Questões Sobre Psicopatologia - Psicologia - concurso
861) Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
- A) obsessivo-compulsivo / 60
- B) do pânico e agorafobia / 90
- C) de estresse pós-traumático / 30
- D) de estresse pós-traumático / 90
A alternativa correta é letra C) de estresse pós-traumático / 30
Gabarito Letra C
Barlow & Col. afirmam que “diferentemente da maioria dos diagnósticos psiquiátricos, esse tipo de transtorno demanda a ocorrência de um determinado tipo de evento, do qual a pessoa afetada não se recupera”. Sendo assim, para atender esse tipo de diagnóstico, o indivíduo deve ter vivenciado, testemunhado ou se deparado de alguma outra maneira com um evento que envolva morte real ou ameaça, lesão grave ou ameaça à integridade física (p. 75).
O diagnóstico mencionado anteriormente refere-se ao transtorno __________________________, em que os critérios de sintoma devem ser cumpridos simultaneamente por um período de ______ dias.
O transtorno que exige a vivência, testemunha ou alguma outra forma de contato com um trauma é o transtorno de estresse pós traumático. Nesse transtorno, os sintomas devem durar pelo menos 30 dias, se durar menos que isso, é transtorno de estresse agudo.
“Diferentemente da maioria dos transtornos psiquiátricos, o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) demanda a ocorrência de um determinado tipo de evento, do qual a pessoa afetada não se recupera. Em primeiro lugar, para atender ao diagnóstico de TEPT, segundo o Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais, quinta edição (DSM-5; American Psychiatric Association, 2013), o indivíduo deve ter vivenciado, testemunhado ou se deparado de alguma outra maneira com um evento que envolva morte real ou ameaça, lesão grave ou violência sexual. A exposição a eventos traumáticos pode acontecer por vivência direta, testemunhando-se o evento acontecer com outra pessoa, tomando-se conhecimento de trauma violento ou acidental que aconteceu com um amigo próximo ou parente ou sendo exposto de forma repetida ou extrema a elementos aversivos de um evento traumático (p. ex., um profissional de salvamento coletando partes de corpos das vítimas). Os critérios dos sintomas entram em quatro categorias amplas: reviver os sintomas (critério B), evitação (critério C) alterações negativas em cognições e no humor (critério D; p. ex., dificuldades de memória, sentir-se distanciado, crenças negativas persistentes) e hiperexcitação (critério E). Segundo o critério B, os sintomas devem ser revividos de uma das seguintes formas: memórias do trauma podem inundar a consciência repetidas vezes, sem aviso, parecendo vir “do nada”, sem fatores desencadeantes ou gatilhos que as provoquem. A pessoa com TEPT pode sentir de forma muito vívida o retorno das experiências ou flashbacks. Também podem ocorrer recordações intrusivas durante o sono, na forma de pesadelos relacionados aos temas em questão. Além disso, diante de gatilhos associados ao evento traumático, reais ou simbólicos, a pessoa pode apresentar essas reações psicológicas intensas (p. ex., pavor, aversão, depressão) e/ou respostas fisiológicas (p. ex., aceleração dos batimentos cardíacos, sudorese e respiração ofegante, etc.). (...)
Os critérios de sintomas descritos devem ser cumpridos simultaneamente por pelo menos um mês para receber um diagnóstico de TEPT, e os sintomas devem ser percebidos como desconfortáveis ou como algo que causa prejuízos ao funcionamento. Uma proporção importante dos sobreviventes de trauma exibe sintomas coerentes com um diagnóstico de TEPT imediatamente após o evento traumático, mas as taxas caem quase pela metade dentro de três meses a partir do trauma e depois tendem a estabilizar.”
Nosso gabarito é Letra C.
Referência
Barlow, D.H. (2016). Manual Clínico dos Transtornos Psicológicos – tratamento passo a passo. 5ªed. Porto Alegre: Artmed.
862) É característica de crianças e adolescentes diagnosticados com transtorno de conduta a presença de
- A) intenso sofrimento psíquico associado a sentimentos de inadequação.
- B) capacidade de aprender com as consequências nefastas dos próprios atos.
- C) atitudes de extrema lealdade em relação aos companheiros ou parceiros.
- D) comorbidades de natureza orgânica, como epilepsia e hiperatividade.
- E) baixa tolerância à frustração, que favorece a ocorrência de crises de irritabilidade.
A alternativa correta é letra E) baixa tolerância à frustração, que favorece a ocorrência de crises de irritabilidade.
