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Questões Sobre Psicopatologia - Psicologia - concurso

571) Literatura na área da violência doméstica aponta que por consequências psicológicas mais proeminentes da violência intrafamiliar tem-se os transtornos

  • A) borderline e mania.
  • B) de estresse pós-traumático e depressão.
  • C) antissocial e histeria.
  • D) obssessivo-compulsivo e de persecutoriedade.
  • E) paranoide e comportamento evitativo.

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A alternativa correta é letra B) de estresse pós-traumático e depressão.

Cada tipo de violência gera, segundo Kashani e Allan (1998), prejuízos nas esferas do desenvolvimento físico, cognitivo, social, moral, emocional ou afetivo. As manifestações físicas da violência podem ser agudas, como as inflamações, contusões, hematomas, ou crônicas, deixando sequelas para toda a vida, como as limitações no movimento motor, traumatismos, a instalação de deficiências físicas, entre outras.

 

Os sintomas psicológicos freqüentemente encontrados em vítimas de violência doméstica são: insônia, pesadelos, falta de concentração, irritabilidade, falta de apetite, e até o aparecimento de sérios problemas como a depressão, ansiedade, síndrome do pânico, estresse pós-traumático, além de comportamentos auto-destrutivos, como o uso de álcool e drogas, ou mesmo tentativas de suicídio (KASHANI; ALLAN, 1998). 

 


Análise das alternativas:

 

a) Incorreta. Os transtornos Borderline e mania não são citados como consequências psicológicas da violência doméstica.

 

b) Correta. Conforme o artigo exposto, os sintomas psicológicos mais proeminentes da violência doméstica são os transtornos de estresse pós traumático e depressão, dentre outros.

 

c) Incorreta. Transtorno de personalidade antissocial e mania não são citados como relacionados com a violência doméstica.

 

d) Incorreta. TOC e persecutoriedade não são sintomas psicológicos associados à violência intrafamiliar.

 

e) Incorreta. Os transtornos paranoide e comportamento evitativo também não são consequências psicológicas da violência doméstica.

 


Fonte: http://newpsi.bvs-psi.org.br/tcc/152.pdf

572) Os critérios diagnósticos para Retardo Mental, apresentados no DSM-IV-TR, propõem codificar o Retardo Mental com base no nível de gravidade refletindo nível de comprometimento intelectual, sendo que o QI de 20-25 a 35-40 corresponde ao Retardo Mental

  • A) Inespecificado.
  • B) Leve.
  • C) Moderado.
  • D) Profundo.
  • E) Grave.

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A alternativa correta é letra E) Grave.

Segundo o DSM-IV:

 

F70.9 - 317 Retardo Mental Leve

 

Nível de QI 50-55 a aproximadamente 70
 

F71.9 - 318.0 Retardo Mental Moderado

 

Nível de QI 35-40 a 50-55
 

F72.9 - 318.1 Retardo Mental Grave 

 

Nível de QI 20-25 a 35-40
 

F73.9 - 318.2 Retardo Mental Profundo

 

Nível de QI abaixo de 20 ou 25

F79.9 - 319 Retardo Mental, Gravidade Inespecificada,

 

Pode ser usado quando existe uma forte suposição de Retardo Mental, mas a inteligência da pessoa não pode ser testada por métodos convencionais (por ex., em indivíduos com demasiado prejuízo ou não-cooperativos, ou em bebês).


Como podemos ver, o nível de QI de 20-25 a 35-40 refere-se ao retardo mental grave.

 
 

573) Consta na Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10 que, no Transtorno misto de ansiedade e depressão (F 41.2), a categoria mista é usada quando ambos os sintomas, de ansiedade e depressão, estão presentes, porém nenhum conjunto de sintomas, considerado separadamente, é

  • A) leve o suficiente para confirmar o diagnóstico.
  • B) grave o suficiente para justificar o diagnóstico.
  • C) impreciso o suficiente para que se suspeite deste diagnóstico.
  • D) tênue o suficiente para negar o diagnóstico.
  • E) significativo o suficiente para corroborar com o diagnóstico.

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A alternativa correta é letra B) grave o suficiente para justificar o diagnóstico.

De acordo com a CID-10:

F41.2 Transtorno misto ansioso e depressivo

 

Esta categoria deve ser utilizada quando o sujeito apresenta ao mesmo tempo sintomas ansiosos e sintomas depressivos, sem predominância nítida de uns ou de outros, e sem que a intensidade de uns ou de outros seja grave o suficiente para justificar um diagnóstico isolado. Quando os sintomas ansiosos e depressivos estão presentes simultaneamente com uma intensidade suficiente para justificar diagnósticos isolados, os dois diagnósticos devem ser anotados e não se faz um diagnóstico de transtorno misto ansioso e depressivo.


Análise das alternativas:

 

a) Incorreta. Se o conjunto de sintomas da ansiedade ou da depressão forem leves, não justificará o diagnóstico separado de ambos.

 

b) Correta. Consta na CID-10 que, no transtorno misto de ansiedade e depressão, nenhum conjunto de sintomas, considerado separadamente, é grave o suficiente para justificar o diagnóstico isolado. 

 

c) Incorreta. A imprecisão do conjunto de sintomas também não favorecerá um diagnóstico separado de ansiedade e depressão.

 

d) Incorreta. Tênue o suficiente é uma expressão, no mínimo, estranha. Além disso, não condiz com a descrição feita pela CID-10.

 

e) Incorreta. Corroborar é sinônimo de atestar, certificar, constatar. A palavra certa seria justificar o diagnóstico isolado, que é sinônimo de explicar, fundamentar. 

574) Entre os sintomas presentes no Transtorno de Estresse Pós-traumático − TEPT está o sentimento de revivescência, em que a pessoa age ou sente como se o evento

  • A) ficasse permanentemente estancado.
  • B) estivesse acontecendo de novo.
  • C) pudesse acontecer a outras pessoas significativas.
  • D) pudesse ser abandonado.
  • E) fosse eterno à sua vítima.

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A alternativa correta é letra B) estivesse acontecendo de novo.

Segundo o DSM-IV, os Critérios Diagnósticos para F43.1 - 309.81 Transtorno de Estresse Pós-Traumático incluem, dentre outros:

 

 


Como podemos ver, o sentimento de revivência significa agir ou sentir como se o evento traumático estivesse acontecendo de novo.

 

As outras alternativas apresentam opções que não condizem com o sentimento de revivência no TEPT.

 


 

 

575) O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV-TR) aponta, entre os critérios diagnósticos para o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (309.81), a exposição a um evento traumático no qual, dentre outros fatores, a pessoa vivenciou, testemunhou ou foi confrontada com um ou mais eventos que envolveram morte ou grave ferimento, reais ou ameaçados, ou uma ameaça à integridade física própria ou de outros. Neste caso, a resposta da pessoa envolveu intenso

  • A) desgosto, tristeza ou aflição.
  • B) medo, impotência ou horror.
  • C) desassossego, oscilação ou labilidade.
  • D) rancor, tumulto ou desespero.
  • E) destemor, mania ou agitação.

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A alternativa correta é letra B) medo, impotência ou horror.

Segundo o DSM IV:

F43.1 Transtorno de Estresse Pós-Traumático 

 

Desenvolvimento de sintomas característicos após a exposição a um extremo estressor traumático, envolvendo a experiência pessoal direta de um evento real ou ameaçador que envolve morte, sério ferimento ou outra ameaça à própria integridade física; ter testemunhado um evento que envolve morte, ferimentos ou ameaça à integridade física de outra pessoa; ou o conhecimento sobre morte violenta ou inesperada, ferimento sério ou ameaça de morte ou ferimento experimentados por um membro da família ou outra pessoa em estreita associação com o indivíduo. 

 

A resposta ao evento deve envolver intenso medo, impotência ou horror (em crianças, a resposta pode envolver comportamento desorganizado ou agitado). 

 

Os sintomas característicos resultantes da exposição a um trauma extremo incluem uma revivência persistente do evento traumático, esquiva persistente de estímulos associados com o trauma, embotamento da responsividade geral e sintomas persistentes de excitação aumentada. 


Análise das alternativas:

 

a) Incorreta. A resposta da pessoa não envolve intenso desgosto, tristeza e aflição.

 

b) Correta. Como podemos ver no trecho acima, o medo, a impotência ou horror deve caracterizar a resposta da pessoa com TEPT.

 

c) Incorreta. Não caracterizam a resposta do indivíduo que desenvolveu TEPT.

 

d) Incorreta. Rancor não é nada coerente com a resposta ao evento traumático.

 

e) Incorreta. Destemor é o contrário do que caracteriza a resposta do indivíduo. Mania e agitação também não são coerentes com o transtorno.

