Continua após a publicidade..
São muitas as classificações de transtornos de aprendizagem encontradas na literatura, mesmo que o seu uso seja muito criticado. As mais comuns consideram: a identificação das causas de origem dos transtornos de aprendizagem; e a medida do desempenho atual do indivíduo. Essas classificações correspondem respectivamente, aos sistemas de:
- A) classificação funcional / provas piagetianas
- B) classificação etiológica / classificação funcional
- C) medida de causa hipotetizada / classificação etiológica
- D) medida e classificação de emoção / classificação funcional
Resposta:
A alternativa correta é letra B) classificação etiológica / classificação funcional
As classificações mencionadas na questão correspondem a dois sistemas distintos:
- Classificação etiológica: Refere-se à identificação das causas de origem dos transtornos de aprendizagem. Isso envolve investigar e compreender os fatores que contribuem para o surgimento desses transtornos, como questões genéticas, neurológicas, ambientais, entre outros.
- Classificação funcional: Diz respeito à medida do desempenho atual do indivíduo. Aqui, o foco está em avaliar o funcionamento prático das habilidades de aprendizagem da pessoa, muitas vezes através de testes padronizados e observação de seu comportamento em contextos educacionais e sociais.
Portanto, a alternativa correta é a letra B, pois corresponde às duas classificações mencionadas na questão.
Deixe um comentário