Sabe-se que o Transtorno do Espectro Autista (TEA) não é uma condição com causa única, mas um transtorno de desenvolvimento complexo, definido de um ponto de vista comportamental e que apresenta etiologias múltiplas.
Atualmente, os comportamentos que definem o TEA enquanto critérios diagnósticos são
- A) atrasos na aquisição da linguagem, comportamentos inadequados em mais de um ambiente e impulsividade.
- B) padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, labilidade emocional e de humor, ansiedade generalizada manifestada por tremores físicos.
- C) rigidez física, estado de catatonia, labilidade emocional e atrasos na aquisição da linguagem verbal e escrita.
- D) déficits qualitativos na interação social e comunicação, padrões de comportamento repetitivos, estereotipados e um repertório restrito de interesses e atividades.
- E) dificuldades de interação social, inadequação social e habilidades para áreas de conhecimento lógico, como matemática.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) déficits qualitativos na interação social e comunicação, padrões de comportamento repetitivos, estereotipados e um repertório restrito de interesses e atividades.
Atualmente, os comportamentos que definem o TEA enquanto critérios diagnósticos são
A questão pode ser respondida com o seguinte texto:
"Os Transtornos Globais do Desenvolvimento constituem um conjunto composto pelo autismo e outros transtornos que estão associados a este espectro, tais como: Transtorno de Rett; Transtorno Desintegrativo da Infância; Transtorno de Asperger e Transtorno Global do Desenvolvimento Sem Outra Especificação; além de estarem incluídas outras nomenclaturas referentes ao autismo como: autismo infantil precoce, autismo infantil, autismo de Kanner, autismo de alto funcionamento, autismo atípico (DSM-IV, 2002).
Atualmente o DSM-V absorveu esses transtornos em um único diagnóstico – Transtornos do Espectro Autista.
O Transtorno do Espectro Autista, segundo a Lei de no 12.764, de 27 de dezembro de 2012 é considerado como deficiência para todos os efeitos legais. E suas manifestações comportamentais o definem e incluem déficits qualitativos na interação social e na comunicação, padrões de comportamento repetitivos e estereotipados e um repertório restrito de interesses e atividades. A grande variabilidade no grau de habilidades sociais e de comunicação e nos padrões de comportamento que ocorrem em pessoas com Transtornos do Espectro Autista tornou mais apropriado o uso do termo Transtornos Globais(invasivo) do Desenvolvimento - TGD (BRASIL, 2010).
Na DSM-V (2014), indivíduos com um diagnóstico do DSM-IV estabelecido de Transtorno Autista, Transtorno de Asperger ou Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação devem receber o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista. Indivíduos com déficits acentuados na comunicação social, cujos sintomas, porém, não atendam de outra forma, critérios de Transtorno do Espectro Autista, devem ser diagnosticados como transtorno da Comunicação Social, da Linguagem e da Fluência, dependendo de suas características específicas."
Fonte: "Transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação e o atendimento educacional especializado" (Braga Junior)
Com isso, encontramos a resposta na Letra D.
a) atrasos na aquisição da linguagem, comportamentos inadequados em mais de um ambiente e impulsividade.
b) padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, labilidade emocional e de humor, ansiedade generalizada manifestada por tremores físicos.
c) rigidez física, estado de catatonia, labilidade emocional e atrasos na aquisição da linguagem verbal e escrita.
d) déficits qualitativos na interação social e comunicação, padrões de comportamento repetitivos, estereotipados e um repertório restrito de interesses e atividades.
e) dificuldades de interação social, inadequação social e habilidades para áreas de conhecimento lógico, como matemática.
Deixe um comentário