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Questões Sobre Psicopatologia - Psicologia - concurso

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2311) Julgue o seguinte item, acerca da avaliação e condução da psicoterapia cognitivo -comportamental para pessoas idosas.

  • A) Certo
  • B) Errado
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A resposta correta desta questão é:

A alternativa correta é letra A) Certo

Explicação:

A depressão em pacientes idosos pode ser frequentemente confundida com outras condições, como o luto pela perda do cônjuge, mudança de papel de provedor para dependente e isolamento social. Esses fatores podem mascarar os sintomas da depressão ou serem confundidos com ela, tornando o diagnóstico mais complexo.

Nesse contexto, é crucial que os psicoterapeutas cognitivo-comportamentais que trabalham com idosos estejam cientes dessas possíveis confusões e conduzam uma avaliação abrangente para diferenciar a depressão de outras condições. Uma avaliação cuidadosa pode ajudar a garantir que o tratamento seja direcionado de maneira adequada e eficaz.

Portanto, a alternativa A) Certo é a resposta correta para esta questão.

2312) Caso clínico 5A2-I

  • A) Certo
  • B) Errado
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A alternativa correta é letra B) Errado

 

A respeito do caso clínico 5A2-I, julgue o item subsequente, com base nas contribuições da psicopatologia, no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) e na Classificação Internacional de Doenças (CID-10).


Josué apresenta estereotipias motoras e ausência de atenção conjunta.

 

A questão apresenta um que evidencia os seguintes sintomas: hiper-reatividade sensorial (sons); déficit na comunicação e interação social; e interesses restritos a alguns objetos. 

 

Com base na definição abaixo de "atenção conjunta" podemos também pensar que também há déficit nesse aspecto, pois a criança não divide a atenção entre o brincar com objetos e a interação com a mãe.

 

"Atenção conjunta, por sua vez, tem sido definida como a habilidade de coordenar a atenção entre um parceiro social e um objeto de interesse mútuo. Nesse sentido, envolve a coordenação mútua do adulto e da criança para um foco conjunto num terceiro elemento (Tomasello, 1995)."

 

Fonte: "Contribuições da habilidade de atenção conjunta para a cognição social infantil" (Aquino e Salomão)

 

No entanto, a questão não cita sintomas de estereotipias motoras, que são movimentos repetidos, ritmados e desprovidos de finalidade.

 

Afirmativa Falsa

2313) Caso clínico 5A2-I

  • A) Certo
  • B) Errado
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A alternativa correta é letra A) Certo

   

A respeito do caso clínico 5A2-I, julgue o item subsequente, com base nas contribuições da psicopatologia, no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) e na Classificação Internacional de Doenças (CID-10).

  

A questão apresenta um que evidencia os seguintes sintomas: hiper-reatividade sensorial (sons); déficit na comunicação e interação social; e interesses restritos a alguns objetos. Esses sintomas são típicos do Transtorno do Espectro Autista.

 

A ausência de postura antecipatória é uma das características desse transtorno. Veja:

 

"Crianças autistas não apresentam nível esperado de habilidades sociais recíprocas sutis a que evidenciam a formação de relações com seus pais e outras pessoas. Quando bebês, muitas carecem de um sorriso social e de uma postura antecipatória para serem seguradas quando um adulto se aproxima. Contato visual menos frequente e pobre é comum. Seu desenvolvimento social é caracterizado por comportamento de apego prejudicado, mas não totalmente ausente.

 

Crianças autistas muitas vezes não reconhecem ou não diferenciam as pessoas mais importantes em suas vidas pais, irmãos e professores - e podem mostrar ansiedade extrema quando sua rotina é interrompida, mas também podem não reagir de forma muito evidente ao serem deixadas com um estranho. Quando a atingem a idade escolar, seu retraimento pode ter diminuído e ser menos óbvio, em especial entre aquelas com alto funcionamento. Há um déficit notável na capacidade de brincar com seus pares e fazer amigos; seu comportamento social é desajeitado e pode ser inadequado. Do ponto de vista cognitivo, são mais habilidosas em tarefas visuoespaciais do que em tarefas que requerem habilidade em raciocínio verbal."

 

Fonte: "Manual Conciso de Psiquiatria da Infância e Adolescência" (Kaplan e Sadock)

 

Veja também no texto abaixo:

 

"Os bebês com autismo apresentam grande déficit no comportamento social, tendem a evitar contato visual e se mostram pouco interessados na voz humana. Eles não assumem uma postura antecipatória; por exemplo, colocando seus braços à frente para serem levantados pelos pais."

 

Fonte: "Principais Características do TEA" (Trintin)

 

Apesar da questão não ter citado esse sintoma específico no texto do caso, podemos sim afirmar que a ausência de postura antecipatória é "comum em quadros como o de Josué."

 

Afirmativa Correta.

2314) Caso clínico 5A2-I

  • A) Certo
  • B) Errado
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A alternativa correta é letra B) Errado

 

A respeito do caso clínico 5A2-I, julgue o item subsequente, com base nas contribuições da psicopatologia, no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) e na Classificação Internacional de Doenças (CID-10).

  

A questão apresenta um caso que evidencia os seguintes sintomas: hiper-reatividade sensorial (sons); déficit na comunicação e interação social; e interesses restritos a alguns objetos. Esses sintomas são típicos do Transtorno do Espectro Autista.

 

Em termos diagnósticos, a psicanálise define três estruturas clínicas: neurose, psicose e perversão. Alguns psicanalistas consideram que o autismo esteja no campo das psicoses, mas esse é um tema controverso. Veja:

 

"Em relação ao lugar que ocupam o espectro dos autismos e a psicose infantil na psicanálise, se por um lado há princípios éticos que embasam a prática psicanalítica, por outro existe homogeneidade teórica nesse universo (Kupfer, 2000). Como Catão e Vivès (2011) elucidam, até entre psicanalistas lacanianos o autismo é palco de divergências teóricas, onde não há consenso. Segundo essa leitura, alguns situam o autismo em uma “clínica diferencial das psicoses”, onde também se encontram a paranoia e a esquizofrenia, e onde a linha divisória metapsicológica é a foraclusão do Nome-do-Pai.

 

Os autores citam a perspectiva de Sauvagnat (2005) de que autismo e psicose não são diferentes, afirmando que a ecolalia tardia dos autistas têm a mesma estrutura linguística que a alucinação auditiva dos psicóticos. Por outro lado, ao citarem Lefort e Lefort (1984), afirmam que para estes o autismo é uma outra estrutura, além das três enunciadas por Freud e sistematizadas por Lacan: neurose, perversão e psicose. E, ainda, Catão e Vivès (2011) afirmam que há autores que pensam o autismo como a expressão clínica de um impasse precoce na estruturação subjetiva.

 

Apesar das divergências, Kupfer (2000) salienta que os esforços dos psicanalistas vêm se concentrando na delimitação da psicose infantil e do autismo como duas posições subjetivas distintas. É o que sustenta Laurent (2012), ao afirmar que por mais que existam pontos de encontro entre esses campos, a especificidade de cada um deve ser marcada. Uma forma proposta para pensar essa questão é que na psicose predomina certa precariedade da função paterna, enquanto no autismo essa precariedade seria da função materna (Jerusalinsky, 1993), e é desse recorte, entre tantos, que o presente trabalho parte. Essas funções, e a forma como são exercidas, são fundamentais para a constituição subjetiva do bebê, e são assim um ponto de partida importante para pensar o lugar da psicose e do autismo na teoria psicanalítica."

 

Fonte: "O espectro dos autismos e a psicose infantil: uma questão diagnóstica para a psicanálise" (Santos et al.)

 

Apesar de não haver consenso se o autismo faz parte das psicoses ou tem uma estrutura própria, está incorreto afirmar que o autismo é uma neurose.

 

Afirmativa Falsa.

2315) Caso clínico 5A2-I

  • A) Certo
  • B) Errado
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A alternativa correta é letra B) Errado

 

A respeito do caso clínico 5A2-I, julgue o item subsequente, com base nas contribuições da psicopatologia, no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) e na Classificação Internacional de Doenças (CID-10).

