Questões Sobre Psicopatologia - Psicologia - concurso
2281) Para entendermos o que é uma enfermidade, considere as seguintes afirmações sobre as doenças de natureza psíquica:
- A) I e II estão corretas.
- B) I e III estão corretas.
- C) II e III estão corretas.
- D) Todas são verdadeiras.
- E) Todas são falsas.
A alternativa correta é letra A) I e II estão corretas.
A questão pode ser respondida com o seguinte texto:
"De acordo com Barlow & Durand (2008) 0 transtorno psicológico ou comportamento anormal é uma disfunção psicológica que ocorre em um indivíduo e está associada com angústia, diminuição da capacidade adaptativa e apresenta uma resposta que não é culturalmente aceita. Jaspers (2003) enumera ainda o que deve ser entendido como enfermidade:
1. Processos somáticos;
2. Acontecimentos graves que causam ruptura com a vida até então considerada sã;
3. Desvios grandes em relação ao normal estatístico e visto como indesejados pelo afetado ou seu meio."
Fonte: "Psicopatologia: definições, conceitos, teorias e práticas" (Deminco)
Com isso, podemos identificar as afirmativas verdadeiras e falsas abaixo.
Portanto, estão corretas as afirmativas I e II. Encontramos a resposta na Letra A.
Assinale a alternativa CORRETA.
a) I e II estão corretas.
b) I e III estão corretas.
c) II e III estão corretas.
d) Todas são verdadeiras.
e) Todas são falsas.
2282) Observe a seguinte descrição de um tipo de personalidade:
- A) antissocial.
- B) dependente.
- C) evitativa.
- D) paranoide.
- E) histriônica.
A alternativa correta é letra D) paranoide.
Caracteriza-se por uma desconfiança excessiva e suspeita em relação aos outros, em que as suas intenções são constantemente interpretadas como maldosas. Este transtorno geralmente possui sensibilidade excessiva a rejeições e a contratempos, tendência a guardar rancores persistentemente, suspeitas recorrentes, sem justificativa, com respeito à fidelidade sexual do parceiro.
Assim, considerando tal descrição, podemos afirmar que se trata de uma personalidade
Veja um resumo dos Transtornos da Personalidade, segundo o DSM-V:
"Os seguintes transtornos da personalidade estão inclusos neste capítulo:
- Transtorno da personalidade paranoide é um padrão de desconfiança e de suspeita tamanhas que as motivações dos outros são interpretadas como malévolas.
- Transtorno da personalidade esquizoide é um padrão de distanciamento das relações sociais e uma faixa restrita de expressão emocional.
- Transtorno da personalidade esquizotípica é um padrão de desconforto agudo nas relações íntimas, distorções cognitivas ou perceptivas e excentricidades do comportamento.
- Transtorno da personalidade antissocial é um padrão de desrespeito e violação dos direitos dos outros.
- Transtorno da personalidade borderline é um padrão de instabilidade nas relações interpessoais, na autoimagem e nos afetos, com impulsividade acentuada.
- Transtorno da personalidade histriônica é um padrão de emocionalidade e busca de atenção em excesso.
- Transtorno da personalidade narcisista é um padrão de grandiosidade, necessidade de admiração e falta de empatia.
- Transtorno da personalidade evitativa é um padrão de inibição social, sentimentos de inadequação e hipersensibilidade a avaliação negativa.
- Transtorno da personalidade dependente é um padrão de comportamento submisso e apegado relacionado a uma necessidade excessiva de ser cuidado.
- Transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva é um padrão de preocupação com ordem, perfeccionismo e controle.
- Mudança de personalidade devido a outra condição médica é uma perturbação persistente da personalidade entendida como decorrente dos efeitos fisiológicos diretos de uma condição médica (p. ex., lesão no lobo frontal).
- Outro transtorno da personalidade especificado e transtorno da personalidade não especificado são categorias utilizadas para duas situações: (...)"
Fonte: DSM-V
Com isso, encontramos a resposta na Letra D.
a) antissocial.
b) dependente.
c) evitativa.
d) paranoide.
e) histriônica.
2283) Para a devida classificação de um adolescente por intoxicação por álcool, seria INCORRETO afirmar que ele apresenta
- A) Fala arrastada.
