Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Paulo Dalgalarrondo, no livro Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais, afirma que não existem sinais ou sintomas psicopatológicos totalmente específicos de determinado transtorno mental, e que o diagnóstico psicopatológico é apenas possível com a observação do curso da doença, na maioria dos casos.

A relação do diagnóstico psicopatológico com o tempo nos mostra que

Resposta:

A alternativa correta é letra D) a hipótese diagnóstica levantada na primeira consulta psiquiátrica será ou não confirmada, a partir do que for observado nas sessões de acompanhamento.

   

Paulo Dalgalarrondo, no livro Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais, afirma que não existem sinais ou sintomas psicopatológicos totalmente específicos de determinado transtorno mental, e que o diagnóstico psicopatológico é apenas possível com a observação do curso da doença, na maioria dos casos.

  

A relação do diagnóstico psicopatológico com o tempo nos mostra que

 

A questão pode ser respondida com o seguinte texto:

 

"3. De modo geral, não existem sinais ou sintomas psicopatológicos totalmente específicos de determinado transtorno mental. (...)

 

4. O diagnóstico psicopatológico é, em inúmeros casos, apenas possível com a observação do curso da doença. Dessa forma, o padrão o evolutivo de determinado quadro clínico obriga o psicopatólogo a repensar e refazer continuamente o seu diagnóstico. Uma das funções do diagnóstico em medicina é prever e prognosticar a evolução e o desfecho da doença (o diagnóstico deve indicar o prognóstico). Porém, às vezes, isso se inverte no contexto da psiquiatria. Não é incomum que o prognóstico, a evolução do caso, obrigue o clínico a reformular o seu diagnóstico inicial."

 

Fonte: "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" (Dalgalarrondo)

 

Com isso, encontramos a alternativa correta na Letra D.


a)  o diagnóstico psicopatológico é algo inexistente nas primeiras consultas psiquiátricas, vindo a ser apresentado ao paciente ao longo das sessões de acompanhamento.


b)  a comunicação da hipótese diagnóstica levantada na primeira consulta é proibida de ser comunicada ao paciente até que essa se confirme ao longo das sessões de acompanhamento.


c)  o diagnóstico psicopatológico deve ser realizado na primeira consulta psiquiátrica e mantido ao longo das sessões de acompanhamento.


d)  a hipótese diagnóstica levantada na primeira consulta psiquiátrica será ou não confirmada, a partir do que for observado nas sessões de acompanhamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *