Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Quais das seguintes alternativas descrevem sintomas típicos de abstinência alcoólica?

Resposta:

A alternativa correta é letra A) tremores, ansiedade, náuseas, sudorese.

 

Quais das seguintes alternativas descrevem sintomas típicos de abstinência alcoólica?

 
 

Base teórica para compreensão da questão

 

Para a análise das alternativas, peço ao aluno que não deixe de acompanhar os recortes textuais a seguir, importados da publicação de Laranjeira et al. (2000, p.63), atentando-se especialmente para os grifos em azul:

 
  • A redução ou a interrupção do uso do álcool em pacientes dependentes produz um conjunto bem definido de sintomas chamado de síndrome de abstinência. Embora alguns pacientes possam experimentar sintomas leves, existem aqueles que podem desenvolver sintomas e complicações mais graves, levando-os até a morte.
 
  • O quadro se inicia após 6 horas da diminuição ou da interrupção do uso do álcool, quando aparecem os primeiros sintomas e sinais. São eles: tremores, ansiedade, insônia, náuseas e inquietação. Sintomas mais severos ocorrem em aproximadamente 10% dos pacientes e incluem febre baixa, taquipnéia, tremores e sudorese profusa. Em cerca de 5% dos pacientes não tratados, as convulsões podem se desenvolver. Outra complicação grave é o delirium tremens (DT), caracterizado por alucinações, alteração do nível da consciência e desorientação. 
 
 

Análise das alternativas

 
  • Considerando as alternativas disponíveis, ratifica-se que apenas a LETRA “A” (tremores, ansiedade, náuseas, sudorese) corresponde ao que requisita o enunciado e é mencionado pela literatura supracitada;
 
  • Concluindo a análise, destaca-se que as demais alternativas não são compatíveis ao que solicita a questão, pela ausência de especificidade, em relação à requisição do que é solicitado pelo enunciado;
 
  • Mediante isto, ratifica-se, portanto, que a alternativa “A” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.
 

________________

Fonte consultada:

Laranjeira, R., Nicastri, S., Jerônimo, C., & Marques, A. C. (2000). Consenso sobre a Síndrome de Abstinência do Álcool (SAA) e o seu tratamento. Brazilian Journal of Psychiatry22, 62-71.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *