Questões Sobre Psicopatologia - Psicologia - concurso
2451) As medicações utilizadas para o tratamento da esquizofrenia são os antipsicóticos, também conhecidos como neurolépticos.
- A) Os antipsicóticos atípicos apresentam muitos efeitos colaterais indesejáveis.
- B) Os antipsicóticos são classificados em dois grupos principais: os convencionais e os típicos.
- C) As ações terapêuticas dos antipsicóticos convencionais têm o efeito de reduzir a hiperatividade dos neurônios dopaminérgicos da via dopaminérgica mesolímbica, os quais são responsáveis pelos sintomas negativos da esquizofrenia.
- D) Com o uso de antipsicóticos clássicos, o paciente apresenta sintomas muito semelhantes aos sintomas negativos da psicose, também denominados sintomas negativos secundários.
- E) Sertindol e Zotepina são exemplos de antipsicóticos típicos.
Resposta Correta:
D) Com o uso de antipsicóticos clássicos, o paciente apresenta sintomas muito semelhantes aos sintomas negativos da psicose, também denominados sintomas negativos secundários.
Explicação:
- Os antipsicóticos atípicos apresentam menos efeitos colaterais indesejáveis do que os antipsicóticos típicos.
- Os antipsicóticos são classificados em dois grupos principais: os convencionais (típicos) e os atípicos.
- As ações terapêuticas dos antipsicóticos convencionais têm o efeito de reduzir a hiperatividade dos neurônios dopaminérgicos da via dopaminérgica mesolímbica, os quais são responsáveis pelos sintomas positivos da esquizofrenia.
- Com o uso de antipsicóticos clássicos, o paciente apresenta sintomas muito semelhantes aos sintomas negativos da psicose, também denominados sintomas negativos secundários.
- Sertindol e Zotepina são exemplos de antipsicóticos atípicos.
2452) Assinale a alternativa correta sobre diagnóstico sindrômico:
- A) Síndrome de dependência de drogas psicoativas e Síndrome orgânica da personalidade são exemplos de diagnóstico sindrômico.
- B) O diagnóstico sindrômico se baseia na anamnese e nos exames psíquico, físico e complementares.
- C) Uma classificação sindrômica é baseada ou nos sintomas, ou, então, na etiologia.
- D) O diagnóstico no modelo dimensional, estabelece um continuum entre a saúde e a doença, a diferença entre ambas seria quantitativa.
- E) Uma mesma entidade nosológica pode, em diferentes momentos, manifestar-se sob a forma de diferentes síndromes, a exemplo da esquizofrenia, que está associada às síndromes paranoide, catatônica, hebefrênica e apático-abúlica.
A alternativa correta é letra E) Uma mesma entidade nosológica pode, em diferentes momentos, manifestar-se sob a forma de diferentes síndromes, a exemplo da esquizofrenia, que está associada às síndromes paranoide, catatônica, hebefrênica e apático-abúlica.
O diagnóstico sindrômico refere-se à identificação de padrões de sintomas que se apresentam juntos de forma consistente, sem necessariamente investigar as causas subjacentes. Dessa forma, a alternativa correta destaca que uma mesma condição nosológica, como a esquizofrenia, pode se manifestar de diferentes maneiras ao longo do tempo, caracterizando-se por diferentes síndromes, que são conjuntos específicos de sintomas. Isso ressalta a complexidade das condições psiquiátricas e a necessidade de uma abordagem holística no diagnóstico e tratamento.
2453) Segundo o DSM-V, o Transtorno de Ansiedade Social (Fobia Social) caracteriza-se por “Medo ou ansiedade acentuados acerca de uma ou mais situações sociais em que o indivíduo é exposto a possível avaliação por outras pessoas. Exemplos incluem interações sociais (p. ex., manter uma conversa, encontrar pessoas que não são familiares), ser observado (p. ex., comendo ou bebendo) e situações de desempenho diante de outros (p. ex., proferir palestras)” (DSM-V 202).
- A) a reatribuição.
- B) os cartões lembrete.
- C) o relógio dos pensamentos.
- D) a análise de custo benefício.
- E) a dessensibilização sistemática.
A alternativa correta é letra E) a dessensibilização sistemática.
A dessensibilização sistemática é uma técnica de intervenção terapêutica amplamente utilizada no tratamento do Transtorno de Ansiedade Social (Fobia Social). Essa técnica envolve a exposição gradual do indivíduo a situações sociais temidas, começando por aquelas menos ameaçadoras e avançando progressivamente para situações mais desafiadoras.
Durante esse processo, o paciente aprende estratégias de relaxamento e enfrentamento para lidar com a ansiedade e o medo associados à situação social. Com a repetição dessas exposições graduais e o uso das estratégias aprendidas, o indivíduo gradualmente desenvolve uma resposta menos intensa de ansiedade diante das situações sociais temidas, promovendo assim a redução do desconforto e da evitação comportamental.
Portanto, a dessensibilização sistemática é considerada a técnica mais adequada para o tratamento do Transtorno de Ansiedade Social, pois aborda diretamente o medo e a ansiedade exacerbados em situações sociais, proporcionando uma abordagem sistemática e eficaz para a superação desses sintomas.
2454) Inicialmente, durante a realização de um processo de terapia cognitivo-comportamental com uma pessoa diagnosticada com transtorno de ansiedade generalizada (TAG), é necessário que o terapeuta
- A) solicite que o cliente fale tudo o que lhe vier à mente, sem censurar seus pensamentos.
- B) identifique, juntamente com o cliente, os indícios que servem de gatilho para a ansiedade.
- C) corrija as distorções cognitivas presentes no relato do cliente, anulando o seu efeito nocivo.
- D) convide o cliente a substituir seus pensamentos dicotômicos por pensamentos positivos.
- E) assegure ao cliente que seus pensamentos catastróficos não têm possibilidade de ocorrer.
A alternativa correta é letra B) identifique, juntamente com o cliente, os indícios que servem de gatilho para a ansiedade.
Na terapia cognitivo-comportamental (TCC), o foco está na identificação e modificação dos padrões de pensamento e comportamento que contribuem para os sintomas de ansiedade. Ao trabalhar com um cliente diagnosticado com transtorno de ansiedade generalizada (TAG), é essencial que o terapeuta e o cliente identifiquem os gatilhos específicos que desencadeiam os episódios de ansiedade.
Essa abordagem permite que o cliente compreenda melhor as situações, pensamentos ou sentimentos que desencadeiam sua ansiedade, possibilitando o desenvolvimento de estratégias mais eficazes para lidar com esses gatilhos. Ao reconhecer e confrontar os gatilhos da ansiedade, o cliente pode aprender a enfrentar essas situações de forma mais adaptativa, reduzindo assim a intensidade e a frequência dos sintomas de ansiedade.
2455) Um profissional psicólogo foi convocado por um juiz para avaliar o caso de um rapaz, de 20 anos, que exibe uma baixa tolerância à frustração, além de comportamentos agressivos e impulsivos. Ele demonstra total desprezo pelas consequências de seus atos, para si e para os outros, mesmo quando é punido ou advertido. Seus comportamentos já provocaram diversos conflitos com a lei, que o jovem justifica por meio de explicações plausíveis ou culpabilizando os outros. Um dado fundamental para reforçar a hipótese de um transtorno de personalidade antissocial é a
- A) constatação de que esses desvios de conduta têm como objetivo a busca de atenção e cuidados.
- B) comprovação de que os desvios de conduta são decorrentes do consumo abusivo de substâncias.
- C) exacerbação dos sentimentos de angústia após a concretização de atos de violência dirigidos ao outro.
- D) ocorrência de episódios de regressão a estágios primitivos do comportamento, alternados com períodos de elação.
- E) presença de evidências de que esses desvios já ocorriam antes dos quinze anos de idade.
A alternativa correta é letra E) presença de evidências de que esses desvios já ocorriam antes dos quinze anos de idade.
Essa resposta é fundamentada no critério diagnóstico para o Transtorno de Personalidade Antissocial (TPA), onde um dos requisitos para o diagnóstico é a presença de comportamentos antissociais antes dos 15 anos de idade. O indivíduo demonstra desrespeito pelos direitos dos outros, comportamentos agressivos e impulsivos, assim como uma baixa tolerância à frustração, como descrito no caso do rapaz de 20 anos. A persistência desses comportamentos desde a adolescência é um forte indicativo de TPA, diferenciando-o de outros transtornos psicológicos. Portanto, a alternativa correta é a que indica a presença desses desvios antes dos quinze anos de idade.
2456) A psicose pode ser definida como uma desordem mental, na qual o pensamento, a resposta afetiva e a capacidade em perceber a realidade estão comprometidos. Somado a esses sintomas, o relacionamento interpessoal costuma estar bastante prejudicado, o que interfere substancialmente no convívio social. As características clássicas da psicose são prejuízo em perceber a realidade de forma adequada e a presença de:
- A) raiva e angústia
- B) loucura e tristeza
- C) delírios e alucinações
- D) bipolaridade e possessividade
A alternativa correta é letra C) delírios e alucinações
A psicose pode ser definida como uma desordem mental, na qual o pensamento, a resposta afetiva e a capacidade em perceber a realidade estão comprometidos. Somado a esses sintomas, o relacionamento interpessoal costuma estar bastante prejudicado, o que interfere substancialmente no convívio social. As características clássicas da psicose são prejuízo em perceber a realidade de forma adequada e a presença de:
A questão está baseada no seguinte texto:
"Psicose pode ser definida como uma desordem mental na qual o pensamento, a resposta afetiva e a capacidade em perceber a realidade estão comprometidos. Somado a estes sintomas, o relacionamento interpessoal costuma estar bastante prejudicado, o que interfere substancialmente no convívio social. As características clássicas da psicose são: prejuízo em perceber a realidade de forma adequada, presença de delírios, alucinações e ilusões."
Fonte: "Psicoses funcionais na infância e adolescência" (Tengan e Maia)
Portanto encontramos a resposta na Letra C.
a) raiva e angústia
b) loucura e tristeza
c) delírios e alucinações
d) bipolaridade e possessividade
2457) Segundo o DSM-V, o que é um Transtorno Mental?
- A) É a consequência advinda de efeitos traumáticos, conscientes ou inconscientes, que resultam em um conjunto de sintomas determinados em critérios diagnósticos, e que apresentam evolução clínica e prognóstico similar entre si e com certa padronagem fenomenológica.
- B) É uma síndrome caracterizada por perturbação clinicamente significativa na cognição, na regulação emocional ou no comportamento de um indivíduo que reflete uma disfunção nos processos psicológicos, biológicos ou de desenvolvimento subjacentes ao funcionamento mental.
- C) É um conjunto de sintomas de longa duração, necessariamente associados à uma experiência intensa de sofrimento, podendo ou não ser despersonalizantes, contanto que torne o sujeito socialmente disfuncional em relação ao que se espera dele culturalmente.
- D) É um desvio social de comportamento, de natureza política, religiosa ou sexual, ou conflitos basicamente referentes ao indivíduo e à sociedade, a menos que o desvio ou conflito seja o resultado de uma disfunção biológica no indivíduo.
A alternativa correta é letra B) É uma síndrome caracterizada por perturbação clinicamente significativa na cognição, na regulação emocional ou no comportamento de um indivíduo que reflete uma disfunção nos processos psicológicos, biológicos ou de desenvolvimento subjacentes ao funcionamento mental.
Segundo o DSM-V, o que é um Transtorno Mental?
Observe o texto do DSM-V:
"Definição de um Transtorno Mental
Cada transtorno identificado na Seção II do Manual (exceto os transtornos nos capítulos "Transtornos do Movimento Induzidos por Medicamentos e Outros Efeitos Adversos de Medicamentos" e "Outras Condições que Podem Ser Foco da Atenção Clínica") deve satisfazer a definição de transtorno mental. Embora nenhuma definição seja capaz de capturar todos os aspectos de todos os transtornos inseridos no DSM-5, exigem-se os seguintes elementos:
Um transtorno mental é uma síndrome caracterizada por perturbação clinicamente significativa na cognição, na regulação emocional ou no comportamento de um indivíduo que reflete uma disfunção nos processos psicológicos, biológicos ou de desenvolvimento subjacentes ao funcionamento mental. Transtornos mentais estão frequentemente associados a sofrimento ou incapacidade significativos que afetam atividades sociais, profissionais ou outras atividades importantes. Uma resposta esperada ou aprovada culturalmente a um estressor ou perda comum, como a morte de um ente querido, não constitui transtorno mental. Desvios sociais de comportamento (p. ex., de natureza política, religiosa ou sexual) e conflitos que são basicamente referentes ao indivíduo e à sociedade não são transtornos mentais a menos que o desvio ou conflito seja o resultado de uma disfunção no indivíduo, conforme descrito."
