Questões Sobre Psicopatologia - Psicologia - concurso
2271) De acordo com o DSM-V, os critérios diagnósticos para o TDAH são, com exceção:
- A) Frequentemente não presta atenção em detalhes ou comete erros por descuido em tarefas escolares, no trabalho ou durante outras atividades (p. ex., negligencia ou deixa passar detalhes, o trabalho é impreciso).
- B) Frequentemente tem dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas (p. ex., dificuldade de manter o foco durante aulas, conversas ou leituras prolongadas).
- C) Frequentemente parece não escutar quando alguém lhe dirige a palavra diretamente (p. ex., parece estar com a cabeça longe, mesmo na ausência de qualquer distração óbvia).
- D) Frequentemente segue instruções até o fim e consegue terminar trabalhos escolares, tarefas ou deveres no local de trabalho (p. ex., começa as tarefas sem rapidamente perde o foco).
A alternativa correta é letra D) Frequentemente segue instruções até o fim e consegue terminar trabalhos escolares, tarefas ou deveres no local de trabalho (p. ex., começa as tarefas sem rapidamente perde o foco).
Gabarito: Letra D
De acordo com o DSM-V, os critérios diagnósticos para o TDAH são, com exceção:
Vamos relembrar os critérios diagnósticos do TDAH no DSM:
“A. Um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento e no desenvolvimento, conforme caracterizado por (1) e/ou (2): 1. Desatenção: Seis (ou mais) dos seguintes sintomas persistem por pelo menos seis meses em um grau que é inconsistente com o nível do desenvolvimento e têm impacto negativo diretamente nas atividades sociais e acadêmicas/profissionais: Nota: Os sintomas não são apenas uma manifestação de comportamento opositor, desafio, hostilidade ou dificuldade para compreender tarefas ou instruções. Para adolescentes mais velhos e adultos (17 anos ou mais), pelo menos cinco sintomas são necessários.
a. Frequentemente não presta atenção em detalhes ou comete erros por descuido em tarefas escolares, no trabalho ou durante outras atividades (p. ex., negligencia ou deixa passar detalhes, o trabalho é impreciso).
b. Frequentemente tem dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas (p. ex., dificuldade de manter o foco durante aulas, conversas ou leituras prolongadas).
c. Frequentemente parece não escutar quando alguém lhe dirige a palavra diretamente (p. ex., parece estar com a cabeça longe, mesmo na ausência de qualquer distração óbvia).
d. Frequentemente não segue instruções até o fim e não consegue terminar trabalhos escolares, tarefas ou deveres no local de trabalho (p. ex., começa as tarefas, mas rapidamente perde o foco e facilmente perde o rumo).
e. Frequentemente tem dificuldade para organizar tarefas e atividades (p. ex., dificuldade em gerenciar tarefas sequenciais; dificuldade em manter materiais e objetos pessoais em ordem; trabalho desorganizado e desleixado; mau gerenciamento do tempo; dificuldade em cumprir prazos).
f. Frequentemente evita, não gosta ou reluta em se envolver em tarefas que exijam esforço mental prolongado (p. ex., trabalhos escolares ou lições de casa; para adolescentes mais velhos e adultos, preparo de relatórios, preenchimento de formulários, revisão de trabalhos longos).
g. Frequentemente perde coisas necessárias para tarefas ou atividades (p. ex., materiais escolares, lápis, livros, instrumentos, carteiras, chaves, documentos, óculos, celular).
h. Com frequência é facilmente distraído por estímulos externos (para adolescentes mais velhos e adultos, pode incluir pensamentos não relacionados).
i. Com frequência é esquecido em relação a atividades cotidianas (p. ex., realizar tarefas, obrigações; para adolescentes mais velhos e adultos, retornar ligações, pagar contas, manter horários agendados).
2. Hiperatividade e impulsividade: Seis (ou mais) dos seguintes sintomas persistem por pelo menos seis meses em um grau que é inconsistente com o nível do desenvolvimento e têm impacto negativo diretamente nas atividades sociais e acadêmicas/profissionais: Nota: Os sintomas não são apenas uma manifestação de comportamento opositor, desafio, hostilidade ou dificuldade para compreender tarefas ou instruções. Para adolescentes mais velhos e adultos (17 anos ou mais), pelo menos cinco sintomas são necessários.
a. Frequentemente remexe ou batuca as mãos ou os pés ou se contorce na cadeira.
b. Frequentemente levanta da cadeira em situações em que se espera que permaneça sentado (p. ex., sai do seu lugar em sala de aula, no escritório ou em outro local de trabalho ou em outras situações que exijam que se permaneça em um mesmo lugar).
c. Frequentemente corre ou sobe nas coisas em situações em que isso é inapropriado. (Nota: Em adolescentes ou adultos, pode se limitar a sensações de inquietude.)
d. Com frequência é incapaz de brincar ou se envolver em atividades de lazer calmamente.
e. Com frequência “não para”, agindo como se estivesse “com o motor ligado” (p. ex., não consegue ou se sente desconfortável em ficar parado por muito tempo, como em restaurantes, reuniões; outros podem ver o indivíduo como inquieto ou difícil de acompanhar).
f. Frequentemente fala demais.
g. Frequentemente deixa escapar uma resposta antes que a pergunta tenha sido concluída (p. ex., termina frases dos outros, não consegue aguardar a vez de falar).
h. Frequentemente tem dificuldade para esperar a sua vez (p. ex., aguardar em uma fila).
i. Frequentemente interrompe ou se intromete (p. ex., mete-se nas conversas, jogos ou atividades; pode começar a usar as coisas de outras pessoas sem pedir ou receber permissão; para adolescentes e adultos, pode intrometer-se em ou assumir o controle sobre o que outros estão fazendo).”
a) Frequentemente não presta atenção em detalhes ou comete erros por descuido em tarefas escolares, no trabalho ou durante outras atividades (p. ex., negligencia ou deixa passar detalhes, o trabalho é impreciso).
b) Frequentemente tem dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas (p. ex., dificuldade de manter o foco durante aulas, conversas ou leituras prolongadas).
c) Frequentemente parece não escutar quando alguém lhe dirige a palavra diretamente (p. ex., parece estar com a cabeça longe, mesmo na ausência de qualquer distração óbvia).
d) Frequentemente segue instruções até o fim e consegue terminar trabalhos escolares, tarefas ou deveres no local de trabalho (p. ex., começa as tarefas sem rapidamente perde o foco).
Todas as afirmativas trazem sintomas corretos, menos a Letra D, as pessoas com o transtorno frequentemente não conseguem seguir instruções até o fim.
2272) De acordo com o DSM-V, os critérios diagnósticos para transtorno por uso de álcool são, à exceção:
- A) Fissura ou um forte desejo ou necessidade de usar álcool.
- B) Fracasso em desempenhar papéis importantes no trabalho, na escola ou em casa.
- C) Importantes atividades sociais, profissionais ou recreacionais são ampliadas em virtude do uso de álcool.
- D) Necessidade de quantidades progressivamente maiores de álcool para alcançar a intoxicação ou o efeito desejado.
A alternativa correta é letra C) Importantes atividades sociais, profissionais ou recreacionais são ampliadas em virtude do uso de álcool.
Gabarito: Letra C
De acordo com o DSM-V, os critérios diagnósticos para transtorno por uso de álcool são, à exceção:
Vamos relembrar os critérios diagnósticos do transtorno por uso de álcool no DSM:
“A. Um padrão problemático de uso de álcool, levando a comprometimento ou sofrimento clinicamente significativos, manifestado por pelo menos dois dos seguintes critérios, ocorrendo durante um período de 12 meses:
1. Álcool é frequentemente consumido em maiores quantidades ou por um período mais longo do que o pretendido.
2. Existe um desejo persistente ou esforços malsucedidos no sentido de reduzir ou controlar o uso de álcool.
3. Muito tempo é gasto em atividades necessárias para a obtenção de álcool, na utilização de álcool ou na recuperação de seus efeitos.
4. Fissura ou um forte desejo ou necessidade de usar álcool.
5. Uso recorrente de álcool, resultando no fracasso em desempenhar papéis importantes no trabalho, na escola ou em casa.
6. Uso continuado de álcool, apesar de problemas sociais ou interpessoais persistentes ou recorrentes causados ou exacerbados por seus efeitos.
7. Importantes atividades sociais, profissionais ou recreacionais são abandonadas ou reduzidas em virtude do uso de álcool.
8. Uso recorrente de álcool em situações nas quais isso representa perigo para a integridade física.
9. O uso de álcool é mantido apesar da consciência de ter um problema físico ou psicológico persistente ou recorrente que tende a ser causado ou exacerbado pelo álcool.
10. Tolerância, definida por qualquer um dos seguintes aspectos:
a. Necessidade de quantidades progressivamente maiores de álcool para alcançar a intoxicação ou o efeito desejado.
b. Efeito acentuadamente menor com o uso continuado da mesma quantidade de álcool.
11. Abstinência, manifestada por qualquer um dos seguintes aspectos:
a. Síndrome de abstinência característica de álcool (consultar os Critérios A e B do conjunto de critérios para abstinência de álcool, p. 499-500).
b. Álcool (ou uma substância estreitamente relacionada, como benzodiazepínicos) é consumido para aliviar ou evitar os sintomas de abstinência.”
a) Fissura ou um forte desejo ou necessidade de usar álcool.
b) Fracasso em desempenhar papéis importantes no trabalho, na escola ou em casa.
c) Importantes atividades sociais, profissionais ou recreacionais são ampliadas em virtude do uso de álcool.
d) Necessidade de quantidades progressivamente maiores de álcool para alcançar a intoxicação ou o efeito desejado.
Todas as afirmativas trazem sintomas corretos, menos a Letra C, as atividades são restringidas, não ampliadas.
2273) De acordo com o DSM-V, os critérios diagnósticos para Transtorno do Pânico são, excepcionando-se:
- A) Palpitações, coração acelerado, taquicardia.
- B) Tremores ou abalos.
- C) Sudorose.
- D) Sensação de leveza.
A alternativa correta é letra D) Sensação de leveza.
Gabarito: Letra D.
De acordo com o DSM-V, os critérios diagnósticos para Transtorno do Pânico são, excepcionando-se:
Vamos relembrar os critérios diagnósticos do pânico no DSM:
“A. Ataques de pânico recorrentes e inesperados. Um ataque de pânico é um surto abrupto de medo intenso ou desconforto intenso que alcança um pico em minutos e durante o qual ocorrem quatro (ou mais) dos seguintes sintomas: Nota: O surto abrupto pode ocorrer a partir de um estado calmo ou de um estado ansioso.
1. Palpitações, coração acelerado, taquicardia.
2. Sudorese.
3. Tremores ou abalos.
4. Sensações de falta de ar ou sufocamento.
5. Sensações de asfixia.
6. Dor ou desconforto torácico.
7. Náusea ou desconforto abdominal.
8. Sensação de tontura, instabilidade, vertigem ou desmaio.
9. Calafrios ou ondas de calor.
10. Parestesias (anestesia ou sensações de formigamento).
11. Desrealização (sensações de irrealidade) ou despersonalização (sensação de estar distanciado de si mesmo).
12. Medo de perder o controle ou “enlouquecer”.
13. Medo de morrer”
a) Palpitações, coração acelerado, taquicardia.
b) Tremores ou abalos.
c) Sudorose.
d) Sensação de leveza.
Todas as afirmativas trazem sintomas corretos, menos a Letra D
2274) Qual a alternativa que NÃO é uma especificação do tipo de sintoma do Transtorno Conversivo, segundo a classificação do DSM-5?
- A) Com fraqueza ou paralisia.
- B) Com sintoma de fala.
- C) Com anestesia ou perda sensorial.
- D) Com ataques ou convulsões.
- E) Com hiperatividade.
A alternativa correta é letra E) Com hiperatividade.
Gabarito: Letra E
Qual a alternativa que NÃO é uma especificação do tipo de sintoma do Transtorno Conversivo, segundo a classificação do DSM-5?
Vamos relembrar as especificações do transtorno conversivo no DSM:
“Transtorno Conversivo (Transtorno de Sintomas Neurológicos Funcionais) (319) Especificar o tipo de sintoma:
- Com fraqueza ou paralisia
- Com movimento anormal
- Com sintomas de deglutição
- Com sintoma de fala
- Com ataques ou convulsões
- Com anestesia ou perda sensorial
- Com sintoma sensorial especial
- Com sintomas mistos
Especificar se:
- Episódio agudo,
- Persistente
Especificar se:
- Com estressor psicológico (especificar estressor),
- Sem estressor psicológico”
a) Com fraqueza ou paralisia.
b) Com sintoma de fala.
c) Com anestesia ou perda sensorial.
d) Com ataques ou convulsões.
e) Com hiperatividade.
Nosso gabarito é Letra E
Fonte: American Psychiatric Association (APA). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014
2275) Segundo o DSM-5, a bulimia nervosa começa . A compulsão alimentar, com frequência, começa durante ou depois de um episódio de dieta para perder peso. A vivência de múltiplos eventos estressantes na vida também pode precipitar o aparecimento de bulimia nervosa. A perturbação do comportamento alimentar persiste por, no mínimo, muitos anos em uma porcentagem elevada de amostras clínicas. O curso pode ser crônico ou intermitente, com períodos de remissão alternando com recorrências de compulsão alimentar. Entretanto, durante o seguimento, os sintomas de muitos indivíduos parecem diminuir com ou sem tratamento, embora o tratamento nitidamente tenha impacto na evolução. Períodos de remissão acima de estão associados a uma evolução de longo prazo mais favorável.
- A) na adolescência ou na idade adulta jovem – um ano
- B) na adolescência – uma semana
- C) na idade adulta jovem – um mês
- D) na terceira idade – seis meses
- E) na infância – um ano
A alternativa correta é letra A) na adolescência ou na idade adulta jovem – um ano
Gabarito: Letra A
Segundo o DSM-5, a bulimia nervosa começa . A compulsão alimentar, com frequência, começa durante ou depois de um episódio de dieta para perder peso. A vivência de múltiplos eventos estressantes na vida também pode precipitar o aparecimento de bulimia nervosa. A perturbação do comportamento alimentar persiste por, no mínimo, muitos anos em uma porcentagem elevada de amostras clínicas. O curso pode ser crônico ou intermitente, com períodos de remissão alternando com recorrências de compulsão alimentar. Entretanto, durante o seguimento, os sintomas de muitos indivíduos parecem diminuir com ou sem tratamento, embora o tratamento nitidamente tenha impacto na evolução. Períodos de remissão acima de estão associados a uma evolução de longo prazo mais favorável.
Vamos ver o trecho original no DSM:
“A bulimia nervosa começa na adolescência ou na idade adulta jovem. A manifestação inicial antes da puberdade ou depois dos 40 anos é incomum. A compulsão alimentar com frequência começa durante ou depois de um episódio de dieta para perder peso. A vivência de múltiplos eventos estressantes na vida também pode precipitar o aparecimento de bulimia nervosa. A perturbação do comportamento alimentar persiste por no mínimo muitos anos em uma porcentagem elevada de amostras clínicas. O curso pode ser crônico ou intermitente, com períodos de remissão alternando com recorrências de compulsão alimentar. Entretanto, durante o seguimento, os sintomas de muitos indivíduos parecem diminuir com ou sem tratamento, embora o tratamento nitidamente tenha impacto na evolução. Períodos de remissão acima de um ano estão associados a uma evolução de longo prazo mais favorável. Um risco significativamente maior de mortalidade (por todas as causas e por suicídio) foi relatado para indivíduos com bulimia nervosa. A TBM para o transtorno é de aproximadamente 2% por década”
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
a) na adolescência ou na idade adulta jovem – um ano
b) na adolescência – uma semana
c) na idade adulta jovem – um mês
d) na terceira idade – seis meses
e) na infância – um ano
Nosso gabarito é Letra A
Fonte: American Psychiatric Association (APA). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014
2276) Segundo o DSM-5, qual das alternativas abaixo NÃO é um transtorno da categoria das Parassonias?
- A) Transtornos de Despertar do Sono Não REM.
- B) Transtorno do Pesadelo.
- C) Apneia e Hipopneia Obstrutivas do Sono.
- D) Síndrome das Pernas Inquietas.
- E) Transtorno Comportamental do Sono REM.
A alternativa correta é letra C) Apneia e Hipopneia Obstrutivas do Sono.
Gabarito: Letra C
Segundo o DSM-5, qual das alternativas abaixo NÃO é um transtorno da categoria das Parassonias?
Vamos relembrar todas as parassonias, de acordo com o DSM:
“Parassonias
- Transtornos de Despertar do Sono Não REM
Determinar o subtipo:
Tipo sonambulismo
Especificar se: C
om alimentação relacionada ao sono,
Com comportamento sexual relacionado ao sono (sexsônia
Tipo terror no sono
- Transtorno do Pesadelo
Especificar se:
Durante início do sono
Especificar se:
Com transtorno
não relacionado ao sono associado,
Com outra condição médica associada,
Com outro transtorno do sono associado
- Transtorno Comportamental do Sono REM
- Síndrome das Pernas Inquietas
- Transtorno do Sono Induzido por Substância/Medicamento
Nota: Ver o conjunto de critérios e os procedimentos de registro correspondentes para códigos específicos para cada substância e codificação da CID-9-MC e da CID-10-MC.
Determinar o subtipo:
Tipo insônia,
Tipo sonolência durante o dia,
Tipo parassonia,
Tipo misto
Especificar se:
Com início durante a intoxicação,
Com início durante a descontinuação/abstinência
Outro Transtorno de Insônia Especificado
Transtorno de Insônia Não Especificado
Outro Transtorno de Hipersonolência Especificado
Transtorno de Hipersonolência Não Especificado
Outro Transtorno do Sono-Vigília Especificado
Transtorno do Sono-Vigília Não Especificado”
a) Transtornos de Despertar do Sono Não REM.
b) Transtorno do Pesadelo.
c) Apneia e Hipopneia Obstrutivas do Sono.
d) Síndrome das Pernas Inquietas.
e) Transtorno Comportamental do Sono REM.
Nosso gabarito é Letra C
Fonte: American Psychiatric Association (APA). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014
2277) Segundo o DSM-5, os fatores de risco temperamentais do transtorno obsessivo-compulsivo denotam mais sintomas , afetividade mais alta e inibição do comportamento na infância.
- A) marcantes – histriônica
- B) agressivos – raivosa
- C) mutilatórios – autodepreciativa
- D) internalizantes – negativa
- E) externalizantes – compulsiva
A alternativa correta é letra D) internalizantes – negativa
Gabarito: Letra D
Segundo o DSM-5, os fatores de risco temperamentais do transtorno obsessivo-compulsivo denotam mais sintomas , afetividade mais alta e inibição do comportamento na infância.
Vamos relembrar os fatores de risco do TOC de acordo com o DSM:
“Fatores de Risco e Prognóstico
Temperamentais. Mais sintomas internalizantes, afetividade negativa mais alta e inibição do comportamento na infância são possíveis fatores de risco temperamentais.
Ambientais. Abuso físico e sexual na infância e outros eventos estressantes ou traumáticos foram associados a um risco aumentado para o desenvolvimento de TOC. Algumas crianças podem desenvolver o início abrupto de sintomas obsessivo-compulsivos, o que foi associado a diferentes fatores ambientais, incluindo vários agentes infecciosos e uma síndrome autoimune pós-infecciosa.