  

A questão apresenta um caso que evidencia os seguintes sintomas: hiper-reatividade sensorial (sons); déficit na comunicação e interação social; e interesses restritos a alguns objetos. Esses sintomas são típicos do Transtorno do Espectro Autista.

 

Veja mais sobre o Transtorno da Comunicação Social (Pragmática):

 

"Transtorno da Comunicação Social (Pragmática)
Critérios Diagnósticos

 

A. Dificuldades persistentes no uso social da comunicação verbal e não verbal como manifestado por todos os elementos a seguir:

 

1. Déficits no uso da comunicação com fins sociais, como em saudações e compartilhamento de informações, de forma adequada ao contexto social.

 

2. Prejuízo da capacidade de adaptar a comunicação para se adequar ao contexto ou às necessidades do ouvinte, tal como falar de forma diferente em uma sala de aula do que em uma pracinha, falar de forma diferente a uma criança do que a um adulto e evitar o uso de linguagem excessivamente formal.

 

3. Dificuldades de seguir regras para conversar e contar histórias, tais como aguardar a vez, reconstituir 0 que foi dito quando não entendido e saber como usar sinais verbais e não verbais para regular a interação.

 

4. Dificuldades para compreender o que não é dito de forma explícita (p. ex., fazer inferências) e sentidos não literais ou ambíguos da linguagem (p. ex., expressões idiomáticas, humor, metáforas, múltiplos significados que dependem do contexto para interpretação).

(...)

 

D. Os sintomas não são atribuíveis a outra condição médica ou neurológica ou a baixas capacidades nos domínios da estrutura da palavra e da gramática, não sendo mais bem explicados por transtorno do espectro autista (...)"

 

Fonte: DSM-V

 

Apesar de Josué apresentar problemas na comunicação e interação, o caso não traz em minúcias os sintomas de comunicação de forma com que possamos ter preenchidos todos os critérios do Transtorno da Comunicação Social (Pragmática). Na verdade, os sintomas expostos pela questão estão direcionados muito mais ao diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista

 

Afirmativa Falsa.

 

2316) Caso clínico 5A2-I

  • A) Certo
  • B) Errado
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A alternativa correta é letra A) Certo

   

A respeito do caso clínico 5A2-I, julgue o item subsequente, com base nas contribuições da psicopatologia, no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) e na Classificação Internacional de Doenças (CID-10).

  

A questão apresenta um caso que evidencia os seguintes sintomas: hiper-reatividade sensorial (sons); déficit na comunicação e interação social; e interesses restritos a alguns objetos. Esses sintomas são típicos do Transtorno do Espectro Autista.

 

A catatonia comórbida pode acontecer nesses casos. Veja:

 

"Adolescentes e adultos com transtorno do espectro autista são propensos a ansiedade e depressão. Alguns indivíduos desenvolvem comportamento motor semelhante à catatonia (lentificação e "congelamento" em meio a ação), embora isso tipicamente não costume alcançar a magnitude de um episódio catatônico. É possível, porém, que indivíduos com transtorno do espectro autista apresentem deterioração acentuada em sintomas motores e um episódio catatônico completo com sintomas como mutismo, posturas atípicas, trejeitos faciais e flexibilidade cérea. O período de risco de catatonia comórbida parece ser maior nos anos de adolescência."

 

Fonte: DSM-V

 

Afirmativa Correta.

2317) Caso clínico 5A2-I

  • A) Certo
  • B) Errado
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A alternativa correta é letra B) Errado

 

Ainda considerando o caso clínico 5A2-I, julgue o próximo item, à luz das contribuições da psicopatologia, do DSM-5, da CID-10, dos princípios norteadores do Sistema Único de Saúde (SUS) e das ações básicas em saúde.


Autolesão e comportamentos disruptivos e desafiadores estão ausentes em quadros como o de Josué.

 

A questão apresenta um caso que evidencia os seguintes sintomas: hiper-reatividade sensorial (sons); déficit na comunicação e interação social; e interesses restritos a alguns objetos. Esses sintomas são típicos do Transtorno do Espectro Autista.

