Questões Sobre Psicopatologia - Psicologia - concurso
2231) Nos transtornos obsessivo-compulsivos, as obsessões são
- A) preocupações acentuadas com o perfeccionismo que interferem na realização de tarefas.
- B) rituais repetitivos e intencionais que visam à amenização da ansiedade.
- C) pensamentos, imagens ou impulsos que ocorrem com frequência e causam ansiedade.
- D) persistência exagerada dedicada a um único propósito que o indivíduo deseja atingir.
- E) necessidade intensa de se tornar o centro das atenções em contextos de interação social.
A alternativa correta é letra C) pensamentos, imagens ou impulsos que ocorrem com frequência e causam ansiedade.
Nos transtornos obsessivo-compulsivos, as obsessões são
A questão pode ser respondida com o seguinte texto:
"Transtorno Obsessivo-compulsivo
Critérios DiagnósticosA. Presença de obsessões, compulsões ou ambas:
Obsessões são definidas por (1) e (2):
1. Pensamentos, impulsos ou imagens recorrentes e persistentes que, em algum momento durante a perturbação, são experimentados como intrusivos e indesejados e que, na maioria dos indivíduos, causam acentuada ansiedade ou sofrimento.
2. O indivíduo tenta ignorar ou suprimir tais pensamentos, impulsos ou imagens ou neutralizá-los com algum outro pensamento ou ação.
As compulsões são definidas por (1) e (2):
1. Comportamentos repetitivos (p. ex., lavar as mãos, organizar, verificar) ou atos mentais (p. ex., orar, contar ou repetir palavras em silêncio) que o indivíduo se sente compelido a executar em resposta a uma obsessão ou de acordo com regras que devem ser rigidamente aplicadas.
2. Os comportamentos ou os atos mentais visam prevenir ou reduzir a ansiedade ou o sofrimento ou evitar algum evento ou situação temida; entretanto, esses comportamentos ou atos mentais não têm uma conexão realista com o que visam neutralizar ou evitar ou são claramente excessivos."
Fonte: DSM-V
Portanto, encontramos a definição das obsessões na Letra C.
a) preocupações acentuadas com o perfeccionismo que interferem na realização de tarefas. (não define bem)
b) rituais repetitivos e intencionais que visam à amenização da ansiedade. (define compulsão)
c) pensamentos, imagens ou impulsos que ocorrem com frequência e causam ansiedade.
d) persistência exagerada dedicada a um único propósito que o indivíduo deseja atingir. (não define bem)
e) necessidade intensa de se tornar o centro das atenções em contextos de interação social. (sintoma do Transtorno de Personalidade Histriônica)
2232) O delirium pode ser entendido como
- A) uma alteração de compreensão da realidade, comum entre drogaditos.
- B) um estado confusional agudo, comum entre idosos hospitalizados.
- C) uma alucinação compensatória, comum entre bebês de até 3 meses de vida.
- D) uma perda temporária de controle motor, comum entre indivíduos alcoolizados.
- E) um sintoma extrapiramidal, comum em pacientes tratados com a clorpromazina.
A alternativa correta é letra B) um estado confusional agudo, comum entre idosos hospitalizados.
O delirium pode ser entendido como
Veja mais sobre o delirium:
"O delirium, também chamado de estado confusional agudo, configura-se como um distúrbio neuropsiquiátrico muito comum em ambiente hospitalar, particularmente em idosos. A epidemiologia é bastante diversificada, sobretudo pela variação da idade, situação clínica e contexto de intervenção no paciente. Um terço dos pacientes com mais de 70 anos apresenta o distúrbio na admissão hospitalar e outra metade, durante o período de internação. Também é um quadro frequente naqueles submetidos à cirurgia, com risco entre 10% e 50%, principalmente em fraturas de quadril e intervenções cardíacas. Já em unidade de terapia intensiva (UTI) a frequência pode atingir 80%.
(...)
De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais , quinta edição (DSM-5), o delirium requer uma perturbação na atenção e na consciência, que se desenvolve agudamente e tende a flutuar. Isso resulta em um distúrbio cognitivo ou perceptivo que não é mais bem explicado por um quadro de demência preexistente, estabelecida ou em evolução."
Fonte: "Delirium em idosos internados via unidades de emergência: um estudo prospectivo" (Rosso)
O delirium tem relação com o rebaixamento da consciência. É importante não confundir com o delírio que, segundo Dalgalarrondo, é uma alteração do juízo de realidade.
