Questões Sobre Psicopatologia - Psicologia - concurso
2391) As síndromes ansiosas representam os transtornos mentais mais frequentes, e atingem cerca de 17 a 30% de pessoas no mundo. Um dos transtornos que fazem parte desse grupo é o transtorno de ansiedade social, cuja característica é
- A) o medo ou ansiedade relacionados a espaços abertos ou à permanência em locais fechados, ou medo de sair de casa sozinho.
- B) o medo ou ansiedade intenso, persistente, desproporcional e irracional à exposição de animais, objetos, pessoas ou situação específica, deflagrando em crises de medo, angústia, pânico e intenso sofrimento.
- C) a ansiedade e preocupação excessiva, ocorrendo na maioria dos dias em diversos eventos e atividades e em diversos locais, como escola e trabalho.
- D) o medo intenso e persistente de situações sociais que envolvem a exposição ao contato interpessoal, demonstração de certo desempenho ou situações competitivas e de cobrança.
A alternativa correta é letra D) o medo intenso e persistente de situações sociais que envolvem a exposição ao contato interpessoal, demonstração de certo desempenho ou situações competitivas e de cobrança.
As síndromes ansiosas representam os transtornos mentais mais frequentes, e atingem cerca de 17 a 30% de pessoas no mundo. Um dos transtornos que fazem parte desse grupo é o transtorno de ansiedade social, cuja característica é
A questão pode ser respondida com o seguinte texto:
"Por sua vez, a ansiedade social e a fobia social caracterizam-se por medo intenso e persistente de situações sociais que envolvam expor-se ao contato interpessoal, demonstrar capacidade de desempenho ou participar de situações competitivas e de cobrança, "Ansiedade social" e "fobia social" são termos usados muitas vezes como sinônimos, mas tende-se a ver a fobia social como um quadro mais grave que a ansiedade social."
Fonte: "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" (Dalgalarrondo)
Com isso, encontramos a resposta na Letra D.
a) o medo ou ansiedade relacionados a espaços abertos ou à permanência em locais fechados, ou medo de sair de casa sozinho. (Agorafobia)
b) o medo ou ansiedade intenso, persistente, desproporcional e irracional à exposição de animais, objetos, pessoas ou situação específica, deflagrando em crises de medo, angústia, pânico e intenso sofrimento. (Fobia Específica)
c) a ansiedade e preocupação excessiva, ocorrendo na maioria dos dias em diversos eventos e atividades e em diversos locais, como escola e trabalho. (Ansiedade Generalizada)
d) o medo intenso e persistente de situações sociais que envolvem a exposição ao contato interpessoal, demonstração de certo desempenho ou situações competitivas e de cobrança.
2392) Leia o caso a seguir.
- A) disruptivo de desregulação do humor.
- B) depressivo persistente.
- C) depressivo maior.
- D) depressivo não especificado.
A alternativa correta é letra C) depressivo maior.
A hipótese diagnóstica para essa descrição clínica desse caso é o Transtorno
As alternativas da questão abordam os seguintes transtornos:
"Transtorno Depressivo Maior
Critérios DiagnósticosA. Cinco (ou mais) dos seguintes sintomas estiveram presentes durante o mesmo período de duas semanas e representam uma mudança em relação ao funcionamento anterior, pelo menos um dos sintomas é (1) humor deprimido ou (2) perda de interesse ou prazer.
1. Humor deprimido na maior parte do dia, quase todas os dias, conforme indicado por relato subjetivo (p. ex., sente-se triste, vazio, sem esperança) ou por observação feita por outras pessoas (p. ex., parece choroso). (Nota: Em crianças e adolescentes, pode ser humor Irritável.)
2. Acentuada diminuição do interesse ou prazer em todas ou quase todas as atividades na maior parte do dia, quase todos os dias (indicada por relato subjetivo ou observação feita por outras pessoas).
3. Perda ou ganho significativo de peso sem estar fazendo dieta (p. ex., uma alteração de mais de 5% do peso corporal em um mês), ou redução ou aumento do apetite quase todos os dias. (Nota: Em crianças, considerar o insucesso em obter o ganho de peso esperada.)
4. Insônia ou hipersonia quase todos os dias.
5. Agitação ou retardo psicomotor quase todos os dias (observáveis por outras pessoas, não meramente sensações subjativas de inquietação ou de estar mais lento).
6. Fadiga ou perda de energia quase todos os dias.
7. Sentimentos de inutilidade ou culpa excessiva ou inapropriada (que podem ser delirantes) quase todos os dias (não meramente autorrecriminação ou culpa por estar doente),
8. Capacidade diminuída para pensar ou se concentrar, ou indecisão, quase todos os dias (por relato subjetivo ou observação feita por outras pessoas).
9. Pensamentos recorrentes de morte (não somente medo de morrer), ideação suicida recorrente sem um plano específico, uma tentativa de suicídio ou plano especifico para cometer suicidio.
(...)
Transtorno Depressivo Persistente (Distimia)
Critérios Diagnósticos
Este transtorno representa uma consolidação do transtomo depressivo maior crônico e do transtorno distimico
definidos no DSM-V.
A. Humor deprimido na maior parte do dia, na maioria dos dias, indicado por relato subjetivo ou por observação feita por outras pessoas, pelo período mínimo de dois anos. Nota: Em crianças e adolescentes, o humor pode ser irritável, com duração mínima de um ano.
B. Presença, enquanto deprimido, de duas (ou mais) das seguintes caracteristicas:
1. Apetite diminuido ou alimentação em excesso.
2. Insônia ou hipersonia.
3. Baixa energia ou fadiga.
4. Baixa autoestima.
5. Concentração pobre ou dificuldade em tomar decisões.
6, Sentimentos de desesperança.C. Durante o período de dois anos (um ano para crianças ou adolescentes) de perturbação, o individuo jamais esteve sem os sintomas dos Critérios A e B por mais de dois meses.
D. Os critérios para um transtomo depressivo maior podem estar continuamente presentes por dois anos.
(...)
Transtorno Disruptivo da Desregulação do Humor
Critérios Diagnósticos 296.99 (F34.8)
A. Explosões de raiva recorrentes e graves manifestadas pela linguagem (p. ex., violência verbal) e/ou pelo comportamento (p. ex., agressão fisica a pessoas ou propriedade) que são consideravelmente desproporcionais em intensidade ou duração à situação ou provocação.
B. As explosões de raiva são inconsistentes com o nivel de desenvolimento.
C. As expiosões de raiva ocorrem, em média, três ou mais vezes por semana.D. O humor entre AS explosões de raiva é persistentemente Irritável ou zangado na maior parte do dia, quase todos os dias, e é observável por outras pessoas (p. ex., pais, professores, pares).
E. Os Critérios A-D estão presentes por 12 meses ou mais. Durante esse tempo, o incividuo não teve um
período que durou tris ou mais meses consecutivos sem todos os sintomas dos Critérios A-D.
F. Os Critérios A e D estão presentes em pelo manas dois de três ambientes (p. ex., em casa, na escola,
com os pares) e são graves em polo manos um delas.(...)
Transtorno Depressivo Não Especificado
311 (F32.9)
Esta categoria aplica-se a apresentações em que sintomas característicos de um transtorno depressivo que causa sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do individuo predominam, mas não satisfazem todos 05 critérios para qualquer transtorno na classe diagnóstica dos transtornas depressivos. A categoria transtorno depressivo não especificado é usada nas situações em que o clínico opta por não especificar a razão pela qual os critérios para um transtorno depressivo especifico não são satisfeitos inclui apresentações para as quais não há informações suficientes para fazer um diagnóstico mais especifico (p. ex., em salas de emergência)."Fonte: "DSM-V"
Com isso, podemos analisar as alternativas.
a) disruptivo de desregulação do humor.
Incorreto. A questão não citou sintomas como explosões de raiva.
b) depressivo persistente.
Incorreto. Esse diagnóstico exige a apresentação de sintomas por no mínimo dois anos.
c) depressivo maior.
Correto. Essa é a afirmativa que está de acordo com o caso apresentado.
d) depressivo não especificado.
Incorreto. Os critérios para o Transtorno Depressivo Maior foram preenchidos. Não há razão para não especificar.
Portanto, a alternativa correta é a Letra C.