Fonte: DSM-V
Com isso, encontramos a resposta na Letra B.
a) É a consequência advinda de efeitos traumáticos, conscientes ou inconscientes, que resultam em um conjunto de sintomas determinados em critérios diagnósticos, e que apresentam evolução clínica e prognóstico similar entre si e com certa padronagem fenomenológica.
b) É uma síndrome caracterizada por perturbação clinicamente significativa na cognição, na regulação emocional ou no comportamento de um indivíduo que reflete uma disfunção nos processos psicológicos, biológicos ou de desenvolvimento subjacentes ao funcionamento mental.
c) É um conjunto de sintomas de longa duração, necessariamente associados à uma experiência intensa de sofrimento, podendo ou não ser despersonalizantes, contanto que torne o sujeito socialmente disfuncional em relação ao que se espera dele culturalmente.
d) É um desvio social de comportamento, de natureza política, religiosa ou sexual, ou conflitos basicamente referentes ao indivíduo e à sociedade, a menos que o desvio ou conflito seja o resultado de uma disfunção biológica no indivíduo.
2458) Leia o texto a seguir.
- A) As autolesões não suicidas são modificações corporais que envolvem desde tatuagens e piercings até escarificações e procedimentos cirúrgicos. São tentativas de adequar a imagem corporal ao ideal de corpo imaginado e seu principal grupo de risco são jovens participantes de cenários culturais alternativos.
- B) As autolesões não suicidas são machucados e ferimentos que aparentam ser acidentais ou não intencionais, mas que por sua recorrência, causam preocupação em relação à saúde mental. Ocorrem devido aos estágios avançados de depressão e seu principal grupo de risco são pessoas idosas.
- C) As autolesões não suicidas são consequências de tentativas fracassadas de autoextermínio que deixam sequelas físicas e emocionais graves. Ocorrem devido à imperícia ou indecisões no ato suicida e seu principal grupo de risco são jovens adultos.
- D) As autolesões não suicidas são comportamentos autoinfligidos, repetitivos, sem intencionalidade suicida, não explicados por outro diagnóstico psiquiátrico. São tentativas de transformar uma dor emocional em física e seu principal grupo de risco são os adolescentes.
A alternativa correta é letra D) As autolesões não suicidas são comportamentos autoinfligidos, repetitivos, sem intencionalidade suicida, não explicados por outro diagnóstico psiquiátrico. São tentativas de transformar uma dor emocional em física e seu principal grupo de risco são os adolescentes.
O que é autolesão não suicida, por que ela ocorre e qual é o seu principal grupo de risco?
A questão está baseada no texto abaixo:
"As chamadas autolesões não suicidas (ALNS) são comportamentos autoinfligidos, repetitivos, sem intencionalidade suicida, não explicados por outro diagnóstico psiquiátrico. O problema é bastante comum entre os adolescentes, que provocam dano superficial a seus corpos, como cortes, por exemplo. As ações, contam as pesquisadoras, são tentativas de transformar uma dor emocional em física."
Fonte: "Como ajudar jovens que sofrem com autolesão?" (Ferro)
Com isso, encontramos a resposta na Letra D.
a) As autolesões não suicidas são modificações corporais que envolvem desde tatuagens e piercings até escarificações e procedimentos cirúrgicos. São tentativas de adequar a imagem corporal ao ideal de corpo imaginado e seu principal grupo de risco são jovens participantes de cenários culturais alternativos.
b) As autolesões não suicidas são machucados e ferimentos que aparentam ser acidentais ou não intencionais, mas que por sua recorrência, causam preocupação em relação à saúde mental. Ocorrem devido aos estágios avançados de depressão e seu principal grupo de risco são pessoas idosas.
c) As autolesões não suicidas são consequências de tentativas fracassadas de autoextermínio que deixam sequelas físicas e emocionais graves. Ocorrem devido à imperícia ou indecisões no ato suicida e seu principal grupo de risco são jovens adultos.
d) As autolesões não suicidas são comportamentos autoinfligidos, repetitivos, sem intencionalidade suicida, não explicados por outro diagnóstico psiquiátrico. São tentativas de transformar uma dor emocional em física e seu principal grupo de risco são os adolescentes.
2459) Qual é a definição da Síndrome de Burnout no DSM-V?
- A) Ela é definida como resultante do estresse crônico no local de trabalho e esgotamento emocional e profissional que não foi administrado com sucesso, sendo decorrente do estresse ocupacional.
- B) Ela é definida como sofrimento intenso desproporcional à gravidade ou à intensidade do estressor, considerandose o contexto cultural e os fatores culturais que poderiam influenciar a gravidade e a apresentação dos sintomas, e prejuízo significativo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
- C) Ela é definida como resultante do estresse crônico no local de trabalho e caracterizada por sensação de esgotamento ou esgotamento de energia, aumento da distância mental do trabalho ou sentimentos de negativismo ou cinismo relacionados ao trabalho e redução da eficácia profissional.