- B) Estupor ou coma.
- C) Instabilidade na marcha.
- D) Comprometimento da atenção ou da memória.
- E) Alucinações auditivas transitórias.
A alternativa correta é letra E) Alucinações auditivas transitórias.
Para a devida classificação de um adolescente por intoxicação por álcool, seria INCORRETO afirmar que ele apresenta
Veja os sintomas da intoxicação por álcool:
"Intoxicação por Álcool
Critérios DiagnósticosA. Ingestão recente de álcool.
B. Alterações comportamentais ou psicológicas clinicamente significativas e problemáticas (p. ex., comportamento sexual ou agressivo inadequado, humor instável, julgamento prejudicado) desenvolvidas durante ou logo após a ingestão de álcool.
C. Um (ou mais) dos seguintes sinais ou sintomas, desenvolvidos durante ou logo após o uso de álcool:
1. Fala arrastada.
2. Incoordenação.
3. Instabilidade na marcha.
4. Nistagmo.
5. Comprometimento da atenção ou da memória.
6. Estupor ou coma.D. Os sinais ou sintomas não são atribuíveis a outra condição médica nem são mais bem explicados por outro transtorno mental, incluindo intoxicação por outra substância."
Fonte: DSM-V
Portanto, encontramos a alternativa incorreta na Letra E.
a) Fala arrastada.
b) Estupor ou coma.
c) Instabilidade na marcha.
d) Comprometimento da atenção ou da memória.
e) Alucinações auditivas transitórias.
2284) Para a devida classificação de um adolescente por intoxicação por álcool, seria INCORRETO afirmar que ele apresenta
- A) fala arrastada.
- B) estupor ou coma.
- C) instabilidade na marcha.
- D) comprometimento da atenção ou da memória.
- E) alucinações auditivas transitórias.
A alternativa correta é letra E) alucinações auditivas transitórias.
Para a devida classificação de um adolescente por intoxicação por álcool, seria INCORRETO afirmar que ele apresenta
Veja os sintomas da intoxicação por álcool:
"Intoxicação por Álcool
Critérios DiagnósticosA. Ingestão recente de álcool.
B. Alterações comportamentais ou psicológicas clinicamente significativas e problemáticas (p. ex., comportamento sexual ou agressivo inadequado, humor instável, julgamento prejudicado) desenvolvidas durante ou logo após a ingestão de álcool.
C. Um (ou mais) dos seguintes sinais ou sintomas, desenvolvidos durante ou logo após o uso de álcool:
1. Fala arrastada.
2. Incoordenação.
3. Instabilidade na marcha.
4. Nistagmo.
5. Comprometimento da atenção ou da memória.
6. Estupor ou coma.D. Os sinais ou sintomas não são atribuíveis a outra condição médica nem são mais bem explicados por outro transtorno mental, incluindo intoxicação por outra substância."
Fonte: DSM-V
Com isso, encontramos a alternativa incorreta na Letra E.
a) fala arrastada.
b) estupor ou coma.
c) instabilidade na marcha.
d) comprometimento da atenção ou da memória.
e) alucinações auditivas transitórias.
2285) Sabe-se que o Transtorno do Espectro Autista (TEA) não é uma condição com causa única, mas um transtorno de desenvolvimento complexo, definido de um ponto de vista comportamental e que apresenta etiologias múltiplas.
- A) atrasos na aquisição da linguagem, comportamentos inadequados em mais de um ambiente e impulsividade.
- B) padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, labilidade emocional e de humor, ansiedade generalizada manifestada por tremores físicos.
- C) rigidez física, estado de catatonia, labilidade emocional e atrasos na aquisição da linguagem verbal e escrita.
- D) déficits qualitativos na interação social e comunicação, padrões de comportamento repetitivos, estereotipados e um repertório restrito de interesses e atividades.
- E) dificuldades de interação social, inadequação social e habilidades para áreas de conhecimento lógico, como matemática.
A alternativa correta é letra D) déficits qualitativos na interação social e comunicação, padrões de comportamento repetitivos, estereotipados e um repertório restrito de interesses e atividades.