 

O caso trazido não expôs sintomas de autolesão e comportamento disruptivo-desafiador, mas são sintomas que podem sim estar presentes em quadros como o de Josué. Observe:

 

"Muitos indivíduos com transtorno do espectro autista também apresentam comprometimento intelectual e/ou da linguagem (p. ex., atraso na fala, compreensão da linguagem aquém da produção). Mesmo aqueles com inteligência média ou alta apresentam um perfil irregular de capacidades. A discrepância entre habilidades funcionais e adaptativas e intelectuais costuma ser grande. Déficits motores estão frequentemente presentes, incluindo marcha atípica, falta de coordenação e outros sinais motores anormais (p. ex., caminhar na ponta dos pés). Pode ocorrer autolesão (p. ex., bater a cabeça, morder o punho), e comportamentos disruptivos/desafiador são mais comuns em crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista do que em outros transtornos, incluindo deficiência intelectual."

 

Fonte: DSM-V

 

Afirmativa Falsa.

 

2318) Os atendimentos a pessoas com hábito de se ferir e com ideação suicida constituem grande parte da demanda que os psicólogos recebem na atualidade. A sociedade brasileira tem visto com preocupação o aumento de casos de suicídio, bem como de automutilação. No que diz respeito à intervenção do psicólogo nesses problemas específicos, julgue o item a seguir.

  • A) Certo
  • B) Errado
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A resposta correta é letra A) Certo.

Na psicopatologia, a automutilação é considerada como um comportamento que muitas vezes está associado a uma necessidade interna de lidar com a dor emocional intensa, buscando alívio através da dor física. Geralmente, quem pratica a automutilação não está buscando intencionalmente causar danos graves a si mesmo, mas sim encontrar uma forma de expressar e aliviar a dor emocional que estão enfrentando. Portanto, a afirmação de que a automutilação diz respeito a uma necessidade interna de manejo ou alívio da dor psíquica, ainda que transformando-a em dor física, está correta.

2319) Os atendimentos a pessoas com hábito de se ferir e com ideação suicida constituem grande parte da demanda que os psicólogos recebem na atualidade. A sociedade brasileira tem visto com preocupação o aumento de casos de suicídio, bem como de automutilação. No que diz respeito à intervenção do psicólogo nesses problemas específicos, julgue o item a seguir.

  • A) Certo
  • B) Errado
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A resposta correta desta questão é:

A alternativa correta é letra B) Errado

Explicação:

Não há evidências sólidas que sustentem a ideia de que a automutilação tem um efeito contágio, especialmente no contexto educacional. O fenômeno conhecido como "efeito de contágio" é mais comumente associado a comportamentos como o suicídio, onde a exposição a casos de suicídio pode aumentar a probabilidade de outras pessoas imitarem esse comportamento.

No entanto, a automutilação geralmente é um comportamento complexo e multifacetado, influenciado por uma variedade de fatores individuais, sociais e psicológicos. Embora seja importante reconhecer a existência de grupos de pessoas que se envolvem nesse comportamento, não há uma relação direta de "contágio" como descrito na afirmação da questão.

Portanto, a alternativa B) Errado é a resposta correta para esta questão.

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2320) Os atendimentos a pessoas com hábito de se ferir e com ideação suicida constituem grande parte da demanda que os psicólogos recebem na atualidade. A sociedade brasileira tem visto com preocupação o aumento de casos de suicídio, bem como de automutilação. No que diz respeito à intervenção do psicólogo nesses problemas específicos, julgue o item a seguir.

  • A) Certo
  • B) Errado
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A alternativa correta é letra A) Certo

A automutilação é de fato mais frequente em adolescentes e adultos jovens do que em indivíduos da terceira idade. Isso se deve a uma série de fatores, incluindo questões relacionadas ao desenvolvimento psicossocial, busca por identidade, dificuldades na regulação emocional e pressões sociais. Adolescência e juventude são períodos de transição e vulnerabilidade, nos quais os indivíduos enfrentam uma série de desafios que podem resultar em comportamentos autodestrutivos, como a automutilação e a ideação suicida.

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