Segundo a CID 10, o Transtorno de Estresse Pós-traumático surge como resposta a um evento estressante de natureza ameaçadora ou catastrófica, “por ex. desastre natural ou feito pelo homem, combate, acidente sério, testemunhar a morte violenta de outros ou ser vítima de tortura, terrorismo, estupro ou outro crime.”
Considerando as condições diagnósticas do Transtorno de Estresse pós-traumático é correto afirmar, exceto:
- A) Um diagnóstico provável pode ser possível se a demora entre o evento for maior que seis meses, desde que as manifestações clínicas sejam típicas e nenhuma identificação alternativa de transtorno seja plausível.
- B) O início do transtorno segue o trauma com um período de latência que pode variar de poucas semanas a meses.
- C) Na maioria dos casos o curso do transtorno é crônico e estável.
- D) Não deve ser geralmente diagnosticado a menos que haja evidência que ele surgiu dentro de seis meses após um evento traumático de excepcional gravidade.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Na maioria dos casos o curso do transtorno é crônico e estável.
A questão solicita a escolha da alternativa INCORRETA. Então, vejamos quais são afirmações CORRETAS a respeito do TEPT e que podemos descartar:
a) Um diagnóstico provável pode ser possível se a demora entre o evento for maior que seis meses, desde que as manifestações clínicas sejam típicas e nenhuma identificação alternativa de transtorno seja plausível.
b) O início do transtorno segue o trauma com um período de latência que pode variar de poucas semanas a meses.
d) Não deve ser geralmente diagnosticado a menos que haja evidência que ele surgiu dentro de seis meses após um evento traumático de excepcional gravidade.
A única que não cita algo verdadeiro acerca desse transtorno é a seguinte:
c) Na maioria dos casos o curso do transtorno é crônico e estável.
Segundo o DSM-5:
Os sintomas de TEPT e a predominância relativa de diferentes sintomas podem variar com o tempo. A duração dos sintomas também varia, com a recuperação completa em três meses ocorrendo em aproximadamente metade dos adultos, enquanto alguns indivíduos permanecem sintomáticos por mais de 12 meses e às vezes por mais de 50 anos.
Fonte: AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION et al. DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Artmed Editora, 2014.
Deixe um comentário