É característica de crianças e adolescentes diagnosticados com transtorno de conduta a presença de
Para responder esta questão, vamos observar o texto de Baldaçara:
"O padrão de comportamento no Transtorno de Conduta se caracteriza pela violação dos direitos básicos dos outros e das normas ou regras sociais. Esse comportamento pode ser agrupado em 4 tipos principais:
1. Conduta agressiva que causa ameaça ou danos a outras pessoas e/ou animais;
2. Conduta não agressiva, mas que causa perdas ou danos a propriedades;
3. Defraudação e/ou furto e;
4. Violações habituais de regras.
A baixa tolerância a frustrações (incapacidade em tolerar as dificuldades existenciais comuns a vida em sociedade, falta de capacidade em lidar com os problemas do cotidiano ou com as situações onde as coisas não saem de acordo com o desejado) favorece as crises de irritabilidade, explosões temperamentais e agressividade exagerada, parecendo, muitas vezes uma espécie de comportamento vingativo e desaforado"
Agora, analisemos as alternativas.
a) intenso sofrimento psíquico associado a sentimentos de inadequação.
De acordo com o DSM-V, o sentimento de inadequação está presente nos transtornos de personalidade evitativa e dependente. Veja:
"O transtorno da personalidade evitativa e o transtorno da personalidade dependente são caracterizados por sentimentos de inadequação, hipersensibilidade à crítica e necessidade de garantias."
Não faz parte, portanto, do transtorno de conduta.
Assertiva Falsa.
b) capacidade de aprender com as consequências nefastas dos próprios atos.
Uma das características do Transtorno de Conduta é a falta de sensibilidade com as consequências nefastas. Observe o que diz Baldaçara:
"Normalmente há, nesses pacientes, uma demonstração de comportamento insensível, podendo ter o hábito de acusar seus companheiros e tentar culpar qualquer outra pessoa ou circunstância por suas eventuais más ações"
Assertiva Falsa.
c) atitudes de extrema lealdade em relação aos companheiros ou parceiros.
Como vimos acima, acusar os seus companheiros é uma característica do Transtorno de Conduta.
Assertiva Falsa.
d) comorbidades de natureza orgânica, como epilepsia e hiperatividade.
O DSM-V fala sobre a comorbidade com o TDAH:
"O risco de persistência do transtorno da conduta também aumenta com a comorbidade com o TDAH e com o abuso de substâncias."
Contudo, não há relação com a epilepsia.
Assertiva Falsa.
e) baixa tolerância à frustração, que favorece a ocorrência de crises de irritabilidade.
Essa alternativa está de acordo com o texto que vimos acima. Veja o trecho:
"A baixa tolerância a frustrações (incapacidade em tolerar as dificuldades existenciais comuns a vida em sociedade, falta de capacidade em lidar com os problemas do cotidiano ou com as situações onde as coisas não saem de acordo com o desejado) favorece as crises de irritabilidade, explosões temperamentais e agressividade exagerada, parecendo, muitas vezes uma espécie de comportamento vingativo e desaforado".
Assertiva Correta.
A alternativa correta é, portanto, a Letra E.
863) Pode-se dizer que a Síndrome de Asperger
- A) faz parte dos transtornos do espectro autista devido ao comprometimento do teste de realidade.
- B) tende a ser confundida com quadros de retardo mental devido ao prejuízo precoce das habilidades verbais.
- C) compromete as relações interpessoais principalmente em decorrência da falta de reciprocidade emocional.
- D) costuma estar associada a déficit de atenção decorrente do amplo leque de interesses desses indivíduos.
- E) responde bem a ambientes flexíveis que favoreçam o desenvolvimento da criatividade de seus portadores.
A alternativa correta é letra C) compromete as relações interpessoais principalmente em decorrência da falta de reciprocidade emocional.
Observação: É importante pontuar que esta questão baseia-se nos conhecimentos do DSM-IV. Atualmente, o DSM-V não tem mais uma classificação para Asperger.
Pode-se dizer que a Síndrome de Asperger
Veja os critérios da Síndrome de Asperger, segundo o DSM-IV:
Critérios diagnósticos para Síndrome de Asperger.
"A. Déficits qualitativos na interação social, manifestados por, pelo menos, dois dos seguintes:
a. déficit marcado no uso de comportamentos não-verbais, tais como contato visual, expressão facial, postura corporal e gestos para regular a interação social;
b. incapacidade de estabelecer relações com seus pares de acordo com o seu nível de desenvolvimento;
c. falta de um desejo espontâneo de compartilhar situações agradáveis ou interesses (como, por exemplo, mostrando ou apontando para objetos de interesse);
d. falta de reciprocidade emocional ou social.
B. Padrões de comportamento, atividades e interesses restritos e estereotipados, manifestados por:
a. preocupação excessiva, em termos de intensidade ou de foco, com interesses restritos e estereotipados;
b. aderência inflexível a rotinas ou rituais;
c. maneirismos motores repetitivos e estereotipados;
d. preocupação persistente com partes de objetos.
