Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, levando em conta os sintomas, descritos por Jané, Ballespí e Dorado (In: SANCHEZ-CANO; BONALS, 2008), dos transtornos do espectro autista.
Coluna 1
1. Transtorno Autista.
2. Transtorno de Asperger.
3. Transtorno de Rett.
Coluna 2
( ) Interpretação literal da linguagem.
( ) Incapacidade para utilizar e compreender gestos.
( ) Falta de imitação.
( ) Perímetro cranial normal ao nascer; desaceleração entre 5 meses e 4 anos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- A) 2 – 1 – 1 – 3.
- B) 3 – 2 – 1 – 2.
- C) 1 – 1 – 2 – 3.
- D) 2 – 1 – 3 – 1.
- E) 2 – 3 – 1 – 3.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) 2 – 1 – 1 – 3.
Gabarito: Letra A
É importante lembrar que atualmente não se divide o transtorno do espectro autista. Assim sendo, essa questão não é atual. Para resolve-la, vamos recorrer aos critérios diagnósticos do DSM-IV:
A. Um total de seis (ou mais) itens de (1), (2) e (3), com pelo menos dois de (1), um de (2) e um de (3):
(1) prejuízo qualitativo na interação social, manifestado por pelo menos dois dos seguintes aspectos:
(a) prejuízo acentuado no uso de múltiplos comportamentos não-verbais, tais como contato visual direto, expressão facial, posturas corporais e gestos para regular a interação social
(b) fracasso em desenvolver relacionamentos com seus pares apropriados ao nível de desenvolvimento
(c) falta de tentativa espontânea de compartilhar prazer, interesses ou realizações com outras pessoas (por ex., não mostrar, trazer ou apontar objetos de interesse)
(d) falta de reciprocidade social ou emocional
(2) prejuízos qualitativos na comunicação, manifestados por pelo menos um dos seguintes aspectos:
(a) atraso ou ausência total de desenvolvimento da linguagem falada (não acompanhado por uma tentativa de compensar através de modos alternativos de comunicação, tais como gestos ou mímica)
(b) em indivíduos com fala adequada, acentuado prejuízo na capacidade de iniciar ou manter uma conversação
(c) uso estereotipado e repetitivo da linguagem ou linguagem idiossincrática
(d) falta de jogos ou brincadeiras de imitação social variados e espontâneos apropriados ao nível de desenvolvimento
(3) padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e atividades, manifestados por pelo menos um dos seguintes aspectos:
(a) preocupação insistente com um ou mais padrões estereotipados e restritos de interesse, anormais em intensidade ou foco
(b) adesão aparentemente inflexível a rotinas ou rituais específicos e não-funcionais
(c) maneirismos motores estereotipados e repetitivos (por ex., agitar ou torcer mãos ou dedos, ou movimentos complexos de todo o corpo)
(d) preocupação persistente com partes de objetos
B. Atrasos ou funcionamento anormal em pelo menos uma das seguintes áreas, com início antes dos 3 anos de idade:
(1) interação social,
(2) linguagem para fins de comunicação social, ou
(3) jogos imaginativos ou simbólicos.
C. A perturbação não é melhor explicada por Transtorno de Rett ou Transtorno Desintegrativo da Infância”
“A. Prejuízo qualitativo na interação social, manifestado por pelo menos dois dos seguintes quesitos:
(1) prejuízo acentuado no uso de múltiplos comportamentos não-verbais, tais como contato visual direto, expressão facial, posturas corporais e gestos para regular a interação social
(2) fracasso para desenvolver relacionamentos apropriados ao nível de desenvolvimento com seus pares
(3) ausência de tentativa espontânea de compartilhar prazer, interesses ou realizações com outras pessoas (por ex., deixar de mostrar, trazer ou apontar objetos de interesse a outras pessoas)
(4) falta de reciprocidade social ou emocional
B. Padrões restritos, repetitivos e estereotipados de comportamento, interesses e atividades, manifestados por pelo menos um dos seguintes quesitos:
(1) insistente preocupação com um ou mais padrões estereotipados e restritos de interesses, anormal em intensidade ou foco
(2) adesão aparentemente inflexível a rotinas e rituais específicos e não funcionais
(3) maneirismos motores estereotipados e repetitivos (por ex., dar pancadinhas ou torcer as mãos ou os dedos, ou movimentos complexos de todo o corpo)
(4) insistente preocupação com partes de objetos”
“A-Todos os quesitos abaixo:
1-Desenvolvimento pré-natal e perinatal aparentemente normal
2- Desenvolvimento psicomotor aparentemente normal durante os primeiros cinco meses após o nascimento
3-Circunferência craniana normal ao nascer
B-Início de todas as seguintes características após o período de desenvolvimento normal:
1-Desaceleração do crescimento craniano entre os 5 e aos 48 meses de idade
2-Perda de habilidades manuais voluntárias anteriormente adquiridas entre os 5 e 30 meses de idade, com desenvolvimento subsequente de movimentos estereotipados das mãos (por ex. gestos como torcer ou lavar as mãos)
3- Perda do envolvimento social ocorre precocemente no curso do transtorno (embora em geral a interação social se desenvolva posteriormente)
4-Aparecimento de marcha ou movimentos do tronco francamente coordenados
5-Desenvolvimento das linguagens expressiva ou receptiva severamente prejudicada, com severo retardo psicomotor”
Agora, vamos ver as afirmativas da questão:
(2) Interpretação literal da linguagem.
Essa é uma característica do transtorno de Asperger.
(1) Incapacidade para utilizar e compreender gestos.
Essa é uma característica do transtorno autista.
(1) Falta de imitação.
Essa também é uma característica do transtorno autista.
(3) Perímetro cranial normal ao nascer; desaceleração entre 5 meses e 4 anos.
Essa é uma característica do transtorno de Rett.
Assim, a sequência correta é 2113.
Gabarito Letra A
Fonte: GOMES, C.G.S.; FREITAS, F.R.; LOPES, V. AUTISMO. Universidade Federal De São Carlos Centro De Educação E Ciências Humanas Programa De Pós-Graduação Em Educação. Texto Desenvolvido durante a disciplina: Conceitos Fundamentais em Educação Especial. São Carlos: 2006
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