Segundo a Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10, o Transtorno afetivo bipolar (F31) é caracterizado por episódios repetidos nos quais o humor e os níveis de atividade do paciente estão significativamente perturbados, sendo que esta alteração consiste em algumas ocasiões de elevação do humor e aumento de energia e atividade (mania ou hipomania) e em outras de
- A) intensificação da dor e aumento da presença de ideias delirantes (psicose).
- B) rebaixamento do humor e diminuição de energia e atividade (depressão).
- C) oscilação do biorrítimo, em que o paciente mostra-se frenético e instável (pré-psicose).
- D) redução da volição e motivação nas atividades ocupacionais, resultando em inadequação comportamental (conduta antissocial).
- E) sensação de elevado poder e presença de postura arrogante frente às outras pessoas (psico-patia).
Resposta:
A alternativa correta é letra B) rebaixamento do humor e diminuição de energia e atividade (depressão).
Segundo a CID-10:
Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) é caracterizado por dois ou mais episódios nos quais o humor e o nível de atividade do sujeito estão profundamente perturbados, sendo que este distúrbio consiste em algumas ocasiões de uma elevação do humor e aumento da energia e da atividade (hipomania ou mania) e em outras, de um rebaixamento do humor e de redução da energia e da atividade (depressão).
Análise das alternativas:
a) Incorreta. No Transtorno Bipolar, pode haver sintomas psicóticos tanto no episódio atual de depressão quanto no episódio atual de mania. No entanto, como o enunciado fala apenas do TAB (F31), concluímos que não se refere aos subtipos que incluem ou não sintomas psicóticos (F31.1, F31.2, F31.4, F31.5)
b) Correta. No TAB (F31), a alteração consiste em algumas ocasiões de elevação do humor e aumento de energia e atividade (mania ou hipomania) e em outras de rebaixamento do humor e diminuição de energia e atividade (depressão). Esta será nossa resposta.
c) Incorreta. Aqui a justificativa é a mesma da alternativa A. No episódio atual de mania, o paciente pode apresentar comportamento frenético. Porém, como já foi dito, o enunciado não se refere às variações do TAB, apenas do F31.
d) Incorreta. A redução da motivação nas atividades ocupacionais pode ser um sintoma presente do TAB tipo II, em que há o predomínio da depressão. Contudo, não estamos falando dos subtipos do TAB, mas de sua forma de origem.
e) Incorreta. A sensação de elevado poder, possivelmente, é um sintoma do TAB tipo I, em que há o predomínio da mania. Entretanto, não estamos buscando seus subtipos do Transtorno Afetivo Bipolar.
Deixe um comentário