C. Esse transtorno causa distúrbios clinicamente significativos em termos sociais, ocupacionais ou em outras áreas importantes de funcionamento.
D. Não há atraso clinicamente significativo de linguagem (por exemplo, palavras isoladas aos 2 anos, frases aos 3 anos).
E. Não há atraso clinicamente significativo do desenvolvimento cognitivo, de habilidades de autoajuda, de comportamentos adaptativos (excetuandose interação social) e de curiosidade em relação ao seu ambiente durante a infância.
F. Não há critérios suficientes para o diagnóstico de outro transtorno invasivo de desenvolvimento ou esquizofrenia"
Vamos analisar as alternativas.
a) faz parte dos transtornos do espectro autista devido ao comprometimento do teste de realidade.
O que é característico nos transtornos do especto autista é um prejuízo na comunicação social, comportamentos restritos e repetitivos. Veja o que tem no DSM-V:
"Fusão de transtorno autista, transtorno de Asperger e transtorno global do desenvolvimento no transtorno do espectro autista. Os sintomas desses transtornos representam um continuum único de prejuízos com intensidades que vão de leve a grave nos domínios de comunicação social e de comportamentos restritivos e repetitivos em vez de constituir transtornos distintos."
O critério não é o teste de realidade.
Assertiva Falsa.
b) tende a ser confundida com quadros de retardo mental devido ao prejuízo precoce das habilidades verbais.
O CID-10 diz que a Síndrome de Asperger difere do Autismo
"primariamente por não haver nenhum atraso ou retardo global no desenvolvimento cognitivo ou de linguagem"
O Asperger não é confundido, portanto, com quadros de retardo mental.
Assertiva Falsa.
c) compromete as relações interpessoais principalmente em decorrência da falta de reciprocidade emocional.
Vimos que há um comprometimento das relações interpessoais. Veja novamente:
"A. Déficits qualitativos na interação social, manifestados por, pelo menos, dois dos seguintes:
(...)
d. falta de reciprocidade emocional ou social."
Assertiva Correta.
d) costuma estar associada a déficit de atenção decorrente do amplo leque de interesses desses indivíduos.
Conforme vimos, os interesses são restritos:
"a. preocupação excessiva, em termos de intensidade ou de foco, com interesses restritos e estereotipados"
Assertiva Falsa.
e) responde bem a ambientes flexíveis que favoreçam o desenvolvimento da criatividade de seus portadores.
É uma característica da Síndrome de Asperger, segundo o DSM-IV, a adesão a rotinas inflexíveis. Observe:
"b. aderência inflexível a rotinas ou rituais"
Com base no manual, não podemos afirmar que responde bem a ambientes flexíveis.
Assertiva Falsa.
A alternativa correta é, portanto, a Letra C.
864) A “tríade autista”, referente às três áreas afetadas pelo autismo, inclui:
- A) abstração; memória; comunicação.
- B) verbalização; socialização; identidade.
- C) interação; cognição; comportamentos focalizados e repetitivos.
- D) cognição; afeto; socialização.
- E) socialização; comunicação; comportamentos focalizados e repetitivos.
A alternativa correta é letra E) socialização; comunicação; comportamentos focalizados e repetitivos.
A “tríade autista”, referente às três áreas afetadas pelo autismo, inclui:
Veja o que Maciel e Garcia Filho comentam sobre a tríade:
"O diagnóstico do autismo baseia-se na observação do comportamento, e não em exames clínicos. Segundo as normas da Associação Americana de Psiquiatria, 'na quarta edição do Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-IV)', para que uma pessoa seja diagnosticada como autista é preciso que a pessoa apresente seis ou mais dos itens a seguir, com pelo menos dois do grupo 1, um do grupo 2 e um do grupo 3.
Há quem chame as três áreas afetadas de “tríade autista”: socialização, comunicação e comportamentos focalizados e repetitivos.
1) Grupo 1 – Deficiências na interação social:
- dificuldade de se comunicar através de gestos e expressões facial e corporal;
- não faz amizades facilmente;
- não tenta compartilhar suas emoções (Ex.: não mostra coisas de que gostou);
- falta de reciprocidade social ou emocional (não expressa facilmente seus sentimentos, nem percebe os sentimentos alheios).
2) Grupo 2 – Deficiências na comunicação:
- atraso ou falta de linguagem falada;
- nos que falam, dificuldade muito grande em iniciar ou manter uma conversa;
- uso estereotipado e repetitivo da linguagem (usa frases de propagandas, filmes novelas, programas de televisão, trechos ou músicas inteiras);
- falta de jogos de imitação (Ex: representar o papai, a mamãe, a professora – algo muito comum nas brincadeiras de crianças).