Genéticos e fisiológicos. A taxa de TOC entre parentes de primeiro grau de adultos com o transtorno é aproximadamente duas vezes a de parentes de primeiro grau daqueles sem o transtorno; no entanto, entre os parentes de primeiro grau de indivíduos com início de TOC na infância ou adolescência, a taxa é aumentada em 10 vezes. A transmissão familiar deve-se, em parte, a fatores genéticos (p. ex., uma taxa de concordância de 0,57 para gêmeos monozigóticos vs. 0,22 para gêmeos dizigóticos). Disfunção no córtex orbitofrontal, no córtex cingulado anterior e no estriado tem sido mais fortemente envolvida.”
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
a) marcantes – histriônica
b) agressivos – raivosa
c) mutilatórios – autodepreciativa
d) internalizantes – negativa
e) externalizantes – compulsiva
Nosso gabarito é Letra D.
2278) Segundo o DSM-5, os fatores pós-traumáticos temperamentais do Transtorno de Estresse Pós-traumático incluem avaliações , estratégias de enfrentamento inapropriadas e .
- A) negativas – desenvolvimento de compulsões alimentares
- B) negativas – desenvolvimento de transtorno de estresse agudo
- C) positivas – desenvolvimento de compulsões alimentares
- D) positivas – maior risco de uso de substâncias
- E) positivas – desenvolvimento de transtorno de estresse agudo
A alternativa correta é letra B) negativas – desenvolvimento de transtorno de estresse agudo
Gabarito: Letra B
Segundo o DSM-5, os fatores pós-traumáticos temperamentais do Transtorno de Estresse Pós-traumático incluem avaliações , estratégias de enfrentamento inapropriadas e .
Vamos ver o trecho no DSM:
“Fatores pós-traumáticos Temperamentais. Incluem avaliações negativas, estratégias de enfrentamento inapropriadas e desenvolvimento de transtorno de estresse agudo. Ambientais. Incluem exposição subsequente a lembranças desagradáveis repetidas, eventos de vida adversos subsequentes e perdas financeiras ou outras perdas relacionadas ao trauma. O apoio social (incluindo estabilidade familiar para crianças) é um fator protetor que modera a evolução depois do trauma.”
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
a) negativas – desenvolvimento de compulsões alimentares
b) negativas – desenvolvimento de transtorno de estresse agudo
c) positivas – desenvolvimento de compulsões alimentares
d) positivas – maior risco de uso de substâncias
e) positivas – desenvolvimento de transtorno de estresse agudo
Nosso gabarito é Letra B.
2279) A Deficiência Intelectual (DI) é definida no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais da Associação Americana de Psiquiatria – 5ª edição (DSM-5) e na Associação Americana de Deficiência Intelectual e do Desenvolvimento (American Association on Intellectual and Developmental Disabilities – AAIDD) como uma condição que tem início no período de desenvolvimento, com prejuízos no funcionamento intelectual, social e adaptativo. Para a DI, a AAIDD recomenda avaliações multidimensionais em cinco áreas:
- A) dificuldades de aprendizagem, dificuldade de leitura, prejuízos acadêmicos, dificuldades de escrever as palavras corretamente, e dificuldade de compreensão da leitura.
- B) habilidades de leitura fluida, comportamento adaptativo (habilidades sociais), exame cariótipo, saúde (física, mental, etiologia), e capacidade de resolução de problemas.
- C) habilidades intelectuais, comportamento adaptativo (habilidades conceituais, sociais e práticas), participação, interações e papéis sociais, e saúde (saúde física, saúde mental, etiologia).
- D) exame cariótipo, investigação citogenética, falta de habilidades intelectuais, prejuízos acadêmicos, e falta de interação social.
A alternativa correta é letra C) habilidades intelectuais, comportamento adaptativo (habilidades conceituais, sociais e práticas), participação, interações e papéis sociais, e saúde (saúde física, saúde mental, etiologia).
