São comportamentos característicos de educandos com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), exceto
- A) dislexia e disgrafia.
- B) acessos de agressividade.
- C) aversão ao contato com outros.
- D) mudanças de humor sem causa aparente.
- E) dificuldade em iniciar e manter conversação.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) dislexia e disgrafia.
Gabarito: Letra A
São comportamentos característicos de educandos com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), exceto
Sobre os transtornos Globais do Desenvolvimento, relembre:
“O Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) é considerado como um conjunto de distúrbios que influenciam as interações sociais. Primeiramente, uma pessoa com TGD pode ser diagnosticada como alguém que tenha autismo, pois os distúrbios do TGD são os mesmos apresentados pelo TEA, Transtorno do Espectro Autista.
Além disso, considera-se outros transtornos como as psicoses infantis, a Síndrome de Rett, a Síndrome de Asperger e a Síndrome de Kanner.
Com relação à interação social, crianças com TGD apresentam dificuldades em iniciar e manter uma conversa. Algumas evitam o contato visual e demonstram aversão ao toque do outro, mantendo-se isoladas. Podem estabelecer contato por meio de comportamentos não-verbais e, ao brincar, preferem ater-se a objetos no lugar de movimentar-se junto das demais crianças. Ações repetitivas são bastante comuns.
Os Transtornos Globais do Desenvolvimento também causam variações na atenção, na concentração e, eventualmente, na coordenação motora. Mudanças de humor sem causa aparente e acessos de agressividade são comuns em alguns casos. As crianças apresentam seus interesses de maneira diferenciada e podem fixar sua atenção em uma só atividade, como observar determinados objetos, por exemplo.
Crianças com transtornos de desenvolvimento apresentam diferenças e merecem atenção com relação às áreas de interação social, comunicação e comportamento. Na escola, mesmo com tempos diferentes de aprendizagem, esses alunos devem ser incluídos em classes com os pares da mesma faixa etária.
Estabelecer rotinas em grupo e ajudar o aluno a incorporar regras de convívio social são atitudes de extrema importância para garantir o desenvolvimento na escola. Boa parte dessas crianças precisa de ajuda na aprendizagem da autorregulação”
a) dislexia e disgrafia.
b) acessos de agressividade.
c) aversão ao contato com outros.
d) mudanças de humor sem causa aparente.
e) dificuldade em iniciar e manter conversação.
A única afirmativa que não aparece como uma característica desse transtorno é a Letra A.
Deixe um comentário