3) Grupo 3 - Comportamento focalizado e repetitivo:
- preocupação insistente com um ou mais padrões estereotipados (Ex.: não misturar alimentos no prato, não ingerir alimentos com determinadas texturas, seguir sempre o mesmo ritual para determinadas tarefas);
- assumir de forma inflexível rotinas ou rituais (ter “manias” ou focalizar-se em um único assunto de interesse);
- maneirismos motores estereotipados (agitar ou torcer as mãos, bater a mão uma na outra, ficar olhando fixamente as mãos, ter sempre um objeto de interesse e ficar manipulando este objeto);
- preocupação insistente com partes de objetos, em vez do todo (fixação na roda de um carrinho ou hélice de ventiladores, por exemplo)."
Portanto, nota-se que a tríade autista é a seguinte: socialização, comunicação e comportamentos focalizados e repetitivos. Encontramos isso abaixo na Letra E.
a) abstração; memória; comunicação.
b) verbalização; socialização; identidade.
c) interação; cognição; comportamentos focalizados e repetitivos.
d) cognição; afeto; socialização.
e) socialização; comunicação; comportamentos focalizados e repetitivos.
865) Segundo Michel Foucault, a captura da loucura pela interpretação científica e institucional produzida pela medicina mental se deu com o conceito de
- A) possessão.
- B) alienação mental.
- C) teste de realidade.
- D) esquizofrenia.
- E) delírio.
A alternativa correta é letra B) alienação mental.
Segundo Michel Foucault, a captura da loucura pela interpretação científica e institucional produzida pela medicina mental se deu com o conceito de
Vamos observar o que Scaramussa e colab. falam sobre esse tema:
"A arqueologia da loucura, de Foucault (2000) possibilitou a análise histórica da loucura, que na modernidade passou a ser vista como uma alienação mental, e mais tarde como doença mental, passível de cuidados médicos.
(...)
Com o surgimento do conceito de Alienação Mental em atribuição ao louco, criado pelo psiquiatra francês Philippe Pinel, no final do século XVIII, a loucura é capturada pela interpretação científica e institucional produzida pela medicina mental e pelo asilo de alienados mentais."
Com isso, nota-se que a questão aborda o conceito de alienação mental. Encontramos isso abaixo na Letra B.
a) possessão.
b) alienação mental.
c) teste de realidade.
d) esquizofrenia.
e) delírio.
866) Um psicólogo, analisando os dados de histórico e entrevistas realizadas com um indivíduo, identifica um padrão invasivo de grandiosidade e necessidade de admiração associado às seguintes características: senso relativamente estável de identidade; falta de empatia; certo desdém pelos outros e crença de que é especial e singular; acentuada vulnerabilidade à autoestima. Dado que as funções de controle do pensamento e teste de realidade estão preservadas no indivíduo, as características identificadas pelo psicólogo sugerem, como hipótese diagnóstica mais provável, o transtorno de personalidade
- A) passivo-dependente.
- B) narcisista.
- C) borderline.
- D) antissocial.
- E) histriônico.
A alternativa correta é letra B) narcisista.
Um psicólogo, analisando os dados de histórico e entrevistas realizadas com um indivíduo, identifica um padrão invasivo de grandiosidade e necessidade de admiração associado às seguintes características: senso relativamente estável de identidade; falta de empatia; certo desdém pelos outros e crença de que é especial e singular; acentuada vulnerabilidade à autoestima. Dado que as funções de controle do pensamento e teste de realidade estão preservadas no indivíduo, as características identificadas pelo psicólogo sugerem, como hipótese diagnóstica mais provável, o transtorno de personalidade
Essa é uma questão de psicopatologia que, por ser de 2014, provavelmente utilizou o DSM-IV como referência. Vamos fundamentar as respostas utilizando o DSM-V que é a versão mais atualizada e que atualmente cai nas provas.
a) passivo-dependente.
Observe as características diagnósticas do Transtorno de Personalidade Dependente, segundo DSM-V:
"Uma necessidade difusa e excessiva de ser cuidado que leva a comportamento de submissão e apego que surge no início da vida adulta e está presente em vários contextos, conforme indicado por cinco (ou mais) dos seguintes:
1. Tem dificuldades em tomar decisões cotidianas sem uma quantidade excessiva de conselhos e reasseguramento de outros.
2. Precisa que outros assumam responsabilidade pela maior parte das principais áreas de sua vida.
3. Tem dificuldades em manifestar desacordo com outros devido a medo de perder apoio ou aprovação. (Nota: Não incluir os medos reais de retaliação.)
4. Apresenta dificuldade em iniciar projetos ou fazer coisas por conta própria (devido mais a falta de autoconfiança em seu julgamento ou em suas capacidades do que a falta de motivação ou energia).
5. Vai a extremos para obter carinho e apoio de outros, a ponto de voluntariar-se para fazer coisas desagradáveis.
6. Sente-se desconfortável ou desamparado quando sozinho devido a temores exagerados de ser incapaz de cuidar de si mesmo.
7. Busca com urgência outro relacionamento como fonte de cuidado e amparo logo após o término de um relacionamento íntimo.
8. Tem preocupações irreais com medos de ser abandonado à própria sorte."
Não tem relação, portanto, com o que foi pedido na questão
Assertiva Falsa.
b) narcisista.
Veja as características diagnósticas:
"Um padrão difuso de grandiosidade (em fantasia ou comportamento), necessidade de admiração e falta de empatia que surge no início da vida adulta e está presente em vários contextos, conforme indicado por cinco (ou mais) dos seguintes:
1. Tem uma sensação grandiosa da própria importância (p. ex., exagera conquistas e talentos, espera ser reconhecido como superior sem que tenha as conquistas correspondentes).
2. É preocupado com fantasias de sucesso ilimitado, poder, brilho, beleza ou amor ideal.3. Acredita ser “especial” e único e que pode ser somente compreendido por, ou associado a, outras pessoas (ou instituições) especiais ou com condição elevada.
4. Demanda admiração excessiva.
5. Apresenta um sentimento de possuir direitos (i.e., expectativas irracionais de tratamento especialmente favorável ou que estejam automaticamente de acordo com as próprias expectativas).
6. É explorador em relações interpessoais (i.e., tira vantagem de outros para atingir os próprios fins).
7. Carece de empatia: reluta em reconhecer ou identificar-se com os sentimentos e as necessidades dos outros.
8. É frequentemente invejoso em relação aos outros ou acredita que os outros o invejam.
9. Demonstra comportamentos ou atitudes arrogantes e insolentes."
Nota-se que algumas características estão de acordo com o que foi trazido pela questão.
Assertiva Correta.
c) borderline.
Características Diagnósticas:
"Um padrão difuso de instabilidade das relações interpessoais, da autoimagem e dos afetos e de impulsividade acentuada que surge no início da vida adulta e está presente em vários contextos, conforme indicado por cinco (ou mais) dos seguintes:
1. Esforços desesperados para evitar abandono real ou imaginado. (Nota: Não incluir comportamento suicida ou de automutilação coberto pelo Critério 5.)
2. Um padrão de relacionamentos interpessoais instáveis e intensos caracterizado pela alternância entre extremos de idealização e desvalorização.
3. Perturbação da identidade: instabilidade acentuada e persistente da autoimagem ou da percepção de si mesmo.
4. Impulsividade em pelo menos duas áreas potencialmente autodestrutivas (p. ex., gastos, sexo, abuso de substância, direção irresponsável, compulsão alimentar). (Nota: Não incluir comportamento suicida ou de automutilação coberto pelo Critério 5.)
5. Recorrência de comportamento, gestos ou ameaças suicidas ou de comportamento auto-mutilante.
6. Instabilidade afetiva devida a uma acentuada reatividade de humor (p. ex., disforia episódica, irritabilidade ou ansiedade intensa com duração geralmente de poucas horas e apenas raramente de mais de alguns dias).
7. Sentimentos crônicos de vazio.
8. Raiva intensa e inapropriada ou dificuldade em controlá-la (p. ex., mostras freqüentes de irritação, raiva constante, brigas físicas recorrentes).
9. Ideação paranoide transitória associada a estresse ou sintomas dissociativos intensos."
Assertiva Falsa.
d) antissocial.
Características Diagnósticas:
A. Um padrão difuso de desconsideração e violação dos direitos das outras pessoas que ocorre desde os 15 anos de idade, conforme indicado por três (ou mais) dos seguintes:
1. Fracasso em ajustar-se às normas sociais relativas a comportamentos legais, conforme indicado pela repetição de atos que constituem motivos de detenção.
2. Tendência à falsidade, conforme indicado por mentiras repetidas, uso de nomes falsos ou de trapaça para ganho ou prazer pessoal.
3. Impulsividade ou fracasso em fazer planos para o futuro.
4. Irritabilidade e agressividade, conforme indicado por repetidas lutas corporais ou agressões físicas.
5. Descaso pela segurança de si ou de outros.
6. Irresponsabilidade reiterada, conforme indicado por falha repetida em manter uma conduta consistente no trabalho ou honrar obrigações financeiras.
7. Ausência de remorso, conforme indicado pela indiferença ou racionalização em relação a ter ferido, maltratado ou roubado outras pessoas.
Assertiva Falsa.
e) histriônico.
Características Diagnósticas:
Um padrão difuso de emocionalidade e busca de atenção em excesso que surge no início da vida adulta e está presente em vários contextos, conforme indicado por cinco (ou mais) dos seguintes:
1. Desconforto em situações em que não é o centro das atenções.
2. A interação com os outros é frequentemente caracterizada por comportamento sexualmente sedutor inadequado ou provocativo.
3. Exibe mudanças rápidas e expressão superficial das emoções.
4. Usa reiteradamente a aparência física para atrair a atenção para si.
5. Tem um estilo de discurso que é excessivamente impressionista e carente de detalhes.
6. Mostra autodramatização, teatralidade e expressão exagerada das emoções.
7. É sugestionável (i.e., facilmente influenciado pelos outros ou pelas circunstâncias).
8. Considera as relações pessoais mais íntimas do que na realidade são.
Assertiva Falsa.
A alternativa correta é, portanto, a Letra B.
867) Considerando os processos psicológicos básicos, a apreensão de uma situação objetiva baseada em sensações, acompanhada de representações e frequentemente de juízos, num ato único, o qual somente pode ser decomposto por meio de análise, denomina-se
- A) Inteligência.
- B) memória.
- C) sensação.
- D) percepção.
A alternativa correta é letra D) percepção.
Considerando os processos psicológicos básicos, a apreensão de uma situação objetiva baseada em sensações, acompanhada de representações e frequentemente de juízos, num ato único, o qual somente pode ser decomposto por meio de análise, denomina-se
Segundo (López-Ibor, 2012) citado por Guimarães (2014, pp. 24-25) menciona:
“A tendência da psicologia contemporânea é considerar a percepção como a apreensão de uma situação objetiva baseada em sensações, acompanhada de representações e, frequentemente, de juízos, em um ato único, o qual somente pode ser decomposto por meio da análise.”
Com base no exposto vamos a análise das alternativas:
a) Inteligência.
Alternativa INCORRETA. Conforme Sadock & Cols., (2017, p. 258):
“A inteligência é definida como a capacidade de aprender com o ambiente e se adaptar a ele e a capacidade de pensar em termos abstratos.”
b) memória.
Alternativa INCORRETA. Segundo Pavão (2008, p. 1):
“A memória pode ser definida como a capacidade de um organismo alterar seu comportamento em decorrência de experiências prévias.”
c) sensação.
Alternativa INCORRETA. Diferenciando “sensação X percepção”, Martins (2011) menciona:
“A sensação é a capacidade de codificar certos aspectos da energia física e química que nos circunda, representando-os como impulsos nervosos capazes de serem compreendidos pelos neurônios, ou seja, é a recepção de estímulos do meio externo captado por algum dos nossos cinco sentidos: visual, auditiva, tátil, olfativa e gustativa. [...] Já a percepção é a capacidade de interpretar essa sensação, associando informações sensoriais a nossa memória e cognição, de modo a formar conceitos sobre o mundo e sobre nós mesmos e orientar nosso comportamento.”
d) percepção.
Alternativa CORRETA. A descrição apresentada pelo enunciado é compatível com a definição apresentada pela literatura de Guimarães (2014) para o conceito de PERCEPÇÃO, portanto, está CERTO o que preconiza a alternativa.
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Fonte consultada:
Martins, Michelle de Sousa Fontes. A Sensação, a Percepção e as Desordens da Percepção. Psicologado. Edição 08/2011. Disponível em < https://psicologado.com.br/neuropsicologia/a-sensacao-a-percepcao-e-as-desordens-da-percepcao >. Acesso em 21 Jul 2019.
Guimarães, D. A. R. (2014). Percepção visual da informação de orientação, sinalização e alertas de prevenção de acidentes dos portadores de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Disponível em http://repositorio.unb.br/handle/10482/15447
Pavão, R. (2008). Memória e aprendizagem. Laboratório de Neurociências e comportamento. Disponível em http://www.ib.usp.br/~rpavao/memoria.pdf
Sadock, B. J; Sadock, V. A; Ruiz, P. (2017). Compêndio de Psiquiatria: Ciência do Comportamento e Psiquiatria Clínica, 11 ed. Porto Alegre: Artmed.
868) A atenção é um processo mental que permite concentrar a atividade psíquica sobre um estímulo específico. Atualmente, muitas pesquisas têm demonstrado um aumento no número de pessoas que desenvolvem dificuldades nessa área. São transtornos de atenção
- A) a Hipoestesia e a Hiperprosexia.
- B) a Hipoprosexia e a Distrabilidade.
- C) a Aprosexia e Hipermnésia.
- D) a Distrabilidade e a Hiperestesia.
A alternativa correta é letra B) a Hipoprosexia e a Distrabilidade.
a) a Hiperestesia e a Hiperprosexia.
INCORRETA. A Hiperestesia constitui uma alteração quantitativa da sensopercepção.
b) a Hipoprosexia e a Distrabilidade.
CORRETA. Sobre os transtornos de atenção desta alternativa, Dalgalarrondo (2008, pp. 105-106) destaca:
“...a hiperprosexia consiste em um estado da atenção exacerbada, no qual há uma tendência incoercível a obstinar-se, a deter-se indefinidamente sobre certos objetos com surpreendente infatigabilidade.”
“a distraibilidade é, ao contrário da distração, um estado patológico que se exprime por instabilidade marcante e mobilidade acentuada da atenção voluntária, com dificuldade ou incapacidade para fixar-se ou deter-se em qualquer coisa que implique esforço produtivo. A atenção do indivíduo é muito facilmente desviada de um objeto para outro.”
c) a Aprosexia e Hipermnésia.
INCORRETA. Embora a aprosexia possa constituir uma anormalidade da atenção, a hipermnésia está relacionada a uma alteração quantitativa patológica da memória.
d) a Distrabilidade e a Hiperestesia.
INCORRETA. Vide correção da alternativa “A”
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Fonte consultada:
Dalgalarrondo, P. (2008). Psicopatologia e semiologia dos transtornos. 2. ed. Porto Alegre : Artmed.
869) O DSM-IV descreve o cenário do Transtorno de estresse pós-traumático como a exposição a um acontecimento traumático durante o qual alguém sente medo, desespero ou horror. São critérios de diagnóstico para esse transtorno:
- A) III, apenas.
- B) IV, apenas.
- C) I, II e III, apenas.
- D) I, II e IV, apenas
- E) I, II, III e IV
A alternativa correta é letra C) I, II e III, apenas.
Gabarito: Letra C
O DSM-IV descreve o cenário do Transtorno de estresse pós-traumático como a exposição a um acontecimento traumático durante o qual alguém sente medo, desespero ou horror. São critérios de diagnóstico para esse transtorno:
O DSM atual é o V e não mais o IV, vamos relembrar os critérios diagnósticos do TEPT no manual atual, e tentar responder a questão a partir dele:
“Transtorno de estresse pós-traumático
Nota: Os critérios a seguir aplicam-se a adultos, adolescentes e crianças acima de 6 anos de idade. Para crianças com menos de 6 anos, consulte os critérios correspondentes a seguir.
A. Exposição a episódio concreto ou ameaça de morte, lesão grave ou violência sexual em uma (ou mais) das seguintes formas:
1. Vivenciar diretamente o evento traumático.
2. Testemunhar pessoalmente o evento traumático ocorrido com outras pessoas.
3. Saber que o evento traumático ocorreu com familiar ou amigo próximo. Nos casos de episódio concreto ou ameaça de morte envolvendo um familiar ou amigo, é preciso que o evento tenha sido violento ou acidental.
4. Ser exposto de forma repetida ou extrema a detalhes aversivos do evento traumático (p. ex., socorristas que recolhem restos de corpos humanos; policiais repetidamente expostos a detalhes de abuso infantil).
Nota: O Critério A4 não se aplica à exposição por meio de mídia eletrônica, televisão, filmes ou fotografias, a menos que tal exposição esteja relacionada ao trabalho.
B. Presença de um (ou mais) dos seguintes sintomas intrusivos associados ao evento traumático, começando depois de sua ocorrência:
1. Lembranças intrusivas angustiantes, recorrentes e involuntárias do evento traumático. Nota: Em crianças acima de 6 anos de idade, pode ocorrer brincadeira repetitiva na qual temas ou aspectos do evento traumático são expressos.
2. Sonhos angustiantes recorrentes nos quais o conteúdo e/ou o sentimento do sonho estão relacionados ao evento traumático. Nota: Em crianças, pode haver pesadelos sem conteúdo identificável.
3. Reações dissociativas (p. ex., flashbacks) nas quais o indivíduo sente ou age como se o evento traumático estivesse ocorrendo novamente. (Essas reações podem ocorrer em um continuum, com a expressão mais extrema na forma de uma perda completa de percepção do ambiente ao redor.) Nota: Em crianças, a reencenação específica do trauma pode ocorrer na brincadeira.
4. Sofrimento psicológico intenso ou prolongado ante a exposição a sinais internos ou externos que simbolizem ou se assemelhem a algum aspecto do evento traumático.
5. Reações fisiológicas intensas a sinais internos ou externos que simbolizem ou se assemelhem a algum aspecto do evento traumático.
C. Evitação persistente de estímulos associados ao evento traumático, começando após a ocorrência do evento, conforme evidenciado por um ou ambos dos seguintes aspectos:
1. Evitação ou esforços para evitar recordações, pensamentos ou sentimentos angustiantes acerca de ou associados de perto ao evento traumático.
