Questões Sobre Psicopatologia - Psicologia - concurso
601) Canguilhem já dizia que normal e patológico são dois termos indissociáveis: um não pode ser definido sem o outro. Desde meados do século XX, várias tentativas de definição surgiram, trazendo controvérsias e divergências entre profissionais, mas trazendo também o estabelecimento de alguns critérios que serão adotados de acordo com opções filosóficas, ideológicas e pragmáticas do profissional. Acerca dos principais critérios de normalidade utilizados em psicopatologia, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a da esquerda.
- A) 4 – 2 – 1 – 3.
- B) 2 – 4 – 1 – 3.
- C) 2 – 4 – 3 – 1.
- D) 4 – 2 – 3 – 1.
A alternativa correta é letra B) 2 – 4 – 1 – 3.
A questão pode ser respondida com base no livro de Dalgalarrondo: "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais". Nele, o autor descreve cada um dos tipos de normalidade. Se procurarmos as palavras-chave nas descrições, conseguiremos associar as duas colunas mais rapidamente. Veja:
(2) Normalidade como ideal: a normalidade é constituída por critérios sociais arbitrários e significa estar ajustado às normas morais e políticas da sociedade.
(4) Normalidade como bem-estar: normalidade significa saúde nos aspectos físico, mental e social.
(1) Normalidade como ausência de doenças: normalidade, do ponto de vista da psicopatologia, significa não ser portador de um transtorno mental.
(3) Normalidade enquanto norma estatística: normalidade está relacionada à frequência e outros dados de distribuição estatística na população.
Fonte: DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Artmed, 2008.
602) Os critérios de normalidade e de doença mental variam conforme os fenômenos com os quais o profissional trabalha e em função de suas opções filosóficas. Acerca dos critérios de normalidade, assinale a alternativa correta.
- A) Os profissionais devem escolher apenas um critério para se basear quando analisam uma doença mental.
- B) A escolha por um ou outro critério não deve se basear no objetivo que o profissional tem em mente e, sim, no critério mais aceito para a análise do problema mental em questão.
- C) Os profissionais que atuam com psicopatologia devem assumir uma postura crítica e reflexiva diante dos critérios, a fim de serem capazes de utilizar os melhores critérios para a análise do fenômeno em questão.
- D) Para cada doença mental existe um critério de normalidade que melhor responde aos fenômenos observados.
A alternativa correta é letra C) Os profissionais que atuam com psicopatologia devem assumir uma postura crítica e reflexiva diante dos critérios, a fim de serem capazes de utilizar os melhores critérios para a análise do fenômeno em questão.
Sobre o tema, Dalgalarrondo (2008) esclarece:
[...] em alguns casos, pode-se utilizar a associação de vários critérios de normalidade ou doença, de acordo com o objetivo que se tem em mente. De toda forma, essa é uma área da psicopatologia que exige postura permanentemente crítica e reflexiva dos profissionais.
A partir do trecho acima, conseguimos selecionar a ALTERNATIVA C como resposta.
Erros das demais alternativas:
a) Os profissionais devem escolher apenas um critério para se basear quando analisam uma doença mental.
b) A escolha por um ou outro critério não deve se basear no objetivo que o profissional tem em mente e, sim, no critério mais aceito para a análise do problema mental em questão.
d) Para cada doença mental existe um critério de normalidade que melhor responde aos fenômenos observados.
Fonte: DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Artmed, 2008.
603) Padrões de comportamento antissociais manifestados pelas crianças e adolescentes, que provocam uma deterioração significativa no funcionamento cotidiano em casa ou na escola.
- A) Comportamento agressivo.
- B) Distúrbio de conduta.
- C) Transtorno de conduta.
- D) Transtorno desafiador de oposição.
A alternativa correta é letra C) Transtorno de conduta.
Análise das alternativas:
a) Comportamento agressivo.
INCORRETA. Somente "comportamento agressivo" não traduz a descrição apresentada pelo enunciado. Representa apenas uma das possíveis características dos comportamentos antissociais.
b) Distúrbio de conduta.
INCORRETA. O distúrbio da conduta é uma denominação mais leve para um grupo de sintomas. Normalmente, são casos que não preenchem os critérios para transtorno de conduta.
c) Transtorno de conduta.
CORRETA. Apenas para acrescentar conteúdo, no DSM-5, o transtorno é descrito da seguinte forma: "Um padrão de comportamento repetitivo e persistente no qual são violados direitos básicos de outras pessoas ou normas ou regras sociais relevantes e apropriadas para a idade".
d) Transtorno desafiador de oposição.
INCORRETA. De acordo com o DSM-5, os sintomas do do transtorno de oposição desafiante são: "Um padrão de humor raivoso/irritável, de comportamento questionador/desafiante ou índole vingativa com duração de pelo menos seis meses".
Fonte:
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION et al. DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Artmed Editora, 2014.
BORDIN, Isabel AS; OFFORD, David R. Transtorno da conduta e comportamento anti-social. Rev. Bras. Psiquiatr., São Paulo , v. 22, supl. 2, p. 12-15, Dec. 2000
604) Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (APA, 2004), os critérios diagnósticos do transtorno de conduta são padrão repetitivo e persistente de comportamento no qual são violados:
- A) os direitos básicos dos outros ou normas ou regras sociais importantes apropriadas à idade. Comportamento que causa prejuízo no funcionamento social, acadêmico ou ocupacional.
- B) seus próprios direitos, sem necessariamente violar normas ou regras sociais importantes apropriadas à idade. Comportamento que causa prejuízo no funcionamento social, acadêmico ou ocupacional.
- C) os direitos básicos dos outros ou normas ou regras sociais importantes, independentemente da idade, sem causar necessariamente prejuízo ao funcionamento social, acadêmico ou ocupacional.
- D) os direitos básicos dos outros ou normas ou regras sociais importantes apropriadas à idade, sem causar necessariamente prejuízo ao funcionamento social, acadêmico ou ocupacional.
A alternativa correta é letra A) os direitos básicos dos outros ou normas ou regras sociais importantes apropriadas à idade. Comportamento que causa prejuízo no funcionamento social, acadêmico ou ocupacional.
Segundo o DSM-5, o transtorno de conduta possui como sintomas:
[...] um padrão comportamental repetitivo e persistente no qual são violados direitos básicos de outras pessoas ou normas ou regras sociais relevantes e apropriadas para a idade. Esses comportamentos se enquadram em quatro grupos principais: conduta agressiva que causa ou ameaça causar danos físicos a outras pessoas ou animais; conduta não agressiva que causa perda ou danos a propriedade; falsidade ou furto; e violações graves de regras. A perturbação comportamental causa prejuízos clinicamente significativos no funcionamento social, acadêmico ou profissional
A descrição vai ao encontro do que é afirmado pela ALTERNATIVA A.
Erros das demais alternativas:
b) seus próprios direitos, sem necessariamente violar normas ou regras sociais importantes apropriadas à idade. Comportamento que causa prejuízo no funcionamento social, acadêmico ou ocupacional.
c) os direitos básicos dos outros ou normas ou regras sociais importantes, independentemente da idade, sem causar necessariamente prejuízo ao funcionamento social, acadêmico ou ocupacional.
d) os direitos básicos dos outros ou normas ou regras sociais importantes apropriadas à idade, sem causar necessariamente prejuízo ao funcionamento social, acadêmico ou ocupacional.
Fonte: AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION et al. DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Artmed Editora, 2014.
605) Apesar das dificuldades no esclarecimento do curso do transtorno de conduta, psicólogos desenvolvimentistas acreditam que esse transtorno pode apresentar duas vias de desenvolvimento: uma denominada “iniciadores precoces” e a outra “iniciadores tardios”. A respeito do assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
- A) F – F – V – F.
- B) V – V – F – V.
- C) V – F – F – V.
- D) F – V – V – F.
A alternativa correta é letra B) V – V – F – V.
Análise dos itens incorretos:
(V) Iniciadores precoces são aquelas crianças que começam com sintomas relativamente moderados, desenvolvendo inicialmente comportamentos de oposição na infância, que logo pioram para transtornos de conduta na média infância.
(V) Iniciadores precoces têm pior prognóstico e os problemas tendem a se prolongar até os transtornos de personalidade antissocial na vida adulta.
(F) Iniciadores tardios têm prognóstico pior que os iniciadores precoces.
Assinalar a de cima como verdadeira implica assinalar esta como falsa. A justificativa para o erro do item está especificado no DSM-5 da seguinte forma: "Muitas - em particular aquelas tipo com início na adolescência e as com sintomas reduzidos e mais leves - conseguem atingir um ajuste social e profissional quando adultas. No entanto, o tipo com início precoce é um preditor de pior prognóstico e de risco aumentado para comportamento criminal, transtorno da conduta e transtornos relacionados ao uso de substâncias na vida adulta."
(V) Iniciadores tardios desenvolvem comportamentos antissociais na adolescência, que tendem a desaparecer na passagem da adolescência para a vida adulta.
A sequência correta, de cima para baixo, é: V-V-F-V.
Fonte: AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION et al. DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Artmed Editora, 2014.
606) Embora seja difícil afirmar quais crianças desenvolverão sintomas na idade adulta, alguns fatores de risco foram identificados como indicadores da continuação dos comportamentos antissociais na vida adulta. Acerca do assunto, considere as seguintes afirmativas:
- A) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
- B) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
- C) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
- D) Somente as alternativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
A alternativa correta é letra A) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
Análise dos itens incorretos:
1. A idade de início é o primeiro fator de risco. Crianças que desenvolvem comportamentos antissociais antes dos 6 anos parecem ter maior probabilidade de manter esses comportamentos quando adultos. CORRETO.
2. A idade de início é um fator de risco importante, mas indivíduos que desenvolvem comportamentos antissociais somente na adolescência têm maior probabilidade de manter esses comportamentos na vida adulta, quando comparados às crianças que desenvolvem esses comportamentos antes dos 6 anos. INCORRETO.
A justificativa para o erro do item está especificado no DSM-5 da seguinte forma, na parte de Transtorno da Conduta: "Muitas - em particular aquelas tipo com início na adolescência e as com sintomas reduzidos e mais leves - conseguem atingir um ajuste social e profissional quando adultas. No entanto, o tipo com início precoce é um preditor de pior prognóstico e de risco aumentado para comportamento criminal, transtorno da conduta e transtornos relacionados ao uso de substâncias na vida adulta."
3. Um fator de risco é a amplitude do comportamento desviado. Crianças que apresentam comportamentos antissociais na escola e em casa têm maior risco de manter esses comportamentos até a vida adulta, quando comparadas às crianças que apresentam os problemas em apenas um contexto. CORRETO.
4. A frequência, a diversidade e a intensidade dos comportamentos antissociais não são consideradas fatores de risco para que os problemas persistam até a vida adulta. INCORRETO.
Essas características podem contribuir para os problemas persistirem até a vida adulta.
Fonte: AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION et al. DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Artmed Editora, 2014.
607) A razão pela qual os comportamentos antissociais se desenvolvem está longe de ser esclarecida, mas sabe-se que existem fatores genéticos e fatores ambientais implicados no seu desenvolvimento. A respeito do assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
- A) V – F – V – F.
- B) V – F – V – V.
- C) F – V – F – V.
- D) F – V – F – F.
A alternativa correta é letra B) V – F – V – V.
Análise dos itens incorretos:
(V) A genética pode desempenhar um papel importante, mas as pesquisas nessa área ainda não são conclusivas e indicam apenas que a contribuição da genética pode ser de pequena a moderada no desenvolvimento de comportamentos antissociais.
(F) A maior parte das pesquisas está relacionada a fatores ambientais e incluem estudos com gêmeos, padrões familiares e características cognitivas das crianças.
Os fatores ambientais não incluem estudos com gêmeos. Veja o que o DSM-5 especifica na parte de "fatores de risco ambientais" para Transtorno da Conduta: "os fatores de risco familiares incluem rejeição e negligência parental, prática inconsistente para criar os filhos, disciplina agressiva, abuso físico ou sexual, falta de supervisão, institucionalização precoce, mudanças freqüentes de cuidadores, família excessivamente grande, criminalidade parental e determinados tipos de psicopatologia familiar."
(V) A teoria de Patterson (1982) sobre o modelo de família coercitiva está entre as mais conhecidas explicações sobre o desenvolvimento dos comportamentos antissociais.
(V) Depressão, ansiedade e estresse nos cuidadores estão relacionados ao desenvolvimento de comportamentos antissociais nas crianças. Esses problemas nos pais afetam a família, pois, durante os estados de ânimo alterados, os pais não estão emocionalmente disponíveis para seus filhos.
Fonte: AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION et al. DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Artmed Editora, 2014.
608) No recente acidente ocorrido na Boite Kiss, o prédio incendiou-se matando por queimaduras e asfixia mais de uma centena de pessoas em Santa Maria–RS. Entre os sobreviventes, espera-se um aumento no aparecimento de casos de
- A) piromania compulsiva
- B) transtorno do estresse pós-traumático
- C) escoptofilia secundária
- D) transtorno de ansiedade generalizado
A alternativa correta é letra B) transtorno do estresse pós-traumático
Gabarito: Letra B.
Análise das alternativas:
a) piromania compulsiva
INCORRETA. De acordo com o DSM-5, "a característica essencial da piromania é a presença de vários episódios de provocação deliberada de incêndios." Não seria um transtorno em potencial em indivíduos que passaram por traumas devido ao incêndio na boate.
b) transtorno do estresse pós-traumático
CORRETA. O DSM-5 cita como principais características do TEPT: "desenvolvimento de sintomas característicos após a exposição a um ou mais eventos traumáticos", incluindo sintomas emocionais e comportamentais de revivência e medo. As pessoas que presenciaram o incêndio da boate kiss têm mais chance de desenvolve-lo.
c) escoptofilia secundária
INCORRETA. Não foi encontrada essa psicopatologia na literatura.
d) transtorno de ansiedade generalizado
INCORRETA. Segundo DSM-5, "as características essenciais do transtorno de ansiedade generalizada são ansiedade e preocupação excessivas (expectativa apreensiva) acerca de diversos eventos ou atividades." Embora o incêndio na boate possa provocar sintomas de ansiedade, por ter sido um evento traumático, é mais provável que o TEPT se desenvolva.
Fonte: AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION et al. DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Artmed Editora, 2014.
609) Padrão global de instabilidade dos relacionamentos interpessoais, de autoimagem e dos afetos, acentuada impulsividade, inaceitação de abandonos, recorrência de ameaça de comportamento automutilante, sentimentos crônicos de vazio e ideação paranoide transitória, são componentes do transtorno
- A) esquizoide da personalidade
- B) da personalidade borderline
- C) bipolar tipo II
- D) disruptivo da personalidade
A alternativa correta é letra B) da personalidade borderline
Gabarito: Letra B.
Vamos analisar as alternativas de acordo com o DSM 5:
a) esquizoide da personalidade
INCORRETA. É um padrão de distanciamento das relações sociais e uma faixa restrita de expressão emocional.
b) da personalidade borderline
CORRETA. É um padrão de instabilidade nas relações interpessoais, na autoimagem e nos afetos, com impulsividade acentuada. Portanto, será nossa resposta.
c) bipolar tipo II
INCORRETA. Caracteriza-se pela presença de um ou mais episódios depressivos maiores e pelo menos uma episódio hipomaníaco.
d) disruptivo da personalidade
INCORRETA. Esse transtorno está mais relacionado com problemas de autocontrole de emoções e comportamentos e conflito com figuras de autoridade ou normas sociais.
Fonte: AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION et al. DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Artmed Editora, 2014.
610) Ao explicar a dinâmica do surgimento das doenças psicossomáticas, representantes da Escola de Chicago defendem que
- A) os distúrbios psicossomáticos podem ser divididos segundo a natureza vegetativa histérica, obsessiva, fóbica e genital.
- B) a maioria das doenças psicossomáticas estão bastante relacionadas a certos tipos de caráter ou constelação emocional.
- C) os pacientes, cuja história familiar possuem maior incidência de casos de relacionamento simbióticos, são mais vulneráveis às doenças psicossomáticas.
- D) as doenças correspondem a uma espécie de linguagem dos órgãos que são facilitadas por tensões neurovegetativas e parassimpáticas.
A alternativa correta é letra B) a maioria das doenças psicossomáticas estão bastante relacionadas a certos tipos de caráter ou constelação emocional.
Gabarito: Letra B
Ao explicar a dinâmica do surgimento das doenças psicossomáticas, representantes da Escola de Chicago defendem que
a) os distúrbios psicossomáticos podem ser divididos segundo a natureza vegetativa histérica, obsessiva, fóbica e genital.
Errado. Os distúrbios emocionais das funções vegetativas são divididos em preparação para luta ou fuga e retirada da atividade.
“Alexander (1989, p.37), analisando o conceito Freudiano de histeria conversiva em psicossomática faz uma distinção entre sintoma conversivo e neurose vegetativa. Para ele, o sintoma conversivo é “uma expressão simbólica de um conteúdo psicológico emocionalmente definido”, cuja finalidade é “expressar e aliviar tensões emocionais”, através dos sistemas neuromuscular voluntário ou perceptivo. Enquanto a neurose vegetativa é uma resposta fisiológica dos órgãos vegetativos a estados que podem ser ou não constantes.
Para este autor, apenas no campo das inervações voluntárias pode haver a expressão simbólica do conteúdo psicológico, enquanto que é pouco provável que nos órgãos internos haja expressão simbólica. Para explicar este funcionamento, Alexander cria a noção de “neurose orgânica”, que abrange todos os “distúrbios funcionais” dos órgãos vegetativos, causados por impulsos nervosos, originados por processos emocionais “que ocorrem em algum lugar nas áreas cortical e subcortical do cérebro” (Alexander, 1989, p.37).
Portanto, segundo este autor, a tensão emocional proveniente de conflitos vivenciados ou afetos específicos reprimidos estimulariam a função de órgãos específicos, verificando-se, a partir daí, “uma espécie de ‘estase anormal de energia’, pelo aumento ou persistência da produção dos concomitantes fisiológicos das emoções, perturbadora do seu funcionamento normal”, isto é, o que em um primeiro momento “se traduziria por uma alteração da função” posteriormente se constituiria em “uma transformação orgânica”, ou seja, “passaria de sintoma funcional a sintoma orgânico” (Cardoso, 1995, p.11).
Do ponto de vista psicodinâmico, Alexander (1989, p.11), divide os distúrbios emocionais das funções vegetativas em duas categorias, sendo que correspondem a duas atitudes emocionais específicas. A primeira categoria se refere às atitudes emocionais de “preparação para luta ou fuga” e a segunda à “retirada da atividade” dirigida para o exterior. E, do ponto de vista fisiológico, as atitudes emocionais, da primeira categoria, estão sob o comando do sistema nervoso simpático; e, a segunda categoria, sob o sistema nervoso parassimpático. Partindo deste princípio, distingue as doenças relacionadas ao sistema nervoso simpático como respostas ativas, e as doenças relacionadas ao sistema nervoso parassimpático como respostas passivas. “O primeiro grupo incluíria doenças como a hipertensão arterial, a diabetes, a epilepsia, etc... enquanto do segundo grupo fariam parte afecções como asma, as colites, a úlcera duodenal, etc...” (Cardoso, 1995, p.11)”
b) a maioria das doenças psicossomáticas estão bastante relacionadas a certos tipos de caráter ou constelação emocional.
Certo! Essa é uma ideia defendida por Alexander, um representante da escola de Chicago.
“A teoria da especificidade norteia todos os pontos de vista de Alexander. Para ele, a especificidade orgânica seria responsável pela fragilidade de determinados órgãos. “Está aliada a constelações emocionais ou psicodinâmicas dos sujeitos e que a par de conflitos inconscientes específicos organizaria modos de defesa também específicas, poderia levar ao aparecimento de determinadas doenças, servindo a situação exterior de desencadeante” (Cardoso, 1995, loc. cit.).”
c) os pacientes, cuja história familiar possuem maior incidência de casos de relacionamento simbióticos, são mais vulneráveis às doenças psicossomáticas.
Errado. Essa não é uma ideia defendida pelos autores.
d) as doenças correspondem a uma espécie de linguagem dos órgãos que são facilitadas por tensões neurovegetativas e parassimpáticas.
Errado. A doença como linguagem é uma teoria do médico alemão Groddeck.
Nosso gabarito é Letra B
Referência
Cerchiari, Ednéia Albino Nunes. Psicossomática um estudo histórico e epistemológico. Psicologia: Ciência e Profissão [online]. 2000, v. 20, n. 4