Atualmente, os comportamentos que definem o TEA enquanto critérios diagnósticos são
A questão pode ser respondida com o seguinte texto:
"Os Transtornos Globais do Desenvolvimento constituem um conjunto composto pelo autismo e outros transtornos que estão associados a este espectro, tais como: Transtorno de Rett; Transtorno Desintegrativo da Infância; Transtorno de Asperger e Transtorno Global do Desenvolvimento Sem Outra Especificação; além de estarem incluídas outras nomenclaturas referentes ao autismo como: autismo infantil precoce, autismo infantil, autismo de Kanner, autismo de alto funcionamento, autismo atípico (DSM-IV, 2002).
Atualmente o DSM-V absorveu esses transtornos em um único diagnóstico – Transtornos do Espectro Autista.
O Transtorno do Espectro Autista, segundo a Lei de no 12.764, de 27 de dezembro de 2012 é considerado como deficiência para todos os efeitos legais. E suas manifestações comportamentais o definem e incluem déficits qualitativos na interação social e na comunicação, padrões de comportamento repetitivos e estereotipados e um repertório restrito de interesses e atividades. A grande variabilidade no grau de habilidades sociais e de comunicação e nos padrões de comportamento que ocorrem em pessoas com Transtornos do Espectro Autista tornou mais apropriado o uso do termo Transtornos Globais(invasivo) do Desenvolvimento - TGD (BRASIL, 2010).
Na DSM-V (2014), indivíduos com um diagnóstico do DSM-IV estabelecido de Transtorno Autista, Transtorno de Asperger ou Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação devem receber o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista. Indivíduos com déficits acentuados na comunicação social, cujos sintomas, porém, não atendam de outra forma, critérios de Transtorno do Espectro Autista, devem ser diagnosticados como transtorno da Comunicação Social, da Linguagem e da Fluência, dependendo de suas características específicas."
Fonte: "Transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação e o atendimento educacional especializado" (Braga Junior)
Com isso, encontramos a resposta na Letra D.
a) atrasos na aquisição da linguagem, comportamentos inadequados em mais de um ambiente e impulsividade.
b) padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, labilidade emocional e de humor, ansiedade generalizada manifestada por tremores físicos.
c) rigidez física, estado de catatonia, labilidade emocional e atrasos na aquisição da linguagem verbal e escrita.
d) déficits qualitativos na interação social e comunicação, padrões de comportamento repetitivos, estereotipados e um repertório restrito de interesses e atividades.
e) dificuldades de interação social, inadequação social e habilidades para áreas de conhecimento lógico, como matemática.
2286) A compreensão psicológica do ato de aprender explica alguns quadros de dificuldades de aprendizagem, nos quais existe um aparato genético e orgânico íntegro, mas
- A) os alicerces psicológicos do desenvolvimento da função simbólica e do pensamento impedem a memorização.
- B) a criança apresenta problemas para utilizar a chamada função da integridade para integrar os conhecimentos.
- C) a capacidade afetiva e de vinculação levam ao desenvolvimento de disfunções instrumentais e cognitivas.
- D) coexiste um impedimento psicológico interno de simbolizar e de apreender os estímulos da aprendizagem formal.
- E) questões emocionais impedem que necessidades externas inerentes a etapas evolutivas tenham maturação.
A alternativa correta é letra D) coexiste um impedimento psicológico interno de simbolizar e de apreender os estímulos da aprendizagem formal.
A compreensão psicológica do ato de aprender explica alguns quadros de dificuldades de aprendizagem, nos quais existe um aparato genético e orgânico íntegro, mas
A questão está baseada no seguinte texto:
"A capacidade de aprender pressupõe uma base vincular, isto é, capacidade de vinculação e de constância objetal afetiva. Estas se constituem nos alicerces psicológicos do desenvolvimento da função simbólica e do pensamento. A compreensão psicológica do ato de aprender explica alguns quadros de dificuldades de aprendizagem, nos quais existe um aparato genético e orgânico íntegro, mas coexiste um impedimento psicológico interno de simbolizar e de apreender os estímulos da aprendizagem formal."
Fonte: "Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e Multidisciplinar (Rotta et al.)
