Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Qual o termo criado por Mahler (1983), que descreve a relação dinâmica especifica entre a criança autista e sua mãe?

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Psicose simbiótica.

Gabarito Letra B

 

Qual o termo criado por Mahler (1983), que descreve a relação dinâmica especifica entre a criança autista e sua mãe?

a)  Psicose puerperal.

b)  Psicose simbiótica.

c)  Síndrome do apego.

d)  Psicose degenerativa.

e)  Distúrbio autístico do contato afetivo.

 

Mahler criou o termo psicose simbiótica por acreditar que a causa da síndrome seria o relacionamento entre a mãe e o filho, vamos relembrar um pouco sobre o conceito:

 

““Em Nova Iorque, Mahler apresentou diversos seminários sobre psicanálise com crianças e se filiou ao Philadelphia Psychoanalytic Institute. Com suas argumentações sobre a teoria da simbiose e separação-individuação amplamente desenvolvidas, ela começou a estudar as patologias decorrentes das vivências não satisfatórias das fases iniciais do desenvolvimento. Entre as patologias pesquisadas e sistematizadas por Mahler, estão a psicose simbiótica e a psicose autística, ambas em bebês. Teodoro (1997) observa que: Mahler deu ênfase ao papel do meio ambiente para a criança. Estava particularmente interessada na dualidade mãe-bebê e documentou cuidadosamente o impacto das primeiras separações da criança com relação à sua mãe. Sua tese principal parte de algumas das hipóteses de Freud, Bleuler e Kamer. A documentação da sua pesquisa sobre separação-individuação foi a contribuição mais significativa de Mahler para a psicanálise. Ela repousa na teoria freudiana das pulsões e dos estágios de desenvolvimento libidinal (Teodoro, 1997, p. 1). (...)

Assim como na fase autística, o bebê deve ser protegido das situações desconfortáveis nos primeiros cinco meses de vida extrauterina. Caso essa proteção não ocorra ou aconteça de maneira significativamente falha, as consequências do estresse no bebê podem obrigá-lo a desenvolver prematuramente seus recursos egoicos, havendo nisso implicações importantes no desenvolvimento das defesas neuróticas. Outro ponto importante e perigoso da fase simbiótica é a fusão operada entre bebê e mãe como uma fusão psicossomática, onipotente e ilusória nos limites comuns entre os indivíduos. Nos casos graves de patologias da psicose simbiótica, o ego regredirá para esse funcionamento psíquico fusional (Mahler, 1966). O início da fase simbiótica ocorre por volta do segundo mês de vida e se caracteriza pela consciência difusa de que há um objeto gratificador. Nesse início da simbiose, há o estabelecimento mais pleno de um fenômeno psíquico iniciado na fase autística: as ilhas de memória (Mahler, Pine & Bergman, 1977). Visto que o objeto gratificador alivia a tensão no bebê, uma memória é estabelecida entre a tensão e o objeto, levando à diminuição dos reflexos e ao estabelecimento da busca por tal objeto específico.”

 

Nosso gabarito é Letra B.

Referência

Ribeiro, Anna, & Caropreso, Fatima. (2018). A teoria de Margaret Mahler sobre o desenvolvimento psíquico precoce normal. Psicologia em Revista24(3), 894-914. https://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n3p894-914

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *