Para Jaspers, considerado o principal fundador da psicopatologia, existem dois métodos que o psiquiatra deve utilizar para abordar os fenômenos psicopatológicos. Com um deles, abordamos a realidade clínica da mesma forma que os físicos estudam a matéria e, assim, calculamos o tamanho dos ventrículos cerebrais ou medimos a concentração de neurotransmissores na urina, por exemplo. Com o outro método, ao contrário, temos acesso a fenômenos mais subjetivos, que resistem a tentativas de quantificação, como sentimentos, emoções e o significado que as experiências têm para os sujeitos.
Esses dois métodos de abordagem psicopatológica propostos por Jaspers são, respectivamente:
- A) investigação psiquiátrica e investigação psicológica;
- B) objetividade e subjetividade;
- C) objetividade e intersubjetividade;
- D) explicação e compreensão;
- E) correlação causal e associação livre.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) explicação e compreensão;
A fim de compreender o assunto que traz a questão, confira o que menciona Paulon (2008), atentando-se para os grifos em azul:
“...para Karl Theodor Jaspers, as vias de acesso ao fato psicopatológico são a compreensão e a explicação: a primeira é um método subjetivo; a segunda, um procedimento objetivo. A compreensão consiste num esforço de penetração e de intuição do fenômeno mórbido com seu significado, tal como o considera o enfermo. A explanação é uma ação intelectual que completa a compreensão, por sua interpretação e ao estabelecer laços de causalidade entre os diferentes dados proporcionados pela observação. Jaspers centraliza a sua atenção no estudo do fenômeno psíquico fundamental: a vivência. Para alcançar a vivência, é necessário fazer uma descrição minuciosa das experiências subjetivas do enfermo e classificá-las, depois do examinador ter interpretado os fenômenos observados.”
Do recorte supracitado para a análise das alternativas é possível sintetizar o seguinte:
- Para Jaspers as vias de acesso ao fato psicopatológico são a compreensão e a explicação;
- Compreensão – método interno e subjetivo
- Explicação - método externo e objetivo
- Ambos os métodos são complementares.
Análise das alternativas
a) investigação psiquiátrica e investigação psicológica;
INCORRETA. Os métodos recomendados por Jaspers para abordar os fenômenos psicopatológicos podem ser sintetizados em subjetivo e objetivo, porém, não em termos psiquiátricos e psicológicos, portanto, informação FALSA.
b) objetividade e subjetividade;
INCORRETA. Embora os termos elencados indiquem a natureza de aplicação dos métodos orientados por Jaspers eles não definem as nomenclaturas pelas quais são cientificamente reconhecidas, portanto, informação FALSA.
c) objetividade e intersubjetividade;
INCORRETA. Vide correção da LETRA “B”.
d) explicação e compreensão;
CORRETA. Os termos elencados identificam os métodos recomendados por Jaspers para abordar os fenômenos psicopatológicos, portanto, informação VERDADEIRA.
e) correlação causal e associação livre.
INCORRETA. O termo “correlação causal” designa uma aplicação pertinente, principalmente, a métodos estatísticos, enquanto a “associação livre” diz respeito a um instrumento de uso da psicanálise freudiana.
_______________
Fonte consultada:
Paulon, W. (2008). A psicopatologia hoje, ontem e amanhã. Disponível em https://bit.ly/3PCEy1h
Deixe um comentário