Com isso, encontramos a resposta na Letra D.
a) os alicerces psicológicos do desenvolvimento da função simbólica e do pensamento impedem a memorização.
b) a criança apresenta problemas para utilizar a chamada função da integridade para integrar os conhecimentos.
c) a capacidade afetiva e de vinculação levam ao desenvolvimento de disfunções instrumentais e cognitivas.
d) coexiste um impedimento psicológico interno de simbolizar e de apreender os estímulos da aprendizagem formal.
e) questões emocionais impedem que necessidades externas inerentes a etapas evolutivas tenham maturação.
2287) A Dependência de Videogames (DV) passou a ser considerada oficialmente uma doença no CID-11. No DSM-5 igualmente foi reconhecido o Transtorno de Jogo pela Internet.
- A) colocar em risco ou perder um relacionamento, emprego ou oportunidade educacional ou de carreira significativa devido à participação em jogos pela internet;
- B) aumentar o interesse por passatempos e divertimentos anteriores em consequência dos jogos pela internet;
- C) fazer uso de jogos pela internet de forma recreativa, sem prejuízo de relações sociais, familiares, laborativas e escolares;
- D) fazer uso de jogos pela internet para evitar ou aliviar o humor negativo, diminuindo progressivamente a tolerância;
- E) apresentar sintomas de abstinência ao enganar membros da família, terapeutas ou outros em relação à quantidade do jogo pela internet.
A alternativa correta é letra A) colocar em risco ou perder um relacionamento, emprego ou oportunidade educacional ou de carreira significativa devido à participação em jogos pela internet;
É critério para o diagnóstico desse transtorno:
Base teórica para a compreensão da questão
Para a compreensão do assunto que traz esta questão, peço ao aluno que não deixe de acompanhar o que expressa o DSM-5 (2014, p.795), no que concerne a alguns dos critérios relacionado ao Transtorno do Jogo pela Internet, atentando-se especialmente para os grifos em azul:
Uso excessivo continuado de jogos pela internet apesar do conhecimento dos problemas psicossociais. Enganou membros da família, terapeutas ou outros em relação à quantidade do jogo pela internet. Uso de jogos pela internet para evitar ou aliviar um humor negativo (p. ex., sentimentos de desamparo, culpa, ansiedade). Colocou em risco ou perdeu um relacionamento, emprego ou oportunidade educacional ou de carreira significativa devido à participação em jogos pela internet.
Análise das alternativas
a) colocar em risco ou perder um relacionamento, emprego ou oportunidade educacional ou de carreira significativa devido à participação em jogos pela internet;
CORRETA. A informação trazida pela alternativa é compatível com critério diagnóstico para Transtorno do Jogo pela Internet segundo DSM-5, conforme destacado em tópico explicativo supracitado, portanto, informação VERDADEIRA.
b) aumentar o interesse por passatempos e divertimentos anteriores em consequência dos jogos pela internet;
INCORRETA. Contrariando o exposto, na realidade, o DSM-5 (2014, p.795) menciona:
“Perda de interesse por passatempos e divertimentos anteriores em consequência dos, e com a exceção dos, jogos pela internet.”
c) fazer uso de jogos pela internet de forma recreativa, sem prejuízo de relações sociais, familiares, laborativas e escolares;
INCORRETA. No Transtorno em questão, o uso não é realizado de maneira recreativa, e sim excessiva, confira:
“Uso excessivo continuado de jogos pela internet apesar do conhecimento dos problemas psicossociais.” (DSM-5, 2014, p.795).
d) fazer uso de jogos pela internet para evitar ou aliviar o humor negativo, diminuindo progressivamente a tolerância;
INCORRETA. Na redação original do Manual Diagnóstico, o que consta é o seguinte:
“Uso de jogos pela internet para evitar ou aliviar um humor negativo (p. ex., sentimentos de desamparo, culpa, ansiedade).” (DSM-5, 2014, p.795).
e) apresentar sintomas de abstinência ao enganar membros da família, terapeutas ou outros em relação à quantidade do jogo pela internet.
INCORRETA. A apresentação de sintomas de abstinência como consequência da ação de engano à membros da família, terapeutas ou outros, não é citada no critério referido, confira:
“Enganou membros da família, terapeutas ou outros em relação à quantidade do jogo pela internet.” (DSM-5, 2014, p.795).