2393) A desorganização do pensamento na esquizofrenia encontra-se em um continuum entre a normalidade e a “salada de palavras”. As formas mais leves de desorganização do pensamento esquizofrênico merecem atenção específica, pois são muito presentes e podem causar maior alienação e esquiva social. São exemplos de desorganização do pensamento de leve a moderada na esquizofrenia:
- A) a difusão e roubo do pensamento.
- B) o pensamento abstrato e pensamento mágico.
- C) o pensamento acelerado e eco do pensamento.
- D) o pensamento concreto e pensamento inibido.
A alternativa correta é letra A) a difusão e roubo do pensamento.
A desorganização do pensamento na esquizofrenia encontra-se em um continuum entre a normalidade e a “salada de palavras”. As formas mais leves de desorganização do pensamento esquizofrênico merecem atenção específica, pois são muito presentes e podem causar maior alienação e esquiva social. São exemplos de desorganização do pensamento de leve a moderada na esquizofrenia:
Esses sintomas de desorganização do pensamento são considerados "sintomas de primeira ordem" por Schneider. Veja mais sobre o tema:
"Sintomas de primeira ordem de Kurt Schneider
1. Percepção delirante. Uma percepção absolutamente normal recebe uma significação delirante, que ocorre de modo simultâneo ao ato perceptivo, em geral de forma abrupta, como uma espécie de "revelação".
2. Alucinações auditivas características. São as vozes que comentam e/ou comandam a ação do paciente.
3. Eco do pensamento ou sonorização do pensamento (Gedankenlautwerden). O paciente escuta seus pensamentos ao pensá-los.
4. Difusão do pensamento. Neste caso, o doente tem a sensação de que seus pensamentos são ouvidos ou percebidos claramente pelos outros, no momento em que os pensa.
5. Roubo do pensamento. Experiência na qual o indivíduo tem a sensação de que seu pensamento é inexplicavelmente extraído de sua mente, como se fosse roubado.
6. Vivências de influência na esfera corporal ou ideativa. Aqui, dois tipos de vivências de influência são mais significativos:
- Vivências de influência corporal. São experiências nas quais o paciente sente que uma força ou um ser externo age sobre seu corpo, sobre seus órgãos, emitindo raios, influenciando as funções corporais, etc.
- Vivências de influência sobre o pensamento. Referem-se à experiência de que algo influencia seus pensamentos, o paciente recebe pensamentos impostos de fora, pensamentos feitos, postos em seu cérebro, etc. Também as vivências corporais ou ideativas têm a qualidade de serem experimentadas como feitas, como impostas de fora."
Fonte: "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" (Dalgalarrondo)
Com isso, encontramos a resposta na Letra A.
a) a difusão e roubo do pensamento.
b) o pensamento abstrato e pensamento mágico.
c) o pensamento acelerado e eco do pensamento.
d) o pensamento concreto e pensamento inibido.
2394) Um alcoolista, em dado momento, apresenta quadro de confusão mental. Não sabe dizer onde está, relata estar vendo e sentindo pequenos insetos subindo em suas pernas, tem sudorese e tremor. Esses sintomas indicam que este paciente apresenta
- A) encefalopatia de Wernicke.
- B) síndrome de Korsakoff.
- C) alucinose alcoólica.
- D) delirium tremens.
A alternativa correta é letra D) delirium tremens.
Um alcoolista, em dado momento, apresenta quadro de confusão mental. Não sabe dizer onde está, relata estar vendo e sentindo pequenos insetos subindo em suas pernas, tem sudorese e tremor. Esses sintomas indicam que este paciente apresenta
A questão pode ser respondida com o seguinte texto:
"O delirium tremens é uma forma grave de síndrome de abstinência de álcool, em que ocorrem, além dos sintomas clássicos do delirium (rebaixamento do nível de consciência, alteração da atenção, confusão mental, desorientação temporoespacial, flutuação dos sintomas ao longo do dia), intensas manifestações autonômicas (como tremores, febre, sudorese profusa, entre outras), ilusões e alucinações visuais e táteis marcantes, principalmente com insetos e pequenos animais (zoopsias).