Gabarito: Letra C
A Deficiência Intelectual (DI) é definida no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais da Associação Americana de Psiquiatria – 5ª edição (DSM-5) e na Associação Americana de Deficiência Intelectual e do Desenvolvimento (American Association on Intellectual and Developmental Disabilities – AAIDD) como uma condição que tem início no período de desenvolvimento, com prejuízos no funcionamento intelectual, social e adaptativo. Para a DI, a AAIDD recomenda avaliações multidimensionais em cinco áreas:
Vamos relembrar as áreas de avaliação da DI:
“Dimensão I: Habilidades IntelectuaisA inteligência é concebida como capacidade geral, incluindo “raciocínio, planejamento, solução de problemas, pensamento abstrato, compreensão de idéias complexas, rapidez de aprendizagem e aprendizagem por meio da experiência” (Luckasson, op. cit., p. 40).
(...)
Dimensão II: Comportamento Adaptativo
O comportamento adaptativo é definido como o “conjunto de habilidades conceituais, sociais e práticas adquiridas pela pessoa para corresponder às demandas da vida cotidiana.” (Luckasson e cols., 2002, p. 14). Limitações nessas habilidades podem prejudicar a pessoa nas relações com o ambiente e dificultar o convívio no dia a dia.
As habilidades conceituais, sociais e práticas constituem áreas do comportamento adaptativo, explicadas a seguir.
(a) Habilidades conceituais – relacionadas aos aspectos acadêmicos, cognitivos e de comunicação. São exemplos dessas habilidades: a linguagem (receptiva e expressiva); a leitura e escrita; os conceitos relacionados ao exercício da autonomia.
(b) Habilidades sociais – relacionadas à competência social. São exemplos dessas habilidades: a responsabilidade; a auto-estima; as habilidades interpessoais; a credulidade e ingenuidade (probabilidade de ser enganado, manipulado e alvo de abuso ou violência etc.); a observância de regras, normas e leis; evitar vitimização.
(c) Habilidades práticas – relacionadas ao exercício da autonomia. São exemplos: as atividades de vida diária: alimentar-se e preparar alimentos; arrumar a casa; deslocar-se de maneira independente; utilizar meios de transporte; tomar medicação; manejar dinheiro; usar telefone; cuidar da higiene e do vestuário; as atividades ocupacionais – laborativas e relativas a emprego e trabalho; as atividades que promovem a segurança pessoal.
Dimensão III: Participação, interações, papéis sociais
Essa dimensão ressalta a importância da participação na vida comunitária. Em relação ao diagnóstico da deficiência mental, dirige-se à avaliação das interações sociais e dos papéis vivenciados pela pessoa, bem como sua participação na comunidade em que vive. A observação e o depoimento são procedimentos de avaliação indicados para essa dimensão, tendo em vista a consideração dos múltiplos contextos envolvidos e a possibilidade diversificada de relações estabelecidas pelo sujeito no mundo físico e social.
Dimensão IV: Saúde
As condições de saúde física e mental influenciam o funcionamento de qualquer pessoa. Facilitam ou inibem suas realizações. A AAMR (2002) indica a necessidade de contemplar, na avaliação diagnóstica da deficiência mental, elementos mais amplos, de modo a incluir fatores etiológicos e de saúde física e mental.
Dimensão V: Contextos
A dimensão contextual considera as condições em que a pessoa vive, relacionando-as com qualidade da vida. Os níveis de contexto considerados estão de acordo com a concepção de Bronfenbrenner (1979), incluindo: (a) o microssistema – o ambiente social imediato, envolvendo a família da pessoa e os que lhe são próximos; (b) o mesossistema – a vizinhança, a comunidade e as organizações educacionais e de apoio; (c) o macrossistema – o contexto cultural, a sociedade, os grupos populacionais.”
a) dificuldades de aprendizagem, dificuldade de leitura, prejuízos acadêmicos, dificuldades de escrever as palavras corretamente, e dificuldade de compreensão da leitura.
b) habilidades de leitura fluida, comportamento adaptativo (habilidades sociais), exame cariótipo, saúde (física, mental, etiologia), e capacidade de resolução de problemas.
c) habilidades intelectuais, comportamento adaptativo (habilidades conceituais, sociais e práticas), participação, interações e papéis sociais, e saúde (saúde física, saúde mental, etiologia).
d) exame cariótipo, investigação citogenética, falta de habilidades intelectuais, prejuízos acadêmicos, e falta de interação social.