Com isso, encontramos a alternativa correta sobre o delirium na Letra B.
a) uma alteração de compreensão da realidade, comum entre drogaditos.
b) um estado confusional agudo, comum entre idosos hospitalizados.
c) uma alucinação compensatória, comum entre bebês de até 3 meses de vida.
d) uma perda temporária de controle motor, comum entre indivíduos alcoolizados.
e) um sintoma extrapiramidal, comum em pacientes tratados com a clorpromazina.
2233) Assinale um sintoma negativo da esquizofrenia.
- A) Alucinações.
- B) Agitação motora.
- C) Ideação desorganizada.
- D) Redução do afeto.
- E) Instabilidade emocional.
A alternativa correta é letra D) Redução do afeto.
Assinale um sintoma negativo da esquizofrenia.
Para a compreensão do assunto que traz esta questão, dividimos a análise em duas partes:
1) Esquizofrenia e principais sintomas
2) Análise das alternativas
1) Esquizofrenia e principais sintomas
Segundo Carpenter & Thaker (2008):
“A esquizofrenia é uma síndrome clínica que provavelmente engloba várias doenças ainda não definidas [...] A maioria dos pacientes apresenta comprometimento sutil da cognição.”
1.2) Sintomas da esquizofrenia
Sobre sintomas positivos e negativos da Esquizofrenia, Amorim (2015, p. 15) destaca:
“A dimensão “condição clínica” engloba sintomas positivos (alucinações, delírios e comportamento bizarro) e sintomas negativos (embotamento afetivo e isolamento social), típicos do transtorno.”
2) Análise das alternativas
- Considerando as alternativas disponíveis, ratifica-se que apenas a LETRA “D” (Redução do afeto) corresponde corretamente ao que requisita o enunciado em relação à um sintoma negativo da esquizofrenia;
- Concluindo a análise, destaca-se que as demais alternativas não são compatíveis ao que solicita a questão, por aludirem, principalmente, aos sintomas positivos do quadro;
- Mediante isto, ratifica-se, portanto, que a alternativa “D” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.
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Fonte consultada:
Amorim, L. (2018). Avaliação de funcionalidade em pacientes com esquizofrenia. Disponível em https://bit.ly/3sxNRn6
Carpenter WT, Thaker GK. Schizophrenia. ACP Medicine. 2008;1-12. Tradução: Soraya Imon de Oliveira. Disponível https://l1nq.com/qUEGH
2234) No âmbito da organização neuropsicológica da aprendizagem humana, segundo o protocolo Luria, o cérebro é composto por 3 unidades básicas de um sistema funcional que coordena essas áreas em interação no cérebro, buscando desenvolver comportamentos ou condutas, a partir da adaptação ou da aprendizagem em si. Com base nessa compreensão, é correto afirmar que a primeira unidade básica do cérebro corresponde à área de
- A) execução motora, planificação e avaliação, com funções de executar atos micro, macro, oro e grafomotores.
- B) recepção, codificação, integração e processamento sensorial, com funções de executar atos micro, macro, oro e grafomotores.
- C) alerta e atenção, com funções de recepção sensorial, de conexão entre corpo e órgãos sensoriais e início da integração cortical.
- D) alerta e atenção, com funções de vigilância, a partir da ativação do tônus e da postura, de sobrevivência, de alerta cortical e de filtragem e integração de sensações.
- E) recepção, codificação, integração e processamento sensorial, com funções de recepção sensorial, sequencialização sensorial e simultaneidade entre sensações provenientes de diferentes outputs sensoriais.
A alternativa correta é letra D) alerta e atenção, com funções de vigilância, a partir da ativação do tônus e da postura, de sobrevivência, de alerta cortical e de filtragem e integração de sensações.
No âmbito da organização neuropsicológica da aprendizagem humana, segundo o protocolo Luria, o cérebro é composto por 3 unidades básicas de um sistema funcional que coordena essas áreas em interação no cérebro, buscando desenvolver comportamentos ou condutas, a partir da adaptação ou da aprendizagem em si. Com base nessa compreensão, é correto afirmar que a primeira unidade básica do cérebro corresponde à área de
Veja mais sobre as unidades funcionais básicas definidas por Luria:
"No processo de organização mental, Luria (1981) evidencia o trabalho de três unidades funcionais básicas que subsidiam todas as performances da atividade mental. A primeira unidade funcional regula o tônus, a vigília e o estado mental. Para receber, selecionar e verificar informações, o indivíduo necessita de uma disposição de vigília favorável, bem como da otimização do desempenho do tônus cortical, para organizar a ação.