576) No que se refere ao reconhecimento dos transtornos de personalidade em crianças e adolescentes, assinale a opção correta.

  • A) Os traços dos transtornos de personalidade na infância e na adolescência são imutáveis, ou seja, com certeza, se manterão na fase adulta.
  • B) Os transtornos de personalidade em crianças, assim como em adultos, não se correlacionam com outros transtornos do eixo I e do eixo II.
  • C) O diagnóstico do transtorno de personalidade em crianças e adolescentes é feito apenas com base em características descritivas.
  • D) A avalição de um transtorno do eixo II é mais confiável se o transtorno de eixo I for atenuado: um transtorno antissocial, por exemplo, pode vir à tona após o tratamento de uma fobia.
  • E) Por ser característica típica da infância e da adolescência, a impulsividade não pode ser considerada parâmetro de avalição dos transtornos de personalidade em crianças e adolescentes.

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A alternativa correta é letra D) A avalição de um transtorno do eixo II é mais confiável se o transtorno de eixo I for atenuado: um transtorno antissocial, por exemplo, pode vir à tona após o tratamento de uma fobia.

Análise das alternativas:

 

a) Incorreta. Os traços dos transtornos de personalidade na infância e na adolescência NÃO são imutáveis, ou seja, não persistem inalterados até a vida adulta.

 

b) Incorreta. Os transtornos de personalidade em crianças, assim como em adultos, PODEM se correlacionar com outros transtornos do eixo I e do eixo II.

 

c) Incorreta.  O diagnóstico dos Transtornos da Personalidade exige uma determinação dos padrões de funcionamento do indivíduo a longo prazo, e as características particulares da personalidade devem ser evidentes no início da idade adulta. O clínico deve avaliar a estabilidade dos traços de personalidade ao longo do tempo e em diferentes situações.

 

d) Correta. Segundo o DSM IV, Quando um transtorno do Eixo I não é o diagnóstico principal ou o motivo da consulta, o clínico é encorajado a indicar o Transtorno da Personalidade (Eixo II) que constitui o diagnóstico principal ou o motivo da consulta. Portanto, esta será nossa resposta.

 

e) Incorreta. A impulsividade PODE ser considerada parâmetro de avaliação dos transtornos de personalidade em crianças e adolescentes.

 

 

577) Texto para a questão.

  • A) Trata-se de um caso de transtorno específico de leitura, tendo em vista que a capacidade de compreensão de leitura e a leitura oral encontram-se comprometidas. Nesses casos, ainda podem ocorrer dificuldades de soletração. Mesmo com pequenos progressos na leitura, Leandro poderá apresentar as dificuldades descritas até a adolescência.
  • B) Leandro apresenta um transtorno misto de habilidades escolares, tendo em vista a presença das dificuldades no campo emocional e de leitura.
  • C) Trata-se de um caso de transtorno específico de leitura, sendo que as dificuldades no campo da leitura são secundárias a transtornos emocionais.
  • D) O caso de Leandro atende aos critérios de dislexia, com características claras de alexia.
  • E) O quadro clínico de Leandro é típico de transtorno não especificado do desenvolvimento das habilidades escolares, especialmente pela incapacidade de aprendizagem e aquisição de conhecimentos.

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A alternativa correta é letra A) Trata-se de um caso de transtorno específico de leitura, tendo em vista que a capacidade de compreensão de leitura e a leitura oral encontram-se comprometidas. Nesses casos, ainda podem ocorrer dificuldades de soletração. Mesmo com pequenos progressos na leitura, Leandro poderá apresentar as dificuldades descritas até a adolescência.

De acordo com o CID-10

F81.0 Transtorno específico de leitura

O aspecto principal desse transtorno é um comprometimento específico e significativo no desenvolvimento das habilidades de leitura, o qual não é unicamente justificado por idade mental, problemas de acuidade visual ou escolaridade inadequada. A habilidade de compreensão da leitura, o reconhecimento de palavras na leitura, a habilidade de leitura oral e o desempenho de tarefas que requerem leitura podem estar todos afetados. Dificuldades para soletrar estão frequentemente associadas a transtorno específico de leitura e muitas vezes permanecem na adolescência, mesmo depois de que algum progresso na leitura tenha sido feito. Crianças com transtorno específico de leitura, seguidamente têm uma história de transtornos específicos do desenvolvimento da fala e linguagem, e uma avaliação abrangente do funcionamento corrente da linguagem muitas vezes revela dificuldades contemporâneas sutis. Em adição à falha acadêmica, comparecimento escolar deficiente e problemas com ajustamento social são complicações assíduas, particularmente nos últimos anos do primário e do secundário, A condição é encontrada em todas as linguagens conhecidas, mas há incerteza se a sua frequência é afetada ou não pela natureza da linguagem e do manuscrito.