A alucinose alcoólica pode ocorrer durante a síndrome de abstinência ou em períodos independentes dela, com 0 indivíduo sóbrio (com o sensório claro) ou alcoolizado. Caracteriza-se por alucinações audioverbais de vozes que, tipicamente, falam do paciente na terceira pessoa ("O João é mesmo um semvergonha, um frouxo", etc.) ou o humilham e desprezam. O indivíduo pode ou não ter crítica de tal experiência alucinatória. A alucinose alcoólica pode durar apenas horas ou dias, mas também pode persistir por meses e até algum tempo mesmo após o paciente ter parado de beber.
(...)
Afasia de compreensão ou de Wernicke (Robson et al., 2014). Consiste em afasia fluente, na qual o indivíduo continua podendo falar, mas sua fala é muito defeituosa, vazia, às vezes totalmente incompreensível. O paciente não consegue compreender a linguagem (falada e escrita) e tem dificuldades para a repetição. Fala sem hesitação, mas produz muitos erros na escolha de palavras para expressar uma ideia. Geralmente não há hemiparesias associadas. Ocorre por lesões das áreas temporais esquerdas posterossuperiores (área de Wernicke).
(...)
Já a síndrome de Korsakoff (Kopelman, 1995), que corresponde ao componente crônico, sequelar, da SWK, é classicamente definida pela tríade: 1) perda da memória de fixação (geralmente memória episódica anterógrada, de curto prazo); 2) desorientação temporoespacial e 3) confabulações. Tanto desorientação como as confabulações são hipoteticamente consideradas como consequências da grave incapacidade do paciente em reter novas informações. Ele se desorienta pois não assimila a passagem do tempo, não fixa os lugares por onde passa; ele confabula pois, perplexo diante de suas falhas de memória (lacunas mnêmicas), preenche inadvertidamente (de forma não consciente e não voluntária) tais falhas com material inventado, conteúdos colhidos de suas fantasias. A confabulação pode ter um caráter de grandeza."
Fonte: "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" (Dalgalarrondo)
Com isso, encontramos a resposta na Letra D.
a) encefalopatia de Wernicke.
b) síndrome de Korsakoff.
c) alucinose alcoólica.
d) delirium tremens.
2395) A mãe de uma criança de sete anos procurou ajuda da Defensoria Pública do estado para conseguir a avaliação e o acompanhamento psicológico de seu filho. De acordo com o seu relato, a professora da escola a chamou para conversar sobre as dificuldades de aprendizagem do filho. Segundo ela, a criança apresentava muita dificuldade no processo de aprendizagem, além de não conseguir manter atenção, não se socializar com os colegas e ter um comportamento agitado – quando irritada, batia nas outras crianças. O defensor da instituição se prontificou a ajudá-la, considerando que uma avaliação psicológica contribuiria para que a escola cumprisse uma prerrogativa legal de ter um auxiliar em sala de aula, para ajudar essa criança no seu desenvolvimento.
- A) Transtorno do espectro da esquizofrenia.
- B) Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
- C) Transtorno do espectro autista.
- D) Transtorno obsessivo compulsivo.
- E) Transtorno de ansiedade generalizada.
Resposta:
Transtorno do espectro autista (TEA)
Explicação:
- O relato da mãe indica dificuldades de aprendizagem, falta de atenção, dificuldade de socialização e comportamento agitado.
- Esses sintomas são consistentes com os critérios diagnósticos do TEA, que incluem déficits na comunicação social e interação, além de padrões repetitivos e restritos de comportamento.
- O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a forma como as pessoas processam informações, interagem com os outros e se comportam.
- As outras opções de resposta não se encaixam no perfil apresentado pela criança.
2396) Segundo Dalgalarrondo (2008), a avaliação de um paciente implica, entre outros fatores, o conhecimento das funções psíquicas elementares e suas alterações. Dentre as funções psíquicas, a atenção é definida como direção da consciência, o estado de concentração da atividade mental sobre determinado objeto. Em relação aos aspectos básicos da atenção e suas alterações, analise as afirmativas a seguir.
- A) I, III e V, apenas.
- B) II, III e IV, apenas.
- C) I, IV e V, apenas.
- D) I, II e IV, apenas.
- E) I, II, III, IV e V.
Resposta Correta: A) I, III e V, apenas.
