Quais as principais características da síndrome Obsessivo-Compulsiva, do ponto de vista da psicopatologia?
- A) Atitudes e atos ritualizados; ideias fixas; interpretações mágico-animistas; repressão das pulsões básicas e dissociação sentimento-ego.
- B) Alucinações; hipoestesia; bradipsiquismo; irritabilidade e hiperestesia.
- C) Pensamento impositivo; humor e intuição delirante; hipoestesia; taquipsiquismo; atitudes e atos ritualizados e ideias obsessivas.
- D) Discordância da expressão mímica; ansiedade; hostilidade manifesta; fusão e bradilalia.
- E) Ideias fixas; humor delirante e fusão.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Atitudes e atos ritualizados; ideias fixas; interpretações mágico-animistas; repressão das pulsões básicas e dissociação sentimento-ego.
Gabarito Letra A
Quais as principais características da síndrome Obsessivo-Compulsiva, do ponto de vista da psicopatologia?
A questão trás conceitos um pouco mais difíceis de gravar e termos que não costumamos ver em manuais diagnósticos, que costumam ser as fontes principais de estudo. Mas, se analisarmos mais a fundo as alternativas, perceberemos que não é uma questão tão difícil de resolver, vejamos:
a) Atitudes e atos ritualizados; ideias fixas; interpretações mágico-animistas; repressão das pulsões básicas e dissociação sentimento-ego. –
Certo! As características mais importantes dessa síndrome, que inclusive a nomeia, são as obsessões e as compulsões, que aqui aparecem descritas como ideias fixas e atitudes e atos ritualizados, respectivamente. Você não precisaria saber mais nada, pois essa é a única alternativa que trás essas duas características, fundamentais para determinar a síndrome. Há também algumas interpretações mágicas, sem conexão lógica, de que deixar de cumprir algum ritual vai causar algo ruim, por exemplo. As pessoas com essa síndrome também costumam ser muito autocríticas, e reprimir suas pulsões. Além disso, elas costumam perceber que os pensamentos são frutos da sua própria mente, mas ao mesmo tempo são estranhos a ela, também pode ser chamado de ego-distônica.
b) Alucinações; hipoestesia; bradipsiquismo; irritabilidade e hiperestesia. –
Errado. Aqui, não coube nem destacar quais termos estão mais em desacordo, pois nenhum deles remotamente lembra características de síndrome Obsessivo-compulsiva. Não há alucinações, nem diminuição ou aumento de sensibilidade física, ou sequer irritabilidade. Além disso, as características principais, pensamentos obsessivos e atos compulsivos, não foram apresentadas na alternativa.
c) Pensamento impositivo; humor e intuição delirante; hipoestesia; taquipsiquismo; atitudes e atos ritualizados e ideias obsessivas. –
Errado. Aqui, de novo, não há menção as obsessões ou compulsões. Também não há delírios de forma característica no transtorno.
d) Discordância da expressão mímica; ansiedade; hostilidade manifesta; fusão e bradilalia. –
Errado. Aqui, só a ansiedade pode ser considerada característica da síndrome Obsessivo-Compulsiva. Não há falta de correspondência entre sentimentos e gestos, nem hostilidade, muito menos lentidão anormal da fala ou pensamentos fundidos.
e) Ideias fixas; humor delirante e fusão. –
Errado. Pelo menos uma alternativa errada trás pelo menos os pensamentos obsessivos, representados por ideias fixas. Entretanto, não há humor delirante ou fusão na Sindrome obsessivo-compulsiva.
Dessa forma, nosso gabarito é Letra A.
Deixe um comentário