme evidenciado por déficits em compreender e seguir regras sociais de comunicação verbal e não verbal em contextos naturais, adaptar a linguagem conforme as necessidades do ouvinte ou da situação e seguir as regras para conversar e contar histórias. Déficits na comunicação social resultam em limitações funcionais na comunicação efetiva, na participação social, no desenvolvimento de relações sociais, no sucesso acadêmico ou no desempenho profissional. Esses déficits não são mais bem explicados por baixas capacidades nos domínios da linguagem estrutural ou capacidade cognitiva."

 

Fonte: DSM-V

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra E.


a)  Articulação.
b)  Consciência fonológica.
c)  Coordenação motora.
d)  Fluência.
e)  Pragmática.

2205) Segundo o DSM-5, quanto às características diagnósticas do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, as ações precipitadas que ocorrem no momento sem premeditação e com elevado potencial para dano à pessoa (por exemplo, atravessar uma rua sem olhar para os lados) referem-se à:

  • A) Desatenção.
  • B) Hiperatividade.
  • C) Impulsividade.
  • D) Imaturidade.
  • E) Divagação.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) Impulsividade.

 

Segundo o DSM-5, quanto às características diagnósticas do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, as ações precipitadas que ocorrem no momento sem premeditação e com elevado potencial para dano à pessoa (por exemplo, atravessar uma rua sem olhar para os lados) referem-se à:

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Características Diagnosticas

 

A característica essencial do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade é um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento ou no desenvolvimento. A desatenção manifesta-se comportamentalmente no TDAH como divagação em tarefas, falta de persistência, dificuldade de manter o foco e desorganização - e não constitui conseqüência de desafio ou falta de compreensão. A hiperatividade refere-se a atividade motora excessiva (como uma criança que corre por tudo) quando não apropriado ou remexer, batucar ou conversar em excesso. Nos adultos, a hiperatividade pode se manifestar como inquietude extrema ou esgotamento dos outros com sua atividade. A impulsividade refere-se a ações precipitadas que ocorrem no momento sem premeditação e com elevado potencial para dano à pessoa (p. ex., atravessar uma rua sem olhar). A impulsividade pode ser reflexo de um desejo de recompensas imediatas ou de incapacidade de postergar a gratificação. Comportamentos impulsivos podem se manifestar com intromissão social (p. ex., interromper os outros em excesso) e/ou tomada de decisões importantes sem considerações acerca das conseqüências no longo prazo (p. ex., assumir um emprego sem informações adequadas)."

 

Fonte: DSM-V

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra C.


a)  Desatenção.
b)  Hiperatividade.
c)  Impulsividade.
d)  Imaturidade.
e)  Divagação.

2206) Segundo o DSM-5, a pessoa pode se envolver em vários projetos novos ao mesmo tempo, que costumam ser iniciados com pouco conhecimento do tópico, sendo que nada parece estar fora do alcance do indivíduo. Além disso, níveis de atividade aumentados podem se manifestar em horas pouco habituais do dia. Isso pode ocorrer em um:

  • A) Episódio Maníaco.
  • B) Episódio Borderline.
  • C) Episódio Depressivo.
  • D) Surto Paranoide.
  • E) Episódio de Hiperatividade.

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A alternativa correta é letra A) Episódio Maníaco.

 

Segundo o DSM-5, a pessoa pode se envolver em vários projetos novos ao mesmo tempo, que costumam ser iniciados com pouco conhecimento do tópico, sendo que nada parece estar fora do alcance do indivíduo. Além disso, níveis de atividade aumentados podem se manifestar em horas pouco habituais do dia. Isso pode ocorrer em um:

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Características Diagnosticas

 

A característica essencial de um episódio maníaco é um período distinto de humor anormal e persistentemente elevado, expansivo ou irritável e aumento persistente da atividade ou da ener-, com duração de pelo menos uma semana e presente na maior parte do dia, quase todos os dias (ou qualquer duração, se a hospitalização se fizer necessária), acompanhado por pelo menos três sintomas adicionais do Critério B. Se 0 humor é irritável em vez de elevado ou expansivo, pelo menos quatro sintomas do Critério B devem estar presentes.

