Paulo é um psicólogo com muitos anos de experiência na Defensoria Pública de sua cidade e recebe diariamente casos desafiadores. Um desses casos é de uma jovem, 21 anos, dependente química desde os 14; solteira; desempregada; e, mãe de dois filhos. O uso de substâncias psicoativas trouxe grandes consequências para sua vida como o rompimento do vínculo familiar; a dificuldade em conseguir trabalho; problemas de saúde; e, a perda da guarda de seus filhos. Mesmo com todo esse sofrimento, ela não consegue abandonar o vício, reconhece que precisa se tratar e tentar recuperar a guarda de seus filhos. Os transtornos relacionados ao uso de substâncias psicoativas trazem sérios prejuízos para os usuários em todas as esferas da vida. A respeito destes transtornos, analise as afirmativas a seguir.
I. A síndrome de abstinência acontece após a pessoa fazer o uso prolongado da substância e começar a diminuir a concentração destas substâncias no sangue ou tecidos.
II. A fissura acontece no momento em que a pessoa termina de fazer o uso da substância e sinaliza a necessidade de consumir doses maiores para obter o efeito desejado.
III. A tolerância pode ter diversos efeitos sobre o sistema nervoso central; o grau em que ela se desenvolve não apresenta variação entre os indivíduos ou entre as substâncias.
IV. Apenas o álcool, se for consumido em excesso, possui a capacidade de ativar diretamente o sistema de recompensa do cérebro que está implicado no reforço de comportamentos e produção de memórias.
V. Deficiências nos mecanismos cerebrais de inibição podem acarretar nas pessoas um nível mais baixo de autocontrole e trazer uma predisposição para o desenvolvimento de transtornos por uso de substâncias tóxicas e/ou psicoativas.
Está correto o que se afirma apenas em
- A) I e II.
- B) I e V.
- C) II, III e IV.
- D) III, IV e V.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) I e V.
Gabarito: Letra B
Certo! A síndrome de abstinência é um conjunto de sintomas físicos e psicológicos que ocorrem quando o indivíduo para ou diminui o consumo de uma substância pela qual tem dependência após um uso prolongado. Esses sintomas podem variar em gravidade e incluir ansiedade, irritabilidade, tremores, dores musculares, insônia, náuseas, sudorese, entre outros.
Errado. A fissura ou craving é o desejo intenso pela substância. Ela não acontece necessariamente após o uso da substância e nem sinaliza a necessidade de consumir doses maiores para alcançar o efeito desejado, sendo esta a definição de tolerância.
Errado. A tolerância tem, sim, variações entre os indivíduos e as substâncias. Genética, idade, sexo, condições de saúde, entre outros, são fatores que geram variação da tolerância entre os indivíduos.
Errado. Várias substâncias tem essa capacidade, como a cocaína, as anfetaminas, a heroína, a morfina, a nicotina, entre outros.
Certo! Veja:
“No entanto, nem todo usuário irá desenvolver a síndrome da dependência química, e, por conseguinte, apresentar transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de substância psicoativa, "[...] durante a vida muitas pessoas experimentam uma variedade de drogas potencialmente causadoras de dependência, mas a maioria não se torna dependente."22 Isto porque apenas os "[...] indivíduos com baixo nível de autocontrole, o que pode ser reflexo de deficiências nos mecanismos cerebrais de inibição, podem ser particularmente predispostos a desenvolver transtornos por uso de substância [...].23 Os que desenvolvem a síndrome, por sua vez, em alguns casos, podem ter a origem dessa condição observada em seus comportamentos mesmo antes do uso propriamente dito da substância psicoativa”
Nosso gabarito é Letra B
Deixe um comentário