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Fonte consultada:
Associação Psiquiátrica Americana (APA). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
2288) Amarila sempre viveu com a mãe, Gisela, que morreu abruptamente há alguns meses. Mãe e filha eram muito unidas e, desde a morte de Gisela, Amarila passou a apresentar crises de ansiedade repentina e intensa, com forte sensação de medo ou mal-estar, sintomas de palpitação e dores torácicas, sensações de asfixia, tonturas e sentimentos de despersonalização. Ela também relata que está com muito medo de morrer. Em função dessa sintomatologia, Amarila buscou por emergência médica três vezes, mas não foi encontrado nada físico que justificasse os sintomas. Sugeriu-se então que ela procurasse ajuda em ambulatório psiquiátrico.
- A) transtorno de pânico;
- B) transtorno afetivo bipolar;
- C) esquizofrenia;
- D) transtorno esquizoafetivo;
- E) agorafobia.
A alternativa correta é letra A) transtorno de pânico;
Os sintomas de Amarila são sugestivos de:
A fim de compreender o assunto que traz a questão, dividiu-se a análise em duas partes:
1) Transtorno de Pânico: características pertinentes
2) Análise das alternativas
1) Transtorno de Pânico: características pertinentes
Sobre o Transtorno de Pânico, segundo o DSM-5 (2014):
“Um ataque de pânico é um surto abrupto de medo intenso ou desconforto intenso que alcança um pico em minutos e durante o qual ocorrem quatro (ou mais) dos seguintes sintomas: [...] 1. Palpitações, coração acelerado, taquicardia. 2. Sudorese. 3. Tremores ou abalos. 4. Sensações de falta de ar ou sufocamento. 5. Sensações de asfixia. 6. Dor ou desconforto torácico [...] Transtorno de pânico se refere a ataques de pânico inesperados recorrentes”
Complementando o assunto, destaca-se que tanto o DSM-5 quanto a literatura de Dalgalarrongo (2008) relacionam a “despersonalização” e a “desrealização” ao Transtorno de Pânico, bem como as chamadas Crises de Pânico. Sobre o assunto, acompanhe o que destaca o autor mencionado na página 305:
“As crises de pânico são crises intensas de ansiedade, nas quais ocorre importante descarga do sistema nervoso autônomo. [...] Nas crises intensas, os pacientes podem experimentar diversos graus da chamada despersonalização. Essa se revela como sensação de a cabeça ficar leve, de o corpo ficar estranho, sensação de perda do controle, estranhar-se a si mesmo. Pode ocorrer também a desrealização (sensação de que o ambiente, antes familiar, parece estranho, diferente, não-familiar).”
2) Análise das alternativas
a) transtorno de pânico;
CORRETA: considerando as alternativas disponíveis, apenas a LETRA “A” (transtorno de pânico) corresponde corretamente ao que requisita o enunciado e é apoiado pela publicação supracitada em relação a compatibilidade dos sintomas de pânico apresentados pela paciente, portanto, opção CERTA.
b) transtorno afetivo bipolar;
INCORRETA. Conforme Ferreira et al. (2023):
“O Transtorno afetivo bipolar (TAB) é uma doença crônica, complexa e com altos índices de morbidade e mortalidade no mundo e é uma condição multidimensional envolvendo uma interação complexa e dinâmica entre fatores biológicos e psicossociais.”
c) esquizofrenia;
INCORRETA. Segundo Carpenter & Thaker (2008):
“A esquizofrenia é uma síndrome clínica que provavelmente engloba várias doenças ainda não definidas [...] A maioria dos pacientes apresenta comprometimento sutil da cognição. Em muitos casos, os comprometimentos cognitivos e os aspectos emocionais e sociais da doença surgem precocemente na vida. Os sintomas psicóticos tipicamente se manifestam no final da adolescência ou início da fase adulta nos homens e um pouco mais tarde nas mulheres.”
d) transtorno esquizoafetivo;
INCORRETA. Sobre o transtorno destacado, o DSM-5 (2014, p. 104) informa o seguinte:
“O diagnóstico de transtorno esquizoafetivo exige que um episódio depressivo maior ou maníaco ocorra ao mesmo tempo em que ocorrem os sintomas da fase ativa e que os sintomas de humor estejam presentes na maior parte do tempo da duração total dos períodos ativos.”
e) agorafobia.
INCORRETA. Quando há um diagnóstico de Pânico, devemos investigar a possibilidade de ocorrência, visto que ocorre uma associação frequente, a presença de agorafobia. Segundo o DSM-5 (2014):
“Os indivíduos com agorafobia podem ter medo ou evitar situações sociais (p. ex., ir ao cinema) porque escapar pode ser difícil ou o auxílio pode não estar disponível no caso de incapacitação ou sintomas do tipo pânico, enquanto os indivíduos com transtorno de ansiedade social têm mais medo da avaliação dos outros.”
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Fonte consultada:
Ferreira, E. S., de Oliveira Silva, M., & de Castro Leal, T. L. M. (2023). Transtorno afetivo bipolar: uma revisão conceitual. Conjecturas, 23(1), 244-254.
Associação Psiquiátrica Americana (APA). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
Dalgalarrondo, P. (2008). Psicopatologia e semiologia dos transtornos. 2. ed. Porto Alegre : Artmed.
Carpenter WT, Thaker GK. Schizophrenia. ACP Medicine. 2008;1-12. Tradução: Soraya Imon de Oliveira. Disponível https://bit.ly/31HCjml Acesso em 16 de fev de 2021.
2289) O transtorno caracterizado por impulsos repetitivos de compra ou ajuntamento de itens que resultam no amontoamento de objetos, diante da dificuldade em descartar bens, é chamado:
- A) acumulação;
- B) ansiedade;
- C) borderline;
- D) antissocial;
- E) histriônico.
A alternativa correta é letra A) acumulação;
O transtorno caracterizado por impulsos repetitivos de compra ou ajuntamento de itens que resultam no amontoamento de objetos, diante da dificuldade em descartar bens, é chamado:
Base teórica para a compreensão da questão
Para a compreensão do assunto que traz esta questão, peço ao aluno que não deixe de acompanhar o que expressa o DSM-5 (2014, p.248), no que concerne a algumas características relacionadas ao Transtorno de Acumulação, atentando-se especialmente para os grifos em azul:
“A característica essencial do transtorno de acumulação são as dificuldades persistentes de descartar ou se desfazer de pertences, independentemente do seu valor real. O termo persistente indica uma dificuldade permanente em vez de circunstâncias vitais mais transitórias que podem levar ao acúmulo excessivo, como herdar uma propriedade. A dificuldade em descartar pertences observada no refere-se a qualquer forma de descarte, incluindo jogar fora, vender, dar ou reciclar. As principais razões dadas para essas dificuldades são a utilidade percebida ou o valor estético dos itens ou um forte apego sentimental aos pertences.”
Análise das alternativas
a) acumulação;
CORRETA. A alternativa identifica o Transtorno requisitado pelo enunciado e mencionado pela publicação supracitada, portanto, opção VERDADEIRA.
b) ansiedade;
INCORRETA. Acompanhe a definição do termo “ansiedade”, apresentada no DSM-5 (2014, p.818):
“Ansiedade: Antecipação apreensiva de perigo ou desgraça futuros acompanhada por um sentimento de preocupação, sofrimento e/ou sintomas somáticos de tensão. O foco do perigo antevisto pode ser interno ou externo.”
c) borderline;
INCORRETA. De acordo com o DSM V (2014):
“Transtorno da personalidade borderline é um padrão de instabilidade nas relações interpessoais, na autoimagem e nos afetos, com impulsividade acentuada.” (p. 645)
d) antissocial;
INCORRETA. Para consulta correta do gabarito da questão, vide LETRA “A”.
e) histriônico.
INCORRETA. Conforme o DSM-5 (2014), a característica essencial do transtorno da personalidade histriônica é a emocionalidade excessiva e difusa e o comportamento de busca de atenção. Esse padrão surge no início da vida adulta e está presente em vários contextos.
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Fonte consultada:
Associação Psiquiátrica Americana (APA). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
2290) “Cada corrente teórica da Psicologia propõe, dentro do referencial que lhe é próprio, possíveis apreensões do pathos que traduzem diferentes leituras do fenômeno observado – diferentes leituras do real – gerando diferentes construções da realidade” (Ceccarelli, Paulo. O sofrimento psíquico na perspectiva da psicopatologia fundamental, 2005). São possibilidades de compreensão dos fenômenos que incluem sofrimentos, alterações ou adoecimentos psíquicos, pela Psicopatologia:
- A) compreender o humano em sua dimensão da ordem do excesso, de sujeito trágico, espécie pática, que traz em si o discurso que evidencia o sofrimento, suas paixões, passividade e, também, ensinamento interno, que, ao ser ouvido, possibilita sua própria cura.