 

O humor, em um episódio maníaco, costuma ser descrito como eufórico, excessivamente alegre, elevado ou "sentindo-se no topo do mundo". Em certos casos, o humor é tão anormalmente Contagiante que é reconhecido com facilidade como excessivo e pode ser caracterizado por entusiasmo ilimitado e indiscriminado para interações interpessoais, sexuais ou profissionais. Por exemplo, a pessoa pode espontaneamente iniciar conversas longas com estranhos em público. Algumas vezes, o humor predominante é irritável em vez de elevado, em particular quando os desejos do indivíduo são negados ou quando ele esteve usando substâncias. Mudanças rápidas no humor durante períodos breves de tempo podem ocorrer, sendo referidas como labilidade (i.e., alternância entre euforia, disforia e irritabilidade). Em crianças, felicidade, tolice e "estupidez" são normais no contexto de ocasiões especiais; se esses sintomas, porém, são recorrentes, inadequados ao contexto e além do esperado para o nível de desenvolvimento da criança, podem satisfazer o Critério A. Se a felicidade for incomum para a criança (i.e., diferente da habitual) e mudança de Humor ocorrer concomitantemente aos sintomas que satisfazem o Critério B para mania, aumenta a certeza diagnóstica; a mudança de humor deve, entretanto, estar acompanhada de aumento persistente da atividade ou da energia, que é evidente aos que conhecem bem a criança.

 

Durante o episódio maníaco, a pessoa pode se envolver em vários projetos novos ao mesmo tempo. Os projetos costumam ser iniciados com pouco conhecimento do tópico, sendo que nada parece estar fora do alcance do indivíduo. Os níveis de atividade aumentados podem se manifestar em horas pouco habituais do dia."

 

Fonte: DSM-V

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra A.


a)  Episódio Maníaco.
b)  Episódio Borderline. (sintomas principais: impulsividade, instabilidade das relações, etc.)
c)  Episódio Depressivo. (sintomas principais: tristeza, prazer diminuído, baixa autoestima, etc.) 
d)  Surto Paranoide.  (sintomas principais: desconfiança e suspeita em excesso, etc.) 
e)  Episódio de Hiperatividade. (sintomas principais: inquietude extrema, etc.)

2207) Levando em conta os fatores de risco e prognóstico do transtorno de ansiedade social segundo o DSM-5, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

  • A) F – V – V.
  • B) F – V – F.
  • C) F – F – V.
  • D) V – F – V.
  • E) V – V – F.

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A alternativa correta é letra E) V – V – F.

   

  

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Fatores de Risco e Prognóstico

 

Temperamentais. Os traços subjacentes que predispõem os indivíduos ao transtorno de ansiedade social incluem inibição comportamental e medo de avaliação negativa.

 

Ambientais. Não existe um papel causal dos maus-tratos na infância ou outra adversidade psicossocial com início precoce no desenvolvimento lo transtorno de ansiedade social. Contudo, maus-tratos e adversidades na infância são fatores de risco para o transtorno.

 

Genéticos e fisiológicos. Os traços que predispõem os indivíduos ao transtorno de ansiedade social, como inibição comportamental, são fortemente influenciados pela genética. Essa influência está sujeita à interação gene-ambiente; ou seja, crianças com alta inibição comportamental são mais suscetíveis às influências ambientais, tais como um modelo socialmente ansioso por parte dos pais. Além disso, 0 transtorno de ansiedade social pode ser herdado (embora a ansiedade do tipo somente desempenho seja menos). Parentes de primeiro grau têm uma chance 2 a 6 vezes maior de ter 0 transtorno, e a propensão a ele envolve a interação de fatores específicos (p. ex., medo de avaliação negativa) e fatores genéticos não específicos (p. ex., neuroticismo)."

 

Fonte: DSM-V

 

Com isso, é possível identificar as afirmativas verdadeiras e as falsas.

 

( V ) Os traços subjacentes que predispõem os indivíduos ao transtorno de ansiedade social incluem inibição comportamental e medo de avaliação negativa.

  

( V ) Não existe um papel causal dos maus-tratos na infância ou outra adversidade psicossocial com início precoce no desenvolvimento do transtorno de ansiedade social. Contudo, maus-tratos e adversidades na infância são fatores de risco para o transtorno.

  

( F ) Os traços que predispõem os indivíduos ao transtorno de ansiedade social, como inibição comportamental, não são influenciados pela genética.

 

Portanto, a sequência ficou V V F. Encontramos a resposta na Letra E.

 

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


a)  F – V – V.
b)  F – V – F.
c)  F – F – V.
d)  V – F – V.
e)  V – V – F.

2208) Segundo o DSM-5, o transtorno obsessivo-compulsivo ocorre em todo o mundo. Existem semelhanças substanciais entre as culturas na distribuição por gênero, idade de início e comorbidade do transtorno. Além do mais, em todo o globo existe uma estrutura de sintomas similar. Sendo assim, assinale a alternativa INCORRETA sobre essa estrutura similar de sintomas no mundo inteiro.

  • A) Limpeza.
  • B) Simetria.
  • C) Acúmulo.
  • D) Culpa sexual.
  • E) Medo de danos.

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A alternativa correta é letra D) Culpa sexual.

 

Segundo o DSM-5, o transtorno obsessivo-compulsivo ocorre em todo o mundo. Existem semelhanças substanciais entre as culturas na distribuição por gênero, idade de início e comorbidade do transtorno. Além do mais, em todo o globo existe uma estrutura de sintomas similar. Sendo assim, assinale a alternativa INCORRETA sobre essa estrutura similar de sintomas no mundo inteiro.

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Questões Diagnósticas Relativas à Cultura

 

O TOC ocorre em todo o mundo. Existem semelhanças substanciais entre as culturas na distribuição por gênero, idade de início e comorbidade do transtorno. Além do mais, em todo o globo existe uma estrutura de sintomas similar envolvendo limpeza, simetria, acúmulo, pensamentos tabus ou medo de danos. No entanto, existem variações regionais na expressão dos sintomas, e os fatores culturais podem moldar o conteúdo das obsessões e compulsões."

 

Fonte: DSM-V

 

Com isso, encontramos a alternativa incorreta na Letra D.


a)  Limpeza.
b)  Simetria.
c)  Acúmulo.
d)  Culpa sexual.
e)  Medo de danos.

2209) Levando em conta o desenvolvimento e o curso do transtorno de estresse agudo, segundo o DSM-5, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

  • A) F – V – V.
  • B) F – V – F.
  • C) F – F – V.
  • D) V – F – V.
  • E) V – V – F.

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A alternativa correta é letra D) V – F – V.

   

  

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Desenvolvimento e Curso

 

O transtorno de estresse agudo não pode ser diagnosticado até três dias depois de um evento traumático. Apesar de o transtorno poder progredir para o transtorno de estresse pós-traumático depois de um mês, ele também pode ser uma resposta de estresse temporária que cede dentro de um mês da exposição ao trauma e não resulta em TEPT. Aproximadamente metade dos indivíduos que acabam desenvolvendo TEPT apresenta-se inicialmente com transtorno de estresse agudo. A piora dos sintomas durante o mês inicial pode ocorrer, com frequência em virtude de estressores de vida presentes ou outros eventos traumáticos subsequentes.

 

As formas de revivência podem variar de acordo com o desenvolvimento do indivíduo. Diferentemente de adultos ou adolescentes, crianças pequenas podem relatar sonhos assustadores sem conteúdo que reflita claramente aspectos do trauma (p. ex., acordar apavorado em conseqüência do trauma, mas não conseguir relacionar o conteúdo do sonho ao evento traumático)."

 

Fonte: DSM-V

 

Com isso, podemos identificar as afirmativas verdadeiras e falsas.

 

( V ) O transtorno de estresse agudo não pode ser diagnosticado até três dias depois de um evento traumático.

  

( F ) O transtorno pode progredir para o transtorno de estresse pós-traumático depois de 24 horas.

  

( V ) Diferentemente de adultos ou adolescentes, crianças pequenas podem relatar sonhos assustadores sem conteúdo que reflita claramente aspectos do trauma.

 

Portanto, a sequência ficou V F V. Encontramos a resposta na Letra D.

 

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


a)  F – V – V.
b)  F – V – F.
c)  F – F – V.
d)  V – F – V.
e)  V – V – F.

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2210) Assinale a alternativa INCORRETA quanto aos sintomas dos critérios diagnósticos da abstinência de Cannabis segundo o DSM-5.

  • A) Agressividade.
  • B) Humor eufórico.
  • C) Insônia.
  • D) Apetite reduzido.
  • E) Calafrios.

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A alternativa correta é letra B) Humor eufórico.

 

Assinale a alternativa INCORRETA quanto aos sintomas dos critérios diagnósticos da abstinência de Cannabis segundo o DSM-5.

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Abstinência de Cannabis

 

Critérios Diagnósticos 292.0 (F12.288)


A. Cessação do uso pesado e prolongado de Cannabis (i.e., normalmente uso diário ou quase diário durante um período mínimo de alguns meses).

 

B. Três (ou mais) dos seguintes sinais e sintomas, desenvolvidos no prazo de aproximadamente uma semana após o Critério A:

 

1. Irritabilidade, raiva ou agressividade.

 

2. Nervosismo ou ansiedade.

 

3. Dificuldade em dormir (insônia, sonhos perturbadores).

 

4. Apetite reduzido ou perda de peso.

 

5. Inquietação.

 

6. Humor deprimido.

 

7. Pelo menos um dos seguintes sintomas físicos causa desconforto significativo: dor abdominal, tremor, sudorese, febre, calafrios ou cefaleia."

 

Fonte: DSM-V

 

Com isso, encontramos a alternativa incorreta na Letra B.


a)  Agressividade.
b)  Humor eufórico.
c)  Insônia.
d)  Apetite reduzido.
e)  Calafrios.

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