Nosso gabarito é Letra C.
Fonte: de Carvalho, Erenice Natália Soares, & Maciel, Diva Maria Moraes de Albuquerque. (2003). Nova concepção de deficiência mental segundo a American Association on Mental Retardation-AAMR: sistema 2002. Temas em Psicologia, 11(2), 147-156. Recuperado em 02 de setembro de 2023
2280) No Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais da Associação Americana de Psiquiatria – 5ª edição (DSM-5) o transtorno desafiador e de conduta está descrito nos Transtornos Disruptivos, do Controle de Impulsos e da Conduta. TOD é definido como “um padrão de humor raivoso/irritável, de comportamento questiona-dor/desafiante ou índole vingativa com duração de pelo menos seis meses”. Além de outras formas de tratamento, assim como o tratamento psicossocial, treinamento dos pais, psicoeducação, psicoterapia entre outros, está o medicamentoso. A classes de medicamentos que são empregados no tratamento do TOD, são os: antipsicóticos ou neurolépticos; estabilizadores do humor; psicoestimulantes; antidepressivos inibidores seletivos da recaptação de serotonina. Os antipsicóticos são usados no:
- A) controle de comportamentos agressivos, violentos, e os mais empregados são: carbonato de lítio, divalproato de sódio, carbamazepina, oxcarbazepina, lamotrigina e o topiramato.
- B) tratamento de quadros de agressividade, impulsividade e explosões de raiva, que se apresentam reiterados no transtorno, e são eles a risperidona, a quetiapina e o ariprazol.
- C) tratamento do TDAH, devido à associação frequente com TOD, sendo eles o metilfenidato e a lisdexanfetamina.
- D) tratamento de episódios depressivos ou de quadros ansiosos associados ao TOD. Os principais fármacos são: fluoxetina, sertralina, paroxetina, citalopram, escitalopram e venlafaxina.
A alternativa correta é letra B) tratamento de quadros de agressividade, impulsividade e explosões de raiva, que se apresentam reiterados no transtorno, e são eles a risperidona, a quetiapina e o ariprazol.
Gabarito: Letra B
Os antipsicóticos são usados no:
Vamos relembrar o que cada classe de fármaco trata no TOD:
“a) Antipsicóticos ou neurolépticos: empregados no tratamento de quadros de agressividade, impulsividade e explosões de raiva, que se apresentam reiterados no transtorno. Os antipsicóticos atípicos são os mais utilizados atualmente, sendo eles a risperidona, a quetiapina e o ariprazol.
b) Estabilizadores do humor: empregados no controle de comportamentos agressivos, violentos, proporcionam a diminuição da agressividade. São também usados nos casos associados ao transtorno bipolar do humor. Os mais empregados são: carbonato de lítio, divalproato de sódio, carbamazepina, oxcarbazepina, lamotrigina e o topiramato.
c) Psicoestimulantes: utilizados para o tratamento do TDAH, devido à associação frequente com TDO, sendo eles o metilfenidato e a lisdexanfetamina.
d) Antidepressivos inibidores seletivos da recaptação de serotonina: utilizados para o tratamento de episódios depressivos ou de quadros ansiosos associados ao TDO. Os principais fármacos são: fluoxetina, sertralina, paroxetina, citalopram, escitalopram e venlafaxina.
a) controle de comportamentos agressivos, violentos, e os mais empregados são: carbonato de lítio, divalproato de sódio, carbamazepina, oxcarbazepina, lamotrigina e o topiramato. b) tratamento de quadros de agressividade, impulsividade e explosões de raiva, que se apresentam reiterados no transtorno, e são eles a risperidona, a quetiapina e o ariprazol. c) tratamento do TDAH, devido à associação frequente com TOD, sendo eles o metilfenidato e a lisdexanfetamina. d) tratamento de episódios depressivos ou de quadros ansiosos associados ao TOD. Os principais fármacos são: fluoxetina, sertralina, paroxetina, citalopram, escitalopram e venlafaxina.
Nosso gabarito é Letra B