Esta primeira unidade funcional, ligada à atenção e ao alerta, é composta pela medula, o cerebelo, o tronco cerebral, o tálamo e o sistema límbico. Também conta com uma estrutura cerebral constituída por uma rede de neurônios, nomeada de formação reticular, composta por conexões que “são responsáveis pela modelação do alerta cortical, pelas funções de sobrevivência, pela vigilância tônico-postural e pela filtragem e integração dos inputs sensoriais” (FONSECA, 2008, p. 432). O autor ainda destaca que, sem essa unidade, o cérebro não estaria hábil para filtrar informações, coordenar a atenção e emitir repostas frente aos estímulos.
(...)
A segunda unidade funcional se caracteriza pela recepção, análise e armazenamento das informações. Está localizada nas regiões laterais do neocórtex, abrangendo regiões da visão, audição e sensorial geral, constituída por áreas primárias, secundárias e terciárias. As áreas primárias são responsáveis pela recepção sensorial. As áreas secundárias são incumbidas da síntese, retenção, análise e integração de informações intrasensoriais específicas colhidas das áreas primárias. As áreas terciárias são localizadas no lobo parietal dos hemisférios direito e esquerdo, sendo encarregadas da integração sensorial, que engloba a interação entre duas ou mais modalidades sensoriais distintas (FONSECA, 2008). Esta unidade funcional é encarregada de subsidiar condições operantes para executar alguma prática intelectual (LURIA, 1981).
A terceira unidade funcional, localizada no lobo frontal, forma um conjunto que organiza, programa e verifica toda a atuação de uma ação intelectual. Também é constituída de áreas primárias, secundárias e terciárias. No entanto, estas realizam um caminho contrário, ou seja, as áreas terciárias, chamadas de pré-frontais, tem a responsabilidade do planejamento e intencionalidade de ação; as áreas secundárias cumprem o papel de coordenar os movimentos, deixando-os harmônicos; enquanto a área primária, relaciona-se ao movimento de cada parte específica do corpo (LURIA, 1981)."
Fonte: "O brincar na perspectiva da neuroaprendizagem" (Barbosa e Garcia)
Com isso, encontramos a alternativa relacionada à primeira unidade funcional na Letra D.
a) execução motora, planificação e avaliação, com funções de executar atos micro, macro, oro e grafomotores.
b) recepção, codificação, integração e processamento sensorial, com funções de executar atos micro, macro, oro e grafomotores.
c) alerta e atenção, com funções de recepção sensorial, de conexão entre corpo e órgãos sensoriais e início da integração cortical.
d) alerta e atenção, com funções de vigilância, a partir da ativação do tônus e da postura, de sobrevivência, de alerta cortical e de filtragem e integração de sensações.
e) recepção, codificação, integração e processamento sensorial, com funções de recepção sensorial, sequencialização sensorial e simultaneidade entre sensações provenientes de diferentes outputs sensoriais.
2235) Um indivíduo com perturbação na aprendizagem da leitura, por ter dificuldade no reconhecimento da correspondência entre os símbolos gráficos e os fonemas, bem como na transformação de signos escritos em signos verbais pode ser diagnosticado com
- A) dispraxia.
- B) dislexia.
- C) discalculia.
- D) disortografia.
A alternativa correta é letra B) dislexia.
Um indivíduo com perturbação na aprendizagem da leitura, por ter dificuldade no reconhecimento da correspondência entre os símbolos gráficos e os fonemas, bem como na transformação de signos escritos em signos verbais pode ser diagnosticado com
a) dispraxia.
Incorreto. Veja mais sobre o que é a praxia abaixo.
"Praxia é a capacidade que o indivíduo tem de realizar um ato motor mais ou menos complexo, anteriormente aprendido, de forma voluntária, ou seja, sob ordem. Esses movimentos, depois de aprendidos, podem, posteriormente, tornar-se automáticos."
Fonte: "Transtornos da Aprendizagem" (Rotta et al.)
b) dislexia.
Correto. Essa alternativa está de acordo com o texto abaixo:
"A dislexia se origina da dificuldade no desenvolvimento cognitivo e no aprendizado das crianças relacionadas à leitura e à escrita. Consiste na perturbação na aprendizagem da leitura pela dificuldade no reconhecimento da correspondência entre os símbolos gráficos e os fonemas, bem como na transformação de signos escritos em signos verbais. Por isso, o público-alvo para participar do simpósio são profissionais da educação e saúde"
Fonte: "Profissionais da educação e saúde discutem sobre dislexia em tempo de ensino remoto" (SEDUC Mato Grosso)
c) discalculia.
Incorreto. Observe uma definição de discalculia:
"Transtorno da matemática: também conhecido como discalculia, não é relacionado à ausência de habilidades matemáticas básicas, como contagem, e sim à forma com que a criança associa essas habilidades com o mundo que a cerca. A aquisição de conceitos matemáticos, bem como de outras atividades que exigem raciocínio, é afetada nesse transtorno, cuja baixa capacidade para manejar números e conceitos matemáticos não é originada por lesão ou outra causa orgânica."
Fonte: "Transtornos da Aprendizagem" (Rotta et al.)
d) disortografia.
Incorreto. Veja uma definição de disortografia:
"Disortografia. Os erros constatados, que também são banais no início da aprendizagem, assemelham-se aos que se observam na leitura: confusão, inversão, omissão, dificuldades de transcrever os homófonos (os homônimos não homógrafos: chá-xá, seco-ceco, etc.), confusão de gênero, de número, erros sintáticos grosseiros (a gente-agente)."
Fonte: "Infância e psicopatologia" (Marcelli e Cohen)
Portanto, a alternativa correta é a Letra B.
2236) O transtorno da personalidade narcisista é caracterizado por
- A) ordenação e organização excessiva das coisas de uma maneira específica e precisa.
- B) padrão generalizado de grandiosidade, necessidade de adulação e falta de empatia.
- C) ansiedade excessiva e preocupação exagerada com os eventos da vida cotidiana.
- D) alternância, às vezes súbita, de episódios de depressão com os de euforia (mania e hipomania).
A alternativa correta é letra B) padrão generalizado de grandiosidade, necessidade de adulação e falta de empatia.
O transtorno da personalidade narcisista é caracterizado por
a) ordenação e organização excessiva das coisas de uma maneira específica e precisa.
Incorreto. Essas são características do Transtorno de Personalidade Obsessivo-Compulsiva.
b) padrão generalizado de grandiosidade, necessidade de adulação e falta de empatia.
Correto. Essa é a alternativa que está de acordo com o Transtorno de Personalidade Narcisista.
c) ansiedade excessiva e preocupação exagerada com os eventos da vida cotidiana.
Incorreto. Essas são características do Transtorno de Ansiedade Generalizada.
d) alternância, às vezes súbita, de episódios de depressão com os de euforia (mania e hipomania).
Incorreto. Essas são características do Transtorno de Humor Bipolar.
Portanto, a alternativa correta é a Letra B.
2237) Diversas funções mentais são importantes para nosso caminho de aprendizagem e desenvolvimento. Atenção é uma delas e se refere à maneira como captamos e processamos as informações que recebemos dos ambientes aos quais estamos inseridos.
- A) hipermnésia.
- B) hiperprosexia.
- C) hiperestesia.
- D) hipertimia.
A alternativa correta é letra B) hiperprosexia.
Quando ocorre um aumento significativo da atenção, o sujeito pode ser avaliado com uma
Análise das alternativas
a) hipermnésia.
INCORRETA. Segundo Tripicchio (2008):
“Na hipermnésia não existe, na realidade, aumento da memória; verifica-se, apenas, maior facilidade na evocação, limitada habitualmente a períodos específicos, a eventualidades específicas ou a experiências realizadas com afetos particularmente intensos.”
b) hiperprosexia.
CORRETA. Conforme Dalgalarrondo (2008, p.105):
“...a hiperprosexia consiste em um estado da atenção exacerbada, no qual há uma tendência incoercível a obstinar-se, a deter-se indefinidamente sobre certos objetos com surpreendente infatigabilidade.”
c) hiperestesia.
INCORRETA. Sobre a nomenclatura Sadock & Cols. (2017), sintetizam:
“hiperestesia: Sensibilidade aumentada à estimulação tátil.”
d) hipertimia.
INCORRETA. Segundo Dalgalarrondo (2008, p.165):
“...hipotimia refere-se à base afetiva de todo transtorno depressivo. Por sua vez, o termo hipertimia (ou distimia hipertímica) refere-se a humor patologicamente alterado no sentido da exaltação e da alegria.”
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Fonte consultada:
Dalgalarrondo, P. (2008). Psicopatologia e semiologia dos transtornos. 2. ed. Porto Alegre : Artmed.
Tripicchio, A. (2008). Revisão: Alterações da Cognição: (b) Memória – parte I. Disponível em https://l1nq.com/6Kcta
Sadock, B. J; Sadock, V. A; Ruiz, P. (2017). Compêndio de Psiquiatria: Ciência do Comportamento e Psiquiatria Clínica, 11 ed. Porto Alegre: Artmed.
2238) Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), para o sujeito ser diagnosticado com uma doença psicossomática, deve apresentar
- A) sintomas físicos causadores de perturbação da vida diária, potencializados por comportamentos, sentimentos e pensamentos relacionados aos sintomas somáticos.
- B) alterações de humor exageradas que vão muito além de uma simples mudança de humor ou de uma instabilidade emocional.
- C) influência de situações específicas, que, ao desaparecerem, podem dar lugar a uma saúde plena, sem deixar nenhum vestígio comportamental ou afetivo.
- D) achados patológicos em exames médicos e neurológicos, além de ruptura do contato afetivo e social em seu ambiente de convívio.
A alternativa correta é letra A) sintomas físicos causadores de perturbação da vida diária, potencializados por comportamentos, sentimentos e pensamentos relacionados aos sintomas somáticos.
Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), para o sujeito ser diagnosticado com uma doença psicossomática, deve apresentar
a) sintomas físicos causadores de perturbação da vida diária, potencializados por comportamentos, sentimentos e pensamentos relacionados aos sintomas somáticos.
Correto. Essa afirmativa está de acordo com o Transtorno de Sintomas Somáticos. Veja:
"Transtorno de Sintomas Somáticos
Critérios Diagnósticos
A. Um ou mais sintomas somáticos que causam aflição ou resultam em perturbação significativa da vida diária.
B. Pensamentos, sentimentos ou comportamentos excessivos relacionados aos sintomas somáticos ou associados a preocupações com a saúde manifestados por pelo menos um dos seguintes:
1. Pensamentos desproporcionais e persistentes acerca da gravidade dos próprios sintomas.
2. Nível de ansiedade persistentemente elevado acerca da saúde e dos sintomas.
3. Tempo e energia excessivos dedicados a esses sintomas ou a preocupações a respeito da saúde.
C. Embora algum dos sintomas somáticos possa não estar continuamente presente, a condição de estar sintomático é persistente (em geral mais de seis meses).
(...)
Os sintomas podem ou não estar associados a uma outra condição médica. Os diagnósticos de transtorno de sintomas somáticos e uma doença médica concomitante não são mutuamente excludentes e com frequência ocorrem em conjunto."
Fonte: DSM-V
b) alterações de humor exageradas que vão muito além de uma simples mudança de humor ou de uma instabilidade emocional.
Incorreto. Essa afirmativa está de acordo com o Transtorno de Humor Bipolar.
c) influência de situações específicas, que, ao desaparecerem, podem dar lugar a uma saúde plena, sem deixar nenhum vestígio comportamental ou afetivo.
Incorreto. Essa não é uma característica diagnóstica de um transtorno somático.
d) achados patológicos em exames médicos e neurológicos, além de ruptura do contato afetivo e social em seu ambiente de convívio.
Incorreto. Conforme vimos acima, não é necessário ter achados patológicos em exames médicos.
Portanto, a alternativa correta é a Letra A.
2239) População em situação de rua, por vezes, pode apresentar transtornos psíquicos em comorbidade com a dependência de álcool e de outras drogas. Esses aspectos precisam ser articulados intersetorialmente, em especial com as equipes da saúde mental e do consultório na rua. Partindo da ideia de que a dependência química é considerada um transtorno mental, é correto afirmar que
- A) é necessário criar estratégias e novas formas de se fazer saúde com o objetivo de reverter tal situação, aliado à redução de danos e à inclusão social das pessoas que estão na situação de vulnerabilidade.
- B) a questão da dependência química e os cuidados com as pessoas que fazem uso abusivo de drogas são marcados por apenas um modelo teórico, que, no Sistema Único de Saúde (SUS), é o modelo baseado na abstinência.
- C) a única forma possível de tratar é por meio da abordagem da redução de danos para aqueles que fazem uso abusivo de drogas e para os grupos sociais com quem convivem.