Explicação:
**Afirmativa I:** Correta. A atenção pode ser subdividida em vários aspectos, incluindo capacidade e foco de atenção, atenção seletiva, seleção de resposta e controle executivo, e atenção sustentada.**Afirmativa II:** Incorreta. A atenção sustentada implica manter o foco em um determinado objeto ou tarefa ao longo do tempo, apesar de distrações ou fadiga.**Afirmativa III:** Correta. A distração é uma perturbação temporária da atenção, enquanto a distraibilidade é um estado patológico caracterizado por instabilidade e mobilidade acentuada da atenção voluntária.**Afirmativa IV:** Incorreta. Nos quadros de transtorno obsessivo compulsivo, há geralmente um aumento da atenção concentrada em pensamentos e comportamentos obsessivos, conhecido como hiperprosexia.**Afirmativa V:** Correta. Nos transtornos mentais, a atenção é frequentemente alterada, incluindo dificuldade de concentração, distraibilidade e hiperprosexia. No transtorno de déficit de atenção / hiperatividade, há dificuldade marcante de prestar atenção a estímulos internos e externos.2397) Dalgalarrondo (2008) afirma que a atenção se refere ao conjunto de processos psicológicos que torna o ser humano capaz de selecionar, filtrar e organizar as informações em unidades controláveis e significativas, e que pode haver alteração de atenção em distúrbios neurológicos, neuropsicológicos, bem como em transtornos mentais.
- A) Há diminuição de atenção voluntária e aumento da atenção espontânea com hipervigilância e hipotenacidade nos quadros maníacos.
- B) A atenção quase sempre está alterada nos casos de transtornos mentais, como nos transtornos de humor (depressão e transtorno bipolar).
- C) Há dificuldade marcante de se prestar atenção a estímulos internos e externos, bem como dificuldade de controle de impulsos nos casos de transtorno de déficit de atenção.
- D) A distração é um sinal de déficit de atenção, e pode ser compreendida como um estado patológico, comprometendo a capacidade produtiva do indivíduo, presente nos quadros de esquizofrenia.
- E) Nos quadros depressivos, geralmente há diminuição geral da atenção, fenômeno conhecido como hipoprosexia.
Resposta Correta:
D) A distração é um sinal de déficit de atenção, e pode ser compreendida como um estado patológico, comprometendo a capacidade produtiva do indivíduo, presente nos quadros de esquizofrenia.
Explicação:
A distração não é um sinal de déficit de atenção, mas sim um sintoma presente em quadros de esquizofrenia, comprometendo a capacidade produtiva do indivíduo.
As demais alternativas estão corretas:
- A) A atenção voluntária diminui e a espontânea aumenta em quadros maníacos.
- B) A atenção está quase sempre alterada em transtornos mentais, como transtornos de humor.
- C) Dificuldade de atenção e controle de impulsos são sintomas do transtorno de déficit de atenção.
- E) Nos quadros depressivos, há hipoprosexia (diminuição geral da atenção).
2398) Analise as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.
- A) As afirmativas I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
- B) As afirmativas I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
- C) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
- D) A afirmativa I é falsa, e a II é verdadeira.
- E) As afirmativas I e II não são verdadeiras.
A alternativa correta é letra A) As afirmativas I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Isso porque a afirmativa I aborda duas concepções diferentes de normalidade. A primeira concepção, citada por Dalgalarrondo (2008), enfoca a ausência de doença como critério para definir normalidade, enquanto a segunda concepção destaca a subjetividade da percepção do próprio estado de saúde pelo indivíduo.
A afirmativa II complementa a discussão ao destacar que na literatura científica sobre Psicopatologia, os critérios de normalidade e de doença variam conforme os fenômenos específicos estudados e as filosofias adotadas pelos profissionais. Ou seja, a variabilidade dos critérios de normalidade e doença está diretamente relacionada com os fenômenos estudados e com as perspectivas filosóficas dos profissionais da área.
Portanto, a segunda afirmativa justifica a primeira ao apresentar uma das razões para a diversidade de concepções sobre normalidade em Psicopatologia.
2399) Na clínica de saúde mental, os psicólogos devem construir diagnósticos que se apresentem como instrumentos de conhecimento e guias para a ação. Neste sentido, é INCORRETO afirmar:
- A) O diagnóstico deve ser ponto de orientação num percurso a ser construído na história do sujeito. Ele deve significar a possibilidade muito menos de responder sobre uma doença e muito mais de indicar as possibilidades de projetos a partir do que se identifica como um modo do sujeito atuar na vida, estabelecer relações e constituir sua experiência subjetiva.
- B) A prevalência do diagnóstico psicopatológico representa um avanço científico e, em última instância, a prevalência da análise técnica, científica e racional sobre os processos de adoecimento psíquico. É a captura da lógica científica que fortalecerá a compreensão da experiência da doença. Nessa perspectiva, o diagnóstico apresenta como conclusão e descrição da condição do sujeito, que aponta para a previsão de um destino.
- C) O diagnóstico deve apontar um dado da biografia do sujeito que ajude a pensar em transformações possíveis nessa biografia. O diagnóstico não deve, por isso, ser buscado para responder ao psicólogo ou à equipe quem é o sujeito ou qual a sua doença, mas para apresentar dificuldades desse sujeito que apontem as possibilidades de assistência da equipe e do profissional na construção parceira de uma nova trajetória de vida.
- D) Portanto, do ponto de vista do diagnóstico, das teorias e das referências de projetos de intervenção para a prática dos psicólogos nos CAPS, devemos nos orientar sempre pela indagação acerca de que a servem os recursos utilizados e se eles estão a serviço da atenção psicossocial orientada pelos princípios da reforma psiquiátrica antimanicomial.
- E) Sem dúvida, essa reflexão levará os psicólogos à produção permanente de saberes e de práticas profissionais. Nesse sentido, podemos afirmar que o campo da atenção à saúde mental orientado por tais princípios pauta uma transformação necessária à própria Psicologia, considerada a tradição a partir da qual esta se produziu.
A alternativa correta é letra B) A prevalência do diagnóstico psicopatológico representa um avanço científico e, em última instância, a prevalência da análise técnica, científica e racional sobre os processos de adoecimento psíquico. É a captura da lógica científica que fortalecerá a compreensão da experiência da doença. Nessa perspectiva, o diagnóstico apresenta como conclusão e descrição da condição do sujeito, que aponta para a previsão de um destino.
Na clínica de saúde mental, os psicólogos devem construir diagnósticos que se apresentem como instrumentos de conhecimento e guias para a ação. Neste sentido, é INCORRETO afirmar:
A questão está baseada no seguinte texto:
"A prevalência do diagnóstico psicopatológico representa um reducionismo e, em última instância, a prevalência do discurso técnico, médico, científico e racional sobre a loucura. É a captura da lógica científica da normalidade que reduz a experiência da loucura à doença. Nessa perspectiva, o diagnóstico se apresenta como conclusão e descrição imutável da condição do sujeito, que aponta para a previsão de um destino.
Na clínica da saúde mental, os psicólogos devem construir diagnósticos que se apresentem como ponto de orientação num percurso a ser construído na história do sujeito. Ele deve significar a possibilidade, muito menos de responder sobre uma doença e muito mais de indicar as possibilidades de projetos a partir do que se identifica como um modo do sujeito atuar na vida, estabelecer relações e constituir sua experiência subjetiva.
Assim, a construção do diagnóstico deve apontar um dado da biografia do sujeito que ajude a pensar transformações possíveis nessa biografia. O diagnóstico não deve, por isso, ser buscado para responder ao psicólogo ou à equipe quem é o sujeito ou qual a sua doença, mas para apresentar dificuldades desse sujeito que apontem as possibilidades de assistência da equipe e do profissional na construção parceira de uma nova trajetória de vida.
Portanto, do ponto de vista do diagnóstico, das teorias e das referências de projetos de intervenção para a prática dos psicólogos nos CAPS, devemos nos orientar sempre pela indagação acerca de que a servem os recursos utilizados e se eles estão a serviço da atenção psicossocial orientada pelos princípios da reforma psiquiátrica antimanicomial.
Sem dúvida, essa reflexão levará os psicólogos à produção permanente de saberes e de práticas profissionais. Nesse sentido, podemos afirmar que o campo da atenção à saúde mental orientado por tais princípios pauta uma transformação necessária à própria Psicologia, considerada a tradição a partir da qual esta se produziu."
Fonte: "Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) no CAPS - Centro de Atenção Psicossocial" (CFP)
Com isso, encontramos a alternativa incorreta na Letra B.
a) O diagnóstico deve ser ponto de orientação num percurso a ser construído na história do sujeito. Ele deve significar a possibilidade muito menos de responder sobre uma doença e muito mais de indicar as possibilidades de projetos a partir do que se identifica como um modo do sujeito atuar na vida, estabelecer relações e constituir sua experiência subjetiva.
b) A prevalência do diagnóstico psicopatológico representa um avanço científico e, em última instância, a prevalência da análise técnica, científica e racional sobre os processos de adoecimento psíquico. É a captura da lógica científica que fortalecerá a compreensão da experiência da doença. Nessa perspectiva, o diagnóstico apresenta como conclusão e descrição da condição do sujeito, que aponta para a previsão de um destino.
c) O diagnóstico deve apontar um dado da biografia do sujeito que ajude a pensar em transformações possíveis nessa biografia. O diagnóstico não deve, por isso, ser buscado para responder ao psicólogo ou à equipe quem é o sujeito ou qual a sua doença, mas para apresentar dificuldades desse sujeito que apontem as possibilidades de assistência da equipe e do profissional na construção parceira de uma nova trajetória de vida.
d) Portanto, do ponto de vista do diagnóstico, das teorias e das referências de projetos de intervenção para a prática dos psicólogos nos CAPS, devemos nos orientar sempre pela indagação acerca de que a servem os recursos utilizados e se eles estão a serviço da atenção psicossocial orientada pelos princípios da reforma psiquiátrica antimanicomial.
e) Sem dúvida, essa reflexão levará os psicólogos à produção permanente de saberes e de práticas profissionais. Nesse sentido, podemos afirmar que o campo da atenção à saúde mental orientado por tais princípios pauta uma transformação necessária à própria Psicologia, considerada a tradição a partir da qual esta se produziu.
2400) Analise as afirmativa s concernentes às características do transtorno da personalidade borderline constantes no DSM V.
- A) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
- B) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
- C) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
- D) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
- E) São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.
A alternativa correta é letra B) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
Gabarito: Letra B
Analise as afirmativa s concernentes às características do transtorno da personalidade borderline constantes no DSM V.
Vamos primeiro relembrar todos os critérios diagnósticos da personalidade borderline:
“Um padrão difuso de instabilidade das relações interpessoais, da autoimagem e dos afetos e de impulsividade acentuada que surge no início da vida adulta e está presente em vários contextos, conforme indicado por cinco (ou mais) dos seguintes:
1. Esforços desesperados para evitar abandono real ou imaginado. (Nota: Não incluir comportamento suicida ou de automutilação coberto pelo Critério 5.)
2. Um padrão de relacionamentos interpessoais instáveis e intensos caracterizado pela alternância entre extremos de idealização e desvalorização.
3. Perturbação da identidade: instabilidade acentuada e persistente da autoimagem ou da percepção de si mesmo.
4. Impulsividade em pelo menos duas áreas potencialmente autodestrutivas (p. ex., gastos, sexo, abuso de substância, direção irresponsável, compulsão alimentar). (Nota: Não incluir comportamento suicida ou de automutilação coberto pelo Critério 5.)
5. Recorrência de comportamento, gestos ou ameaças suicidas ou de comportamento automutilante.
6. Instabilidade afetiva devida a uma acentuada reatividade de humor (p. ex., disforia episódica, irritabilidade ou ansiedade intensa com duração geralmente de poucas horas e apenas raramente de mais de alguns dias).
7. Sentimentos crônicos de vazio.
8. Raiva intensa e inapropriada ou dificuldade em controlá-la (p. ex., mostras frequentes de irritação, raiva constante, brigas físicas recorrentes).
9. Ideação paranoide transitória associada a estresse ou sintomas dissociativos intensos”
Agora vejamos as afirmativas:
1 Padrão difuso de instabilidade das relações interpessoais, da autoimagem e dos afetos e de impulsividade relevante que aparece no início da vida adulta e permanece presente em vários contextos.
Certo!
2 Esforços desesperados para impedir abandono real ou imaginado.
Certo!
Errado. Essa é uma característica da personalidade evitativa.
4 Perturbação da identidade: instabilidade proeminente e constante da autoimagem ou da percepção de si mesmo.
Certo!
Errado. Essa é uma característica da personalidade obsessivo compulsiva.
Nosso gabarito é Letra B