Quanto ao tratamento para o transtorno do deficit de atenção com hiperatividade, assinale opção correta.
- A) O tratamento é sempre individual, pois as características de dispersão e impulsividade inviabilizam a terapia em grupo.
- B) O tratamento de crianças prioriza o treinamento do paciente no que diz respeito a prestar atenção à emissão de respostas inadequadas e às consequências dessas respostas sobre o ambiente, diferentemente do tratamento de adultos, que já são atentos a essas variáveis.
- C) A técnica de solução de problemas é inadequada para essa condição porque requer habilidades de atenção que o paciente não tem.
- D) O treino de autoinstrução é utilizado sob a justificativa de que o discurso interno favorece a regulação da atenção.
- E) A indicação de uso de agendas, listas e despertadores, para portadores adultos desse transtorno, é impróprio porque torna o paciente refém desses recursos, que evidenciam a falta de controle pessoal sobre a própria vida e comprometem a autoestima.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) O treino de autoinstrução é utilizado sob a justificativa de que o discurso interno favorece a regulação da atenção.
Gabarito: Letra D
Quanto ao tratamento para o transtorno do deficit de atenção com hiperatividade, assinale opção correta.
a) O tratamento é sempre individual, pois as características de dispersão e impulsividade inviabilizam a terapia em grupo.
Errado. O tratamento do TDAH pode, sim, ser feito em formato de grupo.
b) O tratamento de crianças prioriza o treinamento do paciente no que diz respeito a prestar atenção à emissão de respostas inadequadas e às consequências dessas respostas sobre o ambiente, diferentemente do tratamento de adultos, que já são atentos a essas variáveis.
Errado. Muitas vezes, principalmente quando não receberam tratamento, os adultos mantém os sintomas do TDAH e também devem receber esse treinamento.
c) A técnica de solução de problemas é inadequada para essa condição porque requer habilidades de atenção que o paciente não tem.
Errado. A técnica de solução de problemas é muito utilizada em pacientes que apresentam o TDAH, porque atua diretamente no déficit do controle inibitório, que caracteriza o agir antes de pensar.
d) O treino de autoinstrução é utilizado sob a justificativa de que o discurso interno favorece a regulação da atenção.
Certo!
e) A indicação de uso de agendas, listas e despertadores, para portadores adultos desse transtorno, é impróprio porque torna o paciente refém desses recursos, que evidenciam a falta de controle pessoal sobre a própria vida e comprometem a autoestima.
Errado. As agendas, listas e despertadores são recursos que podem ajudar, e muito, um paciente com TDAH.
Nosso gabarito é Letra D
Deixe um comentário