2. Evitação ou esforços para evitar lembranças externas (pessoas, lugares, conversas, atividades, objetos, situações) que despertem recordações, pensamentos ou sentimentos angustiantes acerca de ou associados de perto ao evento traumático.
D. Alterações negativas em cognições e no humor associadas ao evento traumático começando ou piorando depois da ocorrência de tal evento, conforme evidenciado por dois (ou mais) dos seguintes aspectos:
1. Incapacidade de recordar algum aspecto importante do evento traumático (geralmente devido a amnésia dissociativa, e não a outros fatores, como traumatismo craniano, álcool ou drogas).
2. Crenças ou expectativas negativas persistentes e exageradas a respeito de si mesmo, dos outros e do mundo (p. ex., “Sou mau”, “Não se deve confiar em ninguém”, “O mundo é perigoso”, “Todo o meu sistema nervoso está arruinado para sempre”).
3. Cognições distorcidas persistentes a respeito da causa ou das consequências do evento traumático que levam o indivíduo a culpar a si mesmo ou os outros.
4. Estado emocional negativo persistente (p. ex., medo, pavor, raiva, culpa ou vergonha).
5. Interesse ou participação bastante diminuída em atividades significativas.
6. Sentimentos de distanciamento e alienação em relação aos outros.
7. Incapacidade persistente de sentir emoções positivas (p. ex., incapacidade de vivenciar sentimentos de felicidade, satisfação ou amor).
E. Alterações marcantes na excitação e na reatividade associadas ao evento traumático, começando ou piorando após o evento, conforme evidenciado por dois (ou mais) dos seguintes aspectos:
1. Comportamento irritadiço e surtos de raiva (com pouca ou nenhuma provocação) geralmente expressos sob a forma de agressão verbal ou física em relação a pessoas e objetos.
2. Comportamento imprudente ou autodestrutivo.
3. Hipervigilância.
4. Resposta de sobressalto exagerada.
5. Problemas de concentração.
6. Perturbação do sono (p. ex., dificuldade para iniciar ou manter o sono, ou sono agitado).
F. A perturbação (Critérios B, C, D e E) dura mais de um mês.
G. A perturbação causa sofrimento clinicamente significativo e prejuízo social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
H. A perturbação não se deve aos efeitos fisiológicos de uma substância (p. ex., medicamento, álcool) ou a outra condição médica.
I. dificuldade para cair no sono ou permanecer dormindo;
Certo! Perturbações do sono são um sintoma de TEPT.
II. irritabilidade ou acesso de raiva;
Certo! Comportamento irritadiço e surtos de raiva também são sintomas de TEPT.
III. hipervigilância;
Certo! Hipervigilância também é um sintoma de TEPT.
IV. alucinações liliputianas.
Errado. Esse não é um sintoma de TEPT.
Assim, apenas I, II e III estão corretas
Nosso Gabarito é Letra C
Referência
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2014
870) Segundo Teixeira (2006), no fenômeno psicossomático, o corpo é afetado em sua realidade orgânica e funcional, sendo tal manifestação capturada por exames clínicos, laboratoriais e imagéticos. Há uma lesão, por exemplo, quando o caso é câncer. É preciso, portanto, distinguir que nem todas somatizações são da mesma ordem,
- A) já que as somatizações histéricas não afetam o real do corpo, embora possam paralisá-lo, cegá-lo e anestesiá-lo.
- B) já que as somatizações histéricas afetam o real do corpo, embora possam paralisá-lo, cegá-lo e anestesiá-lo.
- C) já que não existem somatizações histéricas e por isso afetam o real do corpo, podendo paralisá-lo, cegá-lo e anestesiá-lo.
- D) já que somente existem somatizações histéricas e por isso afetam o real do corpo, podendo paralisá-lo, cegá-lo e anestesiá-lo.
- E) já que algumas somatizações histéricas afetam o real do corpo, podendo paralisá-lo, cegá-lo e anestesiá-lo.
A alternativa correta é letra A) já que as somatizações histéricas não afetam o real do corpo, embora possam paralisá-lo, cegá-lo e anestesiá-lo.
Essa afirmativa está alinhada com a compreensão do fenômeno psicossomático, onde se destaca a distinção entre somatizações histéricas e outras formas de somatização. No contexto da psicopatologia, a somatização histérica está associada a manifestações físicas sem uma base orgânica identificável, frequentemente vinculadas a conflitos emocionais ou psicológicos. Ao contrário das somatizações ligadas a condições orgânicas concretas, as somatizações histéricas não afetam diretamente a realidade orgânica do corpo, embora possam simular condições físicas graves, como paralisia, cegueira ou anestesia. Portanto, a resposta correta destaca essa distinção crucial ao afirmar que as somatizações histéricas não afetam o corpo em sua realidade orgânica, mas podem manifestar-se através de sintomas físicos intensos.