Questões Sobre Psicopatologia - Psicologia - concurso
2491) O CID, em sua décima revisão, descreve alguns tipos de transtornos específicos de personalidade, dentre eles, paranóide, esquizóide, antissocial, emocionalmente instável, histriônico, anancástico, ansioso e:
- A) dependente
- B) deprimido
- C) psicótico
- D) bipolar
A alternativa correta é letra A) dependente
Gabarito: Letra A
O CID, em sua décima revisão, descreve alguns tipos de transtornos específicos de personalidade, dentre eles, paranóide, esquizóide, antissocial, emocionalmente instável, histriônico, anancástico, ansioso e:
Veja os transtornos específicos de personalidade, segundo o CID-10:
F60 Transtornos específicos da personalidade
- F60.0 Personalidade paranóica
- F60.1 Personalidade esquizóide
- F60.2 Personalidade dissocial
- F60.3 Transtorno de personalidade com instabilidade emocional
- F60.4 Personalidade histriônica
- F60.5 Personalidade anancástica
- F60.6 Personalidade ansiosa [esquiva]
- F60.7 Personalidade dependente
- F60.8 Outros transtornos específicos da personalidade
- F60.9 Transtorno não especificado da personalidade
Fonte: CID-10
Essa é uma questão baseada no texto literal utilizado como referência. As alternativas incorretas são citações aleatórias para tentar confundir o candidato. Com isso, encontramos a resposta na Letra A.
a) dependente
b) deprimido (Transtorno de humor, não de personalidade)
c) psicótico (Transtorno psicótico, não de personalidade)
d) bipolar (Transtorno de humor, não de personalidade)
2492) A fobia social, caracterizada pelo medo excessivo de exposição e convívio com outras pessoas ou atividades em público, pode acometer:
- A) somente crianças e adolescentes
- B) somente adolescentes e adultos
- C) crianças, adolescentes e adultos
- D) somente adultos
A alternativa correta é letra C) crianças, adolescentes e adultos
Gabarito: Letra C.
A fobia social, caracterizada pelo medo excessivo de exposição e convívio com outras pessoas ou atividades em público, pode acometer:
Veja o texto do DSM-V sobre esse transtorno:
"Transtorno de Ansiedade Social (Fobia Social)
(...)
Curso e Desenvolvimento
A idade média de início do transtorno de ansiedade social nos Estados Unidos é 13 anos, e 75% dos indivíduos têm idade de início entre 8 e 15 anos. O transtorno ocasionalmente emerge de história infantil de inibição social ou timidez nos estudos norte-americanos e europeus. O início também pode ocorrer no princípio da infância. Pode se seguir a uma experiência estressante ou humilhante (p. ex., ser alvo de bullying, vomitar durante uma palestra pública) ou pode ser insidioso, desenvolvendo-se lentamente.
O início na idade adulta é relativamente raro e é mais provável de ocorrer após um evento estressante ou humilhante ou após mudanças na vida que exigem novos papéis sociais (p. ex., casar-se com alguém de uma classe social diferente, receber uma promoção no trabalho). O transtorno de ansiedade social pode diminuir depois que um indivíduo com medo de encontros se casa e pode ressurgir após o divórcio. Entre as pessoas que buscam atendimento clínico, o transtorno tende a ser particularmente persistente.
Os adolescentes apresentam um padrão mais amplo de medo e esquiva, incluindo os encontros, comparados com crianças menores. Os adultos mais velhos expressam ansiedade social em níveis mais baixos, mas dentro de uma variedade mais ampla de situações, enquanto os adultos mais jovens expressam níveis mais altos de ansiedade social para situações específicas."
Fonte: DSM-V
Com isso, é possível concluir que a fobia social pode acometer crianças, adolescentes e adultos.
Encontramos a resposta na Letra C.
a) somente crianças e adolescentes
b) somente adolescentes e adultos
c) crianças, adolescentes e adultos
d) somente adultos
2493) Segundo o DSM-5, indivíduos com um diagnóstico do DSM-4 bem estabelecido de transtorno autista, transtorno de Asperger ou transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação devem receber o diagnóstico de transtorno:
- A) Global de comunicação.
- B) Global do desenvolvimento.
- C) Misto do neurodesenvolvimento.
- D) De Asperger.
- E) De espectro autista.
Resposta:
E) De espectro autista
Explicação:
O DSM-5 consolidou os diagnósticos anteriores de transtorno autista, transtorno de Asperger e transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação em um único diagnóstico abrangente: transtorno do espectro autista.
2494) Com base em Dalgalarrondo (2019) sobre o diagnóstico psicopatológico, é CORRETO afirmar que:
- A) Há sinais ou sintomas psicopatológicos específicos de determinado transtorno mental que facilitam o diagnóstico.
- B) O diagnóstico de um transtorno psiquiátrico é quase sempre baseado, preponderantemente, nos dados clínicos como exames de neuroimagem estrutural (tomografia) e funcional (tomografia computadorizada).
- C) Há sintomas patognomônicos em psicopatologia que, aliados a uma história clínica bem colhida e um exame do estado mental minucioso, culminam no diagnóstico correto.
- D) O diagnóstico psicopatológico, com exceção dos quadros psico-orgânicos (delirium, demências etc.), de modo geral, é baseado em mecanismos etiológicos supostos pelo avaliador.
- E) O diagnóstico psicopatológico é, em inúmeros casos, apenas possível com a observação do curso do transtorno.
Resposta Correta
E) O diagnóstico psicopatológico é, em inúmeros casos, apenas possível com a observação do curso do transtorno.
Explicação
De acordo com Dalgalarrondo (2019), o diagnóstico psicopatológico não se baseia apenas em sinais ou sintomas específicos, exames de neuroimagem ou história clínica. Em muitos casos, é necessário observar o curso do transtorno ao longo do tempo para estabelecer um diagnóstico preciso.
2495) Dalgalarrondo (2019) afirma que o conceito de transferência, introduzido por Freud, é um elemento fundamental que o profissional deve conhecer para realizar as entrevistas de forma mais habilidosa, entendendo e tratando seus pacientes de modo menos ingênuo, mais profundo e sensível. Indique a afirmativa CORRETA sobre transferência.
- A) Inclui, unicamente, sentimentos positivos (como confiança, amor e carinho).
- B) Compreende atitudes, percepções, pensamentos e sentimentos cuja origem é, basicamente, inconsciente para o indivíduo.
- C) Envolve reações inconscientes que o paciente verbaliza e percebe como repetição da relação com os pais.
- D) Indica a preponderância de afetos positivos, através da vivência atual, inédita.
- E) Permite reações emocionais exclusivamente hostis, que indicam o valor da relação.
A resposta correta desta questão é:
A alternativa correta é letra B) Compreende atitudes, percepções, pensamentos e sentimentos cuja origem é, basicamente, inconsciente para o indivíduo.
Explicação:
O conceito de transferência, introduzido por Freud, é essencial na prática clínica da psicologia. Ele se refere ao fenômeno em que os pacientes projetam sentimentos, atitudes e expectativas inconscientes em relação ao terapeuta, baseados em experiências passadas, especialmente em suas relações primárias, como com os pais.
A alternativa correta (B) descreve adequadamente a transferência ao mencionar que envolve atitudes, percepções, pensamentos e sentimentos que têm sua origem no inconsciente do paciente. Esses aspectos podem influenciar a dinâmica da relação terapêutica, permitindo ao terapeuta compreender melhor as questões emocionais subjacentes e abordá-las de maneira mais eficaz durante as sessões de terapia.
2496) Sobre a personalidade padrão passivo-agressiva descrita por Dalgalarrondo (2019), é CORRETO afirmar que:
- A) O indivíduo coloca-se como vítima.
- B) A expressão da hostilidade é direta.
- C) O indivíduo reconhece sua frustração e a camufla.
- D) O sujeito expressa os seus afetos.
- E) O sujeito utiliza-se da autopunição.
A alternativa correta é letra A) O indivíduo coloca-se como vítima.
A personalidade padrão passivo-agressiva, conforme descrita por Dalgalarrondo (2019), caracteriza-se pela tendência do indivíduo em se colocar como vítima em diversas situações. Essa postura é uma forma de expressão da agressividade de maneira indireta, em que o sujeito pode buscar manipular o ambiente ao redor sem confrontar diretamente as fontes de sua frustração ou raiva. Assim, ao se colocar como vítima, o indivíduo pode tentar despertar simpatia ou compaixão dos outros, ao mesmo tempo em que expressa sua hostilidade de forma velada.
2497) Os transtornos do neurodesenvolvimento são observados desde a primeira infância e caracterizam‑se por comprometimentos nos domínios motores, cognitivos e(ou) sociais. Considerando essa informação, assinale a alternativa correta.
- A) A exposição materna a metais pesados, como, por exemplo, o mercúrio e o chumbo, aumenta o risco de problemas no desenvolvimento neuropsicológico de seus filhos.
- B) Alterações cromossômicas, como a duplicação do cromossoma 21 que ocorre na síndrome de Williams, são etiologias comuns da deficiência intelectual.
- C) O diagnóstico do transtorno do déficit de atenção e a hiperatividade requerem que alterações genotípicas sejam verificadas na ressonância magnética.
- D) A síndrome do X frágil, caracterizada por microdeleções em diversos genes, é diagnosticada por meio de métodos moleculares de genotipagem.
- E) A presença de transtornos de comunicação na infância indica a etiologia genética dos transtornos do neurodesenvolvimento.
A alternativa correta é letra A) A exposição materna a metais pesados, como, por exemplo, o mercúrio e o chumbo, aumenta o risco de problemas no desenvolvimento neuropsicológico de seus filhos.
Os transtornos do neurodesenvolvimento são condições que afetam o desenvolvimento do sistema nervoso e podem apresentar comprometimentos nos domínios motores, cognitivos e sociais. Dentre os fatores de risco associados a esses transtornos, a exposição materna a metais pesados, como o mercúrio e o chumbo, é reconhecida como um fator significativo. Estudos têm demonstrado que a exposição pré-natal a esses metais está associada a uma série de problemas no desenvolvimento neuropsicológico das crianças, podendo resultar em diversas condições, como deficiência intelectual, transtornos do espectro do autismo, entre outros. Portanto, a alternativa correta é aquela que reconhece a relação entre a exposição materna a metais pesados e o risco aumentado de problemas no desenvolvimento neuropsicológico dos filhos.
2498) Assinale a alternativa que não se aplica à avaliação neuropsicológica do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade.
- A) As observações clínicas do comportamento do examinando em diferentes ambientes devem compor os procedimentos avaliativos.
- B) Entrevistas clínicas complementam as escalas e questionários padronizados para delimitar os sintomas e sinais do transtorno.
- C) Pelo menos seis sintomas de desatenção e/ou hiperatividade devem ser observados em, no mínimo, dois contextos diferentes para possibilitar o diagnóstico em crianças e adolescentes menores de 17 anos de idade.
- D) Na última década, estabeleceu‑se um perfil cognitivo específico do transtorno relacionado a um rebaixamento maior de 1,5 desvio‑padrão em medidas de atenção.
- E) Os sintomas observados devem ser observados antes dos 12 anos e trazer prejuízos e(ou) diminuir a qualidade da vida social, acadêmica ou outros contextos.
D) Na última década, estabeleceu‑se um perfil cognitivo específico do transtorno relacionado a um rebaixamento maior de 1,5 desvio‑padrão em medidas de atenção.