- D) Ela é definida apenas na versão mais recente da classificação internacional de doenças, o CID-11, da Organização Mundial de Saúde (OMS) e não é descrita na versão mais recente do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, o DSM-V.
A alternativa correta é letra D) Ela é definida apenas na versão mais recente da classificação internacional de doenças, o CID-11, da Organização Mundial de Saúde (OMS) e não é descrita na versão mais recente do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, o DSM-V.
Qual é a definição da Síndrome de Burnout no DSM-V?
A Síndrome de Burnout não está definida no DSM-V. Contudo está presente no CID-11. Veja mais sobre isso:
"A síndrome de burnout está incluída na 11ª Revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-11) como um fenômeno ocupacional. Não é classificada como uma condição de saúde. É descrita no capítulo “Fatores que influenciam o estado de saúde ou o contato com os serviços de saúde”, que inclui razões pelas quais as pessoas entram em contato com serviços de saúde, mas que não são classificadas como doenças ou condições de saúde.
A definição de burnout na CID-11 é:
“Burnout é uma síndrome conceituada como resultante do estresse crônico no local de trabalho que não foi gerenciado com sucesso. É caracterizada por três dimensões:
• sentimentos de exaustão ou esgotamento de energia;
• aumento do distanciamento mental do próprio trabalho, ou sentimentos de negativismo ou cinismo relacionados ao próprio trabalho; e
• redução da eficácia profissional.A burnout se refere especificamente a fenômenos no contexto ocupacional e não deve ser aplicada para descrever experiências em outras áreas da vida. Essa síndrome também foi incluída na CID-10, na mesma categoria da CID-11, mas a definição é agora mais detalhada.
A Organização Mundial da Saúde está prestes a iniciar o desenvolvimento de diretrizes baseadas em evidências sobre o bem-estar mental no local de trabalho."
Fonte: "CID: burnout é um fenômeno ocupacional" (OPAS)
Com isso, encontramos a resposta na Letra D.
a) Ela é definida como resultante do estresse crônico no local de trabalho e esgotamento emocional e profissional que não foi administrado com sucesso, sendo decorrente do estresse ocupacional.
b) Ela é definida como sofrimento intenso desproporcional à gravidade ou à intensidade do estressor, considerandose o contexto cultural e os fatores culturais que poderiam influenciar a gravidade e a apresentação dos sintomas, e prejuízo significativo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
c) Ela é definida como resultante do estresse crônico no local de trabalho e caracterizada por sensação de esgotamento ou esgotamento de energia, aumento da distância mental do trabalho ou sentimentos de negativismo ou cinismo relacionados ao trabalho e redução da eficácia profissional.
d) Ela é definida apenas na versão mais recente da classificação internacional de doenças, o CID-11, da Organização Mundial de Saúde (OMS) e não é descrita na versão mais recente do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, o DSM-V.
2460) O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é um dos transtornos psiquiátricos da infância e adolescência que determina uma maior procura por atendimentos. Sobre este transtorno, não é correto afirmar:
- A) O TDAH é um transtorno específico da aprendizagem o que causa grande impacto no rendimento e no desenvolvimento acadêmico.
- B) Trata-se de um transtorno do neurodesenvolvimento com etiologia genética e ambiental que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida.
- C) Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, DSM-5º diagnóstico de TDAH é realizado com base na apresentação dos sintomas: com predomínio de desatenção, com predomínio de hiperatividade/impulsividade e apresentação combinada de desatenção e hiperatividade e impulsividade.
- D) Sobre a prevalência do TDAH, estudos indicam uma média mundial de 5,29% do transtorno e em relação a apresentação dos sintomas, as taxas de prevalência de 50% a 75% com predomínio de desatenção.
- E) Estudos indicam que as taxas de prevalência dos sintomas de hiperatividade/impulsividade, são de 20% a 30% e 15% de combinada.
Resposta Correta:
A alternativa correta é letra A) O TDAH é um transtorno específico da aprendizagem o que causa grande impacto no rendimento e no desenvolvimento acadêmico.
Explicação:
O TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a atenção, o controle de impulsos e a atividade motora. Não é um transtorno específico da aprendizagem, embora possa afetar o desempenho acadêmico devido a dificuldades de atenção e concentração.