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Preencha a segunda coluna de acordo com a primeira e assinale a opção CORRETA.

(1) Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade

(2) Transtornos de ansiedade em crianças e adolescentes

(3) Transtorno de oposição desafiante

(4) Transtorno de conduta

(5) Continuidade da psicopatologia

(6) Remissão de um transtorno mental

( ) são transtornos mentais com início precoce, como o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e o transtorno do tique, os quais apresentam prevalências diminuídas no início da adolescência e um novo declínio na adolescência.

( ) reconhecido fundamentalmente pela existência de humor irritável/raivoso, comportamento questionador/desafiante e índole vingativa no decorrer de seis meses. Os sintomas são geralmente revelados, de forma notória, em relações com pessoas mais íntimas, e desse modo, podem se manifestar em um ambiente apenas, o qual habitualmente é a casa.

( ) possui três dimensões: comportamental, fisiológica e cognitiva. A primeira é a mais notória, e consiste em comportamentos de fuga e esquiva, incluindo choro, voz e mãos trêmulas, em roer unhas, em chupar do polegar e até correr. Já os aspectos fisiológicos, em concordância com Knapp (2004), reproduzem a atividade do SNA (Sistema Nervoso Autônomo) e são compostos por náuseas, vômitos, palpitação, sudorese, sensação de sufocamento ou afogamento, ondas de frio ou calor, entre outros. Enquanto a terceira dimensão, a cognitiva, inclui pensamentos ansiosos, como por exemplo, preocupações sobre o que acontecerá e sobre o julgamento dos outros.

( ) caracteriza-se por sintomas como hiperatividade e impulsividade, com ou sem desatenção, ou somente por aspectos de desatenção inapropriados à idade. O diagnóstico detecta um padrão persistente de sintomas que inicia, geralmente, antes dos sete anos de idade, causando significativo prejuízo escolar, social e ocupacional.

( ) caracteriza-se por um padrão persistente de comportamento, no qual há importantes violações de normas sociais ou dos direitos alheios. Essas manifestações concentram-se em quatro grupos de sintomas: atos agressivos a pessoas e/ou a animais; ações que provocam danos e/ou destruição de patrimônio; defraudação ou furto e sérias violações às regras e às normas.

( ) é definida como um padrão preditivo de associações entre comportamentos em um estágio prévio do desenvolvimento e algum tipo de desfecho psicológico mais adiante. A manifestação dos sintomas pode ser semelhante em diferentes idades — continuidade homotípica. Ansiedade, depressão e transtornos de conduta são exemplos de transtornos que geralmente apresentam uma continuidade homotípica. Porém, os padrões de sintomas, inclusive as categorias diagnósticas, podem mudar ao longo do ciclo vital, refletindo os diferentes aspectos da maturação biológica, do nível cognitivo, do status social, da duração e do tipo de experiências vividas pelo indivíduo nas diferentes idades. Este curso da psicopatologia é chamado de comorbidade sequencial.

Resposta:

A alternativa correta é letra D) 6, 3, 2, 1, 4, 5

Gabarito Letra D

 

 

 

 

 

 

(6) são transtornos mentais com início precoce, como o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e o transtorno do tique, os quais apresentam prevalências diminuídas no início da adolescência e um novo declínio na adolescência.

 Quando o transtorno tem um declínio, falamos em remissão de um transtorno mental.

 

(3) reconhecido fundamentalmente pela existência de humor irritável/raivoso, comportamento questionador/desafiante e índole vingativa no decorrer de seis meses. Os sintomas são geralmente revelados, de forma notória, em relações com pessoas mais íntimas, e desse modo, podem se manifestar em um ambiente apenas, o qual habitualmente é a casa.

Esse é o transtorno de oposição desafiante.

“O transtorno de oposição desafiante é reconhecido fundamentalmente pela existência de humor irritável/raivoso, comportamento questionador/desafiante e índole vingativa no decorrer de seis meses. Os sintomas são geralmente revelados, de forma notória, em relações com pessoas mais íntimas, e desse modo, podem se manifestar em um ambiente apenas, no qual habitualmente é a casa (DSM-5, 2014; SADOCK, SADOCK e RUIZ, 2010).” 

 

(2) possui três dimensões: comportamental, fisiológica e cognitiva. A primeira é a mais notória, e consiste em comportamentos de fuga e esquiva, incluindo choro, voz e mãos trêmulas, em roer unhas, em chupar do polegar e até correr. Já os aspectos fisiológicos, em concordância com Knapp (2004), reproduzem a atividade do SNA (Sistema Nervoso Autônomo) e são compostos por náuseas, vômitos, palpitação, sudorese, sensação de sufocamento ou afogamento, ondas de frio ou calor, entre outros. Enquanto a terceira dimensão, a cognitiva, inclui pensamentos ansiosos, como por exemplo, preocupações sobre o que acontecerá e sobre o julgamento dos outros.

Essas são características dos transtornos de ansiedade em crianças e adolescentes.

 “Tendo isso em vista, de acordo com Knapp (2004), as manifestações dos transtornos de ansiedade em crianças e adolescentes possui três dimensões: comportamental, fisiológica e cognitiva. A primeira é a mais notória, e consiste em comportamentos de fuga e esquiva, incluindo choro, voz e mãos trêmulas, roer unhas, chupar do polegar e até correr. Já os aspectos fisiológicos, ainda em concordância com Knapp (2004), reproduzem a atividade do SNA (Sistema Nervoso Autônomo) e são compostos por náuseas, vômitos, palpitação, sudorese, sensação de sufocamento ou afogamento, ondas de frio ou calor, entre outros. Enquanto a terceira dimensão, a cognitiva, inclui pensamentos ansiosos, como por exemplo, preocupações sobre o que acontecerá e sobre o julgamento dos outros. Diante do exposto, é possível reconhecer que o transtorno de ansiedade em crianças e adolescentes possui diversas consequências negativas, e dentre elas, são reveladas dificuldades em realizar trabalhos escolares ou profissionais, problemas nos relacionamentos sociais (com amigos e familiares) e incapacidade de apreciar momentos de lazer (WHITBOURNE e HALGIN, 2015).”

 

(1) caracteriza-se por sintomas como hiperatividade e impulsividade, com ou sem desatenção, ou somente por aspectos de desatenção inapropriados à idade. O diagnóstico detecta um padrão persistente de sintomas que inicia, geralmente, antes dos sete anos de idade, causando significativo prejuízo escolar, social e ocupacional.

Esse é o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade.

 “O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) tem uma prevalência maior no sexo masculino e caracteriza-se por sintomas como hiperatividade e impulsividade, com ou sem desatenção, ou somente por aspectos de desatenção inapropriados à idade. O diagnóstico detecta um padrão persistente de sintomas que inicia, geralmente, antes dos sete anos de idade, causando significativo prejuízo escolar, social e ocupacional. São manifestações desse transtorno a desatenção (falta de atenção a detalhes, dificuldade de manter atenção em atividades e de persistir nessas até o final, dificuldade de concentração e organização, falta de cuidado com seus materiais de trabalho, dificuldade em atender solicitações ou instruções), a hiperatividade (inquietação, correr ou locomover-se inapropriadamente, de forma excessiva, falar demais, dificuldade em participar de atividades sedentárias) e a impulsividade (impaciência, dificuldade para protelar respostas ou aguardar a sua vez, intromissão nos assuntos alheios, comentários inoportunos, desobediência a instruções, pegar objetos alheios, envolvimento em atividades perigosas). O TDAH pode manifestar-se com um padrão predominantemente desatento, ou hiperativo-impulsivo, ou por meio do tipo combinado, com ambos os padrões sintomáticos” 

 

(4) caracteriza-se por um padrão persistente de comportamento, no qual há importantes violações de normas sociais ou dos direitos alheios. Essas manifestações concentram-se em quatro grupos de sintomas: atos agressivos a pessoas e/ou a animais; ações que provocam danos e/ou destruição de patrimônio; defraudação ou furto e sérias violações às regras e às normas.

 Esse é o transtorno de conduta.

“O transtorno de conduta, por sua vez, em conformidade com o DSM-5 (APA, 2014), é caracterizado por constantes comportamentos, nos últimos 12 meses, que resultam em violação de direitos dos outros e normas já compreendidas pela idade. Esse padrão é manifestado em vários ambientes, com agressão a pessoas e animais, destruição de propriedade, falsidade ou furto, e/ou violações graves de regras.”

 

(5) é definida como um padrão preditivo de associações entre comportamentos em um estágio prévio do desenvolvimento e algum tipo de desfecho psicológico mais adiante. A manifestação dos sintomas pode ser semelhante em diferentes idades — continuidade homotípica. Ansiedade, depressão e transtornos de conduta são exemplos de transtornos que geralmente apresentam uma continuidade homotípica. Porém, os padrões de sintomas, inclusive as categorias diagnósticas, podem mudar ao longo do ciclo vital, refletindo os diferentes aspectos da maturação biológica, do nível cognitivo, do status social, da duração e do tipo de experiências vividas pelo indivíduo nas diferentes idades. Este curso da psicopatologia é chamado de comorbidade sequencial.

Essa é a continuidade da psicopatologia.

“A continuidade da psicopatologia é definida como um padrão preditivo de associações entre comportamentos em um estágio prévio do desenvolvimento e algum tipo de desfecho psicológico mais adiante (Rutter, 1984). Quando existe continuidade no curso da psicopatologia, a manifestação dos sintomas pode ser semelhante em diferentes idades — continuidade homotípica. Ansiedade, depressão e transtornos de conduta são exemplos de transtornos, que geralmente apresentam uma continuidade homotípica (Ruskin & Schwab-Stone, 2003). Porém, os padrões de sintomas, inclusive as categorias diagnósticas, podem mudar ao longo do ciclo vital (Angold et al., 1999), refletindo os diferentes aspectos da maturação biológica, do nível cognitivo, do status social, da duração e do tipo de experiências vividas pelo indivíduo nas diferentes idades (Rutter, 1988). Este curso da psicopatologia é chamado de “continuidade heterotípica ou comorbidade segiiencial”. Na continuidade heterotípica de um transtorno, a criança e o adolescente podem apresentar diferentes transtornos ao longo dos anos, ou o mesmo transtorno pode se manifestar de diferentes maneiras ao longo do tempo (Costello et al., 2003) como, por exemplo, o transtorno de conduta precedendo o uso de substância (Ruskin & Schwab-Stone, 2003; Kim-Cohen et al., 2003).”

 

Assim, a sequência correta é 6, 3, 2, 1, 4, 5

Gabarito Letra D

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