Análise das alternativas:

 

a) Correta. Conforme trecho acima, constatamos que a descrição do caso de Leandro refere-se ao transtorno específico de leitura. Portanto, esta será nossa resposta.

 

b) Incorreta. O transtorno misto de habilidades escolares não envolve dificuldade no campo emocional e de leitura, mas significativo comprometimento nas habilidades de aritmética e de leitura ou de soletrar. Leandro não apresenta dificuldade em aritmética.

 

c) Incorreta. Ao contrário do que foi afirmado, no transtorno específico de leitura, as dificuldades emocionais são secundárias as dificuldades de leitura. 

 

d) Incorreta. O transtorno específico de leitura inclui dislexia do desenvolvimento, porém exclui alexia e dislexia adquirida. Acesse o link abaixo com o significado de alexia e suas formas.

 

e) Incorreta. A categoria dos transtornos não especificados do desenvolvimento das habilidades escolares deve ser evitada. É usada apenas para transtornos nos quais há uma incapacidade significativa de aprendizado que não pode ser justificada unicamente por retardo mental, problemas de acuidade visual ou escolaridade inadequada. No caso de Leandro, sua dificuldade está bem especificada.

 


http://www.psiqweb.med.br/site/DefaultLimpo.aspx?area=ES/VerDicionario&idZDicionario=49

578) Texto para a questão.

  • A) a história de vida de Leandro, a dinâmica familiar e aspectos escolares.
  • B) a vinculação mãe e filho, uma vez que a enurese noturna, assim como a ansiedade, é decorrente de desajustes nesta relação.
  • C) exclusivamente o âmbito escolar.
  • D) estritamente o âmbito emocional, pois existem transtornos de habilidades decorrentes dos transtornos emocionais.
  • E) aspectos singulares da história de vida de Leandro, devido aos transtornos de fala, linguagem e soletração apresentados.
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A alternativa correta é letra A) a história de vida de Leandro, a dinâmica familiar e aspectos escolares.

Análise das alternativas:

 

a) Correta. É a alternativa mais completa. A intervenção deve contemplar a história de vida de Leandro, para colher e trabalhar com dados importantes do quadro; a dinâmica familiar, a fim de investigar possíveis condições facilitadoras para o transtorno e melhorá-las; e aspectos escolares, envolvendo as dificuldades na leitura, buscando saná-las, ao menos, em parte. 

 

b) Incorreta. Não podemos afirmar que a enurese notura é decorrente de desajustes na relação mãe e filho.

 

c) Incorreta. Se a intervenção contemplar apenas o âmbito escolar, a ansiedade e a dificuldade em acatar regras e limites continuarão prejudicando-o.

 

d) Incorreta. Se a intervenção contemplar estritamente o âmbito emocional, as dificuldades no desenvolvimento das habilidades de leitura permanecerão. 

 

e) Incorreta. Os aspectos singulares da história de vida de Leandro devem ser considerados na intervenção, porém não apenas estes. Além disso não foi mencionado que Leandro apresenta dificuldade na soletração. 

579) Joana, de quarenta anos de idade, chegou à emergência do hospital apresentando perturbação funcional da palavra e substituindo e deformando fonemas simples. Falava muito baixo, movimentava os lábios de maneira automática, produzindo uma espécie de murmúrio e sons confusos.

  • A) bradilalia e logorreia.
  • B) dislalia e verbigeração.
  • C) ecolalia e mussitação.
  • D) afasia e ecolalia.
  • E) dislalia e mussitação.

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A alternativa correta é letra E) dislalia e mussitação.

Análise das alternativas:

 

a) Incorreta. BRADILALIA consiste numa diminuição da velocidade de expressão, como resultado da lentidão dos processos psíquicos e do curso do pensamento. LOGORREIA é a compulsão para falar, loquacidade exagerada que se nota em determinados casos de neurose e psicose, como se o paciente, assim, quisesse dar vazão ao grande número de ideias que passam por sua cabeça; logomania, verborragia.

 

b) Incorreta. DISLALIA consiste na má pronúncia das palavras, seja omitindo ou acrescentando fonemas, trocando um fonema por outro ou ainda distorcendo-os. VERBIGERAÇÃO é a repetição incessante durante dias, semanas e até meses, de palavras e frases pronunciadas em tom de voz monótono, declamatório ou patético. 

 

c) Incorreta. ECOLALIA é a repetição, como um eco, do que as pessoas dizem, com eliminação de qualquer evidência de entendimento do que foi mencionado e com perda da fala espontânea. MUSSITAÇÃO é a expressão da linguagem em voz muito baixa; o enfermo movimenta os lábios de maneira automática, produzindo murmúrio ou som confuso. É um sintoma próprio da esquizofrenia.

 

d) Incorreta. AFASIA é a perturbação da linguagem caracterizada pela perda parcial ou total da faculdade de exprimir os pensamentos por sinais e de compreender esses sinais, causando incompreensão da palavra falada e a impossibilidade, em grau variável, de ler ou de escrever. ECOLALIA é a repetição, como um eco, do que as pessoas dizem, com eliminação de qualquer evidência de entendimento do que foi mencionado e com perda da fala espontânea.

 

e) Correta. DISLALIA consiste na má pronúncia das palavras, seja omitindo ou acrescentando fonemas, trocando um fonema por outro ou ainda distorcendo-os. MUSSITAÇÃO é a expressão da linguagem em voz muito baixa; o enfermo movimenta os lábios de maneira automática, produzindo murmúrio ou som confuso. Como podemos ver, são sintomas apresentados por Joana, portanto, esta será nossa resposta.

 


Fonte: http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=204

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580) Texto para a questão.

  • A) possui sintomas pertinentes a um quadro psicótico, entendendo-os como mecanismos de enfrentamento diante da situação vivenciada, considerando um enfoque psicodinâmico.
  • B) apresenta quadro típico de transtorno por uso de substância, devido ao aparecimento repentino dos comportamentos inadequados, quadro agudo e sintomas positivos.
  • C) possui transtorno somatoforme, com presença de alucinações liliputianas e cenestésicas.
  • D) tem quadro bipolar, com episódio depressivo, seguido de mania, em que um evento traumático viabilizou a eclosão do transtorno.
  • E) é portador de transtorno por estresse pós-traumático, como alucinações, delírios e desintegração dos conceitos. O trauma gerado ocasionou a constituição de alguns sintomas para enfrentamento da nova realidade.

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A alternativa correta é letra A) possui sintomas pertinentes a um quadro psicótico, entendendo-os como mecanismos de enfrentamento diante da situação vivenciada, considerando um enfoque psicodinâmico.

Análise das alternativas:

a) Correta. De acordo com a CID-10, o termo "Psicótico" foi mantido como um termo descritivo conveniente. Seu uso indica a presença de alucinações, delírios ou de um número limitado de várias anormalidades de comportamento, tais como excitação e hiperatividade grosseiras, retardo psicomotor marcante e comportamento catatônico. Os sintomas, no caso, são entendidos como de enfrentamento diante da situação vivenciada e, por isso, consideramos um enfoque psicodinâmico. A alternativa é coerente com a descrição do caso, portanto, será nossa resposta.

b) Incorreta. Em nenhum momento foi mencionado que Eduardo fez uso de substâncias. Além disso, os sintomas não são indicativos do Transtorno por uso de substâncias.

c) Incorreta. A característica comum dos Transtornos Somatoformes é a presença de sintomas físicos que sugerem uma condição médica geral, porém não são completamente explicados por esta, pelos efeitos diretos de uma substância ou por um outro transtorno mental. Não foi mencionado no texto a presença de sintomas físicos.

d) Incorreta. Apesar de Eduardo passar um tempo isolado, calado, inapetente, sem hábitos de higiene, que podem ser indicativos de depressão, não são mencionados sintomas maníacos. Por isso, podemos descartar o diagnóstico de quadro bipolar.

e) Incorreta. No Transtorno de Estresse Pós Traumático, o evento traumático é persistentemente revivido (por ex., recordações recorrentes, imagens, pensamentos). Em segundo lugar, há esquiva de lembretes do trauma (por ex., locais, pessoas, atividades são evitados). Finalmente, há uma hiperexcitabilidade em resposta a estímulos que lembram o trauma (por ex., dificuldade em conciliar o sono, irritabilidade, fraca concentração, hipervigilância). Não são mencionados esses sintomas no texto, portanto, podemos descartar o diagnóstico.

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