**Explicação:**A avaliação neuropsicológica do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) abrange:* Observações clínicas do comportamento em diferentes ambientes (A) * Entrevistas clínicas para delimitar sintomas (B) * Presença de pelo menos seis sintomas em dois contextos diferentes (C) * Prejuízos e diminuição da qualidade de vida (E)O perfil cognitivo específico relacionado a um rebaixamento maior de 1,5 desvio padrão em medidas de atenção (D) não é um critério para avaliação neuropsicológica do TDAH.2499) Os pacientes incomodam de forma deliberada os demais, não aceitam responsabilidade por sua má conduta, têm dificuldade em aceitar regras e perdem facilmente o controle se as coisas não seguem conforme eles desejam. Irritam‑se facilmente e mostram‑se rancorosos. Segundo o DSM‑V, esses transtornos são frequentes e estão associados com prejuízos substanciais tanto para as crianças como para suas famílias, levando a dificuldades adaptativas ao longo da vida. O nome desse transtorno mental caracterizado por um padrão global de desobediência, desafio e comportamento hostil é
- A) transtorno de personalidades antissocial.
- B) transtorno da conduta.
- C) transtorno de déficit de atenção/hiperatividade.
- D) transtorno de oposição desafiante.
- E) transtorno explosivo intermitente.
A alternativa correta é letra D) transtorno de oposição desafiante.
O transtorno de oposição desafiante é caracterizado por um padrão persistente de desobediência, hostilidade e desafio em relação a figuras de autoridade. Os pacientes com esse transtorno frequentemente se irritam facilmente, mostram-se rancorosos e têm dificuldade em aceitar regras ou responsabilidades por seu comportamento inadequado.
De acordo com o DSM-V, esse transtorno é associado a prejuízos substanciais tanto para as crianças que o apresentam quanto para suas famílias, podendo causar dificuldades adaptativas ao longo da vida.
2500) De acordo com Osorio (apud Hutz & bandeira), o exame do estado mental (EEM) exige uma avalição de uma pessoa em seus aspectos sadios e patológicos, em cada uma das funções mentais ou psíquicas. É um exame descritivo em corte transversal, focado no momento da avaliação, porém a expressão presente ou atual inclui os últimos trinta dias do examinando. Nesse caso, não podem ser apontadas(os) como funções psíquicas ou mentais que se examinam no EEM
- A) a consciência, a atenção e o sono.
- B) a inteligência, a aprendizagem e a memória.
- C) a sensação, a percepção e a orientação.
- D) o afeto, a conduta e a identidade.
- E) a linguagem, a comunicação e o pensamento.
A alternativa correta é letra D) o afeto, a conduta e a identidade.
No exame do estado mental (EEM), diversas funções mentais ou psíquicas são avaliadas. Entre elas estão:
- A consciência: refere-se ao grau de consciência do indivíduo sobre si mesmo e sobre o ambiente ao seu redor.
- A atenção: diz respeito à capacidade de concentrar-se em estímulos específicos e de alternar entre diferentes estímulos quando necessário.
- O sono: avalia-se a qualidade e a quantidade do sono, bem como a presença de distúrbios relacionados a ele.
- A sensação: refere-se à capacidade de receber estímulos sensoriais do ambiente.
- A percepção: envolve a interpretação dos estímulos sensoriais recebidos, dando-lhes significado.
- A orientação: diz respeito à capacidade de situar-se no tempo, espaço e pessoa.
- O afeto: é a expressão emocional do indivíduo, incluindo sua amplitude, intensidade e congruência com o contexto.
- A conduta: refere-se aos comportamentos observáveis do indivíduo, incluindo sua adequação, peculiaridades e alterações.
- A identidade: envolve a percepção do próprio eu, incluindo aspectos como autoimagem, autoestima e senso de identidade pessoal.
- A linguagem: diz respeito à capacidade de comunicação verbal e não verbal.
- A comunicação: inclui a capacidade de transmitir e receber informações de forma clara e eficaz.
- O pensamento: abrange os processos cognitivos, como raciocínio, julgamento, planejamento e abstração.
Portanto, as funções psíquicas ou mentais que não são examinadas no EEM são o afeto, a conduta e a identidade, conforme indicado na alternativa D.