Pode-se definir transtorno psicol6gico como sendo uma disfunção psicol6gica em um individuo, que está associada a sofrimento ou prejuízo no funcionamento, bem como a uma resposta que não típica ou culturalmente esperada. Por exemplo, ler um encontro deveria ser divertido. Mas se você experimenta um forte medo a nona toda e só quer voltar para casa, mesmo que não haja nada para temer, e se o medo ocorre a cada encontro, suas emoções não estão funcionando adequadamente. Marque a alternativa que descreve corretamente os referidos critérios:
I– Um transtorno psicológico pode ser definido apenas pelo sofrimento subjetivo que ele causa a uma pessoa.
II – Apresentar um comportamento atípico ou socialmente não esperado é Importante, mas insuficiente para determinar a anormalidade por si só.
III– Apenas ter uma disfunção psicológica não é o suficiente para preencher critérios para um transtorno psicológico.
IV- Uma disfunção psicológica refere-se exclusivamente a uma- Uma disfunção psicológica refere-se exclusivamente a uma desordem no funcionamento cognitivo.
- A) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
- B) Somente as afirmativas II e III estão corretas
- C) Somente as afirmativas III e IV estão corretas
- D) Todas as afirmativas estão corretas.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Somente as afirmativas II e III estão corretas
Gabarito: Letra B
Errado. O transtorno também pode ser definido pelo sofrimento ou prejuízo no funcionamento e uma resposta que não é típica ou culturalmente esperada.
II - Apresentar um comportamento atípico ou socialmente não esperado é Importante, mas insuficiente para determinar a anormalidade por si só.
Certo! Nem todo diferente é patológico.
“Finalmente, o critério para o qual a resposta seja atípica ou socialmente não esperada é importante, mas também insuficiente para determinar a anormalidade por si só. As vezes, algo é considerado anormal porque não ocorre com frequência; e se desvia da média. Quanto maior o desvio, maior a anormalidade. É possível dizer que alguém é baixo ou alto de forma anormal, significando que a altura da pessoa se desvia substancialmente da média, mas isso não é uma definição de transtorno. Muitas pessoas estão longe da média no que se refere aos seus comportamentos, mas poucas seriam consideradas transtornadas. Poderíamos chamá-las de talentosas ou excêntricas. Muitos artistas, astros de cinema e atletas se encaixam nessa categoria”
Certo! Essa disfunção deve estar associada a sofrimento ou prejuízo no funcionamento e a uma resposta que não é típica ou culturalmente esperada.
“Um transtorno psicológico é (1) uma disfunção psicológica no indivíduo (2) que está associada com sofrimento ou prejuízo no funcionamento e (3) a uma resposta que não é típica ou culturalmente esperada. Todos os três critérios básicos devem ser atingidos; nenhum critério por si só identificado pode definir a essência da anormalidade.”
IV- Uma disfunção psicológica refere-se exclusivamente a uma- Uma disfunção psicológica refere-se exclusivamente a uma desordem no funcionamento cognitivo.
Errado. A desordem também pode ser no funcionamento emocional ou comportamental.
“Disfunção psicológica refere-se a uma desordem no funcionamento cognitivo, emocional ou comportamental. Por exemplo, ter um encontro deveria ser divertido. Mas se você experimenta um forte medo a noite toda e só quer voltar para casa, mesmo que não haja nada para temer, e se o medo ocorre a cada encontro, suas emoções não estão funcionando adequadamente. Entretanto, se todos os seus amigos concordam que a pessoa que convidou você para sair é perigosa de alguma forma, não seria "disfuncional" ter medo e evitar o encontro.”
Assim, apenas II e III estão corretas.
Gabarito Letra B
Fonte: David H. Barlow. Mark R. Durand. Psicopatologia: uma abordagem integrada. -- 2 . ed . ·- São Paulo : cengage Learning, 2015 .
Deixe um comentário