- B) identificar o sintoma psicopatológico pela forma como aparece e o conteúdo que expressa, identificando ainda as diferenças na forma e conteúdo para os mesmos sintomas; por exemplo, a “alucinação” não se apresenta da mesma forma para pessoas em períodos históricos diferentes.
- C) buscar a relação entre os sintomas/síndromes mentais e os processos, todos conscientes, dos conflitos relacionados a desejos que precisam ser reprimidos e a temores de perdas imaginárias.
- D) observar o comportamento humano para identificar estímulos antecedentes às situações aprendidas como sofrimento, entendendo que basta diminuir o estímulo para que haja a cessação do sofrimento.
- E) perceber as dimensões histórica, cultural e psicossocial que impactam a vida e rotina das pessoas, resultando em sofrimento mental e propondo, como linha de cuidado mais efetiva, as terapias medicamentosas.
A alternativa correta é letra A) compreender o humano em sua dimensão da ordem do excesso, de sujeito trágico, espécie pática, que traz em si o discurso que evidencia o sofrimento, suas paixões, passividade e, também, ensinamento interno, que, ao ser ouvido, possibilita sua própria cura.
Gabarito: Letra A
“Cada corrente teórica da Psicologia propõe, dentro do referencial que lhe é próprio, possíveis apreensões do pathos que traduzem diferentes leituras do fenômeno observado – diferentes leituras do real – gerando diferentes construções da realidade” (Ceccarelli, Paulo. O sofrimento psíquico na perspectiva da psicopatologia fundamental, 2005). São possibilidades de compreensão dos fenômenos que incluem sofrimentos, alterações ou adoecimentos psíquicos, pela Psicopatologia:
a) compreender o humano em sua dimensão da ordem do excesso, de sujeito trágico, espécie pática, que traz em si o discurso que evidencia o sofrimento, suas paixões, passividade e, também, ensinamento interno, que, ao ser ouvido, possibilita sua própria cura.
Certo!
b) identificar o sintoma psicopatológico pela forma como aparece e o conteúdo que expressa, identificando ainda as diferenças na forma e conteúdo para os mesmos sintomas; por exemplo, a “alucinação” não se apresenta da mesma forma para pessoas em períodos históricos diferentes.
Errado. O conteúdo dos sintomas são mais mutáveis entre períodos e cultuas diferentes, mas a forma tende a ser mais uniforme.
“Em geral, quando se estudam os sintomas psicopatológicos, dois aspectos básicos devem ser enfocados: a forma dos sintomas, isto é, sua estrutura básica, relativamente semelhante nos diversos pacientes e nas diversas sociedades (a forma “alucinação”, “delírio”, “ideia obsessiva”, “fobia”, etc.), e seu conteúdo, ou seja, aquilo que preenche a alteração estrutural (o conteúdo de culpa, religioso, de perseguição, de um delírio, de uma alucinação ou de uma ideia obsessiva, por exemplo).”
c) buscar a relação entre os sintomas/síndromes mentais e os processos, todos conscientes, dos conflitos relacionados a desejos que precisam ser reprimidos e a temores de perdas imaginárias.
Errado. Nem todos os processos são conscientes, e nem todas as abordagens que olham para a psicopatologia a partir dessa perspectiva.
d) observar o comportamento humano para identificar estímulos antecedentes às situações aprendidas como sofrimento, entendendo que basta diminuir o estímulo para que haja a cessação do sofrimento.
Errado. As psicopatologias não tem soluções tão simples.
e) perceber as dimensões histórica, cultural e psicossocial que impactam a vida e rotina das pessoas, resultando em sofrimento mental e propondo, como linha de cuidado mais efetiva, as terapias medicamentosas.
Errado. A partir dessa perspectiva, a linha de cuidado mais efetiva é a que considera os aspectos biopsicossociais.
Nosso gabarito é Letra A