- D) o uso prolongado da droga, cada vez em maiores quantidades para obter o mesmo efeito, chama-se intoxicação.
A resposta correta desta questão é:
A alternativa correta é letra A) é necessário criar estratégias e novas formas de se fazer saúde com o objetivo de reverter tal situação, aliado à redução de danos e à inclusão social das pessoas que estão na situação de vulnerabilidade.
Explicação:
Esta alternativa está correta porque aborda a necessidade de uma abordagem interdisciplinar e integrada para lidar com a população em situação de rua que apresenta transtornos psíquicos em comorbidade com a dependência de álcool e outras drogas. A criação de estratégias e novas formas de cuidado em saúde, juntamente com a redução de danos e a inclusão social, é fundamental para proporcionar assistência adequada a essas pessoas.
Portanto, a alternativa A) é a resposta correta para esta questão.
2240) De acordo com Dalgalarrondo (2019), a avaliação do paciente, em psicopatologia, é feita principalmente por meio da entrevista, da qual fazem parte a anamnese e o exame psíquico. O autor ainda nos apresenta as “três regras de ouro” da entrevista em saúde mental, as quais orientam que atitude o profissional deve tomar na entrevista com determinados tipos de pacientes. Para o autor, as entrevistas abertas, que permitem que os pacientes falem e se expressem de maneira fluente e espontânea, com poucas pontuações do entrevistador, são mais indicadas para os pacientes
- A) com nível intelectual baixo.
- B) organizados mentalmente.
- C) desorganizados mentalmente.
- D) com alto nível de ansiedade.
A alternativa correta é letra B) organizados mentalmente.
De acordo com Dalgalarrondo (2019), a avaliação do paciente, em psicopatologia, é feita principalmente por meio da entrevista, da qual fazem parte a anamnese e o exame psíquico. O autor ainda nos apresenta as “três regras de ouro” da entrevista em saúde mental, as quais orientam que atitude o profissional deve tomar na entrevista com determinados tipos de pacientes. Para o autor, as entrevistas abertas, que permitem que os pacientes falem e se expressem de maneira fluente e espontânea, com poucas pontuações do entrevistador, são mais indicadas para os pacientes
Base teórica para a compreensão da questão
A respeito das três regras “de ouro” da entrevista em saúde mental, peço ao aluno que não deixe de acompanhar os recortes textuais a seguir, importados da publicação de Dalgalarrondo (2019), atentando-se especialmente para os grifos em azul:
- Pacientes organizados (mentalmente), com inteligência normal, com escolaridade boa ou razoável, fora de um “estado psicótico”, devem ser entrevistados de forma mais aberta, permitindo que falem e se expressem de maneira mais fluente e espontânea. O entrevistador fala pouco, fazendo algumas pontuações para que o indivíduo “conte a sua história”.
- Pacientes desorganizados, com nível intelectual baixo, em estado psicótico ou paranoide, “travados” por alto nível de ansiedade, devem ser entrevistados de forma mais estruturada. Nesse caso, o entrevistador fala mais, faz perguntas mais simples e dirigidas (perguntas fáceis de serem compreendidas e respondidas).
- Nos primeiros contatos com pacientes muito tímidos, ansiosos ou paranoides, deve-se fazer primeiro perguntas neutras (nome, onde mora, profissão, estado civil, nome de familiares, etc.), para apenas então, gradativamente, começar a formular perguntas “mais quentes” (às vezes, constrangedoras para o indivíduo), como: Qual o seu problema?, Por que foi trazido ao hospital?, O que aconteceu para que você agredisse seus familiares?, etc. Vale a sabedoria popular que diz: “O mingau quente se come pela beirada”
Análise das alternativas
a) com nível intelectual baixo.
INCORRETA. Nestes casos, note que a literatura supracitada recomenda a entrevista mais estruturada, portanto, opção ERRADA.
b) organizados mentalmente.
CORRETA. A alternativa contempla a orientação fornecida pela literatura de Dalgalarrondo (2019), conforme requisição do enunciado, portanto, opção VERDADEIRA.
c) desorganizados mentalmente.
INCORRETA. Para “pacientes desorganizados” a literatura em destaque recomenda a entrevista mais estruturada, portanto, opção ERRADA.
d) com alto nível de ansiedade.
INCORRETA. Vide tópico explicativo supracitado.
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Fonte consultada:
DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.